Page 1

s

ano

Ar te:

Pe

.R

ein

ald

oS

.Le

itã

o,

RC

J

Celebração 60 anos da CRB Nacional

Permanece conosco! (Lc 24,29)

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL


Celebração dos 60 anos da CRB Nacional

Ele é minha salvação. O que é que vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda a minha vida: Eu não vou ter medo, não. (bis)

Motivação D.: Neste ano em que a Conferência dos Religiosos do Brasil celebra 60 anos, fazemos memória do caminho percorrido, da história construída, dos testemunhos de missão e profecia, do compromisso, da perseverança e audácia criadora de toda a Vida Religiosa presente nos diversos recantos do Brasil. Fazer memória dos 60 anos é reportar-nos à missão solidária, à aliança e ao compromisso com os pobres e excluídos, com as Congregações, com os Organismos civis e eclesiais, com os leigos e leigas, com o compromisso inegociável em defesa da vida. A missão da CRB Nacional tem sido a de animar a Vida Religiosa do Brasil e revigorar o espírito proféticomissionário, despertando-a para a urgência de ser, para o mundo, sinal de justiça e imagem de esperança e solidariedade. Canto: Indo e Vindo, trevas e luz! Tudo é graça, Deus nos conduz! (Entram seis pessoas conduzindo seis velas simbolizando as seis décadas. Ao chegar à frente, a pessoa pronuncia um conjunto de palavras/atitudes fortes assumidas pela CRB, como segue):

Velas 1. 2. 3. 4. 5.

Mística e Profecia Discipulado e Missão Esperança e Compromisso Vida Fraterna e Testemunho Inserção no meio dos Pobres e Intercongregacionalidade 6. Circularidade e Leveza Institucional (Uma vez pronunciadas as palavras/atitudes fortes assumidas pela CRB, colocam-se as velas em locais preparados com antecedência e cada participante acende a sua vela).

Canto: Recordar é viver e viver é celebrar! (As Irmãs, os Irmãos agora são convidadas/os a lembrar e trazer presentes alguns fatos, pessoas, acontecimentos, que marcaram de maneira significativa a caminhada da Vida Religiosa na CRB Nacional e nas Regionais).

2. Quando os maus vem avançando, Procurando me acuar, Desejando ver meu fim, Só querendo me matar. Inimigos opressores É que vão se liquidar. (bis) 3. A Deus peço uma só coisa, Sei que Ele vai me dar: Habitar em sua casa Todo tempo que eu durar, Para provar sua doçura E no templo contemplar. (bis) 4. A cabeça eu tenho erguida, Mesmo em meio de inimigos. Ofereço um sacrifício, Pois livrou-me dos perigos. Canto hinos com a viola, O meu canto a Deus eu digo. (bis) 5. Sei que eu hei de ver, um dia, A bondade do Senhor: Lá, na terra dos viventes, Viverei no seu amor. 'spera em Deus! Cria coragem! 'spera em Deus que é teu Senhor! (bis) 6. Glória ao Pai que nos acolhe, Glória a Cristo Salvador. Igualmente demos glória Ao Espírito de amor. Deus é Mãe que nos consola, Cantaremos seu louvor. (bis) Momento de silêncio (Ressonância do salmo) Canto: Que a vossa Palavra, Senhor, seja luz, seja luz, seja luz e a resposta que eu procuro. Leitura Bíblica: Lc 4,14-21 Momento de silêncio

Salmo 27 D.: Em meio às nossas dificuldades e lutas, Deus é a garantia da vitória. Cantemos nossa confiança de que veremos a bondade do Senhor na terra dos vivos. O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Que poderei temer? Que poderei temer? 1. O Senhor é minha luz,

Partilha da Palavra Preces D.: Transbordando de Alegria e de gratidão, cantemos ao Senhor: Resposta cantada:

1.

Nós te damos muitas graças, te rogamos, ó Senhor!

Nós te agradecemos, Senhor, de todo o coração, pela existência da CRB Nacional,


pela sua atuação místico-profética: 2. Nós te agradecemos, Senhor, pela presença missionária da Vida Religiosa Brasileira em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança e de paz:

“Permanece conosco, Senhor”, Deus de amor, bondade, misericórdia e comunhão, para que saibamos discernir os sinais dos tempos, reinventar o futuro e transformar nossas aspirações em esperanças concretas, traduzidas em frutos de paz, justiça e solidariedade no serviço da Igreja ao Mundo de hoje!

3. Nós te agradecemos, Senhor, pelo esforço, dedicação e serviço das Religiosas e dos Religiosos que contribuíram e contribuem para o crescimento e o compromisso da Vida Religiosa junto aos mais pobres:

Ilumina-nos em nossa missão de animar a Vida Religiosa Consagrada do Brasil, que através da mística e da profecia, da missão e do discipulado serve o Povo de Deus, especialmente os mais necessitados.

4.

Nós te agradecemos, Senhor, pela tua presença no meio de nós e pela tua Palavra que sustenta a caminhada da Vida Religiosa Consagrada: (Continuar com preces espontâneas...)

Pai Nosso Oração à Santíssima Trindade pelos Sessenta anos da CRB Ir. Vilma Moreira, fi, Pe. Mário Roessler, msc e Ir. Paulo Petry fsc

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo fonte de luz e unidade, a vós nossa ação de graças pelos Sessenta anos da CRB Nacional. Vós sempre nos sustentastes com vossa força e bondade, vosso dinamismo e inspiração. Fostes Vós o impulso original, que em meio aos tropeços de nosso caminhar, nos levastes a fazer opções e a chegar a realizações solidárias. Hoje, ao fazer memória desta longa caminhada, renovamos nossa consagração a Vós, e vos oferecemos nosso louvor e gratidão por tantos dons recebidos. Só foi possível trilhar o caminho porque, a cada dia, experimentamos a grandeza e a beleza de vossa presença, com ternura de Mãe e firmeza de Pai.

Com vossa bênção, Deus Comunidade, e a presença da Mãe Aparecida em nosso peregrinar, na alegria, fé e coragem anunciaremos o Evangelho de Jesus e o Jesus do Evangelho, como artífices da construção do Reino de Deus. Assim seja! Bênção D.: O Deus da vida nos dê a graça de vivermos em comunhão. T.: Amém! D.: Sejamos disponíveis a agir audaciosamente a serviço do Seu povo, com fé e alegria. T.: Amém! D.: Confiantes no chamado à Vida Consagrada e ao compromisso místicoprofético, possamos, com renovado ardor e paixão, de mãos dadas e corações ardentes, viver a missão. T.: Amém! D.: Permanece conosco, Senhor! Derrama sobre nós a tua bênção, conduze nossos passos em cada Comunidade, Núcleo, Regional e na CRB Nacional. Tu que és Pai, Filho e Espírito Santo. T.: Permanece conosco, Senhor. Amém!


s o an

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL SDS Bloco H nº 26 Sala 507 Edifício Venâncio II 70393-900 Brasília/DF Fone: (61)3226-5540 Fax: (61)3225-3409 crb@crbnacional.org.br www.crbnacional.org.br

att00292  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you