Page 1


O Esqueleto O esqueleto é uma estrutura resistente, leve e flexível que suporta o corpo. Dá-lhe forma, protecção e permite-lhe movimentar-se.

E falta dizer ainda que é constituído por 206 ossos.


O esqueleto humano tem diferentes funções:  Suporte;  Protecção;  Movimento;  Reserva de sais minerais.


O esqueleto humano Ê formado por três partes: cabeça, tronco e membros.


Cabeça Na cabeça encontramos os ossos do crânio e os ossos da face.  Os ossos do crânio são: um frontal, dois parietais, dois temporais e um occipital.

 Os ossos da face são: dois nasais, dois malares, um maxilar superior, que uma estrutura fixa, e um maxilar inferior, Que é móvel.


Tronco Os principais ossos do tronco sĂŁo: a coluna vertebral e a caixa torĂĄcica ( o esterno e as costelas).


A coluna vertebral, com a forma aproximada de um S (vista de perfil), suporta a cabeça e o tronco e Ê formada por 33 vÊrtebras.


O esterno ĂŠ um osso plano , ligado Ă s costelas. A coluna vertebral , esterno e as costelas constituem a caixa torĂĄcica.


Há doze pares de costelas:  Os sete primeiros pares chamam-se costelas verdadeiras que estão ligados ao esterno;  Os três pares seguintes chamam-se falsas estão ligadas entre si;  Os dois últimos pares chamam-se costelas flutuantes e só estão ligadas à coluna vertebral.


Membros Superiores Os membros superiores são formados por: braço, antebraço e mão.


O braço tem um único osso, úmero; o antebraço é formado por dois ossos, o rádio é o cúbito; a mão é formada pelo carpo, metacarpo e falanges.


Membros inferiores Os membros inferiores sĂŁo formados por: coxa, perna e pĂŠ.


A coxa tem apenas um osso, o fémur (que é o maior osso do nosso corpo); a perna é formada por dois ossos: a tíbia e o perónio; o pé é formado pelo tarso, metatarso e falanges.


Os ossos não se podem dobrar e, por isso, nos locais onde dois ossos se encontram, existem articulações. Estas funcionam como dobradiças que nos permitem fazer movimentos.


Curiosidades  Os ossos têm na sua constituição cálcio e fósforo.  O leite e os seus derivados são os maiores fornecedores de cálcio , por isso , nunca devem ser esquecidos na nossa alimentação.  Devemos manter uma postura correcta para que o nosso esqueleto não sofra deformações.


Temos articulaçþes, por exemplo, nos ombros, nas ancas, nos cotovelos, nos joelhos, nos tornozelos e nos dedos.


Curiosidades  Dos 206 ossos que formam todo o nosso corpo, cerca de 27 encontram-se nas mãos.  O osso é um tecido vivo com nervos e vasos sanguíneos.  Os ossos têm uma camada exterior mais dura e outra camada interior mais leve e esponja, que os torna leves e resistentes.  Tens sete ossos no pescoço, os mesmos que uma girafa.  Nos bebés, os ossos são de um material mole e flexível que, aos poucos vai endurecendo esse trabalho, até formar o osso rígido.


Os Músculos Todos os movimentos do corpo, como andar, comer, pestanejar, sorrir,…são produzidos pelos músculos. Os músculos estão sempre a funcionar, quer estejas a correr ou a dormir. Os músculos têm a função de suporte e a função de movimento.


Os músculos do coração, do estômago e dos intestinos, que funcionam de forma automática, chamam-se músculos involuntários.


Outros que estão ligados ao esqueleto, e são controlados pela nossa vontade, chama-se músculos voluntários.


Os músculos fixam-se aos ossos por tendões. Ligados aos ossos, os músculos contraem-se (1) e distendem-se (2), permitindo os movimentos.


Contrair um músculo, significa que ele diminui e, quando isto acontece, ele puxa. Quanto maior for o músculo, maior será a força com que puxa . Os músculos do rosto estão ligados á pele e aos ossos e esticam a pele quando se muda de expressão.


Um recém-nascido tem pouco controlo sobre os músculos da cabeça e do pescoço. Precisa de cerca de um mês para ser capaz de segurar a cabeça e de seis meses para controlar esses músculos.


Quando corremos ou saltamos, usamos centenas de músculos. O cérebro comanda-os enviando sinais ao longo dos nervos a casa músculo, dizendo-lhes quando devemos entrar em acção e quando devemos descansar.


Para saber  Para teres músculos fortes, precisas de fazer alimentação rica em proteínas que se encontram na carne, no peixe, no feijão e nos ovos.  O descanso e o dormir são indispensáveis aos músculos para recuperarem do esforço despendido.


 O exercício físico é fundamental para a saúde ,pois para além de desenvolver os músculos, também os fortalece  Os músculos produzem calor quando trabalham muito. É por isso que se sente calor quando se pratica exercícios físicos.


Curiosidades  Quando sorris utilizas cerca de 17 músculos.  No teu corpo existem, aproximadamente, 650 músculos que estão ligados aos ossos.


A Pele A pele cobre todo o corpo e é o nosso órgão mais extenso. Protege-nos de micróbios, da água, da luz, do sol e ajuda a manter a temperatura do corpo. A pele é elástica e flexível. Impede que a água entre no corpo, quando tomamos banho ou nadamos. Também não deixa que os líquidos do interior do corpo saiam para o exterior.


A pele é formada por duas camadas: a que consegues ver é a epiderme, onde existe a melanina que dá cor à pele e a protege dos raios solares; por baixo está a derme, onde existem nervos sanguíneos e as glândulas sudoríparas.


A pele órgão do sentido do tacto. Através dela podes sentir: o calor, o frio, a dureza ou a macieza dos objectos, a suavidade de uma carícia, as cócegas, etc. A sensação de dor, de frio e de calor, énos dada pelas terminações nervosas que existem na pele.


Para Saber  Deves manter a tua pele sempre limpa, tomando banho diariamente.  A exposição demorada –ao Sol pode provocar queimaduras graves na pele.  Quando mais melanina possuíres, mais escura é a tua pele.


Curiosidades  A pele mais espessa do corpo é a da planta dos pés e a mais fina é a das pálpebras .  As cristas e os sulcos que existem na ponta dos dedos formam um padrão que é diferente de pessoa para pessoa. Estas marcas chamamse impressões digitais. Por serem exclusivas de cada indivíduo servem para identificar as pessoas e, desse modo, descobrir criminosos.


Agora que esta apresentação chegou ao fim, só espero que tenhas aprendido muito e que a mesma te sirva para consulta sempre que tiveres dúvidas. Um abraço do vosso amigo Sabichão!!

Os ossos  

PowerPoint

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you