Page 1

Regras de segurança anti-sísmicas


Introdução Um Sismo, de forma geral, pode-se dizer que é um fenómeno natural, proveniente duma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre, sendo esta o resultado de movimentos das placas litosféricas ou da actividade vulcânica.


Local do sismo O local onde o sismo é formado designa-se por foco sísmico ou hipocentro. O epicentro é o local que fica em linha recta na superfície. Neste sítio é onde o sismo é sentido com maior intensidade.


Escalas Há duas escalas que avaliam um sismo, a escala de Mercalli e a escala de Richter. A escala de Richter mede através da magnitude e a de Mercalli mede a intensidade do sismo através de entrevistas às populações, sendo estas analisadas por técnicos especializados.


Escala de Mercalli


Escala de Richter


O que fazer antes de um sismo Tenha à mão uma lanterna eléctrica, um rádio portátil

e um estojo de primeiros socorros;  Estude os locais de maior protecção;  Tentar obter informações sobre os sismos;  Aprender a desligar o gás e a electricidade;  Fixar muito bem as estantes e botijas de gás à parede;  Ter sempre alguma comida empacotada, enlatada e água engarrafada.


O que fazer durante o sismo Manter a serenidade Se estiver em casa, dentro de um edifício ou sala de espectáculo:  Nunca se precipite para as saídas;  Nunca utilize os elevadores;

Mantenha-se afastado de janelas, espelhos, chaminés, candeeiros ou móveis; 

 Proteja-se no vão de uma porta interior, canto de uma sala,

debaixo de uma mesa ou mesmo de uma cama.


Se estiver em rua:  Dirija-se para um local aberto, com calma e serenidade;  Não corra, nem ande a vaguear pelas ruas.

Se estiver num transporte:  Mantém-te nele para não seres atropelado e não te expões aos perigos da rua.


O que fazer depois de um sismo  Mantenha a calma, ligue o rádio e cumpra as

recomendações que ouvir pela rádio;  Corte a água e o gás e desligue a electricidade;  Não acenda fósforos;  Arejar os locais;

 Utilize a lanterna eléctrica.  Não circular pelas ruas, nem tocar em fios eléctricos.


Sismo no mar Quando os sismos se d達o no fundo do mar provocam maremotos, ondas gigantes que invadem a costa. Nestes casos devemos afastar-nos da beira-mar.


Agora, jå tens mais algumas informaçþes sobre como agires em caso de sismo. Informa os teus conhecidos sobre as mesmas.

Sismos  
Sismos  

powerpoint