Page 1

Portefólio de Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas Contactos Rua Elias Moreira Neto, 68 4585-132 Gandra Paredes Telemóvel: 919643950 Telefone: 224110036 E-mail: anamartinsmaiacosta@gmail.com Portefólio digital http://issuu.com/ana-margarida-costa/docs/portef_lio_de_ana_margarida_costa

2


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

Introdução

O Farmacêutico Comunitário é um dos profissionais de saúde mais acessíveis pela população, com função não só de dispensa de medicamentos e produtos de saúde, mas também de promoção

do

prestação

uso

de

racional informação

do

medicamento, aos

Utentes,

aconselhamento e acompanhamento dos mesmos.

Sou Mestre em Ciências Farmacêuticas, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte. Procuro colocação para serviço em Farmácia Comunitária.

Neste documento constam todas as tarefas efectuadas e todas as aptidões adquiridas em Farmácias Comunitárias, nomeadamente em: 

Farmácia Central de Valongo;

Farmácia Senhora da Guia – Vandoma;

3


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

Recepção e Conferência de Encomendas Diariamente as farmácias elaboram encomendas a Fornecedores (e eventualmente a Laboratórios), de forma a garantir o aprovisionamento da mesma, e de modo a satisfazer as necessidades dos vários Utentes. Dado a sua necessidade, a recepção e a conferência de encomendas foram aptidões adquiridas no Estágio Curricular na Farmácia Senhora da Guia e na Farmácia Central de Valongo.

Conferência, Correcção e Organização do Receituário A conferência, correcção e organização do receituário foram tarefas que abrangeram no Estágio Curricular. Após a dispensa de Medicamentos Sujeitos a Receita Médica todo o receituário deve ser conferido para detectar erros do foro técnico-burocrático e erros científicos. Todos os erros passíveis de corrigir devem ser rectificados atempadamente antes do receituário ser enviado às respectivas entidades (Centro de Conferências de Facturas (CCF) e Associação Nacional das Farmácias (ANF), por exemplo) A organização do receituário em lotes de 30 receitas do mesmo organismo de comparticipação e a emissão do verbete de identificação de lotes também foram aptidões adquiridas no Estágio Curricular.

4


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

Serviços Essenciais  Dispensa de Medicamentos Sujeitos a Receita Médica

A dispensa de Medicamentos Sujeitos a Receita Médica (MSRM) é um Serviço Essencial, que é efectuado diariamente na farmácia. As receitas médicas são uma via de informação entre o Médico, Farmacêutico e Utente, pelo que cabe aos diversos elementos da farmácia saber avaliar e interpretar o conteúdo da receita médica. No momento da dispensa o Farmacêutico deve promover a adesão á terapêutica pelo Utente, bem como avaliar a efectividade e a segurança do medicamento, de modo a detectar e identificar

Resultados

Negativos

da

Medicação (RNM’s).

 Indicação Farmacêutica

A farmácia, muitas vezes, é o local de primeira escolha para a resolução de pequenos problemas e transtornos. Assim, cabe aos Farmacêuticos saber avaliar da melhor forma as várias situações e actuar o melhor possível, tendo sempre como objectivo o bem-estar do Utente e não ultrapassando as responsabilidades médicas. No decorrer do Estágio Curricular na Farmácia Senhora da Guia surgiram várias situações de Indicação Farmacêutica, onde tive a oportunidade de avaliar e intervir de forma adequada.

5


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

 Prestação de Informação aos Utentes A prestação de qualquer esclarecimento ao Utente é um dos actos de maior importância, visto o Farmacêutico ser um profissional de saúde, que se encontra próximo da comunidade. O Farmacêutico tem a função de fornecer toda a informação relativa ao medicamento, sempre com o objectivo de promover a adesão à terapêutica e o uso racional do medicamento.

 Determinação de Parâmetros Bioquímicos e Fisiológicos As

determinações

de

parâmetros

bioquímicos e fisiológicos, também designados por Serviços

“CheckSaúde”,

são

serviços

indispensáveis na farmácia, que possibilitam ao Farmacêutico a promoção da saúde junto das populações. Os parâmetros determinados durante o período de Estágio Curricular na Farmácia Senhora da Guia foram: 

Pressão arterial;

Colesterol total;

Triglicerídeos;

Glucose;

Ácido Úrico;

Peso/altura e Índice de Massa Corporal (IMC);

Gonadotrofina Coriónica Humana.

6


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

 Participação no Projecto VALORMED O projecto VALORMED é uma solução para a resolução do problema do impacto dos medicamentos no meio ambiente e tem como principais intervenientes as Indústrias Farmacêuticas, os Fornecedores, as Farmácias, o Governo e os Utentes. As farmácias tem como função fazer a recolha de embalagens e medicamentos fora de uso e consciencializar o Utente para a importância deste projecto. Enquanto Estagiária em na Farmácia Senhora da Guia, vi a necessidade e a importância de informar os utentes a entregar nas farmácias as embalagens e medicamentos que já estejam fora de uso.

 Recolha e Reciclagem de Radiografias Usadas Durante o período de Estágio na Farmácia Senhora da Guia, tive a oportunidade de participar na campanha de recolha e reciclagem de radiografias usadas, com mais de 5 anos ou que não tenham valor de diagnóstico.

7


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

Serviços Diferenciados Os Serviços Diferenciados apenas podem ser prestados na farmácia por Farmacêuticos certificados, com formação específica acreditada pela Ordem dos Farmacêuticos (OF). Hoje em dia, os Serviços Diferenciados que se destacam são os Programas de Cuidados Farmacêuticos, que têm como objectivo fazer o seguimento continuado dos Utentes na área da Diabetes mellitus, Asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), da Hipertensão Arterial e Dislipidemias. Embora não tenha adquirido qualquer aptidão e formação em Serviços Diferenciados, a meu ver acho que este tipo de Serviços valorizam o papel do Farmacêutico na sociedade e de uma forma geral contribuem para o bem-estar dos Utentes, pelo que estou motivada para aprender e tirar formação nesta área num futuro próximo.

Preparação de Medicamentos Manipulados A preparação de medicamentos manipulados em farmácias comunitárias caiu em desuso, mas ainda é efectuado por algumas. Embora não tenha efectuado a preparação de medicamentos manipulados no Estágio Curricular, durante a minha formação académica

adquiri

equipamentos

conhecimentos

mínimos

obrigatórios

sobre para

preparação, acondicionamento e controlo de medicamentos manipulados e de boas práticas a observar na preparação de manipulados.

8


Ana Margarida Costa Mestre em Ciências Farmacêuticas

Outros Estágios

Juntamente com os estágios efectuados nas Farmácias Comunitárias, igualmente estagiei no Laboratório de Analises Clínicas do Vale de Sousa e no Hospital de S. João.

“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

Contactos

Telemóvel: 919643950 Telefone: 224110036 E-mail: anamartinsmaiacosta@gmail.com

9

Portefólio Ana Maragarida Costa  

Portefólio de Ana Margarida Costa, para apresentação em Farmácias Comunitarias.