Issuu on Google+


2

Julho Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-vos-á. (Mateus 7,7) Estamos iniciando os preparativos para a grande Festa do nosso Padroeiro, São Domingos. Pensando nisso, lembreime de uma história: Conta-se que um estudante perguntou ao seu professor: “Por que tantas orações ficam sem resposta? Não entendo. A Bíblia diz: ‘Pedi, e dar-se-vosá; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vosá’. Mas me parece que muitos batem e não são recebidos”. Respondeu o professor: “Nunca aconteceu com você de estar em sua casa, à noite, e escutar tocar a campainha ou ouvir uma batida à porta e, ao abri-la, e olhar para o escuro lá fora, não haver ninguém? Só ouvir os passos apressados de algum garoto travesso que bateu, mas não tinha intenção de entrar e por isso saiu correndo?”. E o professor continuou: “Assim acontece frequentemente conosco. Pedimos bênçãos, mas não as esperamos realmente; batemos, porém não pretendemos entrar; tememos que Jesus não nos ouça, não cumpra suas promessas, não nos receba... Esquecemos que ele disse: ‘tudo o que pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir e que o obtereis’ (Mc 11,24). E assim vamos embora.” - “Ah, entendi!”, exclamou o jovem, com olhos brilhantes diante da nova compreensão. “Não se pode esperar que Jesus atenda batidas de alguém que sai correndo. Ele nunca prometeu isso. Devo continuar batendo, batendo, até que não lhe reste alternativa senão abrir a porta!”. Eis a promessa de Jesus: “E tudo o que pedirdes com fé na oração o recebereis” (Mt 21, 22). Certo de ser atendido em minha oração, deixo aqui minha gratidão: obrigado, Senhor, por todos os voluntários que consagrarão o seu precioso tempo trabalhando na 45ª Festa de São Domingos, nosso glorioso Padroeiro! Pe. Lázaro Gabriel Lourenço

Celebrações

Artigo Bendito sejais, Senhor da vida, do tempo e da história! “Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar a planta” (Ecl 3,1-2) Iniciamos o mês de julho, começo da segunda metade do ano de 2012. Cumprimos metade da caminha de 365 dias e queremos seguir nossa caminhada fortalecidos e animados pelo Espírito de Deus, com fé, coragem e esperança. Ao olharmos para nossa caminhada, não podemos romper com nossa história nos esquecendo do que fomos e do que fizemos. Mas, devemos olhar para a vida com esperança e acreditar na missão que Deus nos chama a realizar. Para algumas pessoas, o mês de julho é mês de férias, descanso e lazer. Um momento propício para avaliar nossa caminhada e não perdermos a direção daquilo que nos propusemos a realizar neste ano. Como cristãos e cristãs somos chamados a estar sempre atentos e vigilantes. Por isso, ousemos nos encontrar com Deus e conhecer seus mistérios, encantando-nos por Ele.

Na Igreja somos sempre motivados a nos envolver e oferecer o nosso tempo numa atividade pastoral. Para as pessoas já envolvidas e engajadas é momento de atenção para avaliar se nossas pastorais realmente estão cumprindo a missão de ajudar as pessoas a serem fiéis ao projeto de Jesus e se estão ajudando no fortalecimento da vida. Neste mês procuremos estar atentos e aproveitar para refletir e desvelar para a utopia do Reino. E agradecermos a Deus por tudo que realiza em nós. Muito obrigado Senhor! Sabemos que tudo que temos e somos vem de vós. Por isso, queremos renovar nosso propósito de anunciar o quanto sois bom e generoso. Dainos sempre a graça de anunciar o Evangelho! Marcelo Fagundes Estudante do 4° ano de Teologia PUC-Campinas

IGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS: - Sábado - 18h - Domingo - 11h - Domingo - 18h - Domingo - 20h - Terça-feira - 19h15 - Pelos falecidos. - Quarta-feira - 8h - Novena Perpétua de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, com bênçãos às pessoas e aos objetos. - Sexta-feira - 8h IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - JD. GUANABARA: - Domingo - 8h - Quinta-feira - 19h30 - Pelos falecidos. - Sexta-feira - 7h30 - Momento de Oração do Apostolado e Celebração com serviço da Eucaristia. ASILO SÃO VICENTE DE PAULO: - 2ª e 4ª quinta-feira do mês - 15h30 Capela do Lar São Vicente de Paulo.

Celebrações Mensais Toda 1ª sexta-feira do mês Dia de Oração diante do Santíssimo Sacramento. 18h - Exposição e Adoração do Santíssimo - São Domingos. 19h - Bênção do Santíssimo e, em seguida, Celebração da Eucaristia - São Domingos. 17h - Celebração seguida de Adoração do Santíssimo - Nossa Senhora de Fátima. Todo dia 13 do mês (menos aos domingos) 15h - Oração do Terço e Celebração da Eucaristia - Nossa Senhora de Fátima.

Serviços religiosos: Atendimento do pároco - Terça-feira - das 8h30 às 11h30 e 16h às 18h45 - Quinta-feira - visita aos doentes, bênçãos às casas, entre outros. - Sexta-feira - 8h30 às 11h - Sábado - 8h30 às 11h Obs.: É preciso ligar na secretaria para agendar horário. Fone: 3461-2865. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Os artigos são de responsabilidade de seus autores.

 Jornalista Fundador JC Nascimento  Jornalista Responsável Sabrina Furlan - MTB 30880  Departamento Comercial Dirson Zerbeto Júnior

 Impressão O Liberal  Tiragem 4.000 exemplares  Diagramação Eliane Deliberali

Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail: pascom@paroquiasaodomingos.com.br ou ligue na secretaria da paróquia - (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.

 Colaboração Antonio A.C.Lima Divina M.Bertalia Ezequiel Poço Flávio Pompeu

Júlio César da Cruz Kátia Amaral

PUBLICAÇÃO MENSAL Av. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP (19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br

Luciana Teixeira Marcelo Fagundes Maria Gimenez

Segunda-feira - 19h30 - Grupo de Oração - São Domingos - 19h30 - Terço com os Homens - N. Sra. de Fátima Terça-feira - 20h - Estudo Bíblico - São Domingos. Quarta-feira - 19h30 - Terço com os Homens - S.Domingos. Quinta-feira - 20h - Estudo Bíblico - N.Sra. de Fátima.


3 Padroeiro

Espiritualidade em família é novidade na Festa 2012 Os festejos de São Domingos deste ano, em que comemoramos os 45 anos de criação da Paróquia, vão contar com uma forma especial de comemorar o Padroeiro, durante a Semana Nacional da Família, que vai de 14 a 26 de agosto. De acordo com o Padre Lázaro Gabriel Lourenço, o objetivo é envolver casais e famílias da comunidade a participarem das celebrações e dos encontros. A 45ª Festa do Padroeiro será realizada durante três finais de semana do mês de agosto, com programação religiosa e social, além da espiritualidade em família, com a supervisão do Padre Lázaro.

Padres convidados Um aspecto importante da Festa do Padroeiro é a espiritualidade, de modo que a comemoração vá além do evento social, sendo um momento de evangelização e amadurecimento da fé para todos. Neste ano, ao invés da comunidade ser preparada no mês de julho com as celebrações nos setores dos bairros, a espiritualização acontecerá através de missas celebradas na Semana do Padroeiro, presididas por padres convidados, com a participação das pastorais e dos movimentos, assim como de toda a comunidade.

Participe desta grande festa e traga sua família! Programação Religiosa

Programação Social

27/07 - Sexta-feira 19h30 - Celebração com os voluntários da Festa - Ação de Graças.

24/07- Terça-feira 20h - Coquetel de Lançamento da 45ª Festa de São Domingos.

04/08 - Sábado 18h - Celebração eucarística.

28/07 - Sábado 21h - Jantar de Lançamento da 45ª Festa de São Domingos. Adesões na secretaria da festa (3461-2865).

05/08 - Domingo - Dia do Padre 11h, 18h e 20h - Celebrações eucarísticas. Programação completa na edição de agosto.

25/08 - Sábado 20h - Jantar com os voluntários da Festa 2012.

SEMANA DO PADROEIRO 06/08 - Segunda-feira 19h30 - Celebração com a Dimensão Catequética e o Grupo de Oração. Presidência: Pe. Victor Facchin.

Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, do Jd. Guanabara. Presidência: Pe. Élcio Roberto Medeiros.

07/08 - Terça-feira 19h30 - Celebração com a Pastoral dos Enfermos e os Ministros Extraordinários da Eucaristia. Presidência: Pe. Jéferson Luis Leme da Silva.

10/08 - Sexta-feira 19h30 - Celebração com o Apostolado da Oração e a Pastoral da Criança. Presidência: Pe. Ivo Rogério da Silva.

08/08 - Quarta-feira - Dia Litúrgico de São Domingos 19h30 - Celebração Solene de São Domingos de Gusmão, nosso Padroeiro, seguida de procissão. Presidência: Pe. Lázaro Gabriel Lourenço. 09/08 - Quinta-feira 19h30 - Celebração na Matriz de São Domingos, preparada e auxiliada pela

11/08 - Sábado 18h - Celebração em Ação de Graças pelos 45 anos da criação da Paróquia, seguida da bênção do Bolo do Padroeiro. Presidência: Pe. Lázaro Gabriel Lourenço. 12/08 - Domingo - Dia dos Pais e Abertura da Semana da Família 11h, 18h e 20h - Celebrações eucarísticas.

SEMANA DA FAMÍLIA 14/08 - Terça-feira 19h30 - Celebração pelos falecidos das famílias. 15/08 - Quarta-feira 19h30 - Celebração com os catequizandos e familiares. 16/08 - Quinta-feira 19h30 - Celebração eucarística Comunidade de Nossa Senhora de Fátima - Jd. Guanabara. 17/08 - Sexta-feira 19h30 - Celebração de Renovação do Matrimônio, com a bênção das alianças. 18/08 - Sábado 18h - Celebração eucarística.

19/08 - Domingo 11h, 18h e 20h - Celebrações eucarísticas pela vocação das religiosas - Assunção de Nossa Senhora. 21/08 - Terça-feira 19h30 - Celebração eucarística. Em seguida, encontro do Conselho Regional de Pastoral. 25/08 - Sábado 18h - Celebração de encerramento e agradecimento, com os voluntários da 45ª Festa do Padroeiro. 26/08 - Domingo 11h - Celebração com a Dimensão Catequética - Vocação dos Leigos.


4 Missão Jovem

Cerca de 120 jovens serão acolhidos em paróquias da Região Sul A Pastoral da Juventude (PJ) da nossa Diocese está organizando a V Missão Jovem da Diocese de Limeira, com o tema “Conhecer a Diversidade para Evangelizar a Realidade” e o lema ”Não é Possível Amar nem Evangelizar o que não se Conhece”. A equipe de coordenação é formada por Dayane Soares Vicente, Izabela Mache e Vagner Zorzep, que têm como objetivo seguir o exemplo de Jesus Cristo, ir ao encontro do/ a outro/a, na sua experiência local e cotidiana, reafirmando que o Reino de Deus é de vida plena para todos/as. Para encerrar o ciclo desta missão, as

paróquias da Região Sul estão animadas para receber, entre os dias 7 e 9 de julho, aproximadamente 120 jovens que participam da PJ da Diocese. Serão dias de visitas em casas, movimentos sociais, segmentos juvenis e entidades. Segundo Izabela Mache, que está à frente da PJ há seis anos (dois como coordenadora regional e diocesana) a ideia é que todas as paróquias de Americana e Nova Odessa acolham pelo menos 10 jovens cada uma. De acordo com a coordenadora da nossa catequese da crisma, Luciana Bortoletto, a Paróquia São Domingos receberá alguns destes jovens nas famílias da comunidade, inclusive aquelas de jovens que participam da crisma na nossa comunidade. “Tudo está sendo preparado com muito carinho”, disse. Izabela ainda explica que a PJ tenta evangelizar e cativar outros jovens de uma maneira diferente, utilizando recursos que não

sejam estritamente religiosos, como a música, a poesia, entre outros, para envolver a moçada a partir da realidade do mundo contemporâneo. “A perspectiva se reflete no lema da missão: ‘Não é PossívelAmar nem Evangelizar o que não se Conhece’, ou seja, é preciso evangelizar através desta linguagem atual, trazendo os jovens para mais perto, de modo que eles contribuam mais nas decisões, na política, criando, desta forma, uma face jovem para a Igreja”, enfatiza. A concentração desses jovens em missão acontecerá no dia 7 de julho, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no

Pré-missão jovem - junho 2012

bairro Antônio Zanaga, em Americana. A mensagem final da Pastoral da Juventude da Região Sul é: “Atentos e atentas aos sinais do Reino, em sintonia com a diversidade que dialoga conosco e nos rodeia, sigamos crentes e juntos/as na construção do Bem-Viver!”.

Liturgia

50 anos do Concílio Vaticano II Em outubro de 1962, o Papa João XXIII, convocou um Concílio, que durou até 1965, para que a Igreja pudesse estar mais em sintonia com a modernidade. Foi o Concílio Vaticano II, que trouxe uma profunda renovação interna na Igreja, no plano teológico e, principalmente, no plano litúrgico. O Movimento Litúrgico, já refletia a mudança da liturgia da Igreja desde a metade do século XX, por isso não foi de se admirar que a primeira Constituição a ser aprovada pelo Concílio foi a que falava de Liturgia. A Constituição Sacrosanctum Concilium (sobre a sagrada liturgia) foi promulgada no dia 4 de dezembro de 1963, com 2147 votos a favor e 4 contra. Deste modo, ela completará, no ano de 2013, 50 anos. Ela traz uma profunda renovação e compreensão da liturgia. A liturgia não poderia ser mais “assistida”, mas “parti-

cipada”, tanto que esta foi a maior preocupação desta Constituição. Só para termos uma ideia, dos 130 artigos, em pelo menos 25 aparece a palavra “participar” ou “participação”, ou promovendo ou apoiando a participação viva e ativa dos fiéis. Vejam os números: 11, 12, 14 (2 vezes), 17, 19, 21, 26, 27, 30, 33, 41, 48, 50, 53, 55, 56, 79, 106, 113, 114, 121, 124, e título antes nº 14. É repetida tantas vezes como um “estribilho de uma ladainha”. Desta forma, todos aqueles e aquelas que estão envolvidos com a liturgia precisam conhecer bem esta Constituição. A Comissão para a Liturgia de nossa Diocese de Limeira, por mais de 25 anos, promove cursos de formação litúrgica para os leigos e, querendo contribuir com todo o trabalho promovido pela CNBB, sobre a reflexão dos 50 anos do Concílio Vaticano II, vai realizar um curso em cada região episcopal com o tema: “50 anos da

Sacrosanctum Concilium: como está a participação Litúrgica?”. Na Região Sul, este curso acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, às 13h30, na Paróquia São Vito, de Americana. Convidamos para este curso: os que trabalham com liturgia, os que cuidam da música, os

catequistas, os ministros leigos e outros que se interessam pelo assunto. A Comissão Diocesana de Liturgia está fazendo a sua parte, esperamos que os leigos também façam a sua, pois a liturgia pertence a toda a Igreja. Pe. Ocimar Francisco Francatto Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica

Participação As inscrições para o curso poderão ser feitas com os coordenadores de liturgia de cada paróquia ou até mesmo no primeiro encontro. Neste caso, é preciso chegar com antecedência. Neste ano as inscrições serão por meio de fichas avulsas, que já serão também os crachás. Deverão ser devolvidas aos coordenadores paroquiais e entregues na noite da formação para leitores e salmistas, que será realizada na Igreja Matriz de São Judas Tadeu, no bairro Jardim Ipiranga, no dia 2 de julho, às 19 horas. Será obrigatório o uso do crachá durante o curso como forma de comprovar a inscrição. O curso tem uma taxa de inscrição no valor de R$ 5,00 (cinco reais). Nos encontros, quem quiser, poderá adquirir o livro sobre o tema do curso, que será vendido por R$ 7,00 (sete reais). A Livraria Santo Antônio se fará presente vendendo artigos e livros.


5

Acontecimentos A Pastoral da Criança promoveu, na primeira sexta-feira do mês de julho, um animado show de prêmios e brincadeiras. Foram momentos de diversão, além das deliciosas porções, preparadas com muito carinho pela equipe de cozinha (08/06).

A Pastoral da Família oferece um encontro, toda terceira sexta-feira do mês, para discutir os mais variados temas. Na última reunião, foi discutido o relacionamento entre pais e filhos (15/06).

Aos domingos pela manhã, os ministros da eucaristia se reúnem para refletir e aprimorar o conhecimento espiritual. O último encontro foi ministrado pelo seminarista Marcelo Fagundes (17/06).

Catequistas da crisma se reuniram para discutir pontos importantes a serem fundamentados com os novos grupos de jovens (17/06).


6

FÉRIAS!!!

Então, finalmente, as férias de julho chegaram... As férias escolares foram criadas com a intenção de que as crianças, assim como os professores, descansem dos estudos. Servem para recarregar a bateria, para que, em agosto, todos voltem com energia total para a escola. Mas, o que fazer?! Muita coisa! Mas, muita coisa mesmo... Ai vão algumas dicas...

Nesta edição vamos conhecer mais uma integrante da equipe de acólitos da nossa comunidade.

Pietra Elias Orzari, de (idade) - Qual a sua cor predileta? Roxo e vermelho. - Qual a sua comida favorita? Massas. - O que gosta de fazer quando está com a família? Brincar com minhas primas e meu tio, conversar e rir. - O que gosta de fazer nas horas vagas? Brincar no computador. - Qual a matéria de que mais gosta na

P___ Q ___ E N ___ ___ U ___

escola? Espanhol, inglês e geografia. - Quando passou a ser acolita? Quando estava encerrando a catequese. - O que você aprende e gosta sendo

CONVIDAR AMIGOS PRA BRINCAR...

acolita? Louvar a Deus. - Você sabe o nome dos objetos litúrgicos? Sim: missal, turíbulo etc. - Qual você acha mais difícil? O missal. - Julho é mês de férias. O que você gosta de fazer nas férias de julho? Passear, ler, ir à missa etc. Obrigada Pietra... Adoramos saber um pouquinho mais de você!

LER UM BOM LIVRO...

ESTAR JUNTO A JESUS, AGRADECENDO PELAS FÉRIAS MARAVILHOSAS!

VISITAR O PARQUE ECOLÓGICO...

Que legal!!! Comemoramos, no dia 8

INDICAÇÃO

de agosto, nosso

DE MATHEUS

(15 ANOS) -

Padroeiro, São Domingos de Gusmão.

DA CRISMA

Você sabia que, em sua

M. AMARAL

infância, Domingos foi acompanhado com muito zelo por sua mãe, Dona Joana de Aza, que ensinou a ele tudo o que sabia da Igreja? Tudo e muito mais, na próxima edição do INDICAÇÃO

Gotinha, especial sobre

DE HENRIQUE

São Domingos de

M. AMARAL

Gusmão.

(13 ANOS)

Kátia Amaral

Resp: (vert) 1.tucano, 2.lobo guará, 3.mico-leão-dourado (hor) 4.onça, 5.piranha

Resp: Piquenique


7 Presença

Luciana Bortoleto Sensibilidade, prontidão e gratuidade a serviço Americanense de nascimento e de coração, Luciana Bortoleto atribui a sua religiosidade a um legado familiar: seu pai foi seminarista e estudou em colégio interno, assim como os seus irmãos. Um de seus tios (Frei Eraldo Bortoleto) é padre missionário, frade capuchinho e atualmente é pároco da Matriz de Dracena (SP). Foi ele quem celebrou o matrimônio de seus pais e todos os batizados e casamentos da família. Luciana foi batizada, crismada e fez a primeira eucaristia na Igreja de Dom Bosco, em Americana, tendo estudado também no colégio salesiano. Naquela paróquia, participava do oratório e do coral, sob a orientação do Padre Bordignon. Luciana foi bailarina e atleta de handebol, sendo profissionalmente educadora física. É mãe de dois meninos: Lucas e Renan, de 10 e 13 anos. Sua vinda à Paróquia São Domingos já evidencia sua prontidão e desejo de servir.

Em 2010, a convite do amigo Luiz Ricardo, começou a frequentar as missas em nossa paróquia e seu filho, Lucas, ingressou na primeira etapa da catequese eucarística. Um dia, a catequista Kely Nadin, teve um imprevisto e se atrasou para o encontro. Luciana, então, se ofereceu para ficar com as crianças até que ela chegasse. Nesta data, Kely convidou-a para participar dos encontros de formação de catequistas, que aconteciam aos domingos. Luciana ressalta que gostou muito das falas do Toninho, do Tiago Silveira e do Tarciso, que coordenavam os encontros. Logo depois, veio o convite para algumas pessoas do grupo: assumir a catequese da Crisma. Luciana aceitou o desafio e a primeira turma, de 52 jovens, recebeu o Sacramento da Crisma em março de 2012, junto com a comunidade e, posteriormente, comemorou com seus familiares essa nova etapa de suas vidas, com

Super Dicas Lançamento da Paulinas indicado para agentes da Pastoral Litúrgica, catequistas e agentes de pastoral é o livro “Iniciação à Liturgia” (182 págs.), de autoria do Núcleo de Catequese Paulinas & Claudio Pastro. Ótima apresentação, linguagem fácil e belas ilustrações catequéticas. A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes, interessante lançamento em CD, via Joia Moderna, com cantoras da nova e da velha geração, interpretando 20 canções (a maioria sucessos) de um dos artistas que mais brilharam no cenário pop e da MPB nas décadas de 70 e 80. Tem Zizi Possi, Fafá de Belém, Célia, Leila Pinheiro entre outras. Finalmente lançado em DVD um dos filmes mais sensíveis dos últimos tempos: “Homens e Deuses” (122 min.), filme francês do diretor Xavier Beauvois, de 2010, conta a história real, nos anos 90, de uma comunidade religiosa de frades franceses num país muçulmano. Em meio à população pobre, eles são forçados, por um grupo fundamentalista, a abandonar o lugar sob pena de serem massacrados. Por amor ao Evangelho e fidelidade à vocação, eles têm de tomar uma decisão. Emocionante do início ao fim.

Toninho

Embora com pouco tempo de paróquia, Luciana é bastante engajada também nos eventos sociais, sendo uma voluntária prestimosa na organização das nossas festas um jantar para mais de 300 pessoas, no nosso salão paroquial. Com essa motivação e vontade de fazer o melhor, Luciana assumiu recentemente um dos grupos da segunda turma de crismandos, com cerca de 60 jovens, que serão acompanhados por um renovado grupo de catequistas, que se reúnem frequentemente para discutir e preparar os encontros. Embora com pouco tempo de paróquia, Luciana é bastante engajada também nos eventos sociais, sendo uma voluntária prestimosa na organização das nossas festas, pois gosta muito de estar junto à comunidade e de contribuir para o crescimento da paróquia. Recentemente, foi convidada a participar do Conselho Pastoral Paroquial, como coordenadora da Pastoral da Crisma, oportunidade que tem contribuído muito para o seu crescimento espiritual.

Apesar das inúmeras atividades profissionais e familiares, ela soube dizer “sim” a esse chamamento para servir. Como cristã convicta, voluntária engajada, dedicada catequista, dizimista comprometida, presença alegre e repleta de prontidão e gratuidade, Luciana nos mostra que as suas ofertas à paróquia nascem de seu coração, pois é visível a satisfação que sente em contribuir com a nossa comunidade. Nosso muito obrigado, Luciana, por trazer todo o seu amor à Igreja Católica para a nossa paróquia e colocar-se a serviço nessa pastoral tão importante para o encaminhamento dos jovens à Igreja. Divina Bertalia


8 De olho nas pastorais

A Palavra de Deus animando as pastorais Agentes de pastoral, padres, diáconos, catequistas e leigos, empenhados em animar as comunidades, foram presenteados neste mês com o lançamento do documento 97 da CNBB Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja. Ele é fruto de um longo caminho iniciado na 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 2010, e concluído na 50ª Assembleia Geral, de 18 a 26 de abril deste ano, em Aparecida. O texto, com linguagem pastoral-catequética, tem como eixo fundamental a encíclica do papa Bento XVI - “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja” (Verbum Domini) - e é composto por 3 capítulos: - Capítulo 1: A Palavra de Deus: partindo da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II, apresenta a busca de Deus pelo ser humano e a relação que Deus estabelece com cada pessoa através da palavra-revelação. - Capítulo 2: Nossa resposta à Palavra: apresenta, de forma bastante didática e tomando o simbolismo do “caminho”, indicações para a animação bíblica da pastoral. - Capítulo 3: A Palavra e os caminhos da missão: apresenta linhas de ação e possibilidades para uma autêntica animação bíblica da pastoral em vista da renovação da vida cristã. Como lembra Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, na apresentação do documento: “A Palavra de Deus não são meras

Bastidores

Comunidade de Nossa Senhora de Fátima Comunidade de Nossa Senhora de Fátima Comentário de um corintiano nos corredores da igreja, antes da celebração: “será que o Padre Lázaro abençoaria uma imagem de São Jorge para ajudar o coringão?”. Pessoal da liturgia agora todo paramentado e expressando muita satisfação em servir nas celebrações. Parece criança quando ganha roupa nova. Opa! Confusão dos leitores, um dia desses... Duas pessoas queriam fazer a segunda leitura e ninguém a primeira. O Valdecir, como sempre muito prestativo, estava a postos para ler, caso o equívoco não fosse desfeito. Os primeiros passos para o coral da

garotada já foi dado, com repertório, início dos ensaios e muitos planos. Que Nossa Senhora de Fátima ilumine este novo projeto. Todos os domingos o padre pergunta: “tem alguém fazendo ‘niver’?”. Os mais tímidos aguardam que ele fale: “fazendo aniversário?”. Não se preocupem com a timidez, porque o objetivo é demonstrar carinho e afeto e, lógico, se rolar um churrasquinho, nada mal... Café da manhã com o pessoal da Crisma, não sobrou quase nada! Constatação: as meninas são boas de garfo... É, pessoal, o inverno chegou: dias mais curtos, noites mais longas, muita comida quente, época fácil de ganhar uns quilinhos a mais... Cuidado e aproveite bem o seu tempo! Até mais.

palavras. A Palavra é uma pessoa que fala e fala a outra pessoa. E, por ser pessoa, busca e estabelece uma relação...”. Enfim, trata-se de um texto provocador e inspirador! Para todos os que se deixam conduzir pela Palavra e se sentem impelidos e enviados, como discípulos e servidores, a anunciar a todos a Palavra que é Cristo! Toninho Secretário de Pastoral

Sub-Região apresenta Diretrizes para os Sacramentos A Sub-Região Pastoral Sul 1 Campinas, que compreende as dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba, São Carlos e Arquidiocese de Campinas, através dos seus bispos, arcebispo e padres coordenadores de pastoral, publicou um importante subsídio que ajudará a caminhada pastoral da Igreja em nossas comunidades: as Diretrizes Gerais para os Sacramentos, que trazem orientações pastorais sobre os sacramentos em vista da unidade na vivência sacramental, tanto nas celebrações como no modo de compreendê-los. O texto, que foi distribuído aos padres, traz diretrizes “gerais” e, cada diocese, poderá complementar, a partir delas, as suas particularidades e necessidades. Certamente é mais um passo no desenvolvimento de uma pastoral orgânica mais eficiente.


245 - Jornal Integração - Jul/2012