Issuu on Google+


2

Novembro Viva, pois a vida é eterna! Novembr o. Comemoramos os morNovembro. tos. Esta palavra - morte - não é a morte espiritual, mas a morte biológica. A vida é eterna: ela tem seu começo e não terá fim! A vida se encontra guardada no Pai Criador. O Apóstolo Paulo nos fala que "o último inimigo a ser vencido é a morte" (1Cor 15,26). Celebrando, lembramonos daqueles que não estão mais conosco, não sentam à nossa mesa, não dormem ao nosso lado, não falam conosco... Mas, ocupam lugar especial em nosso coração, centro do nosso sentimento e decisão. Essas pessoas estão vivas, pois só morreram biologicamente; morreram em seus corpos! Comemorando a Vida, não deixemos de ir aos cemitérios. Os que lá estão não sabem quem somos, mas nós sabemos que lá os deixamos! Eles não voltam para contemplar as flores, as velas e os alimentos colocados nas sepulturas. São presentes humanos depositados para a vida que desceu à sepultura. Por esses sentimentos "os túmulos falam"! Cultive em você as amizades vividas com as pessoas que estiveram por aqui. Não tente apagá-las. Tudo o que você fizer será uma luta insana. Não fique triste, porque a pessoa que você mais deseja ao seu lado já é falecida. Ninguém precisa saber de seu sentimento e de sua tristeza. Ninguém precisa saber quem você amava ou não queria bem! Viva a vida, pois ela é eterna. Esta é a fé que recebemos da Igreja e sinceramente professamos. Esta é a razão de nossa esperança.

Agradeço muito pelo envio do Jornal Integração Integração. Em casa, todos têm contato com ele. Eu gosto especialmente dos editoriais. A propósito, as flores renascendo com a primavera nos dão a certeza de que a vida é bela e que DEUS é poderoso! Que DEUS lhe dê, pe. Itamar, muita saúde e disposição para conduzir esta paróquia por muito tempo. Carlos Baccarin.

Apostolado em Novembro

Somos convidados a orar Intenção Geral: As vítimas das drogas e de outras formas de dependência. Para todos os que são vítimas de droga e qualquer outra forma de dependência encontrem no poder do Senhor Salvador, graças ao apoio da comunidade cristã, a força para mudar radicalmente de vida. Intenção Missionária: A "missão continental" na América Latina. Para que as Igrejas na América Latina continuem com a "missão continental", proposta pelos seus Bispos, inserindo-a na tarefa missionária universal do Povo de Deus. Os dois núcleos do Apostolado da Oração - Matriz e Nossa Senhora de Fátima - nos oferecem, como Tesouro de Oração: 280 missas; 285 visitas ao Santíssimo, 290 sacrifícios, 296 comunhões, 419 orações do Terço e 285 atos de caridade. Membros deste movimento são pessoas que oram por você, pelos que não querem, não sabem ou não podem orar. Você está convidado a fazer parte do Apostolado da Oração!

Atendimento do pár oco pároco

IGREJA MA TRIZ DE SÃO DOMINMATRIZ GOS GOS: - Sábado - 18h - Domingo - 11h - Transmissão pela Rádio Você AM 580. - Domingo - 18h - Domingo - 20h - Transmissão pela Rádio Azul Celeste AM 1440. - Terça-feira - 19h15 - Pelos falecidos. - Quarta-feira - 8h - Novena Perpétua de N. Sra. Perpétuo Socorro, com bênçãos às pessoas e objetos. - Sexta-feira - 19h30 - Pelos aniversariantes da semana. IGREJA DE NOSSA SRA. DE FÁTIMA - JD. GUANABARA GUANABARA:: - Domingo - 7h30 - Quinta-feira - 19h15 - Pelos falecidos. ASILO SÃO VICENTE DE P AULO PAULO AULO: - 11/11 e 25/11 - quinta-feira - 15h30 Celebração na Capela do Asilo.

Celebrações Mensais Toda 1ª quinta-feira do mês 15h - Momento de Oração diante do Santíssimo - Ig. São Domingos

Plantão de Informações da Pastoral da Sobriedade Todo 1º sábado e domingo do mês, após as celebrações, agentes de pastoral vão atender as pessoas que sentem vontade de conhecer e entender como é realizado o trabalho desta pastoral.

Pe. Itamar Gonçalves

Quar ta-feira - 8h às 11h Quarta-feira Sexta-feira - 8h às 11h; 15h às 19h Sábado - 8h às 11h Obs.: se não for confissão, é preciso ligar 3461-2865.

Celebrações

Opinião do leitor

PUBLICAÇÃO MENSAL Av. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP (19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br  Jornalista Fundador  Impressão JC Nascimento O Liberal  Jornalista Responsável  Tiragem Sabrina Furlan - MTB 30880 7.000 exemplares  Revisão  Diagramação Maria Ignez Worschech (Inezita) Eliane Deliberali  Departamento Comercial Dirson Zerbeto Júnior

 Colaboração Antonio A. C. Lima Luis Henrique Garcia Divina M. Bertalia Magda Lohr Gustavo Mello Rogéria Fogaça Luciana Teixeira Thaís Azevedo

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Os artigos são de responsabilidade de seus autores. Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail: pascom@paroquiasaodomingos.com.br ou ligue na secretaria da paróquia - (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.

Toda 1ª sexta-feira do mês 5h - Celebração e Exposição do Ssmo Ig. São Domingos 15h - Celebração e Exposição do Ssmo da Eucaristia - Ig. N. Sra. Fátima *T odo dia 13 do mês (menos aos *Todo domingos) 15h - Oração do Terço e Celebração da Eucaristia - Ig. N. Sra. Fátima


3

Pe. Itamar

64 anos de dedicação ao crescimento humano e espiritual Mais que um pároco: amigo, pai e companheiro. A Paróquia São Domingos recebeu, em 1983, por nomeação do bispo dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, seu novo pároco: pe. Itamar Gonçalves. No começo, as pessoas estavam um tanto inseguras por tamanha mudança; mas, com seu carisma, ele foi conquistando o carinho dos paroquianos. Desde então, a paróquia e o pe.

Itamar vêm crescendo juntos e sempre para melhor. Pe. Itamar sempre foi de poucas e precisas palavras, o que fez dele um pastor firme em seu propósito de conduzir o povo de Deus. Nesses 27 anos repletos de acontecimentos marcantes para quem esteve ao seu lado, podemos relatar alguns. Com seu jeito de “paizão”, sempre acolheu as pessoas que se aproximavam com intenção de crescer humana e espiritualmente, algumas até moraram na casa paroquial. Houve quem chegou a questioná-lo se eram seus filhos. Certo dia, numa viagem ao Rio de Janeiro, em plena arquibancada do sambódromo da Marquês de Sapucaí, ele foi indagado se os jovens que o acompanhavam eram seus filhos e, de forma muito irreverente, respondeu que sim e que a mãe havia falecido há uma semana.

Certo dia, enquanto Itamar celebrava a cerimônia de um matrimônio, errou o nome do noivo, que o alertou no mesmo momento: “este casamento não pode ser consumado, o senhor está ‘casando’ outra pessoa!”. Na mesma hora, Padre Itamar ao lado de Dom Hélder Pessoa Câmara, foi com a ajuda de um acóarcebispo emérito de Olinda e Recife e um dos fundadores lito, pegou o processo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. matrimonial e corrigiu o mal entendido. fazer de pequenos detalhes, muitas vezes As pessoas, às vezes, têm certo receio despercebidos, grandes momentos prazede se aproximar dele por não conhece- rosos e enriquecedores. rem esse seu lado humano, encontram diNeste mês de seu aniversário, quereficuldade e, por isso, não se permitem uma mos cumprimentá-lo de forma muito aproximação natural. Mas aquelas que honrosa por reconhecermos que somos têm essa oportunidade veem nele uma privilegiados por tê-lo como nosso pápessoa bastante acolhedora, que consegue roco, amigo, pai e companheiro.

Agradecimento

Ação de graças é dizer obrigado nário e encontrei para “Ação” o significado de uma manifestação, de uma força, de uma energia. “Graça” significa favor dispensado ou recebido. A palavra “obrigado” aparece como agradecido, grato, reconhecido. Assim, cheguei à conclusão e fiquei convicto de que ação de graças e obrigado, realmente estão muito ligados. Ação de graças é uma manifestação através da energia de nosso corpo por um favor recebido, um obrigado por tudo o que temos e somos. E tenho certeza de que o "Bendito sejas, Senhor Senhor,, pelo pão que maior dom que receberecebemos..." (oração litúrgica)

Quando ouço alguém dizer “ação de graças” graças”, logo me vem à cabeça a palavra “obrigado”. Por curiosidade, procurei cada uma dessas palavras no dicio-

mos é a vida. É através dela que podemos ser tudo o que somos e ter tudo o que temos. Um amigo costuma dizer: “se, ao acordar, posso esticar os braços é porque não estou dentro do caixão e, assim, tenho mais um dia para ser vivido”. Deste modo, vamos viver em constante ação de graças pelos dons recebidos gratuitamente, todos os dias, e, pelo nosso corre-corre acabamos não dando o devido valor. Vamos agradecer e reconhecer naqueles que vivem ao nosso lado, na natureza, no nosso trabalho, no nosso lazer, na nossa família, este dom da vida, pois sendo gratos a Deus por ela, seremos eternamente gratos a tudo o que temos e somos. Termino esta breve reflexão dizendo: “obrigado a Deus pela minha vida, por esta oportunidade de escrever e pela sua

vida, meu irmão, que está lendo esta mensagem, pois é graças a ela que eu e você podemos participar desta família dos filhos de Deus”. Alexandre Colin

O Dia Nacional de Ação de Graças será celebrado na Igreja Matriz de São Domingos, em 25 de novembro, às 20 horas. Traga um gesto concreto.


4 Acesse mais fotos no link Galeria de Imagens, no site da paróquia: www .paroquiasaodomingos.com.br www.paroquiasaodomingos.com.br .paroquiasaodomingos.com.br..

Acontecimentos Dia Mundial das Missões 1-- O almoço para as Missões foi um sucesso, organizado por José Rubens Miranda e agentes missionárias (24/10). 2 - As ofertas realizadas nas celebrações neste dia foram, em especial, para os trabalhos missionários (24/10).

1

2 Encontrar e encantar-se

Estudo Bíblico

O que é iniciação à vida cristã? A Igr eja no Brasil está vivenciando Igreja um processo de reflexão sobre a iniciação à vida cristã, baseado no texto Estudos da CNBB 97. Do que se trata essa iniciação? É a proposta de inserir as pessoas na experiência da vida comunitária, através do encontro pessoal com Jesus Cristo. Trata-se de um encantamento ou reencantamento pela pessoa e pela mensagem de Jesus, da mesma forma como aconteceu com aqueles primeiros discípulos, que se encontraram com Ele (Jo 1,35-51). Perguntaram: "Mestre, onde moras?". Jesus respondeu: "Venham e vejam!". Eles foram, permaneceram com Ele, fizeram a experiência, encantaram-se com o Senhor e comunicaram aos outros: "Encontramos Jesus!". Toda a comunidade é convocada a

passar por esse reencantamento; a ser como um retrato convincente da alegria de ter encontrado o Senhor. A comunidade precisa passar no teste de ser, de fato, um ponto de atração. Será preciso despertar para o entusiasmo de ser discípulo do Senhor, de se sentir chamado e tocado pelo olhar do Senhor, como aqueles primeiros discípulos. A Paróquia São Domingos tem realizado encontros de reflexão sobre a iniciação à vida cristã, ajudando os agentes de pastoral a conhecer o sentido dessa proposta de um espírito novo na evangelização. É como lembra o Documento de Aparecida: "Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário" (DA, 291). Toninho

Reflexão interpreta a novela de Jonas No final de setembr o aconteceu o essetembro tudo bíblico sobre o livro do profeta Jonas, em três noites. Nos dois primeiros encontros, a reflexão foi sobre o significado dos principais aspectos do livro, em especial, os símbolos presentes em Jonas e a atualidade da sua mensagem, como inspiração para a nossa atuação pastoral na comunidade e na sociedade. Na última noite, houve um encontro de Leitura Orante da Bíblia, tendo como referência a mensagem do livro do profeta. Um dos aspectos mais trabalhados foi a compreensão de que o livro de Jonas é como uma “novela”, com episódios e cenas que se relacionam. Os encontros foram conduzidos pelo

Toninho Lima e a participação foi ótima. "O curso sobre o livro de Jonas deu-me uma nova visão sobre como interpretar a ‘novela’ de Jonas, em comparação com o que a Igreja espera de nós para sermos missionários nos dias de hoje, pois também estamos fugindo ou deixando de lado as "Nínives" de atualmente. Foram três noites agradáveis que passei com a comunidade. Valeu a pena!", opina Sandro Costa, um dos participantes.

"O curso sobre o livro de Jonas deu-me uma nova visão sobre como interpretar a ‘novela’ de Jonas”


Acesse mais fotos no link Galeria de Imagens, no site da paróquia: www .paroquiasaodomingos.com.br www.paroquiasaodomingos.com.br .paroquiasaodomingos.com.br..

Acontecimentos

5

1 - Jantar Dançante com animação e ado Negri e banda. Vado música ao vivo de V Delicioso cardápio do chef de cozinha, Júnior,, executado com o auxílio das Júnior cozinheiras da comunidade (02/10). 2 - Dia das Crianças no COHSD Creche - teve o apoio da rádio V ox 90, Vox da equipe de motocross de Americana, “Cachorro do Mato”, e de empresários que doaram brinquedos (08/10).

1

3 - Celebração da Festa de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil (12/10).

2

4 - Renovação do Batismo das turmas das catequistas Rosane Ragazzo e Michelly Stradiotto (13/10). 5 - Manhã de Espiritualidade para Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (17/10). 6 - Celebração com a comunidade do setor da escola Risoleta (18/10). 7 - Renovação do Batismo da turma da catequista Raquel Gimenes (21/10).

4

5

3

6 7


6 Super Dicas

Conhecer para aprender

A Luxúria e a Castidade AL - A LUXÚRIA CAPITAL 7º PECADO CAPIT A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Consiste num apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes, sexualidade extrema e sensualidade. A luxúria é considerada também uma porta aberta a outros pecados, como, por exemplo, a prostituição, a pornografia, o incesto, a pedofilia e a tantos outros desvios sexuais, além de resultar em transmissão de doenças, abuso sexual e aborto. TUDE CAPIT AL - A CASTIDADE VIRTUDE CAPITAL 7ª VIR Por causa da expressão "voto de castidade", muitos pensam que essa virtude esteja reservada para aqueles que não desejam se casar. Isso é um engano! A castidade é uma virtude para todos os cristãos: seja para os solteiros, seja para os que já estão comprometidos com o celibato ou com o matrimônio. A Igreja nos convida a viver na castidade, que é uma virtude moral e um dom de Deus e permite a integração positiva da sexualidade em todos nós. Divina Bertalia

Profissão

A importância das escolhas O longo per curso entre a decisão da profissão, a escolha da instituição, a realizapercurso ção do curso e a inserção no mercado de trabalho, requer uma análise detalhada de diversos aspectos. No momento de escolher uma instituição de ensino superior, é importante que o aluno procure um local que ofereça ensino de qualidade e oportunidade de crescimento intelectual e profissional. É imprescindível que este local seja acolhedor e dê ao aluno subsídios para seu desenvolvimento, através das instalações físicas, como laboratórios e biblioteca, e do quesito pedagógico, com professores qualificados e através da realização de palestras e eventos que levam para dentro da instituição a realidade da profissão e do mercado de trabalho. Outra questão que deve ser levada em conta pelo vestibulando é verificar se a faculdade escolhida tem seus cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Escolha a profissão que combina com você! Acesse www.vestibularfam2011.com.br. Provas dia 05 de dezembro. NICOM - Núcleo Integrado de FAM Comunicação e Marketing da F AM www.fam.br Acesse - www .fam.br

Um CD que vale conhecer é “Deus é Amor!” Amor!”, do pe. Ezequiel Dal Pozzo, de Caxias do Sul (RS). Com belas letras, ótimos arranjos e interpretação impecável o disco traz, em 12 canções, lindas mensagens sobre família, vocação, devoção mariana e espiritualidade. "Cuidar da Família" é um dos destaques. Detalhe: produção independente! Francisco de Assis inspirou homens e mulheres em todo o mundo. Também hoje. “A Perfeita Alegria” (Vozes, 160 págs.), de Robson Santarém, é um livro que destaca uma das marcas do irmãozinho de Assis: a alegria. O autor aplica os princípios do relacionamento de Francisco com o mundo às instituições, mostrando que é possível vivenciar momentos de partilha e espiritualidade até no ambiente de trabalho. Toninho

Envelhecimento

Treinamento com peso é indicado para idosos O envelhecimento tende a ser degenerativo ao organismo, diminuindo a força do idoso. O sedentarismo piora o quadro devido ao aumento de gordura e à redução das massas óssea e muscular. As pessoas idosas sentem os efeitos do sedentarismo nas limitações que encontram para a realização das atividades de vida diária e também de exercícios aeróbios, além das doenças crônicas que se manifestam ou de difícil controle. A atividade física em geral combate o envelhecimento sedentário, mas os exercícios resistidos têm sido os mais adequados para esse fim. As atividades que não impõem aos músculos esqueléticos situações de tensão relativamente elevadas, não impedem a redução da massa muscular no envelhecimento. Os exercícios resistidos são os mais importantes para pessoas idosas, pela eficiência dos efeitos promotores de saúde muscular e óssea, como pelo alto grau de

segurança geral, e também pelos seus estímulos à saúde cardiovascular. São, assim, mais indicados que exercícios aeróbios, como caminhadas, que podem ser limitados por dores nas articulações e na coluna vertebral, arritmias e falta de ar. Rosangela Fonseca e Adriana Matheus Fisioterapeutas da Pró Ativo

A Pró Ativo comemora seu primeiro aniversário no dia 12 de novembro, desejando saúde a todos, através da atividade física supervisionada.


7

Desenhe você ao lado de Jesus e pinte as qualidades que o amigo de Jesus deve ter:

Olá, amigos do Gotinha!

Fonte: pequenogigante.blogspot.com.br

Como é bom ser amigo de Jesus, amar as pessoas, ajudar quem precisa, sorrir sorrir,, ... dançar,, brincar brincar... dançar

Letícia Schott Ferreira Santos Idade: 10 anos - Qual a sua cor predileta? Rosa. - Qual a sua comida favorita? Batata frita. fazer,, - O que você gosta de fazer quando está com a família? Passear, brincar e fazer compras. - Qual a matéria de que mais gosta na escola? Inglês. - O que você aprende na catequese? Eu aprendo a amar a Deus acima de

tudo e que Jesus sempre está conosco. - O que você gosta de fazer nas horas vagas? Mexer no computador, assistir televisão. - Quem é Jesus para você? Ele sacrificou sua vida por nós. Ele é muito bom para todos. - Como você aproveitou o seu Dia das Crianças? Eu brinquei com as minhas amigas, meus primos etc.

Amigos, a partir deste mês, conheceremos um pouquinho mais sobre os símbolos que vemos na missa. Fiquem atentos! T udo é bonito e nos deixa Tudo mais inteligentes e felizes!

Obrigada, Letícia, por dividir um pouco de você conosco. Foi muito bom conhecer você.

AL TAR ALT Mesa onde se realiza a Ceia Eucarística; ela representa o

Oração da Criança

próprio Jesus na Liturgia.

Jesus, meu grande amigo, quero ser um discípulo teu, seguindo os teus mandamentos e amando as pessoas como o Senhor me amou. Eu amo Jesus! Amém!

ÂMBULA É semelhante ao cálice. Nela são colocadas as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas.

CÁLICE É a taça. Nele se deposita o vinho Vam o colo s rir

a ser consagrado. Rogéria Fogaça - rogeriafogaa@yahoo.com.br Colaboração: Thaís Azevedo - thais.deazevedo@hotmail.com


8 Dedicação social

Almoço Fraterno comemora 15 anos No dia 27 de outubr o, o tradicional outubro, Almoço Fraterno, promovido no bairro São Domingos, foi especial em comemoração aos 15 anos de promoção social oferecendo comida a quem tem fome. O almoço é organizado pela cozinheira Maria do Carmo Ferreira do Santos, pela assistente social, Fabiana Amâncio, pelos voluntários da comunidade e por integrantes da diretoria do CPHC (Centro de Promoção Humana e Comunitária). Neste dia, mais de 40 pessoas carentes passaram pelo local. Além do almoço foi proporcionado um momento de oração, através da presença do pastor Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho (Igreja Presbiteria-

na). Ele e pe. Itamar Gonçalves apoiaram a iniciativa de Antonio José Fernandes, mais conhecido como Maritaca, de iniciar este trabalho.

Trajetória do CPHC e do Almoço Fraterno Em 1972, o CPHC (Centro de Promoção Humana e Comunitária) foi criado pelas irmãs Generosa, Alcebina e Lourdes, com o objetivo de dar assistência às famílias necessitadas. Com o tempo, foram surgindo outros serviços que pudessem melhorar a vida dessas pessoas, entre eles, o Almoço Fraterno. Maritaca, iniciou este projeto em 1984, quando procurou o pe. Itamar Gonçalves, pároco da Paróquia São Domingos, para verificar as necessidades dos moradores das favelas da Avenida América (que possuía 70 famílias) e do bairro São Roque (com 61 famílias carentes). “Chegamos a entregar 500 cestas de Natal”, recorda Maritaca.

Em 25 de outubro de 1995, o Almoço Fraterno começou a ser oferecido nas próprias favelas, mas somente em datas comemorativas. Depois, observaram que a necessidade era bem maior e passaram a promovê-lo uma vez por semana - às quartas-feiras no salão de eventos da paróquia. Maritaca explica que tudo isso foi possível porque na época existia envolvimento e apoio entre as comunidades, dos voluntários, da Paróquia São Domingos e da Prefeitura. Atualmente, este trabalho foi centralizado em um único local, funcionando num espaço físico próprio. “Pretendemos expandir os serviços oferecidos à comunidade. Por exemplo, além do Almoço Fraterno, essas pessoas podem receber roupas e produtos de higiene que nos são doados. Também é realizado um trabalho de orientação por uma assistente social para que quem nos procura obtenha documentos pessoais, entre ou-

tros atendimentos, acrescenta Rose Fautino, atual presidente da entidade. Almoço Fraterno é oferecido de segunda a sexta-feira, das 11 horas até o meio-dia, na Rua Hans Schweizer, 35, no bairro São Domingos. O telefone para informações e doações é 3027-2419.

Bastidores Ecos do Jantar Dançante - Érika, nove anos, com um sorriso, perguntando se precisávamos de alguma coisa. - José Vicente, “lutando” para abrir uma boa garrafa de vinho. - Ângela, elegante e orgulhosa, porque a decoração tinha as mãos de seu filho, Alex. - Luís, fotógrafo free lancer (segundo ele), sob as ordens da Sabrina.

- Crianças da creche, uma paixão! Bela capa do Jornal Integração de outubro. - Jesus: nome do garçom que serviu pe. Itamar na Noite da Pizza. Pode? - Júnior: nome do Chef de cozinha que preparou o jantar para a comunidade.

- Luzes: indiretas para abrilhantar o salão. Alguém pergunta: “São nossas?”. Respondem: “Ainda não, devemos ao cartão de crédito”. - Gabriel e Thiago Thiago: jovenzinhos fazendo leituras durante a celebração da 1ª Eucaristia.

- Gorgonzola: o patê saboroso servido por ele aos convidados.

- Adriana, parabéns! Também a todas as outras catequistas que cuidaram muito bem das crianças.

- Velas: parte da decoração (segundo fofocas) para economizar energia.

- Dra. Vera: preocupada em acomodar a todos.

- Ricardo (gaúcho) comandando o bar. - Rogério e Elaine, vindos de Sumaré diretamente para o jantar dançante. São ex-catequistas da paróquia. o e Fátima - Mineir Mineiro Fátima, trouxeram o cunhado Hilário e sua esposa Mercedes, de Limeira, para prestigiar o jantar. - Vado Negri: arrasou, com seu som. - Luís e Sabrina, procurando pelo salão o cartão de memória da máquina fotográfica, que caiu no chão e quebrou.


225 - Jornal Integração - Nov/2010 - Paróquia São Domingos - Americana - SP