Issuu on Google+


Novos médicos Oferecer um atendimento de excelência, contando com uma equipe formada por médicos das diversas especialidades. Esse é o objetivo constantemente trabalhado pela Pró-Vida, que, neste início de ano, passou a contar com novos integrantes em seu corpo clínico. Dr. Artur Furlaneto Fernandes Neurologista

Dr. Bruno Medeiros dos Santos Cardiologista

Dra. Camila Maffessoni Clínica geral

Dr. Daniel Albrecht Iser Urologista

2

Dr. Filipe Viana Correa Clínico geral

Dr. Luiz Eduardo W. Fissmer Psiquiatra

Dra. Mirian Carolina Perini Popoaski Dermatologista

Dra. Patrícia Medeiros Pediatra

Dra. Kamile Zanini Bonazza Pediatra

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

é uma publicação trimestral de responsabilidade da Clínica Pró-Vida

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2075, Centro, Tubarão - SC Telefone: (48) 3631-1500 - www.clicprovida.com.br

Dr. Jaime César Souza - Diretoria Executiva Dr. Nei E. Fava - Diretoria Executiva Dr. Varne Viana - Diretoria Executiva Fábio Vandresen - Gerente Marília Köenig Jornalista - SC01312JP

comunicacao@clicprovida.com.br

Adriano Fernandes da Silva Diagramador - 03127SC-DG

adrianofernandes.silva@gmail.com

Sobre a

Semana Santa Não se sabe ao certo porque o coelho e o ovo são símbolos da Páscoa, pois pouca ou nenhuma relação existe entre eles e o dia em que aconteceu a Ressurreição de Cristo. Há quem atribua tal simbolismo a uma estátua de Esther, deusa da primavera, na Idade Média, que tem um ovo na mão e está olhando para um coelho que brinca a seus pés. Por isso a efeméride, na Língua Inglesa, tem o nome de Easter. Ambos os símbolos representam a fertilidade. O coelho por ser prolífico e o ovo por ser onde se origina a vida. Mas, às crianças, esses detalhes não interessam muito. “Coelho da Páscoa, o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim”. Quem de nós, na infância, não se encantou e não se excitou ao ouvir esta melodia? Quem de nós não se afobou com a procura, em esconderijos caseiros, dos desejados ovos que o coelho deixou? Os ovos, outrora ovos de verdade, eram pintados com cores vivas, representando a luz solar. Ainda há, pelo interior do Brasil, quem, cuidadosamente, retire o conteúdo do ovo, ou seja, gema e clara, por um pequeno orifício e preencha a casca com amendoim confeitado, o que ainda encanta os pequeninos. Mas, ao longo dos anos, aqueles peque-

nos ovinhos foram sendo substituídos por ovos de chocolate. Inicialmente compactos e atualmente fabricados como dois hemisférios que podem conter bombons, balas, bichinhos feitos de marzipan (pasta de amêndoas) e outras guloseimas que despertam a curiosidade das crianças, que não esperam nem um pouco para abri-las. A data promove, assim, a riqueza da indústria “chocolateira”, já que é costume generalizado presentear crianças e adultos com ovos de Páscoa. Os chocólatras têm então uma boa desculpa para o consumo de quantidades exageradas do gostoso, mas calórico alimento. Coelhos de chocolate e cartuchos de balas em formato e cor de cenoura também estão à disposição no comércio. Carinhosa e gostosa maneira de comemorar a Ressurreição do Senhor. Mas em meio a tanta festa e tantos derivativos, não nos esqueçamos do que realmente representa para os cristãos o domingo da Páscoa. Aleluia!

Dr. José Warmuth Anestesista / escritor


Combate ao

Câncer de

preconceito

próstata Preconceito é inimigo da prevenção

Nesta edição, preparamos para você um guia especial sobre a saúde do homem. Vamos começar falando sobre a prevenção do câncer de próstata. Para tanto, conversamos com o urologista Daniel Albrecht Iser, da Clínica Pró-Vida. Em 2009, o Ministério da Saúde lançou a campanha de atenção à saúde do homem. Por falta de cuidados com a própria saúde, estima-se que os homens vivam cerca de sete anos menos que as mulheres. Muitos não sabem, apesar do amplo acesso às informações na atualidade, que há um médico especializado nos cuidados relacionados à saúde masculina. “O urologista é o especialista que trata das questões relacionadas à saúde do homem. Até pouco tempo, o público masculino não tinha essa referência, diferentemente do caso da mulher, que já tem o hábito de buscar orientação do ginecologista anualmente ou

Prevenção

Reto

Sinais de alerta

Fique atento ao apresentar um dos sintomas abaixo. Estes podem indicar diversas doenças urológicas. Busque o auxílio de um urologista ao perceber esses sinais. Ardência e dificuldade para começar a urinar; levantar-se mais de duas vezes durante a noite para ir ao banheiro; presença de sangue na urina.

“O câncer de próstata tem altos índices de cura, desde que descoberto em sua fase inicial”. Próstata

3

Dr. Daniel A. Iser Urologista Consultas: 3631-1515

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Os exames de toque retal e o teste Antígeno Prostático Específico (PSA, da sigla em inglês) são combinados para favorecer um diagnóstico completo ao paciente. “Isolados, esses exames não conseguem fornecer um diagnóstico seguro”, alerta o urologista. Homens acima de 40 anos, principalmente os que tenham histórico familiar da doença devem se submeter aos referidos exames.

sempre que apresenta algum problema”, destaca o urologista. Dr. Daniel enfatiza a importância de o homem buscar auxílio médico, sobretudo no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e combate das doenças relacionadas ao aparelho urinário, dentre elas o câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCa), o câncer de próstata é um dos mais incidentes entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma (não maligno). Segundo o instituto, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens de todas as regiões brasileiras.

Algo que atrapalha consideravelmente a prevenção do câncer de próstata é o preconceito relacionado ao exame clínico por toque retal. “É necessário desmistificar o exame, o qual é indispensável ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. É um exame simples, indolor e rápido”, explica Dr. Daniel. Em seu início, o câncer de próstata é assintomático. Daí a importância de o homem realizar um acompanhamento constante com o urologista.


Check up Medidas essenciais à prevenção e ao combate às doenças do coração, que vitimam homens em todo o mundo

Em se tratando da saúde do homem, a adoção de bons hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos e a orientação médica periódica são rotinas essenciais. Sobre a importância do check up regular em cada faixa etária, fala o cardiologista Bruno Medeiros dos Santos, da Pró-Vida.

20 anos

4

O cardiologista destaca que as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por meio da mudança de estilo de vida. Para homens na faixa dos 20 anos, na realização de um check up, exames como hemograma, função renal e perfil lipídico (colesterol) são solicitados pelo médico “como forma de prevenir o desenvolvimento dessas doenças no futuro, em especial se há um histórico familiar. Neste caso, o check up deve ser feito anualmente”, reforça o cardiologista.

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Alimentação

30 anos

Para o indivíduo saudável na faixa dos 30 anos de idade, é recomendável que os exames sejam realizados a cada dois anos. Já aqueles pacientes que tenham histórico familiar de doenças cardiovasculares, estejam acima do peso ou sejam fumantes (o que constitui um fator de risco), devem realizar o check up anualmente. Aqui, o ecocardiograma, o eletro e o teste de esforço, são também indispensáveis.

O modo de vida atual tem favorecido a má qualidade da alimentação. Deve-se evitar o consumo excessivo de produtos industrializados e que são rapidamente absorvidos pelo organismo (como chocolates, sorvetes e fast food). Como o organismo, por vezes, não sabe o que fazer com a energia proveniente destes, fatalmente, o indivíduo engorda. Por outro lado, “o consumo de alimentos integrais e fibrosos (como é o caso de algumas farinhas, pães e biscoitos) de frutas, verduras e a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia são hábitos imprescindíveis ao bom funcionamento do organismo masculino”, ressalta Dr. Bruno.


“Antes de iniciar qualquer atividade física, o indivíduo deve realizar uma avaliação médica completa”. Dr. Bruno M. dos Santos Cardiologista

Consultas: 3631-1515

40 anos

A recomendação é a mesma, sendo que a frequência deve ser maior. “É essencial, aqui destacar a importância de dois fatores fundamentais à prevenção e combate das doenças do coração: alimentação saudável e atividade física constante”, frisa Dr. Bruno.

50 anos

Os exames, nessa faixa etária, têm por meta evitar as principais doenças que acometem indivíduos nessa fase: hipertensão arterial, dislipidemias (a elevação dos níveis de gordura no sangue), diabetes, além dos cânceres de intestino e de próstata.

5

Acima dos 50 anos

Pelo processo natural de envelhecimento, o check up deve ser ainda mais frequente. “À medida que o paciente vai envelhecendo, o acompanhamento médico deve se intensificar. Pacientes em reabilitação cardiopulmonar, revascularizados (com ponte de safena) e portadores de diabetes e hipertensão devem realizar exames a cada dois ou três meses”, recomenda Dr. Bruno.

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Exercícios

Pessoas de todas as idades possuem indicação para praticar atividade física, exceto em casos especiais, em que o indivíduo não possa fazer qualquer esforço. “Estudos realizados pela Sociedade Americana de Medicina do Esporte, demonstraram que a prática de uma atividade aeróbica (caminhada, corrida, etc.) diária fortalece o organismo de idosos e resvascularizados”, conclui.


Público

masculino

Diagnóstico digital

Um benefício para médicos e pacientes da Pró-Vida

Inaugurado em janeiro, o Centro de Diagnóstico Digital da Pró-Vida representa uma evolução em termos de diagnóstico. Dispõe dos mesmos equipamentos dos centros de referência em diagnóstico do Brasil. Sobre as atividades nesse início de ano, a implantação do sistema PACS e os exames disponíveis ao público masculino, falam a seguir os radiologistas André Caporal Minatto, Hernani Batista Fernandes e Manuela de Abreu Viana. “Neste início das atividades do Centro de Diagnóstico Digital, tivemos um bom retorno com relação à qualidade da imagem dos exames, o que favoreceu uma melhora substancial no diagnóstico”, destaca Dr. Hernani.

Arquivo

Interatividade

Dentro de pouco tempo, o sistema

Dra. Manuela A. Viana Radiologista

Dr. Hernani B. Dr. André Fernandes Caporal Minatto Radiologista

Radiologista

7

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Anteriormente, se o paciente perdesse seu exame, teria de refazê-lo. No novo sistema, “basta que o médico solicite a reimpressão, já que o sistema arquiva os exames durante um período”, explica Dr. Hernani. Além disso, a impressão dos exames é a seco, não gerando resíduos. Vantagem em relação ao processo de impressão das radiografias, no sistema anterior.

PACS estará em total funcionamento. Por meio dele, em tempo real, tanto o médico do paciente quanto o radiologista do Centro Diagnóstico Digital terão acesso aos exames. Estes também poderão ser acessados pela internet. “Isso representa um benefício para o paciente, que passa a contar com um diagnóstico mais preciso e seguro, através de um trabalho multidisciplinar entre o seu médico e o radiologista”, explica Dr. André. Outro ponto que merece destaque é o tempo que os exames levam para ficar prontos. “Enquanto no sistema tradicional levávamos dez minutos para fazer um exame, no sistema digital, levamos dois. Ampliou-se o leque de recursos de diagnóstico, favorecendo também uma melhor comunicação com o paciente”, conclui Dr. Hernani.

Dos diversos exames realizados no Centro de Diagnóstico Digital, listam-se, a seguir, exames essenciais ao diagnóstico de doenças como o câncer de próstata e o câncer de mama. Este, embora seja prevalente nas mulheres, também atinge homens de diversas faixas etárias. O ultrassom transretal é o exame utilizado para investigação de possíveis casos de câncer de próstata. Entretanto, não é um exame de rotina, servindo para diagnosticar a presença ou não do câncer conforme destacam Dr. André e Dr. Hernani. Dra. Manuela esclarece que o mesmo ocorre com a mamografia masculina. “No caso dos homens, esta tem um caráter de diagnóstico. Ou seja, o paciente é encaminhado para a realização do exame quando seu médico tem alguma suspeita de câncer de mama”. A ultrassonografia da mama é também um exame eficaz no diagnóstico do câncer de mama masculino.


Receita de

Páscoa

Chocolate é o que há! Confira a receita de uma sobremesa que trouxemos para você nesta edição. A dica é da nutricionista Thaísa Cristhina Herdt, da Pró-Vida.

Ingredientes

3/4 xícara (chá) de água; uma colher (chá) de gelatina em pó sem sabor; uma xícara (chá) de açúcar; duas claras; dois potes (400g) de iogurte; desnatado sem sabor; 200g de chocolate meio amargo derretido.

9

Modo de preparar Leve ao fogo para cozinhar o açúcar e a água até a calda ficar ao ponto de fio. Bata as claras em neve e junte a calda de açúcar e bata sem parar. Hidrate a gelatina em 1/4 de xícara de água fria e leve em banho-maria até que a gelatina dissolva. Junte às claras em neve e bata durante oito a dez minutos até que fique um suspiro bem firme – quanto mais bater, mais cremoso ficará. Neste suspiro, acrescente o chocolate após derretê-lo em banho-maria. Por último, junte o iogurte e mexa tudo delicadamente. Coloque em uma tigela e leve ao congelador por aproximadamente três horas. Sirva com frutas.

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

O chocolate é um alimento rico em gordura, carboidratos e calorias. Contudo, esse alimento quase irresistível também possui propriedades benéficas para o organismo. Para manter a tradição da Páscoa sem comprometer a boa forma, “podemos planejar nosso almoço com alimentos menos calóricos, com uma variedade de saladas e verduras e depois então desfrutar de um delicioso chocolate”, recomenda a nutricionista. Vale lembrar que os chocolates amargo ou meio amargo são os mais saudáveis. Possuem alta concentração de cacau (acima de 70%), que, por sua vez, possui flavonoides, epicatequinas e ácido galático, que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. “Quanto mais escuro o chocolate, mais saudável, pois possui mais flavonoides”, reforça.

Frozen iogurte de chocolate


Destinos da meia estação

FLUSS HAUS: AALEMANHA ÉAQUI Com a proximidade do inverno, a praia deixa de ser o destino preferido de quem reside no Sul Catarinense. Região privilegiada, em que, a poucos quilômetros de casa, pode-se usufruir também de recantos em que o calor humano, a boa gastronomia e a hospitalidade, são as palavras de ordem.

Nesta edição, Viver melhor vai levar você, amigo (a) leitor (a) a um inesquecível lugar, que reúne o melhor da gastronomia alemã em um café colonial e uma loja de produtos coloniais repletos de delícias, que casam perfeitamente com o clima ameno característico do outono-inverno. Vamos conhecer, também, um pouco mais de São Martinho. Por sua arquitetura germânica, o município nos remete à história dos imigrantes alemães que colonizaram o lugar, já consagrado como um recanto do turismo rural.


São Martinho: willkommen!*

Pensando no futuro sem esquecer as tradições do passado É o slogan da Fluss Haus. Seu nome significa “casa do rio” em alemão. Verdadeiro paraíso gastronômico, está localizado em São Martinho, mais precisamente na localidade de Vargem do Cedro, a 11 km da sede do município. Criado por iniciativa do casal Maria Salete e Lindomar Feuser, o café e loja de produtos coloniais são paradas obrigatórias a quem conhece São Martinho. A cidade é consagrada, no Sul, como um local em que se pratica a arte do bem receber. As ruas, bem cuidadas, aliadas à arquitetura tipicamente alemã, fazem com que a voltemos no tempo. O município, sem dúvida, é um lugar para, junto aos familiares e amigos, sairmos da rotina dos centros urbanos, usufruindo de

bons momentos. Com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, o café colonial oferece mais de 90 itens em seu buffet, entre salgados, doces dos mais variados, pães, frutas, geleias, biscoitos e chocolates. Queijos e salames, típicos da gastronomia germânica, fazem parte do cardápio desse recanto, que, por mês, estima receber mais de dez mil turistas. Além disso, os visitantes podem usufruir de um almoço repleto de pratos tipicamente alemães, como marreco assado e macarrão caseiro. A loja, anexa ao café, comercializa os biscoitos alemães decorados a mão, além de licores, doces e peças de artesanato.

Em harmonia com a natureza - O nome Fluss Haus deu-se pelo fato

de haver um rio em meio às instalaçõe da casa, onde encontra-se o café colonial. Nele, carpas e outros peixes não somente ornamentam a paisagem, como também interagem com os visitantes, que se aproximam dos peixes para alimentá-los.

Horários de funcionamento - O café colonial funciona aos sábados,

domingos e feriados das das 15 às 19 horas. O almoço colonial pode ser desfrutado também aos sábados, domingos e feriados, das 11:30 às 15 horas. Já a loja de produtos coloniais está aberta todos os dias em horário comercial. Informações, (48) 3645-6323.

Com cerca de três mil habitantes, o município está a 40 quilômetros de Tubarão. Sua colonização teve início em 1865 com a vinda se imigrantes alemães para a região. Estes eram devotos de São Martinho, santo popular da região de Westfália, de onde vieram os colonizadores. Contudo, o primeiro nome da colônia foi Praia Redonda. Em sua emancipação, em 1962, passou oficialmente a se chamar São Martinho. Consagrada por conservar, até a atualidade, características de colônia germânica, a população ainda mantém as casas em estilo enxaimel, estilo das residências alemãs. Além da comercialização de produtos coloniais, o município também é famoso por suas pousadas e belezas naturais. Destaque para as cachoeiras e a Mata Atlântica que, permeada por bromélias, compõe um cenário encantador. Por seus diversos atrativos, marcado pela preservação da natureza, a gastronomia e a hospitalidade de sua gente, o município é considerado pela Embratur um recanto do Turismo rural. Todos os anos, no mês de novembro, São Martinho é palco da Festa do Produto Colonial, a qual é considerada a maior festa alemã do Sul de Santa Catarina. Quem passa por São Martinho, pode, também, visitar a localidade de São Luiz, onde encontra-se o Santuário Diocesano à bem-aventurada Albertina Berkenbrock, jovem que, aos 12 anos de idade, foi morta ao resistir a uma tentativa de estupro, no ano de 1919. Desde então, diversos sinais denotaram a santidade da jovem. O processo de beatificação de Albertina já está em Roma, e, em breve, ela pode se tornar a primeira santa genuinamente brasileira. FONTES DE PESQUISA: www.saomartinho.sc.gov.br/turismo/item/Gastronomia/ www.flusshaus.com.br/ www.oregionalsul.com.br/noticias/fluss-haus-um-empreendimento-que-da-certo-em-vargem-do-cedro FOTOS: sites da Prefeitura Municipal de São Martinho e do Café Colonial Fluss Hauss. (*) bem-vindos!


Na Clínica Pró-Vida, você encontra:

Ambulatório de Especialidades O maior centro de especialidades da região. Corpo de especialistas conceituados contando com mais de 70 profissionais. Cardiologia Cardiologia Pediátrica Cirurgia Geral Cirurgia Oncológica Cirurgia Pediátrica Cirurgia Plástica Cirurgia Torácica Clínica Geral Dermatologia Endocrinologia Gastroenterologia Geriatria Ginecologia Homeopatia

Neurologia Neurologia pediátrica Nutrição Oftalmologia Oncologia Ortopedia Otorrinolaringologia Pediatria Pneumologia Pneumologia pediátrica Proctologia Psicologia Psicopedagogia Psiquiatria Urologia

Centro de Diagnósticos

O que você precisar em exames encontra aqui. Modernos equipamentos, diagnóstico eficaz, profissionais especializados

12

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Exames do Aparelho digestivo   Colocação de Balão Intra-Gástrico   Dilatação de Esôfago   Exame Cápsula Endoscópica   Ligadura de Varizes de Esôfago   Manometria Esofágica   PH metria   Vídeo Endoscopia Digestiva Alta Exames e cirurgia do Intestino Grosso, Reto e Ânus   Ligadura Elástica de Hemorróidas   Manometria Anorretal   Retossigmoidoscopia   Vídeo Colonoscopia Exames Cardíacos   Ecocardiograma   Ecocardiograma com Stress Fisíco   Eletrocardiograma   Holter 24 Hs Mapa   Teste de Esteira Exames Oftalmológicos   Angiofluresceinografia   Biometria Campimetria   Fotocoagulação a laser   OCT (Tomografia de Coerência Optica) Microscopia Especular   Paquimetria   Retinografia digital   Topografia   Ultrassom de globo ocular Exames Radiológicos   Densitometria óssea   Mamografia Digital   Raio X Digital   Tomografia Multislice Ultrassom   Ultrassom de carótidas   Ultrassom geral   Ultrassom morfológico   Ultrassom Obstétrico 4D Ultrassom para procedimentos invasivos (biópsias e punções). Outros exames   Eletroencefalograma   Espirometria   Urodinâmica Broncoscopia Polissonografia

Após o verão...

Cuidados com a pele merecem atenção redobrada

Procedimentos que atenuam rugas e manchas, bem como as novidades na área da Dermatologia, como os nutricosméticos, são assuntos dessa reportagem, em que Viver melhor conversou com os dermatologistas Luís Gustavo Sponchiado de Ávila, Mariane Corrêa Fissmer e Maria Virgínia de Melo Guedes, da Pró-Vida. Os peelings mais comunente realizados são os superficiais, sobretudo com ácido retinoico na concentração de 5 - a 7%. O procedimento exige uma preparação prévia na pele de, no mínimo, 30 dias, feito com o

próprio ácido retinóico (em concentrações menores) associada à hidroquinona (2 - 4%). P odem ser feitos de forma seriada, com intervalo de três a quatro semanas até que se atinja o resultado desejado.

Peelings superficiais – visam ao clareamento da pele e prevenção das rugas.

Para preparar a pele para o procedimento, usa-se, ácido retinoico em concentração de 5 a 7% ou a solução de Jessner.

Químicos - Dentre os peelings químicos, destaque para o Inovation Concept Peel (ICP), cuja finalidade é clarear substancialmente as manchas na pele.

Peeling médio ou ATA (ácido tricloacético)

- Usamos o ácido em uma concentração de 15 a 20%. A principal indicação é para atenuar rugas. Para realizar o procedimento, “a paciente deve se programar para não sair de casa durante 15 dias, aproximadamente”, ressalta a dermatologista Maria Virgínia.

Proteção total

- E para quem ainda tem dúvidas com relação ao fator de proteção do filtro solar, Dra. Maria Virgínia destaca a importância de se utilizar filtros acima de 30. “O fotoprotetor 30 oferece 96% de proteção contra a radiação solar. Esses 4% que faltam incidirão sobre a pele, já que a radiação solar é cumulativa. O filtro com fator solar de proteção acima de 60, por sua vez, oferecem uma proteção integral”, explica a dermatologista.

Dra. Maria Virgínia M. Guedes Dermatologista Consultas: 3631-1515

Dra. Mariane Corrêa Fissmer

Dermatologista Consultas: 3631-1515


Beleza e bem-estar Nutricosméticos: eficazes contra os radicais livres

Os radicais livres são produzidos nas células de todo o corpo durante os processos metabólicos, e quando produzidos em excesso, aceleram o envelhecimento e aumentam o risco do desenvolvimento de câncer. Na pele, a produção desses verdadeiros inimigos da beleza é estimulada, por exemplo, pela exposição solar (por conta da radiação ultravioleta), pelo tabagismo e o consumo de abusivo de álcool. Para combatê-los, estudos mostram o papel antioxidante de uma alimentação rica em vitamina C, vitamina E, beta caro-

teno, licopeno, selênio, zinco e polifenois naturais, retardando o envelhecimento cutâneo. “A suplementação oral pode oferecer às pessoas os nutrientes que elas não têm na alimentação, contribuindo para manter a pele jovem e bem tratada”, destaca Dra. Mariane Corrêa Fissmer. Os nutricosméticos devem ser administrados sob supervisão médica, “pois podem conter substâncias nocivas para algumas pessoas. Certas drágeas, por exemplo, contêm glúten em sua composição”, finaliza.

Preenchimento: em favor do olhar

Um procedimento que merece destaque é o preenchimento de olheiras. É indicado para pessoas cujas olheiras, acentuadas, causam depressões abaixo dos olhos. Para tanto, “utilizamos o ácido hialurônico. Consiste em um procedimento seguro, eficaz e de melhor acabamento na pele”, explica Dr. Luís Gustavo.

Fontes de pesquisa:

http://www.nutriestetica.com.br/sistema/index.php?option=com_content&view=article&id=37:nutricosmeticos&catid=8:nutricao&Itemid=2 http://www.dermatologia.net/

Fim à celulite

rugas acentuadas Já estão disponíveis, na Pró-Vida, as mais avançadas modalidades de laser da atualidade: os laseres Erbium e CO2 fracionados. De acordo Dr. Luiz Gustavo de Ávila, ambos produzem resultados superiores aos de até então. “O laser fracionado faz com que a recuperação da pele ocorra de forma mais rápida e segura”, enfatiza. Nele, o feixe de luz é separado em vários microfeixes, como um chuveiro. Isso faz com que o laser atinja partes menores da pele, deixando áreas intactas entre as partes tratadas. O método é eficaz, sobretudo, para amenizar rugas acentuadas. Principalmente as pessoas claras com mais de 50 anos têm indicação. O laser fracionado torna a pele mais lisa, melhorando a textura e a cor, contribuindo também para amenizar a flacidez facial, esticando sutilmente a pele do rosto. É excelente, ainda, para eliminar cicatrizes de acne pequenas e profundas, destaca Dr. Luís Gustavo.

Dr. Luís Gustavo S. de Ávila Dermatologista Consultas: 3631-1515

13

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

A subcisão é um método eficaz no combate à celulite, sobretudo nos graus 3 e 4. É um procedimento cirúrgico em que, com anestesia local, o médico introduz uma agulha especial na pele. Esta rompe os tecidos fibrosos, que, repuxados, dão origem às e depressões (furos acentuados) na pele, as quais caracterizam a celulite em grau mais avançado. A subcisão não produz cicatrizes, deixando somente pequenos hematomas, os quais costumam desaparecer entre duas a três semanas após o procedimento. “Recomenda-se justamente o outono-inverno para realização da subcisão, já que a pele, nesse período fica encoberta. São recomendadas de duas a quatro sessões, com um intervalo de dois meses entre cada uma”, reforça Dr. Luís Gustavo de Ávila.

Novidade no tratamento às


Câncer de

Colorretal

Diagnóstico precoce é fator decisivo na cura

O câncer colorretal é caracterizado por tumores malignos que atingem o cólon (intestino grosso) e o reto. É a primeira causa de câncer do aparelho digestivo e a terceira em incidência entre os tumores malignos, no Brasil. Sobre as causas e tratamento da doença, Viver Melhor conversou com o proctologista Kaiser de Souza Koch, da Pró-Vida. De acordo com Dr. Kaiser, os tumores de intestino grosso podem ser divididos em dois grupos básicos: esporádicos e familiares. Os fatores de risco que mais influenciam o surgimento de casos esporádicos de câncer intestinal são: a) idade acima de 50 anos; b) dieta com alto teor de gordura e carnes; c) baixo teor de cálcio; d) obesidade; e) sedentarismo; f) tabagismo; g) consumo de pouca fibra vegetal.

Devem também estar atentos indivíduos que têm familiares com história de câncer colorretal, de ovário, endométrio ou mama. “Algumas doenças representam fator de risco no câncer. É o caso das doenças inflamatórias do cólon, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn”, explica o proctologista.

Sinais de alerta

“É importante destacar que os sintomas são mínimos ou inexistentes no início da doença, quando a chance de cura é maior. Por isso é importante buscar ajuda médica ao observar qualquer um desses sinais”, alerta Dr. Kaiser.

Tratamento Quando o tumor é muito inicial ou ainda é um pólipo, geralmente, pode ser retirado pela colonoscopia. Na maior parte das vezes, realiza-se a cirurgia para remoção da parte afetada. Dependendo do grau de desenvolvimento do tumor, pode ser necessário um tratamento adicional de quimioterapia e em alguns casos, também de radioterapia. “Por isso, a busca por orientação médica deve ser imediata, visto que podem ocorrer metástases, especialmente nos casos avançados. As mais comuns são para os gânglios linfáticos (linfonodos), que fazem a drenagem do local onde se encontra o tumor. Outras vezes, a metástase pode acontecer em outros órgãos, como o fígado, o pulmão e o cérebro”, finaliza o proctologista.

15

“O tratamento mais eficaz para o câncer colorretal é o diagnóstico precoce. A melhor prevenção do câncer é encontrar e remover os pólipos intestinais”.

Os sintomas mais importantes são:

Dr. Kaiser S. Koch

Proctologista

Consultas: 3631-1515

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

a) perda de sangue, que pode ser oculto (só se manifestando através de uma anemia, fraqueza e cansaço) ou visível (sangue vivo ou escuro) percebido ao evacuar ou surgindo misturado às fezes; b) dor abdominal; c) massa abdominal; d) alteração do ritmo intestinal; e) intestino preso; f) diarreia alternada com constipação; g) vômitos ou náuseas.


Dislexia Sinais de alerta, consequências e tratamento Era uma vez um menino de nove anos que detestava ir à escola, pois era um sem-fim de lições para fazer, frases a serem completadas, caligrafia, palavras cruzadas. Ele era o único da classe que não conseguia. Leitura em voz alta então... as letras faziam uma confusão na sua cabeça. Tinha certeza de que todos olhavam para ele, achando-o um “burro”. “Esta história foi ou é vivenciada por crianças, adolescentes e adultos com dislexia”, explica a psicóloga especialista em Psicopedagogia Sandra Regina de Souza Cruz, da Pró-Vida. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia - ABD, a dislexia é um

distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência. É uma condição hereditária motivada por alterações genéticas, apresentando também alterações no padrão neurológico. “Pesquisas mostram que entre 0,5% e 17% da população mundial é disléxica”, ressalta. Sandra destaca que alguns sintomas já aparecem na pré-escola. “Isso não indica, necessariamente, que a criança seja disléxica. O diagnóstico só poderá ser feito na fase de alfabetização”, esclarece a psicóloga.

Sinais - idade escolar

Dificuldade em: aquisição e automação da leitura e escrita; em copiar de livros e do quadro; na coordenação motora fina e/ou grossa; em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas; lembranças de curto prazo, como instruções, recados; em decorar sentenças (meses do ano, alfabeto, tabuada); em matemática e desenho geométrico; no aprendizado de uma segunda língua. Desorganização; confusão com relação à lateralidade (esquerda e direita). Trocas, omissões e aglutinações de letras na escrita; problemas de conduta; porém, bom desempenho em provas orais.

Em Adultos A dislexia pode-se evidenciar pelas dificuldades em: nomear objetos e pessoas; identificar a direita e a esquerda; contínua dificuldade na leitura e escrita; memória imediata/ recente prejudicada; aspectos afetivos/ emocionais prejudicados, trazendo, como consequências, depressão, ansiedade, baixa autoestima, desvio para uso de drogas e álcool.

Tratamento O diagnóstico da dislexia é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo, neuropediatra e psicopedagoga clínica. O método fônico é o mais indicado por ser a dificuldade da relação entre a letra e o som (fonemagrafema) a principal característica do disléxico.

17

Referência: Associaç��o Brasileira de Dislexia – ABD – Curso sobre Dislexia na ABD,

Visão multidisciplinar priada”, destaca o neuropediatra da Pró-Vida, Dr. Jaime Lin. Nesse quadro, o papel do neuropediatra “é auxiliar na avaliação e diagnóstico de possíveis malformações do sistema nervoso central (SNC), danos pós-natais ao SNC ou problemas perinatais que possam contribuir para o surgimento da dislexia. O diagnóstico, no entanto, só é possível após adequada avaliação multidisciplinar”.

Dr. Jaime Lin Neuropediatra

Consultas: 3631-1515

Sandra Regina de Souza Cruz Psicóloga especialista em Psicopedagogia

Consultas: 3631-1515

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

“A dislexia é um distúrbio exclusivo da leitura e da escrita, acometendo crianças com potencial intelectual normal (a inteligência deve ser normal), sem déficits sensoriais e com instrução educacional apro-


Saúde mental

Orientação é

fundamental

fator fundamental à qualidade de vida do homem Perceber o ser humano como um todo é o desafio da Medicina na atualidade. Para tanto, os cuidados com o corpo, mas também a atenção à saúde da mente, são fundamentais. Sobre a importância desse aspecto para a saúde e a qualidade de vida do homem, Viver melhor conversou com o psiquiatra Luiz Eduardo Fissmer, da Pró-Vida. Na vida social, exige-se que o homem tenha uma postura mais rígida diante da vida, não devendo, segundo essa crença, demonstrar emoções e inseguranças. É preciso, porém, que o homem saiba lidar com emoções e as pressões que sofre diariamente. “Atualmente, muito embora haja maior abertura do que no passado para que, quando necessário, busquem orientação relacionada à saúde mental, ainda há resistência por parte dos homens. A procura ainda é muito menor do que no caso do público feminino”, afirma Dr. Luiz Eduardo.

Alerta

19

“Na atualidade, embora o homem tenha maior abertura para externar anseios e angústias, ainda há muita resistência em buscar orientação médica”.

*Fonte da informação: http://www4.ensp.fiocruz.br/ radis/99/sumula.html

Dr. Luiz Eduardo Fissmer Psiquiatra

Consultas: 3631-1515

Viver Melhor | Dezembro/2010 | Janeiro / Fevereiro/2011

O médico explica que ante os sofrimentos mentais, homens e mulheres têm uma postura diferente. Enquanto a mulher tem maior facilidade em verbalizar o que a angustia, o homem tem maior tendência à ação. Culturalmente, durante muito tempo, foi relegada ao homem a obrigação de jamais externar angústias, o que se expressa no velho dito “homem não chora”. Sob esse padrão, frente a um quadro de ansiedade ou angústia, alguns homens buscam “o que chamamos de ‘automedicação torta’, procurando, no consumo de álcool e drogas, amenizar o que os incomoda. Estão, mais do que as mulheres, suscetíveis ao uso destes que, no início, parecem amenizar as angústias. Com o tempo, porém, o efeito é contrário, o que, não raro, resulta em violência doméstica, no trânsito ou no ambiente de trabalho”, alerta o psiquiatra.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as internações de homens por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool representam 20% de todas as internações no SUS. Eles apresentam, ainda, mais doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes e hipertensão.* Assim, quanto mais cedo se buscar um tratamento psiquiátrico, maior é a chance de prevenir um transtorno mental. Infelizmente, muitos buscam ajuda quando o problema já está instalado. “Sintomas como ansiedade, nervosismo, angústia e outros devem ser avaliados. Por vezes, quando esses sinais surgem, basta que o indivíduo reveja algumas posturas e hábitos. A orientação psiquiátrica, nesse sentido, é um fator essencial para preservação da saúde mental e conquista de maior qualidade de vida”, finaliza o médico.


Ultra Cavity Tecnologia promove redução de medidas de forma não- invasiva

“Cuidar da alimentação e exercitar-se ajuda na obtenção e manutenção dos resultados”. Dra. Juliana R. Silva Fisioterapeuta

Consultas: 3631-1567

Um grande líder. Um aprendiz fantástico O filme Invictus (2010) destaca um dos maiores líderes de nossos tempos: Nelson Mandela. Tem início à época em que este foi libertado da prisão onde ficou por 27 anos e se tornou presidente da África do Sul. O filme conta, paralelamente, a história do time de rúgbi sul-africano, hostilizado por conta da segregação racial à convivência entre brancos e negros. Capitaneado por François Pineaar (Matt Damon), o time vai de mal a pior. François então recebe uma importante tarefa: motivar seu time a ser querido pela nação. A equipe passa ensinar rúgbi nas comunidades mais desfavorecidas do país. É uma lição para os jogadores e para a nação. Invictus foi indicado ao Globo de Ouro de melhor direção (Clint Eastwood), ator (Morgan Freeman) e ator coadjuvante (Matt Damon) em 2010. Recebeu também duas indicações ao Oscar. É, enfim, uma lição imperdível. Até a próxima edição! Marília Köenig - redatora comunicacao@clicprovida.com.br

21

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Conquistar um corpo bem torneado, podendo reduzir, em uma sessão, um número no manequim. Isso agora é possível por meio de um lançamento na área da Fisioterapia estética: o Ultra Cavity. Eliminação da gordura - De acordo com a fisioterapeuta Juliana dos Reis Silva, do Centro Pró-Vida de Fisioterapia, o Ultra Cavity consiste em um ultrassom de baixa frequência, que seleciona as células adiposas (de gordura), permitindo que nervos, vasos sanguíneos e tecidos conectivos fiquem intactos. “A gordura do interior da célula adiposa é transportada até o fígado, sendo naturalmente processada pelo organismo”, explica Dra Juliana. O Ultra Cavity pode ser usado, praticamente, em todo o corpo, principalmente nas coxas, flancos e abdômen. “O tratamento é feito em cinco sessões, sendo que se observa uma redução média de dois centímetros da circunferência abdominal já na primeira. Recomendamos a associação à drenagem linfática, que ajuda na perda de medidas”, conclui.

Invictus


União em favor da

solidariedade

Pró-Vida 20 anos

Iniciativas sociais visam a estreitar laços com a comunidade Nos 20 anos de atuação, completados em 06 de abril, a responsabilidade social tem sido constantemente trabalhada pela Clínica Pró-Vida, pelas diversas ações sociais. Nesta edição, a equipe de Viver melhor destaca algumas dessas iniciativas.

Semana da Caminhada Destacar o a importância da atividade física. Com essa finalidade, a Pró-Vida, junto a seus parceiros (Ortomed, SESC e Farnácia Maria Rocha), promovem a décima primeira edição da Semana da Caminhada, de 21 a 24 de março. O evento, realizado desde 2006, acontece duas vezes por ano e tem reunido cerca de 500 pessoas em cada edição. As

O bem que se faz, primeiramente, toca aquele que o faz. Essa foi a máxima da ação promovida por colaboradores e médicos da Clínica Pró-Vida, de Tubarão, na Fundação Educacional Joanna de Angelis, em dezembro último. A ação foi idealizada pela estagiária do setor de Recursos Humanos da clínica, Gisleine de Souza Jeremias, e beneficiou 103 crianças, que foram agraciadas com roupas, calçados e brinquedos. “Tinha conhecimento de que a clínica estava com projeto de responsabilidade social nas escolas (aprendendo como montar um bom currículo). Conversei então com a coordenadora das ações de responsabilidadde social da Pró-Vida, Joziani, para montarmos o projeto Natal Solidário”, conta Gisleine.

23

atividades da Semana da Caminhada (medição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corpórea – IMC e caminhada orientada, dentre outras) ocorrem em dois pontos: em frente à sede da Pró-Vida (na Avenida Marcolino Martins Cabral) e no quiosque de atividades físicas inaugurado pela clínica perto do Farol Shopping em agosto do ano passado.

Recentemente, a clínica disponibilizou, nos ambulatórios e no Pronto Atendimento, guichês de sugestões. Neles, o cliente pode fazer suas sugestões à Pró-Vida. Em seguida, escolhe uma entidade beneficente da região para receber doações da clínica. As mais votadas receberão as doações. “Estar presente na comunidade é uma preocupação constante da Pró-Vida. Em cada iniciativa, a união de nossos colaboradores e médicos tem sido vital ao exercício de nossa responsabilidade social”, conclui o gerente da Pró-Vida, Fábio Vandresen.

Viver Melhor | Março / Abril / Maio / 2011

Uma forma criativa de beneficiar



EDIÇÃO 23 – MAR.ABR.MAI - 2011