Page 1

Apostila de Dons Espirituais Introdução O que são os dons espirituais? Os dons são dádivas concedidas por Deus à Igreja. São as “ferramentas” de que precisamos para o êxito total de nossa tarefa no serviço cristão. Definição Teológica. A palavra “dom” vem do vocábulo grego charisma, significando “donativo de caráter imaterial, dado de graça”. Os dons, pois, são capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo com o propósito de edificar a Igreja. Através desses recursos, o Senhor revela o seu poder e sabedoria. Devem-se distinguir os dons espirituais dos ministeriais; estes são concedidos apenas aos ministros (Ef 4.11; 1Co 12.28). Quais os propósitos dos dons espirituais? O propósito dos dons é glorificar a Deus (não àquele que manifesta o dom) e edificar a igreja. Uma das maneiras do Espírito Santo manifestar-se é através de uma variedade de dons espirituais concedidos aos crentes(12.7-11). Essas manifestações do Espírito visam à edificação e à santificação da igreja. Qual a utilidade dos dons? Quanto à unidade da igreja. Os dons revelam ao mundo a Igreja como o corpo de Cristo (Ef 1.22,23). Por esta razão devem os dons operar nos trabalhos regulares da Igreja como ocorria na Igreja Primitiva (At 3.1-11; 5.12-15) Quanto à edificação do crente em particular. O uso do dom propicia ao crente: a) Comunhão. O seu amor para com Deus aumenta à medida que ele exerce os dons espirituais (Ef 3.16-19) b) Fortalecimento na fé. Os dons são usados segundo a fé (rm 12.3,6), e resultam em atos de fé (1 Ts 1.3) e esta é constantemente fortalecida. c) Santificação. O crente é um vaso de barro, onde o Senhor derrama o seu poder. Para continuar a ser usado ele precisa estar continuamente purificado. d) Humildade. Leva o crente a dar continuamente a glória a Deus (At 3.12-16). e) Oração. É um meio eficaz de o crente pedir a Deus os dons espirituais (1 Co 12.31)


Quem pode receber os dons? O Espírito Santo procura crentes consagrados, através dos quais possa agir, mas é o Espírito mesmo que resolve quais dons cada homem ou mulher receberá (12.11). Por isso, não importa quem recebeu qual dom ou quantos dons o indivíduo recebeu. O dom concedido não é merecido nem ganho. Nenhum crente faz concorrência aos seus irmãos na fé, no emprego dos dons espirituais. Quais são os dons? Classificação dos dons 1. Dons de elocução. Também chamados de dons verbais: a) Profecia. É uma mensagem divina, momentânea e sobrenatural, dada pela inspiração do Espírito Santo. b)Variedade de línguas. Capacidade sobrenatural de falar uma língua que o próprio falante não entende, para fins de louvor, oração ou transmissão de uma mensagem divina. c) Interpretação de línguas. A habilidade de interpretar no próprio vernáculo, aquilo que foi pronunciado em línguas. 2.Dons de Inspiração. Também chamado dons de saber a) Sabedoria. Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo.Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico. b) Ciência. Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas. c) Discernimento de espíritos. Capacidade sobrenatural de se discernir a natureza e o caráter dos espíritos. 3.Dons de poder. a) Fé. Uma fé sobrenatural especial, comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas.


b) Operação de maravilhas. Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. c) Dons de Curas. Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais. O plural (dons) indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo, todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Conclusão Quando Deus chama alguém para um serviço ou ministério especial, capacita essa pessoa para seu labor, outorgando-lhe os dons necessários. Todos os dons são concedidos para uso da igreja e devemos “procurá-los ardentemente” (1 Co 12.31). --------------------IEAD BOSQUE 2 RUA ARAÇUAI, 358 BOSQUE DOS EUCALIPTOS CULTOS: Quarta – 19:30h Sexta – 19:20h (Ensino da Palavra). Domingo – 09h Escola Dominical. 18:30h Culto da Familia VISITE NOSSO SITE: www.ieadbosque2.blogspot.com


DONS ESPIRITUAIS  

O que é, e o que representa para a igreja.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you