Page 1

INSTITUTO PALMAS O Instituto Palmas é uma ONG fundada em 2002, com sede em Piranhas, no alto sertão de Alagoas, cuja missão é a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia; e a preservação da memória e do meio ambiente.

Projetorenascendo projetorenascendo (82) 98879.4542 projetorenascendo1@gmail.com www.projetorenascendo.com

INSTITUTO PALMAS Rua Cristinápolis 36, Vila Sergipe Xingó Piranhas/AL - 57.460-000


PROJETO RENASCENDO

PÚBLICO ENVOLVIDO

O Renascendo visa contribuir para a sustentabilidade hídrica da Bacia Hidrográca do Baixo São Francisco – BHBSF – através da recuperação e conservação da biodiversidade, da disseminação de conhecimentos e práticas para melhoria da convivência com o semiárido, e pela garantia da continuidade do uir das águas das nascentes, uso racional da água e permanência das matas nativas.

Ÿ Agricultores e agricultoras familiares; Ÿ Povos e Comunidades Tradicionais: Indígena, Quilombola; Ÿ Grupos de Mulheres; Ÿ Juventude; Ÿ Comunidade Escolar; Ÿ Sociedade Civil Organizada; Ÿ Gestores e Funcionários Públicos.

O projeto faz parte do Programa Petrobras Socioambiental, nas linhas de atuação prioritárias: Água e Educação; e secundária: Biodiversidade e Sociobiodiversidade, tendo a educação ambiental como tema transversal. Período de execução: 2018/2019.

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS Utiliza uma metodologia participativa que estimula o diaĺ ogo entre o poder pub ́ lico, organizaçoe ̃ s da sociedade civil e as comunidades participantes, que permite criar experiências de gestao ̃ e governança compartilhada.

ÁREA DE ATUAÇÃO A Rede Renascendo de educação ambiental Nós da Rede – ganha vida através da formação de grupos e comissões que discutem temas, criam alternativas, articulam entidades e pessoas e executam ações de cuidados ambientais em um processo vivo de participação e de responsabilidade compartilhada. A sensibilização proposta pela educação ambiental tem como objetivo multiplicar os conhecimentos e práticas sustentáveis na melhoria da convivência com o semiárido e da gestão hídrica nos municípios.

Regiões Hidrográcas dos rios Moxotó, Talhada e Capiá, nas zonas serranas dos municípios de:

Mata Grande Canapi

Tacaratu

AÇÕES RENASCENDO Ÿ Mapeamento das nascentes; Ÿ Recuperação e monitoramento de nascentes; Ÿ Reorestamento de matas ciliares; Ÿ Implantação de micro barragens; Ÿ Instalação de pequenos sistemas de irrigação; Ÿ Seminários de sensibilização com as comunidades rurais; Ÿ Disseminação de práticas sustentáveis através da educação ambiental.

Pariconha

Água Branca

Pernambuco

Inhapi

Alagoas

Ÿ Área de abrangência: 3,886,979 km quadrados. Ÿ População da área : 113.264 habitantes, dos quais 70% vivem na área rural.

Folder Projeto Renascendo  

Folder institucional do projeto Renascendo realizado pelo Instituto Palmas com patrocínio Petrobras.

Folder Projeto Renascendo  

Folder institucional do projeto Renascendo realizado pelo Instituto Palmas com patrocínio Petrobras.

Advertisement