Page 1

AGENDA

BOLETIM

Dias 28 e 29 de março será ministrado o treinamento de “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” com a consultora Adriana Ferraz na Biofábrica em Engenheiro Coelho. Acesse o site da PROMIP e veja todas as notícias pelo celular: faça a leitura do QR Code ao lado.

Baixe o leitor no Google Play ou na AppStore.

ANO I • EDIÇÃO Nº2 • MAR 2018 • Redação: Thiago Peres

GINÁSTICA LABORAL: SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO A maioria de nós passamos grande parte do nosso tempo nos locais de trabalho e em posições nem sempre corretas, esta é a principal causa de lesões no ambiente de trabalho. Pensando na saúde dos colaboradores, instituímos à partir do mês de março, a Ginástica Laboral. Orientados pelo professor de Educação Física Robson A. Siqueira, a Ginástica Laboral tem como principal objetivo reduzir a fadiga (cansaço) muscular e os desconfortos físicos decorrentes das atividades laborativas (o trabalho) diárias e, por consequência, prevenir o aparecimento de lesões osteomusculares (nos músculos, osso e tendões) devido ao stress. “As atividades regulares resultam na diminuição dos acidentes de trabalho, aumento da produtividade e melhoria das condições dos trabalhadores”, afirma Robson. As sessões de Ginástica Laboral serão realizadas em todas as unidades da PROMIP, confira os horários:

Segundas e Quartas às 7h em Conchal. Em Engenheiro Coelho, a atividade será separada em duas turmas, às 8h e 8h30 (para os colaboradores dos Laboratórios de Anagasta e Neomip) Terças e Sextas às 7h em Limeira. A prática terá curta duração, 10 a 15 minutos, com pouca exigência física, com alongamentos, relaxamento e consciência corporal.

O professor de Educação Física, Robson Siqueira, comandará as atividades de Ginástica Laboral

DIA INTERNACIONAL DA MULHER No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data é um símbolo de resistência e luta das mulheres na reivindicação por direitos iguais na sociedade. A PROMIP parabeniza nossas colaboradoras que, com suas habilidades, destrezas e graciosidade auxiliam no sucesso da nossa empresa!

Neste mês em que comemoramos o dia Internacional da Mulher aproveitamos para agradecer imensamente e homenagear todas as nossas colaboradoras, as quais têm contribuído ativamente para o desenvolvimento e crescimento da PROMIP. Também estamos muito felizes em anunciar o início das aulas de Ginástica Laboral, que serão coordenadas por um profissional de Educação Física nas três unidades da empresa. Além de contribuir com o bem-estar e a saúde de cada um de nós, a prática da atividade física nos diversos ambientes de trabalho, também proporcionará um momento de integração e um melhor engajamento e entrosamento das pessoas. A sustentabilidade também é destaque esse mês, tanto dentro da empresa, com o depoimento de duas profissionais que atuam nas áreas de produtos biológicos e serviços de pesquisas, quanto em campo, com a declaração de um agricultor que tem obtido benefícios com a prática do controle biológico em hortaliças. Convido a todos para que contribuam com textos e/ou sugestões de matérias para os próximos informativos. #avantepromip

Dr. Marcelo Poletti Diretor Geral - CEO

Parabéns a todas as mulheres pelo Dia Interncional da Mulher


ANO I • EDIÇÃO Nº2

USO DE NEOMIP REDUZ RESÍDUOS NAS LAVOURAS Os consumidores estão cada vez mais interessados em sustentabilidade e em alimentos mais saudáveis e com menos resíduos químicos. O selo orgânico está cada dia mais presente nas prateleiras, o mercado de produtos orgânicos está crescendo no Brasil e faturou R$ 3 bilhões em 2016. A PROMIP contribui para este crescimento com seus produtos biológicos: ácaros predadores e microvespas que combatem as pragas de forma totalmente natural, sem danificar a planta, o fruto e sem riscos à saúde humana ou ao meio-ambiente. Produtor de morango Repouso/MG, Marcelo Honório, utiliza o controle biológico há quatro anos.

A propriedade de Marcelo Honório, produtor de morango na região do Sul de Minas receberá o selo de produto semi-orgânico, atestando a qualidade do fruto, utilizando controle biológico de pragas

“Visando usar menos defensivo, soltei o ácaro predador Neomip, para ter um produto de maior qualidade aos consumidores”, afirma. Agora, Marcelo vai receber na sua propriedade o selo Semi-Orgânico, onde não se utiliza defensivo direta-

mente nas folhas e frutos. “Fazendo o manejo de forma correta o resultado é certo. Estamos em processo para receber o selo que atestam a qualidade do nosso fruto e dá reconhecimento para a região”, finaliza.

NOVA EMBALAGEM PRODUTOS PROMIP

APP DE COMPATIBILIDADE

A PROMIP trabalha sempre para oferecer o melhor produto ao mercado e atender às exigências do consumidor e das normas ambientais. É por isto que à partir deste mês, os produtos Neomip Max e Macromip Max serão comercializados em nova embalagem. Uma das principais mudanças é na composição do material das embalagens que passarão a ser de plástico e não mais de papelão como anteriormente, atendendo a uma preocupação ambiental e à nova política de resíduos da PROMIP, já que o plástico é um material 100% reciclável e mais amigável ao meio ambiente. Os novos frascos oferecem diversas vantagens: são mais leves, mais resistentes, não amolece e não desmancha. Seu novo formato quadrado, facilita o manuseio, transporte e o armazenamento na posição horizontal, conforme recomendado.

No Manejo Integrado de Pragas, a integração entre o uso do controle biológico e defensivos é uma das estratégias utilizadas para o sucesso do controle das pragas no campo. Por isso, é muito importante que sejam empregados defensivos seletivos, isto é, que não agridam os inimigos naturais (ácaros predadores, parasitoides, fungos, etc) presentes no ambiente, causando sua morte. Para auxiliar o produtor na escolha correta do produto utilizado, lançamos o Aplicativo de Compatibilidade que contém em sua base de dados uma tabela de seletividade entre os produtos PROMIP e os principais defensivos do mercado. O aplicativo, disponível para Android, mostra os níveis de compatibilidade de cada produto, auxiliando técnicos e produtores na decisão de sua aplicação ou não.

Houve também mudança em seu conteúdo: os frascos serão comercializados com 5 mil ácaros em seu interior, oferecendo melhor rendimento na aplicação, sendo necessários menos frascos. A PROMIP mais uma vez inova frente aos concorrentes em oferecer embalagens exclusivas, de alta qualidade e totalmente reciclável. Todas as mudanças foram aprovadas pelos órgãos reguladores.

Novos frascos: antes redondo e de papelão, agora, em material plástico e quadrado: mais resistente


INFOMIP • MAR 2018

BIOTECNOLOGIA

ESTUDOS ESPECIAIS

A resistência aos inseticidas foi documentada pela primeira vez em 1914 e desde então tem sido bastante frequente o surgimento de populações resistentes a diversos princípios ativos presentes no mercado. A resistência de insetos é um processo pré-adaptativo e hereditário. Assim, quem é mais adaptado ao ambiente sobrevive e transmite sua genética resistente aos seus descendentes. A exposição contínua a inseticidas aumenta a frequência de alguns indivíduos “pré-adaptados”, fomentando um ciclo perigoso, resultando também no ressurgimento de pragas secundárias. Em meados do anos 90 foram introduzidos no mercado, culturas ditas geneticamente modificadas (OGM) onde se incorporou as mesmas as proteínas Bt, produzidas pelas esporulação da bactéria de solo denominada Bacillus thuringiensis, tais proteínas também exercem pressão de seleção sobre as populações de insetos praga.

A PROMIP implementou em 2015 uma nova unidade dentro da área de serviços denominada “Estudos Especiais”. O termo se refere a uma atividade dentro de serviços onde se tem uma equipe totalmente dedicada a tal atividade e cujo escopo sai um pouco das atividades de rotina realizadas pelas demais equipes. Tais estudos demandam metodologia própria, materiais específicos e que em algumas vezes são enviados do exterior. Além disto um orçamento é elaborado de acordo com os objetivos traçados para o estudo em questão. Os estudos já foram conduzidos em seis estados brasileiros (MT, BA, MG, SP, PR e MS). O setor de Estudos Especiais conta com uma equipe altamente especializada em estudos de dinâmica de populações de insetos e compreende um grupo de

Bioensaio de monitoramento da suscetibiliadade da Falsa-medideira (C. includens) em proteína Bt

A evolução da resistência tem sido um dos maiores desafios do atual sistema de produção agrícola do Brasil e do mundo. Neste contexto, desde 2010 o Laboratório de Biotecnologia e Manejo-de-Resistência da PROMIP assessora e desenvolve estudos curativos e preventivos na área de resistência de insetos a inseticidas e organismos geneticamente modificados (OGM) visando avaliar o risco de evolução de resistência e elaborar estratégias de manejo da resistência eficientes e sustentáveis.

Msc. Rebeca Ribeiro

Especialista em Resistência e Táticas de Controle

quatro colaboradores, sendo que, dois engenheiros agrônomos ficam sediados permanentemente nas regiões de Londrina/PR e Dourados/MS, trabalhando diretamente em fazendas produtoras de milho e soja onde os estudos são realizados. Além disto, um pesquisador principal, atua em Conchal e um assistente para os estudos de casa-de-vegetação e análises em laboratório. A PROMIP é praticamente a única empresa de serviços com capacidade técnica/ científica em desenvolver tal atividade no Brasil. Atualmente buscamos outras empresas parceiras para prestarmos o mesmo tipo de serviço dentro de Estudos Especiais.

Dr. Luiz Antônio A. José Diretor de Serviços

SERVIÇO DE COLETA O setor de coletas da PROMIP atualmente é responsável por mais de 300 coletas anuais entre pragas e doenças. As principais pragas coletas são S.frugiperda, S. eridania, H.armigera, C.includens, Bemisia tabaci e Diatraea saccharalis. No entanto, outras pragas, não menos importantes, são objeto de coletas esporádicas, como Helicoverpa zea, Heliothis virescens, Liriomysa sp, Telchin licus, Mocis latipes, Hyponeuma taltula e Diabrotica speciosa. Na safra 2017/2018 o desafio deste setor é superar um aumento de coletas de mais de 30% em relação à safra 2016/17. Serão coletados aproximadamente 280 mil espécimes, em mais de 11 estados brasileiros. O setor de coletas surgiu na PROMIP em 2014, diante de necessidades de clientes que a PROMIP Consultoria atende e outros setores de pesquisa da empresa como o de biotecnologia e Manejo da Resistência de pragas a pesticidas. A coleta de pragas é etapa fundamental para o desenvolvimento de estudos de detecção, monitoramento da resistência de pragas a táticas de controle e estudos de alta

dose para tecnologias OGM com objetivo de detectar variabilidade genética e o possível desenvolvimento de resistência para a tecnologia de controle que está sendo implantada. A coleta conta atualmente com uma equipe formados por técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos e uma equipe de triagem e criação formada por um auxiliar de desenvolvimento e três auxiliares de produção.

Dr. Everaldo Batista Alves Gerente de Pesquisas

O Serviço de Coleta da PROMIP realiza mais de 300 coletas de insetos e doenças por ano


ANO I • EDIÇÃO Nº1

PROMIP: UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL Sustentabilidade pode ser definida em três aspectos: economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. “No meu ponto de vista, sustentabilidade se engloba em um contexto que costumo chamar de desenvolvimento sustentável onde integramos as dimensões: ambientais, culturais, econômicas, espaciais e sociais. Vejo que a PROMIP está passando por um período de transformação onde todas estas categorias de desenvolvimento sustentável vêm sendo trabalhadas”, diz Rafaela Gaspari, coordenadora de Operaçoes da empresa. Nós trabalhamos com uma linha de produtos para controle biológico que contribuem diretamente para uma agricultura sustentável. Em todas as etapas da produção tentamos reaproveitar o máximo possível de insumos com objetivo de contribuir com o meio ambiente e redução de custos. Esta prática sustentável está inserida em todas as ações da nossa empresa. “Nas consultorias que oferecemos, trata-

AFINAL, O QUE É COMPLIANCE? Infelizmente assistimos diariamente nos noticiários escândalos de corrupção, desvio de verbas de empresas para o benefício particular dos funcionários ou políticos, e muitas vezes não visualizamos que este comportamento nos prejudica, pois, o dinheiro que deveria ser utilizado para manter hospitais e escolas foi “roubado” da população. Como resposta a estes escândalos, reapareceu no mundo corporativo o “compliance”, que para simplificar traduziremos por: fazer sempre a coisa certa de modo íntegro, seguindo as leis, contratos e acordos, pensando antes no bem comum e não somente no benefício próprio ou de um pequeno

ADMINISTRATIVO E COMERCIAL R. Dr. Odécio Bueno de Camargo, 293 - Jd. Piratininga

mos de forma rigorosa os produtos químicos com os quais trabalhamos, com descarte adequado de embalagens e destinação apropriada para todos os tipos de resíduos gerados”, afirma Letícia Machado, analista administrativa do Centro de Inovação da PROMIP. “É muito gratificante saber que a empresa se preocupa com a sustentabilidade e promove ações para tal, se não pensarmos de forma consciente, não haverá muito o que deixar como herança para as futuras gerações”, finaliza Letícia.

Rafaela (Biofábrica): “me orgulho muito em fazer parte ativa desta mudança”. Leticia (Estação Experimental: “é muito gratificante saber que a empresa se preocupa com a sustentabilidade”

grupo de pessoas. A PROMIP defende o comportamento íntegro em todas os seus relacionamentos e negócios, não aprovando nenhum tipo de desvio de conduta para obtenção de vantagens indevidas ou individuais. Acreditamos que isto já estava claro para você, mas, de quem é a responsabilidade para garantir que a PROMIP seja íntegra como falamos acima? Se você respondeu que é responsabilidade de todos nós sua resposta está correta! É nosso compromisso fazer nossas atividades do dia a dia, de forma íntegra, respeitando as leis e defendendo o bom nome da PROMIP perante nossos clientes, fornecedores, acionistas e a sociedade de maneira geral. Podemos contar com você?

Daniel V. Sans

Diretor Financeiro

BIOFÁBRICA Estrada Bode Branco s/n - km 02 - Conceição

Contatos: (19) 4040-4112 | 3857-2020 • promip@promip.agr.br • www.promip.agr.br

RH INFORMA

ELEIÇÃO DA CIPA 2018/2019 No dia 23 de março teremos eleições para definir os novos representantes da CIPA. A NR 05 do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que a CIPA seja constituída por estabelecimento, de acordo com o grau de risco e número de colaboradores e mantida em regular funcionamento nas empresas. São dois tipos de representantes: dos empregados, eleitos em processo de votação secreta e representantes do empregador, escolhido pela própria empresa. Se você deseja concorrer à eleição, compareça ao RH e inscreva-se até o dia 16.

ANIVERSARIANTES DE MARÇO 01 - Maria de Lourdes da Silva (Administrativo)

07 - Isabella Malachias Gaspar (Bolsista FAPESP) 12 - Guilherme de Mello Silva (Administrativo) 13 - Leonardo Martins Mello (Bolsista FAPESP) 15 - Bruno Pereira Lopes (Produção) 16 - Kellen Melissa Leal Grin (Administrativo) 23 - Gabriel M. R Bonatti (Laboratório) 24 - João Victor C. Rodrigues (Projetos Especiais) 25 - José Eduardo Alves (Campo) 31 - Daniel V. Sans (Diretor Financeiro) Dia 29 de março às 15h40, convidamos a todos para bolo de aniverário na Àrea de Convivência em Engenheiro Coelho.

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL Fazenda Sta. Fé - Est. Mun. CHL 332 km 01 - Tujuguaba

manejodepragas

Promip

Infomip Março  

2ª Edição do Boletim Informativo da PROMIP

Infomip Março  

2ª Edição do Boletim Informativo da PROMIP

Advertisement