Issuu on Google+

Boletim Teias da Juventude Boletim Teias da Juventude | Ano 2013 | Nº 3 Uma publicação do Instituto Teias da Juventude - ITJ

ITJ realizará Espetáculo Beneficente

Projeto Vida realiza mais uma Tenda Cultural

Para a realização da Tenda Cultural, a equipe do Projeto contou com o apoio do Núcleo Gestor da Escola Jarbas Passarinho. O evento teve como objetivo promover junto aos adolescentes e jovens da comunidade o acesso e a difusão cultural, valorizando e fortalecimento os artistas e manifestações culturais do território

O Instituto Teias da Juventude (ITJ) estará realizando através do Projeto Vida nas Teias da Cultura o Espetáculo "Primaveras Juvenis: Sonhos e Revoluções". O evento será realizado no dia 16 de novembro de 2013, no Teatro ECOA.

O ITJ através do Projeto Vida nas Teias da Cultura realizou no dia 05 de outubro a II Tenda Cultura dos bairros Vila União e Terrenos Novos. A tenda foi realizada na Escola Jarbas Passarinho em Sobral, tendo como tema “Juventude e cultura digital”.

O espetáculo fará uma abordagem sobre os sonhos e lutas da juventude brasileira, do movimento juvenil a geração conectada. A montagem contará com a participação de adolescentes e jovens acompanhados pelo projeto em 04 territórios da cidade de Sobral.

O evento contou com a participação de adolescentes e jovens acompanhados pelo projeto, lideranças e representantes do movimentos social "Fome, você tem fome de quê" e Levante Popular da Juventude, apresentações culturais com as bandas Rock Amargo na Tangente e Jones Brown, balé clássico, Camerada da UFC, apresentações com rappers da comunidade com a participação do Expressão Cruel e Mc Nildo, uma performance do Grupo Groove Arrastado e ainda de uma banda que se organizou a partir do Grêmio Estudantil do Jarbas e apresentações de teatro, dança e música do projeto.

O evento terá como objetivo captar recursos para manutenção da sede do ITJ. Os ingressos serão vendidos no valor de R$ 5,00. Será ofertada meia entrada para adolescente e jovens de 15 a 29 anos. Apoios Para realização do Espetáculo o ITJ e o Projeto Vida nas Teias da Cultura estão contando com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, Instituto ECOA, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e, patrocínio da Votoratim Cimentos e Instituto Votorantim através de recursos captados pela Lei Rouanet. Conheça mais sobre o projeto no blog http://nasteiasdacultura.blogspot.com


Boletim Teias da Juventude Tecendo sonhos, ressignificando valores e facilitando a construção de projetos de vida. ITJ participará da I Semana Municipal do Adolescente de Sobral

No local terão tendas mostrando os serviços disponíveis aos adolescentes em Sobral, além de atrações culturais tais como grupo Swingueira dos Terrenos Novos, Grupo de Chourinho da Escola de Música, Musical da Escola Padre Osvaldo, Street dance da CUFA, Grupo de Pagode, Coral Vozes Em Teia e Grupo de Dança do Instituto Teias da Juventude. MC Frank e MC Eutemia do CRAS Regina Justa da comunidade Vila União, DJ da Comunidade Shalom e Jogos Teatrais com o grupo Arte e Saúde da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia. De 17 a 21 de outubro, as atividades acontecem de forma descentralizadas nos territórios.

A prefeitura Municipal de Sobral, através do Projeto Flor do Mandacaru, em parceira com todas as Secretaria Municipais estará promovendo entre os dias 16 a 22 de outubro de 2013 a I Semana Municipal do Adolescente. Essa proposta é uma ação intersetorial envolvendo as secretarias da saúde, do desenvolvimento social e combate a extrema pobreza, do esporte, da cultura e do turismo, educação, coordenadoria especial de políticas de juventude, além de parceiros como a Comunidade católica Shalon, Comunidade católica Rainha da Paz, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, APAE, Instituto Teias da Juventude, SESC, CUFA e o projeto Um toque para sua saúde. Essa iniciativa está sendo organizada pelo Projeto Flor do Mandacaru. As atividades terão início dia 16/10 no Parque da Cidade, onde acontecerá um show cultura, a partir das 18 horas.

Dia 22, encerrando a semana, acontecerá um seminário com a participação de profissionais envolvidos com o atendimento ao adolescente no município. Esse evento objetiva a construção de diretrizes para a formação de fluxo de atendimento ao adolescente envolvendo toda a rede existente no município. Fonte: Sobral Agora.

ITJ participa de encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas Membros da Diretoria do Instituto Teias da Juventude e das equipes do Projeto Vida nas Teias da Cultura estiveram participando no dia 26 de setembro do Encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas promovido pelo Ministério Público. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Sobral e contou com a participação de gestores municipais, profissionais das áreas de saúde, educação, segurança pública, associações e Organizações não governamentais. Na oportunidade foram pactuadas ações objetivando o enfrentantamento as drogas em Sobral.

Projeto Vida realizará mais uma edição do SEMEARTE

O Projeto Vida nas Teias da Cultura, estará realizando no dia 19 de outubro, no CENTRESUM, mais um SEMEARTE. O evento é voltado para todos os adolescentes e jovens acompanhados pelo projeto e nesta edição terá como temática ‘‘Sonhos e revoluções das juventudes na contemporaneidade’’. Na oportunidade, também será feito um estudo sobre o Estatuto da Juventude, sancionado enquanto lei neste ano, uma conquista recente da articulações dos movimentos e organizações juvenis do Brasil que reafirma enquanto marco legal os direitos e deveres dos jovens de 15 a 29 anos. O encontro contará com assessoria de Clarice Libânio da ONG Favela é isso aí com sede em Belo Horizonte/MG, que presta assessoria ao Instituto Teias da Juventude enquanto coach através do Programa de Desenvolvimento em Gestão do Instituto Hartmann Regueira. Os interessados em participar deverão entrar em contato com a coordenação do Projeto pelo telefone (88) 8137-9041.


Boletim Teias da Juventude - Nº 3