Issuu on Google+

livro tendência volume ii - edição mg


Renato Tomasi

arquitetura

- interiores - paisagismo

Volume ii

Minas Gerais 2012


Expediente Livro Tendência

Coordenação geral Renato Tomasi Veloso Relações públicas Júnia Nocchi Colaboração Sissy Lopes Cançado Jornalista responsável Liège Camargos - MG 05272 JP

Projeto editorial e redação Ampla Soluções em Comunicação Projeto gráfico projetoparalelo.com Diagramação e arte final Marco Antônio

Fotógrafo convidado Daniel Mansur


Arquitetura Interiores Paisagismo

Livro Tendência Volume II – Edição MG

Enfim, tornou-se realidade. Chegamos ao segundo Livro Tendência edição de Minas Gerais. Ao todo apresentamos 44 projetos completos de arquitetura, interiores e paisagismo assinados pelos mais competentes escritórios. Temos muito a agradecer pela adesão e pelo envolvimento dos profissionais, lojistas e apoiadores. Isso demonstra a força de nossa publicação e sinaliza que estamos no caminho certo. Convidamos você a se inspirar nos trabalhos apresentados. São diferentes estilos, conceitos e idéias que traduzem perfeitamente a nossa atual forma de viver. Bom proveito. Renato Tomasi e equipe.

Contato www.projetotendencia.com.br contato@projetotendencia.com.br 55+31.2514-9054 - BH/MG


Índice Arquitetura

Comercial Flávia Zambelli

Rodrigo Aguiar e Rodrigo Guerra

Uma loja, um café e um estilo

Uma casa charmosa e personalizada Fotos: Daniel Mansur

Para desenvolver o projeto de arquitetura comercial de uma loja, localizada num centro comercial da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), a arquiteta Flávia Zambelli partiu do desafio de criar o conceito de uma área bastante reduzida.

Fotos: Daniel Mansur

O perfil do proprietário, um jovem empresário, definiu o conceito do projeto desta residência localizada em Ipatinga (MG). A principal exigência do morador foi quanto à necessidade de espaços amplos e integrados, tanto internamente como na relação entre a área social e a externa. Grandes panos de vidro integram a varanda à área de jogos e à piscina.

O foco principal foi compor o espaço de forma elegante e aconchegante, tentando ampliar o campo de visão. O primeiro passo foi criar um mezanino, que abriga parte da exposição de roupas em harmonia com um charmoso café. Com a elevação do pé-direito no centro da loja, Flávia optou por espelhar a parede junto ao pé-direito duplo, criando um efeito de profundidade mais evidente.

A localização privilegiada do imóvel no alto da cidade e a topografia do terreno levemente inclinado favoreceram a implantação da casa com uma setorização racional. No subsolo, as garagens; no primeiro piso, os ambientes de Estar e Lazer e no segundo piso, a área íntima. Toda parte íntima foi isolada, incluindo as três suítes e o escritório, embora todos os ambientes tenham vista para piscina ou para a cidade.

O recurso da projeção em cordas no fundo da loja ajuda a preservar a área de provadores e o acesso ao mezanino, garantindo mais privacidade dos clientes dentro da loja. Para valorizar mais ainda o pé-direito duplo, a arquiteta utilizou trilho Delta, que proporciona uma iluminação aconchegante e cênica.

16

Os acabamentos priorizaram a praticidade com mármores, granitos e porcelanatos acetinados nas áreas de convivência e piso vinílico nos quartos e escritórios. Esquadrias em alumínio branco e vidro temperado, tons neutros nas paredes e revestimentos deixam os espaços livres para receber uma decoração contemporânea, pontuada pelo rústico.

38

Na página ao lado, vista geral da loja com piso térreo e mezanino. Acima, detalhe das arandelas de efeito que adornam o acesso da loja. Ao lado, vitrine fechada para o interior da loja cria uma atmosfera acolhedora e um convite à visitação.

Flávia Zambelli

Ao lado, vista da fachada dos fundos da residência, com detalhe da área de lazer, com piscina e garagem. Acima e ao lado, vista da fachada lateral e do fundo, com detalhe da piscina. O projeto é contemporâneo, onde predominam as linhas retas, os elementos naturais e a iluminação indireta.

Rodrigo Aguiar e Rodrigo Guerra

Pedro Lázaro

Tânia Freitas

Leveza e sustentabilidade em grande estilo Uma fazenda café com leite Fotos: Jomar Bragança

O projeto apresentado pelo arquiteto Pedro Lázaro é da cenografia do Minas Trend Preview, importante evento gerador de tendências de moda realizado em Belo Horizonte (MG). Com o tema Leveza e destacando a questão da sustentabilidade, a ideia traduz a temática de maneira conceitual, na busca de identidade sustentável. O projeto foi criado em parceria com a designer Mary Arantes, diretora criativa do MTP, e envolveu a sala de desfiles, um lounge para convidados e o desfile de abertura.

20

Para aproveitar todo o contexto da fazenda localizada em Esmeraldas (MG), em meio a uma paisagem privilegiada, com ricas belezas naturais e luz intensa, Tania Freitas resgatou o clima das fazendas mineiras da fase café com leite e acrescentou requintes modernos e toques contemporâneos.

Para imprimir os conceitos do evento no projeto arquitetônico, Pedro Lázaro seguiu duas premissas: zero waste (lixo zero), com a moda em busca de formatos produtivos de baixo impacto ambiental; e think local, act global (pensar local e agir global), unindo a arte contemporânea com o design e arquitetura para compor os objetos e espaços apresentados no evento.

Um dos pontos fortes do projeto é a ligação do interior com o exterior, que busca sempre a vista através de aberturas de janelas e portas generosas. Os grandes ambientes proporcionam o clima propício para a convivência dos moradores e seus convidados nos momentos de lazer e descontração da família.

O arquiteto abusou do uso de madeira de reflorestamento em toda a composição cenográfica, priorizando também os recursos tecnológicos de toda a iluminação à base de LED, com lâmpadas de baixo consumo e alta durabilidade. Futuramente, a partir da concepção em módulos e autonomia estática, será possível o reaproveitamento de todo o material empregado no projeto em novos eventos.

O ar contemporâneo foi garantido com o uso do vidro que valoriza a integração com a vista. Cada quarto foi criado com uma inspiração especial, pensando num integrante da família: caça, casa do interior de Minas, casa da vovó (que é uma casa completa, com sala, quartos, cozinha e banhos) e suíte da imigração japonesa. O Banho do Casal foi projetado para trazer a natureza para dentro do espaço.

Pedro Lázaro contou com o apoio e participação de artistas que têm em seu trabalho a preocupação ambiental e atitudes sustentáveis. O videomaker Eder Santos, os designers João Castilho, Pedro Motta e Pedro David e a artista plástica Sônia Gomes contribuíram com sua criação para enriquecer a cenografia do MTP.

Ao lado, vista do Lounge, que abrigou a festa de abertura e a área de convívio diário dos convidados. No primeiro dia do evento, detalhe dos manequins nus. Acima, visão geral do espaço, destacando os pórticos de madeira revestidos com tecido transparente. Ao lado, vista da passarela preparada para os desfiles.

Pedro Lázaro

Arquitetura

Fotos: Daniel Mansur

48

Como a inspiração veio de fazendas de café do século XVIII e XIX, o fogão a lenha foi preservado em uma espaçosa cozinha. A estrutura em módulos da residência lembra a formação das antigas vilas de colonos existente à época. A Sala de Estar é integrada com a Cozinha e a Sala de Jantar idealizada para as reuniões dos proprietários com os hóspedes, após um dia divertido de passeios a cavalo pelos pastos e montanhas ou na descontração da piscina. O porão da residência foi transformado em Adega, com todos os recursos de iluminação e tecnologia sem perder as características de subsolo. Ao lado, detalhe da Cozinha com fogão a lenha. Ao fundo, vista dos quartos de hóspedes como nas antigas fazendas de café, seguindo o estilo das vilas de colonos. Acima, na primeira foto, destaque para a Adega, instalada no antigo porão. O ar contemporâneo é dado pelos recursos de iluminação e tecnologia sem perder as características de subsolo. Abaixo, vista da Varanda que contorna a casa, integrando a área interna com a externa.

Tania Freitas

Residencial Cristina Morethson e Ângelo Coelho

Zeuslene Corrêa Uma casa em harmonia com o entorno

Uma casa contemporânea com jardim bucólico

Fotos: Luiz Brandão

Funcionalidade, praticidade e integração são palavras de ordem dessa residência projetada para um casal e suas três filhas, no Condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima (MG).

Fotos: Daniel Mansur

O projeto desenvolvido e executado pela arquiteta Cristina Morethson e pelo engenheiro e designer Ângelo Coelho, no Condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, foi criado para um casal de médicos com seus filhos e netos.

Os proprietários solicitaram à arquiteta Zeuslene Corrêa a integração dos espaços sociais e uma planta limpa e sem muitos recortes. O resultado foi um projeto contemporâneo, de arquitetura arrojada, com espaços sociais, lazer e exterior 100% integrados. O terreno com acentuado declive exigiu implantação criteriosa em três níveis, visando economia na construção, pois o projeto foi elaborado de forma a se obter a menor movimentação de terra possível.

A construção de 500 m2 abriga dois blocos interligados e um anexo com área gourmet e vestiário. Os desafios foram mesclar a fachada com elementos contemporâneos em linhas retas, o aconchego da madeira e telhado cerâmico e criar um muro diferenciado que conferisse, ao mesmo tempo, privacidade à piscina e transparência ao jardim. Na parte frontal, o extenso pátio de estacionamento e acesso à residência, em calçamento de paralelepípedo é entremeado por um amplo jardim e muro em alvenaria e vidro. Na lateral esquerda, localiza-se o jardim da jabuticabeira, que separa as garagens do Salão de TV, Escritório e Lavabo, interligados ao bloco do corpo principal da residência, que abriga o amplo Living, Jantar, Cozinha, Suítes e Lavabo. Do lado direito estão a Piscina e o anexo para atender ao lazer, com Saleta de TV, Cozinha Gourmet, Adega, Varanda com pérgula e vidro e Vestiário. Na parte posterior do imóvel, fica a dependência de empregados.

26

Ao lado, detalhe do Deck da Varanda, com pergolado em madeira e vidro que integra a área gourmet à piscina. A chaise em couro branco convida ao descanso. Acima, vistas da fachada da residência. A construção abriga dois blocos interligados e um anexo com área gourmet e vestiário. Na parte frontal da residência, o extenso pátio de estacionamento e acesso a residência em calçamento de paralelepípedo é entremeado por um amplo jardim e muro em alvenaria e vidro.

A área social tem piso em mármore branco e lareira em travertino romano. Destaque para a poltrona em madeira e couro, do designer Jader Almeida. No Estar, atenção à porta de calha, paredes laterais em madeira maciça e vidro, teto inclinado com vigas e forro em madeira ipê. Poltronas forradas em linho cru, sobre tapete oriental e mesa de canto em laca preta compõem a lateral do living. Na Sala de Jantar, destaque para a divisória em painel de vidro ônix que forra a parede lateral. A mesa em madeira e tampo de cristal incolor faz conjunto com as cadeiras em madeira e telinha. Aparador em laca e vidro ônix O Lavabo tem piso, paredes e bancada esculpida em mármore branco. Papel de parede alemão e pendente em cristal. Na área gourmet, destaque para a mesa em madeira de demolição e aço oxidado e as luminárias em tom marrom acobreado. A cristaleira em vidro refletente bronze confere leveza e transparência à louçaria e cristais. O deck da Varanda com pergolado em madeira e vidro integra a área gourmet à piscina. A chaise em couro branco convida ao descanso. Mesinhas de apoio laterais em madeira de demolição e aço inox.

Cristina Morethson e Ângelo Coelho

Na concepção do imóvel, a distribuição dos setores da casa otimizou o aproveitamento dos espaços. No nível intermediário fica a área social, com Espaço Gourmet, Home Theater, Estar, Jantar, SPA e Piscina, totalmente integrados. No nível superior ficam as quatro suítes, todas com varanda, onde se pode contemplar o por do sol e toda a exuberância do entorno. No piso inferior, estão Escritório, Garagem e Quarto de Empregada. Na área de lazer, o Espaço Gourmet recebeu atenção especial para atender à demanda do casal que vive cercado de amigos e familiares, ocasião em que curtem praticar seus dotes culinários.

54

Detalhe importante desta residência é que todos os cômodos se beneficiam da bela vista da região. A escada escultural em frente ao Hall de Entrada e o amplo pé direito do Estar dão as boas vindas aos visitantes. Os ambientes também contam com excelente conforto térmico proporcionado pela farta ventilação e iluminação natural, dispensando, dessa forma, o uso de ar condicionado.

Na página ao lado, vista da fachada interna, onde funcionalidade, praticidade e integração são palavras de ordem no projeto da casa. Acima, o desnível acentuado exigiu implantação criteriosa da casa no terreno. Ao lado, destaque para o laguinho com carpas e plantas aquáticas que dá boas-vindas aos visitantes.

Zeuslene Corrêa

Interiores Patricia RC de Abreu

Comercial

Ana Bahia

Um espaço para a família

Loja de design em casarão dos anos 40

Fotos: Daniel Mansur

A residência foi pensada para atender a demanda de um casal preocupado com a convivência e segurança dos dois filhos pequenos. A arquiteta Patricia Abreu deu início ao projeto do imóvel, localizado no Condomínio Quintas do Morro, em Nova Lima (MG), idealizando uma casa plana, composta por dois núcleos bem definidos, a área íntima e o espaço de lazer.

Fotos: Gustavo Xavier

O desafio da arquiteta Ana Bahia no desenvolvimento do projeto de uma loja na capital mineira foi revitalizar uma casa dos anos 40 preservando as características originais da imóvel, em processo de tombamento pelo patrimônio municipal. Para montar um espaço comercial que misturasse loja de objetos de design, roupas e acessórios e um escritório de arquitetura, ela optou por manter o conceito casa, criando sala de estar, área de apresentação dos produtos e um charmoso café.

A área íntima, além das suítes do casal e dos dois filhos agrega saleta íntima, quarto de hóspedes e um sótão escondido sob o telhado com acesso por uma escada escamoteável. O mobiliário foi feito sob medida, com desenho da arquiteta.

No projeto de arquitetura de interiores foi restaurado o piso original do imóvel, mantendo o revestimento do teto, as portas e janelas, que foram revitalizados. Ana Bahia optou pelos tons de cinza e branco na fachada e no ambiente interno, para valorizar as características históricas e a exposição dos produtos.

O espaço de lazer, pensado para receber amigos é formado por uma grande Cozinha Gourmet, Sala de Estar, Jantar, Adega e Serviços. Nesta área, Patricia Abreu preocupou-se também com grandes superfícies que deveriam receber quadros e esculturas do acervo dos proprietários, incluindo telas de Edgar Walter e Carlos Bracher.

32

Patrícia RC de Abreu

Junto à área de lazer, um anexo foi especialmente criado para acompanhar o desenvolvimento dos filhos, incluindo Sala de Brinquedos e Jogos, Sauna e SPA. Futuramente, com os filhos adolescentes, o local poderá se transformar em Home Theater e Boate. A piscina mereceu um cuidado todo especial, com área de prainha, bed massage, meia raia, fonte interna e fontes externas que jorram dentro da área molhada.

Na página ao lado, vista da área íntima a partir da piscina, com fonte interna jorrando água. Acima, destaque para a entrada principal da casa, com porta marcada pelo pergolado e caminho de pedras mineiras. Ao lado, vista da paisagem do vale desde a piscina. Em primeiro plano, a prainha e bed massage.

Na ambientação interna, foram utilizadas araras e uma escada de madeira para expor os produtos, conferindo leveza e preservando o conceito da casa, com iluminação direcionada nos produtos. As mesas expositoras, desenhadas e chamadas pela arquiteta de mesas topográfica, foram pensadas com alturas diferentes para realçar os objetos e peças em mostruário. O uso de eletrocalhas ajuda a preservar o forro original.

66

Ana Bahia

Na página ao lado, detalhe da fachada do imóvel tombado, com iluminação indireta que confere clima intimista. Acima, destaque para os tons branco e cinza na fachada preservada. Ao lado, close nas araras de madeira e nas mesas topográficas. Iluminação indireta destaca os produtos expostos no interior da loja.


Índice

B&L Arquitetura

Flávia Pentagna e José Artur Fiuza

Um novo jeito de comunicar

Integração, modernidade e elegância

Fotos: Jomar Bragança

Ao completar dez anos de mercado, a renomada agência Tom Comunicação, de Belo Horizonte (MG), confiou ao escritório B&L Arquitetura a missão de projetar sua nova sede, incluindo rediagramação do layout operacional, revisão de sistemas de gestão, arejamento e descompressão no ambiente de trabalho.

Fotos: Daniel Mansur

Assinado pela designer de interiores Flávia Pentagna, e pelo arquiteto José Artur Fiuza, o projeto desta clínica de ortodontia, em Belo Horizonte (MG), teve como conceito principal a integração livre dos espaços, priorizando elegância, modernidade e conforto com circulação fluida.

Como missão dada é desafio aceito, a B&L contou com um espaço original de dois pavimentos em vão livre, cada um com 380 m², para desenvolver o projeto arquitetônico do escritório, localizado próximo à Savassi, região nobre da capital mineira. Os arquitetos Edwiges Leal e Eduardo Beggiato então entraram em ação para criar o conceito que deveria contemplar o reforço na imagem da agência, sugerir senso de organização, proporcionar conforto receptivo e evidenciar a dinâmica operacional.

70

Os clientes queriam transparência, amplitude e interação entre todos os ambientes, mantendo sempre a noção de conjunto e desejando também áreas especiais de descompressão que fomentassem a criatividade. Era preciso integrar as pessoas, com ampla visualização de cada setor da agência, acolhendo com harmonia e conforto a equipe de 100 colaboradores permanentes. O trabalho, com coordenação dos arquitetos Marina Borges e Paulo Augusto Campos, concentrou atenção na modulação dos espaços com foco sempre na integração. O projeto incorpora soluções não convencionais para compor barreiras translúcidas, criar sensação de amplitude e liberdade de circulação, utilizando as vigas estruturais do vão livre para criar nichos de descompressão. A luz é rebatida sobre o teto branco e a fiação elétrica circula em calhas aparentes por toda a extensão dos pavimentos. As cores inventam os volumes. Framboesa, pitanga e cereja, harmonizadas por tonalidades cítricas, criam pontos de vida sobre o branco dominante e conferem leveza ao projeto, destacando ainda mais a arquitetura. Para compor o cenário e ambientar o escritório, o design do mobiliário atua como protagonista na composição arquitetônica e decorativa, com destaque para o uso de adaptações ergonômicas e materiais ambientalmente sustentáveis.

Ao lado, detalhe da bancada no Lounge da Recepção, criada para atendimentos rápidos. Acima, dois detalhes do Lounge. Na primeira foto, espaço de espera e reuniões informais, com balcão para serviço de café e armário funcional. Abaixo, ao fundo, sala de reunião principal. Na lateral direita, salas de reunião mais informais, para encontro de equipe e brainstorm. Detalhe da divisória em vidro entre as duas salas, que podem se unir para uma reunião maior.

B&L Arquitetura

O layout foi desenvolvido com base na dinâmica de atendimento da clínica e contempla todos os avanços tecnológicos da especialidade. O objetivo era distribuir os espaços necessários de maneira a simplificar o fluxo das tarefas e informações, em um ambiente agradável, confortável e fora dos padrões convencionais de clínicas odontológicas. A opção pelos espaços integrados e a utilização de vidros para delimitação dos ambientes favorece a sensação de amplitude e integração das áreas de recepção, atendimento, escritórios e administração. A disposição circular das cadeiras na clínica de atendimento promove a comunicação direta entre clientes e funcionários, favorecendo a eficiência e a agilidade nas consultas. Além disso, a clínica possui um consultório reservado e independente dessa área de atendimento, que possibilita a realização de procedimentos específicos com privacidade e exclusividade.

96

Tons claros, grandes painéis de vidro e aço inox conferem aos ambientes um toque a mais de elegância e qualidade. O arremate final fica por conta do projeto luminotécnico que valoriza os interiores e assegura as condições visuais e ergonômicas para um adequado espaço de trabalho. O projeto contou com a colaboração da arquiteta Norma Pentagna Guimarães.

Na página ao lado, detalhe da Sala de Espera da clínica, com piso em mármore branco e adornos coloridos. Acima, outro ângulo da Sala de Espera, com Recepção ao fundo. Destaque para a tela de Fernando Lucchesi. Ao lado, vista geral da Sala de Espera com espaço para jogos infantis. O mobiliário foi projetado pelos profissionais. A divisória de vidro e aço inox delimita a área de café.

Flávia Pentagna e josé artur fiuza

Deusicléia Horta

Rodayka Santana

Uma clínica e uma história

Um espaço corporativo que faz vender por si só

Fotos: Daniel Mansur

O projeto elaborado é de uma conceituada clínica de reprodução humana localizada no elegante bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG). A ideia proposta pela designer de interiores Deusicléia Horta, plenamente aceita pelos clientes, foi criar um grande lounge com espaços definidos para recepção, agendamento das consultas e sala de espera com TV.

Fotos: Bete Vieira

Em meio ao boom do mercado imobiliário, a Gafisa Vendas necessitava aumentar seu espaço de trabalho, saindo de uma área de 530m2 e dobrar de tamanho em menos de dois meses. Esse foi o desafio dado ao escritório da engenheira e designer de interiores, Rodayka Santana, que desenvolveu um projeto que incluiu a escolha do local, concepção da obra e decoração dos ambientes. O espaço encontrado, uma laje de 1.000m2, passou por uma completa reforma com a contratação de uma empresa especializada em projetos turn key, que executou a obra em 60 dias.

O MDF amadeirado utilizado nos balcões de atendimento tem a função de aquecer visualmente o ambiente trazendo aconchego. Uma parede em L, forrada com o mesmo MDF amadeirado, cria uma integração ao ambiente, bem como o painel que acomoda a tela do computador para uso dos clientes que queiram acessar a internet enquanto aguardam o atendimento.

“Entender a dinâmica do escritório do cliente foi o primeiro passo na concepção do projeto. Avaliamos o negócio e o dia a dia da empresa, observamos tudo que era necessário para atender a velocidade e o volume de vendas e identificamos a necessidade de espaços comuns para reuniões e encontros”, destaca Rodayka. O projeto foi pensado para atender as múltiplas necessidades de uso internas, inclusive de atendimento ao cliente para assinatura de contratos. Por isso, tudo foi especificado com muito critério.

Um confortável sofá, com assento dos dois lados, foi colocado estrategicamente entre os pilares existentes. Poltronas mais largas, que proporcionam mais conforto fazem parte do mobiliário. A ousadia fica por conta das poltronas vermelhas, uma vez que fogem das cores convencionais utilizadas em clínicas. O banco Cheing e dois pufes em couro trançado embelezam o ambiente e reforçam o gosto por bons produtos de design.

80

Deusicléia Horta usou um foco de sala de cirurgia e transformou numa linda luminária de pé. Outra luminária menor, colocada ao lado da poltrona, e o banquinho cromado foram reaproveitados de um consultório médico. A escada original da casa foi restaurada e sua beleza é realçada juntamente com um grande lustre de ovos de avestruz assinado pelo artista plástico Marcelo Figueiredo. Segundo a designer, os ovos remetem à ideia de ninho e se encaixam perfeitamente no conceito do projeto, assim como o artesanato brasileiro, valorizado também através de peças onde a mulher é sempre retratada. Painéis com fotos de bebês fazem parte da história da clinica e completam a decoração.

Na página ao lado, detalhe da Recepção da clínica, onde ganha destaque a poltrona vermelha que compõe a ambientação. Acima, vista do balcão de atendimento em MDF amadeirado e da escada original da casa preservada no projeto de interiores. Ao lado, detalhe da peça em cerâmica feita por artesãos do Vale do Jequitinhonha, que representa uma mulher amamentando, que complementa a decoração.

Deusicléia Horta

100

Ao lado, espaço reservado para reuniões com clientes, com mobiliário sofisticado e prático. Destaque para a gravura na parede e o pendente que completam a decoração do ambiente. Detalhe da porta em laminado amadeirado com bandeira fixa de vidro. Acima dois espaços exclusivos para atendimento aos clientes. Recepção com duas poltronas e Sala de Reunião com painel em laminado amadeirado, iluminação de LED e TV. Destaque para as portas que têm altura do pé direito.

A distribuição da planta valoriza a proximidade das áreas e a equipe de vendas. Onde há alto tráfego, a designer optou pelo uso do piso vinílico em placas. Nas Salas de Reunião, foi usado carpete para proporcionar acolhimento aos usuários. Na Recepção e Salas de Reuniões de Clientes, a escolha foi o laminado vinílico imitando madeira, mesclado com carpete. A iluminação foi pensada para proporcionar eficiência e economia de energia. Já nas Salas de Reuniões e Recepção o tratamento foi diferenciado, com o uso de circuitos para cenas diversas, sempre com foco na imagem forte que a Gafisa tem com seus clientes. Nos espaços onde houve necessidade de separação através de paredes foi usado gesso com tratamento acústico e algumas receberam imagens em adesivos com o objetivo de humanizar os espaços. No mobiliário predominou o uso da cor branca e madeira como padrão. As mesas têm altura, largura e profundidade adequadas e as cadeiras com ergonomia especial para cada tarefa. Houve a preocupação em criar uma área mais descontraída, onde os funcionários pudessem fazer pausa para conversar e tomar um café, e um auditório para 120 pessoas, já pensando na expansão da empresa.

Rodayka Santana

Interiores Eliana Freitas, Mágda Braga e Sueli Leite

Residencial

Ana Carolina Matos Um belo horizonte de presente

Um hotel com charme mineiro Fotos: Fernando Piancastelli Fotos: Pil Gloor

As designers de interiores Mágda Braga, Eliana Freitas e Sueli Leite assinam o projeto de interiores do Jaraguá Bristol Hotel, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), que se enquadra na categoria midscale, que classifica os hotéis de médio porte.

O projeto desse apartamento de 540 m², no bairro Belvedere, região centro sul da capital mineira, começou na planta, quando os proprietários optaram por algumas alterações em seu layout. Durante quase cinco anos, a arquiteta Ana Carolina Matos acompanhou os clientes na concepção da residência considerando, acima de tudo, as distintas personalidades dos moradores. Com isso, cada ambiente foi personalizado de acordo com seu principal ocupante, ora descontraído, ora formal, ora bastante familiar.

O conceito do empreendimento alia praticidade, conforto, resistência e nobreza de materiais. As profissionais acompanharam a execução da obra, desenho dos móveis, seleção de mobiliário e decoração de interiores. Devido ao local de grande rotatividade de pessoas, com hábitos e costumes bem diferentes, foi necessário um rigoroso critério para a escolha dos revestimentos, mobiliários, iluminação e tecidos.

O Living segue o conceito de plena integração, unindo dois ambientes de convivência, um composto por um enorme sofá, duas poltronas e duas mesas de centro, e o outro com quatro poltronas de conversação em torno de uma mesa redonda. Um aparador revestido de espelho separa a conversação da Sala de Jantar.

A escolha das cores teve a finalidade de conferir a mesma importância a todos os espaços. Os tons pastéis dão sensação de conforto, as cortinas conferem toque sofisticado e a iluminação suave deixa o lugar aconchegante, ideal para relaxar e curtir uma pausa na vida agitada. Para os apartamentos, as profissionais criaram o projeto do mobiliário em tons bege e marrom e suas nuances, acrescentado cor nas obras de arte, esculturas e adornos.

86

Um dos diferenciais do hotel é o andar especial para atender ao público feminino, com adornos e papéis de parede diferenciados dos demais. O destaque da iluminação fica por conta das arandelas personalizadas nas cabeceiras das camas e da mesa, dando um toque de sofisticação ao ambiente. Ao lado, vista da Fachada do hotel, com torre composta por 11 andares, sendo um deles exclusivo para o público feminino, além de quartos adaptados para portadores de necessidades especiais. Acima, na primeira foto, vista do Hall de Entrada e Recepção, com mobiliário contemporâneo, iluminação pontual, adornos e flores, compondo um ambiente aconchegante e funcional para o atendimento e convivência dos hóspedes. Abaixo, o Restaurante do hotel, onde predomina a iluminação suave e os tons neutros na ambientação.

As áreas comuns como Hall de Entrada, Lobby, Foyer, Business Center e lazer foram projetadas para privilegiar o convívio entre os hóspedes, conferindo leveza e amplitude ao ambiente. A Sala de Convenção foi ambientada para receber eventos de portes variados. O Restaurante e Varanda Bar seguem a mesma linha em tons neutros, com destaque para o papel de parede com arandelas. A iluminação dos ambientes é resultado de estratégias para entrada de luz natural e do uso do branco em abundância nas áreas comuns.

Eliana Freitas, Mágda Braga e Sueli Leite

108

Na Sala de Jantar, predomina o gosto clássico da proprietária em contraste com a superfície branca da enorme mesa, que confere toque contemporâneo. Tela de Rosa Oliveira deixa o ambiente mais colorido. A Varanda foi projetada especialmente para o proprietário. Sentado à mesa bar, ele participa dos acontecimentos da Sala de Jantar através de uma janela aberta para essa finalidade. O Estar da Varanda abriga um amplo sofá, TV, área de churrasqueira e um tatame sobre deck de madeira biossintética, onde as três filhas dos proprietários recebem constantemente seus amigos. Do local, a vista para a cidade de Belo Horizonte é deslumbrante!

Na página ao lado, detalhe das poltronas Coconut Chair, em couro natural. Ao fundo, porta pivotante revestida de lâmina natural Ébano Indiano, desenhada pela arquiteta. Acima, vista geral das Salas de Conversação e Jantar, com Varanda ao fundo. Abaixo, Living com grande sofá de linhas retas, elegante e contemporâneo.

Ana Carolina Matos

Fernando Hermanny e Germana Giannetti

Carlos Alexandre Dumond Um espaço pra chamar de meu

Um projeto em constante evolução Fotos: Jomar Bragança

Fotos: Daniel Mansur

O renomado arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico criou o projeto arquitetônico e de interiores deste espaço pensado para atender uma jovem filha independente e de gosto sofisticado, em edificação anexa a residência.

O projeto apresentado é a sede da Construtora Barbosa Mello, uma das mais importantes empresas do setor de construção pesada do Brasil. Em 2008, os arquitetos Fernando Hermanny e Germana Giannetti foram contratados para iniciar um programa de revitalização da sede.

O ambiente é linear e tem pé direito de seis metros de altura, o que garante sensação de amplitude. O acesso ao espaço privativo acontece através de uma porta central, que divide a maior dimensão em duas, distribuindo dessa forma os ambientes. De um lado fica o apoio, a cozinha e a mesa de jantar. Do outro estão o sofá e a cama, que também pode virar um sofá.

Os trabalhos tiveram início no prédio principal e abrangeram a reforma e arquitetura de interiores da recepção principal, salas da presidência e diretorias, reuniões e parte das áreas operacionais. Nesta época, também foi desenvolvido o projeto de revitalização da fachada, que foi iniciado em 2012.

90

Diante do crescimento da empresa, um novo imóvel localizado num terreno de 4.000 m² e com área construída de 2.000 m² foi incorporado à sede em 2010. O galpão estava com instalações muito precárias, mas com localização privilegiada. A estratégia adotada foi a de montagem, já que o prazo para a ocupação do novo espaço era muito exíguo. O piso em cimento grosso do antigo galpão foi acertado para o recebimento de piso elevado. O telhado recebeu isolamento termo acústico e reparos antes do rebaixamento em forro mineral acústico. Somente após a conclusão de pisos e forros foram iniciadas as divisões internas em drywall com isolamento acústico interno. Na reforma da fachada foram utilizados blocos de vidro incolor fosco, que permitem a entrada da luz preservando a segurança, já que se trata de edificação alinhada ao passeio. Os brises em alumínio natural foram usados para encobrir beirais, calhas e máquinas de ar condicionado, criando um efeito estético interessante.

Nas fotos, dois ângulos da Sala da Presidência. Ao lado, destaque para o trabalho de Rivane Neuenschwander e as poltronas giratórias Chade em couro, que decoram o ambiente. Acima, mesa de trabalho e cadeiras originais da década de 80 unem couro, aço inox e cristal.

Fernando Hermanny e Germana Giannetti

Grandes painéis pivotantes conferem privacidade para a cama e, do lado oposto, separa a cozinha da sala de jantar. Quatro armários em pau ferro, desenhados pelo arquiteto, suprem as necessidades de guarda roupa, rouparia, louceiro e equipamentos de lavanderia. O mobiliário foi cuidadosamente escolhido junto com a moradora, uma apaixonada por design e artes plásticas.

114

Na página ao lado, destaque para a mesa de jantar assinada por Sir Norman Foster. Ao fundo, quatro armários em pau ferro, desenhados pelo arquiteto. Nesta página, destaque para a poltrona Pucci, que confere cor ao ambiente.

Carlos Alexandre Dumond


Índice

Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo

Gláucia Britto Espaço, conforto e praticidade

Elegância e tecnologia Fotos: Daniel Mansur

Para um apartamento de 570 m2, os designers Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo projetaram ambientes que enfatizam os espaços generosos do imóvel e, ao mesmo tempo, somam aconchego, elegância, e tecnologia.

Fotos: Daniel Mansur

Sofisticação, tranquilidade e informalidade são as palavras-chave que permeiam o projeto que a decoradora e arquiteta, Gláucia Britto, criou para um apartamento de 290 m² no bairro Vila da Serra, em Nova Lima (MG), na região metropolitana da capital mineira.

No layout contemporâneo pontuam-se peças de estilo que conferem um toque requintado. Os ambientes sociais foram completamente integrados, embora com características próprias se inter-relacionam através das cores e materiais empregados. Os projetos de sonorização, automação e iluminação foram executados dentro de conceitos atuais e arrojados. A iluminação merece destaque especial.

No imóvel moram um casal e dois filhos adolescentes e a principal demanda da família era ter um espaço amplo e iluminado, onde prevalecessem o conforto e a praticidade, para que pudessem receber amigos e familiares a qualquer momento. O projeto sugerido por Gláucia Britto foi totalmente associado ao estilo de viver dos clientes e teve foco na qualidade e na pesquisa.

No Living e Sala de Jantar um esquema de cores neutras é contrastado pelo colorido dos objetos, pelo Buffet em laca rubi e pela tela de Tales. As cortinas são em seda pura listrada na horizontal sobre musseline de seda gelo. O mobiliário é disposto sobre um grande tapete oriental cinza. Sobre mesa em folha de prata, um grande vaso de Murano e uma escultura em bronze de José Alberto Figueiredo.

A base do projeto é bem limpa e equilibrada, o que permitiu o uso de diferentes estilos de móveis, objetos, revestimentos e cor. O resultado foi um projeto totalmente inusitado. A profissional gosta de mesclar o moderno com o clássico, com materiais nobres que aquecem o ambiente. Ela escolheu peças cobiçadas e, ao mesmo tempo, simples que, quando misturadas, produziram um resultado surpreendente.

A Varanda foi fechada em vidro e transformada em Estar e Espaço Gourmet. Na parte interna do balcão uma mini cozinha super equipada. Para a base da mesa com tampo em madeira maciça, portas do armário suspenso e fachada do balcão optou-se por revestimento em vidro laqueado, tudo no mesmo tom, contrastando apenas com o granito preto.

118

O Estar tem como ponto alto a grande tela “Os sete pecados capitais”, de José Octavio Cavalcante, sobre parede revestida em papel vinilizado negro. As cortinas em seda pura bordadas são apanhadas sobre persianas em tecido. Sofá com capa em algodão cru, poltronas de estilo com assento e encosto em linho verde cítrico, mesa de centro entalhada com tampo em palhinha e sofá inglês fazem contraponto com os móveis de estilo do Living. A TV embutida no teto desce quando acionada por controle remoto. Na página ao lado, detalhe da Sala de Jantar. Sobre a mesa em vidro laqueado bizotado, duas gamelas em prata com alças de chifre, iluminadas por quatro pendentes espelhados. Cadeiras em madeira escura com estofamento em veludo prata e nas cabeceiras, cadeiras de estilo em madeira patinada em preto, com encosto em palhinha. Acima, destaque para a escultura “Corrente” em bronze, assinada por  José Alberto Figueiredo e o vaso em murano sobre mesa em folha de prata.  Na  parede tela de Tales. Ao lado, detalhe do balcão do Espaço Gourmet com   bandeja e castiçais em cristal. Ao fundo, vista deslumbrante do crepúsculo entre as persianas em tecido branco.

Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo

138

“Um dos pontos marcantes do projeto foi unir linhas diferentes de decoração, ressaltando a importância de se encontrar o equilíbrio no uso dos móveis clássicos e contemporâneos. A decoração tem traços retos, integração de ambientes e luz natural. Peças de designs clássicos, que nunca saem de moda, agregam um clima mais acolhedor”, completa Gláucia Britto.

Ao lado, o requinte da Sala de Música é ressaltado pela elegância do piano de calda preta, peça chave do ambiente. Destaque para as poltronas clássicas do século XVIII que conferem toque clássico ao espaço. A tela de fotografia é assinada por André Hauck. Acima, o lustre de murano confere suntuosidade à Sala de Jantar. A parede vermelha dá vida ao ambiente e destaca o aparador em madeira bruta e a tela de óleo sobre papel cartão em caixa de madeira e vidro do artista Leandro Figueiredo.

Gláucia Britto

Dênia Diniz

Gleice Almeida Um espaço contemporâneo com toques rústicos

Um refúgio em meio à natureza Fotos: Daniel Mansur

Para este projeto de reforma de uma residência na região da Pampulha, na capital mineira, onde moram um casal e dois filhos jovens, a proposta é ter espaços definidos para o Home Bar, a Sala de Estar e a área da piscina integrada com o Espaço Gourmet.

Fotos: Daniel Mansur

A designer de interiores Dênia Diniz recebeu um desafio ao projetar o interior de uma residência num condomínio fechado nos arredores de Belo Horizonte (MG). A prioridade era valorizar a vista, as áreas livres e os espaços amplos, criando um ambiente aconchegante e funcional para a moradia do casal com uma filha e para receber o filho, a nora e a neta nos fins de semana.

Aproveitando os desníveis existentes na construção para dividir os ambientes, a decoradora Gleice Almeida optou por desenhar os móveis para um melhor aproveitamento dos espaços. Após cinco anos de reforma do imóvel, os proprietários buscavam uma decoração simples e aconchegante, que unisse o contemporâneo com toques rústicos.

Conforto e estética são os pontos chave do projeto, envolvendo tanto a área íntima quanto a parte social da residência. A iluminação recebeu atenção especial, trabalhada de forma a criar cenas distintas e valorizar o layout dos ambientes e as peças decorativas.

No Hall de Entrada, as esquadrias de madeira existentes foram restauradas e o blindex verde executado dentro do montante existente das janelas. O hall interno liga o Home Bar ao Estar Social, onde os tons neutros com toque de vermelho e vinho aquecem o ambiente. Os pendentes, as almofadas e o móvel em laca conferem um ar mais intimista a esta sala para receber visitas.

O vidro existente na fachada lateral integrou os ambientes internos à cozinha gourmet, com vista para sauna, piscina, deck e pergolado. Na fachada da frente, o revestimento cimentício irregular é valorizado com a iluminação.

124

Outra integração existente é a do pátio e da garagem com a cozinha gourmet, para acolher um maior número de pessoas. Um amplo gramado garante espaço livre e traz o verde para dentro de casa.

Na página ao lado, vista privilegiada da piscina, de onde se avista o Hall Social com pé direito duplo. Nesta página, acima, na Fachada, o revestimento cimentício irregular é valorizado pela iluminação. Abaixo, no Estar Social, destaque para o sofá em veludo grafite, que ganha vida com o colorido dos complementos e adornos.

Dênia Diniz

No Home Bar, os painéis em laca acetinada

146

têm portas fecho toque onde o interior tem divisão para guardar equipamentos de áudio e vídeo. A TV é embutida no painel e o telão automatizado no forro de gesso. Papel de parede e iluminação com fita LED âmbar complementam a ambientação, valorizando a cortina e criando cenários no ambiente. O hall para os quartos tem tom cinza na parede, com nicho espelhado e escultura de Lu Abreu.

Na foto ao lado, no Hall Íntimo, destaque para a escada em concreto armado que tem projeto da decoradora e para a mesa de fibra natural que resgata o estilo clássico dos proprietários. Nesta página, acima, a mesa de centro do Home Bar tem projeto da decoradora. Esculturas de Rogério Mendonça e poltrona Charles Eames conferem requinte ao ambiente. Abaixo, à esquerda, destaque para o aparador do Home Bar, com parte inferior ripada e vazada para ventilação da adega climatizada.

Na área da piscina, o piso em granito acqualux antiderrapante promove uma integração com o Espaço Gourmet também em piso acqualux, porém polido. O ambiente conta com uma grande churrasqueira e uma mesa em granito verde Ubatuba. O forro do teto em lambri resgata o estilo rústico.

Gleice Almeida

Desígnio Arquitetura e Urbanismo

Irene Mendonça Um espaço para toda a família

Uma casa em estilo modernista Fotos: Daniel Mansur

A designer de interiores Irene Mendonça criou o projeto desse apartamento de 160 m² para um casal jovem, ambos empresários, e seus dois filhos. O projeto, que priorizou conforto, praticidade e funcionalidade, tira partido dos elementos naturais, como madeira, pedra, tijolo e ladrilho hidráulico para realizar o sonho dos clientes.

Fotos: Daniel Mansur

O principal desafio das arquitetas Amanda Ribas e Lorena Romão na realização deste projeto foi atuar na intervenção de uma casa da década de 50, uma autêntica representante do modernismo belohorizontino, localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). O trabalho valorizou as características marcantes da arquitetura, inserindo-a no contexto atual. As linhas retas e a laje nervurada nortearam o conceito que contemplou espaços amplos, bem iluminados e ventilados.

O Hall de Entrada recebeu painel de espelho e madeira com iluminação indireta. No Lavabo, a descontração do papel de parede listrado chama a atenção. No Home, móvel com painel em laca e a bancada em madeira de demolição e vidro valorizam o projeto. No Living, o piso em mármore branco e a parede em madeira fazem a integração dos ambientes. As cores marcam presença nos detalhes, bancos, mesas laterais, adornos e telas assinadas por Lu Abreu e Paulo Torres. O Escritório é um ambiente multiuso para toda a família, unindo Sala de TV, Sala de Jogos, Sala de Música e Quarto de Hóspedes.

Os proprietários pediram espaços integrados, com muito conforto para receber amigos e familiares, assim como espaços de convívio íntimo que proporcionassem momentos de relaxamento. A partir desta ideia, as profissionais conceberam o espaço social como um grande salão integrado à área externa de lazer, situados no nível térreo. O anexo, com linhas contemporâneas, abriga o espaço gourmet, lavabos e sauna. A piscina e o paisagismo fazem a ligação da área social com a área de lazer. A vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha foi elemento de integração entre o ambiente externo e interno. Os panos de vidro e o pé-direito baixo emolduram a paisagem natural.

128

A área íntima, situada no pavimento inferior, possui acesso dos quatro quartos para o deck, e se integra a um ambiente agradável que reforça o conceito de bem-estar através de um paisagismo orgânico, que se contrapõe ao desenho geométrico da edificação. Um grande deck convida a contemplar o lago e o SPA. A atmosfera acolhedora é proporcionada pela cor neutra dos revestimentos, que possibilitou ousar nas cores e texturas dos outros elementos. Espaços elegantes e personalizados unem funcionalidade e convivência. Uma mistura de épocas e tendências traz a união do contemporâneo com o clássico, convivendo harmoniosamente. Ao lado, destaque para a fachada com laje em balanço nervurada, um elemento da arquitetura modernista, que se projeta em direção à Lagoa da Pampulha. As linhas geométricas e cores claras da edificação contrastam com linhas orgânicas e cores vivas do paisagismo. Na primeira foto acima, vista da nova edificação que abriga espaço gourmet, lavabos e sauna. A piscina e o paisagismo fazem a integração do anexo com o espaço social na parte frontal da edificação. Abaixo, detalhe do deck em frente aos quartos, que convida ao repouso e relaxamento na beira do lado.

Desígnio Arquitetura e Urbanismo

150

No Quarto dos Filhos, os móveis foram feitos sob medida, de acordo com as necessidades de cada um, incluindo estudar, brincar e receber os amigos. Na Suíte do Casal, os armários e criados são feitos em carvalho e o painel da cama é exclusivo para o ambiente. O Banho da Suíte foi todo repaginado e o mármore branco complementa a bancada existente. O móvel em laca branca confere requinte ao espaço. A Cozinha traz a lembrança da infância para a família, com mesa em madeira de demolição, painel de ladrilho hidráulico e tijolinho. O granito no piso e na bancada e os modernos eletrônicos deixam tudo mais prático e funcional.

Ao lado, vista parcial do Living, que os clientes idealizaram como um espaço amplo para conviver e receber os amigos. Em primeiro plano, destaque para a escultura Pantera de Leopoldo Martins sobre o aparador do Home. Acima, na Sala de Jantar o destaque é o lustre sobre a mesa. Ao lado, vista do painel em madeira e espelho do Hall de Entrada, com destaque para as esculturas de Zé Bento.

Irene Mendonça

Izabela Dinelli

Dodora Gontijo Uma casa ninho cheia de histórias e lembranças

Um espaço integrado e funcional

Fotos: Daniel Mansur

Um apartamento de 220m² todo usável, onde as raízes dos moradores falam mais alto. Esse é o conceito do projeto criado pela designer de interiores, Dodora Gontijo, para o apartamento de uma família no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG). O casal, que tem uma vida profissional e pessoal muito ativa, preparou o apartamento para receber o filho adulto que mora fora e os amigos, nos momentos de convivência e integração da família.

Fotos: Daniel Mansur

A proposta criada pela arquiteta Izabela Dinelli traduziu o perfil do cliente criando espaços que tivessem a ver com seus desejos e demandas. A partir da análise das necessidades do casal, o resultado foi um apartamento integrado e funcional.

Segundo Dodora Gontijo, tudo no espaço faz sentido para a família e nele a vida transcorre com suas lembranças. “Aqui há uma história”, descreve ela, que criou o ambiente com a cara e o jeito de ‘casa ninho’. O casal tem como hobbies viajar, ler, assistir filmes e colecionar. Prezam e valorizam o bom design e gostam da praticidade e da facilidade de manuseio.    A mistura eclética de móveis e objetos transformou o apartamento num paraíso particular, para onde o casal sempre volta com imensa   satisfação. Em relação ao estilo, o conceito vai do vintage ao atual, com ambientes decorados com peças de renomados designers nacionais e internacionais, incluindo o espanhol A. Marconetti; os italianos  Michele de Lucchi, Carlo Contin, Carlo Molino; os americanos Charles Eames e J. Adler, o francês   Philippe Starck e o brasileiro Sergio Rodrigues, além de objetos de artesanato recolhidos em viagens pelo Brasil e no exterior.

132

Ao lado, no Living, detalhe do sofá Maralunga. A Poltrona Mole e a Cadeira Oscar são de Sergio Rodrigues. Ao fundo, cadeira artesanal do espanhol A. Marconetti. À direita, detalhe da mesa Cavalete Reale de Carlos Molino. No piso, tapete em algas marinhas. Acima, detalhe de objetos e lembranças de viagem, do acervo pessoal dos moradores. Ao lado, destaque para o pássaro de cerâmica branca do designer americano Jonathan Adler, escultura em madeira de José Bento e roda de oração budista.

Dodora Gontijo

Ao unir Estar, Jantar, Home Cinema e Espaço Gourmet a arquiteta criou a interação ideal, uma vez que os moradores gostam de receber amigos e familiares para animados encontros e precisavam de um espaço amplo.   O uso de espelhos ao longo do pé direito duplo proporcionou ainda mais amplitude ao ambiente e a mistura de estilos, clássico, moderno e rústico, gerou uma combinação harmoniosa e convidativa, criando espaços únicos.

156

Izabela Dinelli

Ao lado, no Estar, o espelho valoriza o pé direito duplo. Destaque para o lustre de cristal Montana. Acima, a iluminação pontual marcar o caminho e valoriza o painel todo em laca. Ao lado, destaque para as peças em Murano e cristal que decoram o Home.


Índice

Maria do Carmo Ferraz

Jane Cabral e Sônia Melo

Fazenda de Café no sul de Minas Gerais Espaços integrados, sofisticados e funcionais Fotos: Daniel Mansur

A decoradora Maria do Carmo Ferraz acompanhou, por dois anos, o projeto de reconstrução e restauração de uma fazenda de café do século XIX, na região sul de Minas Gerais. O trabalho incluiu a reconstrução da sede e a restauração dos móveis de época.

Fotos: Daniel Mansur

O projeto desenvolvido pelas designers de interiores Jane Cabral e Sonia Melo é para um apartamento localizado em área nobre de Belo Horizonte (MG), onde moram um casal e dois filhos. A integração dos ambientes sociais foi a principal demanda do projeto, com foco na interação e convivência da família e amigos com muito conforto e requinte.

A história familiar de colecionadora de antiguidades fez com que o projeto se tornasse uma grande realização, buscando a fidelidade do estilo colonial. Após pesquisa detalhada, através de viagem pelo interior e visita a antiquários de Belo Horizonte (MG), a designer garimpou peças antigas para compor o cenário. Maria do Carmo Ferraz desenhou todos os móveis que foram acrescentados ao projeto e foi responsável pelo detalhamento dos acabamentos, conciliando o estilo da época ao conforto da vida moderna.

Na ambientação do Living, as designers optaram por materiais nobres e sofisticados, com o uso da seda nos sofás e do linho nas cortinas, contrastando com a mesa de centro em carvalho ebanizado e laca preta, que faz giro de 360 graus, e mesa lateral em laca preta com o tampo espelhado. O Home Theater foi ambientado com requinte e nuances de tons berinjela.

162

A Sala de Jantar tem conceito sofisticado, com ambientação clean. Destaque para a mesa com pés de vidro e tampo ebony e cadeiras ebanizadas de designer arrojado. A escolha adequada dos adornos confere acabamento requintado ao espaço. Dos ambientes íntimos, o destaque é para o Quarto do Filho. O objetivo das profissionais foi criar um ambiente funcional, confortável e contemporâneo.

Ao lado, vista da Sala de Jantar, com destaque para o lustre de cristal que enobrece e produz o efeito de luz difusa no ambiente e o painel em laca cinza brilhante, projetado pelas profissionais, que compõe a parede do fundo. Acima, no Living, detalhe da mesa de centro com escultura em aço assinada por Fátima Santiago.

Jane Cabral e Sônia Melo

Destaque para as paredes de pau a pique, que compunha o interior da casa no século XIX e para o projeto paisagístico, desenvolvido por profissional especializado, que preservou a mata nativa que circunda a fazenda. O projeto de iluminação do interior da residência foi fiel à época e o da área externa foi planejado para realçar as árvores centenárias.

188

Na página ao lado, destaque para as paredes de pau a pique ao fundo na Sala de Jantar. Acima, a Sala da Lareira, com piso original de madeira. Ao lado, vista da Adega, com móveis desenhados pela decoradora.

Maria do Carmo Ferraz

Jaqueline Frauches

Mariana Borges e Thaysa Godoy

Espaços integrados com arte e design Um sonho realizado Fotos: Jomar Bragança

O ponto de partida da arquiteta Jaqueline Frauches para a criação do projeto de interiores do apartamento de um casal e duas filhas adolescentes, em Belo Horizonte (MG), foi integrar os espaços internos com as áreas de convivência, onde se concentram o Living com TV e a Sala de Jantar.

Fotos: Daniel Mansur

Tudo no apartamento foi pensado para receber confortavelmente um casal com dois filhos que desejavam um novo lar para realizar seus sonhos e necessidades. O piso da cobertura era objeto de desejo e foi projetado como espaço de convivência, para receber os amigos, cozinhar juntos ou simplesmente curtir o visual da cidade.

No Living, uma enorme bancada em carvalho americano tabaco se estende da TV para área de bar, agregando armários, adega para vinhos e frigobar embutidos em painel em laca argila brilhante. O piso em mármore carrara calacata polido se estende ao Lavabo e o revestimento de parede em silestone cinza Armani integra as paredes do hall social, hall interno e a cuba do lavabo. Uma enorme mandala dourada assinada por Marcos Coelho Benjamim é visível de qualquer ponto da sala, integrando os ambientes.

168

Na circulação rumo aos quartos, Jaqueline Frauches projetou um armário em carvalho americano tabaco com um nicho iluminado com LED. As obras de arte se confundem com peças especiais como o lustre exclusivo e poltronas de Sergio Rodrigues. Uma santa, obra de Maurino, e um desenho de Marcelo Solá convivem em harmonia com ex-votos cabeças de madeira. Toda a iluminação e o Home Cinema do Living são automatizados. Na parte íntima, os Quartos das Filhas têm layout diferente para não bloquear a circulação interna de cada um. As preferências de cor de cada filha foram atendidas em detalhes como criados, nichos e almofadas. Toda a área de estudo tem iluminação direta sobre a mesa. O Quarto de Casal teve cabeceira ampliada com um painel em laca argila. Uma estante em peroba do campo abriga os equipamentos da TV e a iluminação permite várias cenas diferentes de acordo com a vontade do casal.

Na página ao lado, destaque para as cabeças ex-votos de madeira na mesa de centro e tela de Marcelo Solá ao fundo, cobrindo quase toda a parede. Nesta página, todo o charme do painel em freijó tonalizado em contraste com a madeira clara da mesa de jantar.

Jaqueline Frauches

Móveis confortáveis, iluminação aconchegante e cores neutras com toques alegres em detalhes pontuais foram os principais pontos que nortearam o projeto criado pela designer de interiores, Thaysa Godoy e pela arquiteta e urbanista, Mariana Borges. As profissionais mesclaram o mobiliário do antigo apartamento com novos móveis, criando um novo conceito para a decoração, procurando, acima de tudo, respeitar a história da família, presente em várias peças de acervo pessoal dos moradores.

194

O Living e a Sala de Jantar mantêm parte do mobiliário do acervo familiar. A mesa de jantar foi repaginada mantendo-se as bases originais, mas criando-se novos tampos quadrados em vidro, resultando em duas mesas separadas e ampliando o número de assentos. No Espaço Gourmet, as paredes foram demolidas para integrar completamente os ambientes. Uma grande mesa de refeições feita em Quartizito Van Gogh é uma obra de arte natural. O piso é em porcelanato de madeira, que confere aconchego e, ao mesmo tempo, praticidade na manutenção. A marcenaria foi desenhada pelas profissionais, incluindo louçaria, adega para 200 vinhos e um elevador de carga que liga o espaço à Cozinha no 1º pavimento. Uma porta pivotante garante privacidade ao Quarto de Hóspedes anexo. Destaque para o jardim vertical com orquídeas e bromélias que leva o verde ao local. Ao lado, vista da Sala de Jantar. A iluminação dá destaque e aconchego ao espaço e o espelho com moldura em folha de ouro amplia o efeito da iluminação. Destaque para a tela Jardins assinada por Fernando Lucchesi, visualizada no espelho. Na primeira foto acima, vista do Home Theater, com marcenaria desenhada pelas profissionais, e mobiliário que privilegia o conforto. Destaque para a tela de Manoel Bersan à esquerda. Na segunda foto, integração do Espaço Gourmet com o Home Theater. A diferenciação dos ambientes é feita pelo piso; em mármore no Home Theater e porcelanato de madeira no Espaço Gourmet.

O deck da área externa foi todo reformado e instalado um SPA, também objeto de desejo da família. O piso em madeira ipê proporciona aconchego para o espaço de relax e contemplação.

Mariana Borges e Thaysa Godoy

Márcia e Melina Mundim

Marina Dubal

Um baú de histórias e lembranças

Um apartamento com cara de casa

Fotos: Daniel Mansur

A reforma dessa residência localizada no Condomínio Retiro do Chalé, em Belo Horizonte (MG), se deu devido à necessidade de ampliação do imóvel para proporcionar mais conforto no dia a dia do casal e em suas reuniões com amigos. O gosto do cliente foi totalmente valorizado, sendo as cores fortes o ponto alto do projeto criado pelas designers Márcia Mundim e Melina Mundim. O resultado retrata a personalidade marcante e extrovertida dos moradores da residência.

Fotos: Henrique Queiroga

O conceito do projeto de interiores criado pela arquiteta Marina Dubal teve como diretriz a integração dos ambientes. Com um dos quartos incorporado à sala e outro à suíte principal, o apartamento, antes com quatro quartos, ganhou ares de casa com a ampliação dos espaços. O layout da área social prima pelo minimalismo, com móveis diferenciados como a estante e a mesa de jantar. O projeto foi cuidadosamente pensado para aproveitar ao máximo o espaço. Com a disposição do sofá no centro da sala foi possível criar um Living amplo, que agrega também a função de Home Theater. Atrás do sofá, acompanhando a janela, uma bancada em madeira de demolição com adega cria um ambiente de contemplação da bela vista da Savassi, um dos bairros mais charmosos da região centro-sul de Belo Horizonte (MG).

A Fachada já comprova o uso de cores vibrantes. A Varanda foi integrada à Sala e o deck de madeira proporcionou espaço para mesa em prancha de demolição com vinte assentos. O Espaço Gourmet com churrasqueira e fogão a lenha favorece o preparo das receitas pela moradora, que é chef de cozinha. O antigo piso da sala danificado pelo tempo foi substituído pelo mármore travertino, favorecendo a luminosidade do ambiente.

178

Na Sala, o uso de tons neutros associado às cores vibrantes garante equilíbrio ao ambiente. O mobiliário existente foi preservado para valorizar a história de vida da proprietária. As peças que pertenceram aos avós foram restauradas e adquiriram aspecto contemporâneo. A Sala de Jantar recebeu mobiliário laqueado em quatro tons diferentes. A mesa mantém o tom neutro preto e as cadeiras no amarelo, verde e vermelho. A luminária preta estilo galpão e a tela de Luiz Sternick contrastam com o mobiliário antigo, mantendo a mesma linguagem através das cores.

Ao lado, na Sala de Jogos, destaque para o baú, que a moradora herdou de seu pai, usado como mesa lateral. A poltrona da família também foi reformada. A luminária vermelha se ajusta no espaço sem quebrar a harmonia. Acima, ao fundo, Sala de Jantar com mobiliário laqueado em quatro tons diferentes. Em primeiro plano, poltrona em tecido aveludado roxo e almofada de crochê no mesmo tom e pufes em tecidos diversos.

A Sala de Jogos valoriza peças existentes que foram renovadas. A poltrona recebeu estofamento em tecido de veludo adamascado floral e listrado em tom verde que contrasta com o papel de parede azul. O Escritório foi revestido com mesma madeira da estante, que recebe na parte fechada revestimento de cor metalizada. Cadeira em acrílico confere modernidade ao ambiente.

Márcia e Melina Mundim

200

Um painel de correr em vidro duplo possibilita total integração da Cozinha com a Sala de Estar e Jantar, favorecendo os momentos de descontração do proprietário, dando um toque de requinte aos dois ambientes. Na Cozinha, o uso da madeira nos armários inferiores em contraste com o laminado do alumínio dá um toque contemporâneo ao espaço, sem abrir mão do aconchego. As banquetas retrô em pintura automotiva amarela conferem jovialidade e irreverência. Na Suíte Principal, onde predominam os tons neutros, a integração de dois quartos possibilitou a incorporação de um Home Office ao ambiente, com móveis desenhados pela arquiteta para atender às necessidades do cliente.

Na foto ao lado, destaque para a Sala de Estar, com sofá e mesa de centro em primeiro plano e tela de JB Lazzarini ao fundo. Acima, dois ângulos da Sala de Jantar, com marcenaria austera e design personalizado pela arquiteta.

Marina Dubal

Maria Clara Nogueira

Marli Viana e Valéria Leão

Conforto e funcionalidade em perfeita harmonia

Um espaço aconchegante e moderno

Fotos: Daniel Mansur

Fotos: Daniel Mansur

184

O projeto de interiores desse apartamento de um jovem casal  teve  como  prioridade a integração dos ambientes sociais. Para atender os desejos e superar as expectativas do cliente, a designer de interiores, Maria Clara Nogueira elaborou um projeto em estilo contemporâneo e atemporal, com ênfase no conforto e funcionalidade para o bem-estar dos moradores e seus convidados.   Na Sala de Estar, o colorido das poltronas ganha destaque e alegra o ambiente onde prevalecem os tons sóbrios. O sofá em linho na cor grafite, a mesa lateral em laca preta e o tapete em mesclas de cinza completam a ambientação.   A decoração da Sala de Jantar ganha destaque com o móvel louceiro em laca fendi, que abriga caixa de vidro com escultura de Ricardo Carvão. As arandelas laterais são embutidas.   No Home Theater, o painel e o móvel,  também  em laca fendi,  receberam espelhos bronze. O sofá retrátil em couro preto garante conforto e aconchego ao ambiente. Tela de Lazzarini e esfera de madeira adornam o espaço ambientado para o lazer da família.

Na página ao lado, vista geral da Sala de Jantar, com Sala de Estar integrada ao fundo. Acima, detalhe do aparador que integra a Sala de Jantar e o Home Theater. À esquerda, destaque para tela de Lazzarini e esfera de madeira.

Maria Clara Nogueira

Traços da personalidade, referência e estilos do cliente, são as características observadas pelas decoradoras Marli Viana e Valéria Leão. A concepção do projeto reflete o perfil do cliente, que possui como característica básica a modernidade. O casal jovem, que se prepara para o casamento, iniciou a reforma da casa situada em um condomínio em Lagoa Santa (MG), com 800m2 de área construída em um terreno de 6.300m2. Na criação dos ambientes, as profissionais tiveram preocupação de não interferir no projeto arquitetônico, mantendo as características originais do imóvel. Fizeram mudanças nos revestimentos em vários ambientes, como piso da área social, bancadas de Cozinha, criação da área gourmet e reestruturação do SPA, Suíte e Lavabo. Também revitalizaram todos os brises que compõem a fachada principal e lateral, que são peças fundamentais para conforto térmico do projeto.

206

Marli Viana e Valéria Leão também desenvolveram marcenaria personalizada e orientaram a escolha do mobiliário, as peças de arte, adornos e complementos. A casa tem um pé direito duplo em toda área social, que proporciona um resultado muito satisfatório na composição. O projeto luminotécnico foi elaborado e todo desenvolvido com uma iluminação indireta e enriquecido com o projeto de automação.

Ao lado, vista geral do Estar, com pé direito duplo e iluminação indireta, que confere requinte ao ambiente, com piso em mármore branco paginado em grandes tamanhos. Destaque para a laca grafite perolizada que compõe com outros revestimentos como madeira em demolição tratada, espelhos fog e outros. Acima, detalhe da Sala de Jantar, com mesa para dez lugares em madeira tino natural, cadeiras em seda prata, painéis com espelhos e painel cristaleira que se destaca pela pequena profundidade e grande uso. Vidros iluminados em LED.

Marli Viana e Valéria Leão


Índice

Nara Cunha

Renata Gomes

Traduzindo sonhos e desejos

Modernidade com conforto e praticidade

Fotos: Daniel Mansur

Para a designer de interiores, Nara Cunha, a arte de projetar é um desafio constante, pois é preciso aprender a ir além das preferências pessoais transformando os desejos do cliente em algo belo, confortável, inovador e prático. “Criar é muitas vezes invadir o imaginário e materializar os desejos em forma de soluções para o projeto. O ponto de partida para realizar esses sonhos é conhecer o uso e as necessidades de cada ambiente a ser desenvolvido”, destaca Nara.

Fotos: Daniel Mansur

O projeto criado pela arquiteta Renata Gomes é para a reforma de uma casa no interior de Minas Gerais, onde mora uma grande família. O objetivo era a integração dos ambientes internos e a ampliação da área de lazer para que os moradores pudessem receber seus amigos e familiares. No projeto inicial, a entrada da Cozinha era feita pelo Quarto de Serviço. A opção da profissional foi criar uma porta de correr com roldanas inox fazendo a ligação com a Sala de Jantar. A Cozinha foi então integralmente reformada, com troca do piso para porcelanato cinza acetinado, instalação de bancada em granito preto e pintura da parede com tinta esmalte brilhante.

Foi a partir da tradução do desejo de um casal jovem com três filhos pequenos que Nara Cunha desenvolveu o projeto de uma casa no Condomínio Vila Alpina, em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte.

214

O desafio da designer foi atuar com o mix de estilos em total harmonia nos ambientes. Ela usou móveis e objetos clássicos e modernos para deixar a residência com a identidade pessoal de quem vive nela, preservando a história de vida particular e única dos moradores. Seguindo várias influências, Nara Cunha criou uma casa contemporânea, mesclando os tons neutros com toques pontuados de cores para criar sensações e expressão no layout, resultando em um ambiente harmônico, mas com personalidade.

Ao lado, no Estar, destaque para a renomada poltrona Mole de Sergio Rodrigues em lona verde. Acima, em frente à lareira, presença da poltrona Diz e do banquinho Mocho também assinado por Sergio Rodrigues.

Nara Cunha

Nas salas e demais cômodos da residência, o piso original de taco em peroba rosa foi preservado. Como o projeto previa não rebaixar o teto com gesso, Renata Gomes optou por mudar os pontos de iluminação conforme a posição dos móveis, utilizando fios plasti-chumbo.

238

Com a reforma da área de lazer, foi criado um espaço de convivência para a família receber seus convidados. Uma Cozinha de apoio e uma Lavanderia rústica foram demolidas e deram lugar a um espaço descontraído que reúne Churrasqueira, Lavabo, Sauna, Salão de Jogos, Suíte de Hóspedes e uma nova Lavanderia. Para conferir leveza ao ambiente, a Churrasqueira é toda de vidro, com bancadas em granito marrom tabaco. Para complementar o conforto do espaço, a piscina tem acabamento com pastilhas e a borda é revestida com piso atérmico. Ao lado, a vista da área de lazer, com a mata ao fundo emoldurando o visual. Acima, na primeira foto, destaque para o cantinho de puro relax ao lado da piscina. Abaixo, vista bucólica com o pergolado e a mata ao fundo.

Renata Gomes

Sheila mundim

Natália Botelho e Paola Corteletti

Ousadia elegante e confortável Integração, convivência e lazer Fotos: Daniel Mansur

O projeto de design de interiores do apartamento de 200 m², situado no bairro Vila da Serra, em Nova Lima (MG), foi desenvolvido pela designer de interiores Sheila Mundim para um casal e seu filho. O objetivo principal era integrar os três ambientes de convívio social do apartamento, valorizando a vista da cidade.

Fotos: Daniel Mansur

O primeiro passo seguido pelas arquitetas Natália Botelho e Paola Corteletti, do escritório Simples Arquitetura, foi dar identidade ao apartamento onde moram um casal e duas crianças. A partir da integração da Varanda com as Salas de TV e Jantar, criando um ambiente único e voltado para o lazer da família, a identidade da residência foi traduzida no uso de cores, contrastes de texturas e mescla de estilos, unindo o clássico e o contemporâneo.

222

Na página ao lado, detalhe da bancada com vidro laqueado branco com o requinte dos bancos pretos assinados por Philippe Starck. Acima, Estar e Sala de TV. Destaque para as almofadas estampadas da designer Daniela Karam e, ao fundo, barcos do artista Jayme Reis e fotografia de Marcelo Palhares. Abaixo, destaque para as cadeiras Shell tree azuis, do designer Hans Wegner, que adornam o Estar. À direita, detalhe da estante em cedro ebanizado que permeia o painel de gofrato cinza que reveste a parede.

Ao integrar a Varanda à Sala de TV, as arquitetas descobriram um “dente” na alvenaria e tiraram proveito do mesmo para a criação de um painel em zigue-zague, que conferiu modernidade ao ambiente. O painel em gofrato cinza cobriu toda a parede e enriqueceu o projeto. Atrás da mesa de jantar foi criada uma cristaleira e a porta que dá acesso à área íntima do apartamento, em argentato prata, ficou embutida na mesma. Na Sala de Jantar, Natália e Paola optaram por trabalhar o estilo clássico com sutileza, dialogando de forma singela com o restante do espaço. O detalhe fica por conta do lustre de cristais Venezia, com base espelhada. A bancada atrás do sofá é em madeira freijó, com vidro laqueado branco e bancos pretos assinados por Philippe Starck. Destaque para a iluminação do ambiente, onde 80% das lâmpadas são de LED, um cuidado especial para reduzir o gasto energético da residência e minimizar o uso do ar condicionado.

Natália botelho e Paola corteletti

Na Sala de Jantar, um dos destaques é a concepção de uma cristaleira com vidros refletivos na cor bronze, ressaltando as peças em seu interior. A localização desta é estratégica, situada no corredor para promover a ligação da Cozinha com a Sala de Jantar. A escolha do pendente e o uso das cadeiras diferenciadas na cabeceira da mesa de jantar ressaltam a mescla dos estilos clássico e contemporâneo. O Estar Home foi decorado em tons neutros para destacar a Sala de Jantar.

242

Para valorizar a vista privilegiada da Varanda Gourmet, Sheila Mundim ousou na diversificação dos materiais, mesclando madeira de demolição na mesa e bancos; quartzo marrom no balcão de apoio e na bancada da pia; mármore travertino no revestimento da coluna vertical da churrasqueira e pendente de chapa metálica pintado de preto e bronze. A escolha das cadeiras em acrílico vermelho e das poltronas giratórias em fibra natural, com tecido arabesco em vermelho, evidenciam a intenção de quebra dos tons terrosos. Sheila Mundim conseguiu expressar neste projeto toda a sua ousadia, aliada ao desejo dos clientes por um projeto fora do convencional.

Ao lado, na Sala de Jantar o estilo clássico está presente na escolha do pendente e no uso das cadeiras diferenciadas da cabeceira. Ao fundo, nicho embutido no gesso, revestido com espelho, confere leveza ao espaço. Acima, outro ângulo do ambiente, com destaque para a tela do artista plástico Maurício Couto, que confere elegância e sofisticação ao espaço.

Sheila mundim

Tânia Salles

Paola Camargo e Priscila Sathler

Um toque de sofisticação

Cenário contemporâneo e acolhedor

Fotos: Fábio Cançado

Antenada com as principais tendências mundiais, a decoradora Tânia Salles visita com frequência as mostras mais importantes de design no exterior, de onde extrai inspiração na volta para casa. Essa visão cosmopolita se reflete nos projetos que ela cria e desenvolve. Foi o que ocorreu com este apartamento de 240m2, localizado num condomínio no bairro Vila da Serra, sofisticado refúgio em Nova Lima (MG).

Fotos: Jomar Bragança

Tudo começou com uma Varanda Gourmet. A partir desse ambiente, objeto de desejo da dona da casa que tem como hobby a gastronomia, as designers de interiores Paola Camargo e Priscila Sathler iniciaram o projeto de decoração do apartamento onde mora um casal e dois filhos pequenos.

Tânia Salles conseguiu reunir todos os desejos do proprietário em um lar luxuoso e high tech. O maior desafio foi tornar sua maior paixão uma realidade: uma boate com infraestrutura ideal e repleta de atrativos para embalar as noites animadas dos filhos e amigos. O imóvel recebeu tratamento acústico nas paredes e no teto para não incomodar os vizinhos. O espaço também foi climatizado, contando com modernos recursos de automação.

Na concepção do projeto, as designers destacam como um dos pontos principais a integração dos espaços e a utilização da iluminação indireta. O uso de materiais que mesclam texturas criam um cenário contemporâneo, confortável e acolhedor. Os objetos de arte e o mobiliário assinado por artistas e designers de renome ganham destaque nos ambientes. Na Sala de Jantar, a atenção se volta para a mesa em laca e o Buffet Milímetro em laca com inox, assinados pelo designer Sílvio Romero, e para o lustre aramado com cristais da designer Rita Valladares. No Estar, o tapete é assinado pela designer Billé e as mesinhas de vidro no centro são de Jaqueline Terpins.

226

250

Na página ao lado, detalhe da Sala de Jantar, que une o requinte da mesa em laca assinada por Sílvio Romero com o luxo do lustre aramado com cristais da designer Rita Valladares. Acima, no Hall de Entrada, painel do elevador em mármore travertino refletido no espelho bronze. Ao lado, no Estar, harmonia das cores neutras e do colorido dos adornos, com tapete da designer Billé e mesinhas de centro de Jaqueline Terpins.

Paola Camargo e Priscila Sathler

A decoradora propôs ambientes amplos, integrados, confortáveis e bem iluminados, somando uma série de elementos sofisticados para garantir uma atmosfera chique e harmoniosa. Para que os convidados pudessem circular com liberdade, o Living uniu o Estar, Dancing, Jantar e Varanda em uma composição requintada e bastante ampla. O cuidado com o projeto é expresso em cada detalhe, como nos painéis laqueados com revestimento em couro envolvendo as portas e na divisória com oca natural que complementa os recursos acústicos. O mobiliário contemporâneo combinado com o design atemporal pincela o ambiente com charme e elegância. Do lado interno do apartamento, o refinamento continua na Suíte Master, mantendo as características lineares da decoração, que busca o melhor das cores neutras. A cabeceira e os criados revestidos com couro natural propiciam um clima singular e acolhedor. A mesma sensação é percebida no Quarto de Hóspedes, que recebeu art décor provençal, com destaque para o papel de parede com singelas flores em tonalidades de azul. Ao lado e nas duas fotos acima, vista geral da Varanda, a visão noturna é um convite às pequenas e aconchegantes reuniões de degustação gourmet e relaxamento, equipada com frigobar e churrasqueira elétrica. A mesa em peroba do campo desliza sobre rodízios, adequando-se às diferentes ocasiões.

Tânia Salles

Rara Arquitetura e Design de Interiores

Valéria Alves Espaços amplos, confortáveis e integrados

De volta para o aconchego Fotos: Daniel Mansur

Fotos: Daniel Mansur e Elmo Alves

Retornando para sua terra natal, após muitos anos morando fora de Belo Horizonte (MG), os donos do apartamento, um casal sem filhos, confiaram às profissionais da Rara Arquitetura o desafio de transformar o espaço de acordo com seu gosto pessoal e suas necessidades. O principal obstáculo foi desenvolver o projeto sem a presença constante dos proprietários, pois os mesmos ainda moravam fora. Como desafio dado é desafio aceito, Daniela Brandão, Daniela Rabelo e Sandra Rios usaram toda sua experiência para surpreender os clientes.

Dois pedidos especiais do cliente nortearam a criação do projeto de reforma do imóvel, conduzido pela arquiteta e design de interiores, Valéria Alves. Um foi o melhor aproveitamento possível da sala de tamanho bastante avantajado, pois os moradores queriam receber os amigos e a grande família de forma confortável e integrada, para a realização de um jantar ou simplesmente para bater papo. A outra demanda era que o espaço fosse confortável e aconchegante para uso diário da família, com cantinhos acolhedores para leitura, repouso e relaxamento.

Atendendo a solicitação do casal, as profissionais seguiram a linha contemporânea na concepção do projeto, com alguns toques clássicos que fizeram a diferença e deram mais personalidade ao espaço. A iluminação é um ponto de destaque em todo apartamento, pois possibilita a criação de cenas distintas de acordo com a vontade dos donos.

230

A Sala de Estar integrada com a Sala de Jantar e Varanda representa a essência do projeto. O ambiente é confortável, aconchegante e funcional, com peças contemporâneas em harmonia com as clássicas. Na Sala de Jantar predominam os tons neutros, valorizados por peças pontuais. No Home Cinema, o ambiente é clean, com uso de poucos adornos que valorizam o conjunto. A Varanda Gourmet recebeu atenção especial integrando o ambiente interno à área de lazer. O espaço é despojado e funcional, sempre conciliando com a estética. No espaço generoso foi instalada uma grande mesa em madeira freijó castanho e criado um aconchegante Estar. Como a incidência de sol é intensa, foi colocada uma cortina rolô, que deixou o ambiente aconchegante e confortável. Ao lado, no aconchegante Estar da Varanda, destaque para as poltronas azuis assinadas por Carlos Motta e para tela de Juçara Costa, que deram um toque de cor ao espaço. Acima, na Varanda, detalhe da mesa em madeira freijó castanho, com área de apoio ao fundo, incluindo churrasqueira, cook top e adega.

Rara Arquitetura e design de interiores

254

Valéria Alves

Valéria Alves optou então por criar a sala com três ambientes totalmente integrados. Ela personalizou o espaço com poltronas de descanso e um pendente de cristal com iluminação dimerizada para proporcionar aconchego e conforto. Almofadas e tapete conferem aconchego ao ambiente. Para ampliar a visão da sala comprida e estreita, a profissional utilizou um espelho na parede em frente à porta de entrada, onde está instalado o bar em vidro incolor. No Quarto do Casal, também de tamanho bem avantajado, o projeto respeitou o desejo dos proprietários de ter uma cama grande, porém com poucos móveis, para que tivessem a sensação de um ambiente amplo a arejado. No Home Office, que também é utilizado como quarto de hóspedes, a decoração foi personalizada em uma das paredes com fotos antigas de família em preto e branco em molduras como caixa. Todos os ambientes estão decorados com obras de arte de renomados artistas.

Ao lado, na Sala de Jantar, a mesa tem base de madeira ebanizada e tampo em vidro incolor com bordas levemente arredondadas. Os pendentes de cor café por fora e dourado por dentro valorizam a iluminação, destacando sobre a mesa obra da artista plástica Regina Medeiros. Ao fundo, painel de madeira de lei reaproveitada do piso substituído, com iluminação focada. Na primeira foto acima, destaque para o aparador de vidro com base em madeira ebanizada, usado como apoio do bar. Na segunda foto, vista da Sala de Estar, com dois sofás idênticos e mesa de apoio com base em aço e tampo em vidro ebony.


Índice

Vanessa Menezes Sustentabilidade e renovação em perfeita harmonia

Para a designer de interiores, Vanessa Menezes, elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, criar a solução e transformar as ideias. E uma das características marcantes do projeto de reforma desse apartamento de cobertura em Belo Horizonte (MG) foi a possibilidade de aproveitar quase todos os móveis da cliente, atendendo um pedido pessoal do casal, um bancário e uma administradora, e investimento no conceito de sustentabilidade. O Home Cine foi projetado como um ambiente confortável e sofisticado, integrado a uma elegante e convidativa sala de jogos. Os tons de laca cinza do painel de TV compõem com os tons de chumbo das cortinas. O sofá e os pufes, do acervo da família, receberam novos revestimentos para dar unidade e requinte ao ambiente. A iluminação tem projeto sustentável, com o uso de setores independentes e lâmpadas especiais para economia de energia.

260

A Sala de Estar é aconchegante e acolhedora. Os sofás do acervo da família ganharam novas formas e revestimentos, para compor com os painéis que a designer desenhou e o nicho em gesso para colocar uma peça de arte, fechando o vão na lateral da escada. As cortinas claras, os papéis de parede, as arandelas e os tapetes aquecem o ambiente. Na Sala de Jantar, todos os móveis foram aproveitados. As cadeiras receberam novos tecidos e nova pintura para revitalizar a madeira. No Quarto do Casal foram reforçadas as características de proteção, harmonia, simplicidade, relax e acolhimento. Predominam as cores sóbrias, que conferem conforto e descanso, em harmonia com a iluminação, que foi projetada com várias cenas diferentes. Na opinião de Vanessa Menezes, o ambiente ficou ‘simplesmente delicioso’.

Ao lado, destaque para o aparador bar em  madeira nobre e as arandelas que dão toque de sofisticação e elegância à Sala de Estar. Na primeira foto acima, destaque para o espelho usado na parede do fundo da Sala de Jantar, que confere amplitude ao espaço e traduz modernidade. Abaixo, na Sala de Estar, à esquerda, detalhe do painel desenhado pela designer, que também confere amplitude ao espaço.

Vanessa Menezes

287

É Tendência...

Fotos: Jomar Bragança

É Tendência...

Paisagismo Alessandra e Letícia Villela A infância, o sonho e as jabuticabas

Fotos: Andrea Maia

Ao lado, vista da fachada da casa iluminada destacando a árvore Espatódea, que já existia no local, como uma peça única e escultural. Acima, na primeira foto, destaque da Fachada, com detalhe dos grandes maciços de Agapanto e Liriope que emolduram a residência. Abaixo, vista das jabuticabeiras antigas com dez metros de altura.

Alessandra e Letícia Villela

303

Próxima

266

A arquitetura permite que a beleza natural seja desfrutada de todos os ambientes sociais e íntimos da casa, com destaque para a piscina de borda infinita para o vale.   Nesse cenário, onde a natureza oferece toda a sua magnitude, o paisagismo foi projetado para compor a beleza natural do ambiente, trazendo requinte sem desviar do foco principal. A opção das paisagistas na composição dos jardins foi utilizar de forrações baixas para valorizar a vista e permitir que a mesma possa ser apreciada por quem transita pela rua.    Para reviver a infância da proprietária, que também é a responsável pelo projeto arquitetônico, Alessandra e Letícia usaram jabuticabeiras antigas, com dez metros de altura, posicionadas de forma a não ofuscar a paisagem, harmonizando com as árvores já existentes que foram preservadas, não apenas pela beleza, mas pelo respeito ao meio ambiente original.

parada

A vista privilegiada das montanhas de Minas foi o fio condutor do projeto paisagístico criado por Alessandra Villela e Letícia Villela para esta residência localizada no Condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.

próxima parada

Carla e Marina Pimentel A energia que vem da água

Fotos: Daniel Mansur

Assegurando o equilíbrio da implantação da casa no terreno, a proposta de paisagismo criado pela paisagista Carla Pimentel e pela arquiteta e urbanista Marina Pimentel se baseou na naturalidade com que as espécies foram dispostas. Para criar o projeto desta casa de campo localizada ás margens da represa em Itaúna (MG), as profissionais prepararam um estudo sobre a região e resgataram a vegetação predominante do local, selecionando espécies perenes e de fácil manutenção. Entre elas destacam-se palmeiras, lírios, bromélias, bambus, coqueiros, orquídeas e árvores do cerrado que compõe o ambiente. O objetivo era criar um ecossistema para que a fauna, a avifauna e a flora se interagissem com trocas de energia.

270

Na página ao lado, destaque para as bromélias em perfeita harmonia com a árvore, causando uma sensação de uniformidade e naturalidade. Acima, a arquitetura sofisticada da casa ganhou toque de charme com jardim que emoldura a área da piscina e varanda da edificação. As bromélias entre as enormes pedras existentes geram aconchego ao descanso da piscina e ao belo banco em madeira de demolição. Ao lado, detalhe da iluminação com proposta pontual para garantir a contemplação à noite, deixando o ambiente ainda mais agradável e aconchegante.

Carla e Marina Pimentel

307

Apoio

A iluminação teve uma proposta pontual para garantir a contemplação também à noite ao caminhar pelo verde. Com uma extensa área demarcada por desníveis interessantes, o terreno favoreceu a criação de recantos atraentes, que refletem o prazer dos proprietários em desfrutar com filhos e amigos a vida ao ar livre.

apoio

A harmonia dos bosques e das bromélias

Fotos: Daniel Mansur

A paisagista mineira Erly Hooper criou esse projeto paisagístico para uma casa de campo num condomínio localizado em  Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O imóvel foi construído há 15 anos e está instalado numa área de 10.000m2. Recentemente, o imóvel passou por uma reforma na arquitetura e o paisagismo também foi ajustado, com aproveitamento de todas as espécies existentes. Algumas delas foram remanejadas para melhorar a estética do jardim, conferindo contemporaneidade ao projeto. Um dos elementos de destaque do projeto original foi uma mureta de pedra de escravo incrustada com bromélias, que criou um efeito de ruína e tem a função de camuflar a área de serviço da casa.

280

Erly Hooper

Na segunda intervenção no jardim foi criada outra mureta para disfarçar as janelas do banheiro da nova construção. O conjunto fica harmonioso porque rebate um canteiro de bromélias que segue ladeando o estacionamento. Os bosques existentes ao redor do terreno conferem aconchego e privacidade ao local.

Na página ao lado, na área da piscina e SPA, destaque para a palmeira licuri com o tronco incrustado de orquídeas. Nesta página, acima, detalhe da mureta de pedras com bromélias. Ao lado, mureta viva esconde a área de serviço. Destaque para o conjunto de palmeiras bismarckias da fachada.

317

Contatos

Profissionais

Erly Hooper

contatos profissionais


14


ARQUITETURA

COMERCIAL


Flávia Zambelli Uma loja, um café e um estilo Fotos: Daniel Mansur

Para desenvolver o projeto de arquitetura comercial de uma loja, localizada num centro comercial da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), a arquiteta Flávia Zambelli partiu do desafio de criar o conceito de uma área bastante reduzida. O foco principal foi compor o espaço de forma elegante e aconchegante, ampliando o campo de visão. O primeiro passo foi criar um mezanino, que abriga parte da exposição de roupas em harmonia com um charmoso café. Com a elevação do pé-direito no centro da loja, Flávia optou por espelhar a parede junto ao pé-direito duplo, criando um efeito de profundidade mais evidente. O recurso da projeção em cordas no fundo da loja ajuda a preservar a área de provadores e o acesso ao mezanino, garantindo mais privacidade dos clientes dentro da loja. Para valorizar mais ainda o pé-direito duplo, a arquiteta utilizou trilho Delta, que proporciona uma iluminação aconchegante e cênica.

Na página ao lado, vista geral da loja com piso térreo e mezanino. Acima, detalhe das arandelas de efeito que adornam o acesso da loja. Ao lado, vitrine fechada para o interior da loja cria uma atmosfera acolhedora e um convite à visitação.

17


O desafio do projeto foi compor o espaço de forma elegante e aconchegante, ampliando o campo de visão.

Acima, vista geral da loja, com balcão de atendimento e detalhe do pé-direito duplo espelhado que amplia o espaço interno. Ao lado, vista do mezanino, com destaque para o balcão do Café em ecoart preto.


Flávia Zambelli O escritório Formada em design de interiores e em arquitetura, Flávia Zambelli atua com arquitetura residencial, comercial e institucional, atendendo clientes nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Carandaí, Ouro Branco e Belo Horizonte (MG). Participou da Mostra Morar Mais por Menos em 2008 e da Casa Cor Minas Gerais em 2010 e 2011. Segundo ela, a divulgação do trabalho profissional em meios de comunicação, como revistas e livros, ajuda a reforçar os diferenciais e o conceito do trabalho, abrindo portas no mercado e conquistando a confiança e o respeito do público de interesse.

Foto: Rodrigo Câmara

Acima, acesso aos provadores, com detalhe da cortina em cordas e fundo espelhado que duplica o espaço. Ao lado, vista da entrada da loja, destacando a marca e o balcão de atendimento.

19


Pedro Lázaro Leveza e sustentabilidade em grande estilo

Fotos: Jomar Bragança

O projeto apresentado pelo arquiteto Pedro Lázaro é da cenografia do Minas Trend Preview, importante evento gerador de tendências de moda realizado em Belo Horizonte (MG). Com o tema Leveza e destacando a questão da sustentabilidade, a ideia traduz a temática de maneira conceitual, na busca de identidade sustentável. O projeto foi criado em parceria com a designer Mary Arantes, diretora criativa do MTP, e envolveu a sala de desfiles, um lounge para convidados e o desfile de abertura. Para imprimir os conceitos do evento no projeto arquitetônico, Pedro Lázaro seguiu duas premissas: zero waste (lixo zero), com a moda em busca de formatos produtivos de baixo impacto ambiental; e think local, act global (pensar local e agir global), unindo a arte contemporânea com o design e arquitetura para compor os objetos e espaços apresentados no evento. O arquiteto abusou de madeira de reflorestamento em toda a composição cenográfica, priorizando também os recursos tecnológicos de toda a iluminação à base de LED, com lâmpadas de baixo consumo e alta durabilidade. Futuramente, a partir da concepção em módulos e autonomia estática, será possível o reaproveitamento de todo o material empregado no projeto em novos eventos. Pedro Lázaro contou com o apoio e participação de artistas que têm em seu trabalho a preocupação ambiental e atitudes sustentáveis. O videomaker Eder Santos, os designers João Castilho, Pedro Motta e Pedro David e a artista plástica Sônia Gomes contribuíram com sua criação para enriquecer a cenografia do MTP.

Ao lado, vista do Lounge, que abrigou a festa de abertura e a área de convívio diário dos convidados. No primeiro dia do evento, detalhe dos manequins nus. Acima, visão geral do espaço, destacando os pórticos de madeira revestidos com tecido transparente. Ao lado, vista da passarela preparada para os desfiles.

21


A arquitetura, a arte e o design se uniram na cenografia do evento que teve como tema a leveza e a sustentabilidade, fazendo refletir sobre o hoje e o amanhã.

Acima, à esquerda, a Sala de Desfiles, onde no centro da passarela foi erguida uma grande caixa de tecido transparente, que surpreendeu os convidados. À direita, vista da passarela dos desfiles. Abaixo, a caixa transparente com projeções de vídeo comandadas por Eder Santos simboliza os conceitos e atitudes do evento.


Pedro Lázaro O escritório Pedro Lázaro é arquiteto há 16 anos e comanda um escritório com sede em Belo Horizonte (MG) que atua em nichos distintos, onde o elemento que os une é a busca de identidade específica para o projeto. Neste rumo, desenvolve projetos residenciais, comerciais, institucionais e cenografia. Os conceitos de sustentabilidade empregados como atitudes diárias na viabilização das criações também se apresentam como diferencial do escritório. Tem vários prêmios nacionais e participa da Casa Cor Minas Geras desde 2010.

Nesta página, três detalhes dos desfiles, com projeções ao fundo e na caixa transparente que desce sobre a passarela, criando um aspecto etéreo e surpreendente para o deleite dos convidados.

23


24


ARQUITETURA

Residencial


Cristina Morethson e Ângelo Coelho Uma casa contemporânea com jardim bucólico Fotos: Daniel Mansur

O projeto desenvolvido e executado pela arquiteta Cristina Morethson e pelo engenheiro e designer Ângelo Coelho, no Condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, foi criado para um casal de médicos com seus filhos e netos. A construção de 500m² abriga dois blocos interligados e um anexo com área gourmet e vestiário. Os desafios foram mesclar a fachada com elementos contemporâneos em linhas retas, o aconchego da madeira e telhado cerâmico e criar um muro diferenciado que conferisse, ao mesmo tempo, privacidade à piscina e transparência ao jardim. Na parte frontal, o extenso pátio de estacionamento e acesso à residência é entremeado por um amplo jardim e muro em alvenaria e vidro. Na lateral esquerda, localiza-se o jardim da jabuticabeira, que separa as garagens do Salão de TV, Escritório e Lavabo, interligados ao bloco do corpo principal da residência, que abriga o amplo Living, Jantar, Cozinha, Suítes e Lavabo. Do lado direito estão a Piscina e o anexo para atender ao lazer, com Saleta de TV, Cozinha Gourmet, Adega, Varanda com pérgula e vidro e Vestiário. Na parte posterior do imóvel, fica a dependência de empregados. No Estar, atenção à porta de calha, paredes laterais em madeira maciça e vidro, teto inclinado com vigas e forro em madeira ipê. Poltronas forradas em linho cru, sobre tapete oriental e mesa de canto em laca preta compõem a lateral do living. Na Sala de Jantar, destaque para a divisória em painel de vidro ônix que forra a parede lateral. O Lavabo tem piso, paredes e bancada esculpida em mármore branco, papel de parede alemão e pendente em cristal. Ao lado, detalhe do Deck da Varanda, com pergolado em madeira e vidro que integra a área gourmet à piscina. A chaise em couro branco convida ao descanso. Acima, vistas da fachada da residência. Na parte frontal da residência, o extenso pátio de estacionamento e acesso à residência em calçamento de paralelepípedo é entremeado por um amplo jardim.

Na área gourmet, destaque para a cristaleira em vidro refletente bronze confere leveza e transparência à louçaria e cristais. O deck da Varanda com pergolado em madeira e vidro integra a área gourmet à piscina. A chaise em couro branco convida ao descanso. Mesinhas de apoio laterais em madeira de demolição e aço inox.

27


O diferencial marcante, que valoriza ainda mais a construção é o terreno de esquina com uma extensa área frontal ajardinada.

Acima e ao lado, vista geral da área de lazer com piscina em pastilhas e piso em granito texturizado. Ao fundo, para receber familiares e amigos, área gourmet e varanda com pergolado em madeira e vidro. À direita, detalhe da área social, com piso em mármore branco e lareira em mármore travertino romano. Destaque para a poltrona em madeira e couro, do designer Jader Almeida. Tapete oriental e aparador de apoio ebanizado. O pé direito alto inclinado é enriquecido com o revestimento e vigas em madeira.


Cristina Morethson e Ângelo Coelho O escritório

Foto: Henry Yu

A arquiteta Cristina Morethson e o engenheiro civil Ângelo Nunes Coelho, com especialização em design de interiores e gestão ambiental, atuam no mercado há 25 anos, com projetos corporativos, comerciais, residenciais e de interiores, em Minas Gerais e em outros Estados. Sempre atentos às novas tecnologias, e com uma vasta bagagem e experiência, procuram traduzir os sonhos e necessidades dos clientes em projetos inovadores e soluções construtivas diferenciadas. Participam das mais importantes mostras mineiras de decoração, como Casa Cor, Morar Mais por Menos, Decora Lider, Mac, entre outras e, têm projetos publicados com destaque em revistas, livros e jornais especializados do país.

Na página ao lado, acima, detalhe do Estar. Em primeiro plano, a Sala de Jantar, com destaque para a mesa em madeira e tampo de cristal incolor faz conjunto com as cadeiras em madeira e telinha, aparador em laca e vidro ônix. Abaixo, dois detalhes da Cozinha Gourmet, com piso e bancadas em granito preto e madeira de demolição. Acima, detalhe do Lavabo. Abaixo, na área gourmet, destaque para a mesa em madeira de demolição e aço oxidado e as luminárias em tom marrom acobreado. Ao fundo, Saleta de TV, com painel de demolição e mobiliário em fibra sintética.

31


Patricia RC de Abreu Um espaço para a família Fotos: Daniel Mansur

A residência foi pensada para atender a demanda de um casal preocupado com a convivência e segurança dos dois filhos pequenos. A arquiteta Patricia Abreu deu início ao projeto do imóvel, localizado no Condomínio Quintas do Morro, em Nova Lima (MG), idealizando uma casa plana, composta por dois núcleos bem definidos, a área íntima e o espaço de lazer. A área íntima, além das suítes do casal e dos dois filhos agrega saleta íntima, quarto de hóspedes e um sótão escondido sob o telhado com acesso por uma escada escamoteável. O mobiliário foi feito sob medida, com desenho da arquiteta. O espaço de lazer, pensado para receber amigos é formado por uma grande Cozinha Gourmet, Sala de Estar, Jantar, Adega e Serviços. Nesta área, Patricia Abreu preocupou-se também com grandes superfícies que deveriam receber quadros e esculturas do acervo dos proprietários, incluindo telas de Edgar Walter e Carlos Bracher. Junto à área de lazer, um anexo foi especialmente criado para acompanhar o desenvolvimento dos filhos, incluindo Sala de Brinquedos e Jogos, Sauna e SPA. Futuramente, com os filhos adolescentes, o local poderá se transformar em Home Theater e Boate. A piscina mereceu um cuidado todo especial, com área de prainha, bed massage, meia raia, fonte interna e fontes externas que jorram dentro da área molhada.

Na página ao lado, vista da área íntima a partir da piscina, com fonte interna jorrando água. Acima, destaque para a entrada principal da casa, com porta marcada pelo pergolado e caminho de pedras mineiras. Ao lado, vista da paisagem do vale desde a piscina. Em primeiro plano, a prainha e bed massage.

33


O projeto de arquitetura tem que ser pensado para acompanhar o desenvolvimento da família, agregando valor aos espaços adaptados de acordo com o crescimento dos filhos.

Acima, vista parcial da janela do quarto do filho caçula e da área de piscina. As janelas baixas foram propositalmente escolhidas para se tornarem mais uma brincadeira para os filhos. Ao lado, à esquerda, vista da janela desde o quarto de hóspedes até a área de lazer. À direita, destaque para a Sala Estar com lareira e TV. Acima da lareira tela de Inimá de Paula e ao lado escultura de Sonia Ebling.


Patricia RC de Abreu O escritório

Foto: Paulo Laborne

Patricia RC de Abreu é Mestre em Arquitetura, Arte e Cidade pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, na Espanha. Há 20 anos atua como arquiteta, sendo ainda professora do Curso de Design da Universidade FUMEC, na capital mineira, há 11 anos. Seu escritório desenvolve projetos residenciais, comerciais e institucionais, com trabalho caracterizado pela cumplicidade com o cliente e cuidado em traduzir seus desejos e personalidade, atendendo suas expectativas com projetos que mesclam elementos contemporâneos e clássicos. Participou de várias mostras de decoração como Casa Cor Minas Gerais, Morar Mais por Menos Belo Horizonte, Decora Lider, entre outros. Seus projetos foram publicados em diversos livros e revistas especializados regionais e nacionais.

Ao lado, acima, vista da Sala de Estar e mesa da área gourmet, com piscina e anexo ao fundo. Abaixo, destaque para a mesa de jantar e fogão da área gourmet. Acima, à esquerda, adega e louçaria com móveis em madeira de demolição, ladrilho hidráulico e fechamento com grades, tudo feito sob medida para o projeto. À direita, área gourmet com fogão e forno à lenha, churrasqueira, forno de pizza e fogão de mesa convencional.

37


Rodrigo Aguiar e Rodrigo Guerra Uma casa charmosa e personalizada Fotos: Daniel Mansur

O perfil do proprietário, um jovem empresário, definiu o conceito do projeto desta residência localizada em Ipatinga (MG). A principal exigência do morador foi quanto à necessidade de espaços amplos e integrados, tanto internamente como na relação entre a área social e a externa. Grandes panos de vidro integram a varanda à área de jogos e à piscina. A localização privilegiada do imóvel no alto da cidade e a topografia do terreno levemente inclinado favoreceram a implantação da casa com uma setorização racional. No subsolo, as garagens; no primeiro piso, os ambientes de Estar e Lazer e no segundo piso, a área íntima. Toda a parte íntima foi isolada, incluindo as três suítes e o escritório, embora todos os ambientes tenham vista para a piscina ou para a cidade. Os acabamentos priorizaram a praticidade com mármores, granitos e porcelanatos acetinados nas áreas de convivência e piso vinílico nos quartos e escritórios. Esquadrias em alumínio branco e vidro temperado, tons neutros nas paredes e revestimentos deixam os espaços livres para receber uma decoração contemporânea, pontuada pelo rústico.

Ao lado, vista da fachada dos fundos da residência, com detalhe da área de lazer, com piscina e garagem. Acima e ao lado, vista da fachada lateral e do fundo, com detalhe da piscina. O projeto é contemporâneo, onde predominam as linhas retas, os elementos naturais e a iluminação indireta.

39


Vista da fachada principal da residência. A localização privilegiada do imóvel no alto da cidade e a topografia do terreno levemente inclinado favoreceram a implantação da casa com uma setorização racional, em três níveis, incluindo garagem, área de lazer e ambientes íntimos.


Ao lado, acima, vista geral da área de lazer, onde a casa se abre para o horizonte, dividida em dois núcleos distintos, com Sala de Jogos e Varanda Gourmet. Abaixo, detalhe da Varanda Gourmet. Mesa e aparador em madeira de demolição e cadeiras de fibra sintética. Acima, na Sala de Jantar, que recebe 12 pessoas, a mesa tem base em madeira e tampo de vidro. No mezanino, telas de Lu Abreu.

43


O projeto da casa é ideal para atender a um jovem solteiro, com soluções práticas e versáteis, onde não há espaço para o desnecessário.

Ao lado, acima, na Suíte principal, os tons sóbrios predominam no ambiente. O linho, presente nos revestimentos da cabeceira da cama e nas cortinas e o papel de parede que reveste todo o quarto, confere aconchego. Destaque para o painel giratório de TV em aço e vidro e poltrona de leitura. Abaixo, no Home Theater e Sala de Estar, painel de TV e rack em laca, com desenho dos arquitetos, abriga aparelhos de som e automação. Destaque para o sofá em linho bege, poltrona Maggiolina em couro café e mesa de apoio Saarinen. Acima, Sala de Banho com piso em mármore carrara. Detalhe para as cubas de sobrepor e duchas individuais que trazem sofisticação e conforto ao banho. A banheira de hidro confere elegância e as janelas dão ao espaço mais liberdade para avistar a cidade.

45


Rodrigo Aguiar e Rodrigo Guerra O escritório

Foto: Juliana Gonzaga

Os arquitetos Rodrigo Aguiar e Rodrigo Guerra atuam juntos desde 2009, atendendo clientes em Belo Horizonte e na região do Vale do Aço em Minas Gerais, com escritório na capital mineira e em Coronel Fabriciano (MG). Rodrigo Aguiar é também designer de interiores, tem 12 anos de carreira e atua nos mercados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu nome é presença constante no elenco da Casa Cor Minas Gerais desde 2008. Rodrigo Guerra mantém escritório no interior de Minas e atua também com projetos de edifícios e desenho de móveis. Juntos, desenvolvem projetos completos, desde o primeiro estudo, passando pelo projeto arquitetônico, detalhamento de acabamentos, seleção de mobiliário até a escolha dos adornos.

Ao lado, acima, vista do Escritório. Mesa cavalete com tampo de vidro dá um ar descolado ao ambiente, enquanto o móvel em madeira e a gravura do artista francês Mavignier conferem elegância. Abaixo, detalhe da Cozinha, com bancada em mármore preto absoluto em formato de ilha, que deixa o gourmet de frente para os convidados. A bancada de apoio é em madeira de demolição, com cadeiras de acrílico preto. Acima, à esquerda, Sala de Jogos com mesa oficial de sinuca revestida com carpete vermelho. O painel de TV é em lâmina de madeira. À direita, no Banho Social, leveza dos acabamentos do piso e paredes em mármore champagne veiado. Destaque para a pastilha de vidro bege e o armário inferior em laca.

47


Tania Freitas Uma fazenda café com leite

Fotos: Daniel Mansur

Para aproveitar todo o contexto da fazenda localizada em Esmeraldas (MG), em meio a uma paisagem privilegiada, com ricas belezas naturais e luz intensa, Tania Freitas resgatou o clima das fazendas mineiras da fase café com leite e acrescentou requintes modernos e toques contemporâneos. Um dos pontos fortes do projeto é a ligação do interior com o exterior, que busca sempre a vista através de aberturas de janelas e portas generosas. Os grandes ambientes proporcionam o clima propício para a convivência dos moradores e seus convidados nos momentos de lazer e descontração da família. O ar contemporâneo foi garantido com o uso do vidro que valoriza a integração com a vista. Cada quarto foi criado com uma inspiração especial, pensando num integrante da família: caça, casa do interior de Minas, casa da vovó (que é uma casa completa, com sala, quartos, cozinha e banhos) e suíte da imigração japonesa. O Banho do Casal foi projetado para trazer a natureza para dentro do espaço. Como a inspiração veio de fazendas de café do século XVIII e XIX, o fogão a lenha foi preservado em uma espaçosa cozinha. A estrutura em módulos da residência lembra a formação das antigas vilas de colonos existente à época. A Sala de Estar é integrada com a Cozinha e a Sala de Jantar idealizada para as reuniões dos proprietários com os hóspedes, após um dia divertido de passeios a cavalo pelos pastos e montanhas ou na descontração da piscina. O porão da residência foi transformado em Adega, com todos os recursos de iluminação e tecnologia sem perder as características de subsolo. Ao lado, detalhe da Cozinha com fogão a lenha. Ao fundo, vista dos quartos de hóspedes como nas antigas fazendas de café, seguindo o estilo das vilas de colonos. Acima, na primeira foto, destaque para a Adega, instalada no antigo porão. Abaixo, vista da Varanda que contorna a casa, integrando a área interna com a externa.

49


O antigo pode ser resgatado e preservado sem perder o charme e a história. A atualidade mora nos detalhes, com requintes modernos e toques contemporâneos.

Ao lado, na foto maior, detalhe da Fachada inspirada nas antigas fazendas de café. Abaixo, vista geral da Cozinha integrada com as salas. Os ambientes foram criados para as reuniões dos moradores e convidados em momentos de lazer e descontração. Acima, destaque para a Sala de Jantar integrada com a Cozinha ao fundo.

51


Tania Freitas O escritório Com experiência consolidada na área residencial e comercial, Tania Freitas tem um rico portfólio de projetos realizados em vários locais do Brasil e no exterior. Foi premiada em nível nacional com o Melhor Apartamento Adaptado para Deficientes pela Revista Viver Bem e Sindicato dos Marmoreiros do Brasil, o que possibilitou visitar a Toscana, na Itália, e conhecer jazidas de mármore Carrara. Participa sempre de mostras de decoração de renome, como Casa Cor Minas Gerais e Mostra Artefato, e de projetos voluntários em igrejas e creches. Atualmente se dedica ao projeto de uma reserva ambiental em fazenda no interior de Minas Gerais.

Na página ao lado, na primeira foto, vista geral da Sala de Estar integrada com o corredor de acesso à área interna. Na segunda, destaque para o Banho do Casal, onde a arquiteta privilegiou o uso de vidros para integrar o ambiente com a natureza. Abaixo, o Quarto de Hóspede, onde a presença do vidro também promove interação com a vista. Acima, o Quarto do Casal, ambiente espaçoso com ares de fazenda mesclado com o conforto e a tecnologia da cidade grande. Ao lado, um detalhe do Quarto do Casal.

53


Zeuslene Corrêa Uma casa em harmonia com o entorno Fotos: Luiz Brandão

Funcionalidade, praticidade e integração são palavras de ordem dessa residência projetada para um casal e suas três filhas, no Condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima (MG). Os proprietários solicitaram à arquiteta Zeuslene Corrêa a integração dos espaços sociais e uma planta limpa e sem muitos recortes. O resultado foi um projeto contemporâneo, de arquitetura arrojada, com espaços sociais, lazer e exterior 100% integrados. O terreno com acentuado declive exigiu implantação criteriosa em três níveis, visando economia na construção, pois o projeto foi elaborado de forma a se obter a menor movimentação de terra possível. Na concepção do imóvel, a distribuição dos setores da casa otimizou o aproveitamento dos espaços. No nível intermediário fica a área social, com Espaço Gourmet, Home Theater, Estar, Jantar, SPA e Piscina, totalmente integrados. No nível superior ficam as quatro suítes, todas com varanda, onde se pode contemplar o por do sol e toda a exuberância do entorno. No piso inferior, estão Home Office, Garagem e Quarto de Empregada. Na área de lazer, o Espaço Gourmet recebeu atenção especial para atender à demanda do casal que vive cercado de amigos e familiares, ocasião em que curtem praticar seus dotes culinários. Detalhe importante desta residência é que todos os cômodos se beneficiam da bela vista da região. A escada escultural em frente ao Hall de Entrada e o amplo pé direito do Estar dão as boas vindas aos visitantes. Os ambientes também contam com excelente conforto térmico proporcionado pela farta ventilação e iluminação natural, dispensando, dessa forma, o uso de ar condicionado.

Na página ao lado, vista da fachada posterior. Acima, o desnível acentuado exigiu implantação criteriosa da casa no terreno. Ao lado, destaque para o laguinho com carpas e plantas aquáticas.

55


Vista da fachada principal da residĂŞncia, onde predominam as linhas retas e curvas em perfeita sintonia.


Grandes panos envidraçados trazem a natureza para dentro de casa e emocionam os moradores com a vista privilegiada da região.


Ao lado, destaque para a fachada dos fundos. A natureza está presente na casa graças aos grandes panos de vidro presentes em todos os cômodos. No andar superior, as varandas dos quartos convidam à contemplação do por do sol. Acima, na foto maior, vista do Espaço Gourmet ligado direto à piscina. Ao fundo, a bela vista ao entardecer. Abaixo, à esquerda, detalhe da Sala de Jantar com piso em mármore. À direita, no Lavabo, bancada em ônix com iluminação embutida, paredes e piso em mármore.

59


Ao lado, acima, vista do Home Theater. Abaixo, detalhe da escada em frente ao Hall de entrada. Acima vista do Hall e Estar com pĂŠ direito duplo.

61


Zeuslene Corrêa O escritório Atuando com escritório próprio há 20 anos, a arquiteta Zeuslene Corrêa desenvolve projetos de arquitetura, interiores e paisagismo nas áreas residencial e comercial. Possui especialização em Engenharia de Projetos e Estruturas e Botânica das Plantas Ornamentais, além de cursos de atualização nos segmentos de interiores, iluminação, automação, áudio, vídeo e paisagismo. Está sempre atualizada quanto às novas tecnologias e materiais com o objetivo de oferecer as melhores soluções aos seus clientes, priorizando funcionalidade, praticidade, arrojo e personalidade, sempre conciliando custo e benefício. Com portfólio diversificado de projetos, incluindo escola, supermercado, templo, clínica, retífica, lojas, edifícios comerciais e mistos e inúmeras residências, possui trabalhos publicados em livros e revistas especializados de circulação nacional.

Ao lado, acima, vista geral do Espaço Gourmet. Abaixo, vista interna com destaque para bancada e piso em granito, ilha em corian, fogão à lenha, churrasqueira, forninho caipira e parede em ladrilho hidráulico. Acima, à esquerda, vista geral do Banho Social. À direita, Banho da Estudante, com destaque para o contraste da parede em pastilha preta e a cuba amarela.

63


64


INTERIORES

Comercial


Ana Bahia Loja de design em casarão dos anos 40

Fotos: Gustavo Xavier

O desafio da arquiteta Ana Bahia no desenvolvimento do projeto de uma loja na capital mineira foi revitalizar uma casa dos anos 40 preservando as características originais da imóvel, em processo de tombamento pelo patrimônio municipal. Para montar um espaço comercial que misturasse loja de objetos de design, roupas e acessórios e um escritório de arquitetura, ela optou por manter o conceito casa, criando sala de estar, área de apresentação dos produtos e um charmoso café. No projeto de arquitetura de interiores foi restaurado o piso original do imóvel, mantendo o revestimento do teto, as portas e janelas, que foram revitalizados. Ana Bahia optou pelos tons de cinza e branco na fachada e no ambiente interno, para valorizar as características históricas e a exposição dos produtos. Na ambientação interna, foram utilizadas araras e uma escada de madeira para expor os produtos, conferindo leveza e preservando o conceito da casa, com iluminação direcionada nos produtos. As mesas expositoras, desenhadas e chamadas pela arquiteta de mesas topográficas, foram pensadas com alturas diferentes para realçar os objetos e peças em mostruário. O uso de eletrocalhas ajuda a preservar o forro original.

Na página ao lado, detalhe da fachada do imóvel tombado, com iluminação indireta que confere clima intimista. Acima, destaque para os tons branco e cinza na fachada preservada. Ao lado, close nas araras de madeira e nas mesas topográficas. Iluminação indireta destaca os produtos expostos no interior da loja.

67


Trabalhar com arquitetura é trabalhar com descobertas, tempo e sonhos.

Na foto acima, integração dos ambientes da loja de design com a sala de estar. À direita, ao fundo, caixas de passagem sobrepostas (cobogó) formam prateleiras para exposição de sapatos e objetos decorativos. Ao lado, destaque para o revisteiro feito de chapa de metal dobrado, ao fundo, e escada expositora, à direita.


Ana Bahia O escritório Especializado em projetos arquitetônicos e arquitetura de interiores residencial e comercial, o escritório Ana Bahia Arquitetura atua em todo o Brasil. Um dos diferenciais é o uso de tecnologia de ponta para traduzir e potencializar as ideias, respeitando as características históricas de cada projeto, o perfil e as referências do cliente. “Os ambientes que criamos abrigam diferentes atividades e, para serem de fato versáteis, realizamos muita pesquisa e estudo. Misturando esses fatores, construímos um cenário de vida que possa concretizar desejos”, explica Ana Bahia. A arquiteta marcou presença em mostras de decoração importantes no Brasil, como a Casa Cor Minas Gerais (2005 e 2006); a Morar Mais por Menos Belo Horizonte (2008 a 2011) e a Decora Lider (2010).

Acima, exposição diferenciada de produtos utilizando uma escada de madeira, que confere descontração ao ambiente. Ao lado, porta de vidro pivotante da privacidade ao Lavabo. Destaque para o espelho veneziano do acervo particular da proprietária, que resgata a história da família.

69


B&L Arquitetura Um novo jeito de comunicar Fotos: Jomar Bragança

Ao completar dez anos de mercado, a renomada agência Tom Comunicação, de Belo Horizonte (MG), confiou ao escritório B&L Arquitetura o desafio de projetar sua nova sede, incluindo organização do layout operacional, fluidez, liberdade e descompressão no ambiente de trabalho. Como missão dada é desafio aceito, a B&L contou com um espaço original de dois pavimentos em vão livre, cada um com 380 m², para desenvolver o projeto arquitetônico do escritório, localizado próximo à Savassi, região nobre da capital mineira. Os arquitetos Edwiges Leal e Eduardo Beggiato então entraram em ação para criar o conceito que deveria contemplar o reforço na imagem da agência, sugerir senso de organização, proporcionar conforto receptivo e evidenciar a dinâmica operacional. Os clientes queriam transparência, amplitude e interação entre todos os ambientes, mantendo sempre a noção de conjunto e desejando também áreas especiais de descompressão que fomentassem a criatividade. Era preciso integrar as pessoas, com ampla visualização de cada setor da agência, acolhendo com harmonia e conforto a equipe de 100 colaboradores permanentes. O trabalho, com coordenação dos arquitetos Marina Borges e Paulo Augusto Campos, concentrou atenção na modulação dos espaços com foco sempre na integração.

Ao lado, detalhe da bancada no Lounge da Recepção, criada para atendimentos rápidos. Acima, dois detalhes do Lounge. Na primeira foto, espaço de espera e reuniões informais, com balcão para serviço de café e armário funcional. Abaixo, ao fundo, sala de reunião principal. Na lateral direita, salas de reunião mais informais, para encontro de equipe e brainstorm. Detalhe da divisória em vidro entre as duas salas, que podem se unir para uma reunião maior.

O projeto incorpora soluções não convencionais para compor barreiras translúcidas, criar sensação de amplitude e liberdade de circulação, utilizando os vãos resultantes da estrutura para criar nichos de descompressão. A luz confortável, difusa e homogênea é conseguida através do rebatimento no teto branco e a fiação elétrica e de dados circula em calhas aparentes por toda a extensão dos pavimentos. As cores inventam os volumes. Framboesa, pitanga e cereja, harmonizadas por tonalidades cítricas, criam pontos de vida sobre o branco dominante e conferem leveza ao projeto, destacando ainda mais a arquitetura. Para compor o cenário e ambientar o escritório, o design do mobiliário atua como protagonista na composição arquitetônica e decorativa, com destaque para o uso de adaptações ergonômicas e materiais ambientalmente sustentáveis.

71


A arquitetura deve ser criativa e, ao mesmo tempo, atenta ao perfil objetivo das demandas dos clientes, aos aspectos da comunicação e do marketing de relacionamento, do conforto visual e da gentileza urbana, do uso sereno e preciso das técnicas de projeção construtiva.

Acima, vista da entrada da agência, com detalhe da logo com iluminação interna. A luz muda de cor em determinado período de tempo, passando pela paleta de cores da agência. Ao lado, acima, vista do Lounge com recepção ao fundo. Abaixo, Copa dos funcionários, ambiente descontraído para encontros informais.


73


Acima, vista da área do atendimento, com destaque para a citação de Paulo Leminski adesivada na divisória. A frase é uma referência para a agência. Ao lado, acima, vista da área de produção. Detalhe das luminárias que direcionam a luz para ser rebatida no teto, garantindo que não haja ofuscamento e a luz é distribuída uniformemente em todo o ambiente. Ao fundo, detalhe dos nichos que, fora da área de trabalho branca, possuem as cores da agência. Abaixo, em meio às estações de trabalho, mesa de reunião para encontros rápidos da equipe


Acima, vista da diretoria. Ao fundo, pequena sala de reuniões. Como os diretores estão no ambiente de trabalho de quase toda a equipe, foi solicitada pequena sala com isolamento acústico para momentos que exigem privacidade. Ao lado, detalhes da área de descompressão, envolta pela estante de livros e objetos de coleção da TOM e marcada pelos tons cítricos, é uma área de leitura, descanso, um café, uma água.

75


Na área de descompressão o destaque são as cadeiras de balanço bubble, para os momentos de descanso, relaxamento e integração da equipe. A ambientação é marcada pelos tons cítricos. Os pufes foram desenhados para a agência e possuem diferentes alturas e dimensão dos cubos, permitindo maior flexibilidade de uso. À direita, destaque para a estante com livros e objetos colecionados pela TOM.


Acima, a estante da área de descompressão vista por outro ângulo. Ao lado, à esquerda, detalhe da cadeira bubble. À direita, vista aproximada da estante com os objetos colecionados em destaque.


B&L Arquitetura O escritório Dirigida por Edwiges Leal e Eduardo Beggiato, a B&L Arquitetura tem 20 anos de mercado e ocupa posição de destaque no cenário urbano e construtivo de Belo Horizonte (MG). Com soluções ousadas, que primam pela concepção estética e pelo ajuste funcional dos projetos, destaca-se no segmento assinando inovações como a Praça da Estação, o Boulevard Arrudas, a nova Praça da Savassi em Belo Horizonte; a rede de lojas da Drogaria Araujo, as lojas da TIM Brasil, além de residências e condomínios que pontuam de forma singular a produção arquitetônica contemporânea. Com projetos urbanos, comerciais, institucionais e residenciais, o escritório conquistou diversas premiações, entre elas o Prêmio IAB-MG pelo Anexo da Biblioteca Pública Estadual na Praça da Liberdade; Prêmio Gentileza Urbana do IAB-MG pelo projeto de revitalização da Praça da Estação; Prêmio Popai, categoria Store Design pelo projeto da loja Manoel Bernardes Watches; Prêmio IAB-MG Selo Verde pela Casa de Hóspedes em Jeceaba (MG) e Prêmio Gentileza Urbana pelos projetos da Drogaria Araujo na Rua Lavras e Rua da Bahia.

Acima, vista interna da agência com foco no andar destinado principalmente às equipes de trabalho. Ao lado, os banheiros receberam pintura na cor do nicho, dentro da paleta de cores da agência. Foram inteiramente pintados, inclusive o teto, numa overdose de cores.

79


Deusicléia Horta Uma clínica e uma história Fotos: Daniel Mansur

O projeto elaborado é de uma conceituada clínica de reprodução humana localizada no elegante bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG). A ideia proposta pela designer de interiores Deusicléia Horta, plenamente aceita pelos clientes, foi criar um grande lounge com espaços definidos para recepção, agendamento das consultas e sala de espera com TV. O MDF amadeirado utilizado nos balcões de atendimento tem a função de aquecer visualmente o ambiente trazendo aconchego. Uma parede em L, forrada com o mesmo MDF amadeirado, cria uma integração ao ambiente, bem como o painel que acomoda a tela do computador para uso dos clientes que queiram acessar a internet enquanto aguardam o atendimento. Um confortável sofá, com assento dos dois lados, foi colocado estrategicamente entre os pilares existentes. Poltronas mais largas, que proporcionam mais conforto fazem parte do mobiliário. A ousadia fica por conta das poltronas vermelhas, uma vez que fogem das cores convencionais utilizadas em clínicas. O banco Cheing e dois pufes em couro trançado embelezam o ambiente e reforçam o gosto por bons produtos de design. Deusicléia Horta usou um foco de sala de cirurgia e transformou numa linda luminária de pé. Outra luminária menor, colocada ao lado da poltrona, e o banquinho cromado foram reaproveitados de um consultório médico. A escada original da casa foi restaurada e sua beleza é realçada juntamente com um grande lustre de ovos de avestruz assinado pelo artista plástico Marcelo Figueiredo. Segundo a designer, os ovos remetem à ideia de ninho e se encaixam perfeitamente no conceito do projeto, assim como o artesanato brasileiro, valorizado também através de peças onde a mulher é sempre retratada. Painéis com fotos de bebês fazem parte da história da clínica e completam a decoração.

Na página ao lado, detalhe da Recepção da clínica, onde ganha destaque a poltrona vermelha que compõe a ambientação. Acima, vista do balcão de atendimento em MDF amadeirado e da escada original da casa preservada no projeto de interiores, e detalhe da peça em cerâmica feita por artesãos do Vale do Jequitinhonha, que representa uma mulher amamentando, e complementa a decoração.

81


O uso de peรงas do artesanato brasileiro em espaรงos comerciais contribui para aquecer os ambientes, reforรงando o conceito institucional e a histรณria de cada empresa.


Na página ao lado, na foto maior, vista geral da Recepção da clínica, com destaque para a tela da artista plástica Elisa Pena. Abaixo, vista da Sala de Espera, com tapete persa que aquece o ambiente. Acima, vista do painel que acomoda computador e iPad de uso dos clientes. À direita, detalhe do banquinho que era usado em consultório.

83


Deusicléia Horta O escritório Deusicléia Horta é designer de interiores e atua há 19 anos com escritório na capital mineira. Conta com uma equipe formada por uma arquiteta e um engenheiro elétrico que atua na elaboração de projetos residenciais e comerciais em Minas Gerais (capital e interior), Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília. Participa das principais mostras mineiras de decoração, incluindo Mostra Ponteio, Minas Casa, Decora Líder e Morar Mais por Menos. Em 2010 foi premiada em dois projetos na Morar Mais por Menos em Belo Horizonte, incluindo Melhor Projeto Eleito pelo Público (Capela) e Melhor Projeto Comercial (Cachaçaria), que também foi selecionado entre os 30 melhores projetos nacionais da mostra no conceito sustentabilidade e reaproveitamento de materiais e apresentado no Salão Internacional do Móvel de Milão em 2011. Foto: Renata Guimarães

Ao lado, acima, visão geral dos painéis amadeirados, com detalhe do sofá com assento dos dois lados. Abaixo, Sala de Espera do segundo andar, com destaque para o painel de fotos em preto e branco à esquerda. Acima, dois detalhes importantes no design de interiores, banco Cheing em couro trançado e luminária feita com foco de sala de cirurgia. Ao lado, destaque para a luminária feita com ovos de avestruz, assinada pelo artista plástico Marcelo Figueiredo.

85


Eliana Freitas, Mágda Braga e Sueli Leite Um hotel com charme mineiro Fotos: Fernando Piancastelli

As designers de interiores Mágda Braga, Eliana Freitas e Sueli Leite assinam o projeto de interiores do Jaraguá Bristol Hotel, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), que se enquadra na categoria midscale, que classifica os hotéis de médio porte. O conceito do empreendimento alia praticidade, conforto, resistência e nobreza de materiais. As profissionais acompanharam a execução da obra, desenho dos móveis, seleção de mobiliário e decoração de interiores. Devido ao local de grande rotatividade de pessoas, com hábitos e costumes bem diferentes, foi necessário um rigoroso critério para a escolha dos revestimentos, mobiliários, iluminação e tecidos. A escolha das cores teve a finalidade de conferir a mesma importância a todos os espaços. Os tons pastéis dão sensação de conforto, as cortinas conferem toque sofisticado e a iluminação suave deixa o lugar aconchegante, ideal para relaxar e curtir uma pausa na vida agitada. Para os apartamentos, as profissionais criaram o projeto do mobiliário em tons bege e marrom e suas nuances, acrescentado cor nas obras de arte, esculturas e adornos. Um dos diferenciais do hotel é o andar especial para atender ao público feminino, com adornos e papéis de parede diferenciados dos demais. O destaque da iluminação fica por conta das arandelas personalizadas nas cabeceiras das camas e da mesa, dando um toque de sofisticação ao ambiente. Ao lado, vista da Fachada do hotel, com torre composta por 11 andares, sendo um deles exclusivo para o público feminino, além de quartos adaptados para portadores de necessidades especiais. Acima, na primeira foto, vista do Hall de Entrada e Recepção, com mobiliário contemporâneo, iluminação pontual, adornos e flores, compondo um ambiente aconchegante e funcional para o atendimento e convivência dos hóspedes. Abaixo, o Restaurante do hotel, onde predomina a iluminação suave e os tons neutros na ambientação.

As áreas comuns como Hall de Entrada, Lobby, Foyer, Business Center e lazer foram projetadas para privilegiar o convívio entre os hóspedes, conferindo leveza e amplitude ao ambiente. A Sala de Convenção foi ambientada para receber eventos de portes variados. O Restaurante e Varanda Bar seguem a mesma linha em tons neutros, com destaque para o papel de parede com arandelas. A iluminação dos ambientes é resultado de estratégias para entrada de luz natural e do uso do branco em abundância nas áreas comuns.

87


Um empreendimento hoteleiro deve privilegiar atributos como conforto, funcionalidade e conveniência e aliar materiais resistentes e praticidade para atender a grande rotatividade de clientes.

Nas três fotos da página, as acomodações do hotel, onde predominam os tons neutros e a iluminação suave. Espelhos, móveis com desenhos personalizados em madeiras contrastantes, apoio de malas e luminárias de mesa conferem requinte e funcionalidade aos ambientes. Destaque para o cuidado com as texturas agradáveis ao toque das roupas de cama, cobre leitos e cortinas. Esculturas e telas completam a decoração.


Eliana Freitas, Mágda Braga e Sueli Leite O escritório

Mágda Braga, Eliana Freitas e Sueli Leite

As designers de interiores Mágda Braga, Eliana Freitas e Sueli Leite atuam em parceria desenvolvendo projetos residenciais, comerciais, corporativos e de hotelaria em toda Minas Gerais. Com especialização em design de móveis e lighting design, as profissionais aliam a experiência de cada uma para apresentar aos clientes projetos inovadores e funcionais. As viagens ao exterior, os cursos e a participação nas principais mostras de decoração e eventos de design do país são importantes fontes de inspiração para a atuação conjunta. Inovação, conforto, funcionalidade e sustentabilidade são atributos constantes em seus projetos, destacando sempre a importância do ambiente ter a personalidade de cada cliente.

Foto: Madalena Reis

Acima, detalhe da Sala de Convenção, com mobiliário modulado para torná-la um espaço multiuso. Ao lado, vista dos banheiros, ambientados com tons claros, com bancada em granito e iluminação pontuada.

89


Fernando Hermanny e Germana Giannetti Um projeto em constante evolução

Fotos: Daniel Mansur

O projeto apresentado é a sede da Construtora Barbosa Mello, uma das mais importantes empresas do setor de construção pesada do Brasil. Em 2008, os arquitetos Fernando Hermanny e Germana Giannetti foram contratados para iniciar um programa de revitalização da sede. Os trabalhos tiveram início no prédio principal e abrangeram a reforma e arquitetura de interiores da recepção principal, salas da presidência e diretorias, reuniões e parte das áreas operacionais. Nesta época, também foi desenvolvido o projeto de revitalização da fachada, que foi iniciado em 2012. Diante do crescimento da empresa, um novo imóvel localizado num terreno de 4.000m² e com área construída de 2.000m² foi incorporado à sede em 2010. O galpão estava com instalações muito precárias, mas com localização privilegiada. A estratégia adotada foi a de montagem, já que o prazo para a ocupação do novo espaço era muito exíguo. O piso em cimento grosso do antigo galpão foi acertado para o recebimento de piso elevado. O telhado recebeu isolamento termo acústico e reparos antes do rebaixamento em forro mineral acústico. Somente após a conclusão de pisos e forros foram iniciadas as divisões internas em drywall com isolamento acústico interno. Na reforma da fachada foram utilizados blocos de vidro incolor fosco, que permitem a entrada da luz preservando a segurança, já que se trata de edificação alinhada ao passeio. Os brises em alumínio natural foram usados para encobrir beirais, calhas e máquinas de ar condicionado, criando um efeito estético interessante.

Nas fotos, dois ângulos da Sala da Presidência. Ao lado, destaque para o trabalho de Rivane Neuenschwander e as poltronas giratórias Chade em couro, que decoram o ambiente. Acima, mesa de trabalho e cadeiras originais da década de 80 unem couro, aço inox e cristal.

91


Em um prazo exĂ­guo transformamos um simples galpĂŁo sem infraestrutura em modernos escritĂłrios dotados de completa tecnologia de dados e conforto ambiental.


Na página ao lado, acima, detalhes da Recepção do prédio principal, com poltronas Barcelona em couro vermelho, telas de Márcio Santos e Fernando Veloso e escultura de Darlan Rosa, que conferem requinte ao espaço. Abaixo, Sala da Diretoria, onde predominam os tons sóbrios. Destaque para as obras de Barsotti e Maurino Araújo. Nesta página, acima, vista da Sala da Presidência, com trabalhos de Vicky Muniz, Rivane Neuenschwander e José Damasceno. Ao lado, outro ângulo do ambiente, com destaque para a mesa antiga em jacarandá e cadeira em couro.

93


Acima, na Recepção do novo prédio, o piso elevado recebeu placas vinílicas autoportantes e carpete também em placas. Sofás Le Corbusier em couro preto, díptico de Chiara Banfi e escultura de José Bento dão charme ao ambiente. Abaixo, Sala de Reuniões com mobiliário personalizado. Destaque ao fundo, para a tela de Marco Túlio Resende.


Fernando Hermanny e Germana Giannetti O escritório A HG Arquitetura nasceu da fusão dos escritórios de Fernando Hermanny e Germana Giannetti que anteriormente já realizavam diversos trabalhos em parceria. Os arquitetos têm grande afinidade profissional e pessoal e mesclam em seu trabalho o arrojo do contemporâneo com as tradições clássicas, respeitando sempre as demandas dos clientes e os condicionantes de cada projeto. Entre seus clientes estão empresas como a Construtora Barbosa Mello, Construtora Valle, Tenco Realty, Tenco Shopping Centers, Milplan Engenharia, Construtora Melmor, Mediphacos, Buffet Rullus, Sacha Calmon, Misabel Derzi e Advogados, Carvalho Pereira, Pires Advogados, Construtora Odebrecht e Araújo Fontes Advogados. Foto: Juliana Lery

Acima, vista geral de uma das áreas operacionais, com destaque para mobiliário personalizado e ergonômico. Ao lado, vista do vestiário.

95


Flávia Pentagna e José Artur Fiuza Integração, modernidade e elegância Fotos: Daniel Mansur

Assinado pela designer de interiores Flávia Pentagna, e pelo arquiteto José Artur Fiuza, o projeto desta clínica de ortodontia, em Belo Horizonte (MG), teve como conceito principal a integração livre dos espaços, priorizando elegância, modernidade e conforto com circulação fluida. O layout foi desenvolvido com base na dinâmica de atendimento da clínica e contempla todos os avanços tecnológicos da especialidade. O objetivo era distribuir os espaços necessários de maneira a simplificar o fluxo das tarefas e informações, em um ambiente agradável, confortável e fora dos padrões convencionais de clínicas odontológicas. A opção pelos espaços integrados e a utilização de vidros para delimitação dos ambientes favorece a sensação de amplitude e integração das áreas de recepção, atendimento, escritórios e administração. A disposição circular das cadeiras na clínica de atendimento promove a comunicação direta entre clientes e funcionários, favorecendo a eficiência e a agilidade nas consultas. Além disso, a clínica possui um consultório reservado e independente dessa área de atendimento, que possibilita a realização de procedimentos específicos com privacidade e exclusividade. Tons claros, grandes painéis de vidro e aço inox conferem aos ambientes um toque a mais de elegância e qualidade. O arremate final fica por conta do projeto luminotécnico que valoriza os interiores e assegura as condições visuais e ergonômicas para um adequado espaço de trabalho. O projeto contou com a colaboração da arquiteta Norma Pentagna Guimarães.

Na página ao lado, detalhe da Sala de Espera da clínica, com piso em mármore branco e adornos coloridos. Acima, outro ângulo da Sala de Espera, com Recepção ao fundo. Destaque para a tela de Fernando Lucchesi. Ao lado, vista geral da Sala de Espera com espaço para jogos infantis. O mobiliário foi projetado pelos profissionais. A divisória de vidro e aço inox delimita a área de café.

97


Flávia Pentagna e José Artur Fiuza O escritório Flávia Pentagna é designer de interiores. José Artur Fiuza é arquiteto, com experiência consolidada em mais de 30 anos de atuação, e professor universitário desde 1967, tendo lecionado no curso de Arquitetura da UFMG e atualmente nos cursos de Arquitetura e Design da Universidade FUMEC. Juntos desenvolvem desde projetos de arquitetura até os mínimos detalhes de decoração e design, sempre preocupados com as necessidades do cliente, agregando funcionalidade, inovações e bom gosto às suas criações. Seu portfólio de trabalho inclui clínicas, lojas, escritórios, pousadas e hospitais, além dos projetos residenciais em casas e apartamentos. Participam também de diversas mostras e eventos de arquitetura e design como Casa Cor Minas Gerais, Mostra Casa VB, Mostra de Decoração das Feiras do Empreendedor do SEBRAE MG, Exposições no Ponteio Lar Shopping, entre outros.

Baseado em uma concepção moderna de atendimento, o projeto permite a visualização de todos os ambientes de qualquer ponto da clínica, orientando a supervisão das atividades nos diferentes setores. Ao lado, acima, visão geral do setor de atendimento, com piso em mármore branco e granito preto que definem as áreas de atuação. As cadeiras odontológicas estão posicionadas em formato de carrossel invertido em torno de uma ilha de apoio. Na parede, grafismo aplicado reproduz o conceito da logomarca. Abaixo, Escritório e Sala de Exame Clínico com mobiliário projetado pelos profissionais. Destaque para a escultura em ferro de Jorge dos Anjos na parede. Acima, à esquerda, Recepção e Administração, com mobiliário em madeira, granito e aço escovado desenvolvido pelos profissionais. À direita, vista da bancada de apoio na Clínica, com mobiliário em gofrato branco. Destaque para a iluminação através de sancas e luminárias focadas.

99


Rodayka Santana Um espaço corporativo que faz vender por si só

Fotos: Bete Vieira

Em meio ao boom do mercado imobiliário, a Gafisa Vendas necessitava aumentar seu espaço de trabalho, saindo de uma área de 530m² e dobrar de tamanho em menos de dois meses. Esse foi o desafio dado ao escritório da engenheira e designer de interiores, Rodayka Santana, que desenvolveu um projeto que incluiu a escolha do local, concepção da obra e decoração dos ambientes. O espaço encontrado, uma laje de 1.000m², passou por uma completa reforma com a contratação de uma empresa especializada em projetos turn key, que executou a obra em 60 dias. “Entender a dinâmica do escritório do cliente foi o primeiro passo na concepção do projeto. Avaliamos o negócio e o dia a dia da empresa, observamos tudo que era necessário para atender a velocidade e o volume de vendas e identificamos a necessidade de espaços comuns para reuniões e encontros”, destaca Rodayka. O projeto foi pensado para atender as múltiplas necessidades de uso internas, inclusive de atendimento ao cliente para assinatura de contratos. Por isso, tudo foi especificado com muito critério.

Ao lado, espaço reservado para reuniões com clientes, com mobiliário sofisticado e prático. Destaque para a gravura na parede e o pendente que completam a decoração do ambiente. Detalhe da porta em laminado amadeirado com bandeira fixa de vidro. Acima dois espaços exclusivos para atendimento aos clientes. Recepção com duas poltronas e Sala de Reunião com painel em laminado amadeirado, iluminação de LED e TV. Destaque para as portas que têm altura do pé direito.

A distribuição da planta valoriza a proximidade das áreas e a equipe de vendas. Onde há alto tráfego, a designer optou pelo uso do piso vinílico em placas. Nas Salas de Reunião, foi usado carpete para proporcionar acolhimento aos usuários. Na Recepção e Salas de Reuniões de Clientes, a escolha foi o laminado vinílico imitando madeira, mesclado com carpete. A iluminação foi pensada para proporcionar eficiência e economia de energia. Já nas Salas de Reuniões e Recepção o tratamento foi diferenciado, com o uso de circuitos para cenas diversas, sempre com foco na imagem forte que a Gafisa tem com seus clientes. Nos espaços onde houve necessidade de separação através de paredes foi usado gesso com tratamento acústico e algumas receberam imagens em adesivos com o objetivo de humanizar os espaços. No mobiliário predominou o uso da cor branca e madeira como padrão. As mesas têm altura, largura e profundidade adequadas e as cadeiras com ergonomia especial para cada tarefa. Houve a preocupação em criar uma área mais descontraída, onde os funcionários pudessem fazer pausa para conversar e tomar um café, e um auditório para 120 pessoas, já pensando na expansão da empresa.

101


Vista geral de área exclusiva da Recepção de Clientes. Destaque para o piso vinílico madeirado e mobiliário em MDF laminado padrão madeira. Poltronas de design estofadas na cor da empresa e logomarca aplicada em recorte iluminado e em caixa inox. A iluminação intimista dá o toque sofisticado e acolhedor ao ambiente.


Um espaço corporativo pede adequação de mobiliário, sofisticação e praticidade na medida certa. O importante é a valorização do negócio do cliente.

Acima, Sala de Atendimento Online. Para reforçar a iluminação do ambiente, a parede principal foi criada em vidro com aplicação da logomarca. O mobiliário segue conceitos de ergonomia, com cadeiras com espaldar alto, que proporcionam mais conforto aos funcionários, que passam longo período ao telefone e computador. Ao lado, acima, Sala de Reuniões Internas, ambiente com mobiliário modulado e iluminação setorizada para os múltiplos usos. Painel adesivo na parede e cadeiras em tom azul completam a decoração. Abaixo, Auditório da empresa. Cadeiras com braço e sem braço conferem flexibilidade ao ambiente. O piso vinílico em placas resiste ao impacto que o local tem. Destaque para o adesivo em sephia na parede, usado para mostrar grandiosidade do ambiente, da empresa e da cidade.


Rodayka Santana O escritório A engenheira e designer de interiores, Rodayka Santana é mineira e atuou com escritório em Belo Horizonte (MG) por dez anos, período em que atendeu clientes mineiros e também paulistas. Em 2008, mudou-se para São Paulo e abriu o escritório RS Estúdio na cidade, ampliando o atendimento para clientes do Rio de Janeiro. Atua com projetos de arquitetura e interiores nas áreas residencial, comercial, corporativa e arquitetura promocional (estandes, eventos e projetos especiais). Em 2007 e 2008 foi agraciada com o ‘Prêmio Arquitetando Docol’ pela Região Sudeste e participou também da Casa Cor Minas Gerais e Espírito Santo e da Morar Mais por Menos Belo Horizonte.

Foto: ClickClap Imagens

Acima, Sala de Gestão, com iluminação natural privilegiada e ênfase na distribuição do mobiliário em laminado branco com pés metálicos pintados de cinza. Divisórias em madeira, cadeiras com conceito ergonômico e iluminação colocada no forro modular completam a ambientação. Ao lado, Área de Café, espaço reservado para a pausa no trabalho. Mesas, baquetas e bancadas em estilo bar conferem descontração ao ambiente. Parede colorida, iluminação decorativa e jardim interno proporcionam aconchego.

105


106


INTERIORES

Residencial


Ana Carolina Matos Um belo horizonte de presente

Fotos: Pil Gloor

O projeto desse apartamento de 540m², no bairro Belvedere, região centro sul da capital mineira, começou na planta, quando os proprietários optaram por algumas alterações em seu layout. Durante quase cinco anos, a arquiteta Ana Carolina Matos acompanhou os clientes na concepção da residência considerando, acima de tudo, as distintas personalidades dos moradores. Com isso, cada ambiente foi personalizado de acordo com seu principal ocupante, ora descontraído, ora formal, ora bastante familiar. O Living segue o conceito de plena integração, unindo dois ambientes de convivência, um composto por um enorme sofá, duas poltronas e duas mesas de centro, e o outro com quatro poltronas de conversação em torno de uma mesa redonda. Um aparador revestido de espelho separa a conversação da Sala de Jantar. Na Sala de Jantar, predomina o gosto clássico da proprietária em contraste com a superfície branca da enorme mesa, que confere toque contemporâneo. Tela de Rosa Oliveira deixa o ambiente mais colorido. A Varanda foi projetada especialmente para o proprietário. Sentado à mesa bar, ele participa dos acontecimentos da Sala de Jantar através de uma janela aberta para essa finalidade. O Estar da Varanda abriga um amplo sofá, TV, área de churrasqueira e um tatame sobre deck de madeira biossintética, onde as três filhas dos proprietários recebem constantemente seus amigos. Do local, a vista para a cidade de Belo Horizonte é deslumbrante!

Na página ao lado, detalhe das poltronas Coconut Chair, em couro natural. Ao fundo, porta pivotante revestida de lâmina natural Ébano Indiano, desenhada pela arquiteta. Acima, vista geral das Salas de Conversação e Jantar, com Varanda ao fundo. Abaixo, Living com grande sofá de linhas retas, elegante e contemporâneo.

109


Vista geral do Living, com cortinas de linho embutidas em cortineiro iluminado. Iluminação wallwasher sobre telas de Rubens Ianelli. Sobre mesas de centro, adorno de Regina Medeiros, escultura de Sônia Ebling e sapatinhos de infância das filhas dos moradores. Ao fundo, à direita, sobre a mesa lateral, escultura de Maíra Martins, esculpida em mármore, representa a família.


Personalizar os ambientes de acordo com quem irรก utilizรก-lo garante harmonia e integra o projeto na histรณria dos moradores.


Ana Carolina Matos O escritório Conjugando tecnologia, conforto, praticidade, estética e funcionalidade, o escritório Ana Carolina Matos Arquitetura adéqua todos os elementos que constituem um projeto às necessidades e expectativas dos clientes, sejam eles residenciais, comerciais ou corporativos. Possui diversos clientes no ramo de interiores residenciais e vasto portfólio no ramo corporativo, tendo atendido empresas como Vale e o Grupo Casa Mineira Corretora de Imóveis. Entre seus clientes fiéis estão construtoras junto às quais atua na concepção e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários: edifícios residenciais e comerciais. Dentre várias publicações e formas de reconhecimento, em 2010, a arquiteta recebeu o prêmio de Melhor Projeto Casa Cor Minas Gerais, por sua participação na mostra mineira.

Foto: Henrique Ribas

Na página ao lado, acima, Sala de Jantar com mesa para 16 assentos. Cadeiras do designer Aristeu Pires. Lustres franceses garimpados em antiquário. Ao fundo, tela de Rosa Oliveira. Abaixo, na Varanda, mesa bar para oito lugares com tampo de Peroba natural. Esculturas de José Bento e Ricardo Carvão. Mesa lateral de Pedro Petry. Ao lado, Varanda com tatame sobre deck de madeira biosintética, mesa de madeira maciça e, ao fundo, a bela vista para a cidade de Belo Horizonte.

113


Carlos Alexandre Dumond Um espaço pra chamar de meu

Fotos: Jomar Bragança

O renomado arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico criou o projeto arquitetônico e de interiores deste espaço pensado para atender uma jovem filha independente e de gosto sofisticado, em edificação anexa a residência. O ambiente é linear e tem pé direito de seis metros de altura, o que garante sensação de amplitude. O acesso ao espaço privativo acontece através de uma porta central, que divide a maior dimensão em duas, distribuindo dessa forma os ambientes. De um lado fica o apoio, a Cozinha e a mesa de jantar. Do outro estão o sofá e a cama, que também pode virar um sofá. Grandes painéis pivotantes conferem privacidade para a cama e, do lado oposto, separa a Cozinha da Sala de Jantar. Quatro armários em pau ferro, desenhados pelo arquiteto, suprem as necessidades de guarda roupa, rouparia, louceiro e equipamentos de lavanderia. O mobiliário foi cuidadosamente escolhido junto com a moradora, uma apaixonada por design e artes plásticas.

Na página ao lado, destaque para a mesa de jantar assinada por Sir Norman Foster. Ao fundo, quatro armários em pau ferro, desenhados pelo arquiteto. Nesta página, destaque para a poltrona Pucci, que confere cor ao ambiente.

115


Objetos de design e artes plásticas em harmonia criam novas histórias nos ambientes.

Acima, vista do Estar, com mesa de centro em acrílico maciço e sofá, ambos com desenho do arquiteto, e poltronas Pucci. Ao lado, detalhes da Cozinha, com cook top e bancada em laca com armários embutidos.


Carlos Alexandre Dumond O escritório

Foto: Márcia Charnizon

A CAD Arquitetura é comandada pelo arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico, natural de Araxá (MG). Especializado em arquitetura comercial, também atua em projetos residenciais como uma variação de seu estilo, onde um mínimo de recursos busca o máximo de resultado. Suas criações têm a funcionalidade como aspecto marcante, reflexo de uma forma de trabalho extremamente racional. Em lojas e interiores imprime sua interpretação das tendências vigentes, criando projetos onde o espaço é o elemento principal. Profissional versátil, seu planejamento inclui não apenas os espaços arquitetônicos, mas também o design dos móveis para lojas e residências. Possui hoje cerca de 600 projetos de arquitetura de interiores de lojas, escritórios e residências em diversos Estados do país, entre eles, conceitos padrões elaborados para franquias e projetos únicos, incluindo nomes como Arezzo, Elisa Atheniense, Fórum, Iódice, Patachou, Iluminar, Rosa Chá e Rygy.

Abaixo, detalhe da mesa lateral em acrílico e formato ameboide, com desenho do arquiteto. Ao lado, objetos de arte e design adornam a mesa de centro em acrílico maciço.

117


Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo Elegância e tecnologia Fotos: Daniel Mansur

Para um apartamento de 570m², os designers Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo projetaram ambientes que enfatizam os espaços generosos do imóvel e, ao mesmo tempo, somam aconchego, elegância e tecnologia. No layout contemporâneo pontuam-se peças de estilo que conferem um toque requintado. Os ambientes sociais foram completamente integrados, embora com características próprias se inter-relacionam através das cores e materiais empregados. Os projetos de sonorização, automação e iluminação foram executados dentro de conceitos atuais e arrojados. A iluminação merece destaque especial. No Living e Sala de Jantar um esquema de cores neutras é contrastado pelo colorido dos objetos, pelo Buffet em laca rubi e pela tela de Tales. As cortinas são em seda pura listrada na horizontal sobre musseline de seda gelo. O mobiliário é disposto sobre um grande tapete oriental cinza. Sobre mesa em folha de prata, um grande vaso de Murano e uma escultura em bronze de José Alberto Figueiredo. A Varanda foi fechada em vidro e transformada em Estar e Espaço Gourmet. Na parte interna do balcão uma mini cozinha super equipada. Para a base da mesa com tampo em madeira maciça, portas do armário suspenso e fachada do balcão optouse por revestimento em vidro laqueado, tudo no mesmo tom, contrastando apenas com o granito preto. O Estar tem como ponto alto a grande tela “Os sete pecados capitais”, de José Octavio Cavalcante, sobre parede revestida em papel vinilizado negro. As cortinas em seda pura bordadas são apanhadas sobre persianas em tecido. Sofá com capa em algodão cru, poltronas de estilo com assento e encosto em linho verde cítrico, mesa de centro entalhada com tampo em palhinha e sofá inglês fazem contraponto com os móveis de estilo do Living. A TV embutida no teto desce quando acionada por controle remoto.

Na página ao lado, detalhe da Sala de Jantar. Sobre a mesa em vidro laqueado bizotado, duas gamelas em prata com alças de chifre, iluminadas por quatro pendentes espelhados. Cadeiras em madeira escura com estofamento em veludo prata e nas cabeceiras, cadeiras de estilo em madeira patinada em preto, com encosto em palhinha. Acima, destaque para a escultura “Corrente” em bronze, assinada por José Alberto Figueiredo e o vaso em murano sobre mesa em folha de prata. Na parede tela de Tales. Ao lado, detalhe do balcão do Espaço Gourmet com  bandeja e castiçais em cristal. Ao fundo, vista deslumbrante do crepúsculo entre as persianas em tecido branco.

119


A presença marcante de peças de estilo dão um toque requintado e atemporal ao projeto.

Nesta página, acima, vista geral do estar, com destaque para a grande tela “Os sete pecados capitais”, de José Otavio Cavalcante, e as poltronas de estilo com estofamento em linho verde cítrico. Ao lado, visão geral do Espaço Gourmet, com mesa em madeira maciça e bancada em granito preto. Na página ao lado, acima, um panorama do Living, com mobiliário em tons neutros, incluindo dois sofás em veludo grafite, três poltronas em couro negro, um par de mesas de centro em aço e vidro e dois pufes no mesmo padrão das poltronas. Ao lado, destaque para a Sala de Jantar, realçada pelo colorido do Buffet em laca rubi e ao fundo tela de Tales.


121


Acima, vista da Suíte Master. Destaque para o painel com acabamento em ouro velho, iluminado nas duas laterais, que funciona como cabeceira da cama e anteparo dos banheiros e closeds. Criados em espelho e um par de cômodas inglesas destacam-se nas laterais do painel. Tapete oriental arabesco, lustre e abajur em cristal completam a decoração. Aqui, dois ângulos do Home. Ao lado, detalhe da parede da circulação toda revestida em microtextura branca. No nicho horizontal em vidro espelhado destaque para a coleção de pássaros de Marcelo Bittencourt. Abaixo, vista geral do amplo ambiente, que conta com um grande sofá retrátil marrom encostado em aparador de madeira clara com duas esferas recortadas em chapa. O móvel de som se estende em toda a parede acabado em laca azul. O painel da TV também é em madeira clara.


Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo O escritório Os anos de experiência e parceria da dupla de designers Dante Lapertosa e José Alberto Figueiredo são revelados pela espontaneidade de um trabalho que flui sem preconceitos de estilos e gêneros, e que pretende sempre atender a expectativa do cliente. A preocupação constante dos profissionais é apresentar projetos que integram beleza, funcionalidade, exequibilidade e bom design. Projetos contemporâneos e sempre em busca do atemporal. A dupla atua com projetos de revitalização de igrejas e imóveis antigos, detalhamento, especificação, criação de espaços sociais e de lazer para construtoras, projetos residenciais, comerciais e institucionais em Minas Gerais e diversos Estados. Participaram de grandes feiras de móveis como designers e fabricantes e de incontáveis eventos da área. São premiados na Casa Cor Minas Gerais e seus trabalhos foram publicados em inúmeras revistas especializadas e diversos livros no Brasil.

Nas duas fotos, vista completa da Cozinha, onde predomina o branco nos tampos, bancadas e cubas.  Armários em laminado berinjela, aço inox e vidro temperado. A iluminação é composta de pontos imbutidos e faixa em L de Barissol.

123


Dênia Diniz Um refúgio em meio à natureza

Fotos: Daniel Mansur

A designer de interiores Dênia Diniz recebeu um desafio ao projetar o interior de uma residência num condomínio fechado nos arredores de Belo Horizonte (MG). A prioridade era valorizar a vista, as áreas livres e os espaços amplos, criando um ambiente aconchegante e funcional para a moradia do casal com uma filha e para receber o filho, a nora e a neta nos fins de semana. Conforto e estética são os pontos chaves do projeto, envolvendo tanto a área íntima quanto a parte social da residência. A iluminação recebeu atenção especial, trabalhada de forma a criar cenas distintas e valorizar o layout dos ambientes e as peças decorativas. O vidro existente na fachada lateral integrou os ambientes internos à Cozinha Gourmet, com vista para sauna, piscina, deck e pergolado. Na fachada da frente, o revestimento cimentício irregular é valorizado com a iluminação. Outra integração existente é a do pátio e da garagem com a Cozinha Gourmet, para acolher um maior número de pessoas. Um amplo gramado garante espaço livre e traz o verde para dentro de casa.

Na página ao lado, vista privilegiada da piscina, de onde se avista o Hall Social com pé direito duplo. Nesta página, acima, na Fachada, o revestimento cimentício irregular é valorizado pela iluminação. Abaixo, no Estar Social, destaque para o sofá em veludo grafite, que ganha vida com o colorido dos complementos e adornos.

125


A iluminação é uma grande aliada, que permite criar cenas distintas nos ambientes, valorizar o layout dos espaços e as peças decorativas.

Acima, na Sala de Jantar, a base da mesa dá uma impressão flutuante ao tampo. Destaque para o pendente Pirce, do designer Giuseppe Maurizio Scutella, vencedor de inúmeros prêmios de design, entre eles o Good Design 2008 Chicago e IF Product Design Award 2010 Hannover. Ao lado, detalhe da bancada em ‘L ‘da Cozinha Gourmet, que possibilita integrar as pessoas. À direita, vista da sauna.


Dênia Diniz O escritório Dênia Diniz é designer de interiores há 14 anos. Em seu portfólio estão projetos em Belo Horizonte, interior de Minas Gerais, Brasília (DF), Vitória (ES) e São Luís (MA). Está sempre por dentro das novidades de sua área de atuação, com viagens constantes aos principais centros geradores de tendências do mundo, e seu nome é presença constante nas principais mostras de decoração da capital mineira, como Casa Cor Minas Gerais, Ponteio Lar Shopping, Minas Casa, Maria Alice Decorações, Decora Líder.

Foto: Jomar Bragança

Ao lado, Lavabo com revestimento em porcelanato e papel de parede. O facho marcado da iluminação se reflete no espelho. Acima, na Suíte Master, painel da TV em laca detalhado pela profissional. A cortina de linho confere leveza e sofisticação ao ambiente. Abaixo, na Suíte do Casal, o papel de parede traz requinte ao ambiente.

127


Desígnio Arquitetura e Urbanismo Uma casa em estilo modernista Fotos: Daniel Mansur

O principal desafio das arquitetas Amanda Ribas e Lorena Romão na realização deste projeto foi atuar na intervenção de uma casa da década de 50, uma autêntica representante do modernismo belo-horizontino, localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). O trabalho valorizou as características marcantes da arquitetura, inserindo-a no contexto atual. As linhas retas e a laje nervurada nortearam o conceito que contemplou espaços amplos, bem iluminados e ventilados. Os proprietários pediram espaços integrados, com muito conforto para receber amigos e familiares, assim como espaços de convívio íntimo que proporcionassem momentos de relaxamento. A partir desta ideia, as profissionais conceberam o espaço social como um grande salão integrado à área externa de lazer, situados no nível térreo. O anexo, com linhas contemporâneas, abriga o espaço gourmet, lavabos e sauna. A piscina e o paisagismo fazem a ligação da área social com a área de lazer. A vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha foi elemento de integração entre o ambiente externo e interno. Os panos de vidro e o pé-direito baixo emolduram a paisagem natural. A área íntima, situada no pavimento inferior, possui acesso dos quatro quartos para o deck, e se integra a um ambiente agradável que reforça o conceito de bem-estar através de um paisagismo orgânico, que se contrapõe ao desenho geométrico da edificação. Um grande deck convida a contemplar o lago e o SPA. A atmosfera acolhedora é proporcionada pela cor neutra dos revestimentos, que possibilitou ousar nas cores e texturas dos outros elementos. Espaços elegantes e personalizados unem funcionalidade e convivência. Uma mistura de épocas e tendências traz a união do contemporâneo com o clássico, convivendo harmoniosamente. Ao lado, destaque para a fachada com laje em balanço nervurada, um elemento da arquitetura modernista, que se projeta em direção à Lagoa da Pampulha. As linhas geométricas e cores claras da edificação contrastam com linhas orgânicas e cores vivas do paisagismo. Na primeira foto acima, vista da nova edificação que abriga espaço gourmet, lavabos e sauna. A piscina e o paisagismo fazem a integração do anexo com o espaço social na parte frontal da edificação. Abaixo, detalhe do deck em frente aos quartos, que convida ao repouso e relaxamento na beira do lago.

129


A mistura de épocas e tendências confere aconchego aos ambientes, unindo o clássico e o contemporâneo em plena harmonia.


Desígnio Arquitetura e Urbanismo O escritório As arquitetas Amanda Ribas e Lorena Romão comandam o escritório Desígnio Arquitetura e Urbanismo, com sede em Belo Horizonte (MG). Formadas pela PUC-MG, elas atuam no mercado mineiro há sete anos. Entre os diferenciais de seu trabalho está a especialização em áreas importantes do design de interiores, como iluminação residencial, comercial e paisagística, história do mobiliário brasileiro e evolução do mobiliário. Estão em constante evidência na imprensa da capital mineira, com destaque para várias matérias especiais para o caderno de decoração e imóveis do jornal Estado de Minas. Foto: Bruno Bottaro

Na página ao lado, acima, vista da Sala de Estar, onde prevalecem os tons terrosos que conferem aconchego ao ambiente. Ao fundo, painel de radica imbuia com arandelas destacando as peças e espelhos bisotados. A mesa de centro foi desenhada pelas arquitetas. Abaixo, à esquerda, o aço inox, o revestimento bordô, o granito preto e os armários em madeira revelam o ar contemporâneo da Cozinha. A bancada, os bancos de Michael Thonet, as luminárias pendentes e as adegas deixam o espaço agradável e convidativo. À direita, no Hall de Entrada, detalhe do lustre em cristal com iluminação direcionada para a mesa central, destacando as peças religiosas. Acima, o aconchego e a suavidade do Quarto do Casal. Paredes forradas com tecido floral em tons claros contrastam com a sobriedade dos móveis e outros elementos.

131


Dodora Gontijo Uma casa ninho cheia de histórias e lembranças Fotos: Daniel Mansur

Um apartamento de 220m² todo usável, onde as raízes dos moradores falam mais alto. Esse é o conceito do projeto criado pela designer de interiores, Dodora Gontijo, para o apartamento de uma família no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG). O casal, que tem uma vida profissional e pessoal muito ativa, preparou o apartamento para receber o filho adulto que mora fora e os amigos, nos momentos de convivência e integração da família. Segundo Dodora Gontijo, tudo no espaço faz sentido para a família e nele a vida transcorre com suas lembranças. “Aqui há uma história”, descreve ela, que criou o ambiente com a cara e o jeito de ‘casa ninho’. O casal tem como hobbies viajar, ler, assistir filmes e colecionar. Prezam e valorizam o bom design e gostam da praticidade e da facilidade de manuseio.    A mistura eclética de móveis e objetos transformou o apartamento num paraíso particular, para onde o casal sempre volta com imensa satisfação. Em relação ao estilo, o conceito vai do vintage ao atual, com ambientes decorados com peças de renomados designers nacionais e internacionais, incluindo o espanhol A. Marconetti; os italianos Michele de Lucchi, Carlo Contin, Carlo Molino; os americanos Charles Eames e J. Adler, o francês Philippe Starck e o brasileiro Sergio Rodrigues, além de objetos de artesanato recolhidos em viagens pelo Brasil e no exterior.

Ao lado, no Living, detalhe do sofá Maralunga. A Poltrona Mole e a Cadeira Oscar são de Sergio Rodrigues. Ao fundo, cadeira artesanal do espanhol A. Marconetti. À direita, detalhe da mesa Cavalete Reale de Carlos Molino. No piso, tapete em algas marinhas. Acima, detalhe de objetos e lembranças de viagem, do acervo pessoal dos moradores. Ao lado, destaque para o pássaro de cerâmica branca do designer americano Jonathan Adler, escultura em madeira de José Bento e roda de oração budista.

133


Vista geral do Living. Ao fundo, detalhe da estante com prateleiras em lâmina de metal com laca branca que abriga o acervo de livros dos proprietários e várias lembranças de viagens pelo mundo. Destaque para a mistura eclética de móveis e objetos que transformam o ambiente num paraíso particular dos moradores.


Dodora Gontijo O escritório Dodora Gontijo elabora projetos de interiores residenciais, comerciais e de mobiliários, valorizando a funcionalidade, o conforto e a beleza. Seu trabalho é resultado da leitura do mundo, de viagens e constante pesquisa. Tem diversos trabalhos publicados em revistas e jornais especializados. Sua participação em mostras é sempre destacada, tendo recebido diversos prêmios, entre eles o da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, como o Melhor Desenho de Mobiliário (1999) e o de Melhor Ambiente da Casa Cor Minas Gerais 2009.

A mistura eclética de móveis e objetos transformou o apartamento num paraíso particular, para onde o casal sempre volta com imensa satisfação.

Ao lado, acima, à esquerda, detalhe da estante que guarda os melhores livros dos moradores. À direita, sobre o aparador, vaso de vidro com flores de metal da coleção Michele de Lucchi, objetos e lembranças de viagem. Abaixo, à esquerda, painel camuflando as portas de entrada e do lavabo, em ipê dourado, desenhado por Dodora Gontijo. À direita, Sala de Jantar integrada com o Living e a Varanda. A mesa “Dodora”, em madeira, foi desenhada por Sergio Rodrigues. Cadeiras moldadas em madeira e estrutura de metal dos designers Biagio Cesotti e Sandra Laube. Cortinas em linho, cestaria marroquina e colares nepalenses sobre a mesa completam a decoração. Acima, à esquerda, detalhe do Buffet aparador de apoio ao jantar e bar, desenhado por Dodora Gontijo, que abriga esculturas de Amílcar de Castro, Jorge dos Anjos, objetos artesanais e fruteira Satellite, de Carlo Contin. Na parede, painel com fotos, aquarelas e gravuras. À direita, Lavabo revestido em mármore bege polido com detalhes levigado, espelho com moldura de metal e iluminação pontual. Ao fundo, persiana em tela.

137


Gláucia Britto Espaço, conforto e praticidade

Fotos: Daniel Mansur

Sofisticação, tranquilidade e informalidade são as palavras-chaves que permeiam o projeto que a decoradora e arquiteta, Gláucia Britto, criou para um apartamento de 290 m² no bairro Vila da Serra, em Nova Lima (MG), na região metropolitana da capital mineira. No imóvel moram um casal e dois filhos adolescentes e a principal demanda da família era ter um espaço amplo e iluminado, onde prevalecessem o conforto e a praticidade, para que pudessem receber amigos e familiares a qualquer momento. O projeto sugerido por Gláucia Britto foi totalmente associado ao estilo de viver dos clientes e teve foco na qualidade e na pesquisa. A base do projeto é bem limpa e equilibrada, o que permitiu o uso de diferentes estilos de móveis, objetos, revestimentos e cor. O resultado foi um projeto totalmente inusitado. A profissional gosta de mesclar o moderno com o clássico, com materiais nobres que aquecem o ambiente. Ela escolheu peças cobiçadas e, ao mesmo tempo, simples que, quando misturadas, produziram um resultado surpreendente. “Um dos pontos marcantes do projeto foi unir linhas diferentes de decoração, ressaltando a importância de se encontrar o equilíbrio no uso dos móveis clássicos e contemporâneos. A decoração tem traços retos, integração de ambientes e luz natural. Peças de designs clássicos, que nunca saem de moda, agregam um clima mais acolhedor”, completa Gláucia Britto.

Ao lado, o requinte da Sala de Música é ressaltado pela elegância do piano de calda preta, peça chave do ambiente. Destaque para as poltronas clássicas do século XVIII que conferem toque clássico ao espaço. A tela de fotografia é assinada por André Hauck. Acima, o lustre de murano confere suntuosidade à Sala de Jantar. A parede vermelha dá vida ao ambiente e destaca o aparador em madeira bruta e a tela de óleo sobre papel cartão em caixa de madeira e vidro do artista Leandro Figueiredo.

139


O projeto foi totalmente associado ao estilo de viver dos clientes e teve foco na qualidade e na pesquisa. O resultado foi inusitado e surpreendente.


Acima, destaque para o Living totalmente integrado, unindo Home, Sala de Música, Jantar, Bar, Varanda e Sala Íntima de TV. Predominam as cores claras, o sofá tem linhas retas e a mesa de centro com base em forma de seixo. Na parede à direita a arquiteta usou espelho, que é chique, atual e valoriza as demais paredes. Ao lado, acima, destaque para a parede vermelha que dá vida à Sala de Jantar. Abaixo, vista do piano na Sala de Música.

141


A Varanda é o ponto forte do apartamento. Com uma vista fantástica, ela é totalmente atraente e aconchegante. Para reforçar a ‘cara’ de casa, a arquiteta criou uma pérgula de madeira para que o paisagismo pudesse invadir o espaço. Os tons fortes das almofadas trazem o bem-estar e criam clima sofisticado.


Acima, vista da Varanda integrada aos ambientes sociais. Ao lado, no Living, destaque para a leveza da mesa com base em forma seixos.


Gláucia Britto O escritório Gláucia Britto atua no mercado desde 1994, quando se formou em Decoração. Em 2006, complementou sua formação com o curso de Arquitetura. Dona de um estilo inconfundível e contando com um forte senso de proporção, prioriza sempre o conforto, a qualidade e a beleza em seus projetos residenciais e comerciais. Em seus trabalhos predomina o estilo contemporâneo, com referências clássicas e forte apelo regional. Sofisticação, tranqüilidade e informalidade são as palavras chaves que norteiam todos os projetos assinados por ela, traduzidos em ambientes sóbrios e elegantes. As proporções e as formas de suas criações exploram todos os sentidos, criando uma atmosfera sensual e acolhedora. Foto: Odilon Araújo

Acima, vista geral da Sala de Jantar, Bar e Estar, com detalhe do lustre de murano que valoriza a mesa de jantar com cadeiras em couro natural fendi. Ao lado, na Sala Íntima de TV, destaque para a tela de Vinícius Carvalho.

145


Gleice Almeida Um espaço contemporâneo com toques rústicos Fotos: Daniel Mansur

Para este projeto de reforma de uma residência na região da Pampulha, na capital mineira, onde moram um casal e dois filhos jovens, a proposta é ter espaços definidos para o Home Bar, a Sala de Estar e a área da piscina integrada com o Espaço Gourmet. Aproveitando os desníveis existentes na construção para dividir os ambientes, a decoradora Gleice Almeida optou por desenhar os móveis para um melhor aproveitamento dos espaços. Após cinco anos de reforma do imóvel, os proprietários buscavam uma decoração simples e aconchegante, que unisse o contemporâneo com toques rústicos. No Hall de Entrada, as esquadrias de madeira existentes foram restauradas e o blindex verde executado dentro do montante existente das janelas. O hall interno liga o Home Bar ao Estar Social, onde os tons neutros com toque de vermelho e vinho aquecem o ambiente. Os pendentes, as almofadas e o móvel em laca conferem um ar mais intimista a esta sala para receber visitas. No Home Bar, os painéis em laca acetinada têm portas fecho toque onde o interior tem divisão para guardar equipamentos de áudio e vídeo. A TV é embutida no painel e o telão automatizado no forro de gesso. Papel de parede e iluminação com fita LED âmbar complementam a ambientação, valorizando a cortina e criando cenários no ambiente. O hall para os quartos tem tom cinza na parede, com nicho espelhado e escultura de Lu Abreu. Na área da piscina, o piso em granito acqualux antiderrapante promove uma integração com o Espaço Gourmet também em piso acqualux, porém polido. O ambiente conta com uma grande churrasqueira e uma mesa em granito verde Ubatuba. O forro do teto em lambri resgata o estilo rústico. Na foto ao lado, no Hall Íntimo, destaque para a escada em concreto armado que tem projeto da decoradora e para a mesa de fibra natural que resgata o estilo clássico dos proprietários. Nesta página, acima, a mesa de centro do Home Bar tem projeto da decoradora. Esculturas de Rogério Mendonça e poltrona Charles Eames conferem requinte ao ambiente. Abaixo, à esquerda, destaque para o aparador do Home Bar, com parte inferior ripada e vazada para ventilação da adega climatizada.

147


O melhor de um projeto é poder realizar o sonho dos clientes.

Acima, no Estar Social, papel de parede vinílico importado dá aconchego e facilita a manutenção. Destaque para as telas de Graça Pires. Ao lado, na área da piscina, móveis em fibra sintética com tecido acquablock mesclam o listrado com almofadas florais.


Gleice Almeida O escritório Gleice Almeida é formada em Decoração, com pós-graduação em Marketing. Tem 14 anos de carreira e atua com projetos residenciais e comerciais, atendendo clientes em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais e no Rio de Janeiro (RJ). Uma de suas expertises é a atuação junto a construtoras, com projetos e consultorias para apartamentos modelo. Especializou-se em design de mobiliário, área onde tem forte envolvimento. Com perfil único para cada projeto, a decoradora respeita a identidade dos clientes e pincela sua característica ousada criando móveis especiais e complementos decorativos. Em 2011, criou o projeto de interiores do showroom da renomada marca de iluminação Templuz, na capital mineira.

Acima, Vista geral do Espaço Gourmet, com bancada revestida com pastilha de cerâmica dourada. Ao lado, destaque para a mesa em granito verde Ubatuba encaixada no balcão do cook top, desenhada pela decoradora.

149


Irene Mendonça Um espaço para toda a família

Fotos: Daniel Mansur

A designer de interiores Irene Mendonça criou o projeto desse apartamento de 160m² para um casal jovem, ambos empresários, e seus dois filhos. O projeto, que priorizou conforto, praticidade e funcionalidade tira partido dos elementos naturais, como madeira, pedra, tijolo e ladrilho hidráulico para realizar o sonho dos clientes. O Hall de Entrada recebeu painel de espelho e madeira com iluminação indireta. No Lavabo, a descontração do papel de parede listrado chama a atenção. No Home, móvel com painel em laca e a bancada em madeira de demolição e vidro valorizam o projeto. No Living, o piso em mármore branco e a parede em madeira fazem a integração dos ambientes. As cores marcam presença nos detalhes, bancos, mesas laterais, adornos e telas assinadas por Lu Abreu e Paulo Torres. O Escritório é um ambiente multiuso para toda a família, unindo Sala de TV, Sala de Jogos, Sala de Música e Quarto de Hóspedes. No Quarto dos Filhos, os móveis foram feitos sob medida, de acordo com as necessidades de cada um, incluindo estudar, brincar e receber os amigos. Na Suíte do Casal, os armários e criados são feitos em carvalho e o painel da cama é exclusivo para o ambiente. O Banho da Suíte foi todo repaginado e o mármore branco complementa a bancada existente. O móvel em laca branca confere requinte ao espaço. A Cozinha traz a lembrança da infância para a família, com mesa em madeira de demolição, painel de ladrilho hidráulico e tijolinho. O granito no piso e na bancada e os modernos eletrônicos deixam tudo mais prático e funcional.

Ao lado, vista parcial do Living, que os clientes idealizaram como um espaço amplo para conviver e receber os amigos. Em primeiro plano, destaque para a escultura Pantera de Leopoldo Martins sobre o aparador do Home. Acima, na Sala de Jantar o destaque é o lustre sobre a mesa. Vista do painel em madeira e espelho do Hall de Entrada, com destaque para as esculturas de Zé Bento.

151


A repaginação do imóvel teve destaque na iluminação, no mobiliário exclusivo e nos revestimentos especiais, criando harmonia com requinte e praticidade.


Ao lado, acima, vista geral da integração do Home, Living e Sala de Jantar. À esquerda, vista do corredor em frente ao Home, com parede revestida em madeira. Destaque para a tela de Paulo Torres. À direita, vista geral da Cozinha, com conceito que mistura a história com a vanguarda. Acima, na foto maior, vista do Escritório, espaço multiuso para a convivência da família. Abaixo, à esquerda, os tons neutros do Home são quebrados pelo colorido da tela de Lu Abreu ao fundo. À direita, detalhe do Lavabo.

153


Irene Mendonça O escritório Irene Mendonça é designer de interiores com mais de 20 anos de carreira e atuação em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Ama o desafio das reformas com mudanças que personalizam o projeto. Gosta de demolir paredes, unir espaços e criar novos formatos para os ambientes. Usa recursos versáteis, que viabilizam a obra, como o gesso. O destaque fica para os materiais diversificados e acabamentos especiais.

Ao lado, vista dos quartos dos filhos, decorados de acordo com a idade e as preferências de cada um. O revestimento de parede personaliza cada quarto e a madeira confere aconchego. Acima, na Suíte do Casal, predominam os tons suaves nos revestimentos e complementos. A madeira na cabeceira da cama confere nobreza e elegância ao ambiente. Ao lado, no Banho da Suíte, destaque para os painéis em filete de mármore branco realçados pela iluminação.

155


Izabela Dinelli Um espaço integrado e funcional

Fotos: Daniel Mansur

A proposta criada pela arquiteta Izabela Dinelli traduziu o perfil do cliente criando espaços que tivessem a ver com seus desejos e demandas. A partir da análise das necessidades do casal, o resultado foi um apartamento integrado e funcional. Ao unir Estar, Jantar, Home Cinema e Espaço Gourmet a arquiteta criou a interação ideal, uma vez que os moradores gostam de receber amigos e familiares para animados encontros e precisavam de um espaço amplo.   O uso de espelhos ao longo do pé direito duplo proporcionou ainda mais amplitude ao ambiente e a mistura de estilos, clássico, moderno e rústico, gerou uma combinação harmoniosa e convidativa, criando espaços únicos.

Ao lado, no Estar, o espelho valoriza o pé direito duplo. Destaque para o lustre de cristal Montana. Acima, a iluminação pontual marca o caminho e valoriza o painel todo em laca. Ao lado, destaque para as peças em Murano e cristal que decoram o Home.

157


Integração dos ambientes Home e Sala de Jantar. À esquerda, as cores sóbrias, a iluminação indireta e o mobiliário adequado oferecem conforto ao Home. À direita, vista da Sala de Jantar, com destaque para a tela do artista Brather.


Izabela Dinelli O escritório Izabela Dinelli é arquiteta e professora da Escola de Design da UEMG, em Belo Horizonte (MG). Atua na capital mineira, no interior de Minas Gerais e em São Paulo (SP). Seus projetos de arquitetura e design de ambientes estão sempre focados na satisfação do cliente e na busca de tendência e inovação aliadas à funcionalidade dos espaços. Para a profissional projetar é uma arte e por isso ela está sempre preocupada com os detalhes que leva a marca da sofisticação e aconchego para seus ambientes.

A integração dos espaços sociais proporciona o ambiente ideal para a convivência e o lazer da família, ideal para reunir amigos e familiares para bate-papos e encontros gastronômicos. Na página ao lado, acima, à esquerda, vista do Lavabo. Papel de parede madrepérola e mármore conferem toque de elegância ao espaço. À esquerda, a partir da integração de um dos quartos, as salas ganharam amplitude e se tornaram o espaço ideal para receber os amigos. Abaixo, vista do Quarto do Casal. No ambiente, tons pastéis, iluminação indireta e peças clássicas conferem aconchego ao espaço. O destaque fica para o lustre clássico. Acima e ao lado, detalhes do Espaço Gourmet, onde o uso de tons âmbar e cobre associados com a madeira de demolição criam um ambiente acolhedor e convidativo. Churrasqueira a gás completa o cenário gastronômico ideal.

161


Jane Cabral e Sonia Melo Espaços integrados, sofisticados e funcionais

Fotos: Daniel Mansur

O projeto desenvolvido pelas designers de interiores Jane Cabral e Sonia Melo é para um apartamento localizado em área nobre de Belo Horizonte (MG), onde moram um casal e dois filhos. A integração dos ambientes sociais foi a principal demanda do projeto, com foco na interação e convivência da família e amigos com muito conforto e requinte. Na ambientação do Living, as designers optaram por materiais nobres e sofisticados, com o uso da seda nos sofás e do linho nas cortinas, contrastando com a mesa de centro em carvalho ebanizado e laca preta, que faz giro de 360 graus, e mesa lateral em laca preta com o tampo espelhado. O Home Theater foi ambientado com requinte e nuances de tons berinjela. A Sala de Jantar tem conceito sofisticado, com ambientação clean. Destaque para a mesa com pés de vidro e tampo ebony e cadeiras ebanizadas de designer arrojado. A escolha adequada dos adornos confere acabamento requintado ao espaço. Dos ambientes íntimos, o destaque é para o Quarto do Filho. O objetivo das profissionais foi criar um ambiente funcional, confortável e contemporâneo.

Ao lado, vista da Sala de Jantar, com destaque para o lustre de cristal que enobrece e produz o efeito de luz difusa no ambiente e o painel em laca cinza brilhante, projetado pelas profissionais, que compõe a parede do fundo. Acima, no Living, detalhe da mesa de centro com escultura em aço assinada por Fátima Santiago.

163


No Home Theater, localizado entre o Living e a Sala de Jantar, o destaque é o móvel em laca com detalhes em lâmina de madeira e painel com espelho, projetado pelas profissionais para suprir as necessidades do home e dos outros ambientes da residência. A iluminação indireta com fita LED valoriza os cubos de vidro com cristais.


Obras de arte valorizam e enobrecem o Living, como a tela assinada pela designer e artista plรกstica Sonia Melo e as esculturas em aรงo de Fรกtima Santiago.


Jane Cabral e Sonia Melo O escritório Jane Cabral e Sonia Melo são formadas em Design de Interiores e atuam no mercado há mais de 20 anos, desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e empresariais para clientes em Minas Gerais e outros Estados. Entre eles, empresas como Vale, OAB Prev, Sindloc, Lokamig, Pitágoras e lojas como Rosa Maria, Conceito, Baixú, Pregiatto, Good Store e Vib. As designers destacam que o mais importante é uma boa entrevista para captar a essência, personalizando assim cada projeto, realizando a satisfação do cliente com o resultado estético e funcional que apresentam. Sonia Melo é também artista plástica e suas telas estão sempre presentes em seus projetos, valorizando e destacando ainda mais os ambientes. As profissionais estão sempre participando das mais importantes mostras de decoração de Minas Gerais, dentre elas Casa Cor Minas Gerais, Decora Líder, Sierra Móveis, Ponteio Lar Shopping, Giselle Decorações e Casa Gourmet. Têm projetos publicados nas principais revistas de arquitetura e decoração do país.

Na página ao lado, obras de arte valorizam e enobrecem o Living, como a tela assinada pela designer e artista plástica Sonia Melo e as esculturas em aço de Fátima Santiago. Acima, Quarto do Filho que tem como hobby tocar instrumentos musicais. O objetivo foi criar um ambiente funcional, confortável e contemporâneo. O mobiliário é em tons de cinza, branco e preto, com bancada suspensa em vidro ebony e painel para TV com prateleira e iluminação indireta que destaca a bancada e evidencia a mandala da artista plástica Sonia Melo. Os adornos foram escolhidos especialmente para remeter à época dos Beatles. Ao lado, destaque para os nichos com iluminação indireta para apoio dos instrumentos.

167


Jaqueline Frauches Espaços integrados com arte e design

Fotos: Jomar Bragança

O ponto de partida da arquiteta Jaqueline Frauches para a criação do projeto de interiores do apartamento de um casal e duas filhas adolescentes, em Belo Horizonte (MG), foi integrar os espaços internos com as áreas de convivência, onde se concentram o Living com TV e a Sala de Jantar. No Living, uma enorme bancada em carvalho americano tabaco se estende da TV para área de bar, agregando armários, adega para vinhos e frigobar embutidos em painel em laca argila brilhante. O piso em mármore carrara calacata polido se estende ao Lavabo e o revestimento de parede em silestone cinza Armani integra as paredes do hall social, hall interno e a cuba do lavabo. Uma enorme mandala dourada assinada por Marcos Coelho Benjamim é visível de qualquer ponto da sala, integrando os ambientes. Na circulação rumo aos quartos, Jaqueline Frauches projetou um armário em carvalho americano tabaco com um nicho iluminado com LED. As obras de arte se confundem com peças especiais como o lustre exclusivo e poltronas de Sergio Rodrigues. Uma santa, obra de Maurino, e um desenho de Marcelo Solá convivem em harmonia com ex-votos cabeças de madeira. Toda a iluminação e o Home Cinema do Living são automatizados. Na parte íntima, os Quartos das Filhas têm layout diferente para não bloquear a circulação interna de cada um. As preferências de cor de cada filha foram atendidas em detalhes como criados, nichos e almofadas. Toda a área de estudo tem iluminação direta sobre a mesa. O Quarto de Casal teve cabeceira ampliada com um painel em laca argila. Uma estante em peroba do campo abriga os equipamentos da TV e a iluminação permite várias cenas diferentes de acordo com a vontade do casal.

Na página ao lado, destaque para as cabeças ex-votos de madeira na mesa de centro e tela de Marcelo Solá ao fundo, cobrindo quase toda a parede. Nesta página, todo o charme do painel em freijó tonalizado em contraste com a madeira clara da mesa de jantar.

169


No Home Cinema do Living a alta tecnologia comanda o sistema de áudio e vídeo e a automatização das cortinas, acessados via iPAD. Destaque para a arte sacra assinada por Maurino, à esquerda e para a Mandala dourada de Marcos Coelho Benjamim ao fundo, visualizada de todo o ambiente.


Obras de arte bem posicionadas, integram os ambientes com o olhar.


Na página ao lado, acima, no Living, o mobiliário amplo e confortável convida à convivência e é ideal para integrar amigos e família. Abaixo, destaque para as cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e o aconchego do tapete tibetano. Nesta página, acima, a elegância do aparador em madeira tonalizada e da luminária em vidro na Sala de Jantar. Ao lado, destaque para as arandelas embutidas que conferem aconchego ao Hall de Entrada.

173


A mesa e os bancos da Sala de Jantar fabricados em freij贸 lavado contrastam com o requinte do painel em freij贸 tonalizado, destacando obras singulares de Jos茅 Bento.


Acima, no quarto de uma das filhas, a luminária fixada embaixo do armário superior garante boa iluminação para estudar à noite. Ao lado, a bancada funciona como escrivaninha e a luminária pendente garante a claridade necessária. Abaixo, na Suíte do Casal, painel em laca argila na cor da cabeceira estofada alonga a mesma. Detalhe para a poltrona Charles Eames, ideal para leitura.


Jaqueline Frauches O escritório Jaqueline Frauches é arquiteta e urbanista. O escritório que leva seu nome foi fundado em 1989 e desenvolve projetos corporativos, comerciais e residenciais, com ênfase em interiores. Desenvolve ainda detalhamento de edifícios, projeto e montagem de apartamentos decorados e elaboração de imagens ilustrativas para empreendimentos imobiliários. No currículo, três prêmios Deca Um Sonho de Banheiro e publicações em revistas e livros especializados no Brasil. Participou de cinco edições da Casa Cor Minas Gerais; de uma edição da Morar Mais por Menos e da Mostra Artefacto e de três edições da Decora Fácil Unilar. Atualmente é diretora regional da Associação Brasileira de Designers de Interiores – Seção Minas Gerais. Foto: Juliana Lery

Ao lado, um orgulho da arquiteta: Lavabo vencedor do Prêmio Deca Um Sonho de Banheiro 2011, na categoria Banheiro Residencial, Regional Sudeste.

177


Márcia e Melina Mundim Um baú de histórias e lembranças

Fotos: Daniel Mansur

A reforma dessa residência localizada no Condomínio Retiro do Chalé, em Belo Horizonte (MG), se deu devido à necessidade de ampliação do imóvel para proporcionar mais conforto no dia a dia do casal e em suas reuniões com amigos. O gosto do cliente foi totalmente valorizado, sendo as cores fortes o ponto alto do projeto criado pelas designers Márcia Mundim e Melina Mundim. O resultado retrata a personalidade marcante e extrovertida dos moradores da residência. A Fachada já comprova o uso de cores vibrantes. A Varanda foi integrada à Sala e o deck de madeira proporcionou espaço para mesa em prancha de demolição com vinte assentos. O Espaço Gourmet com churrasqueira e fogão a lenha favorece o preparo das receitas pela moradora, que é chef de cozinha. O antigo piso da sala danificado pelo tempo foi substituído pelo mármore travertino, favorecendo a luminosidade do ambiente. Na Sala, o uso de tons neutros associado às cores vibrantes garante equilíbrio ao ambiente. O mobiliário existente foi preservado para valorizar a história de vida da proprietária. As peças que pertenceram aos avós foram restauradas e adquiriram aspecto contemporâneo. A Sala de Jantar recebeu mobiliário laqueado em quatro tons diferentes. A mesa mantém o tom neutro preto e as cadeiras no amarelo, verde e vermelho. A luminária preta estilo galpão e a tela de Luiz Sternick contrastam com o mobiliário antigo, mantendo a mesma linguagem através das cores.

Ao lado, na Sala de Jogos, destaque para o baú, que a moradora herdou de seu pai, usado como mesa lateral. A poltrona da família também foi reformada. A luminária vermelha se ajusta no espaço sem quebrar a harmonia. Acima, ao fundo, Sala de Jantar com mobiliário laqueado em quatro tons diferentes. Em primeiro plano, poltrona em tecido aveludado roxo e almofada de crochê no mesmo tom e pufes em tecidos diversos.

A Sala de Jogos valoriza peças existentes que foram renovadas. A poltrona recebeu estofamento em tecido de veludo adamascado floral e listrado em tom verde que contrasta com o papel de parede azul. O Escritório foi revestido com mesma madeira da estante, que recebe na parte fechada revestimento de cor metalizada. Cadeira em acrílico confere modernidade ao ambiente.

179


Ao lado, acima, destaque para a Fachada com cores vibrantes. Abaixo, à esquerda, detalhe do deck de madeira na Varanda. À direita, Espaço Gourmet com churrasqueira e fogão a lenha inspirados nas residências interioranas de Minas Gerais. Acima, destaque para a amplitude da Sala integrada à Varanda. O móvel que acomoda o sofá e o rack foi executado em madeira de demolição. Ao lado, Sala de Jogos valoriza peças renovadas do acervo da família.

181


As peças antigas do acervo da família podem ser renovadas e adquirir aspecto contemporâneo, preservando a história e as lembranças.

Acima, a mistura de tecidos dos pufes com o sofá em tom neutro contribui com a harmonia do ambiente. Ao lado, no Escritório, a mescla de materiais proporciona um ambiente agradável. À direita, o Lavabo mantém a mistura de materiais sem perder o equilíbrio, com cimento queimado e revestimento de lambri nas paredes, mesa e espelho preservados.


Márcia e Melina Mundim O escritório

Foto: Rodrigo Tozzi

Márcia e Melina Mundim são designers de interiores. Márcia Mundim tem ainda graduação em Arquitetura e Urbanismo e Melina Mundim em Publicidade e Propaganda. O MMMundim Arquitetura e Interiores é um escritório que preza seu cliente. Todo ambiente concebido é personalizado através do desenho detalhado e exclusivo do mobiliário, tendo o bom gosto e a funcionalidade como maiores aliados. Harmonia, conforto e praticidade são marcas registradas nos projetos, para que os clientes possam realmente usufruir de um espaço que é seu. Para as profissionais, os mínimos detalhes fazem toda a diferença. O nome da dupla figura constantemente nas mostras de decoração mais importantes da cidade, incluindo Morar Mais Por Menos Belo Horizonte (2008), Casa Cor Minas Gerais (2008, 2009 e 2010) e Mostra 100 D+ Ponteio Lar Shopping (2010).

183


Maria Clara Nogueira Conforto e funcionalidade em perfeita harmonia

Fotos: Daniel Mansur

O projeto de interiores desse apartamento de um jovem casal teve como prioridade a integração dos ambientes sociais. Para atender os desejos e superar as expectativas do cliente, a designer de interiores, Maria Clara Nogueira elaborou um projeto em estilo contemporâneo e atemporal, com ênfase no conforto e funcionalidade para o bem-estar dos moradores e seus convidados.   Na Sala de Estar, o colorido das poltronas ganha destaque e alegra o ambiente onde prevalecem os tons sóbrios. O sofá em linho na cor grafite, a mesa lateral em laca preta e o tapete em mesclas de cinza completam a ambientação.   A decoração da Sala de Jantar ganha destaque com o móvel louceiro em laca fendi, que abriga caixa de vidro com escultura de Ricardo Carvão. As arandelas laterais são embutidas.   No Home Theater, o painel e o móvel,  também  em laca fendi,  receberam espelhos bronze. O sofá retrátil em couro preto garante conforto e aconchego ao ambiente. Tela de Lazzarini e esfera de madeira adornam o espaço ambientado para o lazer da família.

Na página ao lado, vista geral da Sala de Jantar, com Sala de Estar integrada ao fundo. Acima, detalhe do aparador que integra a Sala de Jantar e o Home Theater. À esquerda, destaque para tela de Lazzarini e esfera de madeira.

185


O estilo contemporâneo e atemporal integra o hoje com o ontem, preservando laços e criando histórias.

Acima, à esquerda, detalhe da mesa de jantar em madeira e vidro e cadeira em estilo vitoriano com estofado em veludo. À direita, detalhe do louceiro com caixa de vidro que abriga escultura de Ricardo Carvão. Ao lado, vista completa da Sala de Estar, com sofá em linho grafite e mesa de centro em laca brilhante. Na parede, o colorido da tela com impressão sobre madeira de Menotti Cordeiro.


Maria Clara Nogueira O escritório Maria Clara Nogueira é designer de interiores formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Há 20 anos atua na área de decoração, elaborando projetos residenciais, comerciais e corporativos para clientes em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Sua principal preocupação é mesclar a estética e a funcionalidade no dia-a-dia, na criação de seus ambientes.

Foto: Daniela Nogueira

Ao lado, painel e móvel do home, desenhados pela decoradora, em laca fendi com espelhos em bronze. O sofá retrátil em couro preto acolhe a família. Abaixo, na Sala de Estar, detalhe da mesa de centro em laca.

187


Maria do Carmo Ferraz Fazenda de Café no sul de Minas Gerais

Fotos: Daniel Mansur

A decoradora Maria do Carmo Ferraz acompanhou, por dois anos, o projeto de reconstrução e restauração de uma fazenda de café do século XIX, na região sul de Minas Gerais. O trabalho incluiu a reconstrução da sede e a restauração dos móveis de época. A história familiar de colecionadora de antiguidades fez com que o projeto se tornasse uma grande realização, buscando a fidelidade do estilo colonial. Após pesquisa detalhada, através de viagem pelo interior e visita a antiquários de Belo Horizonte (MG), a designer garimpou peças antigas para compor o cenário. Maria do Carmo Ferraz desenhou todos os móveis que foram acrescentados ao projeto e foi responsável pelo detalhamento dos acabamentos, conciliando o estilo da época ao conforto da vida moderna. Destaque para as paredes de pau a pique, que compunha o interior da casa no século XIX e para o projeto paisagístico, desenvolvido por profissional especializado, que preservou a mata nativa que circunda a fazenda. O projeto de iluminação do interior da residência foi fiel à época e o da área externa foi planejado para realçar as árvores centenárias.

Na página ao lado, destaque para as paredes de pau a pique ao fundo na Sala de Jantar. Acima, a Sala da Lareira, com piso original de madeira. Ao lado, vista da Adega, com móveis desenhados pela decoradora.

189


Garimpar antiguidades é preservar o estilo de época integrando a história ao conforto da vida moderna.

Acima, a fachada principal da sede da fazenda, com as cores fiéis às originais da época. Ao lado, porta de entrada da residência desenhada pela decoradora. Detalhe das duas telhas portuguesas do século XIX penduradas nas laterais da porta.


Acima, área de Lazer, ambientada com móveis desenhados pela decoradora. Ao fundo, muro de pedra feito pelos escravos. Ao lado, vista da Área de Lazer com a Piscina.

191


Acima, vista geral das salas da fazenda com piso de cimento queimado e rĂŠguas de madeira. Ao lado, na Cozinha, detalhe do piso de ĂŠpoca em ladrilho hidrĂĄulico. Ao fundo, mĂłvel para alimentos desenhado pela decoradora.


Maria do carmo ferraz O escritório Decoradora de interiores com 30 anos de profissão, Maria do Carmo Ferraz iniciou sua carreira na capital mineira com uma loja de antiguidades da família. Uma de suas características profissionais marcantes é o arrojado trabalho de garimpar peças antigas e integrar ao ambiente contemporâneo. O apuro estético e o olhar sempre aguçado para peças de arte e objetos de acervo familiar e histórico garantem projetos únicos, tendo o requinte como assinatura. Atua com projetos de design de interiores em Belo Horizonte (MG), interior de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Acima, na Suíte da Dona da Casa, os móveis originais foram restaurados. Ao lado, detalhe do banheiro de uma das oito suítes da fazenda, todas com o mesmo detalhe em ladrilho hidráulico e bancada de demolição.

193


Mariana Borges e Thaysa Godoy Um sonho realizado Fotos: Daniel Mansur

Tudo no apartamento foi pensado para receber confortavelmente um casal com dois filhos que desejavam um novo lar para realizar seus sonhos e necessidades. O piso da cobertura era objeto de desejo e foi projetado como espaço de convivência, para receber os amigos, cozinhar juntos ou simplesmente curtir o visual da cidade. Móveis confortáveis, iluminação aconchegante e cores neutras com toques alegres em detalhes pontuais foram os principais pontos que nortearam o projeto criado pela designer de interiores, Thaysa Godoy e pela arquiteta e urbanista, Mariana Borges. As profissionais mesclaram o mobiliário do antigo apartamento com novos móveis, criando um novo conceito para a decoração, procurando, acima de tudo, respeitar a história da família, presente em várias peças de acervo pessoal dos moradores. O Living e a Sala de Jantar mantêm parte do mobiliário do acervo familiar. A mesa de jantar foi repaginada mantendo-se as bases originais, mas criando-se novos tampos quadrados em vidro, resultando em duas mesas separadas e ampliando o número de assentos. No Espaço Gourmet, as paredes foram demolidas para integrar completamente os ambientes. Uma grande mesa de refeições feita em Quartizito Van Gogh é uma obra de arte natural. O piso é em porcelanato de madeira, que confere aconchego e, ao mesmo tempo, praticidade na manutenção. A marcenaria foi desenhada pelas profissionais, incluindo louçaria, adega para 200 vinhos e um elevador de carga que liga o espaço à Cozinha no 1º pavimento. Uma porta pivotante garante privacidade ao Quarto de Hóspedes anexo. Destaque para o jardim vertical com orquídeas e bromélias que leva o verde ao local. Ao lado, vista da Sala de Jantar. A iluminação dá destaque e aconchego ao espaço e o espelho com moldura em folha de ouro amplia o efeito da iluminação. Destaque para a tela Jardins, assinada por Fernando Lucchesi, visualizada no espelho. Na primeira foto acima, vista do Home Theater, com marcenaria desenhada pelas profissionais e mobiliário que privilegia o conforto. Destaque para a tela de Manoel Bersan à esquerda. Na segunda foto, integração do Espaço Gourmet com o Home Theater. A diferenciação dos ambientes é feita pelo piso, em mármore no Home Theater e porcelanato de madeira no Espaço Gourmet.

O deck da área externa foi todo reformado e instalado um SPA, também objeto de desejo da família. O piso em madeira ipê proporciona aconchego para o espaço de relax e contemplação.

195


Ao lado, detalhes do Living. O uso de tons neutros, tanto no mobiliário quanto nas paredes, deixa o espaço convidativo e elegante. Destaque para o biombo em folha de ouro ao fundo, para o recorte de ferro de Jorge dos Anjos à esquerda e para as esculturas de José Bento na mesa de centro. Na foto abaixo, à esquerda, integração do Living com a Sala de Jantar, ambientes que mantém parte do mobiliário do acervo familiar. À direita, vista do Espaço Gourmet. Bancada em Quartizito, piso em porcelanato de madeira e cobertura em estrutura metálica com vidro refletivo compõe a ambientação. Destaque para o painel em madeira Ipê com jardim vertical, à esquerda.

O mais gratificante do trabalho é ter o poder de transformar em realidade os sonhos dos clientes.

197


Mariana Borges e Thaysa Godoy O escritório O Borges Godoy Arquitetura e Interiores elabora projetos residenciais e comerciais, incluindo escritórios, consultórios, restaurantes, estandes de eventos e hotelaria. Aliando todos os ingredientes necessários para a obtenção da excelência, as profissionais executam desde o projeto arquitetônico até os mínimos detalhes de decoração, com resultados exclusivos e personalizados, transformando o sonho de seus clientes em realidade. Atuam na capital mineira e interior de Minas Gerais, além de São Paulo e Paraná. Em 2011 conquistaram o primeiro lugar na premiação da Casa Cor Minas Gerais como o projeto mais original da mostra, com o espaço Bilheteria e Foyer.

Foto: Jomar Bragança

Na página ao lado, acima, visão geral da área externa, com vista privilegiada. SPA com piso em deck de madeira ipê. Iluminação indireta feita por arandelas e postes no piso para mais aconchego e iluminação de destaque no jardim de fundo. Abaixo, Espaço Gourmet visto do Home Theater, ambientes integrados e únicos para encontro da família e amigos. Destaque para a mesa em Quartizito natural Van Gogh, valorizada pela iluminação embutida focada. Acima, na Suíte do Casal, tons sóbrios, neutros e claros somados à iluminação indireta conferem aconchego. Atrás da cabeceira, destaque para o painel em madeira carvalho. Ao lado, no Lavabo, bancada em madeira e pintura em tom camurça. Destaque para o revestimento de arabescos em tons dourados simulando papel de parede.

199


Marina Dubal Um apartamento com cara de casa

Fotos: Henrique Queiroga

O conceito do projeto de interiores criado pela arquiteta Marina Dubal teve como diretriz a integração dos ambientes. Com um dos quartos incorporado à sala e outro à suíte principal, o apartamento, antes com quatro quartos, ganhou ares de casa com a ampliação dos espaços. O layout da área social prima pelo minimalismo, com móveis diferenciados como a estante e a mesa de jantar. O projeto foi cuidadosamente pensado para aproveitar ao máximo o espaço. Com a disposição do sofá no centro da sala foi possível criar um Living amplo, que agrega também a função de Home Theater. Atrás do sofá, acompanhando a janela, uma bancada em madeira de demolição com adega cria um ambiente de contemplação da bela vista da Savassi, um dos bairros mais charmosos da região centro-sul de Belo Horizonte (MG). Um painel de correr em vidro duplo possibilita total integração da Cozinha com a Sala de Estar e Jantar, favorecendo os momentos de descontração do proprietário, dando um toque de requinte aos dois ambientes. Na Cozinha, o uso da madeira nos armários inferiores em contraste com o laminado do alumínio dá um toque contemporâneo ao espaço, sem abrir mão do aconchego. As banquetas retrô em pintura automotiva amarela conferem jovialidade e irreverência. Na Suíte Principal, onde predominam os tons neutros, a integração de dois quartos possibilitou a incorporação de um Home Office ao ambiente, com móveis desenhados pela arquiteta para atender às necessidades do cliente.

Na foto ao lado, destaque para a Sala de Estar, com sofá e mesa de centro em primeiro plano e tela de JB Lazzarini ao fundo. Acima, dois ângulos da Sala de Jantar, com marcenaria austera e design personalizado pela arquiteta.

201


Acima, à esquerda, detalhe da mesa de jantar, com mini jardim assinado pela paisagista Junia Lobo, pendente Mamma e obra de Jorge dos Anjos na parede. À direita, detalhe da estante Bo de Fernando Pinto e da poltrona Metropolitan de couro pistache na Sala de Estar. Abaixo, em primeiro plano, mesa em madeira confere aconchego à Sala de Jantar integrada com o Estar.


Acima, na Sala de Estar, em primeiro plano, pufes em cortiça são peças versáteis para o dia a dia. Sobre o rack à direita, esculturas de José Bento. Ao fundo, destaque para a tela de JB Lazzarini. Abaixo, sobre o buffet de design clássico e atemporal, destaque para a tela de Fernando Lucchesi.

203


A ampliação dos espaços e integração dos ambientes permitiu atender às expectativas do cliente, criando um apartamento com ares de casa, além de considerar questões como privacidade e funcionalidade.

Acima, na Sala de Jantar, a mesa em madeira clara com design contemporâneo contrasta com as cadeiras em imbuia e a banqueta de corda trançada, que confere charme à composição. Ao lado, na Cozinha, destaque do laminado amadeirado nos armários inferiores em contraste com o inox e o granito preto polido. Banquetas amarelas conferem modernidade ao ambiente.


Marina Dubal O escritório Marina Dubal está à frente do escritório DAD | Dubal Arquitetura e Design há sete anos, atuando com projetos de arquitetura e interiores, comercial, residencial e corporativo. Com projetos em Belo Horizonte, São Paulo, Joinville, Uberlândia, Nova Lima, Divinópolis e Sete Lagoas, o escritório vem desenvolvendo um trabalho diferenciado e comprometido com as reais necessidades do cliente. Em 2011, Marina Dubal conquistou o 3º lugar no Prêmio Nacional de decoração Olga Krell, Categoria Apartamento, com projeto em parceria com a irmã e arquiteta Fernanda Dubal, responsável pelo setor de design da DAD. Presente com destaque em várias publicações de circulação nacional, a DAD vem recebendo reconhecimento constante e valoriza esse canal de comunicação direto com o cliente, através de livros, revistas, sites, blogs e redes sociais.

Acima, na Suíte Principal, móveis personalizados desenhados pela arquiteta. A cabeceira oculta a bancada do Home Office integrado ao ambiente. Na parede, destaque para a tela de Fernando Lucchesi. Ao lado, detalhes do Quarto de Hóspedes, com mesa lateral Saarinen e obra da ceramista Erli Fantini sobre a cabeceira estofada em linho.

205


Marli Viana e Valéria Leão Um espaço aconchegante e moderno

Fotos: Daniel Mansur

Traços da personalidade, referência e estilos do cliente, são as características observadas pelas decoradoras Marli Viana e Valéria Leão. A concepção do projeto reflete o perfil do cliente, que possui como característica básica a modernidade. O casal jovem, que se prepara para o casamento, iniciou a reforma da casa situada em um condomínio em Lagoa Santa (MG), com 800m² de área construída em um terreno de 6.300m². Na criação dos ambientes, as profissionais tiveram preocupação de não interferir no projeto arquitetônico, mantendo as características originais do imóvel. Fizeram mudanças nos revestimentos em vários ambientes, como piso da área social, bancadas de Cozinha, criação da área gourmet e reestruturação do SPA, Suíte e Lavabo. Também revitalizaram todos os brises que compõem a fachada principal e lateral, que são peças fundamentais para conforto térmico do projeto. Marli Viana e Valéria Leão também desenvolveram marcenaria personalizada e orientaram a escolha do mobiliário, as peças de arte, adornos e complementos. A casa tem um pé direito duplo em toda área social, que proporciona um resultado muito satisfatório na composição. O projeto luminotécnico foi elaborado e todo desenvolvido com uma iluminação indireta e enriquecido com o projeto de automação.

Ao lado, vista geral do Estar, com pé direito duplo e iluminação indireta, que confere requinte ao ambiente, com piso em mármore branco paginado em grandes tamanhos. Destaque para a laca grafite perolizada que compõe com outros revestimentos como madeira em demolição tratada, espelhos fog e outros. Acima, detalhe da Sala de Jantar, com mesa para dez lugares em madeira tino natural, cadeiras em seda prata, painéis com espelhos e painel cristaleira que se destaca pela pequena profundidade e grande uso. Vidros iluminados em LED.

207


Vista da Piscina, com pórtico e iluminação pontuada que confere aconchego. Destaque para os flashes em vidro que integram a área externa ao Espaço Gourmet.


Traços de personalidade, referência e estilos foram os principais fios condutores do projeto que surpreendeu os clientes.

Acima, outro ângulo da Piscina. Ao lado, acima, Home Theater com mobiliário criado em painéis de vidro neutral 14, onde em seu interior acopla a LCD em LED. Abaixo, Cozinha Gourmet, ponto de encontro de amigos dos proprietários, com bancada e piso em granito preto absoluto que harmoniza com quartzito, fogão a lenha em ilha e bancada de refeições. Banquetas em madeira de reflorestamento do designer Jader de Almeida.


Acima, no Estar Íntimo, detalhe do painel em vidro refletente neutral 14 guardian, prateleiras iluminadas em LED e chaise em veludo bege. Ao lado, o Lavabo foi revestido em mármore crema marfil, paredes em painéis de madeira, vidro laqueado e destaque para os pendentes e o revestimento em ônix acima do espelho.

211


Acima e ao lado detalhes do Banho do Casal integrado ao SPA. Piso, bancada e detalhe na parede em granito preto absoluto com mosaico de mármore carrara. Na sequência do banho, o piso é revestido em mármore carrara, com painéis em mosaico de madeira e nichos iluminados em LED. Teto retrátil com automação. Abaixo, o Quarto de Solteiro, com cama tablado em lâmina de madeira na cor cinza, cabeceira estofada em tecido cinza, bancada de estudos, revisteiro com peças de hobby do cliente. Destaque para o papel de parede.


Marli Viana e Valéria Leão O escritório

Foto: Mariel Pelli

A Dekor Design foi criada em 1993, pelas designers de interiores Marli Viana e Valéria Leão. Há 19 anos atua em projetos comerciais e residenciais no estado de Minas Gerais e também em outras regiões como Rio de Janeiro e Espírito Santo. As profissionais sabem que os clientes possuem necessidades distintas e que seus produtos e serviços podem auxiliá-los a reduzir custos de obras, trazer conforto, beleza, bem estar e, até mesmo, auxiliar no aumento do faturamento, rentabilidade e conquista de novos clientes, quando se trata de projetos comerciais. O diferencial competitivo da dupla é a prestação de serviços e consultoria em design de interiores, acompanhamento na execução de projetos e produtos sustentáveis, com tecnologia de ponta, capaz de trazer harmonia, sofisticação e funcionalidade aos ambientes. O escritório foi premiado na Casa Cor Minas Gerais 2009, Categoria Sustentabilidade. As profissionais marcaram presença também na Mostra Maria Alice Decorações (2008) e na Decora Líder (2009) e participaram da Casa Cor Minas Gerais nas edições 2002, 2003, 2008, 2009 e 2011.

Nesta página, dois ângulos da Suíte do Casal. A cama com base e cabeceira estofada em camurça natural. Poltrona Charles Eames e cortina em musseline de seda. Todo o mobiliário do quarto foi executado sob medida.

213


Nara Cunha Traduzindo sonhos e desejos

Fotos: Daniel Mansur

Para a designer de interiores, Nara Cunha, a arte de projetar é um desafio constante, pois é preciso aprender a ir além das preferências pessoais transformando os desejos do cliente em algo belo, confortável, inovador e prático. “Criar é, muitas vezes, invadir o imaginário e materializar os desejos em forma de soluções para o projeto. O ponto de partida para realizar esses sonhos é conhecer o uso e as necessidades de cada ambiente a ser desenvolvido”, destaca Nara. Foi a partir da tradução do desejo de um casal jovem com três filhos pequenos que Nara Cunha desenvolveu o projeto de uma casa no Condomínio Vila Alpina, em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. O desafio da designer foi atuar com o mix de estilos em total harmonia nos ambientes. Ela usou móveis e objetos clássicos e modernos para deixar a residência com a identidade pessoal de quem vive nela, preservando a história de vida particular e única dos moradores. Seguindo várias influências, Nara Cunha criou uma casa contemporânea, mesclando os tons neutros com toques pontuados de cores para criar sensações e expressão no layout, resultando em um ambiente harmônico, mas com personalidade.

Ao lado, no Estar, destaque para a renomada poltrona Mole de Sergio Rodrigues em lona verde. Acima, em frente à lareira, presença da poltrona Diz e do banquinho Mocho também assinado por Sergio Rodrigues.

215


Vista geral do Estar, com destaque para as quatro poltronas Mole de Sergio Rodrigues. Os tons neutros do mobiliário e revestimentos são quebrados pelos pontos de cores nos adornos e decoração natural, criando um ambiente harmônico, com charme, requinte e personalidade. À direita, iluminação de coluna Tolomeu assinada por Giancarlo Fassina & Michele De Lucchi. As mesas de centro Domitila com design do Estúdio Bola, os banquinhos bate-bate assinados por Flávia Pagoti e o móvel em laca preto com design de Nara Cunha completam a ambientação.


É preciso aprender a ir além das preferências pessoais transformando os desejos do cliente em algo belo, confortável, inovador e prático. Acima, integração do Estar com a Sala de Jantar. À esquerda, sobre a mesa lateral, destaque para o abajur em cristal murano opalino do designer Max Ingrand. Abaixo, detalhe da mesa de jantar em madeira carvalho, com tampo trabalhado em parquet do século XVIII e cadeiras de jantar em couro natural de Etel Carmona. Ao lado, acima, na Varanda, vista do banco ripado decorado com peso de balança de ferro do início do século XX. Abaixo, a luminosidade das poltronas Astúrias em lona vermelha, criadas pelo design Carlos Motta, e o colorido das cabaças revestidas com linhas por Mary Design.


219


Nara Cunha O escritório Nara Cunha é designer de interiores e atua com projetos residenciais, comerciais e lançamentos imobiliários, com foco em apartamentos decorados, em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Sua marca registrada é a busca constante da valorização do espaço, usando novas tecnologias, inovando com praticidade e fazendo de cada projeto um ambiente único, respeitando as diferenças e estilos de cada cliente. Para a profissional, o resultado do trabalho não pode ser apenas um modismo, deve buscar a funcionalidade e personalização, sempre com atenção e respeito ao meio ambiente. Tem participação de destaque em mostras de decoração importantes como a Casa Cor Minas Gerais, nas edições de 2006, 2007, 2010 e 2011. É profissional premiada, tendo no curriculum o XI Prêmio um Sonho de Banheiro (2006), o Prêmio Espaço D (2007) e o V Prêmio Amide de Decoração (2007).

Na página ao lado, acima, detalhe da mesa de centro em ferro oxidado que decora a Varanda. A criação é da designer Lu Handan. Abaixo, a suavidade do Quarto da Menina, em estilo provençal, com cama patente. Acima, à esquerda, o requinte do Quarto do Casal, com papel de parede gráfico, criado em carvalho ebanizado e cama com capa em linho. À direita, o Quarto do Menino, com cama patente em madeira natural. Ao lado, detalhe da cadeira de ferro que decora o ambiente e do abajur entre linhas, com design de José Marton.

221


Natália Botelho e Paola Corteletti Integração, convivência e lazer

Fotos: Daniel Mansur

O primeiro passo seguido pelas arquitetas Natália Botelho e Paola Corteletti, do escritório Simples Arquitetura, foi dar identidade ao apartamento onde moram um casal e duas crianças. A partir da integração da Varanda com as Salas de TV e Jantar, criando um ambiente único e voltado para o lazer da família, a identidade da residência foi traduzida no uso de cores, contrastes de texturas e mescla de estilos, unindo o clássico e o contemporâneo.

Na página ao lado, detalhe da bancada com vidro laqueado branco com o requinte dos bancos pretos assinados por Philippe Starck. Acima, Estar e Sala de TV. Destaque para as almofadas estampadas da designer Daniela Karam e, ao fundo, barcos do artista Jayme Reis e fotografia de Marcelo Palhares. Abaixo, destaque para as cadeiras Shell tree azuis, do designer Hans Wegner, que adornam o Estar. À direita, detalhe da estante em cedro ebanizado que permeia o painel de gofrato cinza que reveste a parede.

Ao integrar a Varanda à Sala de TV, as arquitetas descobriram um “dente” na alvenaria e tiraram proveito do mesmo para a criação de um painel em zigue-zague, que conferiu modernidade ao ambiente. O painel em gofrato cinza cobriu toda a parede e enriqueceu o projeto. Atrás da mesa de jantar foi criada uma cristaleira e a porta que dá acesso à área íntima do apartamento, em argentato prata, ficou embutida na mesma. Na Sala de Jantar, Natália e Paola optaram por trabalhar o estilo clássico com sutileza, dialogando de forma singela com o restante do espaço. O detalhe fica por conta do lustre de cristais Venezia, com base espelhada. A bancada atrás do sofá é em madeira freijó, com vidro laqueado branco e bancos pretos assinados por Philippe Starck. Destaque para a iluminação do ambiente, onde 80% das lâmpadas são de LED, um cuidado especial para reduzir o gasto energético da residência e minimizar o uso do ar condicionado.

223


As cores conferem personalidade aos ambientes.

Acima, integração do Estar com a antiga Varanda, com detalhe ao fundo do painel em zigue-zague. Abaixo, os ambientes integrados com a Sala de TV. À direita, mesa e cadeiras Saarinen e lustre de cristais Venezia com base espelhada conferem charme e requinte à Sala de Jantar. Ao fundo, cristaleira projetada pelas arquitetas.


Natália BOTELHO e Paola CORTELETTI O escritório

Foto: Gustavo Xavier

A Simples Arquitetura atua no mercado desde 2006, desenvolvendo projetos de arquitetura residencial, corporativa, comercial e industrial, tanto para edificações quanto para interiores. O escritório desenvolve projetos em Minas Gerais (Belo Horizonte, Nova Lima, Juiz de Fora e Ipatinga), Rio de Janeiro (capital) e Espírito Santo (Vitória). Em 2005, participou da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; em 2006 da 5ª Bienal de Brasília e de 2008 a 2011 da Mostra Morar Mais por Menos Belo Horizonte. Em 2010, conquistou o 1º lugar na Morar Mais por Menos BH, categoria Sustentabilidade, com a Sala de TV; e em 2001, o 1º lugar na XIII Premiação de Arquitetura do Instituto dos Arquitetos do Brasil/MG, com o projeto da Residência Estoril.

Acima, o colorido das mesas de centro em laca contrasta com a estante em cedro ebanizado da Sala de TV. Ao lado, destaque para o papel de parede clássico que emoldura o espelho do Lavabo. O pendente Etnik garante iluminação intimista.

225


Paola Camargo e Priscila Sathler Cenário contemporâneo e acolhedor Fotos: Jomar Bragança

Tudo começou com uma Varanda Gourmet. A partir desse ambiente, objeto de desejo da dona da casa que tem como hobby a gastronomia, as designers de interiores Paola Camargo e Priscila Sathler iniciaram o projeto de decoração do apartamento onde mora um casal e dois filhos pequenos. Na concepção do projeto, as designers destacam como um dos pontos principais a integração dos espaços e a utilização da iluminação indireta. O uso de materiais que mesclam texturas criam um cenário contemporâneo, confortável e acolhedor. Os objetos de arte e o mobiliário assinado por artistas e designers de renome ganham destaque nos ambientes. Na Sala de Jantar, a atenção se volta para a mesa em laca e o Buffet Milímetro em laca com inox, assinados pelo designer Sílvio Romero, e para o lustre aramado com cristais da designer Rita Valladares. No Estar, o tapete é assinado pela designer Billé e as mesinhas de vidro no centro são de Jaqueline Terpins.

Na página ao lado, detalhe da Sala de Jantar, que une o requinte da mesa em laca assinada por Sílvio Romero com o luxo do lustre aramado com cristais da designer Rita Valladares. Acima, no Hall de Entrada, painel do elevador em mármore travertino refletido no espelho bronze. Ao lado, no Estar, harmonia das cores neutras e do colorido dos adornos, com tapete da designer Billé e mesinhas de centro de Jaqueline Terpins.

227


A mescla de materiais pode criar um ambiente intimista e acolhedor, ideal para leitura e relaxamento.

Acima, charmosa integração dos ambientes une Estar, Sala de Jantar e Varanda Gourmet. Ao lado, detalhe da mesa em madeira de demolição na área gourmet.


Paola Camargo e Priscila Sathler O escritório As designers de interiores Paola Camargo e Priscila Sathler atuam no mercado há 17 anos, desenvolvendo projetos residenciais e comerciais em Minas Gerais e Rio de Janeiro e em Santiago, no Chile. Como diferencial, destacam a utilização da experiência profissional para a melhor resolução dos espaços, com atenção especial e dedicação constante aos desejos e necessidades dos clientes. O escritório marca presença em diversas mostras nacionais e internacionais, incluindo Morar Mais por Menos, Decora Lider, Mostra Ponteio, Casa Cor Minas e Casa Cor Chile, além de participações em renomadas publicações brasileiras e estrangeiras do segmento décor. Foto: Ana Maria Miranda

Acima, a descontração da Varanda Gourmet, com churrasqueira, cook top e bancada em madeira de demolição. Ao lado, mescla de materiais, incluindo madeira, laca, aço inox e vidro, conferem requinte e modernidade à decoração da Cozinha.

229


Rara Arquitetura e Design de Interiores De volta para o aconchego Fotos: Daniel Mansur

Retornando para sua terra natal, após muitos anos morando fora de Belo Horizonte (MG), os donos do apartamento, um casal sem filhos, confiaram às profissionais da Rara Arquitetura o desafio de transformar o espaço de acordo com seu gosto pessoal e suas necessidades. O principal obstáculo foi desenvolver o projeto sem a presença constante dos proprietários, pois os mesmos ainda moravam fora. Como desafio dado é desafio aceito, Daniela Brandão, Daniela Rabelo e Sandra Rios usaram toda sua experiência para surpreender os clientes. Atendendo a solicitação do casal, as profissionais seguiram a linha contemporânea na concepção do projeto, com alguns toques clássicos que fizeram a diferença e deram mais personalidade ao espaço. A iluminação é um ponto de destaque em todo o apartamento, pois possibilita a criação de cenas distintas de acordo com a vontade dos donos. A Sala de Estar integrada com a Sala de Jantar e Varanda representa a essência do projeto. O ambiente é confortável, aconchegante e funcional, com peças contemporâneas em harmonia com as clássicas. Na Sala de Jantar predominam os tons neutros, valorizados por peças pontuais. No Home Cinema, o ambiente é clean, com uso de poucos adornos que valorizam o conjunto. A Varanda Gourmet recebeu atenção especial integrando o ambiente interno à área de lazer. O espaço é despojado e funcional, sempre conciliando com a estética. No espaço generoso foi instalada uma grande mesa em madeira freijó castanho e criado um aconchegante Estar. Como a incidência de sol é intensa, foi colocada uma cortina rolô, que deixou o ambiente mais confortável. Ao lado, no aconchegante Estar da Varanda, destaque para as poltronas azuis assinadas por Carlos Motta e para tela de Juçara Costa, que deram um toque de cor ao espaço. Acima, na Varanda, detalhe da mesa em madeira freijó castanho, com área de apoio ao fundo, incluindo churrasqueira, cook top e adega.

231


A linha contemporânea conduziu o projeto, mas alguns toques clássicos fizeram a diferença e deram mais personalidade ao espaço.


Na página ao lado, acima, na Varanda Gourmet, destaque para a mesa em madeira freijó castanho, com base em laca. Abaixo, na Sala de Jantar, harmonia entre o mobiliário contemporâneo e o clássico compõe um ambiente sóbrio e requintado. Nesta página, acima, no Home Cinema, o espaço aconchegante é reservado para os momentos de lazer da família e amigos. Destaque para tela de Juçara Costa. Ao lado, na Sala de Estar, adornos e a marcenaria sob medida valorizam o espaço. Destaque para peça ‘Dupla de tilápias ouro’, na mesa de centro, da artista plástica Nadia Taquari.

233


A integração da Sala de Estar com a Sala de Jantar criou um ambiente confortável, acolhedor e funcional. Destaque para a iluminação pontual, que deixa os ambientes mais aconchegantes.


Nesta página, dois ângulos do Quarto de Casal, ambiente onde predomina os tons neutros e peças pontuais na decoração. Na página ao lado, destaque para o Escritório, ambiente de trabalho e estudo com bancada sob medida, com telas assinadas por Juçara Costa.


Rara Arquitetura e Design de Interiores O escritório

Foto: Rogério Franco

A Rara Arquitetura é uma empresa de arquitetura e design de interiores, formada por três profissionais experientes, que têm como prioridade a realização de projetos de extrema qualidade, buscando a plena satisfação de seus clientes. As sócias Daniela Brandão e Sandra Rios (designers de interiores) e Daniela Rabelo (arquiteta) atuam juntas desde 2007, desenvolvendo projetos residenciais e comerciais nas áreas de arquitetura e design de interiores, incluindo clientes em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O primor no detalhamento e o acompanhamento de perto em cada detalhe da obra fazem parte do dia a dia das sócias, que consideram o marketing pessoal de suma importância para a valorização profissional.

237


Renata Gomes Modernidade com conforto e praticidade

Fotos: Daniel Mansur

O projeto criado pela arquiteta Renata Gomes é para a reforma de uma casa no interior de Minas Gerais, onde mora uma grande família. O objetivo era a integração dos ambientes internos e a ampliação da área de lazer para que os moradores pudessem receber seus amigos e familiares. No projeto inicial, a entrada da Cozinha era feita pelo Quarto de Serviço. A opção da profissional foi criar uma porta de correr com roldanas inox fazendo a ligação com a Sala de Jantar. A Cozinha foi então integralmente reformada, com troca do piso para porcelanato cinza acetinado, instalação de bancada em granito preto e pintura da parede com tinta esmalte brilhante. Nas salas e demais cômodos da residência, o piso original de taco em peroba rosa foi preservado. Como o projeto previa não rebaixar o teto com gesso, Renata Gomes optou por mudar os pontos de iluminação conforme a posição dos móveis, utilizando fios plasti-chumbo. Com a reforma da área de lazer, foi criado um espaço de convivência para a família receber seus convidados. Uma Cozinha de apoio e uma Lavanderia rústica foram demolidas e deram lugar a um espaço descontraído que reúne Churrasqueira, Lavabo, Sauna, Salão de Jogos, Suíte de Hóspedes e uma nova Lavanderia. Para conferir leveza ao ambiente, a Churrasqueira é toda de vidro, com bancadas em granito marrom tabaco. Para complementar o conforto do espaço, a piscina tem acabamento com pastilhas e a borda é revestida com piso atérmico. Ao lado, a vista da área de lazer, com a mata ao fundo emoldurando o visual. Acima, na primeira foto, destaque para o cantinho de puro relax ao lado da piscina. Abaixo, vista bucólica com o pergolado e a mata ao fundo.

239


Para a reforma de um espaço residencial, os desejos do cliente devem ser respeitados para que as intervenções agreguem história ao imóvel.


Renata Gomes O escritório

Foto: Marcelo Reale

Renata Gomes é formada em Arquitetura e Urbanismo e tem 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas residencial e comercial. A principal característica de seu trabalho é o atendimento personalizado ao cliente, buscando melhorar sua qualidade de vida, conhecendo suas expectativas e anseios e transferindo-as para o espaço projetado. Seu escritório elabora desde o projeto arquitetônico até os detalhes e diferenciais da decoração, com foco em trabalhos que originam de muitas pesquisas e estudos, sempre acompanhando tendências mundiais e tudo que acontece em sua área de interesse. Atua em Ponte Nova, Viçosa e região e em Belo Horizonte (MG), onde participou de mostras renomadas como Casa Cor Minas Gerais, Morar Mais por Menos, Mostra Santofício by Heliane Moreira e Mostra Casa VB, além da Mostra Mundial Interiores em Ponte Nova e Viçosa.

Na página ao lado, na foto maior acima, vista da área da churrasqueira ao fundo. Na lateral direita está o Salão de Jogos. Da sauna, mergulha-se diretamente na piscina. Abaixo, à esquerda, da churrasqueira dá para ver o visual aos fundos. Bancada em granito marrom, revestimento com pastilhas, armários em vidro argentato bronze. À direita, detalhe da mesa e banco em ipê, desenhados pela arquiteta. Acima, à esquerda, na Suíte do Casal, o mobiliário inclui cama, mesa lateral, banco e espelho retrô. À direita, destaque para a mesa de jantar Saarinem com cadeiras Mademoiselle. Ao fundo, Sala de Estar com a poltrona Egg que dá o colorido em meio à sobriedade e predomínio do preto. Móvel da TV desenhado pela arquiteta.

241


Sheila mundim Ousadia elegante e confortável

Fotos: Daniel Mansur

O projeto de design de interiores do apartamento de 200m², situado no bairro Vila da Serra, em Nova Lima (MG), foi desenvolvido pela designer de interiores Sheila Mundim para um casal e seu filho. O objetivo principal era integrar os três ambientes de convívio social do apartamento, valorizando a vista da cidade. Na Sala de Jantar, um dos destaques é a concepção de uma cristaleira com vidros refletivos na cor bronze, ressaltando as peças em seu interior. A localização desta é estratégica, situada no corredor para promover a ligação da Cozinha com a Sala de Jantar. A escolha do pendente e o uso das cadeiras diferenciadas na cabeceira da mesa de jantar ressaltam a mescla dos estilos clássico e contemporâneo. O Estar Home foi decorado em tons neutros para destacar a Sala de Jantar. Para valorizar a vista privilegiada da Varanda Gourmet, Sheila Mundim ousou na diversificação dos materiais, mesclando madeira de demolição na mesa e bancos; quartzo marrom no balcão de apoio e na bancada da pia; mármore travertino no revestimento da coluna vertical da churrasqueira e pendente de chapa metálica pintado de preto e bronze. A escolha das cadeiras em acrílico vermelho e das poltronas giratórias em fibra natural, com tecido arabesco em vermelho, evidenciam a intenção de quebra dos tons terrosos. Sheila Mundim conseguiu expressar neste projeto toda a sua ousadia, aliada ao desejo dos clientes por um projeto fora do convencional.

Ao lado, na Sala de Jantar, o estilo clássico está presente na escolha do pendente e no uso das cadeiras diferenciadas da cabeceira. Ao fundo, nicho embutido no gesso, revestido com espelho, confere leveza ao espaço. Acima, outro ângulo do ambiente, com destaque para a tela do artista plástico Maurício Couto, que confere elegância e sofisticação ao espaço.

243


A utilização de artifícios como cores, materiais e iluminação conferem ao apartamento espaços elegantes e confortáveis, sem fugir da funcionalidade.

Acima, detalhe da Sala de Jantar, que impressiona pela modernidade e requinte. Ao lado, destaque para a cristaleira. Portas de correr de vidro refletivo, em contraste com a madeira escura, permitem a vista do interior quando associado à iluminação indireta.


Acima, no Home Office, as três cadeiras na bancada retratam a vontade da família estar sempre unida. Ao lado, o Estar Home, onde o tom neutro reflete a sobriedade do espaço de convivência da família.

245


Na Varanda Gourmet, a composição com diferentes materiais e cores torna o ambiente convidativo e destaca a vista privilegiada.


Na foto maior acima, a iluminação e o tom amendoado da madeira conferem aconchego ao Quarto do Casal. Abaixo, à esquerda, detalhe da bancada do mesmo ambiente, com destaque para a praticidade das gavetas com as divisórias para bijuterias. À direita, no Lavabo, o movimento e o brilho do papel de parede, associado ao pendente de cristal, proporcionam um toque de requinte e glamour ao ambiente.


Sheila mundim O escritório

Foto: Cleber Schimidt - IPhoto

Sheila Mundim é Designer de Interiores e cursa atualmente Arquitetura e Urbanismo. Com mais de 16 anos de carreira, para ela não há restrições no momento da escolha de um estilo para a decoração de um ambiente. Seu trabalho é versátil e prima pela harmonia. A vontade do cliente e suas necessidades são o ponto de partida para seus projetos, com o toque especial que é sua marca registrada. Integra a equipe de profissionais da Casa Cor Minas Gerais há dez anos consecutivos e participa de outras mostras como Decora Líder, Ponteio Lar Shopping, Maria Alice Decorações, Minas Casa e Feira do Empreendedor do SEBRAE. Atua em projetos residenciais e comerciais, além do mercado corporativo, com apartamentos decorados para construtoras e vitrines de lojas de móveis e decoração. Sheila Mundim gosta do desafio de modificar os espaços e nas mostras de decoração tende sempre a utilizar materiais sustentáveis. Para ela, a divulgação de seu trabalho em livros, jornais e revistas é uma forma de registrá-lo para a posteridade.

Acima, no Quarto do Filho, as diversas dimensões e cores dos nichos se tornam um atrativo para a criança. A parede oposta, adesivada com o Mapa Mundi, propicia um ar lúdico para o ambiente. Ao lado, na Cozinha, a designer ousou nas pinceladas em tons de verde nos nichos suspensos, com acabamento em gofrato, e na bancada de vidro laqueado.

249


Tânia Salles Um toque de sofisticação Fotos: Fábio Cançado

Antenada com as principais tendências mundiais, a decoradora Tânia Salles visita com frequência as mostras mais importantes de design no exterior, de onde extrai inspiração na volta para casa. Essa visão cosmopolita se reflete nos projetos que ela cria e desenvolve. Foi o que ocorreu com este apartamento de 240m², localizado num condomínio no bairro Vila da Serra, sofisticado refúgio em Nova Lima (MG). Tânia Salles conseguiu reunir todos os desejos do proprietário em um lar luxuoso e high tech. O maior desafio foi tornar sua paixão uma realidade: uma boate com infraestrutura ideal e repleta de atrativos para embalar as noites animadas dos filhos e amigos. O imóvel recebeu tratamento acústico nas paredes e no teto para não incomodar os vizinhos. O espaço também foi climatizado, contando com modernos recursos de automação. A decoradora propôs ambientes amplos, integrados, confortáveis e bem iluminados, somando uma série de elementos sofisticados para garantir uma atmosfera chique e harmoniosa. Para que os convidados pudessem circular com liberdade, o Living uniu o Estar, Dancing, Jantar e Varanda em uma composição requintada e bastante ampla. O cuidado com o projeto é expresso em cada detalhe, como nos painéis laqueados com revestimento em couro envolvendo as portas e na divisória com oca natural que complementa os recursos acústicos. O mobiliário contemporâneo combinado com o design atemporal pincela o ambiente com charme e elegância. Do lado interno do apartamento, o refinamento continua na Suíte Master, mantendo as características lineares da decoração, que busca o melhor das cores neutras. A cabeceira e os criados revestidos com couro natural propiciam um clima singular e acolhedor. A mesma sensação é percebida no Quarto de Hóspedes, que recebeu art décor provençal, com destaque para o papel de parede com singelas flores em tonalidades de azul. Ao lado e nas duas fotos acima, vista geral da Varanda, a visão noturna é um convite às pequenas e aconchegantes reuniões de degustação gourmet e relaxamento, equipada com frigobar e churrasqueira elétrica. A mesa em peroba do campo desliza sobre rodízios, adequando-se às diferentes ocasiões.

251


Tânia Salles O escritório No comando do escritório Tânia Salles Projetos e Decorações, há 30 anos a decoradora gerencia e acompanha a execução de projetos de arquitetura, design de interiores e mobiliário especial, atendendo clientes residenciais, comerciais, hotelaria e construtoras. Com escritório em Belo Horizonte (MG), mas um pé no mundo, atua nas cidades de São Paulo e Brasília, além da capital mineira. Preocupada em oferecer projetos personalizados e de bom gosto, a equipe técnica do escritório é composta por profissionais de nível superior, entre arquitetos, decoradores e designers. Presta ainda assessoria para construtoras, desenvolvendo projetos para apartamentos modelo e área externa. De estilo contemporâneo, a decoradora defende sempre a importância de respeitar o gosto pessoal do cliente, que vem sempre em primeiro lugar, valorizado pela harmonia e requinte que imprime nos projetos que assina. Foto: Jomar Bragança

Com criatividade e art décor apurada, o apartamento tornou-se sinônimo de luxo, requinte e tecnologia.

Na página ao lado, detalhe da Sala de Jantar integrada ao Estar, seguindo o mesmo estilo contemporâneo e sofisticado. Destaque para o lustre de cristal em linhas retas e Buffet do jantar em carvalho americano castanho, que serve de apoio ao bar, abrigando uma adega. Abaixo, no Home, detalhe do mobiliário contemporâneo e soluções especificamente projetadas para atender as necessidades do morador, com design atemporal. Os painéis laqueados que envolvem as portas receberam também revestimento em couro. Acima, a Suíte Master, mantendo as características lineares da decoração, que busca o melhor das cores neutras. A cabeceira e os criados revestidos com couro natural propiciam um clima singular e acolhedor.

253


Valéria Alves Espaços amplos, confortáveis e integrados

Fotos: Daniel Mansur e Elmo Alves

Dois pedidos especiais do cliente nortearam a criação do projeto de reforma do imóvel, conduzido pela arquiteta e design de interiores, Valéria Alves. Um foi o melhor aproveitamento possível da sala de tamanho bastante avantajado, pois os moradores queriam receber os amigos e a grande família de forma confortável e integrada, para a realização de um jantar ou simplesmente para bater papo. A outra demanda era que o espaço fosse confortável e aconchegante para uso diário da família, com cantinhos acolhedores para leitura, repouso e relaxamento. Valéria Alves optou então por criar a sala com três ambientes totalmente integrados. Ela personalizou o espaço com poltronas de descanso e um pendente de cristal com iluminação dimerizada para proporcionar aconchego e conforto. Para ampliar a visão da sala comprida e estreita, a profissional utilizou um espelho na parede em frente à porta de entrada, onde está instalado o bar em vidro incolor. No Quarto do Casal, também de tamanho bem avantajado, o projeto respeitou o desejo dos proprietários de ter uma cama grande, porém com poucos móveis, para que tivessem a sensação de um ambiente amplo a arejado. No Home Office, que também é utilizado como quarto de hóspedes, a decoração foi personalizada em uma das paredes com fotos antigas de família em preto e branco em molduras como caixa. Todos os ambientes estão decorados com obras de arte de renomados artistas.

Ao lado, na Sala de Jantar, a mesa tem base de madeira ebanizada e tampo em vidro incolor com bordas levemente arredondadas. Os pendentes de cor café por fora e dourado por dentro valorizam a iluminação, destacando sobre a mesa obra da artista plástica Regina Medeiros. Ao fundo, painel de madeira de lei reaproveitada do piso substituído, com iluminação focada. Na primeira foto acima, destaque para o aparador de vidro com base em madeira ebanizada, usado como apoio do bar. Na segunda foto, vista da Sala de Estar, com dois sofás idênticos e mesa de apoio com base em aço e tampo em vidro ebony.

255


Vista geral da Sala de Estar com destaque para a iluminação que valoriza o ambiente como um todo. Destaque do lado direito para a parede revestida com mosaico de espelhos bisotados, que acolhe o aparador bar.


Espaços avantajados devem ser ambientados com consciência para acolher móveis e adornos de forma equilibrada, contribuindo para o conforto e a convivência da família.

Na foto maior acima, vista do Quarto de Casal, ambiente onde predominam os tons neutros. A cabeceira da cama é em couro ecológico, com parede revestida com papel bege com flores na cor dourado velho. O gaveteiro lateral é em laca com tampo em vidro. Ao lado, acima, Banho do Casal em mármore branco, com parede revestida em porcelanato também branco. Abaixo, em outro ângulo, destaque para os espelhos separados e parede revestida em cerâmica quadriculada cor palha, bege e pérola.


Valéria Alves O escritório Valéria Alves é formada em Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e em Administração de Empresas. Atua há 13 anos no mercado, com escritório especializado em projetos de interiores, reformas, construções e decoração. Sua experiência e formação lhe permitem conciliar a gestão de obras e, ao mesmo tempo, escolher mobiliário e adornos para os clientes. A capacidade de conciliar a área técnica com gerencial tem sido um diferencial no atendimento e nas expectativas do cliente. Profissional atualizada e sempre em dia com novas tendências do mercado, Valéria Alves participa periodicamente de eventos inovadores e de vanguarda no Brasil e no exterior.

Foto: Elmo Alves

Ao lado, detalhe da mesa lateral em espelho com pufe encaixado. O pendente preto ilumina e valoriza o papel de parede. Abaixo, no Home Office, destaque para a parede personalizada com fotos de família em preto e branco.

259


Vanessa Menezes Sustentabilidade e renovação em perfeita harmonia

Fotos: Jomar Bragança

Para a designer de interiores, Vanessa Menezes, elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, criar a solução e transformar as ideias. E uma das características marcantes do projeto de reforma desse apartamento de cobertura em Belo Horizonte (MG) foi a possibilidade de aproveitar quase todos os móveis da cliente, atendendo um pedido pessoal do casal, um bancário e uma administradora, e investimento no conceito de sustentabilidade. O Home Cine foi projetado como um ambiente confortável e sofisticado, integrado a uma elegante e convidativa Sala de Jogos. Os tons de laca cinza do painel de TV compõem com os tons de chumbo das cortinas. O sofá e os pufes, do acervo da família, receberam novos revestimentos para dar unidade e requinte ao ambiente. A iluminação tem projeto sustentável, com o uso de setores independentes e lâmpadas especiais para economia de energia. A Sala de Estar é aconchegante e acolhedora. Os sofás do acervo da família ganharam novas formas e revestimentos, para compor com os painéis que a designer desenhou e o nicho em gesso para colocar uma peça de arte, fechando o vão na lateral da escada. As cortinas claras, os papéis de parede, as arandelas e os tapetes aquecem o ambiente. Na Sala de Jantar, todos os móveis foram aproveitados. As cadeiras receberam novos tecidos e nova pintura para revitalizar a madeira. No Quarto do Casal foram reforçadas as características de proteção, harmonia, simplicidade, relax e acolhimento. Predominam as cores sóbrias, que conferem conforto e descanso, em harmonia com a iluminação, que foi projetada com várias cenas diferentes. Na opinião de Vanessa Menezes, o ambiente ficou ‘simplesmente delicioso’.

Ao lado, destaque para o aparador bar em  madeira nobre e as arandelas que dão toque de sofisticação e elegância à Sala de Estar. Na primeira foto acima, destaque para o espelho usado na parede do fundo da Sala de Jantar, que confere amplitude ao espaço e traduz modernidade. Abaixo, na Sala de Estar, à esquerda, detalhe do painel desenhado pela designer, que também confere amplitude ao espaço.

261


O aproveitamento dos móveis e a revitalização dos revestimentos compõem o conceito de sustentabilidade, reforçado pela iluminação com setores independentes e lâmpadas especiais.

Acima, a Sala de Jogos tem visual despojado, com tons de cinza, preto e branco compondo com a tonalidade da madeira na bancada e mesa de jogos. O vermelho da bancada, com design diferenciado e desenhada pela profissional, veio para descontrair junto do papel de parede em listras. Ao lado, dois ângulos do Home Cine, espaço confortável e de grande impacto, marcado pelo uso de materiais nobres e acabamentos modernos. Destaque para o painel de madeira ao fundo, à esquerda, com iluminação wall-washe para o painel da TV em laca e estofado em couro cinza, desenhado pela designer.


Vanessa Menezes O escritório Vanessa Menezes é decoradora, com especialização em Iluminação e Design de Interiores e abriu escritório na capital mineira há três anos. Atua com projetos comerciais e residenciais onde privilegia sempre os atributos de funcionalidade, conforto, elegância e praticidade. Além de Belo Horizonte, tem projetos realizados em Rio Acima, Nova Lima, Sabará e Itamarandiba (MG) e em São Paulo (SP). Está sempre em dia com cursos, palestras, congressos e viagens que agregam conhecimentos, para oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno e atual, buscando sempre as soluções mais adequadas e inovadoras para cada espaço.

Foto: Tony YAA

Acima, destaque para o Quarto do Casal, com charme traduzido em  tons terrosos para relaxar e amenizar o estresse do dia a dia. Painéis de laca branca e lâmina de bambu e iluminação pontual e indireta conferem harmonia para o deleite do casal. Abaixo, uma moderna Cozinha, com ênfase na funcionalidade e praticidade para atender a todas as necessidades do cliente. O toque especial veio da integração da madeira aos revestimentos, que conferiu uma mistura bem equilibrada.

263


264


PAISAGISMO


Alessandra e Letícia Villela A infância, o sonho e as jabuticabas

Fotos: Andrea Maia

A vista privilegiada das montanhas de Minas foi o fio condutor do projeto paisagístico criado por Alessandra Villela e Letícia Villela para esta residência localizada no Condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. A arquitetura permite que a beleza natural seja desfrutada de todos os ambientes sociais e íntimos da casa, com destaque para a piscina de borda infinita para o vale.   Nesse cenário, onde a natureza oferece toda a sua magnitude, o paisagismo foi projetado para compor a beleza natural do ambiente, trazendo requinte sem desviar do foco principal. A opção das paisagistas na composição dos jardins foi utilizar de forrações baixas para valorizar a vista e permitir que a mesma possa ser apreciada por quem transita pela rua.    Para reviver a infância da proprietária, que também é a responsável pelo projeto arquitetônico, Alessandra e Letícia usaram jabuticabeiras antigas, com dez metros de altura, posicionadas de forma a não ofuscar a paisagem, harmonizando com as árvores já existentes que foram preservadas, não apenas pela beleza, mas pelo respeito ao meio ambiente original.

Ao lado, vista da fachada da casa iluminada destacando a árvore Espatódea, que já existia no local, como uma peça única e escultural. Acima, na primeira foto, destaque da Fachada, com detalhe dos grandes maciços de Agapanto e Liriope que emolduram a residência. Abaixo, vista das jabuticabeiras antigas com dez metros de altura.

267


O paisagismo ajuda a compor a beleza natural dos ambientes mesmo quando os espaços estão localizados em meio à natureza preservada e com vista privilegiada. O desafio é compor o verde.

Acima, vista lateral da casa, destacando a Melaleuca que foi preservada e que dá continuidade à proposta de ter uma árvore escultural com os grandes maciços de Agapanto e Liriope. Ao lado, acima, na entrada principal, o jardim é todo baixo para não interromper a vista de quem passa na rua. Abaixo, jabuticabeiras de dez metros de altura foram plantadas em local estratégico para camuflar o telhado de outra residência sem prejudicar a vista do SPA.


Alessandra e Letícia Villela O escritório Mãe e filha, Alessandra e Letícia Villela são proprietárias da Arte no Verde, escritório de paisagismo com sede em Belo Horizonte (MG). Juntas atuam na concepção, implantação e manutenção de projetos em parceria com uma equipe formada por agrônomos, arquitetos, paisagistas e jardineiros. Para garantir ótimos resultados, atuam também no estudo do solo e sua correção, pois o segredo de um jardim bonito, além de sua concepção artística é a saúde e a qualidade das plantas. Atuando no mercado desde 2002, a Arte no Verde e seus profissionais estão em constante aprimoramento por meio de participações em cursos, feiras e mostras no Brasil e no exterior. De olho no futuro, a aposta da Arte no Verde continua sendo os projetos alinhados à sustentabilidade ambiental, levando em consideração as preferências do cliente, priorizando ao máximo a beleza natural da área a ser trabalhada.

Acima, vista noturna do jardim por outro ângulo, a partir da área de lazer. Na segunda foto, vista da piscina de borda infinita para o vale, que se integra com às montanhas.

269


Carla e Marina Pimentel A energia que vem da água

Fotos: Daniel Mansur

Assegurando o equilíbrio da implantação da casa no terreno, a proposta de paisagismo criado pela paisagista Carla Pimentel e pela arquiteta e urbanista Marina Pimentel se baseou na naturalidade com que as espécies foram dispostas. Para criar o projeto desta casa de campo localizada ás margens da represa em Itaúna (MG), as profissionais prepararam um estudo sobre a região e resgataram a vegetação predominante do local, selecionando espécies perenes e de fácil manutenção. Entre elas destacam-se palmeiras, lírios, bromélias, bambus, coqueiros, orquídeas e árvores do cerrado que compõe o ambiente. O objetivo era criar um ecossistema para que a fauna, a avifauna e a flora se interagissem com trocas de energia. A iluminação teve uma proposta pontual para garantir a contemplação também à noite ao caminhar pelo verde. Com uma extensa área demarcada por desníveis interessantes, o terreno favoreceu a criação de recantos atraentes, que refletem o prazer dos proprietários em desfrutar com filhos e amigos a vida ao ar livre. O paisagismo criado por Carla e Marina Pimentel ressaltou a beleza do projeto arquitetônico da residência, assinado por Andrea Capanema e Simone Motta, e a arquitetura de interiores, projetada por Gláucia Britto.

Na página ao lado, destaque para as bromélias em perfeita harmonia com a árvore, causando uma sensação de uniformidade e naturalidade. Acima e abaixo, a arquitetura sofisticada da casa ganhou toque de charme com jardim que emoldura a área da piscina e varanda da edificação. As bromélias entre as enormes pedras existentes geram aconchego ao descanso da piscina e ao belo banco em madeira de demolição.

271


Detalhe da vegetação escolhida que envolve a arquitetura com harmonia e generosidade.


A iluminação pontual favorece a contemplação ao caminhar pelo verde. Acima, vista do jardim da piscina. Ao lado, a extensa área demarcada por desníveis interessantes do terreno favoreceu a criação de recantos atraentes que refletem o prazer dos proprietários em desfrutar a vida ao ar livre. Na página à direita, detalhe do maciço de bromélias que faz contraste com as pedras e o deck de madeira, dando cor e vibração à paisagem privilegiada do local.


Acima, destaque para as palmeiras que acompanham o caminho de acesso à residência. Abaixo, detalhe da lareira que torna o ambiente mais agradável e aconchegante. Na página ao lado, vista do quiosque com redes, lugar ideal para os momentos de relaxamento.


Carla e Marina Pimentel O escritório

Foto: Faustulo Machado

Humanizar, transformar e ressaltar a beleza. Há mais de 19 anos o escritório Carla Pimentel Paisagismo trabalha para encontrar o belo. Por meio de estudos e pesquisas detalhadas, a empresa desenvolve e implementa projetos com um olhar contemporâneo, capaz de aguçar a criatividade e a imaginação de quem tem a chance de admirá-los. Comandado pela paisagista Carla Pimentel e pela arquiteta e urbanista Marina Pimentel, o escritório tem entre suas ações prioritárias a busca constante por evidenciar os aspectos botânicos e biológicos. Agindo assim, a empresa realiza projetos de fácil manutenção, utilizando plantas perenes e sustentáveis. Além disso, o escritório busca integrar o trabalho paisagístico à arquitetura local, valorizando as formas e os espaços existentes. Já nos projetos ambientais, a prioridade é buscar a preservação do meio ambiente e proporcionar qualidade de vida para a população local.

Na página ao lado, acima, a intenção das profissionais foi criar um paisagismo que resgatasse a vegetação predominante da área, com espécies perenes e de fácil manutenção. Abaixo, detalhe dos arbustos e flores em épocas alternadas do ano e folhagens adequadas ao local. Sombra, sol, a beira de água, cada recanto trabalhado com materiais naturais. Ao lado, acima, vista das palmeiras e strelítzias que dão um toque tropical no paisagismo. Abaixo, o deck de madeira une-se à natureza, tornando o local agradável e introspectivo, propício para uma conversa ou contemplação. Ao fundo, quiosque com redes proporciona momentos de descanso.

279


Erly Hooper A harmonia dos bosques e das bromélias

Fotos: Daniel Mansur

A paisagista mineira Erly Hooper criou esse projeto paisagístico para uma casa de campo num condomínio localizado em  Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O imóvel foi construído há 15 anos e está instalado numa área de 10.000m². Recentemente, o imóvel passou por uma reforma na arquitetura e o paisagismo também foi ajustado, com aproveitamento de todas as espécies existentes. Algumas delas foram remanejadas para melhorar a estética do jardim, conferindo contemporaneidade ao projeto. Um dos elementos de destaque do projeto original foi uma mureta de pedra de escravo incrustada com bromélias, que criou um efeito de ruína e tem a função de camuflar a área de serviço da casa. Na segunda intervenção no jardim foi criada outra mureta para disfarçar as janelas do banheiro da nova construção. O conjunto fica harmonioso porque rebate um canteiro de bromélias que segue ladeando o estacionamento. Os bosques existentes ao redor do terreno conferem aconchego e privacidade ao local.

Na página ao lado, na área da piscina e SPA, destaque para a palmeira licuri com o tronco incrustado de orquídeas. Nesta página, acima, detalhe da mureta de pedras com bromélias. Ao lado, mureta viva esconde a área de serviço. Destaque para o conjunto de palmeiras bismarckias da fachada.

281


O paisagismo é uma arte que harmoniza com elegância a arquitetura e a decoração.

Acima, à esquerda, detalhe da mureta e canteiro com bromélias. Ao fundo, maciço de capim do Texas. Ao lado, vista da nova mureta no anexo. Acima, à direita, vista do SPA contornado com dasylios e monsteras.

283


Acima, destaque para o amplo gramado. Em primeiro plano, à direita, detalhe do chifre de veado que brota no tronco da árvore. Abaixo, vista do jardim que abriga coleção de suculentas.


Erly Hooper O escritório Com sólida e ininterrupta história de sucesso no paisagismo, com tradição de 35 anos de carreira, Erly Hooper escreve sua trajetória na arte do verde em várias partes do Brasil. Levam sua assinatura criações notáveis de fazendas, sítios, hotéis, igrejas, praças públicas, edifícios comerciais, industriais e residências. Entre os projetos podem ser destacados a Loja Le Lis Blanc em Lourdes; o Edifício Century no Belvedere e a Igreja da Santíssima Trindade no Gutierrez, ambos em Belo Horizonte (MG); a Aciaria Gusa Nordeste no Maranhão e o Hotel Quadrado em Santa Bárbara (MG). Entre 1978 e 1983 foi professora de Paisagismo da Faculdade INAP, na capital mineira.   Foto: Márcia Francisco

Na foto ao lado, detalhe do tronco de licuri com orquídeas.

285


286


É Tendência...


É Tendência... Criar projetos de iluminação funcionais, charmosos e inovadores é a proposta da Abatjour de Arte. A loja, em formato de galeria, possui peças assinadas pelos mais renomados designers nacionais e internacionais e elabora projetos luminotécnicos totalmente diferenciados. A marca, sempre na vanguarda do segmento de iluminação, fabrica peças exclusivas para arquitetos e profissionais do setor que há 24 anos se tornaram mais que parceiros. Abatjour de Arte. Discover your light.

A luz muda, desnuda, esclarece. A luz inspira conceitos inovadores, ações e sentimentos e isso impulsiona a Abatjour de Arte todos os dias.

Rua Antônio de Albuquerque, 884 - Savassi - BH/MG - CEP 30112-011 (31) 3281-1939 www.abatjourdearte.com.br abatjour@abatjourdearte.com.br


Abatjour de Arte

289


É Tendência... A artista plástica Lu Abreu trabalha com esculturas de diversos materiais como aço inox, cobre, aço carbono, madeira, aplicações com folha de ouro e prata, texturas e tintas acrílica. Está sempre inovando e explora diferentes e inúmeras técnicas relacionadas às pinturas abstratas, esculturas e mandalas em estilo moderno e contemporâneo. Em seu portfólio estão exposições coletivas internacionais na Hungria, Áustria, Portugal, Espanha e Eslováquia, e uma mostra individual em Firenze, na Itália. No Brasil, já expôs em vários Estados, como Paraná e Rio de Janeiro, nas comemorações dos 60 anos da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa. Com atelier há 28 anos na capital mineira, dedica-se a arte em tempo integral, estudando sempre e pesquisando novas técnicas e tendências. Atende um seleto grupo de arquitetos e designers de interiores, construtores e hotelaria. É cadastrada pela Lei de Incentivo à Cultura, possibilitando a colocação de suas obras em halls de prédios.

A inovação e a pesquisa de técnicas e materiais me permitem estar sempre na vanguarda da arte contemporânea nacional e internacional.

Rua Alzira Maria Ferreira, 190 - Santa Mônica - BH/MG CEP 31530-150 (31) 3452-1004 - (31) 3452-7600 - (31) 9954-7227 www.luabreu.com.br luabreu@luabreu.com.br


Atelier Lu Abreu

291


É Tendência... Fundada em 1995, em Belo Horizonte (MG), a Criativa é uma das principais marcas de persianas e cortinas do país. Com investimentos constantes em qualidade e tecnologia, a empresa se tornou referência nacional em decoração de janelas. Uma grande gama de cores e modelos compõe as duas linhas principais de produtos da marca, a TOP Line e a Classic Line, com opções de cortinas e persianas em tecido, PVC ou alumínio, com vários tipos de acionamento. A empresa conta com um moderno parque industrial, pronto para acompanhar rapidamente as tendências e demandas do mercado, investindo em equipamentos de última geração e na motivação da equipe de profissionais, constantemente treinados e capacitados. Seu sistema próprio de gestão industrial e controle produtivo baseia-se no extenso estoque de matérias-primas, na negociação direta com fornecedores e na importação autônoma, garantindo com isso preços mais competitivos e o investimento constante em novidades para os consumidores.

Aliar a decoração de janelas à proteção solar garante conforto e aconchego para todo projeto de interiores e proporciona ao cliente uma nova surpresa visual a cada acionamento de uma cortina ou persiana.

Com foco de negócios na decoração de janelas aliada à proteção solar, dupla imprescindível para a valorização de qualquer interior, a Criativa atua também em parceria com arquitetos e decoradores, profissionais sempre em busca do modelo adequado de persianas ou cortinas, aliadas aos materiais mais modernos, garantindo a moldura perfeita para o projeto de decoração.

Fotos: Rafael Mota

Avenida Marcelo Diniz Xavier, 415 - Califórnia - BH/MG CEP 30855-075 (31) 3519-1990 www.criativapersianas.com.br criativa@criativapersianas.com.br


Criativa Persianas e Cortinas

Foto: Jomar Braganรงa

293


É Tendência... Investindo cada vez mais no uso do alumínio na fabricação de móveis para ambientes externos e internos, a Deck Home cria e produz mobiliário com design moderno, focado na qualidade, no conforto, na praticidade e na sustentabilidade. Há 23 anos pesquisando e investindo no segmento, a marca é uma referência no mercado nacional, com lojas próprias que atendem o consumidor final e clientes corporativos como lojistas, clubes, hotéis, condomínios, entre outros.   No mix de produtos estão diversas linhas de mobiliário estruturado em alumínio, associando tela de PVC, fibra sintética, madeira certificada, vidro, estofamento, almofada e pedras como mármore e granito. A opção da marca pelo alumínio se deve às características adequadas para móveis de varanda, piscina e jardim, onde atributos como leveza e resistência à corrosão são imprescindíveis para peças expostas ao tempo, à maresia e aos ambientes úmidos. A empresa também oferece várias opções em ombrelones e bases nacionais e importadas.   A Deck Home desenvolve variados projetos em parceria com profissionais das áreas de decoração, design de ambientes, arquitetura e paisagismo. Cada peça é criada para compor ambientes completos, transformando os espaços em cenários aconchegantes e exclusivos. A empresa também alia a sustentabilidade ao design e todos os resíduos gerados na fabricação dos móveis são reciclados ou reaproveitados em outras atividades da fábrica.

Inovação, design e criatividade garantem destaque aos móveis de alumínio para áreas externas e internas, agregando valor aos projetos de arquitetura, decoração e paisagismo.

Fábrica - Avenida Campo florido, 400 - Jardim Teresópolis - Betim/MG CEP 32663-110 - (31) 3591-9888 Belo Horizonte - Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1061 - Sion - BH/MG CEP 30130-000 - (31) 3285-0427 - deckhomebh@deckhome.com.br Divinópolis - Rua São João, 170 - Centro - Divinópolis/MG - CEP 35500-043 (37) 3216-3634 - deckhomedivi@deckhome.com.br  www.deckhome.com.br


Deck Home

295


É Tendência... O artista plástico mineiro Hamilton Aguiar, após mais de duas décadas de residência e intensa atividade profissional no exterior, onde iniciou sua vida artística, concretiza este projeto que vai muito além de um moderno estúdio no Brasil para a criação de suas obras. O EspaçoHA conta com uma galeria de arte com acervo criteriosamente escolhido de expressões nacionais e internacionais. Infraestrutura completa para a realização de eventos, brindando Minas Gerais com um belo espaço para profissionais que respiram e valorizam a tendência da aproximação entre arte, arquitetura e decoração.

Arte, design e eventos em local diferenciado e aconchegante, com moderna infraestrutura e equipe renomada internacionalmente.

“Retrato de Hamilton Aguiar” acrílico sobre tela, 170 x 160cm Artista Thales Pereira

Parcial do Espaço HA

Av. Canadá, 290 - Jardim Canadá - Nova Lima/MG CEP 34000-000 (31) 3541-5274 - (31) 8491-0548 www.espacoha.com.br contato@espacoha.com.br


Hamilton Aguiar

“Solitude” Óleo sobre prata e resina - 102 x 69cm

297


É Tendência... Referência em estilo, design e bom gosto na capital mineira, Maria Alice Decorações é uma grife de requinte. Desde 1984 faz diferença no segmento com coleções sempre inovadoras e inéditas, que se tornaram a escolha ideal para quem quer decorar os mais diversos ambientes com personalidade e sofisticação. Renomada nos segmentos de móveis, colchões e adornos, a marca possui uma linha de estofados de fabricação própria, confeccionados com extrema qualidade, em diferentes tamanhos e formas. Com uma equipe de profissionais qualificados para assessorar os clientes em suas demandas, a empresa tem uma carteira de clientes formada por consumidores finais e profissionais da área de arquitetura e decoração e a aposta da marca é no aperfeiçoamento constante dos produtos e serviços.

Exclusividade, estilo e personalidade em móveis, colchões, adornos e estofados únicos, marcantes e de qualidade internacional.

Savassi – Rua Alagoas, 1449 - (31) 3221-5622 - BH/MG Ponteio 1° Piso – BR 356, 2.500 - (31) 3286-4573 - BH/MG Ponteio 2° Piso – BR 356, 2.500 - (31) 3286-2913 - BH/MG Minas Casa – Av. Cristiano Machado, 3411 - (31) 3426-2755 - BH/MG Sleep Center – Av. Cristiano Machado, 3411 - (31) 3422-9934 - BH/MG www.mariaalicedecoracoes.com.br faleconosco@mariaalicedecoracoes.com.br


Maria Alice Decoraçþes

299


É Tendência... Com sede em Belo Horizonte (MG), a PrOffice Móveis atua no mercado nacional desde 1982, oferecendo soluções inteligentes em móveis planejados para a melhor utilização dos espaços. A empresa tem moderno parque industrial, com marcenaria e metalurgia próprias, estruturada com equipamentos de última geração. O mix de produtos inclui móveis de alta durabilidade, com matéria prima de qualidade internacional, grande variedade de acabamentos e garantia de 5 anos. A marca conta com equipe altamente qualificada e criativa, incluindo arquitetos e designers aptos a desenvolver e adaptar desenhos às novas tendências do mercado. A PrOffice Móveis atende projetos residenciais e de hotelaria, com linhas personalizadas e prazo de entrega de acordo com a necessidade do cliente. A equipe de vendas é direcionada para atendimentos individuais e personalizados, além dos projetos corporativos, indicando as melhores opções de acordo com cada demanda.

Soluções personalizadas ampliam a qualidade, reduzem custos e dão a agilidade e a flexibilidade necessárias a um projeto funcional.

Os principais mercados de atuação são Minas Gerais e São Paulo, além de clientes atendidos em outras partes do território nacional.

Rua Francisco A. Rocha, 150A - Planalto - BH/MG CEP 31720-260 (31) 3454-3636 www.profficemoveis.com.br comercial@profficemoveis.com.br


Proffice M贸veis

301


302


Pr贸xima

parada


Fotos: MCA Studio - Leonardo Costa


Rio de Janeiro

Estamos entrando em uma nova fase, cheios de expectativa, anseios e, acima de tudo, com muita vontade de criar. Criar produtos, iniciativas diferentes, ter a possibilidade de conhecer pessoas, empresas, ligar mercados, trocar idéias, se abrir, ver e ser visto. Nossa próxima parada é o Rio de Janeiro. Cidade e estado que tem muito a ver com o nosso espírito, com o nosso nome. Em breve, você verá dentre outras ações, um livro inteirinho dedicado ao Rio. Vamos discutir juntos como é viver em lugar tão “bonito por natureza”. Nossa tarefa vai ser muito prazerosa, por isso, convidamos todos os interessados em arquitetura, interiores, paisagismo e os profissionais da área a nos ajudar a construir as páginas desta nova publicação que com certeza será recheada de bossa e criatividade, afinal de contas, o Rio de Janeiro é sempre Tendência. Nos vemos em breve. Renato Tomasi


306


Apoio


308


BH (31) 3317-2677 - SP (11) 8128-2674 - RJ (21) 7815-0081 www.animajoias.com.br


310


DECORAÇAO

ARQUITETURA katianey

DESIGN

ARTE MERCADO

IMOVEIS GASTRONOMIA ASSISTA SÁBADO 19H

REPRISES : SEGUNDA 01H15 e 20H45 | QUINTA 22H15 WWW.PROGRAMAVIVERCOMESTILO.COM.BR

Canal 19 UHF

Canal 22 NET

Canal 24 OITV


312


314


A sofisticação do gesso

Belo Horizonte / MG (31) 3234 -1099 www.drytechmg.com.br kvprojetos@gmail.com facebook.com/Drytech.Interiores


316


Contatos

Profissionais


318


Contatos Profissionais do Livro

Alessandra e Letícia Villela 264 Rua José Laporte Neto, 23 Estoril - BH/MG - CEP 30450-570 (31) 3378-2201 www.artenoverde.com contato@artenoverde.com

Ana Bahia

64

Rua Gonçalves Dias, 928 - sala 301 - Funcionários BH/MG - CEP 30140-091 (31) 3264-5432 / (31) 9108-5212 www.anabahia.com.br ana@anabahia.com.br

Ana Carolina Matos

106

Avenida do Contorno, 5351 - sala 909 - Funcionários BH/MG - CEP 30110-923 (31) 3281-9122 / (31) 9105-9931 www.anacarolinamatos.com.br arquitetura@anacarolinamatos.com.br

B&L Arquitetura

68

Rua Sergipe, 1034 - 1º andar - Savassi - BH/MG CEP 30130-171 - (31) 3281-0977 (31) 9138-9296 (Edwiges Leal) (31) 9163-8520 (Eduardo Beggiato) www.belarq.com.br belarq@belarq.com.br

Carla e Marina Pimentel 268

Sede Administrativa: Rua da Paisagem, 480 conjunto 1302 - Vila da Serra - Nova Lima/MG CEP 34000-000 Sede Operacional: Rua Luiz Soares da Rocha, 120 Luxemburgo - BH/MG - CEP 30380-600 (31) 3344-0945 / (31) 9951-2021 55*88*8529 (Nextel) www.carlapimentel.com.br carlapimentelpaisagismo@gmail.com

Carlos Alexandre Dumond 112 Rua Ceará, 1332 - loja 02 - Funcionários - BH/MG CEP 30150-311 (31) 3274-6264 www.carico.com.br contato@carico.com.br

Cristina Morethson e Ângelo Coelho

24

Avenida Barão Homem de Melo, 4500 - sala 601 Estoril - BH/MG - CEP 30494-270 (31) 3564-7866 / 3378-8008 / 9977-1760 / 9959-2325 www.morethsoncoelho.com.br crismorethson@yahoo.com.br eng.angelo@terra.com.br

Dante Lapertosa e 116 José Alberto Figueiredo Rua Padre Odorico, 128 - sala 802 - São Pedro - BH/MG CEP 30330-040 (31) 3225-1541 / (31) 9981-4902 (Dante) (31) 9981-4904 (José Alberto) www.lapertosaehfigueiredo.com.br lf@lapertosaehfigueiredo.com.br

Dênia Diniz

122

Desígnio Arquitetura e Urbanismo

126

Rua Estácio de Sá, 900/2004 - Gutierrez - BH/MG CEP 30441-042 (31) 2515-2915 / (31) 9985-2212 denia.diniz@superig.com.br

Rua Turquesa, 494 - Sala 308 - Prado - BH/MG CEP 30411-177 (31) 3588-4215 / (31) 9131-3767 www.designioarquitetura.com.br designio@designioarquitetura.com.br

Deusicléia Horta

78

Dodora Gontijo

130

Rua Tomé de Souza, 1366 - sala 502 - Funcionários - BH/MG - CEP 30140-131 (31) 3223-9145 / (31) 8775-2700 deusicleia.horta@terra.com.br

Rua Fernandes Tourinho, 999 - Sala 104 Lourdes - BH/MG - CEP 30112-000 (31) 3225-9773 / (31) 9984-2609 www.dodoragontijo.com.br dodoragontijo@dodoragontijo.com.br


Contatos Profissionais do Livro

Eliana Freitas, Mágda Braga e Sueli Leite

84

Rua Oswaldo Crivellari, 20 - Santa Rosa - BH/MG CEP 31255-680 (31) 3496-6371 / 9805-2996 / 8422-9915 9518-3939 / 9235-9286 magda.designer@gmail.com crossdesigner@hotmail.com elianacross@yahoo.com.br suelileite48@yahoo.com.br www.acharefacil.com.br/suelileiteferreira

Erly Hooper

Rua Francisco Manoel da Silva, 85 Havaí - BH/MG - CEP 30570-500 (31) 3312-2421  / (31) 9979-0461 erlyhooper@yahoo.com.br

Fernando Hermanny e Germana Giannetti

278

88

94

Avenida Afonso Pena, 4121 - sala 705 - Mangabeiras BH/MG - CEP 30130-008 (31) 3281-9725 / (31) 9202-6648 / (31) 8420-8891 fpentagna@hotmail.com jarturfiuza@hotmail.com

Flávia Zambelli

Praça Pimentel Duarte, 25 - sala 107 Centro - Conselheiro Lafaiete/MG (31) 3761 -3735 / (31) 8756-3735 flaviazambelli@yahoo.com.br contato@flaviazambellii.com.br

136

Gleice Almeida

144

Irene Mendonça

148

Izabela Dinelli

154

Rua Ceará, 1709 - sala 703 - Funcionários - BH/MG CEP 30150-311 - (31) 3317-1469 / (31) 9988-0017 Rua Carlos Luz, 20 - Centro - Itaúna/MG CEP 35680-254 - (37) 3242-1107 / (37) 8811-4765 www.glauciabritto.com.br espacoglauciabritto@hotmail.com

Rua São Felicíssimo, 265 - apto 103 - Betânia - BH/MG CEP 30580-250 (31) 3786-2788 / (31) 9134-2788 gleicecris@ig.com.br

Avenida Afonso XIII, 488 - bloco B - apto 201 Gutierrez - BH/MG - CEP 30430-170 (31) 3337-6808 / (31) 9959-6808 irenedecor@bol.com.br

Avenida Francisco Deslandes, 971 - sala 801 Anchieta - BH/MG - CEP 30310-530 (31) 3287-4891 / (31) 9973-5832 / (31) 9984-0890 www.hgarquitetura.com.br contato@hgarquitetura.com.br

Flávia Pentagna e josé artur fiuza

Gláucia Britto

14

Rua Alvarenga Peixoto, 615 - sala 502 - Lourdes BH/MG - CEP 30180-120 (31) 3287-3698 / (31) 9802-7996 www.izabeladinelliarquitetura.com.br izabela@izabeladinelliarquitetura.com.br

Jane Cabral e Sônia Melo 160 Jane Cabral Rua João Caetano, 250/101 Nova Suíça - BH/MG - CEP 30421-270 (31) 3332-0368 / (31) 8741-2222 cabraljane@yahoo.com.br

Sonia Melo Alameda dos Capixabas - 575 Jardim Encantado - Vespasiano/MG - CEP 33200-000 (31) 9308-8098 www.soniasmelo.blogspot.com soniasmelo@yahoo.com.br

Jaqueline Frauches

166

Rua Paraíba, 476 - sala 1501 - Funcionários - BH/MG CEP 30130-140 (31) 3261-3234 www.jaquelinefrauches.com.br jaqueline@jaquelinefrauches.com.br


Contatos Profissionais do Livro

Márcia e Melina Mundim 176

Rua Pio Porto de Menezes, 145 - sala 902 Luxemburgo - BH/MG - CEP 30380-300 (31) 3297-8190 / (31) 9209-7789 / (31) 9109-9019 www.mmmundim.com.br contato@mmmundim.com.br mmmundim.interiores@gmail.com

Maria Clara Nogueira

Avenida Raja Gabaglia, 1001 - sala 510 Luxemburgo - BH/MG - CEP 30380-403 (31) 3342-2142 / (31) 9976-2642 mclaradesign@gmail.com mariaclaranogueira@ig.com.br

182

Maria do Carmo Ferraz 186 Rua Dr. Pereira de Melo, 256 - apto 604 Luxemburgo - BH/MG - CEP 30380-350 (31) 3047-6335 / (31) 9142-7411 www.mariadocarmoferraz.blogspot.com.br maduferraz@gmail.com

Mariana Borges e Thaysa Godoy

Avenida Getúlio Vargas, 668 - sala 1004 Funcionários - BH/MG - CEP 30112-901 (31) 3024-4304 / (31) 9978-0707 www.dad.arq.br marina@dad.arq.br

212

Natália botelho e Paola corteletti

220

Avenida Prudente de Moraes, 135 - sala 113 Santo Antônio - BH/MG - CEP 30350-093 (31) 3344-3557 www.simples.arq.br simples@simples.arq.br

Paola Camargo e Priscila Sathler

224

Rua Gonçalves Dias, 1922 - sala 601 Lourdes - BH/MG - CEP 30180-150 (31) 3293-9161 / 8735-2440 / 8879-5017 www.sathlercamargo.com.br design@sathlercamargo.com.br

192

Rua Herculano de Freitas, 58 - sala 1102 - Gutierrez BH/MG - CEP 30430-120 - (31) 2511-9040 Mariana Borges (31) 8789-4636 Thaysa Godoy (31) 9105-5074 www.borgesgodoy.com mariana@borgesgodoy.com thaysa@borgesgodoy.com Blog: www.borgesgodoy.com/blog

Marina Dubal

Nara Cunha

Rua Gonçalves Dias, 344 - sala 302 Funcionários - BH/MG - CEP 30140-090 (31) 3213-4217 / (31) 9682-8074 www.naracunha.com naracunha@naracunha.com

198

Marli Viana e Valéria Leão 204

Avenida do Contorno, 7069 - sala 407 Santo Antônio - BH/MG - CEP 30110-043 (31) 3468-4093 / (31) 9105-6229 / (31) 9161-8776 www.dekordesign.com.br contato@dekordesign.com.br

Patrícia RC de Abreu

30

Pedro Lázaro

18

Avenida Bandeirantes, 1080 - Mangabeiras - BH/MG CEP 30315-000 - (31) 3287-1451 / (31) 9967-0880 www.patriciaabreu.com.br contato@patriciaabreu.com.br

Rua Laranjal, 154 - Anchieta - BH/MG CEP 30310-700 (31) 3285-5950 www.pedrolazaro.com.br arquitetura@pedrolazaro.com.br

Rara Arquitetura e design de interiores Rua Ceará, 1709 - sala 302 Funcionários - BH/MG - CEP 30150-311 (31) 2535-0194 Daniela Brandão (31) 9389-4444 Daniela Rabelo (31) 8421-1716 Sandra Rios (31) 9242-1851 www.rararquitetura.com.br rara@rararquitetura.com.br

228


Contatos Profissionais do Livro

Renata Gomes

Avenida Caetano Marinho, 230 - Centro Ponte Nova/MG - CEP 35430-001 (31) 3817-4340 / (31) 9989-4341 arquitetura@renatagomes.com.br www.renatagomes.com.br

236

Valéria Alves

252

Rua Odilon Braga, 878 - sala 301 Anchieta - BH/MG - CEP 30310-390 (31) 3225-2980 / (31) 9956-8407 www.valeriaalves-arquiteta.blogspot.com valeriaallves@msn.com

Rodayka Santana

98

Vanessa Menezes

258

Rodrigo Aguiar e Rodrigo Guerra

36

Zeuslene Corrêa

52

(11) 97520-5544 rodayka@rsestudio.com.br www.facebook.com.br/rsestudiosp

Rodrigo Aguiar Avenida Afonso Pena, 3355 - sala 408 - Serra - BH/MG CEP 30130-008 - (31) 3356-8894 / (31) 9999-0966 www.rodrigoaguiar.com.br contato@rodrigoaguiar.com.br Rodrigo Guerra Rua Moacir Byrro, 707 - sala 02 - Centro Coronel Fabriciano/MG - CEP 35170-002 (31) 3841-4527 / (31) 9988-6880 arquitetura707@gmail.com

Sheila mundim

240

Avenida Barão Homem de Melo, 4500 - sala 1324 Estoril - BH/MG - CEP 30494-270 (31) 3264-0252 / (31) 8488-6871 www.sheilamundim.com sheila@sheilamundim.com

Tania Freitas

46

Tânia Salles

248

Rua Desembargador Melo Júnior, 435 - São Bento BH/MG - CEP 30350-430 (31) 3293-1898 / (31) 9923-6263 freitas.tania@yahoo.com.br

Avenida Raja Gabaglia, 1710 - salas 1101/03/05 Santa Lúcia - BH/MG - CEP 30350-540 (31) 3296-6267 administrativo@taniasalles.com.br

Rua Paulo Afonso, 146 - sala 512 Santo Antônio - BH/MG - CEP 30350-060 (31) 2511-4977 / (31) 8499-4971 vanessamenezes@vanessamenezes.com.br

Rua Odilon Braga, 917 - apto 201 - Anchieta - BH/MG CEP 30310-390 (31) 3047-1115 / (31) 9132-6931 www.zeuslenecorrea.com zeus@zeuslenecorrea.com



Livro Tendência Vol.II