Page 1

P ró-Vocações e Missões Franciscanas BOLETIM INFORMATIVO

PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL SÃO PAULO |Nº 129 - 2011| E-MAIL: pvf@franciscanos.org.br

Celebração de Ação de Graças pelos 25 anos do Pró-Vocações em Agudos Participe! Pág. 2 e 6

Nova etapa na história do Seminário São Francisco de Assis Pág. 4

Frei Jaime Spengler é ordenado bispo em Gaspar Pág. 5

Profissão e admissão no Noviciado de Rodeio Pág. 3

Frei Marcelo dá o seu “sim” à Ordem Franciscana Pág. 4

Ordenação presbiteral em Angola: momento histórico Pág. 5

Postulantes e aspirantes iniciam etapas na formação Pág. 4


|2|

E

Parabéns!

Pró-Vocações e Missões Franciscanas 25 anos de história!

É

com grande alegria que toda a equipe do Pró-Vocações e Missões Franciscanas chega mais uma vez até você, caro benfeitor, colaborador, amigo e amiga, neste que é para nós um ano de ação de graças por 25 anos de história, de partilha e de solidariedade. Muitos são os motivos para nos alegrarmos, afinal de contas, ao longo destes anos têm sido muitos os corações generosos que acreditam na nossa missão e no nosso trabalho em prol das vocações e das missões franciscanas. Pessoas que na simplicidade de seu dia-a-dia se sentem corresponsáveis pelo futuro da igreja e dos frades franciscanos desta Província. Tudo começou da iniciativa de um grupo de leigos do Convento Santo Antônio no Rio de Janeiro, que se sentiram chamados a colaborar na formação dos seminaristas e frades estudantes. A ideia era justamente a de sensibilizar a todos de que as dificuldades concretas encontradas na formação dos futuros religiosos atingem toda a Igreja e são por isso responsabilidade de todos. O empenho daqueles pioneiros valeu a pena. Atualmente contamos com um número significativo de benfeitores, amigos e colaboradores espalhados por todo o Brasil e que são o coração deste projeto. Afinal de contas, sem os benfeitores o Pró-Vocações não existiria, visto que, são vocês que mantêm viva esta obra. Como estamos em festa, gostaríamos de relembrar os frades que passaram por aqui e fizeram deste projeto parte de sua história. Oficialmente o Pró-Vocações teve início em fevereiro de 1986 como um departamento da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, sob a coordenação de Frei Alberto Esteves.

Depois vieram Frei Reynaldo Ameixeira, Frei Edrian Josué Pasini, Frei Antônio Andrietta, Frei Mário Luiz Tagliari, Frei Atílio Abati, Frei Severino Clasen, Frei Airton da Rosa Oliveira (Soneca), Frei Marcos Melo, Frei Paulo Back, Frei Valnei Brunetto. Atualmente, se dedicam a este trabalho: Frei Atílio Abati, Frei Alvaci Mendes da Luz e Frei Edvaldo Batista Soares. A todos que fazem parte desta história, elevamos a Deus o nosso mais sincero agradecimento. Que possamos continuar caminhando juntos, em busca do tão sonhado Reino de Deus entre nós, que se faz do empenho e da entrega de cada um. O Reino se constrói através de corações generosos, de pessoas que se doam, de gestos de partilha, e, graças ao bom Deus, nestes 25 anos o que temos visto é justamente isso: vidas partilhadas, corações que se entregam, o “óbulo da viúva” como relata o evangelho. E é por isso que nós não nos cansamos de repetir: Muito Obrigado a todos por fazerem parte da grande família “Pró-Vocações e Missões Franciscanas”. Que o Senhor os abençoe na sua infinita bondade de Pai e que possamos caminhar sempre juntos. Esta alegria que sentimos é também a sua alegria, esta festa é também a sua festa.


l

|3|

1º PROFISSÃO

Profissão e admissão no Noviciado de Rodeio

Todo início de ano, o Noviciado São José de Rodeio (SC) vive dois grandes momentos: a primeira profissão dos noviços, com a conclusão da experiência de um ano no Noviciado e a admissão de novos candidatos à vida religiosa franciscana. No dia 2 de janeiro, sete frades noviços aceitaram, com coragem, o desafio de viver a vida proposta por São Francisco. São eles: Frei Alexsandro Braz da Silva, Frei Marx Rodrigues dos Reis, Frei Roberto Aparecido Pereira e os angolanos Frei Gaudêncio Chingando, Frei

José Morais Cambolo e Frei Manuel Tchincocolo. Frei Lucas Fortunato Carneiro, que é da Fundação Nossa Senhora de Fátima, fez a profissão no dia 18 de janeiro, em Uberlândia. No dia 12 de janeiro, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, acolheu cinco noviços da Província da Imaculada Conceição: Frei Claudinei Cananéa Bustamante, Frei Cristiano Aparecido Maciel, Frei Israel Rodigheri, Frei Juliano Fachini Fernandes e Frei Rafael de Freitas. O momento mais belo desta

celebração é o rito da vestição, quando os noviços recebem o hábito franciscano. Mas o Noviciado não estava completo: faltava o angolano Mvula Nzaji André Papy, da Fundação Imaculada Mãe de Deus, que só chegou ao Brasil no dia 7 de fevereiro. No dia 12 de fevereiro ele foi admitido para a experiência de um ano e o rito de vestição ocorreu durante a celebração da Missa conventual do dia 12 de fevereiro. Frei Samuel Ferreira de Lima é o Mestre dos noviços.

NOVIÇOS 2011


|4|

V

NOVA ETAPA NA HISTÓRIA DO SEMINÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS A timidez da manhã do dia 13 de fevereiro se converteu em alegria, pois celebrávamos jubilosamente o início de mais um ano letivo e o começo de uma nova etapa na história do Seminário São Francisco de Assis. Como de costume, os seminaristas começaram o dia com orações e louvores a Deus. Logo após o café da manhã, todos começaram a se preparar para a celebração eucarística, marcada para as 9h30. A missa foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada pelos demais frades que se fizeram presentes. Na homilia, Frei Fidêncio destacou a importância de ouvirmos a voz do Senhor em nossas vidas, com o intuito de dilatar o Reino de Deus na Igreja e no mundo. Também fez um breve relato histórico da formação e da missão do Seminário em Ituporanga. Isso porque esta casa foi inaugurada em 1º de agosto de 1965 para atender a formação do Ensino Fundamental. De 2001 a 2010, deixou de ser escola para servir somente como Aspirantado.

FREI MARCEL: O “SIM” DEFINITIVO À ORDEM FRANCISCANA No dia 27 de fevereiro, em São Lourenço (MG), Frei Marcel Freire da Silva prometeu a Deus e a toda sua Igreja, reunida na matriz de São Lourenço Mártir, viver por todo o tempo de sua vida em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Frei Marcel escolheu ser irmão leigo franciscano e não vai ser ordenado presbítero. O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, explicou que a profissão solene de um religioso (ou de uma religiosa) não é decisão para satisfazer um capricho humano. “A profissão é uma decisão amadurecida na fé”. No momento central do rito, Frei Marcel se ajoelhou diante do Ministro Provincial e, com as suas mãos nas mãos do Ministro Provincal, proferiu a fórmula da profissão. Em seguida, sobre altar, assinou um documento que confirmou os votos emitidos e outro renunciando à posse de todo e qualquer bem temporal.

POSTULANTADO - 2011 No dia 6 de fevereiro, às 09h30 deu-se início à Missa de admissão ao Postulantado no Seminário Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá (SP). Os 23 candidatos pediram ao Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, o seu ingresso ao Postulantado. Ao serem acolhidos pela Província, os 23 postulantes fizeram uma oração, a mesma rezada por São Francisco de Assis, no início de sua conversão. Logo após receberam o tau que São Francisco escolheu para si e para seus frades como sinal de recordação do amor de Cristo.


|5|

MOMENTO HISTÓRICO NA MISSÃO DE ANGOLA Depois de duas décadas da presença dos missionários da Província Franciscana da Imaculada Conceição em Angola, comemoradas no ano passado, a Missão de Angola, batizada de Fundação Imaculada Mãe de Deus, pôde festejar com muita alegria os primeiros frutos deste trabalho de evangelização missionária. Frei Afonso Katchekele Quissongo, já diácono, foi eleito e ordenado sacerdote e Frei Antônio Boaventura Zovo Baza foi eleito para o serviço ordenado do diaconato. Frei Afonso é o primeiro presbítero formado pela Missão e Frei António é o segundo diácono angolano. A celebração foi presidida por D. José de Queirós Alvez, arcebispo de Huambo ao ar livre e durou cinco horas. Dom José fez um apelo aos novos ministros e servidores da Palavra do Senhor, para que estivessem atentos aos mais frágeis, tal como a tarefa do pastor exige, atenção aos doentes, aos fracos e sofredores.

FREI JAIME SPENGLER É ORDENADO BISPO EM GASPAR “Caro Dom Jaime, o Senhor, Bom Pastor, te chama ao cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre [...] Sem dúvida, uma imensa missão te espera. Mas é com o coração em festa que repetimos as palavras de Isaías: ‘Tende coragem, não temais: aí está o vosso Deus, que vem fazer justiça e dar a recompensa’ (Is 35,4)”. Estas são palavras do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e foram pronunciadas na homilia da celebração de Ordenação Episcopal de Frei Jaime Spengler, OFM, realizada no dia 5 de fevereiro, na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Gaspar, SC, terra natal do novo bispo. A cerimônia contou com a presença de cerca de trinta bispos, entre eles o Arcebispo Eleito recentemente de Salvador (BA), Dom Murilo Ramos Krieger. Dom Jaime é o quarto bispo de Gaspar.

PROVÍNCIA INSTITUI AS FAV´s Seguindo determinação do Capítulo Provincial de 2009, a Província da Imaculada deu início neste ano à implantação de uma nova experiência na etapa do Aspirantado. Os jovens candidatos serão acolhidos por diversas fraternidades em toda a Província, que ficarão responsáveis pela formação e estudo desses jovens. Seis Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAV’s) receberam um total de 17 jovens: Angelina (SC), Pato Branco (PR), Agudos (SP), Graças/Guaratinguetá (SP), Imbariê/Duque de Caxias (RJ) e Vila Velha/Penha (ES). “O projeto das FAV’s é fruto de um longo caminho percorrido ”, explica Frei Pedro da Silva, animador provincial do Serviço de Animação Vocacional.


|6|

V

FREI EDVALDO SE JUNTA À EQUIPE DO PVF

Pró-Vocações realiza campanha em Santa Catarina No mês de Janeiro, do dia 5 ao dia 30, o Pró-Vocações realizou mais uma campanha nas paróquias de nossa Província, desta vez no sul. Passamos pelas paróquias: Santa Inês (Balneário Camboriú), Santo Antônio (Florianópolis), Sagrado Coração de Jesus (Forquilhinha), Nossa Senhora do Rosário (Concórdia), Convento Patrocínio de São José e Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Lages). Em cada paróquia que visitamos celebramos a missa divulgando o carisma e a espiritualidade franciscana. Convidamos mais fiéis a fazerem parte desta missão de contribuir na formação dos frades estudantes e missionários. Fizemos esta mesma divulgação e esse convite em programas de rádio, como foi o caso de Forquilhinha, Concórdia e Lages. Conforme a missão do Pró-Vocações, tivemos grande contato com muitas pessoas; pessoas alegres com a presença

dos frades, e empolgadas em fazerem parte do Pró-Vocações. Muitas pessoas admitiam que: “participando do PVF, seria um gesto de agradecimento aos frades pelo trabalho já prestado, e pela continuidade do trabalho em suas cidades”. Na medida em que realizávamos nossa missão de divulgação do PVF, éramos retribuídos com uma feliz acolhida destas mesmas pessoas. Agradecemos às pessoas que passaram a ser nossos novos benfeitores. Obrigado por acreditarem em nossa vocação. Frei Leandro Costa Santos

O Pró-Vocações e Missões Franciscanas tem um novo integrante na sua equipe. Depois de concluir o Curso de Filosofia em Rondinha (PR), Frei Edvaldo Batista Soares fará um ano de estágio neste setor da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Natural da cidade baiana de Entre Rios, Frei Edvaldo nasceu no dia 9 de outubro de 1979 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 12 de janeiro de 2007. Seja bem-vindo!

Caravana dos Benfeitores Franciscanos! Inscreva-se Data: 23 a 26 de junho Dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, sairá 1 ônibus com os benfeitores em direção a Agudos. Para mais informações, ligue em horário comercial, para a referência indicada abaixo mais próxima de sua residência: Espírito Santo – ES Santuário Divino Espírito Santo Cidade: Vila Velha/ES Tel: (27) 3329-1266 Rio de Janeiro – RJ Paróquia Porciúncula de Santana Assim sendo, seguem abaixo os dados para Cidade: Niterói/RJ a nossa Caravana Franciscana: Tel: (21) 2711-2499 Local: Seminário Santo Antônio São Paulo – SP Cidade: Agudos – SP Pró-Vocações e Missões Franciscanas Todos os anos, como de costume, realizamos o retiro dos benfeitores franciscanos em Agudos/SP. Neste ano, por estarmos em festa, estamos organizando uma grande celebração de ação de graças pelos 25 anos do Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Todos estão convidados a estarem conosco nestes dias, e, se você é de algum dos 5 estados onde atuam os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição (veja lista abaixo), participe da caravana que sairá da paróquia mais próxima de você.

EXPEDIENTE

INTENÇÕES DE MISSA

Nome:_________________________ Data: _

/

Cidade: São Paulo/SP Tel: (11) 3291-2416 Paraná – PR Paróquia Bom Jesus dos Perdões Cidade: Curitiba/PR Tel: (41) 3281-7700 Santa Catarina – SC Paróquia Santa Inês Cidade: Balneário Camboriú/SC Tel: (47) 3367-0847 As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 DE ABRIL, nos lugares citados acima bem como aqui na sede do Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Para outras informações favor ligar para: (11) 32912424 ou (11) 3291-2416. Desde já, sejam todos bem vindos! Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM

/

Use este espaço para solicitar aos Franciscanos que celebrem a Santa Missa nas suas intenções. Caso não queira recortar este Boletim, você também pode usar uma outra folha de papel, ou até mesmo fazer xerox deste formulário e enviar para: Caixa Postal 900 - 01031-970 - São Paulo - SP. Um meio mais rápido é fazer pela Internet, através do email: pvf@franciscanos.org.br

BOLETIM PVF Edição bimestral Escritório: Largo São Francisco, 133 Centro – São Paulo (SP) CEP 01005-010. Tel.: (11) 3291-2416 Emails: pvf@franciscanos.org.br Site: www.franciscanos.org.br/pvf Coordenadores: Fr. Atilio Abati e Fr. Alvaci Mendes da Luz Edição: Moacir Beggo (jornalista responsável - Mtb 14.888) Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil


|7|

FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA Neste ano, a campanha da fraternidade nos convida a promover a vida, cuidar da natureza, dom da bondade divina, e lutar, para derrotarmos juntos o aquecimento global, preservando assim a nossa vida e a do planeta Terra. Fomos criados para a comunhão com os nossos semelhantes e com Deus, por isso, comprometidos com a vida em plenitude que nos cerca. O tema proposto para este ano é: “A fraternidade e vida no planeta”. Todos sabemos que o planeta Terra é nossa casa comum, que devemos zelar e cuidar. No entanto, estamos abusando, explorando e destruindo esta nossa casa comum. Deve-se cuidar do meio ambiente, ameaçado por interesses econômicos e tecnológicos. Pois quem explora a natureza diminui a vida e prejudica consequentemente toda a humanidade. A natureza está sendo agredida, a terra depredada. Não dá de calar diante do desmatamento irracional, da poluição das fontes, dos rios e do mar, da degradação da biodiversidade, da extinção de espécies animais, da depredação das reservas ecológicas, do acúmulo de lixo, do descarte dos resíduos tóxicos, do uso abusivo da terra, da dependência crescente dos combustíveis fósseis, da intoxicação dos alimentos. Fala-se muito em aquecimento global, e, ele ocorre justamente em função da busca

O planeta todo nos foi entregue para ser utilizado com sabedoria. A natureza é uma herança gratuita que recebemos de Deus e que devemos cultivar. Ela não é um deus, mas sinal da expressão da bondade e da beleza do único e verdadeiro Deus. Ainda mais, ao violentar a natureza, ela adoece ou é ferida gravemente. O que nos foi dado para ser uma bênção se transforma em maldição. Se zelarmos pela natureza, primando pela defesa do planeta terra, do ar e da água, dons da criação, estaremos protegendo o homem da destruição de si mesmo. Basta nos lembrarmos das grandes catástrofes ocorridas nos últimos anos: furacões, tufões, desenfreada de nossa ganância ciclones, enchentes etc. Muitos e bem-estar. A emissão de gases deles gerados pelo nosso desamor poluentes, sobretudo da queima e mal-tratos à mãe Terra. Para citar de combustíveis fósseis (gasolina, alguns exemplos: em 2010, uma diesel) na atmosfera, esta acelerando onda de calor matou, em Moscou, o processo de aquecimento do 70 pessoas por dia, e no Paquistão planeta. Estes gases: ozônio, dióxido e na China, milhares de pessoas de carbono, metano, óxido nitroso morreram afogadas por gigantescas e monóxido de carbono, formam enchentes. um camada poluente de difícil Há a necessidade de políticas dispersão, causando o efeito estufa. públicas e a nossa participação na O desmatamento e a queima de proteção e conservação da natureza. florestas e matas também colaboram A garantia da vida no planeta requer no processo. Os raios de sol relacionamento saudável com o atingem o solo e irradiam calor na mundo, e, sobretudo, integração atmosfera. Como esta camada de entre o amor à natureza, a Deus e às poluentes dificultam a dispersão do criaturas. São Francisco, patrono da calor, o resultado é o aumento da ecologia, rogai por nós! temperatura global. Frei Atílio Abati, ofm


|8|

R Folhinha do Sagrado e Almanaque Santo Antônio A Folhinha do Sagrado Coração de Jesus está na 72ª edição. A primeira foi publicada em 1940. Além do formato para parede, ela é editada na versão para mesa, sendo ideal para o ambiente de trabalho. O Almanaque Santo Antônio é publicado há 34 anos. Como os bons almanaques, nele se encontra um mundo de conhecimento, sabedoria e imaginação. Tanto a Folhinha como o Almanaque podem ser adquiridos pelo telefone da Editora Vozes (24) 2233-9042 ou 2233-9029 e pelo email vendas@vozes.com.br.

Outros (especificar) Informação Porteiro Endereço Insuficiente

Mudou-se

Não Procurado

Recusado

Não existe o nº indicado Desconhecido

Falecido Ausente

Data: Assinatura e nº do entregador Reintegrado ao serviço postal

Para uso exclusivo do Correio CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA

CORREIOS

CAIXA POSTAL 900 01031-970 - SÃO PAULO - SP

PRÓ-VOCAÇÕES E MISSÕES FRANCISCANAS

Franciscanos 9912269867/2010 - DR/SPM

Impresso Especial

boletim_129  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you