Page 1

vir projeto revivarte


reviv a r te“UMA GRAMA DE PRÁTICA VALE MAIS DO QUE TONELADAS DE PREGAÇÃO” MAHATMA GANDHI


sumário

07 introdução 08 parque do gato 15 edital 23 murais 31 oficinas 34 água branca 41 edital 45 murais 49 oficinas

4

5

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

51 ficha técnica


6 7

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

introd u ção


introdução

O Projeto Revivarte foi criado com o intuito de revitalizar espaços urbanos em regiões vulneráveis da cidade de São Paulo utilizando a arte. Esta revitalização promove um resgate no sentimento de identidade de seus moradores e evidencia ao poder público as dificuldades enfrentadas pela comunidade. A mudança de olhar dos moradores em relação ao lugar onde vivem é o grande intuito do projeto. Regiões antes estigmatizadas pelo preconceito produzem, após as intervenções artísticas, novo sentimento de pertencimento nos moradores. O resgate do orgulho dos moradores é instrumento indispensável para a construção de uma identidade atuante e transformadora da comunidade aonde moram. O processo de revitalização se distribui em três grandes frentes de trabalho: pintura dos murais, oficinas e atividades complementares. Desta maneira o objetivo não se limita apenas ao resgate estético dos prédios, a formação dos moradores e a promoção do debate acerca do futuro da comunidade são pilares fundamentais e complementares ao projeto.

8

9

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

O projeto Revivarte se coloca, portanto, como um importante instrumento de transformação da sociedade, instrumentos estes cada vez mais necessários para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, onde a arte e a dignidade estejam ao alcance de todos.


10

11

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

Parque do Gato


O Parque do Gato está localizado no bairro do Bom Retiro, bem próximo à marginal do rio Tietê Os 18 prédios foram construídos em 2003, após um incêndio que comprometeu seriamente a antiga Favela do Gato, porém ainda faltam construções previstas no projeto inicial. Nestes prédios residem hoje cerca de 2500 pessoas, distribuídas pelos 486 apartamentos do conjunto habitacional. O que antes estava esquecido, em meio ao grande fluxo de carros da marginal, se torna agora uma grande galeria de arte a céu aberto. O projeto Revivarte transformou a maneira como as pessoas olham para a comunidade, tanto moradores do Bom Retiro como passageiros em seus carros. Os grandes painéis podem ser vistos das avenidas mais próximas, mas pessoas de outras partes da cidade visitam a comunidade para um olhar mais atento às pinturas.

12

13

|

| REVIVARTE

Esse novo olhar é o objetivo do projeto e configura a quebra de um círculo vicioso que se retroalimenta. A estigmatização das comunidades gerava degradação do espaço, o que por sua vez gerava mais preconceito. A revitalização desses espaços rompe com essa lógica e recoloca o olhar sobre a comunidade a partir de uma nova perspectiva.

REVIVARTE

Parque do Gato

parque do gato


subtu, fel e mundano parque do gato 2013 foto victor moriyama


enivo parque do gato 2014 foto victor moriyama

edital

A necessidade de contar com novos artistas que pudessem somar estilos, temáticas e técnicas ao projeto fez com que a comissão do projeto Revivarte propusesse um edital. Com o sucesso do edital de 2014, no qual se inscreveram 86 candidatos, de 11 cidades do Estado de São Paulo, a comissão optou pela permanência deste tipo de seleção. Na primeira etapa a comissão julga, usando critérios técnicos, estéticos e temáticos, aqueles que vão participar da segunda etapa. Na segunda etapa do processo de seleção quem julga quais desenhos irão estampar as paredes da comunidade são os próprios moradores, ou seja, a palavra final é da própria comunidade interessada no projeto. Foram escolhidos pelos moradores do Parque do Gato, em 2014, os artistas: André Firmiano, Apolo Torres, Enivo, Iskor, Mev Crew e Goms.

16

17

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

As duas etapas de seleção seguem um conceito fundamental para a comissão do projeto Revivarte, a democratização do acesso à arte. Esta democratização é entendida como eixo principal do projeto, tanto na produção de arte como no consumo da mesma. A Arte deve estar ao alcance de todos, é o preceito sobre o qual o projeto Revivarte se apoia e no qual justifica sua existência.


goms parque do gato 2014 foto victor moriyama


enivo parque do gato 2014 foto victor moriyama

andré firmiano parque do gato 2014 foto revivarte

iskor parque do gato 2014 foto victor moriyama

mev crew parque do gato 2014 foto lucas kappaz

21 |

JOHANN GOETHE

REVIVARTE

“NÃO EXISTE MEIO MAIS SEGURO PARA FUGIR DO MUNDO DO QUE A ARTE, E NÃO HÁ FORMA MAIS SEGURA DE SE UNIR A ELE DO QUE A ARTE.”


mev crew parque do gato 2014 foto revivarte

apolo torres parque do gato 2014 foto lucas kappaz

“É NA ARTE QUE O HOMEM SE ULTRAPASSA DEFINITIVAMENTE.” SIMONE DE BEAUVOIR

iskor parque do gato 2014 foto revivarte


murais

A pintura de murais tem como tela de fundo as empenas cegas encontradas nestes conjuntos habitacionais. Empena cega entende-se como o termo utilizado para as grandes paredes laterais de prédios e construções, onde não foram abertas janelas nem frestas. O espaço “morto” destas empenas cegas transformam-se então em grandes obras de arte pertencentes ao coletivo vivo das comunidades. O Parque do Gato conta com 18 prédios construídos, com isso dispõe de 36 empenas cegas no total. O grande número de murais possibilitou uma grande variedade de temas abordados nas pinturas e transformou a comunidade em uma das maiores galerias de arte nesses moldes a céu aberto do mundo, com 26 murais de 15 metros de altura.

24

25

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

mundano parque do gato 2013 foto victor moriyama

Apesar da grande quantidade de temas pintados a prerrogativa do projeto é que todos girassem em torno de temas sociais que permeiem a comunidade, garantindo que a arte cumpra sua função social, crítica e reflexiva.


rmi e mev crew parque do gato 2015 foto martha cooper

26

27

|

| REVIVARTE

fel parque do gato 2014 foto victor moriyama

REVIVARTE

mundano parque do gato 2015 foto martha cooper


|

REVIVARTE

|

subtu parque do gato 2014 foto lgeorge leoni

mundano parque do gato 2014 foto lucas kappaz

subtu parque do gato 2013 foto victor moriyama

REVIVARTE

28 29

rmi parque do gato 2013 foto victor moriyama


subtu e fel parque do gato 2014 foto victor moriyma

REVIVARTE

|

31


oficinas

As grandes interessadas por estas oficinas são as crianças e foram elas que compareceram em grande número, participando assim de forma prática na produção da arte. O contato da comunidade com a arte é um dos fundamentos do projeto, desta forma o Revivarte pretende romper os muros invisíveis que cercam a produção e o consumo da arte, muros estes que separam e elitizam o que deve estar presente na vida de todos.

32

33

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

Em suas primeiras edições o projeto desenvolveu oficinas de um ou dois dias, onde pequenos graffitis antecediam a pintura dos murais. Este ano as oficinas foram realizadas em períodos de dois a três meses e abordaram não somente a pintura, mas também o artesanato e a música. Em 2015, uma oficina de música foi organizada numa parceria entre o Parque do Gato e o Samba do Bule, famoso samba localizado no bairro do Bom Retiro. Esta parceria propôs uma integração entre a comunidade e o bairro aonde se insere, utilizando a cultura musical como elo.


“A ARTE NÃO É UM ESPELHO PARA REFLETIR O MUNDO, MAS UM MARTELO PARA FORJÁ-LO.” |

35 REVIVARTE

VLADIMIR MAIAKÓVSKI


36

37

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

Água Branca


água branca

água branca

água branca

A Comunidade Água Branca está localizada na zona oeste da capital paulista, é composta por 3000 famílias e sofre com graves problemas estruturais ao longo de sua existência. Busca, através de conselhos municipais, a intervenção do poder público para sanar esses problemas.

38

39

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

O projeto Revivarte vem somar esforços na busca por tais melhorias, através do consumo e propagação de arte, como instrumento de resgate e revitalização do espaço comunitário. É importante frisar que esse resgate não acontece apenas no plano material, é no novo olhar do morador para a sua própria comunidade que esse resgate tem maior potencial de transformação. O morador volta a ter orgulho do espaço onde mora, mudança fundamental para o aprimoramento das relações entre os moradores e a sociedade que os cerca.


edital

O projeto conta com 4 artistas residentes que ficaram responsáveis por 4 dos 8 murais que foram pintados na comunidade Água Branca.

40

41

|

|

REVIVARTE

REVIVARTE

Para a pintura dos outros 4 murais foi realizado o mesmo formato de seleção da primeira edição. Na primeira etapa de seleção 111 candidatos, de 31 cidades do Estado de SP, se inscreveram, totalizando 238 propostas, desses candidatos apenas 15 foram selecionados pela comissão do projeto Revivarte para participar da segunda etapa de seleção. Isso demonstra claramente a grande procura por projetos semelhantes e, ao mesmo tempo, a pouca oferta dos mesmos. Na segunda etapa quem decidiu quais artistas iriam pintar os murais foram os moradores da Comunidade Água Branca. Dos 15 qualificados, 4 foram os mais votados pela comunidade, são eles: Bruno Paes, Bruno Perê, Italo e Suzue.

bruno paes água branca 2015 foto choque photos


bruno perê água branca 2015 foto choque photos

42

43

|

| REVIVARTE

ítalo água branca 2015 foto victor moriyama

REVIVARTE

suzue água branca 2015 foto choque photos


A pintura dos 8 painéis na comunidade Água Branca agregou novas técnicas e artistas ao projeto. O artista Bruno Perê utilizou uma técnica clássica do graffiti, o stencil, que consiste no recorte de máscaras e posterior aplicação do spray, técnica utilizada pela primeira vez nas três edições do projeto. Também pela primeira vez uma representante do universo feminino do graffiti foi uma das escolhidas, a artista Suzue deu voz às mulheres, em um universo ainda bastante masculino. Esta diversidade, de técnicas e estilos, de universos e realidades, é o que propõe o projeto Revivarte, acreditando que a pluralidade e a democratização dos espaços artísticos constroem uma sociedade mais igualitária.

|

45 REVIVARTE

murais


fel รกgua branca 2015 foto choque photos


rmi água branca 2015 foto choque photos

subtu água branca 2014 foto revivarte

“A ARTE É UM DOS MEIOS QUE UNE OS HOMENS.” LEON TOLSTOI

mundano água branca 2015 foto revivarte

REVIVARTE

|

49


Este ano o projeto Revivarte decidiu estender as oficinas em períodos mais longos, passando de oficinas curtas de dois dias, para oficinas mais longas, de dois a três meses. Em uma das oficinas organizadas foi convidado o Professor Rodrigo Fernandes, mestre em História da Arte, para ministrar atividades práticas com as crianças. Estas atividades culminaram em uma exposição final dos trabalhos das crianças, no evento final do projeto Revivarte, dia 15 de novembro de 2015. O projeto pretende, desta maneira, intensificar o contato dos moradores com a arte e cultura, proporcionando mudanças mais profundas e duradouras.

|

51 REVIVARTE

oficinas


“MAIS IMPORTANTE DO QUE A OBRA DE ARTE PROPRIAMENTE DITA É O QUE ELA VAI GERAR. A ARTE PODE MORRER; UM QUADRO DESAPARECER. O QUE CONTA É A SEMENTE.” JOAN MIRÓ

REVIVARTE

|

53


ficha técnica ficha técnica

coordenação geral arthur moriyama

textos pedro rafaldi

coordenação financeira e rh felipe feitosa

artistas andré firmiano apolo torres bruno paes bruno perê enivo fel iskor ítalo goms mev crew mundano rmi subtu suzue

coordenação de comunicação thiago ackel

coordenação visual diego tiradentes e caio ramires coordenação pedagógica roberta faria produtora cultural caren gomes assistente social mariana faria

assessora de imprensa carol pires fotógrafos choque photos george leoni muriel xavier martha cooper lucas kappaz victor moriyama

agradecimentos Todos os moradores do parque do gato e da água branca. em especial neusa, jacira, seu domingos, eugênio, elias, os bagaça, luciano, emerson, ana carla, carol, kazu, gaúcho, dona nena. todos os fotógrafos, oficineiros e artistas que nos apoiaram nestes três anos.

realização

apoio


rev v a terevivarte

Este livro surgiu da necessidade de mostrar às comunidades, aos colaboradores do projeto e ao público em geral, o trabalho desenvolvido pelo projeto Revivarte, ao longo das três edições do mesmo. Esta publicação coroa o trabalho do projeto Revivarte e dá folego para o desenvolvimento de novas edições nos próximos anos.

Da mesma maneira, pretende-se que novos projetos, semelhantes a este, possam ser desenvolvidos em outras comunidades da cidade e do país, resgatando espaços degradados, transformando a relação dos moradores com seus lugares de residência e possibilitando o contato destes com o universo artístico e cultural do graffiti.

Projeto Revivarte  

Publicação que conta a história das 3 edições do o projeto Revivarte, que revitaliza comunidades por meio da arte, com as galerias a céu ab...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you