Page 1


Sumário Destaques

Edição 1 - Ano 1 29 de Abril 2013 www.pronatec.ifce.edu.br

05 Editorial

Foto: Google

06 O que é o Pronatec?

06

08 Sobre a instituição O que é o Pronatec?

09 Mapa dos Campi

Foto: Lucas Lacerda

10

Cursos Ofertados

24 Ferramentas de Gestão

10

Cursos Ofertados

26 Teste Vocacional 28 Manhã de Lazer

Foto: Lucas Lacerda

31 Monitores

28

Galeria de fotos

32 Entrevistas 33 Perguntas Frequentes

04 www.pronatec.ifce.edu.br


Palavra ao Leitor

Editorial C

onstruir, democratizar e ampliar. Palavras comuns ao campo da educação quando fazemos referência ao progresso, termos que podemos relacionar ao motivacional do Pronatec. Comprometido com a ampliação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), com seus objetivos e iniciativas, favorece aos estudantes a inserção no mercado de trabalho, formando profissionais qualificados para atuar num mundo globalizado e em constante transformação, cada vez mais exigente e competitivo. Com a contribuição valiosa de professores, alunos e demais componentes da equipe formadora do Pronatec Ceará, esta primeira edição foi moldada, trazendo um conteúdo de caráter informativo, prático e interativo, visando esclarecer dúvidas e questões frequentes sobre o funcionamento, atuação e resultados deste programa. Nesta edição, vocês poderão conferir o que é o Pronatec, como ele foi criado, quais os seus objetivos e de que forma poderá contribuir para o progresso do Estado do Ceará e do país. Apresentaremos as pessoas que, com grande empenho, trabalham para o funcionamento do programa no IFCE. Para sanar suas dúvidas, apresentamos uma sessão dedicada a responder as questões mais frequentes em relação ao programa. Fechando esta edição, temos um teste vocacional, onde você poderá identificar-se num perfil, e agaleria de fotos, mostrando o que aconteceu na primeira Manhã de Lazer do Pronatec no Campus Fortaleza. Profundamente gratos, nos despedimos desta edição com a motivação de dar continuidade a este trabalho tão gratificante, deixando um espaço aberto para críticas, sugestões e novas ideias, que certamente virão a contribuir para o crescimento e o fortalecimento desta proposta. Até breve!

Expediente Coordenador Geral José Wally Mendonça Menezes Coordenador Adjunto Fábio Alencar Supervisores Nildo Dias – Curso Técnico em Fabricação Mecânica Francisco Alexandre – Curso Técnico em Segurança do Trabalho Daniel Gurgel – Curso Técnico em Refrigeração e Climatização George Cajazeiras - Curso Técnico em Eletrotécnica Colaboradores Francisco Costa & Setor de Multimeios do IFCE – Campus Fortaleza Coordenação Editorial Erik Castro, Kauany Duarte, Lucas Lacerda Publicação do IFCE – Campus Fortaleza Av. 13 de Maio – 2081, Benfica CEP 60040-531, Fortaleza - CE Telefone (85) 3307-3746 setorcriativo www.pronatec.ifce.edu.br Projeto Gráfico e Diagramação Erik Castro, Kauany Duarte, Lucas Lacerda Editoração Eletrônica Erik Castro, Kauany Duarte, Lucas Lacerda Tratamento de Fotos Lucas Lacerda Revisão de Texto Erik Castro, José Wally, André Monteiro Impressão Cophel Express

www.pronatec.ifce.edu.br 05


O que é o Pronatec ?

Ensinando para transformar vidas Maior oferta de cursos para a qualificação da população brasileira

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC

Hully, aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho IFCE Campus Fortaleza

06 www.pronatec.ifce.edu.br

Foto: Lucas Lacerda

– é um programa de inclusão social que tem como principal objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de ensino técnico e tecnológico, através da oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC).


O

programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa a ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho, facilitando o acesso dos brasileiros a cursos técnicos e profissionalizantes, para estudantes, trabalhadores e desempregados. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) disponibiliza sua estrutura operacional, assim como seu grupo de professores, para a oferta de cursos nas áreas da saúde e segurança; controle e processos industriais; hospitalidade e lazer, infraestrutura; produção alimentícia e produção industrial. Todos escolhidos tendo como base as necessidades de formação educacional técnica e tecnológica e de preparação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. De tal forma, as oportunidades educacionais para os trabalhadores, através de uma preparação profissional completa e de curta duração, serão ampliadas e apresentarão maior diversidade, atuando também no processo de erradicação da extrema pobreza, por meio da qualificação profissional da população. O Pronatec pretende ainda aumentar a rede de escolas estaduais, por meio do programa Brasil Profissionalizado, e de instituições ligadas ao Sistema S.

O projeto, lançado em Abril de 2011 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo então Ministro da Educação, Fernando Haddad, prevê que oito milhões de pessoas sejam beneficiadas pelo programa no prazo de quatro anos. Segundo Haddad(ex-ministro da educação, atual Prefeito de São Paulo), com a viabilização da oferta de bolsas aos estudantes, a garantia de financiamento na rede privada de ensino e a expansão de vagas em escolas públicas, o Pronatec duplicará o ensino profissionalizante até 2015, meta prevista somente para 2020, segundo o Plano Nacional de Educação para o período 2011/2020 (PNE – PL 8035/10). “Em razão disso, será possível avançarmos mais nessa meta do PNE, já que em 2020 o número de matrículas poderá ser mais que duplicado”, disse. O programa consolida uma política de expansão da rede federal de ensino profissionalizante, iniciada no governo Lula e continuado no governo Dilma. “Temos pela frente a perspectiva de um rigoroso processo de desenvolvimento econômico e precisamos de mão de obra qualificada para manter esse crescimento sustentável”, desta

cou a presidenta Dilma Rousseff, na cerimônia de lançamento do projeto. O Pronatec funcionará como uma espécie de “guarda-chuva”, unindo e financiando programas vinculados à educação profissional.

De acordo com Cláudio Ricardo (Reitor do IFCE e Presidente do CONIF), para o Ceará, que tem o maior avanço no Programa Brasil Profissionalizado, e que conta também com uma boa estrutura do sistema “S”, as novas unidades que virão com a terceira fase da expansão da rede federal deverão, a partir do Pronatec, dar uma robusta estruturação à Educação Profissional e Tecnológica no estado. Ainda segundo Cláudio, essa continuidade da expansão garantida pelo programa foi resultado de discussão articulada entre o MEC e o CONIF.

Foto: Google

Objetivos do Pronatec Interiorizar, diversificar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público por intermédio da articulação com a educação profissional e tecnológica de qualidade.

Ampliar e diversificar as oportunidades educacionais para os trabalhadores, incrementando a qualificação profissional por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Contribuir para a erradicação da extrema pobreza por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada.

Foto: Google

G U I Estimular a difusão de recursos PRONATEC D pedagógicos para apoiar a oferta CURSOS F de cursos de educação profissional PROGRAMA NACIONAL ACESSO AO ENSINO e tecnológica. DETÉCNICO E EMPREGO www.pronatec.ifce.edu.br 07


Pronatec no Ceará

Pronatec no Ceará... bem mais perto de você ! Antônio Anderson, aluno do curso Técnico em Guia de Turismo IFCE Campus Fortaleza Foto: Lucas Lacerda

O

Em agosto de 2011, o Ceará foi contemplado com mais seis novos campi

do instituto federal, a serem instalados nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru, todos eles já em processo de implantação. Assim, o estado chegará a 29 unidades do IFCE, instituição que se pauta pela oferta de uma educação inclusiva e de qualidade, com foco no desenvolvimento social e econômico das regiões onde estão localizadas. Os trabalhos de instalação dessas novas sedes se iniciaram com a mobilização das respectivas prefeituras, com vistas a promover uma discussão acerca da demanda local por cursos superiores e técnicos, processo decisório que igualmente envolverá toda a comunidade.

A rede federal está vivenciando a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2010, o Ministério da Educação entregou à população as 214 previstas no plano de expansão da rede federal de educação profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas.

O MEC está investindo mais de R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional. Atualmente, são 354 unidades e mais de 400 mil vagas em todo o país. Com outras 208 novas escolas previstas para serem entregues até o final de 2014 serão 562 unidades que, em pleno funcionamento, gerarão 600 mil vagas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem hoje 23 unidades, distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 12 campi convencionais, localizados nos municípios de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral, e 11 campi avançados, nas cidades de Aracati, Baturité, Camocim, Caucaia, Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara, Umirim.

08 www.pronatec.ifce.edu.br

A ampliação da presença do IFCE no interior do Estado atende a meta do programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica e leva em consideração a própria natureza dos institutos federais, e o Pronatec também está inserido neste processo no que diz respeito à descentralização da oferta de qualificação profissional, cujos propósitos incluem o crescimento socioeconômico de cada região e a prevenção ao êxodo de jovens estudantes para a capital.

INSTITUTOS FEDERAIS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA CEFETS ESCOLAS TÉCNICAS VINCULADAS A UNIVERSIDADES


acerda

sL Foto: Luca

Cursos Ofertados 1 Alto Santo

Técnico em Fabricação Mecânica

2 Aracati

Técnico em Aquicultura Técnico em Eventos Técnico em Informática

3 Baturité

Técnico em Hospedagem

4 Canindé

Técnico em Telecomunicações

5 Caucaia

Soldador em Processo MIG/MAG (FIC)

6 Crateús

Técnico em Meio Ambiente

8 Iguatu

7 Fortaleza

Administrador de Banco de Dados(FIC) Agente de Informações Turísticas(FIC) Auxiliar em Administração de Redes(FIC) Eletricista Industrial(FIC) Instalador de Rede de TV a Cabo e Via Satélite(FIC) Monitor de Recreação(FIC) Montagem e Manutenção de Computadores(FIC) Operador de Computador(FIC) Técnico em Eletrotécnica Técnico em Guia de Turismo Técnico em Fabricação Mecânica Técnico em Refrigeração e Climatização Técnico em Segurança do Trabalho Torneiro Mecânico(FIC)

Técnico em Agroindústria Técnico em Agropecuária Técnico em Informática Técnico em Nutrição e Dietética Técnico em Zootecnia

9 Juazeiro do Norte

Desenhista da Construção Civil (FIC) Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica (FIC)

10 Limoeiro do Norte Técnico em Fruticultura Técnico em Panificação

11 Maracanaú

Operador de Tratamento de Águas e Efluentes (FIC) Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos (FIC) Técnico em Análises Químicas Técnico em Automação Insdustrial

12 Morada Nova

Técnico em Edificações

13 Quixadá

Técnico em Análises Químicas Técnico em Comércio Técnico em Logística Técnico em Meio Ambiente

14 Quixeramobim

Técnico em Agroindústria Técnico em Agropecuária Técnico em Comércio Técnico em Informática Técnico em Nutrição e Dietética Técnico em Zootecnia

15 São João do Jaguaribe Técnico em Eletroeletrônica

16 Tabuleiro do Norte

Técnico em Manutenção Automotiva

17 Tauá

Técnico em Informática

Para mais informações contate-nos Alto Santo (88) 3447 - 6418 Aracati (88) 3421 - 3559 Baturité (85) 3347 - 0266

Canindé (85) 3343.0572 Caucaia (85) 96152702 Crateús (88) 3692 - 3857

Fortaleza (85) 3307 - 3746 Iguatu (88) 3581- 0442 Juazeiro do Norte (88) 2101 - 5300

Limoeiro do Norte (88) 3447 - 6418 Maracanaú (85) 3878 - 6300 Morada Nova (88) 3447 - 6402

Quixadá (88) 3412 - 0111 Quixeramobim (88) 3581- 0442 São João do Jaguaribe (88) 3447 - 6418

Tabuleiro do Norte (88) 3447 - 6402 Tauá (88)3437 - 4060 www.pronatec.ifce.edu.br

www.pronatec.ifce.edu.br 09


Cursos

s

s

Fotos: Lucas Lacerda

O PRONATEC traz, em sua ampla variedade de cursos ofertados, a oportunidade do ingresso no mercado de trabalho e de qualificação profissional. Os cursos são divididos em: Cursos de Formação Inicial e Continuada e Cursos Técnicos.

Foto: Lucas Lacerda

Foto: Lucas Lacerda

FIC

10 www.pronatec.ifce.edu.br

Cursos

São cursos de curta duração com carga-horária de 160 à 300 horas-aulas e destinam-se, mais especificamente, à qualificação profissional ou ainda à formação de habilidades iniciais. Esses cursos têm como principais objetivos proporcionar aos trabalhadores o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social, promovendo a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização em determinada área. Despertando nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a qualificação profissional.

Técnicos

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Buscando dar ao aluno mais chances no mercado de trabalho. No Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o aluno faz somente o Ensino Técnico. É importante que o aluno escolha um curso técnico cujo turno de execução não coincida com o turno de aulas da escola onde está cursando o ensino médio. Os cursos técnicos têm carga-horária variando entre 800 e 1600 horas-aulas.

Em 2012, o Pronatec ofertou 14 mil vagas de cursos de capacitação, com carga-horária variável entre 160 e 400 horas, custeados pelo Governo Federal. Até Outubro deste ano, o número de vagas ofertadas pelo Pronatec no IFCE atingiu a marca das 1 839, sendo que todas estas foram preenchidas durante o período de matrícula. A rede IFCE comporta atualmente cerca de 40 cursos, distribuídos em 16 municípios.


Localizado na região do baixo Jaguaribe, Alto Santo deve sua fundação à capela construída no final do século XIX em homenagem ao Menino Deus. Sua cultura é marcada pelo cotidiano rural das fazendas, dos engenhos de rapadura, das vaquejadas, da extração da oiticica e do artesanato feito de palha de carnaúba e cifre de boi. A literatura de cordel e a xilogravura registram a história do município e influenciam os novos artistas da cidade, que despontam na música e no teatro.

Estádio de futebol cearense inspirado no Coliseu

Técnico em Mecânica Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1800h

Aracati

Aracati é conhecida por longas ruas com vistosos casarões de cada lado, testemunhas silenciosas da época de fausto e glória do município. O principal potencial turístico e de lazer é o seu litoral, com destaque para as praias de Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, além de Fontainha, Tapera e Retirinho. Além de centro dinâmico da economia do Estado, Aracati já foi a décadas passadas, também o polo sociocultural mais importante do Ceará. Praia de Canoa Quebrada

Técnico em Aquicultura Atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1000h

Técnico em Eventos Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos.

Turno: Manhã Número de Vagas: 40 Horas Aula: 800h

www.pronatec.ifce.edu.br 11

Fotos: Google

s

Alto Santo


Cursos

Técnico em Informática Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação . Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Turno: Manhã Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1000h

Baturité

A 93km da Capital Fortaleza e com cerca de 31,1mil habitantes, Baturité possuí um rico artesanato em traçados de bambu. Como principal manifestação cultural, o município realiza a Festa do Chitão, que acontece todo ano durante as festividades juninas, atraindo milhares de pessoas. Sua economia tem o setor terciário como base principal, com comércio e prestação de serviços.

A estação de Baturité

Técnico em Hospedagem Atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercial critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 800h

Canindé

Localizada na região Norte do estado, Canindé tem como principal evento cultural, a festa do padroeiro: São Francisco das Chagas, popularmente conhecida como a Romaria de Canindé. Uma das festas religiosas mais antigas do estado de Ceará que recebe todos os anos cerca de 2,5 milhões de romeiros franciscanos de todo o país, sendo a cidade com a maior romaria franciscana da América Latina.

Basílica de Canindé

Técnico em Telecomunicações Participa da elaboração de projetos de telecomunicação. Atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo a regulamentação específica.

12 www.pronatec.ifce.edu.br

Turno: Noite Número de Vagas: 35 Horas Aula: 1200h


Caucaia

Caucaia faz parte da região Região Metropolitana de Fortaleza. Suas praias estão entre as mais frequentadas do Estado, quer pelas águas amenas e límpidas do atlântico sul, que banham sua costa, quer pelas suas dunas de areia fixas e móveis, seus coqueirais, mangues e lagoas naturais, que fazem do município um local de beleza indescritível. O turismo também é uma importante fonte de renda devido os atrativos naturais, que favorecem os esportes de aventura.

Praia Do Cumbuco

Soldador em Processo MIG/MAG Solda materiais por meio do processo MIG/MAG atendendo à regulamentação técnica de fabricação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Turno: Tarde Número de Vagas: 24 Horas Aula: 200h

Crateús

Crateús é um município que está situado no sertão do Ceará. O município abriga a Reserva Natural Serra das Almas, que é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo IBAMA. A Fauna dos Caboclos, o Canyon do Rio Poty, os Poços do Rio Poty, as grutas e cavernas, o Castelo de Pedra, o Olho d’Água, o Açude Carnaubal e o Açude Realejo, que ficam na Reserva Natural Serra das Almas são os principais destaques dos atrativos naturais. Teatro Rosa Morais

Técnico em Meio Ambiente Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental.

Turno: Manhã Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1200h

Fortaleza

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654.

Estátua de Iracema www.pronatec.ifce.edu.br 13


Cursos

Administrador de Banco de Dados Planeja, implementa e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Administra servidores de banco de dados. Implementa políticas e normas de segurança para banco de dados. Documenta todas as etapas do processo.

Turno: Noite Número de Vagas: 25 Horas Aula: 200h

Auxiliar em Administração de Redes Planeja, implementa e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Administra servidores de banco de dados. Implementa políticas e normas de segurança para banco de dados. Documenta todas as etapas do processo.

Turno: Noite Número de Vagas: 25 Horas Aula: 200h

Eletricista Industrial Realiza montagem e instalação de equipamentos e componentes industriais, conforme planejamento e projetos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 300h

Instalador de Rede de TV a Cabo e Via Satélite Planeja, implementa e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Administra servidores de banco de dados. Implementa políticas e normas de segurança para banco de dados. Documenta todas as etapas do processo.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 200h

Monitor de Recreação Realiza atividades de animação turísticas, organizando programações para diversas faixas etárias. Atuar como monitor de lazer, utilizando-se de técnicas e práticas de recreação, de forma ética e responsável, zelando pela integridade dos participantes, a fim de proporcionar um lazer de qualidade e a satisfação dos participantes.

14 www.pronatec.ifce.edu.br

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 160h


Montagem e Manutenção de Computadores Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos, repara microcomputadores, identifica e instala sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Turno: Noite Número de Vagas: 15 Horas Aula: 160h

Operador de Computador Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos. Pesquisa e navega na internet. Usa correio eletrônico. Instala e configura sistema operacional, aplicativos de escritório e periféricos.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 160h

Técnico em Eletrotécnica Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 1200h

Técnico em Guia de Turismo Orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. dades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 800h

Técnico em Mecânica Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 1200h

www.pronatec.ifce.edu.br 15


Cursos

Técnico em Refrigeração e Climatização Elabora e supervisiona projetos de instalação de equipamentos e sistemas de refrigeração e climatização conforme normas técnicas e de segurança. Elabora e executa planos e rotinas de manutenção, além da comercialização de sistemas de refrigeração e climatização.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 1200h

Técnico em Segurança do Trabalho Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Organiza informações de saúde e de segurança no trabalho.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 1200h

Torneiro Mecânico Prepara, regula e opera máquinas e ferramentas para usinar peças metálicas e similares. Regula os mecanismos do torno, estabelecendo a velocidade ideal, graduando os dispositivos de controle automático e controlando o fluxo de lubrificante sobre o gume da ferramenta. Interpreta desenhos, esboços, modelos, especificações e outras informações para planejamento das tarefas

Turno: Tarde Número de Vagas: 30 Horas Aula: 190h

Iguatu Localizado na Região Centro-Sul do estado, Iguatu configura-se como o principal polo econômico da região. Foi, ao longo das décadas de 1960, 70 e 80, um importante centro produtor de algodão, chegando a cravar sucessivos recordes nacionais de produtividade da fibra. Hoje, as indústrias moveleiras, de calçados e de serviços são os condutores da economia da cidade. Estádio de futebol cearense inspirado no Coliseu

Técnico em Agroindústria Operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial.

16 www.pronatec.ifce.edu.br

Turno: Tarde Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h


Técnico em Agropecuária Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

Turno: Tarde Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

Técnico em Informática Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1300h

Técnico em Nutrição e Dietética Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade – higiênico-sanitárias – em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Participa de programas de educação alimentar.

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

Técnico em Zootecnia Atua na criação de animais domésticos e silvestres. Colabora nas atividades de planejamento e controle. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade. Presta assistência técnica e extensão rural na área de produção animal.

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

Juazeiro do Norte A 600 Km de Fortaleza fica Juazeiro do Norte, cidade do Padre Cícero Romão Batista, plantada em pleno Cariri. Juazeiro do Norte é a segunda maior cidade do Ceará, atrás apenas de Fortaleza. O artesanato é uma das maiores atividades de Juazeiro. Fazem-se imagens do padre em diversos tamanhos, desde miniaturas até o tamanho natural. Estátua do Padre Cícero www.pronatec.ifce.edu.br 17


Cursos

Desenhista da Construção Civil Representa graficamente projetos de edificações, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Propõe alternativas de uso de materiais e técnicas construtivas. Elabora, interpreta e desenvolve processos de licenciamento de projetos de edificações.

Turno: Noite Número de Vagas: 20 Horas Aula: 200h

Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica Realiza serviços de construção, operação e manutenção de rede de distribuição de energia elétrica – Média Tensão e Baixa Tensão, de montagem e instalação de iluminação pública e serviços técnicos comerciais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Turno: Tarde Número de Vagas: 30 Horas Aula: 200h

Limoeiro do Norte

Limoeiro do Norte é um município no Vale do Jaguaribe, conhecido como a “Terra das Bicicletas”, pelo fato do elevado número de bicicletas por habitantes, e sendo comum que as crianças aprendam muito cedo a andar de bicicleta. O nome da cidade é devido à quantidade de limoeiros na região, plantados pelos primeiros habitantes das terras, os índios Paiacus.

Barragem das Pedrinhas

Técnico em Fruticultura Participa do planejamento, executa e monitora as etapas da produção de plantas frutíferas. Planeja e acompanha a colheita e a pós-colheita de frutas, incluindo o controle de qualidade do produto. Atua no mercado de distribuição e comercialização de frutas, além de poder desempenhar atividades de extensão e associativismo.

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1520h

Técnico em Panificação Produz pães, massas, pizzas e salgados, de maneira artesanal ou de forma industrializada, para consumo imediato ou vendas em centros de compras. Organiza a área de trabalho e matéria-prima nas produções de padaria. Executa práticas de manipulação de alimentos. Opera equipamentos e maquinário. Apóia o controle de estoque, custos e consumo.

18 www.pronatec.ifce.edu.br

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1000h


Maracanaú Maracanaú é um município da Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, no Brasil. É o maior centro industrial do estado. É também a terra adotiva do escritor Rodolfo Teófilo e conhecida como a maior cidade-dormitório do Ceará. Possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Ceará, estando atrás apenas do município de Eusébio. Matriz de S. José

Operador de Tratamento de Águas e Efluentes Monitora e controla sistemas de tratamento de águas e efluentes, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 160h

Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos Monitora e controla sistemas de tratamento resíduos sólidos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 160h

Técnico em Análises Químicas Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Atua no planejamento, coordenação e execução de processos de análises laboratoriais, respeitando normas de segurança. Seleciona técnicas e metodologias analíticas. Auxilia a validação de metodologias de análises.

Turno: Tarde Número de Vagas: 42 Horas Aula: 1200h

Técnico em Automação Insdustrial Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Turno: Noite Número de Vagas: 42 Horas Aula: 1200h

www.pronatec.ifce.edu.br 19


Cursos

Morada Nova A cidade de Morada Nova está localizada a 163 quilômetros de Fortaleza. O município é cercado por atrativos naturais como o rio Banabuiú; os riachos Seco, Santa Rosa do Corcunda, Aroeiras, do Curral Velho, da Barbada, do Palhoça e Carnaúba; Lagoa da Felipa e os açude das Flores, da Barbada e Contendas. Matriz do Divino Espírito Santo

Técnico em Edificações Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações.

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1500h

Quixadá Quixadá é um município localizado na região dos Sertões Cearenses. Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que “quebram” a aparente monotonia da paisagem sertaneja. A cidade é considerada o melhor local para a prática de Voo Livre na América do Sul, devido à grande quantidade de térmicas na região. Açude do Cedro

Técnico em Análises Químicas Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Atua no planejamento, coordenação e execução de processos de análises laboratoriais, respeitando normas de segurança. Seleciona técnicas e metodologias analíticas. Auxilia a validação de metodologias de análises. Emprega normas técnicas e de biossegurança.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1200h

Técnico em Comércio Aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial.

20 www.pronatec.ifce.edu.br

Turno: Noite Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1200h


Técnico em Logística Aplica os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística. Executa e agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora na gestão de estoques. Presta atendimento aos clientes.

Turno: Noite Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1000h

Técnico em Meio Ambiente Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental.

Turno: Noite Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1200h

Quixeramobim Quixeramobim é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. O Município caracteriza-se por ter a maior produção leiteira do estado do Ceará. Nos últimos 10 anos, vem experimentando um grande progresso econômico com a chegada de indústrias que oferecem milhares de empregos. Isso transformou Quixeramobim no maior centro urbano do sertão central. Em 2007, a cidade ultrapassou a marca dos 68 mil habitantes e agora em 2010 já chega a mais de 73 mil habitantes.

Barragem(açude Quixeramobim)

Técnico em Agroindústria Operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial.

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

Técnico em Agropecuária Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

www.pronatec.ifce.edu.br 21


Cursos

Técnico em Comércio Aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1180h

Técnico em Informática Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1000h

Técnico em Nutrição e Dietética Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade – higiênico-sanitárias – em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Participa de programas de educação alimentar.

Turno: Noite Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

Técnico em Zootecnia Atua na criação de animais domésticos e silvestres. Colabora nas atividades de planejamento e controle. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade. Presta assistência técnica e extensão rural na área de produção animal.

Turno: Manhã Número de Vagas: 30 Horas Aula: 1360h

São João do Jaguaribe São João do Jaguaribe é um município brasileiro do estado do Ceará localizado na Mesorregião do Jaguaribe. Possui uma área de 280,436 km². Sua população estimada em 2010 era de 7.902 habitantes. Porém vem diminuindo bastante, por causa da falta de empregos. O destino de seus habitantes é principalmento a região metropolitana de fortaleza. Praça de São João do Jaguaribe

22 www.pronatec.ifce.edu.br


Técnico em Eletroeletrônica Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Propõe o uso eficiente da energia elétrica. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão.

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1800h

Tabuleiro do Norte Tabuleiro do Norte é um município localizado no Vale do Jaguaribe, a 211 km de Fortaleza. Com mais 50 anos de emancipação política, a cidade é conhecida como a cidade dos caminhoneiros devido ao fato da principal fonte de renda de sua população ser o transporte de cargas através de seus vários caminhões, levando riquezas para todo o Brasil. Matriz de N. Sra. das Brotas

Técnico em Manutenção Automotiva Realiza diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena equipes de mecânicos para os diversos tipos de automóveis.

Turno: Tarde Número de Vagas: 40 Horas Aula: 1500h

Tauá Localizado na região dos Inhamuns, Tauá é o segundo município mais extenso do estado. O maior ícone natural é o Serrote Quinamuiú. Ele pode ser avistado de qualquer ponto da cidade. Como atrativos culturais o município de Tauá possui três sítios paleontológicos e 15 arqueológicos, que podem ser visitados, porém só podem ser explorados por pesquisadores profissionais e cadastrados. Tauá Resort Caeté

Técnico em Informática Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Turno: Tarde Número de Vagas: 25 Horas Aula: 1200h

www.pronatec.ifce.edu.br 23


Gestão

Ferramentas de

{

Gestão

Comum à maioria dos grandes órgãos e empre-

sas, as ferramentas de gestão têm auxiliado inúmeras equipes administrativas a atingirem seus objetivos, desde reduzir custos, inovar, melhorar a qualidade e a eficiência de seus serviços ou no planejamento de ações futuras. A equipe de gestão do IFCE também conta com ferramentas de gestação para a administração do Pronatec, sendo estas o Asana, Google Drive, Scrum e o Kanban.

Asana

oogle

G Fotos:

Criado por Dustin Moskovitz, cofundador do facebook. O ASANA é um gerenciador de tarefas colaborativo que se destaca em relação aos demais por sua “colaboração em contexto”. Sua fórmula é simples: Asana = Projetos + tarefas + pessoas + conversas. Atuando no controle do processo de execução de projetos digitais, o Asana mostra eficiência e praticidade no gerenciamento de várias frentes de trabalho que progridem de forma simultânea.

Google Drive

O sistema pode ser acessado através de navegadores, Tablets e Smartphones, o que pode ser incrivelmente produtivo quando uma equipe estiver alocada com clientes externos ou até mesmo viajando a trabalho.O Asana é o lugar central para manter todas as tarefas, garantindo ao usuário a possibilidade de estar sempre a par de todas as suas responsabilidades.

O Google Drive é um serviço de armazenamento que possibilita ao usuário guardar seus documentos, fotos, músicas, vídeos etc. tudo em um único local. Ele sincroniza com seus dispositivos móveis e seu computador, então se você mudar qualquer coisa a partir de um smartphone, celular ou semelhante, a alteração surgirá automaticamente em todos os outros lugares. Ele também grava as alterações de modo que se você fizer uma edição e salvar, é possível voltar a todas as revisões feitas nos últimos 30 dias.

24 www.pronatec.ifce.edu.br


Scrum Investir em inovação é algo fundamental para uma empresa poder responder com eficiência às constantes mudanças do mercado. O Scrum é uma metodologia ágil para o gerenciamento de projetos. Baseado em ciclos de 30 dias chamados Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos.

Kanban

Uma funcionalidade de destaque no Google Drive é a busca, que é feita em todo o conteúdo do arquivo, através de palavras chaves e filtros, como, por exemplo, tipo de arquivo e usuário criador. Além da busca poderosa, o Google Drive possui uma ferramenta de visualização dos arquivos, que exibe no navegador do usuário mais de 30 tipos de arquivos. Os arquivos variam de vídeos em alta definição a arquivos do Adobe Photoshop, passando por documentos de texto, planilhas e apresentações e não é preciso nem mesmo ter os aplicativos correspondentes instalados na máquina. Você não perde tempo enviando o arquivo, nem seu amigo baixando-o para ver localmente.

Estes objetivos são representado numa lista de coisas para fazer que é constantemente atualizada, chamada Product Baglock. Numa realidade em que as organizações precisam se atualizar e planejar constantemente além de reduzir custos operacionais e investir em uma forma de gerenciamento de projetos mais ágil, o Scrum pode se tornar um diferencial fundamental. Fundamentado na teoria de controle de processos experimentais, o Scrum emprega uma abordagem interativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e controlar riscos. Três pilares sustentam qualquer implementação de controle destes processos, sendo estes a transparência, que garante que aspectos do processo que afetam o resultado sejam visíveis para aqueles que gerenciam os resultados; a inspeção, para que variações inaceitáveis no processo possam ser detectadas e a adaptação, que ajusta o processo ou o material que está sendo processado. Se feito com rapidez, pode minimizar os desvios posteriores.

Atualmente, várias áreas vêm usando o Kanban para aumentar o controle sobre as mudanças e melhorar a organização das tarefas diárias. O Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de mudanças que se resume basicamente em três partes: a visualização do fluxo de trabalho, estabelecer limites para os trabalhos em progresso e um controle da data em que os processos foram iniciados e quando foram concluídos. O Kanban utiliza artifícios visuais para dar o perfeito entendimento do que está sendo feito para todos no time. Um dos exemplos mais comuns é a utilização de post-its coloridos com diferentes significados. Foto: Edmilson Moreira

www.pronatec.ifce.edu.br 25


Entreterimento

Teste Vocacional

Como devo escolher a carreira correta para a minha vida?

Esta é uma dúvida que surge com frequência entre os jovens ao pensar sobre futuro e mercado de trabalho. Ainda que a resposta para esta pergunta seja simples para alguns, nem sempre a solução vem fácil e a indecisão permanece, tirando o sossego de muitos alunos. Para ajudar você nesta importante decisão, trazemos este teste vocacional que indicará de forma bem simples suas afinidades e preferências, apresentando possibilidades dos cursos com os quais você mais de identifica.

1 Ao pensar numa profissão, qual destas opções descreve melhor a função que você gostaria de desempenhar?

A - Trabalhar ativamente em situações diversas B – Lidar com números e estatísticas, administrar negócios C – Auxiliar ou instruir pessoas D – Estar em contato direto com a tecnologia

2 Pelo que você se interessa?

A – Desafios que exijam novas soluções B – Tomar iniciativas e interagir com pessoas C – Atividades que possam ser realizadas em equipe D – Meios que lhe permitam estar preparado para acompanhar o mercado

3 Você busca uma profissão que:

A – Ofereça destaque em sua área de atuação B – Ofereça meios práticos e tradicionais, com serviços convenientes e de fácil comercialização C – Esteja relacionada com os seus interesses pessoais D - Que esteja antenada com as tendências atuais do mercado de trabalho

4 Você se descreve como uma pessoa:

A – Prática e capaz de se adaptar com facilidade B – Esforçada, que valoriza o que faz C – Entusiasmada e comunicativa D – Criativa e calma

5 Você é bom lidando com:

A – Ferramentas, instrumentos e equipamentos B – Controle de finanças, comando e execução C – Pessoas de todos os níveis culturais e sociais D – Sistemas e estratégias

6 Durante o seu período escolar, com quais matérias e áreas você tinha maior afinidade?

A - Matemática, história e física B - Cálculos, biologia e história C - Artes, idiomas, esportes ou atividades extracurriculares D - Química, física e matemática

26 www.pronatec.ifce.edu.br

?


7 De que forma você espera conduzir sua vida profissional? A - Com empenho e produtividade B - Com disciplina e regras bem definidas C - Fazendo algo em prol das pessoas e da sociedade D - Com autonomia e independencia

8 Ao tomar decisões você constumar considerar mais A - Razão e lógica B - Conceitos e tradições C - Intuições e pressentimentos D - Percepção e conhecimentos

9 Você gostaria de ser

A - O executivo de uma grande empresa B - O propiretário de um negócio bem-sucedido C - Um educador, terapeuta ou diplomata D - Um especialista, cientista ou acadêmico

?

Resultados A

Se você marcou mais vezes o item , as profissões mais indicadas para você são aquelas relacionadas a movimento e raciocínio lógico, os cursos de Técnico em Mecânica, Técnico em Aquicultura, Eletricista Industrial são boas opções de escolha.

B

Se a maioria das opções marcadas foram no item , você se identifica com organização e planejamento. Os cursos de Administrador de Banco de Dados, Auxiliar em Administração de Redes,Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Comércio e Técnico em Logística são alguns dos mais indicados para você.

C

Se o item apareceu mais vezes no seu teste, você está propenso a profissões com foco nas relações humanas. Os cursos de Técnico em Eventos, Técnico em Hospedagem, Monitor de Recreação, Técnico de Guia de Turismo possuem um perfil semelhante ao que você se identifica.

D

Se você marcou mais vezes o item , você tem interesse pelas grandes áreas do conhecimento e pela resolução de problemas. Os cursos de Técnico em Informática, Técnico em Telecomunicações, Montagem e Manutenção de Computadores, Desenhista da Construção Civil podem ser boas opções de escolha. www.pronatec.ifce.edu.br 27 Foto: Google


Lazer

Brincando e aprendendo... N

o dia 30 de Setembro de 2012, foi realizada no IFCE – Campus Fortaleza, a primeira Manhã de Lazer dos cursos Técnicos de Eletrotécnica, Guia de Turismo, Mecânica Industrial, Refrigeração e Segurança do Trabalho do Pronatec. Com o objetivo de integrar e acolher os alunos, a Coordenação do programa em Fortaleza, com auxílio de sua equipe de monitores, proporcionou diversas atividades esportivas e recreativas. Confira as fotos em nossa galeria. Fotos: Lucas Lacerda

28 www.pronatec.ifce.edu.br


www.pronatec.ifce.edu.br 29


Lazer

30 www.pronatec.ifce.edu.br


Equipe

Foto: José Wally

O melhor time,

O aluno-monitor é o estudante que, interes-

sado em seu desenvolvimento acadêmico, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela trabalha, contribuindo para o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão, oferecendo assistência aos alunos e auxiliando os professores em suas tarefas didáticas. A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que têm como objetivo fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, pr omovendo a cooperação conjunta entre aluno e professor. Sua importância vai desde o aspecto pessoal, na experiência adquirida pelo monitor, na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor-orientador e aluno-monitor. O IFCE conta com uma equipe de monitores selecionada para desempenhar, com responsabilidade e dedicação, as funções atribuídas a esta tarefa tão importante.

Esforçados e competentes ! Monitores Campus Fortaleza Marciana Matos da Costa - Telemática Vanessa Dias - Gestão Desportiva e de Lazer Manuela Pinheiro - Gestão Desportiva e de Lazer Davi Rebouças – Técnico Integrado em Eletrotécnica Laiza Eveline - Técnico Integrado em Eletrotécnica Franklin Dias - Técnico Integrado em Eletrotécnica Kaio Lucas Ribeiro – Engenharia de Telecomunicações Kauany Duarte – Técnico Integrado em Informática Edmilson Moreira – Engenharia de Telecomunicações Erik Castro Souza – Artes Visuais Vitor de Carvalho - Engenharia de Telecomunicações Alan Xavier da Mota – Engenharia Mecatrônica Raí Bernardo - Técnico em Mecânica Industrial Sulamita Lino Freire – Gestão de Turismo Natália Holanda - Gestão Desportiva e de Lazer David Teixeira - Telemática Emanuel Mariano - Engenharia de Telecomunicações Joelia Rodrigues – Técnico Integrado em Telecomunicações Pedro Alex de Sá – Gestão Desportiva e de Lazer Everton Rubens Carvalho - Engenharia Mecatrônica Lucas de Lacerda - Técnico Integrado em Informática Daniel Oliveira Araújo – Telemática Hugo Serra Lira – Técnico Integrado em Eletrotécnica

www.pronatec.ifce.edu.br 31


Entrevistas

Batendo um Papo... O Pronatec foi implantado no IFCE em 2012 e desde então tem obtido ótimos resultados

“O Pronatec é um forte programa da política educacional e profissional. É um programa ousado, de larga escala e que vai trazer bons resultados.

“Nosso aluno, que é um aluno talentoso, competente, brilhante, tanto no instituto como fora, na universidade, onde quer que esteja, vai brilhar. É realmente um aluno detentor de conhecimento.”

O Pronatec vem preencher uma lacuna, pois temos ainda sete milhões de jovens totalmente alheios a uma chance, a um ensino profissional. O Instituto consegue transformar alunos que não tiveram oportunidade. Costumo dizer que o principal papel do Instituto é esse: transformar. Estamos chegando a um número próximo de 1400 alunos. Já estamos distribuídos em 19 unidades, e esses alunos do Pronatec serão um diferencial para melhoria da sociedade em que estão inseridos.”

32 www.pronatec.ifce.edu.br

Prof. Gutenberg - Pró Reitor de Extensão

Prof. Gilmar - Pró Reitor de Ensino

“Nós idealizamos um conteúdo que possibilite o acesso às ferramentas fundamentais, para uma recapacitação e a inserção no mercado de trabalho.

“A importância do Pronatec é oportunizar esse momento de preparação para o mercado de trabalho, dar essa alavancada, para que possam ocupar essas vagas no mercado de trabalho, que são ocupadas, às vezes, por pessoas que não têm qualificação.

“É importante, também, dar chances ao trabalhador jovem e recém-formado que precisa ser capacitado.”

Acredito que o público alvo dos cursos FIC seja adulto, principalmente profissionais que estejam precisando de capacitação ou recapacitação, que desejam voltar aos bancos de escola em tempo reduzido e agregar valores às suas capacidades, às suas habilidades, para que possam se reciclar.”

“O Pronatec veio num momento em que o Brasil está crescendo, está se desenvolvendo.” Os empregos estão aparecendo e as pessoas estão vindo buscar, aqui, na instituição, essa qualificação, para poderem ter um melhor padrão de vida”

Foto: Kauany Duarte

Prof. Virgilio - Pró Reitor de Administração

Foto: Lucas Lacerda

Foto: Kauany Duarte

na formação de profissionais, fornecendo mão de obra para suprir as necessidades do mercado de trabalho. Com a palavra, a equipe de direção do IFCE, comentando sobre a importância do programa para a sociedade e o que representa esta oportunidade para o nosso país.

Wally Menezes - Coordenador Geral Daniel Castro - Supervisor Financeiro André Monteiro - Supervisor Acadêmico Armênia Chaves - Coordendora Adjunta


O que?

Quais?

Quais?

Quem?

Quando?

Onde?

Qual? Quando?

Porque?

Onde?

Como?

O que é?

Quando?

Porque?

Quem?Quais?

Quais?

Quais?

Quando?

Como?

O que é?

Onde? Qual?

Porque?

O que?

Quais?

Porque?

Onde?

Quando?

Qual?

Qual?

Quem?

Quais?

Como?

Qual?

Como?

Como?

Porque?

Quando?

Porque?

Quem?Quais?

Como?

Onde? Qual?

Quais?

Como?

Onde? Qual?

Onde?

Porque?

Onde?

Quando?

Qual?

Como? Quem?Quais?

Quando?

Quem?

Como?

Quando?

O que é?

O que?

Quais?

Porque?

Quais?

Qual?

Perguntas Frequentes

Onde?

Perguntas Frequentes Foto: Google

?

Quais são os pré-requisitos para se inscrever ?

?

1) Alunos do ensino médio de escolas da rede pública, cursando o 2º ou 3º ano, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. Também aqueles que já tenham concluído o ensino médio ou não; 2) Beneficiários do Programa Bolsa Família e seus dependentes; 3) Atiradores de Tiros de Guerra, reservistas e praças em momento de baixa das forças armadas, participantes do Programa Soldado Cidadão; 4) Solicitantes reincidentes do Seguro-Desemprego.

?

No período de seleção o processo de pré-matrícula nos cursos técnicos será realizado nas escolas públicas estaduais que ofertam ensino médio no estado do Ceará . 1) O estudante só poderá inscrever-se em curso ofertado em turno oposto ao frequentado por ele na escola; 2) O número de inscritos por curso será igual a 2 vezes o número de vagas destinadas ao mesmo curso; 3) Os alunos selecionados para a Pré-Matrícula deverão dirigir-se a instituição OFERTANTE (IFCE) no prazo determinado para efetuarem a matrícula no curso para o qual foi pré-matrículado. *No decorrer dos cursos, serão disponibilizados fardamento, transporte e lanche para os estudantes.

Qual a documentação necessária para efetivação da matrícula nos Cursos Técnicos ? 1) Declaração da escola de que está matriculado e frequentando; 2) Comprovante de pré-matrícula; 3) Cópia do documento de identidade; 4) Cópia do CPF; (inscrição efetuada com o CPF que não seja do aluno será automaticamente desconsiderada); 5) Cópia do comprovante de residência; 6) RG e CPF do responsável, caso o aluno seja menor de idade; *Obs: o aluno menor de idade deve comparecer à confirmação de matrícula acompanhado dos pais ou responsável legal.

Como me inscrever nos Cursos Técnicos ?

?

O que é a Bolsa-Formação? A Bolsa-Formação oferecerá vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica. Terá duas modalidades: a Bolsa-Formação Trabalhador, que oferecerá cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais) para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal; e a Bolsa-Formação Estudante, que oferecerá cursos técnicos (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula) para estudantes das redes públicas.

www.pronatec.ifce.edu.br 33


?

Como me inscrever nos Cursos de Formação Inicial e Continuada ? No período de seleção, o processo de pré-matrícula nos cursos FIC é feito nos seguintes locais: - CRAS (Centro de Referência em Assistência Social): Seleciona alunos em situação de vulnerabilidade social e beneficiários de programas de transferência de renda. - Unidades conveniadas no âmbito dos estados e municípios, integrantes do SINE (Sistema Nacional de Emprego): Seleciona alunos beneficiários do seguro-desemprego. - Ministério do Turismo: Alunos interessados em cursos da área de turismo. - Ministério da Defesa: Alunos que estão servindo às forças militares. - Escolas Estaduais de Ensino Médio: Alunos regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais. Maiores informações nas unidades escolares.

?

?

?

?

34 www.pronatec.ifce.edu.br

Caso me matricule e não conclua o curso, posso tentar novamente no primeiro semestre de 2013? Não. Se você não concluir o curso perderá o direito de se inscrever novamente.

?

Caso não se consiga a vaga, há lista de espera para o próximo período? Não, o interessado deverá se inscrever novamente para o 1º semestre de 2013.

Os cursos são totalmente gratuitos? Os alunos matriculados receberão algum tipo de auxílio? Sim. Os alunos terão direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação) que deve ser solicitado após a confirmação da pré-matrícula. O procedimento de requerimento será divulgado pela instituição que oferecerá o curso, bem como o valor dos benefícios.

O candidato que não tenha terminado o ensino médio pode participar? Sim. O candidato que ainda não tenha terminado o ensino médio podeparticipar tanto de cursos técnicos quanto de cursos FIC.

Posso me inscrever em mais de um curso, simultaneamente? No máximo 2 e que sejam em horários diferentes. Com o detalhe que são no máximo 2 cursos ao ano por pessoa.

Qual a documentação necessária para efetivação da matrícula nos Cursos de Formação Inicial e Continuada ? 1) Declaração da escola (caso o aluno esteja regularmente matriculado em escola da rede pública estadual de ensino); 2) Carta de encaminhamento da instituição demandante (Escola estadual; CRAS; Ministério do trabalho, etc.); 3) Uma foto 3x4; 4) Cópia do documento de identidade; 5) Cópia do CPF; 6) Cópia do comprovante de residência; 7) RG e CPF do responsável, caso o aluno seja menor de idade.

Posso alterar o meu curso e a minha unidade de ensino ? O aluno deve se dirigir a instituição onde fez a pré-matricula para a mudança desejada. Tanto de curso como de horário.

?

?

?

Pessoas que já concluíram o ensino médio podem participar? Apenas de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada).


Revista Pronatec IFCE Dando Pitaco