Page 1

muito mais que uma revista muito mais que uma revista

Um feliz natal e um 2009 cheio de entretenimento pra você.

edição 03 • Ano 1• R$ 7,90

03 Edição Especial

Onde há fumaça, há cor Para presente Um mini-guia para o Natal

Para beber

Chá da tarde

edição 03 • Ano 1

Assine Já

3074 8383

tva.com.br

Para morar Casas do futuro

Para vestir Street fashion espanhola

9

771983

426002

03


água

A essência da

Faz bem pra...

vida!

A água é, depois do oxigênio, a substância mais importante para o corpo, principalmente para as crianças. Elas têm proporcionalmente, maior quantidade de água no corpo do que o adulto e menos massa corporal, por isso absorvem mais calor. A água Timbu ajudam a repor os líquidos, a manter a temperatura do corpo e a recuperar a energia gasta durante o dia. Experimente o prazer de sentir-se bem. Água Timbu, faz bem para a vida.

w w w.aguatimbu.com.br


moremagazine.com.br • 3


20

Colunistas Daniela Prosdocimo Caldeira Fernanda Viana Dias Mariella Vieira Dias Mauricio Medeiros Ruy Barrozo Colaboradores desta edição André Azevedo André Schulz Antonio Wolff Fernanda Ávila Felipe Potenza Karla Fragoso Kátia Michelle Pires Patricia Papp Sandra Martins Tuti Maioli Neto Vicente Frare Projeto, Conteúdo e Desenvolvimento Gráfico Projeto Comunicação – www.projetocomunicacao.com ID-ART – www.id-art.com.br Designer Gráfico Tiago Ferrari Financeiro Claudia Moreira Fortes financeiro@moremagazine.com.br Departamento Comercial César Benítez comercial@moremagazine.com.br) Danielle Cruz danicruz@moremagazine.com.br Contato Avenida Iguaçu, 2947, cj. 34. Curitiba - PR - Tel.: 41 3082 8632 • • • •

publicidade@moremagazine.com.br comercial@moremagazine.com.br redacao@moremagazine.com.br assinaturas@moremagazine.com.br

A MORE magazine é uma publicação bimestral da ID-ART. Todos os direitos reservados. O conteúdo dos artigos e matérias publicadas é de responsabilidade de seus autores. Estão autorizadas a falar em nome da MORE magazine ou a retirar qualquer tipo de material apenas quem tiver em seu poder um documento timbrado, registrado em cartório, assinado pelos diretores da publicação. ISSN 1983-4268 - Tiragem 10.000 exemplares

Foto: Antonio Wolff

: : expediente : :

Publishers César Benítez García Danielle Cruz Melissa Castellano

Capa Sinais de fumaça. Cores, ousadia e irreverência.


10 4 Narrativas Moda, música e gastronomia high tech com direito a táxi, direto de Londres.

14 Direto da espanha

Dupla de fashion designers espanhola ganha o mundo da moda independente.

58 Hit the road Mercado de carros de alto luxo ganha as estradas brasileiras.

60 Embrulhe Um mini-guia de presentes de Natal.

78 Por aí 16 Arte combina com luxo? Como tudo depende do ponto de vista, Tuti Maioli foi perguntar o que é luxo para quem é artista.

32 Trends O Natal diferente da Pulp Idéias e Conteúdo.

36 Gourmet

Fique em dia com o que acontece pelo mundo das artes e do entretenimento.

88 Social Mariella Dias e Ruy Barrozo contam quem é que conta.

96 Turismo Uma volta pela Patagônia.

Chá descolado em Londres, cava de ouro e a tradicional receita da Chef Daniela Prosdocimo Caldeira.

42 Bate-papo A conversa afiada entre os produtores de eventos Dado Dantas e Ilse Lambach com o jornalista Reinaldo Bessa.

48 Casa do futuro Conforto, segurança e eficiência. Um apartamento em Curitiba reúne o que há de mais moderno na automação residencial

54 Hard Candy Louco por Madonna. Conheça a incrível coleção do hair stylist Ricardo Moretti.

editorial A terceira edição da MORE magazine chega em formato diferente. Vai ser assim toda vez que tivermos uma edição especial. Nesta edição, o diferencial fica por conta do mini-guia de compras para o Natal. No mais, muita informação, entretenimento e moda. Tudo pensado para você. Boa leitura e boas festas!

Melissa Castellano Editora-Chefe


mo r e • t endênci as

4

narrativas 4 narrativas por Mau Medeiros, trend forecaster, de Londres

1. Hi-Tech/Oriental Fusion Cuisine/Restaurante Inaugurado há menos de dois meses no coração do Soho, em Londres, o Inamo vem com uma proposta pioneira quando se fala em restaurante. No ambiente descolado e charmoso, a grande surpresa é o sistema de pedido interativo. Através de um trackpad você navega pelo menu e as imagens dos ítens do cardápio são projetadas na mesa automaticamente com descrição e preço. Uma vez que você se decidiu em suas escolhas, você envia o pedido diretamente para a cozinha, tudo via o sistema projetado na mesa. Sim, é uma coisa meio Minority Report e o mood do restaurante muda o tempo todo à medida que os clientes brincam com seus menus. Os garçons estão ali caso você tenha dúvida na operação da interface e só, eles não tiram pedidos. A experiência se extende quando você explora as telas e descobre que

10 • 03 • dez 2008 / jan 2009

é possível customizar os backgrounds da mesa, pode jogar com seu acompanhante, pesquisa dicas sobre o que há na vizinhança e inclusive pode chamar o táxi pra ir embora. A conta também é solicitada via mesa, mas o sistema de pagamento ainda é o tradicional, o que decepciona um pouco. A comida é ótima, com um cardápio contemporâneo e requintado. Vale a pena!


2. Maison Martin Margiela Para aqueles que procuram diferenciação, estilo único e transgressão, a marca belga, homônima de seu criador também belga, Martin Margiela é uma das melhores escolhas no momento. Todo o trabalho de no-branding ao qual a marca se propõe é fascinante. Não explorar o nome nas etiquetas, não anunciar nas principais revistas de moda mundiais fazem parte da personalidade da marca. Além deste posicionamento não mídia, o estilista preza o anonimato total e sempre que a marca precisa se comunicar, utiliza-se da primeira pessoa do plural (nós), referindo-se às 16 nacionalidades que integram o time criativo. O branco é o tema predominante desde a criação da marca em 1988, traduzindo-se nas paredes, pisos, nas boutiques, nos show-rooms e nos escritórios. Além disso, todo o staff usa guarda-pós brancos, tanto nos ateliers quanto quando em serviço aos clientes. As lojas são sempre em locais muito particulares e longe das high streets. O projeto de interiores é sempre uma perfeita integração do estilo do prédio escolhido com a filosofia da marca, com interferências gráficas nas paredes e provadores. A loja em Londres já foi atelier do aclamado pintor Francis Bacon e é percebida de fora apenas por uma placa com numeros que representam as coleções e dentro da loja em uma parede você é convidado a deixar sua marca na loja através de uma mensagem. A Maison Martin Margiela fica no Mayfair em Londres.

moremagazine.com.br • 11


m o r e • t endênci as

Variedade de queijos no descolado Borough Market

O delicioso escalope também faz parte do menu

3. Mercado/Borough Market Seja inverno ou verão, aos sábados não tem programa mais certeiro do que uma passada no Borough Market na hora do almoço. O mercado de alimentos mais antigo de Londres, que já foi cenário de incontáveis filmes, fica no lado sul do Rio Tâmisa e surgiu quando os romanos contruíram a primeira ponte em Londres.

escalopes, ostras e o famoso burguer de

É um spot super descolado. Criativos, escritores, artistas, músicos, engravatados no seu dia de folga, famílias e turistas se trombam nos corredores do mercado para apreciar as delícias gastronômicas das mais diversas origens.

gastronomia do mercado com uma boa cerveja

Frutos-do-mar, frutas, verduras e queijos se misturam com petiscos deliciosos como

como a Tate Modern, Shakespeare Globe e o

12 • 03 • dez 2008 / jan 2009

chorizo que faz a fila dobrar a esquina. Não posso deixar de mencionar a especialidade local o Fish’n’Chips (peixe com batata frita) que também é um grande sucesso. Os pubs que circundam o mercado lotam das 11h até cerca das 3h, onde os visitantes apreciam a ou um bom vinho. Como se não bastasse todo o charme do mercado em si, a região é privilegiada com outros grandes pontos turisticos de Londres, complexo cultural South Bank Centre.


4. Matter/Super Club London Faz algum tempo que Londres não tem um grande clube pra se orgulhar. Nos últimos meses clubes foram fechando em sequência, como o Turnmills e agora o Astoria. Para quebrar o desalento dos nightlifers de plantão, eis que surge no leste londrino o Matter. Com capacidade para 2.600 pessoas o clube foi construído sob o domo da O2 Arena pelo mesmo clube que dirige a famosa Fabric. Armand Van Helden, Carl Cox, Smokin’Jo, Serge Santiago, Hercules & Love Affair já deram a honra da presença. Para o mês de dezembro já agendados Steve Lawler, Tiefschwarz, Sam Sparro (Live), ALPHABEAT (Live) e também vai ser uma boa pedida para a virada ao som de 2Many DJs.

Flagrante Hot Chip: presença na Matter

moremagazine.com.br • 13


mo r e • moda

Street fashion espanhola moda

a

potipoti, assim mesmo em letras minúsculas, é uma dupla de fashion designers espanhola. Silvia Salvador e Nando Cornejo, apesar de trabalharem em Berlim, são disputadíssimos no circuito de moda independente espanhol. Suas coleções, motivadas pela cultura de rua, mesclam elementos da arte popular antiga e contemporânea e tem força nas texturas e na estamparia.

14 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Coleção primavera/verão 2009 da potipoti. As peças já estão a venda na Dinamarca, Japão, Áustria, Suíça, Itália, Rússia, Espanha e Alemanha

A marca foi fundada em 2005 e desde então suas criações já foram rodaram o mundo. O talento da dupla não termina na passarela. Eles também produzem ilustrações, peças de design gráfico e desenvolvem uma linha completa de eye-wear. Já customizaram um carro para a Mazda e o tênis Adidas Adicolor. A potipoti manufatura seus produtos em pequenas empresas têxteis de Castela e Leão, na Espanha, e em Portugal. Podem ser encontrados em lojas selecionadas na Dinamarca, Japão, Áustria, Suíça, Itália, Rússia, Espanha, na loja própria em Berlim.

moremagazine.com.br • 15


m o r e • compor t amen to

Luxo

para a arte por Tuti Maioli Neto, da Suíça

Still Life é luxo O holandês Pascal Möhlmann, que mais parece um surfista de ondas australianas, tem o fascínio pelas técnicas de pintura das épocas passadas. Cores. Pincéis. Composição. Tanto é que as suas referências são os velhos mestres da pintura, Rubens e Velazquez. Versátil é uma palavra do seu dicionário: pintou a moto Ducati do coiffeur Victor Regli e ilustrou a capa do livro da colunista Michèle Roten, “Miss Universum”. Coincidências ou tramas do destino têm Pascal a seu favor . Em Basel morou com o chefe da Art-Basel, Sam Keller. Em Zurique, resolveu fazer a “The Gallery Of Idiots”, em que retratava as pessoas em seus lados mais insanos, no espaço de uma hora. Aí rolou uma espécie de “corrente de retratados”, numa operação de speed painting. Pascal quando trama com seus pincéis, retoma a sua paixão pelo Still Life e de quebra, põe modernidade nas telas. “Luxo significa trabalhar independente . Não ter que me dar regras já estabelecidas. Liberdade de poder orientar a minha vida e meu tempo como me convém. Poder desfrutar as noites.” www.pascalmoehlmann.com

16 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Voz é luxo Mariana da Cruz tem alma de cigana. Talvez porque tenha nascido em Paranapanema, onde as água rolam. Quase a lembrar uma canção de Caetano, “Onde eu moro passa um rio”. Com um stop em Sampa, Mariana voou para Lisboa, e pelas ladeiras lusitanas, transitava entre fados e clubs de música eletrônica. No cais da antiga cidade, onde cantava num pub irlandês, os deuses tramaram o seu encontro com o produtor suíço Ane H., da banda Swamp Terrorists. E Ane procurava uma nova voz para o seu projeto. Entre os vai e vens das pontes aéreas Zurique-Lisboa, veio o sim para começar a produção de um álbum. “Nova Estação” é o nome do CD de Mariana, talvez uma referência ao seu novo porto, Berna. Neste CD Mariana se une a Duduka da Fonseca, o ex-baterista de Jobim, além dos seus músicos Ane H., Oliver Husmann e Adrian Christen. Agora vem o segundo CD, “Corpo Elétrico”, gravado em São Paulo e Berna, num trabalho com o team londrino“da Lata”. Em dezembro, Mariana pisa no palco do Divan du Monde, em Paris , para soltar a voz no ar. “Posso dizer que me encontro numa posição de luxo com a Arte, com a música e com a vida. Cultura é como ar e alimento”. www.dacruzmusic.com

moremagazine.com.br • 17


m o r e • compor t amen to

Moda e o mar de Fortaleza são luxo O que pode fazer o cearense Walfrido da Silva Lima na Suíça? Furor na moda. O seu talento ficou claro quando apresentou a coleção “Giese 581”, como trabalho de diploma na Escola Superior para Design e Arte em Basel. Inspirada num planeta super earth, apresentou cores e roupas em neoprene. Moda packing. Não só encantou o público mas também um designer da label Hugo Boss. Em 2007 colocou no mercado “Na Balada” , com referências aos dados Rubik, dos anos 80. As suas coleções podem ser encontradas em algumas butiques como Prognose, Set& Sekt (Basel), ou em Zurique na Dings e Fidelio. Para o final de 2008 ele está desenvolvendo uma outra coleção streetwear, calças, camisetas e pulôvers. Ainda

18 • 03 • dez 2008 / jan 2009

este ano concorreu ao Stella Awards em Zurique, cujo prêmio era um estágio na Missoni, na Itália. As listras missonianas não quiseram Walfrido, que está mais para Londres do que para Roma. No bolso do jeans ele tem os bilhetes aéreos para Fortaleza, onde passa o verão e recarrega as baterias para o próximo ano. Em 2009, as suas coleções vão ser apresentadas no Gewerbemuseum (Museu Industrial) de Winterthur na mostra “Moda e Performance”. “Para mim, luxo é acima de tudo ter saúde, tempo e dinheiro suficiente pra viver bem”. www.walfridodasilvalima.com


mo r e • c u rta s

Curtas curtas Coral Natalino Apresentações do coral Christmas Harmony fazem parte da programacão de Natal do Shopping Crystal Plaza. As performances acontecem todos os sábados e domingo, até o dia 21 de dezembro, sempre às 17h30, na Praça de Eventos do Shopping.

Novo espaço de eventos A chef Daniela Prosdocimo Caldeira inaugura, no início de dezembro, o Espaço La Table, um local multi-funcional para festas, eventos corporativos, entre outros, com o padrão e a gastronomia artesanal La Table. O projeto é das arquitetas Daniela Barranco Omairy e Deisy Cruz, tem capacidade para 300 pessoas, estacionamento no local e fica ao lado do do buffet da chef, na Av. N. Sra. Aparecida, 742, Seminário. Reservas já estão sendo feitas para os eventos de final de ano. Informações: (041) 8405-1278 e 3274-0875.

moremagazine.com.br • 19


mo r e • moda

sinais de fumaça

Editorial: A t A l h o para MORE Magazine Styling: André Azevedo Produção de moda: Karla Fragoso Assistente de produção: Felipe Potenza Beauty: Sandra Martins Fotografia: Antonio Wolff Assistente de fotografia: André Schulz Tratamento de imagem: LuxLab

20 • 03 • dez 2008 / jan 2009


bermuda branca Rockstter para Capoani, R$ 268,00, camiseta branca acervo A t A l h o


vestido longo em seda, R$ 325,00, sobreposto vestido plissado curto Kosyuko, R$ 370,00, tudo Villa Mariantonio, pulseira Ayra para Karina Kulig, preço sob consulta, detalhe cabeça e sapato acervo A t A l h o

mo r e • moda

22 • 03 • dez 2008 / jan 2009


moremagazine.com.br • 23


24 • 03 • edição especial 2008

bermuda branca Rockstter para Capoani, R$ 268,00, camiseta branca acervo A t A l h o


moremagazine.com.br โ€ข 25

calรงa branca Ralph Lauren para Capoani, R$ 458,00


vestido branco tomara que caia Impelle, R$ 394,00 , camiseta branca acervo A t A l h o

mo r e • moda

26 • 03 • dez 2008 / jan 2009


ela: vestido Karina Kulig, preรงo sob consulta, colar Ayra para Karina Kulig, preรงo sob consulta, ele: calรงa jeans Diesel para Capoani, R$ 1.098,00, camisa e cinto acervo A t A l h o

moda

moremagazine.com.br โ€ข 27


28 • 03 • edição especial 2008

calça jeans Diesel para Capoani, R$ 798,00, camisa manga curta Hugo Boss para Capoani, R$ 448,00, camisa manga longa Diesel para Capoani, R$ 398,00


moremagazine.com.br • 29

biquini Vix para Bazaar Fashion, R$ 373,00, camisa Branca para Donna Lusso, R$ 384,00, colar acervo A t A l h o


ela: vestido Bazaar Fashion. preço sob consulta, saia acervo A t A l h o, cinto/colar André Azevedo/A t A l h o, sandália Karina Kulig, preço sob consulta, brinco Gabi Aidar para Donna Lusso, R$ 49,00, pulseira Gabi Aidar para Donna Lusso R$ 129,00, ele: calça jeans Diesel para Capoani R$ 1.098,00, cinto acervo A t A l h o

m ore • moda

30 • 03 • edição especial 2008


vestido Karina Kulig, preço sob consulta, brinco Gabi Aidar para Donna Lusso, R$ 69,00

moda

moremagazine.com.br • 31


m o r e • t endênci as

Pulptendências Trends pulp A Pulp gosta de ver o mundo de ângulos diferentes. Enquanto o Natal, para muita gente, ainda representa laços dourados e presépios, para nós é uma época de inovação. Em nossas viagens e pesquisas descobrimos maneiras interessantes de comemorar as festas de final de ano ao redor do mundo.

Bíblia repaginada Para aqueles que acham que esta época do ano é unicamente voltada ao consumo, que tal ler a Bíblia? O publicitário sueco Dag Soderberg editou uma versão do livro sagrado totalmente ‘remasterizada’ para os leitores do século 21. Mais parecida com uma edição da Vogue do que com aqueles livrinhos de gavetas de hotéis, o texto é leve e as imagens bem produzidas. Dá até mesmo para enfeitar a mesa de centro de sua sala. Custa U$ 35 e está disponível no BibleIlluminated.com ou na Amazon.

32 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Imagens religiosas Já em outros lugares o espírito desta época é muito mais religioso do que comercial. Em cidades como Valleta, na ilha de Malta ou Acra, capital do Gana, o que se vê são muitas imagens religiosas enfeitando as casas das pessoas. O papai-noel vermelho e as bolas douradas não chegaram nestas praias.

Elf Yourself A febre natalina nos Estados Unidos em 2007 foi o site ElfYourself.com. Concebido como uma campanha viral, qualquer um podia criar seu cartão de Natal animado colocando uma foto sua na cara de um duende dançante. Mais de 100 milhões de pessoas receberam os tais cartões. Foi tanto o sucesso que, neste ano, o site foi ‘turbinado’. São novas danças, mais duendes e a possibilidade de imprimir cartões reais, fazer downloads e dar presentes como camisetas e canecas. Feliz Natal 2.0.

moremagazine.com.br • 33


mo r e • t e ndênci as

Árvores inusitadas Nos países do extremo oriente, o Natal também é comemorado mas de forma unicamente consumista já que a grande maioria das pessoas é budista, muçulmana ou hindu. Talvez por isso nos shoppings de Bangcoc, Tóquio e Xangai existam as árvores de Natal mais criativas do planeta. Ao invés de usarem os clichês natalinos ocidentais eles apostam em versões fashion e pop, transformando o enfeite em moda.

34 • 03 • dez 2008 / jan 2009


mo r e • gour met

Fancy a fashion

cup of tea? tea da redação


u

m dos chás da tarde mais badalados de Londres acaba de lançar sua nova coleção. Coleção? Sim, o Prêt-à-Portea do The Berkeley, um dos hotéis mais luxuosos da cidade, transforma o estilo de designers de moda mais conceituados do mundo em biscoitos, bolos e merengues. Nesta temporada, além dos chás incríveis, as delícias fashion incluem o creme de chocolate escuro rendado Prada Valrhona, mostrando a tendência do bordado da estação; bolo de banana madeira em homenagem à bolsa Maze Bag amarela da Smythson, o acessório do momento; e o biscoito em forma do sapato “Pigalle”, de Christian Louboutin, em glitter verde. A estrela da coleção é inspirada na nova

criação de Alexander McQueen: um vestido em chiffon branco de queijo coberto de merengue de framboesa. Os chefs pâtissier do The Berkeley buscam inspiração na semana de moda londrina. É lá que garimpam as cores e texturas para as novas coleções. Detalhe: tudo é servido em porcelana desenhada com exclusividade por Paul Smith, para Thomas Goode, e taças de champagne Baccarat. O Prêt-à-Portea é servido diariamente das 14h às 18h, na Caramel Room do The Berkeley, na Wilton Place, em Knightsbridge, e custa £35 por pessoa, £43, se incluir uma taça de champagne Laurent Perrier. Informações: 0044 (0)20 7235 6000.

moremagazine.com.br • 37


mo r e • gour met

O prazer de comer bem gourmet por Daniela Prosdocimo Caldeira

Bolo Natalino de Chocolate e Especiarias Para a pasta de amêndoas 35 g de claras de ovo 250 g de amêndoas sem casca Processe as amêndoas até que virem uma farinha. Adicione a clara e processe até obter uma pasta. Refrigere.

Para o bolo 140 g da pasta de amêndoas 160 g de açúcar 4 ovos 1,5 l de leite 180 g de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento 40 g de cacau 1 colher de chá de canela ½ colher de chá de gengibre em pó 60 g de avelãs 60 g de amêndoas 60 de pistaches 60 g de chocolate meio amargo picado 180 g de manteiga derretida

38 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Como fazer Torre as nozes, avelãs e pistaches. Reserve. Em uma batedeira misture a pasta de amêndoas e o açúcar até que fique homogêneo. Adicione os ovos, um a um, e bata por 5 minutos. Adicione o leite e peneire a farinha com o fermento, cacau, canela e gengibre sobre a mistura da batedeira e em velocidade baixa, bata somente até os ingredientes secos serem incorporados. Retire da batedeira, e com uma espátula incorpore as nozes, avelãs, pistaches, chocolate e a manteiga derretida. Mexa somente até ter absorvido a manteiga. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora (dependendo da forma e do forno). Tenham todos um doce Natal!! Até ano que vem!

moremagazine.com.br • 39


mo r e • gour met

Para matar a sede gourmet da redação

n

ão é apenas o hypado mercado das águas premium que tem feito o mundo descolado girar. Sim, com algum exagero, elas têm tomado o lugar do vinho no paladar de muitos. Como, por exemplo, a norte-america Bling, filtrada nove vezes e cuja garrafa é cravada de cristais Swarovsky, e pela qual muitos pagam até 100 dólares a garrafa. Para os mais puristas, mas ainda assim chegados em novas tendências, chegam ao mercado bebidas como a 24K. Cava da vinícola valenciana Artesanos Del Vino. Como o nome sugere, o espumante, elaborado com as uvas Chardonnay, Perelada, Macabeo e Xarel-lo, possui escamas de ouro comestível 24 quilates em sua composição. Na boca, notas intensas de abacaxi e maçã. No olfato, tons de leveduras com fundo de ervas e marmelo. A produção é limitada e já despertou interesse nos mercados japonês, norte-americano, alemão e nos Emirados Árabes.


moremagazine.com.br • 41


m o r e • bat e -papo

Reinaldo Bessa:

“Cigarro é vício, charuto é hobby” Reinaldo Bessa fotos: Silvio Auríchio

42 • 03 • dez 2008 / jan 2009


n

esta edição da MORE magazine, convidamos os produtores de eventos Dado Dantas e Ilse Lambach para uma conversa com o jornalista Reinaldo Morais Bessa. Um almoço na casa de Dado Dantas, reuniu os produtores e o colunista, sempre com uma agenda apertada. Bessa tem 52 anos, é natural de Jacarezinho, interior do Paraná, onde começou na Rádio Educadora Rural como apresentador de noticiários e outros programas. É casado com a também jornalista Claudia Macioro Bessa, natural de Curitiba, e tem três filhos: Leonardo Emanuel (24), formado em Jornalismo; Fernanda (19), acadêmica de Direito; e Laura (17). Desde 1999 produz (junto com Claudia) e apresenta o Programa Jet Set, que é veiculado na Rede Independência de Comunicação do Paraná (RIC TV), exibido aos sábados a 1

Os produtores de eventos Ilse Lambach e Dado Dantas entrevistam Reinaldo Bessa

hora da manhã. Em 2001, com o falecimento do colunista Dino Almeida, foi convidado pela direção da Gazeta do Povo para substituí-lo e, desde então, é o titular da coluna diária que leva seu nome. Já atuou nos seguintes veículos em Curitiba: TV OM (atual CNT); TV Paranaense (Globo/ RPC); TV Independência (Record); Agência Estado/Jornal O Estado de S. Paulo (Sucursal de Curitiba) e Jornal do Estado. Na TV Paranaense, além de repórter, foi âncora do telejornal Bom Dia, Paraná. Antes de ingressar na TV passou por várias emissoras de rádio, entre as quais Clube Paranaense (B2); Capital e Exclusiva. Junto com sua mulher, fundou e dirigiu a Multipress Agência de Notícias, hoje extinta. A seguir, você acompanha os melhores trechos deste bate-papo.

moremagazine.com.br • 43


m o r e • bat e -papo

Dado Dantas e Ilse Lambach – Que fator é determinante para que você vá a uma festa? Reinaldo Bessa – Quem está me convidando e por quê. Dado e Ilse – Na sua opinião, o que é mais importante para que o convidado sinta-se prestigiado, a apresentação e personalização do convite são fatores importantes? Bessa – Nem sempre. Há convites modestos e festas fantásticas e convites sofisticados e festas nem tanto. O prestígio está mais na maneira como o convidado é recebido na festa. Dado e Ilse – O que você observa primeiro quando chega a uma festa? Bessa – As pessoas e o lugar. Dado e Ilse – Apesar de muitas pessoas não fumarem hoje e não aceitarem este hábito, as pessoas que ainda fumam ou apreciam um charuto, por exemplo, devem ter suas vontades ignoradas em uma festa? Uma solução é reservar um local para o fumoir? Bessa – Acredito que o mais correto é haver um local apropriado para a degustação de charutos e mesmo de cigarros, mas que sejam em locais distintos, pois onde se fuma charuto não se deve fumar cigarro, nem compartilhar o cinzeiro. Cigarro é vício, charuto é hobby.

44 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Dado e Ilse – Para você, o que determina luxo em um evento? Bessa – Várias coisas. Por exemplo, a qualidade do buffet, da bebida, etc. Para mim, cerveja não combina com luxo. O comportamento e a apresentação dos garçons, a decoração. É um conjunto. Dado e Ilse – No universo da moda, luxo já não tem o mesmo significado. Hoje as pessoas se preocupam mais em aliar luxo a conforto e sustentabilidade. É o chamado “consumo consciente”. Você acha que isso também é uma tendência no mercado de eventos? Bessa – Talvez, mas não sou especialista da área para afirmar nem que sim, nem que não. Mas ouço por aí – e concordo – que tudo que é menos é mais. Dado e Ilse – A produção de uma festa é tão importante quanto à escolha do local? Você já presenciou eventos diferentes em um mesmo espaço em que a produção determinou o sucesso daquela festa e da outra nem tanto?

Bessa – Já, várias vezes. Já ocorreu de ir ao mesmo lugar um dia após o outro e não acreditar que 24 horas antes aquilo estava completamente diferente. Depende muito de quem está por trás do evento. Dado e Ilse – O que é mais deselegante em um evento? Bessa – Ostentação pura e simples. Dado e Ilse – Na sua opinião, qual a festa mais importante na vida de uma pessoa? Bessa – Acho que varia de acordo com as fases da vida da pessoa. Pode ser o casamento, pode ser o casamento de um filho ou a comemoração de uma grande conquista profissional.

moremagazine.com.br • 45


m o r e • bat e -papo

Dado e Ilse – E qual a comemoração mais importante para uma empresa? Bessa – Creio que é aquela feita para comemorar ou anunciar a conquista de um prêmio de alto significado, que poucos conseguem obter e que a distinguirá no mercado. Dado e Ilse – O que você acha das empresas que usam a festa como artifício de uma estratégia de marketing para aparecer na mídia espontânea? Bessa – Se for com um propósito legítimo, sem forçar a barra, não vejo nada demais. Empresas são pessoas jurídicas e pessoas, com raríssimas exceções, adoram aparecer, não é?

46 • 03 • dez 2008 / jan 2009


moremagazine.com.br • 47


m o r e • de s i gn

Casa do futuro design por Katia Michelle Pires

Touch Screen controla todas as funções da casa, da persiana à temperatura do piso e aos aparelhos de som e imagem

48 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Conforto, segurança e eficiência. Um apartamento em Curitiba reúne o que há de mais moderno na automação residencial

s

e tudo o que você sabe sobre casas inteligentes e automação residencial está próximo do que acontecia na série Os Jetsons, produzida pela Hanna-Barbera nos anos 60, está na hora de mudar os conceitos. Muito do que se projetava ali, numa brincadeira futurista, já é uma realidade hoje e alguns confortos que a tecnologia oferece deixam de ser um sonho de consumo para estar cada vez mais próxima de quem gosta de tecnologia. Basta ter conhecimento e algum capital para investir, claro. Um apartamento em Curitiba, projeto da dupla Daniel Casagrande e Luiz Maganhoto reúne o que há de mais moderno quando o assunto é tecnologia. O projeto, solicitado por um casal sem filhos e com muita paixão pelo universo high-tech, levou dois anos para ficar pronto. A cobertura de um prédio próximo ao Parque Barigui, cartão postal da capital, ganhou alterações dentro desse conceito. Para receber as modificações necessárias, o projeto começou a ser pensado já na planta. São 800 m2 de área útil e muita tecnologia. O apartamento é quase 100% automatizado. As persianas, por exemplo, movem-se com controle remoto. A temperatura do piso e a luz, assim como ar condicionado, som e imagem, podem ser controlados por um toque, em um único aparelho.

moremagazine.com.br • 49


mo r e • de s i gn

“Todas as automações respondem a um único comando”, explica Casagrande. Outra característica foi a substituição dos espelhos de luz – os interruptores – por telas de LCD, o que faz com que, a cada lugar da casa, seja possível acionar todos esses comandos. “São telas de três polegadas que estão em todos os cômodos, nos dois andares. Isso dá uma sofisticação única”, considera Casagrande. As facilidades não acabam por aí. O sistema de automação é integrado ao celular, o que faz com que algumas situações bastante cômodas sejam possíveis. Os donos da casa podem, por exemplo, acionar a banheira e escolher a temperatura da água pelo telefone, antes de chegar a casa. Com tanta tecnologia disponível, a segurança, claro, não poderia ficar de fora. Todos os ambientes da casa também podem

50 • 03 • dez 2008 / jan 2009


ser controlados pelo celular e uma câmera posicionada para a rua, permite ver até mesmo quem caminha no parque próximo ao prédio. Para combinar com a tecnologia de ponta, Casagrande escolheu objetos e cores cleans para o apartamento. “É tudo muito limpo. Muito contemporâneo”, explica. As cores escolhidas foram o branco, o prata e o preto com alguns toques discretos de vermelho. Muitos dos produtos, principalmente àqueles que respondem pela automação, foram importados dos Estados Unidos, já que o Brasil ainda não dispõe de tecnologia suficiente dentro da arquitetura high-tech. “Mas foram montados por empresas brasileiras”, complementa o arquiteto. Investir nessa automação pode custar

caro e ainda que não seja possível citar valores, já que depende muito de cada projeto, Casagrande analisa que vale o investimento que cada um está disposto a fazer. “A automação existe em vários níveis, desde a mais simples até em toda a casa, como neste projeto. Depende do que cada um pretende investir. O que é muito para um pode não ser para outro”, considera.

moremagazine.com.br • 51


mo r e • fes t a

4 anos de Taboo festa

Dia 21 de novembro o Taboo comemorou 4 anos. Na mesma ocasião, a More Magazine lançou sua 2ª edição.

52 • 03 • dez 2008 / jan 2009


moremagazine.com.br • 53


m o r e • pe r fi l

Louco porperfil ela por Katia Michelle Pires fotos: David Peixoto

Ricardo Moretti tem um quarto inteiro dedicado à Madonna, possui mais de 6 mil revistas, 100 pastas com recortes de jornais, CD, vinis, fitas K7, camisetas, pôsteres e outras curiosidades

e

le tinha apenas seis anos quando ouviu a voz dela pela primeira vez, no rádio da família. A música lembra até hoje: “Like a virgin”. Começava ali uma paixão que atravessou duas décadas. Foi aumentando e hoje faz de Ricardo Moretti um dos fãs número um de Madonna. Em mais de vinte anos de paixão intensa, Moretti coleciona itens de fazer inveja a qualquer fã clube. São cerca de seis mil revistas com a musa pop na capa ou com matérias sobre ela, mais

54 • 03 • dez 2008 / jan 2009


de 100 pastas com recortes de jornais. CDs, vinis e fita cassete, ele deixou de numerar, pois “perdeu a conta”. Em um quarto reservado à coleção, também guarda bonecas, camisetas, imãs de geladeira, pôsteres, fotos e outras curiosidades sobre a “material girl”. “Acho que ao todo devo ter uns 30 mil itens”, contabiliza. O trabalho intenso como um dos hair stylist mais conceituados da cidade não deixa muito tempo para atualizar a coleção, mas nem por isso Moretti deixa a paixão de lado. Ele foi uma das primeiras pessoas a comprar ingressos para a turnê “Sticky and Sweet”, que passa pelo Brasil em dezembro. moremagazine.com.br • 55


m o r e • pe r fi l

Super-fã de Madonna desde a infância, Moretti faz as contas: “Acho que ao todo devo ter uns 30 mil itens”

Madonna apresenta-se nos dias 14 e 15, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e nos dias 18, 20 e 21, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Moretti vai conferir a apresentação nas duas cidades. E essa não será a primeira. É claro que em 22 anos de paixão intensa pela cantora, ele já conseguiu ver outras turnês dela pelo mundo. A primeira vez, ele lembra, foi em 2001. Três anos mais tarde, em 2004, ele conferiu a turnê “Re-Invention Tour”, em Londres, mesma cidade em que viu outro show da musa em 2006. Para se manter informado sobre as notícias

56 • 03 • dez 2008 / jan 2009

da cantora, Moretti integra fã-clubes oficiais de vários países. Desde 1993, faz parte do fãclube oficial de Los Angeles. “Você paga uma taxa anual, recebe uma foto autografada e e-mails atualizados sobre a carreira dela”, conta. Ele também integra o fã-clube oficial da Itália, França e Brasil, cuja sede fica em Belo Horizonte. Mas manter-se atualizado sobre a diva, recémseparada do cineasta Guy Ritchie, não é tarefa fácil. Ela provavelmente é um dos maiores ícones da música, moda e celebridade que se tem notícia. Vencedora de nove Prêmios Grammy, dois Globos de Ouro e dois Oscar,


a artista coleciona histórias polêmicas ao longo de sua carreira. Em março deste ano, Madonna entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll, título concedido aos artistas que fazem história e mantém influência musical por 25 anos, no mínimo. O estilo da

cantora, atriz, compositora, dançarina e produtora, aliás, atravessa gerações. Sua carreira começou no início da década de 80, já com um estilo inconfudível, embora bem longe do que ela demonstra hoje. Desde então, ela já vendeu 280 milhões

de álbuns e 160 milhões de singles, o que a coloca na posição de cantora que mais vendeu discos na história da música. O Guinness Book of Records, aliás, listou Madonna como a artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos. Alguém duvida?

moremagazine.com.br • 57


m o r e • mot or

Em busca da exclusividade motor da redação


o

mercado de carros importados de alto luxo conquista cada vez mais espaço entre os brasileiros. De janeiro a outubro deste ano o número de emplacamentos foi 100% superior ao do ano de 2007 inteiro. Segundo Alessandro Renaux Marchini, proprietário da Rimini Trading, empresa paranaense que trabalha no segmento de importação de veículos de alto luxo, desde o início da crise no mercado global, as importações feitas pela empresa não perderam volume. “O numero de cotações e de fechamento de negócios permanece o mesmo”, afirma. Marchini, apesar dos 22 anos e de ainda se dedicar ao último ano da faculdade, tem horas de estrada no mercado de importação de veículos. Há dois anos e meio está à frente da Rimini Trading, primeira empresa a trazer o cobiçado Mustang Shelby GT 500 ao Brasil e que importa cerca de 48 carros e 72 motos por ano para todo o pais. “Uni o útil ao agradável”, revela Marchini. A paixão por carros e por velocidade vem de longe. Ele começou correndo com karts, hoje disputa a categoria regional de marcas e roda a bordo de um BMW 120 porque valoriza a esportividade ao dirigir. Trabalhar com carros, portanto, foi uma conseqüência. Exclusividade. Essa é a palavra que define o mercado de Marchini. “A maioria dos carros que importamos não chegam ao pais pelas mãos de montadoras. Trabalho com o aspiracional das

pessoas. Um comprador que importa um carro, por exemplo, de R$ 500 mil quer o privilégio de ser a único a dirigí-lo. Ele sabe o que busca em um automóvel”, afirma. E qual o perfil desse consumidor? “Normalmente são homens, discretos, na sua grande maioria com mais de 35 anos, que fecham o negocia à vista”, revela. E as mulheres? “Ainda são minoria na compra direta. Mas têm grande influência na decisão final da compra dos maridos”. E quais são as máquinas preferidas? O Ford Mustang Shelby 500 GT é um carro de sonho com os seus 500 cavalos, os Porsches e a toda a linha Infiniti que tem seu conceito baseado em luxo e performance.

Desejo Porsche Cayenne GTS Motor: V8, 4.8 LITROS Potência: 405 hp Aceleração de 0 a 100Km/h: aprox. 5,7 segundos Velocidade Final: 250 Km/h (limitada eletronicamente) Câmbio: Tiptronic S Tração nas 4 rodas Pneus aro 21 Preço sugerido: R$ 360 mil Prazo de entrega: até 75 dias

moremagazine.com.br • 59


m o r e • cons umo

Embrulhe

para consumo presente da redação fotos: divulgação

Preparamos um mini-guia de compras para ajudar você nas compras deste Natal. Boas festas.

Fantasia Um jardim mágico e fascinante inspira a coleção da Bergerson para o Natal. Fantasias e devaneios foram o ponto de partida para a criação de quatro linhas: brilho, labirinto, mistério e privilégio. Na foto: alianças da linha brilho. Preço sob consulta. Informações: 0800 643 8999.

60 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Para todas as horas Clássicos, arrojados e esportivos. Esses são alguns dos estilos de relógios da Natan Jóias, que é referência na produção do produto no modo artesanal no Brasil. Pioneira no lançamento de relógios com grife, a Natan detém tecnologia de ponta para a confecção de suas peças, graças a parcerias que mantém com fabricantes suíços. No Shopping Crystal. Relógios Natan Grand Prix, com pulseira de couro (nas cores preta e marrom) e caixa de aço. Preço: a partir de R$ 1.782,00 (cada)

mIshare Compartilhe as sua músicas, vídeos e fotos de Ipod para outro. O mIshare reconhece automaticamente quando você os conecta em cada extremidade. Transfere uma música em aproximadamente cinco segundos e um vídeo (de 30 minutos) em três minutos. Preço sugerido: R$ 890,00. Na Mevolution (www.mevolution.com.br).

moremagazine.com.br • 61


m o r e • cons umo

Ipod Design arrojado e som de primeira. O Zeppelin funciona com todas as últimas gerações de iPods, incluindo Nano, Classic and Touch. Também funciona como carregador de iPhone e iPhone 3G, na Livemax home entertainment & office. Preço sob consulta. Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1441, Batel. Telefone: (041) 3322 5050.

Multi A Goa, loja multimarcas da empresária Dani Bibas, oferece várias opções de presentes, desde vestidos, acessórios, sapatos e mimos de decoração. Na foto: vestido estampado (R$174,00) e sandália de strass (R$ 260,00). Alameda D. Pedro II, 255 lj 11, Shopping Novo Batel. Telefone: (041) 3232 4081.

62 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Luar contemporâneo Uma primorosa leitura contemporânea do estilo clássico caracteriza a nova cômoda assinada pela designer de interiores Maria Cláudia Stephanes. O móvel visto de cima tem um formato de lua e ganhou o nome Moon. Em estrutura de madeira laqueada na cor preta, com linhas curvas e alongadas, a peça é menos rebuscada e mais elegante. A peça pode ser encontrada no site www.mariaclaudiastephanes.com e também na loja de decoração Lotte Objetos Selecionados (Al. Júlia da Costa, 870, Batel). Preço sob consulta.

Screen A loja Cavalera tem várias opções de óculos de sol. Shoppings Crystal Plaza e Palladium.

R$ 79,00 R$ 215, 90

moremagazine.com.br • 63


m o r e • cons umo

Passion Jogo americano com 4 peças, fabricado na Indonésia. Composto por fibras naturais e algodão. Preço sugerido: R$ 74,50. Na Passion Cama, Mesa e Banho. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1332, Batel, no piso superior da Vila Sierra. Telefone: (041) 3026-7419.

GG 103 polegadas é o tamanho da tela da TV Panasonic TH-103PF9UK, equivalente ao tamanho de um colchão Queen Size, considerada a maior tela de A Madre está trabalhando com uma coleçnao de vestidos sob encomenda que levam o nome da marca. O vestido da foto ao lado é feito com tecido tecnologico e flores de chiffon. Custa: R$ 642. Rua Desembargador Costa Carvalho, 111, Batel. TV do mundo. Com qualidade de imagem digital do futuro, tela Full HD (High Definition) e design arrojado, a TV pode ser arrematada por módicos R$ 199 mil.

64 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Abyara A Abyara Oficina de Arte, da artista plástica Leila Pasinato e suas filhas, as designers Andressa e Caroline Pasinato, leva o artesanato a um novo patamar. São bonecos de argila e arame, bandejas, telas e muito mais. Na foto ao lado, bonecas de cerâmica confeccionadas uma a uma em argila, pintadas a mão, medem aproximadamente 10 cm de altura. Valor: R$ 25,00 cada. Na Av. Nossa Senhora Aparecida, 742-L, Seminário, ou na loja virtual: www.abyaraarte.com.br.

Deposito da Ordem O livro “Mosaicos sem Segredos”, de Bea Pereira, ensia afazer mosaicos de forma fácil e criativa. Custa R$ 98,00 no Depósito da Ordem, da empresária Letícia Melara. Também vale uma visita ao café da loja. Rua Jaime Reis, 54, ou na loja virtual: www. depositodaordem.com.br.

moremagazine.com.br • 65


m o r e • cons umo

Garotada 1 Para deixar a criançada pronta para as festas de final de ano: boné (R$ 49,00), camisa (R$ 119,00) e shortpants (R$ 119,00) VR Kids, na Oui Bébé & Enfant. Av. Nossa Senhora Aparecida,742, loja 06 E, Seminário. Telefone: (041) 3269-1982.

Luzes Castiçal com vela em casca de côco e estanho polido. Valor: R$ 120,00 cada. No Depósito Santa Clara. Rua Fernando Simas, 71, Praça Espanha. Telefone: (41) 3013-5222.

66 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Doce A chef de cuisine Leticia Krause acaba de lançar a LeBombom, marca de sobremesas finas. A novidade para o Natal fica por conta da caixa com 6 mini-sobremesas contendo gota de chocolate com morango, strogonoff de nozes, cheese cake de goiaba, damasco com gianduia, pirâmide de maracujá e pirâmide de banana, por R$ 26, 40. Rua Francisco Rocha, 1918, Bigorrilho. Telefone: (41) 3029-6835.

Garotada 2 Para a criançada ficar na moda: camiseta dinossauro (R$ 53,90), calça capri camulfada (R$ 113,90) e sapatênis em lona (89,90). Na Lio, Shopping Crystal.

moremagazine.com.br • 67


m o r e • cons umo

Para os pés 1 Sapato linha Mariner (R$ 798,00) e sapato linha Sunsert (R$ 767,00). Na Loja Zeferina, no piso superior da Bazaar Fashion, Av Sete de Setembro, 5769. Telefone: (41) 30233031.

Para os pés 2 Sandália retrô em couro e tecido estampado Luiza Barcelos. R$ 198,00, na Folie. Park Shopping Barigui. Telefone: (041) 3317-6003.

68 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Multimarcas A Donna Lusso, boutique feminina de propriedade de Karimi Preuss, trabalha com as marcas Philo, Ayra, Carlos Tufevesson, Paula Ferber, Alexandre Herchcovitch, entre outras. Na foto ao lado, carteira Elisa Atheniense em couro tressé brush com detalhe em osso. Preço: R$ 839,00. Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2053, Batel. Telefone: (041) 3024-9601.

Exclusivas Peças únicas e exclusivas de origem Tailandesa. Preço sob consulta. Na Kraft – The Home Store. Av. Batel, 1114. Telefone: (041) 3233-4134.

moremagazine.com.br • 69


m o r e • cons umo

Para casa 1 Linha Home da Le Lis Blanc: home spray (R$ 55,00) e vela (R$ 49,50). Shoppings Mueller e Barigüi. Telefones: (041) 32242596 e 3317-6323.

Para casa 2 Sofisticação e requinte em tecidos, revestimentos para paredes, móveis e persianas, na Goya. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1332, Batel, no andar superior da Vila Sierra. Telefone (041) 3224-6858.

70 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Alternativo Um casarão antigo no Batel abriga a Villa Mariantonio, um espaço alternativo para compras diferenciadas para o corpo, a casa e a mente. Villa Mariantonio, Rua Gutemberg, 585, Batel. Telfone: (041) 3079-1557. 1. Da Mariantonio: tiara trissê branca Mariantonio (R$ 12,00) e bata Rapsodia (R$ 205,00). 2. Da Argentina: Shorts rendado Kosiuko (R$150,00), camiseta Libélula Rapsodia (R$135,00) e colar de bolinhas (R$ 29,00).

1.

3. Da Asiarte: mesa tailandesa em Madeira de mangueira, R$ 1.365,00. (www.asiarte.com.br).

3.

2.

moremagazine.com.br • 71


m o r e • cons umo

Moda, arte e decoração Presente certo para a casa: vaso de cerâmica preto e branco, por R$ 99,90, na Mixx by Valentina – moda, arte & deco. Na Av. Sete de Setembro, 4363, Batel. Telefone: (041) 3018-2084.

Homens Camisa soft (R$ 159,00) e camisa polo (R$ 139,00). Na VR Menswear, ParkShopping Barigüi e Shopping Crystal Plaza.

72 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Jeans Uma peça versátil e atemporal, perfeita para esses dias de verão duvidoso. O macacão jeans deixa as prateleiras de trabalhadores e ganha as ruas na versão elegante e feminina da Gôra. Preço: R$ 349,00. Rua Vicente Machado 752, loja 1. Telefone: (041) 3019 9459.

Marca própria A Madre está trabalhando com uma coleção de vestidos sob encomenda que levam o nome da marca. O vestido da foto ao lado é feito com tecido tecnologico e flores de chiffon. Custa: R$ 642. Rua Desembargador Costa Carvalho, 111, Batel.

moremagazine.com.br • 73


m o r e • cons umo

Verão Vestido baloné com babados, coleção Africa Verão 2008/2009, na Crosville. R$ 255,00. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1577,
Batel, Av. Nossa Senhora da Luz, 2257,
Jd. Social, ParkShopping Barigui e Palladium Shopping Center.

Meninas Vestido de linho com algodão, com flores em patchwork e os botões em madrepérola. Preço: R$ 99,00. Na Cheeky, Park Shopping Barigui.

74 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Acessórios 1 As pulseiras em couro e com pedras brasileiras da designer Bettina Martinelli são ideais para compor os looks coloridos e modernos do verão. Para as mulheres que adoram um acessório e acreditam no poder que eles conferem à cada roupa. Na Bazaar Fashion, Av Sete de Setembro, 5769.

Acessórios 2 A nova coleção de Daniela Leão, da Wishes, já encontra-se à venda na Spezzato, na Alameda Presidente Taunay, 1045, Bigorrilho, e na Beluska, na Rua Desembargador Costa Carvalho, 111, Batel.

moremagazine.com.br • 75


moremagazine.com.br • 77


mo r e • por aí

DIAS/CULT por Fernanda Viana Dias

Design e brilho: Johanna Grawunder A designer e arquiteta americana Johanna Grawunder é dos nomes da A-List de criadores do momento. Seus móveis e objetos são ultra-modernos, coloridos e incorporam luzes artificiais. Inicialmente, Johanna foi aluna de Ettore Sottsass, o czar da Sottsass Associates em Milão. Formada pela Universidade Politécnica da Califórnia, trabalhou primeiramente com arquitetura, para então enveredar para sua própria linha, lançada na abertura de seu estúdio em São Francisco em 2001. Para ela, o design oferece escalas que podem ser controladas mais puramente do que através da arquitetura. Ela acredita que o luxo independe do uso de materiais preciosos, ou mesmo seja uma questão de esnobismo ou raridade. Em sua concepção, o que importa é a intenção por trás de cada criação. Uma de suas inserções mais recentes inclui uma instalação permanente de iluminação externa no Museu de Arte Contemporânea de Siracusa, na Itália.

78 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Austrália, o filme O diretor Baz Luhrmann, o gênio criativo por trás de “Moulin Rouge” e agora do recentíssimo “Austrália” (com estréia prevista para o dia 23 de Janeiro de 2009 no Brasil) em cartaz no pais homônimo desde novembro, celebra os atores mais renomados do cinema australiano e as localidades e cenários mais deslumbrantes desse pais longínquo. “Austrália” é uma raridade para os padrões australianos. Trata-se de um blockbuster extravagante e com orçamento na faixa de dezenas de milhões – se os rumores da indústria cinematográfica estiverem confirmados. O filme tem como protagonistas a surpreendente Nicole Kidman, o galã Hugh Jackmann

(conhecido por sua interpretação de Wolverine na trilogia “X-Men”) e Bill Hunter (Priscilla, a Rainha do Deserto) nome sempre presente na maioria das produções australianas. A história é ambientada durante o fim Segunda Guerra Mundial e é sobre Lady Sarah Ashley, uma aristocrata inglesa espirituosa que, ao descobrir-se herdeira de uma enorme quantidade de terras, viaja à Austrália em busca de seu patrimônio. Seu guia durante essa jornada em cenário inóspito é Jackmann, um criador de gado rústico e turrão. Oriundos de universos absolutamente distintos os dois, naturalmente, se apaixonam. É aguardar para poder admirar.

moremagazine.com.br • 79


mo r e • por aí

Tom Ford: behind the cameras pelo subseqüente sucesso de sua própria marca, decidiu mudar de foco. Seu ingresso em Hollywood foi anunciado em novembro, e o trio acima estará em “A Single Man” (título ainda sem tradução), filme baseado no romance de Christopher Isherwood de mesmo nome.

Tom Ford

Colin Firth, Julianne Moore e Matthew Goode são alguns dos nomes de atores confirmados para o debut de Tom Ford na direção. O fashion designer americano, que ficou famoso mundialmente por ser o responsável pela reviravolta triunfal da maison Gucci entre 1994/2004 e também

Ford adaptou o roteiro para esse projeto de financiamento independente de David Scearce e dará início ao longa no mês de dezembro, período do início das filmagens em Los Angeles. A história centra-se na vida de um homem gay que, depois da morte inesperada de seu parceiro, determina-se a persistir em sua rotina habitual, observada durante um dia comum na Califórnia.

Soma In Kinderland O blog moderno de Andréa Greca Krueger e Paula Abbas é referencia em tendências, comportamento, cultura e diversidade. Experimente um click: http://somainkinderland.wordpress.com/

80 • 03 • dez 2008 / jan 2009


por aí

Fascinante Europeana Itens da cultura européia expostos em mais de mil museus, galerias de arte e bibliotecas do Velho Continente poderão ser acessados num simples click com o recente lançamento de um website na União Européia: o Europeana. Navegável em mais de vinte línguas (incluindo o Português) ele contará com cerca de dois milhões de artigos, entre eles pinturas, filmes, fotos, arquivos de som, textos e mapas. Da primeira Bíblia impressa por Gutenberg ao Davi de Michelangelo, o site possibilitará um verdadeiro contato digital à cultura e à história da Europa.

mayr, porta-voz das Telecomunicações da Comissão Européia, citado pelo “El País”. Segundo alguns especialistas, esta iniciativa é a resposta da UE aos projetos internacionais do gênero, como o site de buscas americano Google. Quer dar uma olhada nas múmias egípcias do British Museum ou quem sabe naquela tela de Matisse do Musée D’Orsay em Paris? A partir da segunda quinzena de dezembro, é aqui: http://www.europeana.eu

Fato curioso: inicialmente lançado no dia 20 de novembro, o Europeana em poucas horas entrou em colapso devido ao grande número de internautas que tentavam acessar a página. Na Universidade de Amsterdã, vários técnicos trabalham para conseguir adicionar mais servidores que suportem as visitas aos mais de dois milhões de objetos já digitalizados na biblioteca multimídia, sendo que a idéia é chegar aos dez milhões até 2010, data da conclusão do projeto. A grande procura fez com que a equipe passasse a ter no momento “uma forte motivação” para resolver os problemas detectados logo nas primeiras horas do domínio. “Lamentamos que o site não tenha funcionado como gostaríamos, mas, para nós, não é um fracasso, senão um êxito inesperado”, explicou Martin Sel-

Davi de Michelangelo é apenas o começo do Europeana

moremagazine.com.br • 81


mo r e • por aí

Prêmio Claro Curtas 2008 O curta-metragem "Perna", de Bruno de Souza (Perna), dirigido por Gil Baroni foi o grande vencedor do prêmio de melhor vídeo do Festival Claro Curtas 2008, cujos temas eram inclusão e diversidade. A comissão julgadora era formada por grandes nomes, tais como Stephen Hopkins (o diretor da série "24 Horas"), Breno Silveira (diretor de "Dois Filhos de Francisco"), Tadeu Jungle (diretor de Cinema e Vídeo Artista), José Padilha (diretor de "Tropa de Elite") e também Sérgio Sá Leitão (diretor da Agência Nacional de Cinema). Perna foi contemplado com o prêmio de R$50 mil e está rindo à toa. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir, seguem os links:

Bruno de Souza recebe o prêmio de R$ 50 mil

http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/ curtasPremiados.jsp http://br.youtube.com/watch?v=Oua7lUw02D8

Exposição: Rosarium A mostra Rosarium, da artista plástica Eliane Moreira traz as séries “Ritos de Passagem”, “Talismãs”, “Colares e Medalhas”, “Senhas e Medalhinhas”, distribuídas em uma geometria orgânica e de potencial em alumínio recortado e pintado, fundição de alumínio em pátina e de desenhos híbridos combinados através do reflexo prateado de rendas recortadas. A série “Colares e Medalhas” é reunida por cabos de aço que pendem do espaço para projetar sombras. A exposição estará em cartaz no Museu Alfredo Andersen de Curitiba até 28 de fevereiro de 2009.

82 • 03 • dez 2008 / jan 2009


moremagazine.com.br • 83


m o r e • expos i ções

exposições exposições divulgação

Brasil na França

“Gêmeos”, de Francisco Brennand

Onze artistas plásticos brasileiros terão suas obras expostas no Carrousel Du Louvre durante o Salon National Des BeauxArts 2008, um dos grandes eventos do mundo das artes, que a 147 anos expõe peças de arte com caráter liberal reunindo obras de novos e consagrados artistas de todo o mundo. Fazem parte do grupo: Carlos Araújo, Romero Britto, Paulo Van Poser, Christina Oiticica, Francisco Brennand, Eduardo Ventura, David Dalmau e “Os Gêmeos”. De 11 a 14 de dezembro. Le Carrousel du Louvre
99, rue de Rivoli 75001, Paris.
Telefone: 00 33 143164710.

Retorcidas Oito esculturas, feitas de bronze e aço inoxidável, do artista britânico Tony Cragg, que vive e trabalha na Alemanha, estão em exposição na Galeria Thomas Cohn, em São Paulo, até o final de dezembro. Destaque para a obra “Digital Skin”, escultura em bronze de 2007. Esta é a sétima vez que Cragg tem sua obra exposta no Brasil. O artista tem no currículo mais de 250 mostras individuais e possui obras nos principais museus do mundo. Av. Europa, 641, Jardim Europa, São Paulo (SP).

84 • 03 • dez 2008 / jan 2009

“Digital Skin”, de Tony Cragg


Saramago Ken Woroner

A mostra “José Saramago: a Consistência dos Sonhos”, com curadoria de Fernando Gómez Aguilera, acontece no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até 15 de fevereiro de 2009 e reúne em torno de 500 documentos originais, entre poesias inéditas, manuscritos, fotografias, vídeos, notas pessoais e primeiras edições do escritor português, vencedor do Nobel de Literatura de 1998. Saramago, que esteve na abertura da exposição, no último dia 25, disse que “Uma boa doença vale por toda obra do Paulo Coelho”. A entrada é franca. Av. Faria Lima, 201, São Paulo (SP).

Imagem de “Ensaio sobre a Cegueira”, filme de Fernando Meirelles, adaptação de obra de mesmo nome de Saramago

divulgação

Original

“Black Power I”, c. 1970, serigrafia sobre papel, de Niobe Xandó, em exposição no MON

O trabalho visionário da mineira Niobe Xandó chega a Curitiba na retrospectiva “A arte de subverter as coisas II”. Com curadoria de Antonio Carlos Abdalla, as 182 obras que compõem os 13 módulos se baseiam na sua trajetória. Entre elas estão o Figurativismo Inicial (1947-1955), onde Niobe pinta o cotidiano, Flores Fantásticas (1956 - 1965), em que a artista retrata a natureza de forma tão próxima, que resulta na perda da identificação do objeto real; e as Máscaras (1966 – 1990), onde se percebe a influência africana e o auge do Realismo Fantástico, também representado nas Flores. No Museu Oscar Niemeyer até 1o. de março. Rua Marechal Hermes, 999, Curitba (PR).

moremagazine.com.br • 85


m o r e • pequenos pr a zeres | m ulheres

Beauty belaza Long lashes 1 A Givenchy criou um rímel com aplicador esférico, o Phenomen’eyes, que promete ao olhar um resultado panorâmico fenomenal. O aplicador pode ser utilizado na vertical, horizontal e na diagonal, oferecendo uma liberdade de movimentos de 360 graus para maquiar impecavelmente os cílios. Preço sugerido: 124,00.

Barreira contra o sol O UV Expert - DNA Shield FPS 50, da Lancôme, promete proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta e da poluição. Além da barreira contra os raios solares, o Complexo PolluSafe forma uma barreira que protege a pele das agressões da poluição (metais pesados, ozônio), enquanto as nanocápsulas de vitamina E agem contra os radicais livres para reequilibrar a pele. Preço sugerido: R$ 156,00.

86 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Para todos os tons de pele A Palette Esprit Couture Poudre Collector Teint et Yeux, de Yves Saint Laurent, foi desenvonvida para todos os tons de pele e olhos, oferece praticidade, proporciona tonalidades para serem usadas sozinhas ou conjuntas. Seus tons com cores mais claras, iluminam o olhar enquanto os tons mais escuros o estruturam e o define.

Long lashes 2 A máscara Diorshow Iconic apresenta o novo complexo Lift ModelTM, que reveste todo o cílio e possui alta durabilidade, mantendo os efeitos esculpidos até a remoção da maquiagem. Enriquecida com néctar acetinado e um nutritivo coquetel com uma dose de oligoelementos, peptídeos e vitaminas, a fórmula é indicada para para cílios frágeis. Preço sugerido: R$ 115,00.

moremagazine.com.br • 87


m o r e • s oci al

Ruy Barrozo

rb@ruybarrozo.com.br ruy barrozo

Letícia Allage Seleme, filha de Pedro Segundo Seleme e Sandra Mara Allage Seleme, tornouse sra. Jackson Söndahl de Campos, filho de Dagoberto de Campos e Magnelit Söndahl de Campos, durante cerimônia religiosa na Igreja de Santa Terezinha, seguido de recepção no Castelo do Batel.

Vimo Foto

A médica Flávia Ohde reuniu grande número de pacientes, amigos, familiares e a imprensa, durante movimentado coquetel de inauguração de sua Clínica Image, agora em sede própria. Na foto, Bianca Ohde Dalcanale, o modelo Flávio Mendonça, Márcia Pinho e Flávia Ohde.

Sibele Miraglia, Berenice Daitchmann Bertoldi, Cristina Veiga e Izabela Barrozo, fotografadas por Rafael Danielewicz durante a movimentada festa ao melhor estilo discoteca, que comemorou os 40 anos de Izabela.

88 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Kobyama

F22 Studio

Durante cerimônia religiosa na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguida de recepção no Círculo Militar do Paraná, Geili Rosendo de Brito, filha de Francisco Brito Sobrinho e Maria Izabel Rosendo de Brito, tornou-se sra. Rui Oliveira Bocchino, filho de Rui Riquelme de Macedo e Lise de Oliveira Bocchino.

Rejane Kholer

O animado evento de Natal da Bazaar Fashion contou com o lançamento da nova coleção da Monalisa Jóias. Na foto, Simone Porate, responsável pela grife de jóias em CWB, e sua cliente e amiga, Daniela Freire.

A designer Silvia Döring comemorou o primeiro aniversário de sua loja de acessórios de luxo com movimentado coquetel assinado pelo Buffet Nuvem de Coco. Na foto, a anfitriã ao lado de seu namorado, Artur Cezar Carvalho e Maria Tereza Mendonça.

Raul Boesel, a esposa Deborah Cesco, Enrico Cesco (filho de Deborah) e Vera Lupion estiveram participando da festa de abertura oficial do Natal da cidade, oficializada pelo prefeito em exercício Luciano Ducci e sua esposa, realizada no Castelo do Batel. moremagazine.com.br • 89


mo r e • s oci al

fotos: David Peixoto

Historinha do chapéu Panamá O chapéu Panamá é um chapéu que, apesar do nome, é fabricado no Equador. Possui cor clara e pode ter vários formatos. É fabricado artesanalmente com a palha da planta Carludovica palmata, encontrada no Equador e em países vizinhos, e tecida em trama fechada, maleável, que não se rompe com o tempo. Foi assim batizado por conta da visita do presidente norte-americano Theodore Roosevelt ao Canal do Panamá, em 1906. Foi só ele usálo que tornou-se moda e personalidades aderiram como Winston Churchill, Robert Redford, Getúlio Vargas e Tom Jobim. É um dos hits do verão, se joga baby!

Tye-dye hiponga Gatas garotas, vocês não sobrevivem nesse verão se não comprarem uma peça tye-dye. Está em tudo que vejo. Fácil de resolver, pode ser camiseta, bikíni, vestido de malha, beeem legal! É o gostinho do anos 70 com um pé na psicodelia, love and peace.

90 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Profile Ivy Lipsky Quando o assunto é bijoux, o primeiro nome que vem a cabeça é Ivy. A gata se dedica ao trabalho artesanal, personalizado e exclusivo há mais de 13 anos. Ou seja, quando ninguém na cidade pensava em começar esse trabalho ela lançou tendência. E tinha que ser assim mesmo porque pra quem não sabe ela é aquariana, signo de vanguarda, sempre 100 anos à frente. A formação em design ajudou no apuramento estético das peças criadas. São tantas e tantas coleções que fica bem difícil contabilizar quantos brincos, peças principais, ela já produziu. Em casa ela tem uma gaveta com o seu acervo pessoal. Podem imaginar o delírio? São aquelas peças que criou e não teve coragem de vender. Ali se encontra a história, a memória criativa da artista. Poucos produtores têm acesso a essa gaveta, privilégio mesmo! A inspiração vem de todo canto. A Michaella nasceu e também virou inspiração. Ivy é amiga, mãe, mulher, designer, linda e loira! É a persona do mês de dezembro por que não há melhor dica de final de ano se não uma bela bijoux. Presente de amigo secreto, presente pra melhor amiga, sogra, cunhada, mãe, vizinha... Toda mulher merece uma bijoux nova de final de ano para fechar aquele look básico. Cereja do bolo, feliz ano novo, paz!

moremagazine.com.br • 91


m o r e • obj e t os

Boys boy willwill bebeboys boys Loira O mago da gastronomia, o catalão Ferran Adriá, os sommeliers do premiado restaurante El Bulli e os mestres cervejeiros da DAmm criaram um novo conceito de cerveja, especialmente elaborada para acompanhar os pratos da alta-gastronomia. Estrella Damm Inedit é um blend de maltes de cevada e trigo, aromatizada com lúpulos e especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. A segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática, fruta e floral, com notas doces ao paladar. Para desfrutar toda a intensidade da Estrella Damm Inedit, recomenda-se levar à mesa em balde de gelo e servir em taças de vinho branco. Preço sugerido: R$ 39,00.

Bike Depois dos carros e das motos, é a vez da montadora alemã BMW investir nas bicicletas. O modelo BMW Cruiser tem 24 marchas, suspensão dianteira de alumínio, controles independentes de altura de banco e guidão, raios das rodas agrupados de quatro em quatro e nas cores azul carbono ou branco perolizado. Preço sugerido: 849 euros.

92 • 03 • dez 2008 / jan 2009


Fumaça A tradicionalíssima cubana La Casa del Habano, loja oficial da Habanos S/A com mais de 150 pontos ao redor do mundo, abre sua terceira franquia no Brasil, localizada no bairro de Moema em São Paulo. La Casa del Habano é a maior boutique especializada em tabaco cubano no mundo. O conceito da marca se adapta às características e culturas de cada país por onde se instala. Oferece também uma gama de serviços e produtos personalizados e o espaço serve como facilitador para quem se interessa pelo assunto e quer aprender mais sobre os produtos, culturas e lendas que envolvem este universo encantador que gira em torno da ‘fumaça cubana’. O espaço em Moema possui salas com poltronas e sofás que propiciam conforto na degustação dos charutos, todas elas com boa exaustão. A casa também dispõe de outros ambientes (inclusive uma arejada varanda) onde são oferecidos petiscos, comidas rápidas, almoço, jantar e aos sábados uma imperdível feijoada especial. Alameda dos Jurupis, 1402, Moema (SP), aberto de segunda a sábado, das 10 às 0h00. www.casadelhabano.com.br

moremagazine.com.br • 93


m o r e • obj et os

GirlsGirls toys toys Prata A coleção Flora Brasil, da Natan Jóias, formada por peças inspiradas na beleza natural do Brasil, amplia sua linha com o lançamento do Anel Palmeira em prata. A peça possui todos os detalhes da folha da planta que em meados do século 19 tornou-se símbolo do Império do Brasil e ainda inspirou o poema de Gonçalves Dias, em sua Canção do Exílio. Preço: R$ 1.235,00. Telefone: (041) 3322-8588.

Exclusiva Sandálias exclusivas e feitas na hora. É o que promete a loja Montan’ora, da designer Paula Ferber, no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Você escolhe o modelo e os detalhes e em poucos minutos ela fica pronta. Os preços vão de R$ 290 a R$ 800. Telefone é (11) 3552-7180.

94 • 03 • dez 2008 / jan 2009


100 viagens que toda mulher precisa fazer O livro “100 Viagens Que Toda Mulher Precisa Fazer”, da incansável viajante norte-americana Stephanie Elizondo Griest, é um guia completo de viagem voltado exclusivamente para elas. Não poderiam faltar lugares como as melhores lojas e butiques para diversos tipos de visuais (“Depois de encarar as lojas abaixo, você pode dar adeus ao seu terapeuta”); as mais sensuais lojas de lingerie e onde comprar os melhores chocolates, sorvetes e saborear a alta cozinha. Para as mais desinibidas, há a opção da prática de naturismo na Croácia ou na praia de Tambaba, na Paraíba. O Brasil, aliás, está representado também com passeios pela Bacia Amazônica e a tradição afro do Candomblé praticado na Bahia. Ed. Novo Conceito, Preço: R$ 44,90.

moremagazine.com.br • 95


m o r e • t ur i s mo


Chile ou Argentina? turismo

o

s dois. Porque é lá no extremo sul da América do Sul que a Patagônia se estende. Ocupa a parte setentrional chilena e cinco províncias do sul argentino. Ali a diversidade impera. Glaciares, vulcões, lagos, montanhas e planícies riscam a paisagem tendo ao fundo, sempre imponente, a Cordilheira dos Andes. Nessa terra desenhada pelo frio e esculpida pelo gelo vivem alpacas, pingüins, baleias, focas, guanacos, lobos marinhos, cervos e pouquíssimos seres humanos. E o mais impressionante, no meio de extremos e silêncios qualquer ponto de parada garante vistas exuberantes. No lado argentino, a Patagônia se divide em duas: a andina e a atlântica. No lado andino, a paisagem é feita de geleiras, lagos azuis e florestas . No lado atlântico, a paisagem muda completamente e se avistam apenas extensas e áridas planícies.

moremagazine.com.br • 97


m o r e • t ur i s mo

Na parte chilena chove bastante e as montanhas ficam cobertas de neve o ano inteiro. Uma das grandes atrações da região é a geleira San Rafael, na província de Aysén, uma das maiores do mundo, com quase 300 metros, dos quais apenas 70 ficam para fora da água. Outro lugar imperdível é o Parque Nacional de Torre del Paines que abriga um dos ecossistemas mais importantes do mundo onde florestas densas convivem ao lado de climas desérticos, além do bloco de rochas que se formou à parte da Cordilheira dos Andes: o Maciço del Paines. Quando ir: de novembro a março (primavera e verão), quando a temperatura é menos fria e o dia é mais longo. Documentos: nenhum dos dois países exige visto ou passaporte de brasileiros, basta seu documento de identidade.

Patagônia por quê? Quando o navegador português Fernando de Magalhães chegou na região, por volta de 1520, não poderia imaginar que alguém vivesse numa terra tão inóspita. Ele e os outros exploradores se assustaram quando encontraram grandes pegadas na neve feitas pelas botas de pele usadas pelos povos nômades da região, que foram apelidados por eles de patagons (pés grandes). E assim surgiu a Patagônia, a terra dos patagons.

98 • 03 • dez 2008 / jan 2009


água

A essência da

Faz bem pra...

vida!

A água é, depois do oxigênio, a substância mais importante para o corpo, principalmente para as crianças. Elas têm proporcionalmente, maior quantidade de água no corpo do que o adulto e menos massa corporal, por isso absorvem mais calor. A água Timbu ajudam a repor os líquidos, a manter a temperatura do corpo e a recuperar a energia gasta durante o dia. Experimente o prazer de sentir-se bem. Água Timbu, faz bem para a vida.

w w w.aguatimbu.com.br


muito mais que uma revista muito mais que uma revista

Um feliz natal e um 2009 cheio de entretenimento pra você.

edição 03 • Ano 1• R$ 7,90

03 Edição Especial

Onde há fumaça, há cor Para presente Um mini-guia para o Natal

Para beber

Chá da tarde

edição 03 • Ano 1

Assine Já

3074 8383

tva.com.br

Para morar Casas do futuro

Para vestir Street fashion espanhola

9

771983

426002

03

MORE magazine  

MORE magazine. Comportamento, moda, consumo, gastronomia, design, tendências, tecnologia, cultura. Curitiba (PR). (www.moremagazine.com.br)...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you