Page 1

5 chaves

Antes conhecidos como WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal)

para prevenir mordidas de cães Guia para educadores

CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 1

2/25/15 5:48 PM


Este guia foi concebido para professores e professoras como parte de um kit de materiais educativos que facilitam o ensino da prevenção de mordidas de cães a crianças em idade escolar. Recomendamos usar o cartaz, o guia e as ilustrações como um elemento complementar nas aulas sobre segurança no lar ou nas que tratem de ambiente e animais.

2 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 2

2/25/15 5:48 PM


A World Animal Protection, em conjunto com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e a Aliança Mundial de Luta Contra a Raiva (Garc, na sigla em inglês) o convidam a prevenir o vírus da raiva, que é transmitido, na maioria dos casos, pelas mordeduras caninas. Meninos e meninas entre 5 e 14 anos são as pessoas mais afetadas pelo vírus. A vacinação dos cães e a prevenção de mordeduras são a melhor maneira de eliminar a raiva canina. Os cães são uma parte importante de nossas vidas: são nossos grandes amigos, nos trazem benefícios com sua companhia e os consideramos parte da família. Então por que nos mordem? Tanto os cães quanto os seres humanos se comunicam em “linguagens” diferentes. Nós, ao não compreender a linguagem canina, podemos gerar situações que incitam o

cão a morder. Mas se aprendermos a nos comportar de maneira responsável quando em companhia de cães, poderemos evitar situações que resultem em mordidas. Os cães não mordem sem motivo, mas podem fazê-lo quando sentem medo, dor, frustração, para defender seu território ou quando não tiveram um contato prévio adequado com pessoas e outros animais. Com a prevenção de mordeduras, se reduz o risco da experiência desagradável e dolorosa de uma agressão e também o risco de contrair raiva, uma doença letal1. As crianças são mais vulneráveis a mordidas, por isso criamos este guia com cinco conselhos básicos para que elas aprendam a se comportar adequadamente com os cães. Além disso, você encontrará atividades sugeridas para realizar em sala de aula.

Todos os anos, aproximadamente 55 mil pessoas no mundo morrem de raiva, uma doença letal, mas que pode ser prevenida. O vírus da raiva infecta animais domésticos e selvagens, e se propaga às pessoas com o contato da saliva infectada através de mordidas ou arranhões. Na grande maioria dos casos fatais de raiva humana, os cães foram a fonte de infecção. 1

CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 3

3

2/25/15 5:48 PM


1

Não me importune ou assuste, principalmente quando estou com minha comida ou amarrado

Também não me importune quando estou com meus filhotes ou brinquedos, quando estou dormindo ou doente ou dentro de automóveis e atrás de grades. • O instinto dos cães os leva a proteger o que é seu e a reagir perante às possíveis ameaças. • Eles protegem seu território, seus donos, seus filhotes, comida e brinquedos e, quando se assustam ou se sentem ameaçados de perder seus pertences, podem morder.

• Os cães amarrados e aprisionados em espaços pequenos têm menos oportunidades para socializar, o que agrava a frustração e a agressão defensiva e, portanto, podem morder.

4 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 4

2/25/15 5:48 PM


• Os cães dentro de um automóvel ou atrás de grades vão defender seu território se alguém se aproximar, motivo pelo qual é importante tomar cuidado nestas situações. • Quando estão dormindo e doentes e são acariciados repentinamente, podem se assustar e reagir mordendo. • Recomenda-se não fazer movimentos bruscos ou sons agudos perto dos cães, porque isso também pode assustá-los.

Como trabalhar estas chaves? • Associe as reações dos cães com reações que as crianças podem ter quando seu espaço é invadido (por exemplo: um parente que tire seus brinquedos ou sua comida). • Use esta ilustração para apresentar a situação mais comum pela qual as crianças são mordidas por cães. • Dramatize as diferentes situações em que um cão pode morder. Um aluno pode representar o cão; outro aluno, uma pessoa. Para crianças menores, isso também pode ser feito com fantoches.

5 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 5

2/25/15 5:48 PM


2

Afaste-se de mim quando estou irritado ou assustado

Quando fico irritado, mostrarei os dentes. Quando me assusto, meu rabo estará entre minhas patas e tentarei fugir. • Quando os cães se sentem ameaçados ou bravos, nos avisam com seu corpo que vão morder. Em outras palavras, embora não saibam falar, utilizam a linguagem corporal para dar a entender o que estão pensando. Se as crianças aprendem a reconhecer esses sinais corporais, podem evitar se aproximar desses cães nestes momentos e impedir um acidente.

6 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 6

2/25/15 5:48 PM


• Quando estão irritados, bravos ou agressivos: franzem os lábios, mostram os dentes, grunhem, mantêm a cauda erguida e o pelo fica eriçado. • Quando estão assustados ou com medo: se jogam para trás, lambem a boca, baixam a cauda, jogam as orelhas para trás e mostram os dentes.

Como ensinar os sinais que devem reconhecer? • Utilize estas duas ilustrações e peça aos alunos que indiquem qual é o cão bravo e qual é o assustado, e o que significam estes sinais (por exemplo: pelo eriçado significa “não se aproxime”). • Entregue às crianças os desenhos para colorir e convide-as a pintar e a assinalar as principais zonas do corpo dos cães bravos ou assustados que elas devem observar. • As crianças maiores podem dramatizar os diferentes tipos de comportamento do cão.

7 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 7

2/25/15 5:48 PM


3

Não se mova quando me aproximo sem coleira

• Fique quieto como o tronco de uma árvore. • Se cair, fique parado como uma pedra. Os cães tendem a perseguir o que se move ou faz barulho. Ao correr e gritar, é muito mais provável que um cão o siga e o morda. Ao permanecer calado e imóvel, o cão rapidamente perde o interesse pela pessoa, dando-lhe tempo de se afastar, prevenindo as mordidas.

Tronco Esta posição é adotada se a criança está de pé. Deve ficar quieta com os braços grudados no corpo como o tronco de uma árvore, com a cabeça para baixo, fechando os olhos, sem fazer barulho.

8 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 8

2/25/15 5:48 PM


Pedra Esta posição é adotada se a criança cai no chão. Deve proteger o rosto e a barriga e permanecer imóvel em posição fetal, como uma pedra. Quando o cão tiver perdido o interesse, a criança pode se afastar lentamente e em silêncio.

Como ensinar as posições? • Realize as posturas com seus alunos seguindo o exemplo dos desenhos. • Em grupos pequenos, peça a uma criança que atue como cão e persiga as crianças que correm ou gritam, ignorando aquelas que adotam a posição de tronco ou a de pedra. Quando o jogo terminar, recorde novamente as posturas.

9 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 9

2/25/15 5:48 PM


4

Aproxime-se de mim com cuidado

Peça permissão ao meu dono ou aos seus pais antes de me tocar, deixe que eu cheire a parte de cima de sua mão antes de me acariciar e, quando o fizer, comece por minhas costas. Muitos cães gostam de ser acariciados, mas não em todo momento. Se o cão não quer ser acariciado e a pessoa insiste em fazê-lo, ele pode reagir mordendo. É importante recordar às crianças que: • Sempre peçam permissão ao dono do cão antes de acariciá-lo. As crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto na presença de um cão. • Aproximem-se de forma tranquila e lenta, mantendo o rosto longe da cabeça do cão.

10 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 10

2/25/15 5:48 PM


• Antes de começar a acariciar o cão, devem permitir que este lhes cheire a mão, para que as reconheça. • A s carícias devem ser feitas nas costas ou dos lados do peito do cão.

Como se aproximar de um cão? • Recorde cada passo utilizando os desenhos como apoio. • Peça às crianças que façam uma dramatização (ou, para as crianças menores, prepare uma apresentação com fantoches) procurando enfatizar cada um dos pontos mencionados anteriormente.

11 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 11

2/25/15 5:48 PM


5

Se um cão o morder, lave a ferida e procure um centro de saúde

Lembre-se de informar aos seus pais que você foi mordido, diga a eles qual cão foi e em que lugar se encontrava. Quando os cães não são vacinados contra a raiva, podem se infectar com o vírus e infectar pessoas por meio da mordida. Por isso, é importante que as crianças: • Informem seus pais que foram mordidas e o lugar onde o cão se encontra.

12 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 12

2/25/15 5:48 PM


• Lavem a ferida imediatamente durante 15 minutos com sabão e água abundante para inativar o vírus. • Dirijam-se ao centro de saúde mais próximo o quanto antes. • Recordem com a maior exatidão possível informações que identifiquem o cão, como por exemplo: cor, tamanho, raça, lugar onde o cão estava e se ele frequenta esse lugar, se é um cão vacinado, se tem dono ou não, entre outras. Com essas informações, os profissionais de saúde podem tomar uma melhor decisão sobre a aplicação do tratamento antirrábico. • A autoridade sanitária deverá buscar o cão e devem mantê-lo em um lugar seguro com água e comida para observação. • A raiva é um vírus letal e a observação do cão que mordeu a criança pode salvar sua vida. • Por isso, é de extrema importância não importunar, maltratar ou matar o cão.

13 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 13

2/25/15 5:48 PM


Atividades sugeridas • Peça às crianças que dramatizem uma mordida e os passos que devem seguir depois (podem-se usar fantoches, no caso de crianças menores). • As crianças maiores podem criar um anúncio de rádio sobre a prevenção da raiva.

14 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 14

2/25/15 5:48 PM


Ao tratar os cães com respeito, compreender seu comportamento e sua linguagem e cuidar adequadamente de seus animais de estimação, o risco de agressão pode ser muito reduzido. Com frequência, a agressão animal está associada ao medo. Quando os animais são bem tratados, têm menor probabilidade de ter medo das pessoas e, em consequência, têm menor probabilidade de ser agressivos. Portanto, tratar os animais com respeito é melhor tanto para eles como para as pessoas. Lembre-se de que para prevenir a raiva o mais importante é vacinar nossos amigos caninos. Fomentando uma cultura de guarda responsável de animais de estimação, podemos eliminar a raiva canina.

15 CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 15

2/25/15 5:48 PM


A Organização Panamericana da Saúde (Opas) é o organismo especializado em saúde do Sistema Interamericano e atua como Oficina Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), oferecendo cooperação técnica e mobilizando associações para melhorar a saúde e a qualidade de vida nos países das Américas. Visite-nos em: www.paho.org

A Aliança Mundial de Luta Contra a Raiva (Garc) trabalha em todo o mundo para eliminar as mortes humanas e reduzir as mortes de animais causadas pela raiva. Visite-nos em: rabiesalliance.org

Somos World Animal Protection Erradicamos o sofrimento desnecessário dos animais. Influenciamos autoridades para que coloquem os animais na agenda global. Ajudamos o mundo a entender a importância dos animais para todos nós. Inspiramos as pessoas a melhorar a vida dos animais. Movemos o mundo para proteger os animais.

Visite-nos em: protecaoanimalmundial.org.br

CincoClaves-Feb2015 portugues.indd 16

2/25/15 5:48 PM

Profile for Proteção Animal Mundial

Guia para educadores sobre as "5 chaves para prevenir mordidas de cães"  

Guia para professores escolares com instruções e sugestões de atividades. Disponível para download aqui http://bit.ly/5Chaves

Guia para educadores sobre as "5 chaves para prevenir mordidas de cães"  

Guia para professores escolares com instruções e sugestões de atividades. Disponível para download aqui http://bit.ly/5Chaves

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded