Issuu on Google+

Paróquia comemora São Domingos e seus 42 anos de criação A Paróquia São Domingos foi criada em 4 de agosto de 1967, através de decreto de Dom Paulo de Tarso Campos, arcebispo de Campinas. No dia 20 de agosto daquele mesmo ano, deu-se o lançamento da pedra fundamental e foram iniciadas as obras da Matriz. Em março de 1977, a Paróquia São Domingos passou a fazer parte da Congregação dos Padres Canossianos; e a primeira missa a ser realizada na parte superior da Igreja aconteceu às 18 horas do dia 30 de julho de 1978. Com o passar dos anos, a paróquia foi se estendendo e adquirindo outras comunidades, entre elas: São Jerônimo, Vila Dainese, Parque das Nações e Guanabara. Com o crescimento territorial e o aumento na quantidade de paroquianos, a Diocese de Limeira decidiu separar algumas comunidades e transformar em novas paróquias. Atualmente a Paróquia São Domingos envolve as comunidades da Matriz e de Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Guanabara.

A Festa do Padroeiro A festa em homenagem a São Domingos começou a ser realizada na década de 60, quando a Capela ainda nem existia, pois suas obras tiveram início em fevereiro de 1967. Era uma comemoração simples, realizada em um barracão grande em frente à Igreja do Monsenhor Nazareno Maggi, sempre no dia 08 de agosto, dia de São Domingos de Gusmão. Com o passar do tempo, a festa foi crescendo junto com a construção da Paróquia São Domingos e conquistando amplitude muito rapidamente. Com a chegada do pe. Itamar Gonçalves à comunidade, a Festa do Padroeiro passou a ser reconhecida por pessoas de outros bairros e cidades. Atualmente, o público médio que comparece para prestigiar o evento, durante o mês de agosto, gira em torno de 5 mil pessoas.

Com o passar do tempo, a festa foi crescendo junto com a construção da Paróquia São Domingos e foi conquistando amplitude muito rapidamente

A Festa de 42 anos além das diversas barracas, com variedade de comida e entretenimento. Com sete anos de tradição, a “Noite da Pizza” também atrai muita gente para saborear as massas preparadas pela padaria da paróquia. A média de pizzas assadas é de 130 por domingo.

Benção do bolo Após a missa das 18 horas, no dia 08 de agosto, haverá a benção do bolo do padroeiro, este ano com 42 metros de comprimento. A tradição do bolo já permanece há 12 anos, com a contribuição de toda a comunidade, que oferece cerca de 420 receitas de bolo. Além disso, a organização do bolo do padroeiro há anos recebe a doação dos morangos e possui uma parceria com a Rotisserie Maryara; mas, pela primeira vez, neste ano, haverá uma enorme doação da Ameripan-Doces Florida para completar o recheio: serão 15 latas de 10 kg de doce de leite. Após a benção do bolo, será realizada a queima de fogos e a apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi.

Foto: Alexandra Thomann

Durante todo o mês de agosto, aos finais de semana, vão acontecer festividades religiosas e sociais, sob a coordenação do casal Rosana e Marco Dell Ducas. O lançamento da festa foi realizado no dia 21 de julho para a imprensa, autoridades, patrocinadores e fornecedores. A abertura oficial à comunidade acontece com o Jantar Dançante, dia 1º de agosto. Logo após as celebrações eucarísticas aos domingos pela manhã, cada entidade (Creche São Domingos, CPHC, Abrigo Feminino e a própria Comunidade São Domingos) realiza os almoços especiais. No domingo em que se comemora o Dia dos Pais será realizado o “Almoço do Padroeiro”; e, no domingo dia 23, acontece a deliciosa “Tem Feijoada na Paróquia”, no encerramento da Festa 2009. Desde 2002, equipes de casais responsáveis pelas celebrações de casamento realizam, às sextas-feiras (de agosto), o “Show de Prêmios”, que atrai centenas de pessoas. Todos os sábados, após a celebração da eucaristia, acontecem as “Quermesses” com a divertida roleta de assados dentro e fora do salão,


2

Agosto

Ouça o sino!

É preciso tomar cuidado com certas coisas. Às vezes as pessoas pensam que somos fantoches, crianças e que não temos capacidade de pensar, refletir, tomar decisões. Vejamos: você não acha meio esquisito toda essa preocupação “exagerada” com GRIPE SUÍNA? A outra gripe, que não é suína, não leva a óbito tanto quanto? O que será que há nos bastidores dessa preocupação, em nossa cidade, no país e no mundo? Um país colocar-se em pé de guerra contra o outro, talvez? Observemos como os países não se combinam, por pequenas coisas que sejam! No Brasil quantas confusões políticas e sociais surgem a olhos vistos... Cuidemos para não sermos desviados das verdadeiras preocupações. Uma coisa é certa: o cuidado que se fala, são os cuidados higiênicos que deveríamos tomar sempre: lavar as mãos com água corrente e sabão, espirrar ou tossir com a boca e nariz cobertos com lenço, tomar água em quantidade, aos pequenos goles, cuidar da alimentação etc. Mas quem pode fazer isso? O acesso a esses cuidados quem tem? Por isso, afirmo: não podemos ser ingênuos e nos deixar levar pelas conversas e situações. Já ouvimos de muitas pessoas: precisamos ouvir o sino tocar dos dois lados... Esse é um momento típico que nos convida a essa audição: os dois lados... Em meio a tudo isso, nossa alegria e esperança é intensa ao prepararmos a Festa do Padroeiro São Domingos. Estamos correndo há tempo! Se puder, venha participar desse momento em nossa comunidade. Será sempre bem vindo. Você completará nossa alegria. Pe. Itamar Gonçalves

Cartas Agradecimento Obrigada pela colaboração. Espero que a Festa do Padroeiro São Domingos dê bons frutos e que também possamos usufruir deles. Um grande abraço a você e a toda a equipe do jornal. Com amizade, Irmã Zita Costa, missionária da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário. Doação Como o senhor (pe. Itamar) sabe, sou amiga da Irmã Zita e me comoveu muito ver a foto dela com aquela criança (no Integração de julho). Vamos tentar fazer um bingo aqui no bairro e ver se juntamos uma quantia para mandar a ela lá na Costa do Marfim. Penso que, vendo o jornal, fica mais fácil explicar às pessoas, ao invés de enviar um pedido por e-mail. Vamos ver o que conseguimos. Grande abraço, Eneida Maria Silva Whitehead. NOTA - Para contribuir com o projeto missionário em Costa do Marfim, na África (onde Irmã Zita está trabalhando), faça um depósito - de qualquer quantia - em nome da Associação Pierre Bonhomme, no Banco Unibanco, agência 0133, conta poupança nº 225.650-0, CNPJ: 46.050.779/0001-50. Sua ajuda contribuirá para a construção de um Centro de Nutrição para crianças órfãs e desnutridas do país africano.

Agenda Paroquial

Celebrações IGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS: - sábado - 18h - transmissão pela Rádio Você AM 580 (uma vez por mês - aleatório) - domingo - 11h - transmissão pela Rádio Você AM 580 - domingo - 18h - sem transmissão - domingo - 20h - transmissão pela Rádio Azul Celeste AM 1440 - terça-feira - 19h15 - pelos falecidos (logo após, Encontro de Formação Bíblica) - quarta-feira - 8h - pelas vocações e doentes - sexta-feira - 19h30 - pelos aniversariantes da semana COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Jd. Guanabara): - domingo - 7h30 - quinta-feira - 19h15 - pelos falecidos ASILO SÃO VICENTE DE PAULA: - 2ª e 4ª quinta-feira do mês - 15h30 - Celebração na Capela do Asilo

 Jornalista Fundador JC Nascimento  Jornalista Responsável Sabrina Furlan - MTB 30880  Revisão Maria Ignez Worschech (Inezita)  Departamento Comercial Dirson Zerbeto Júnior  Impressão O Liberal  Tiragem 7.000 exemplares  Diagramação Eliane Deliberali  Colaboração Alexandra Thomann (foto capa) Ana Paula Pontes Divina M. Bertalia Luciana Teixeira Magda Lohr Paula Bosi Pregnaca Rogéria Fogaça Os artigos são de responsabilidade de seus autores. Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail: pascom@paroquiasaodomingos.com.br ou ligue na secretaria da paróquia - (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.

PUBLICAÇÃO MENSAL Av. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP (19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br


3 VÍRUS INFLUENZA A

Profissionais da saúde orientam como se prevenir contra a gripe Depois do crescimento de número de casos no Brasil, houve uma mudança sobre o conceito da gripe Influenza H1N1 (gripe suína), aumentando a preocupação quanto à doença.

Americana tem Comitê de Acompanhamento da gripe Mesmo diante do fato de Americana ainda não ter registrado caso positivo de pessoas infectadas com o vírus H1N1, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando todo o acompanhamento e orientação necessários e, no dia 21 de julho, a prefeitura oficializou a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento de Pandemia do Vírus H1N1. O comitê é constituído por quatro profissionais técnicos da Secretaria de Saúde, responsáveis pelas condutas e determinações emitidas pelo Ministério da Saúde, além de propor ações de combate à doença que se fizerem necessárias. “Por conta do crescimento da doença no país, a criação deste comitê se faz necessária para que possamos trazer maior tranquilidade à população”, explica a médica especialista em infectologia, Artemis Kilares, que é integrante do comitê. Ela enfatiza que deve haver uma unificação de condutas perante aos casos suspeitos dentro da saúde pública e privada, assim como um acompanhamento diário dos acontecimentos no município e na região. “As ações deste comitê auxiliarão na tomada de medidas para que, em caso de uma eventualidade, o município esteja preparado”.

O número de casos cresce a cada dia na região de Campinas. Em Americana, mesmo ainda não havendo casos confirmados, o médico infectologista Arnaldo Gouveia Júnior informa que os profissionais de saúde estão orientando a população quanto à prevenção e à condução dos casos de gripe com maior cautela, pois no inverno fica mais difícil diferenciar de início os casos da gripe comum e da gripe suína. “Os sintomas e a forma de contaminação da gripe suína são parecidos com os da gripe comum. A diferença entre elas está na agressividade um pouco maior que a gripe suína tem nos chamados “grupos de risco” para complicações (maiores de 60 anos, menores de 5 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas). Além disso, pessoas com obesidade parecem ter tendência a apresentar casos mais graves”, esclarece. O nome gripe suína surgiu porque a cepa viral associada à pandemia atual foi isolada na Califórnia, em abril deste ano, sendo um vírus Influenza A, subtipo H1N1, com uma combinação de componentes virais, suínos e de ave. De acordo com Dr. Arnaldo, existe um fato curioso em relação à criação da vacina contra esta gripe, pois, a vacina atual tem componente contra o H1N1, mas, infelizmente, o componente dela só protege contra o H1N1 habitual e não contra essa nova variante para a qual o Instituto Butantã está desenvolvendo uma vacina específica. O infectologista recomenda que tomem cuidados redobrados, por serem mais vulneráveis à doença: as crianças com menos de 5 anos (particularmente as menores de 2 anos), por terem o sistema imunológico ainda não completamente maduro; e os idosos, pela progressiva decadência imunoló-

gica que ocorre durante o processo de envelhecimento. O médico esclarece ainda que o uso de máscaras fora do contexto de atendimento não se constitui em proteção. “O importante é se afastar de pessoas que este-

jam tossindo e lavar as mãos após cumprimentar outras pessoas e antes de comer. Não creio que haja falta de informação e, sim, excesso de informação desencontrada e incompleta, o que leva ao pânico desnecessário”, enfatiza.

Como evitar o contágio da gripe? - Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. - Jogue no lixo o lenço após o uso. - Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos. - Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo. - Evite contato próximo com pessoas doentes. - Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Jornalismo policial em favor da Segurança Pública Como repórter policial e das estradas do Jornal da Notícia*, procuro fazer meu trabalho, diariamente, não apenas trazendo as informações e as ocorrências policiais, mas, ainda, orientando as pessoas para que tomem as medidas necessárias para sua segurança. Acredito que a leitura das ocorrências policiais, narrando detalhadamente os acontecimentos, pode ajudar os ouvintes a evitar situações de roubos, furtos e, principalmente, prevenirem-se contra os golpes, tão constantes atualmente e que sempre fazem novas vítimas. Em meu dia a dia, no trabalho, na família e no meu convívio com as pessoas, ainda procuro falar sobre assuntos ligados à segurança, mostrando o que vejo em minhas atividades profissionais, pedindo a elas que também repassem essas in-

formações para os outros, podendo assim ajudar e alertar o maior número de pessoas. Entendo que a troca de experiência é importante para ampliar esta rede de solidariedade. Vivemos um momento complicado na segurança pública em nosso município, em nosso Estado e até em nosso país, mas não podemos nos acomodar e achar não haver mais solução. Assim, devemos nos unir, independentemente de qual seja nossa profissão, para que cada um faça a

sua parte. Torne-se um agente divulgador de fatos e situações para ajudar as pessoas a denunciar e a se prevenir contra os efeitos da crescente violência. As orações também são fundamentais e importantes sempre. Então deixo esse recado: oremos e roguemos a Deus para termos cada vez mais dias melhores e mais seguros em nossos lares, trabalho, em nosso dia a dia. Que nossa fé e nossas orações façam a diferença!

Entendo que a troca de experiência é importante para ampliar esta rede de solidariedade.

José Carlos Naves, repórter policial da Rádio Notícia FM *O programa vai ao ar de segunda a sábado, das 7 às 8 horas.


4 SEU TRABALHO NA COMUNIDADE

20 anos de dedicação à paróquia

Além da vocação para costurar lindos bordados, Ana Maria Mello Ferreira, coordenadora da loja de artesanato da paróquia, possui o dom de ensinar e conviver com as pessoas. Desde 1989, participa como voluntária da Igreja de São Domingos. Nesses 20 anos, foi catequista, coordenadora dos acólitos, entre outras funções, “sempre fazendo uma coisa ou outra pela comunidade”, resume. O marido, Ricardo Ferreira, também é antigo colaborador da paróquia. Quem já não o viu nas barracas de bebida da Festa do Padroeiro? O casal se mudou, há seis anos, para o bairro Parque Novo Mundo, mas a distância não diminui a dedicação à Paró-

Acólitos na cele br ação de PPentecostes entecostes de 1999. celebr bração

quia São Domingos. “Começamos aqui, gostamos e aqui ficamos”, explica Ana Maria. “Não sei se conseguiria ficar sem vir à igreja; é muito gratificante, tudo de bom!”, completa. Artesanato Há dois anos, Ana Maria coordena a loja de artesanato da paróquia. Passa todas as tardes (de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas) ajudando a bordar, costurar e vender os caprichados trabalhos manuais, cuja renda contribui para os projetos sociais da igreja. Bastante atenciosa, Ana Maria ainda ensina seus conhecimentos em costura e bordado manual. A aula de artesanato acontece às terças-feiras, das 18 às 20 horas. “Gosto muito do que faço, é um aprendizado diário; adoro lidar com o público e sempre aprendo alguma coisa, por exemplo, a ter mais paciência e tolerância”, afirma. Catequese Ana Maria foi catequista na paróquia de 1989 a 2008. Muitas crianças que ajudou a ensinar hoje são adultas e até concluíram a faculdade. “É muito gratificante. Até hoje mantenho contato com eles. É uma alegria, quando nos reencontramos; criamos um vínculo muito forte, inclusive com os pais. É uma amizade que fica, são coisas que marcam a vida da gente”, comemora. E o exemplo permanece. “Teve uma ‘aluna’ minha que chegou a ser catequis-

Guilher me Guilherme me,, Monik Monikee, Danilo Danilo,, Daiane uliana, Daiane,, Danilo Danilo,, Eloíza, JJuliana, Gusta anaína, PPedr edr Gustavvo, JJanaína, edroo, Reginaldo theus ginaldo,, Heloísa, Ma Matheus theus,, Juliana e FFelipe elipe elipe.. Cor oinhas de 1999. Coroinhas

“Começamos aqui, gostamos e aqui ficamos”, explica Ana Maria. “Não sei se conseguiria ficar sem vir à Igreja, é muito gratificante, tudo de bom!” ta”, comenta. O atual acólito Douglas Pereira também foi catequizando de Ana Maria. Sobre a experiência de catequizar, relata: “você não apenas ensina, mas aprende muito com as crianças”. Acólitos Em 1995, pe. Itamar convidou-a para ser coordenadora dos acólitos. Ana Maria exerceu a função com muito empenho e carinho. Ela ia pessoalmente “de porta em porta” - como diz - para pedir doações de tecidos para confeccionar as roupas dos acólitos. “Os vestidos das meninas fizeram tanto sucesso que veio até gente de outras cidades para tirar o modelo”, relembra com entusiasmo. Daquela época, recorda com saudades das tardes que passou, ao lado de Magda Lohr e Emília Rosalém, costurando e inventando modelos de roupas para as crianças. Entre seus “pupilos” estavam os antigos acólitos Fábio, Fabrício e Eloíza Teixeira, Roanes Toledo, Ricardo Nascimento e os próprios filhos Juliana e Gustavo, hoje com 25 anos. Barraca de diversões Na Festa do Padroeiro, o trabalho também era intenso. Os acólitos eram responsáveis pe-

“Durante dois meses, junho e julho, ficávamos todo dia à tarde na paróquia costurando. Tenho saudades daquele tempo” las barracas de diversão, como pesca, bexiga e chute ao gol. Além dos preparativos, Ana Maria ainda ajudava a fazer as prendas para a festa. “Durante dois meses, junho e julho, ficávamos todo dia à tarde na paróquia costurando. Tenho saudades daquele tempo”, confessa.

PADRE ITAMAR CONVIDA VOCÊ PARA

UM RETIRO ESPIRITUAL EM ISRAEL Visitando: Tel Aviv, Cesaréa, Haifa, Nazaré, Galiléia, Jerusalém e Belém Saída: 03 de novembro

MEDITERRÂNEA TURISMO Tel.: (19) 3462-2523

SERVIÇOS PAROQUIAIS Almoço Fraterno Segunda a sexta-feira - 11h - Igreja Nossa Senhora de Fátima - Jd. Guanabara Atendimento - pe. Itamar Igreja Matriz de São Domingos Quarta-feira - pela manhã Sexta-feira - o dia todo e Sábado - pela manhã Obs.: se não for confissão, é preciso ligar na secretaria para agendar. 3461-2865 Atendimento Nutricionista Franciele C. Quinteiro Segunda-feira - 13h às 19h. Agendar: 3461-2865 Aula de Artesanato Terça-feira - 18h às 20h - Igreja Matriz de São Domingos Aula de Espanhol Quinta-feira - 19h - Igreja Matriz de São Domingos Sábado - 16h - Igreja Matriz de São Domingos

Bazar Segunda a sexta-feira - 8h às 12h, 13h às 17h - Igreja Matriz de São Domingos Bioenergética - Chá Fitoterápico (não haverá em agosto) Segunda-feira - 19h30 - Igreja Matriz de São Domingos Coral Quarta-feira - 19h30 - Igreja Matriz de São Domingos Curso de Pintura em Madeira Segunda e quarta-feira - 19h às 21h - Igreja Matriz de São Domingos Encontro de Formação Terça-feira - 15h e 20h - Igreja Matriz de São Domingos Ginástica Segunda e quarta-feira - 14h - Igreja de São Domingos Terça e quinta-feira - 7h30 - Igreja de São Domingos Segunda e quarta-feira - 16h - Jd. Guanabara Grupo de Artesanato (sem aula específica)

Precisa-se de voluntárias Quarta-feira - 19h - Igreja Matriz de São Domingos Grupo de Mulheres (não haverá em agosto) Terça-feira - 14h - Igreja Matriz de São Domingos Grupo de Oração Segunda-feira - 19h30 - Igreja Matriz de São Domingos Loja de Artesanato Igreja Matriz de São Domingos Segunda, terça, quarta e sexta-feira - das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 21h Quinta-feira - das 13h às 17h Sábado - das 8h às 13h Domingo - das 17h às 21h30 Livraria Sexta-feira e sábado, aberta a partir das 14 horas e durante as celebrações Orientação com advogados Agendar - 3461-2865

Padaria Segunda a sexta-feira das 8h às 20h Sábado das 8h às 16h e durante as celebrações Pastoral da Sobriedade Segunda-feira - 19h30 - Igreja Matriz São Domingos Pastoral Social (atendimento, orientação e encaminhamento às famílias) Sexta-feira - 13h30 às 17h - Igreja de São Domingos Segunda a Sexta-feira - 8h30 às 16h - Igreja N. Sra. de Fátima - Jd. Guanabara Terceira Idade Quinta-feira (cada 15 dias) - 13/08 e 27/08 - 19h30 Igreja Matriz de São Domingos Terço dos Homens Segunda-feira - 19h30 - Jd. Guanabara Quinta-feira - 19h30 - Igreja Matriz de São Domingos Taxas serão informadas pelos responsáveis dos serviços.


5 ACONTECIMENTOS

1

01 - PPaulo aulo Zanini, Vanessa Gr anber or am os Granber anbertt e Hug Hugoo Oter Oteroo ffor oram es da 5ª edição do PPor or co no RRolete olete em pr ol da orgganizador anizadores orco prol or Cr ec he São Doming os (12/07) Crec eche Domingos 02 - Dia Litúr gico de Nossa Senhor mo (comemor a(comemoraLitúrgico Senhoraa do Car Carmo es ffoi oi con vidado pelo pe do em 16/07). PPee. Itamar Gonçalv convidado pe.. Gonçalves unidade Ademir Zanar elli a concele br ar naquela com Zanarelli concelebr brar comunidade unidade.. 03 - FFesta esta JJulina ulina da Com unidade de Nossa Senhor Comunidade Senhoraa de ar dim Guana bar ardim Guanabar baraa (18/07). Fátima, no JJar

2

04 - Coquetel de lançamento da 42ª FFesta esta do PPadr adr oeir adroeir oeiroo, or unidade orgganizado por equipes de casais da com comunidade unidade,, do qual par ticipar am rreepr esentantes da impr ensa de Americana e participar ticiparam presentantes imprensa região esários ece ber am a gião,, autoridades e empr empresários esários,, que rrece eceber beram pr eligiosa e social do eevvento (21/07). proogramação rreligiosa 05 - Cele br ação com todos os vvoluntários oluntários da FFesta esta do Celebr bração Padr oeir adroeir oeiroo 2009 (24/07). 06 - Dia Litúr gico de São Cristóvão (25/07). FFoi oi rrealizada ealizada na Litúrgico Ig triz de São Doming os a cele br ação eucarística e a Igrreja Ma Matriz Domingos celebr bração bênção aos motoristas são de água benta nos motoristas,, além da asper aspersão documentos e vveículos eículos eículos..

3 4

6 5


6

Rogéria Fogaça rogeriafogaa@yahoo.com.br

Olá amigos e amigas!

Dia 09: Dia dos Pais

Estamos no mês de agosto, um mês de muitas datas importantes. Vamos conhecer e celebrar com muita alegria!

Como é bom ter um pai, alguém que está sempre conosco nos ajudando nas

Dia 04: Dia do Padre

homem que chamamos de pai é muito especial e merece muitos abraços!

Uma pessoa muito importante, que nos leva a conhecer Jesus e, com seu

tarefas difíceis, nos levando para passear, amando a nossa família. Esse

Procure no quadro 7 qualidades do bom pai:

exemplo, nos mostra Deus. Vamos rezar por nosso padre, completando a oração: Pai Nosso que estais no _______, Santificado seja o Vosso _______, venha a nós o Vosso ________, seja feita a Vossa ____________, assim na terra como no céu. O ______ nosso de cada dia nos dai _______, perdoai as nossas ____________, assim como nós _____________ a quem nos tem ____________. E não nos deixeis cair em _____________, mas livrai-nos do ________. Amém.

Dia 08: Dia do Nosso Padroeiro São Domingos de Gusmão Nasceu no dia 24/06/1170, viveu ajudando os irmãos e ensinando o amor a todos. Vamos seguir o exemplo de São Domingos e trazer um quilo de alimento à igreja para que possamos dividir com as pessoas necessitadas.

Participe das celebrações e festas em nossa paróquia. Venha rezar e se divertir conosco! Vamos colorir e cantar a São Domingos...

TEMOS MUITAS OUTRAS DATAS IMPORTANTES ESTE MÊS! DESCUBRA E COMEMORE CADA UMA DELAS! Estamos voltando às aulas... Que bom! Espero que você tenha aproveitado as férias e, agora, vamos estudar! Prepare-se bem para a aula, pesquise, leia e converse com o professor e os amigos, assim você fica mais inteligente e as aulas mais animadas! Boas aulas!


7 SAÚDE BUCAL

A voz envelhece?

Sim, a voz envelhece. Pode-se dizer, de maneira simplificada, que a voz é produzida na laringe com o suporte de ar que vem dos pulmões e é amplificada pelo grande tubo formado pela faringe e pela cavidade oral. Como todos os órgãos do nosso corpo, a laringe também envelhece e pode modificar a produção da voz. A idade fisiológica, porém, pode não estar totalmente relacionada à idade cronológica. Uma pessoa que pratica exercícios físicos, regularmente, em geral, aparenta menos idade. Com a voz também é assim, porque as pregas vocais são músculos que devem ser trabalhados corretamente. Pesquisas que relacionaram envelhecimento vocal e condições de saúde em grupos de idosos ativos e sedentários mostraram que o grupo ativo apresentou uma voz de pessoa mais jovem. Uma voz envelhecida é comumente descrita como rouca, crepitante, trêmula, fraca, soprosa e possui alteração de frequência e redução de intensidade. Com a idade, a voz do

homem fica mais aguda e a da mulher mais grave, diminuindo a diferença vocal entre os dois sexos. A capacidade de alcançar tons graves e agudos também fica comprometida. Por isso, pode ser difícil cantar afinadamente uma música. O curioso é que estudos indicam que essas mudanças não ocorrem nos profissionais do canto. E com as mudanças, surgem os problemas: na tentativa de deixar a voz menos soprosa e de elevar ou diminuir a frequencia, o idoso provoca tensão e esforço excessivo na laringe. Isso pode levar à fadiga vocal e às lesões, como o edema. Para prevenir as alterações vocais é importante a prática de exercícios físicos regulares, nutrição adequada com controle de peso e hidratação. Também são recomendáveis atividades sociais que propiciem a oportunidade de uso vocal saudável. Aveliny Mantovan Lima-Gregio é fonoaudióloga (CRFa 13817), mestre em Bioengenharia e doutoranda em Linguística. Contato: aveliny@yahoo.com.br

Atenção às mudanças As modificações na qualidade vocal podem indicar problemas como o câncer laríngeo e doenças neurológicas, que devem ser diagnosticados o quanto antes para tratamento. Portanto, queixas como desconforto vocal (dor, pigarro, sensação de ‘bolo’ ou ‘corpo estranho’ na garganta), cansaço ao falar, estranheza com a própria voz e rouquidão por mais de 15 dias são sinais que devem levar à procura de um fonoaudiólogo. O trabalho desse profissional é proporcionar uma comunicação efetiva, qualquer que seja a necessidade e o interesse de uso da voz.

AGOSTO

Mês de São Domingos, vocações e muita oração

Além de celebrar São Domingos de Gusmão, a Igreja no Brasil também dedica o mês de agosto à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema da vocação. Entre elas, a vocação sacerdotal. A pessoa do padre tem um valor muito importante para a comunidade, uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. No calendário litúrgico, no dia 04 de agosto é comemorado o dia do patrono e protetor de todo o clero, São João Maria Vianney. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais trabalhos na vida dentro da Igreja.

Oração pelas vocações 1ª semana - vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; 2ª semana - vocação para a vida em família (atenção especial aos pais); 3ª semana - vocação para a vida consagrada: religiosos/as e consagrados/as seculares; 4ª semana - vocação para os ministérios e serviços na comunidade.

Intenções do Apostolado da Oração Geral - Os deslocados e refugiados. Para que a opinião pública se ocupe do problema dos milhões de deslocados e refugiados; e para que se encontrem soluções concretas para sua situação frequentemente trágica. Missionária - Os cristãos perseguidos. Para que os cristãos que em muitos países são discriminados e perseguidos por causa do nome de Cristo, tenham reconhecidos seus direitos humanos, a igualdade e a liberdade religiosa, de modo que, possam viver e professar livremente a sua fé.

“Acabar em pizza” Expressão nasceu perto do gramado palmeirense

Recentemente, o Presidente Lula afirmou que os senadores são os maiores pizzaiolos do Brasil. Este é o nome que se dá aos profissionais que trabalham nos estabelecimentos comerciais que vendem pizzas, ou seja, as pizzarias. “Acabar em pizza” é uma expressão tipicamente nacional, que não causa nenhum orgulho aos brasileiros, uma vez que significa que algo errado terminou sem qualquer punição àqueles que infringiram a lei, prejudicando toda a sociedade brasileira. A origem dessa fala está ligada ao futebol, mais especificamente à Sociedade Esportiva Palmeiras, clube paulistano criado por italianos, o antigo Palestra Itália, e a um palmeirense, o jornalista esportivo Milton Peruzzi, falecido em 2001. Na década de 60, uma crise envolveu o Palmeiras, uma briga começou no clube e, 14 horas depois, os dirigentes ainda discutiam, quando a fome apertou. Todos foram a uma pizzaria. Duas rodadas de chope, algumas garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes depois, a paz voltou a reinar. Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, estava lá e cunhou a manchete no dia seguinte: “Crise no Palmeiras termina em pizza”. Desde então, quando alguma denúncia de corrupção, em qualquer área ou instância do poder público, apurada ou não, termina sem que os culpados sejam punidos, é porque “acabou em pizza”. A recente afirmativa do Presidente da República, referindo-se aos escândalos que envolvem o Senado Federal, confere procedência à mensagem estampada em camisetas que circulam pelo país, onde se lê ao lado da fotografia do Congresso Brasileiro: “Pizzaria Nacional – atendem-se todos os gostos”.

“De boas intenções o inferno tá cheio” Frase foi cunhada por um teólogo que virou santo

Essa expressão é usada, quando se quer dizer que apenas boa vontade não é suficiente para se chegar ao resultado esperado – e, pior, às vezes leva para o caminho contrário. Ela foi dita pela primeira vez por um teólogo – que acabou sendo canonizado, o francês Bernardo de Clairvaux. Nascido em 1090 e morto em 1153, Bernardo foi conselheiro de reis, papas, e também de líderes combatentes dos hereges, divulgador do culto à Virgem Maria e defensor da Segunda Cruzada. Toda vez que alguém tinha uma boa ideia e ele a considerava inviável, afirmava que a intenção era boa, mas não servia para nada, pois muitos combatentes também haviam tido bons planos, mas perecido nas guerras. Não há registro, porém, sobre a data exata em que ele disse a frase. Fonte: Revista “Aventuras na História”.


8 BASTIDORES Admirador Os aniversariantes da semana eram Tárik e Eliana. Felicidades! Sobre a mesa da secretaria colocaram um arranjo de flores (camélias). Todo mundo curioso para saber quem era o admirador secreto da Eliana. Até que descobriram que o arranjo foi feito para a Pastoral da Sobriedade.

Na secretaria... - Peça para o Seu Pedro vir aqui, que estamos com dificuldades com o gás. Trouxeram o Seu Pedro. - Não! Este é o Seu Pedro das bebidas; nós queremos o Seu Pedro do gás.

bém houve quem, para “testar”, misturou os dois caldos de diferentes sabores. Jantar Dançante Dia 1º de agosto, às 20h30, no salão de eventos da Matriz. Cardápio de cair o queixo. Convite na secretaria, com a Letícia. Não foi, mas foi No lançamento da festa do padroeiro, o mestre de cerimônia, José Vicente De Nardo, pede a presença do pe. Itamar à frente: “Vem aqui, fique do meu lado”. O padre não foi. José Vicente agradece aos presentes, anuncia a programação da festa e o padre continua lá no fundão. Só depois, na hora de sua fala, foi à frente. Prefeito de aliança nova O prefeito Diego De Nadai esteve presente no lançamento da festa e também fez uso da palavra. Alguns mais próximos observaram a reluzente aliança na mão esquerda. Como se sabe, Diego casou-se recentemente com Juliana Marin.

Novo logo Ficou nota 10 o logotipo de 42 anos da festa do padroeiro. Quem foi o autor da idéia?

42 anos As camisetas da 42ª edição da festa do padroeiro estavam sendo confeccionadas, quando o pe. Isael de Brito - que irá comemorar 42 anos de vida - disse que era em sua homenagem.

Caldos Os caldos fizeram sucesso no coquetel de lançamento da festa. Houve gente se oferecendo para patrocinar os próximos. Por outro lado, tam-

Rapidez O Valdir da Boutique (roleta dos patrocinadores) é mesmo organizado. Já recolheu os cartões e o dinheiro com bastante antecedência.

Fora de medida Uma menina de 5 anos ganhou uma galinha (para ser usada de peso para segurar a porta) feita pelo artesanato. Adorou, mas reclamou que o xale dela (da galinha) era muito pequeno. Comunicação Pe. Itamar pede ao Orlando Malafaia (padeiro): “Por favor, traga para mim um porquinho”. Orlando, todo prestativo, traz uma porção sem osso e já com limão. Itamar: “Não esse porquinho; quero o de louça, que está sobre a mesa”.

Passou Pe. Itamar termina a celebração e desce para a secretaria. O segurança (destacado pela empresa) não deixa por menos: “O senhor tem convite?”. Itamar: “Não, só vou pegar uns papéis”. E consegue entrar. Prepare-se Dia 16 de agosto acontece a 1ª Caminhada da Festa de São Domingos; e no dia 30, a 3ª edição do Passeio Ciclístico. Inscrições com a Letícia.

Homenagem especial ao saudoso Santo Cometti Santo Cometti - nascido a 08/10/1927 e falecido a 17/12/2005 - foi por 38 anos voluntário na Festa de São Domingos. Trabalhou também como voluntário por mais de 30 anos na construção da Igreja, tendo, inclusive, participado do lançamento da pedra fundamental em 1967. Casou-se com Antonieta Batistela Cometti em 28/05/1949, com quem conviveu por 56 anos e teve dois filhos: José Umberto Cometti e Claudinei Cometti; cinco netos: Vivian, César Augusto, Marco Aurélio, Juliana e Rafael; e dois bisnetos: Gabriela e Enzo. Por muitos anos, Santo Cometti foi conselheiro do pe. Itamar. Desde a chegada do pároco na comunidade, em 1987, Santo Cometti sempre participou de todas as reuniões do conselho paroquial, dos encontros de formação, entre outras atividades. Em sua homenagem, durante as festividades do padroeiro, será dado o seu nome à praça pública que fica atrás da Igreja Matriz de São Domingos, ladeada pelas ruas Carmine Feola e Bulgária. A instalação da placa denominativa, com a presença do prefeito, Diego De Nadai, será realizada no mês do padroeiro em data a ser divulgada durante as celebrações.

ESPORTE

Qualidade de vida tem destaque na Festa de São Domingos O assunto qualidade de vida é hoje essencial na vida das pessoas. Neste sentido, a 42ª Festa de São Domingos vai oferecer à comunidade dois eventos relacionados à atividade física: a 1ª Caminhada e o 3º Passeio Ciclístico - Tem Festa na Paróquia. Segundo a professora de educação física e coordenadora da 1ª Caminhada, Cecília Benazzi, existem vários motivos muito positivos para praticar a caminhada: - A circulação sanguínea é ativada; - Os ossos ficam mais fortes; - Os músculos ganham definição; - O estresse diminui; - O coração e os pulmões ficam mais saudáveis; - Pesquisas garantem que caminhar diariamente, por 30 minutos, controla a pressão alta, reduz a gordura do sangue e o colesterol ruim, assim, diminuindo 30% o risco de infarto; - Andar é uma maravilhosa fonte de energia. Ao caminhar, há um aumento na produção de adrenalina; o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea são acelerados, bombeando mais sangue para o cérebro. Todo esse pro-

cesso faz com que você se sinta mais ativo física e mentalmente. A professora lembra ainda que, antes de iniciar qualquer atividade física, é importante fazer uma avaliação médica e procurar orientação de um profissional de educação física, registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). De acordo com o educador físico e coordenador do 3º Passeio Ciclístico, Roberto Barion, o ciclismo também oferece ótimos benefícios para a saúde: - Fortalece os músculos do corpo de forma geral, principalmente os das pernas e dos glúteos (bumbum); - Melhora o condicionamento físico, pois é uma atividade cíclica, ou seja, não tem parada, podendo a pessoa pedalar por horas; - Conduz o indivíduo a queimar calorias e, consequentemente, emagrecer, pois é uma atividade aeróbica (usa o oxigênio constantemente); - Melhora a frequência cardíaca basal (quando acordamos), em repouso (quando não estamos fazendo exercícios) e a do exercício em específico;

- Auxilia na melhora do sistema cardiorrespiratório (pulmão e coração); - Ao pedalar, o indivíduo libera adrenalina e isso pode alterar seu estado de humor. O professor lembra que para ser um ciclista não há necessidade de um investimento muito alto, pois existem diversas bicicletas, possibilitando o acesso das pessoas. Além do mais, esta atividade pode ser praticada como lazer, atividade física e competitiva. Para que a pessoa se beneficie do exercício na bicicleta, ela precisa considerar alguns fatores de segurança: capacetes, luvas, sinalizadores, kits remendos e manutenção constante.

Inscrições antecipadas Para participar do 3º do Passeio Ciclístico e da 1ª Caminhada é necessário que as inscrições sejam feitas na secretaria da Igreja de São Domingos, com Letícia. A inscrição para o passeio ciclístico custa R$ 5,00 e uma lata de óleo. Os participantes ganham uma camiseta. Já as 200 primeiras pessoas inscritas para a caminhada, ao doarem uma lata de óleo, ganham uma camiseta.


210 - Jornal Integração - Ago/2009