Page 1


Ano 2 - Edição 4

Pensamento do Mês SPA Ecológico Documnetário sobre Dorgra1 Carta do Editor

3 4

Recado desta Edição

6

Crianças Ecológica

7

Podcast Ecológico

8

Receita do Mês - Pimentão Recheado

9

Vídeo Receita Chef Privado

10

Clube Ecológico

12

Matéria principal - Nutrição Ecológica - B12

13

Super Alimentos, o Livro

14

Super Alimentos - Espirulina

15

Super Alimentos - Chlorella

16

Super Alimentos - Maca

17

Super Alimentos - Camu-camu

18

Super Alimentos - Pisyllium

19

Documnetário Ecológico do mês - Morrendo para saber

19

Momento Ecológico - Reflexão Econômica sobre petróleo

21

Momento Social

22

Agroecologia

23

Livro Ecológico do Mês - Brotos

24

Orgânicos

25

Orgânicos

25

Orgânicos

26

Vídeo do Mês

27

Artigo Científico Ecológico

28

5

11

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 2

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Nesta edição vamos abordar o assunto Detox, um dos temas mais badalados do momento no mundo das dietas. Tenho lido muita coisa sobre o assunto, algumas bem incríveis outras bem contraditórias. Vamos abordar o assunto de um ângulo que entendo, a visão da Culinária Viva, a mãe das dietas Detox. Tenho certeza que vai concordar que se tratando de limpar o corpo um cardápio Detox deve ter pelo menos 80% de alimentos crus. A ciência da nutrição viva está cada vez mais desenvolvida encontrei uma série de artigos científicos de produção nacional abordando o tema alimentação viva, acho que vai ajudar ainda mais a entender o conceito Detox através de um ponto de vista que muito respeito a ciência. Recentemente estive em Dubai ministrando mini-cursos Detox para Brasileiros e estrangeiros, foi o máximo, conheci nos têmperos tão diferentes e não inusitados que vou compartilhar com você neste edição tão demorada da nossa Revista Eletrônica. Sim, tenho que me desculpar pela demora, mas prometo que vou me esforçar mais para manter o rítmo, nem que seja uma edição trimestral. Espero que goste, espero que usufrua de nosso cardápio Detox de um dia e que cada vez mais sua alimentação seja cada vez melhor. Claro não poderia deixar de falar da nossa primeira versão do Festival Ecológico. Com muita alegria que anuncio este novo projeto do Comida Ecológica, sempre fizemos SPA Ecológico, onde eu era o cara. Dava as palestras, as aulas de culinária, era apenas a minha forma de ver a questão. Agora teremos mais de 8 visões diferenciadas, únicas, nunca antes reunidas, 8 líderes do movimento crudívoro vegano, reunidos em uma semana maravilhosa em um lugar incrivelmente verde. Piscinas naturais, cachoeiras, um ambiente perfeito para estarmos todos juntos e prontos para mudar nossa dieta de uma vez por todas.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 3

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 4

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Acredito que antes de tomar esta decisão, acho que o mais importânte seria estar ciente das diferentes formas de limpar seu corpo, das diferentes possibilidades, avaliar qual tecnologia detox vai melhor se adaptar a sua rotina diária. Que tipo de Detox você quer fazer, qual objetivo você quer atingir. Uma vez que você já consegue responder todas estas perguntas marque a data do seu detox e prepare-se uma semana antes para obter ainda mais resultados. Claro que o ideal seria viver uma dieta saudável o tempo todo, mas isto é algo quase impossível para o mundo moderno. É possível, serial o ideal. Requer um gasto de energia muito grande, mas tudo na vida que funciona e traz benefícios custa e quanto mais custa melhor será os resultados. Tudo que é difícil é melhor. Minha estratégia mudou nos últimos anos, eu focava 100% do meu tempo em aulas de culinária tentando ensinar receitas para as pessoas e quando eu voltava a dar o próximo módulo para o mesmo grupo sempre perguntav: - O que vocês colocaram na prática? A resposta era: - Quase nada? Quando começei a fazer o detox, percebi que o problema não era as receitas era consciência. Na semana Detox oferecemos uma imersão total na alimentação viva, as pessoas experimentam, vivenciam os benefícios, limpam o corpo e consequêntemente a mente limpa, a partir deste ponto as mudanças ocorrem. Não importa se você está 100% na alimentação viva ou 50% vegetariano. O que importa e como você conduz esta mundaça alimentar. Um copo de suco verde não terá o mesmo efeito detox em todas as pessoas. Para algumas irá mudar a vida, para outros não vai acontecer nada. Não existe um cardápio detox para todos, existe mudanças Detox para você. O mais importante é sua escolha alimentar hoje seja melhor que a de ontem e assim mudando aos poucos. Tranquilize-se com as quedas, tenha o foco nos acertos e não nos erros. Aceite e entenda que mais vale uma pequena mudança persistente que uma grande mudança sem ritmo. Mas as vezes precisamos de um choque para acordar.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 5

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Detox é uma dieta criada para solucionar um problema do mundo moderno: Falta de tempo! As pessoas procuram um nutricionista ela passa uma dieta, com cingredientes que normalmente não fazem parte da dieta das pessoas, passam porções menores que seus pacientes estão acostumados, dizem que tem que comer de 3 em 3 horas e além de cuidar disso tudo as pessoas ainda tem que continuar sua vida corrida. Então nutricionistas americanos criaram uma semana bem radical para fazer com as pessoas perdessem aquele quilinho que faltava, solucionar aquele problema de saúde que nenhum remédio solucionava, fazer elas se sentirem tão bem que iria adorar comer mato por 7 dias e ainda sair feliz. Acredito que estes nutricionistas Detox se inspiraram em SPAs crudívoros. Quando esta idéia de fazer uma semana detox caiu na mãos de chef de cozinha que além de fazerem as compras, seguiam o cardápio do nutricionista, desenhavam os pratos com porções minúsculas mas que de tão bonitas as pessoas até aceitavam comer pouco, os chefs ainda tornavam aquela saladinha básica de alface com tomate em algo incrivelmente saboroso e colorido e ainda com poucas calorias, surgiu assim os chefs Detox, meu caso. Acredito fortemente que quase todos os cardápios detox se inspiraram em Centros de Cura crudívoros e vegetarianos que usam a dieta como ponto inicial de uma transformação na saúde daqueles que buscam uma mudança alimentar mais confortável, viável e saborosa, digamos que se vamos sofrer porque não com estilo? A simples desição de ir a um SPA transformou-se em um problema, para a classe A, que não tem tempo e para a classe B que não tem condição financeira. O cardápio detox veio para solucionar estes dois problemas de uma só vez, ele contou o segredo dos cardápios dos grande centros Detox do mundo para as pessoas normais e levou até a classe A o serviço da dieta "milagrosa" ao conforto do lar. Mas qual o segredo do cardápio detox? Baixo em caloria, rico em fibras, rico em vitaminas e minerais e antioxidantes, baixo índice glicêmico, zero gordura saturada, zero açúcar, zero glúten, zero lactose, baixo em proteína, 80% a 90% alimentos crus.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 6

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Baixo em calorias Quando uma pessoa consome menos calorias que ingere, a tendência é perder peso, o grande problema do cardápio detox ser feito sem um acompanhamento nutricional é que você pode estar consumindo mais que deveria ou menos que precisa. O que pode ajudar é claro buscar um bom profissional, recomendo os nutricionistras funcionais que tem pós em Detox, eles irão lhe oferer um serviço de excelente qualidade, pois esturam muito sobre o assunto. Caso não tenha acesso a um profissional com esta formação, siga esta regra, saia da mesma com um pouco de fome. Saia saciado da mesa mas com aquele gostinho de comeria um pouco mais. Não fique com fome durante o dia tenha sempre um alimento com você durante a semana detox. No cardápio detox que estamos apresentando nesta edição, iremos apresentar algumas idéias bem legais. Veja em energy ball.

Rico em fibras Um cardápio detox autêntico não terá este problema, ele será necessariamnte rico em fibras e o melhor, fibras de "alto valor biológico" este termo não existe em relação as fibras, eu uso para imitar o termo proteínas de alto valor biológico que são as proteínas que precisamos em nosso cardápio. Um cardápio detox composto de vegetais crus e frutas irá aportar sua demanda de fibras de uma maneira bem fácil.

Rico em vitaminas, minerais e anti-oxidantes Aqui segue o mesmo raciocínio das fibras, um cardápio detox está repleto de minerais e vitaminas se ele tem sucos verdes, frutas como lanche, energy ball como snacks, saladas e germinados.

Baixo índice glicêmico Por não ter alimentos refinados e ser um cardápio basicamente vegetariano, ter baixo índice glicêmico é outro adjetivo notório da semana detox.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 7

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Zero gordura saturada O grande problema das gorduras saturadas é que elas já foram processadas por um aimal antes de se tornar uma gordura disponível para consumo humano, isso significa que ela já foi transformada em um tipo de gordura que nosso corpo não sabe muito bem como processar e a tendência e se acumular nas artérias. Entupir as veias é grave mas em uma semana detox gordura animal é gravíssimo, pois vai ocupar o fígado absurdamente mais que uma gordura vegetal como um azeite de linhaça por exemplo. Sendo assim em um cardápio detox você nunca deveria consumir nenhum produto de origem animal.

Zero açúcar Como não usamos ingredientes refinados, açúcar nunca deveria fazer parte, isso inclí agave, mapple syrope, charope de yacon e outros. Alimentos refinados nunca. Mas por questões de paladar usar o agave seria dos males o menos nocivo.

Zero glúten Minha opinião é pessoal mas defendo até o final, cereais é comida de roedores e não de seres humanos. No meu cardápio detox não entra qualquer cerais quanto mais cerais com glúten isso incluí aveia, semola, triquilo e outros. Uso quinoa, macarrão de arroz e arroz negro apenas com fins didáticos, ou seja prefiro que use estes cereais que outros, mas sempre deixo claro que um cardápio detox nunca deveria ter cereais.

Zero lactose Com uma margem muito grande de certeza e experiência no campo das dietas, leite e derivados são alimentos extremamente intoxicantes em um cardápio detox nunca.

Baixo em proteínas Talvez uma das questões mais polêmicas do detox seria um cardápio vegano. Peixe está associado a saúde. As pessoas pensam que estão se alimentando bem comendo frango e acham que carne bovina ou carne vermelha é ruim.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 8

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Por exemplo eu acredito que carne bovina no Brasil é menos pior que carne de frango. Não acho vantagem nenhum parar de comer carne vermelha e comer frango e peixe. Pelo menos no Brasil. Sou vegetariano a 12 anos, sempre digo para meus clientes, não vendo detox eu vivo uma alimentação detox. Carne de qualquer espécie acho que mesmo fora de um cardápio detox as pessoas não deveriam consumir. Parar de comer carne é uma escolha pessoal e deve ser respeitada. Deve também ser orientada, você pode errar muito na sua dieta se parar de comer carne e não souber substituir. Definitivamente produtos de soja não são substitutos de carne. Avalie a possibilidade de reduzir o consumo de carne na sua dieta você irá se beneficinar muito com esta decisão. Uma questão muito importante quando o assunto é tirar carne da deita é que você irá pagar um preço muito mais alto em consumir mais proteína que precisa do que consumir menos que deveria. Nosso corpo evoluiu geneticamente ao longo deste milhares de anos a um tipo de demanda protéica, ele sabe gerenciar muito melhor uma dieta baixa em proteínas que uma dieta com alto teor de proteínas. Uma semana com baixo teor de proteínas será mais mais benéfico do que nocivo. A grande questão na verdade não é que um cardápio detox seja baixo em proteínas, na verdade o cardápio tradicional que é altíssimo em proteínas e baixíssimo em vitaminas e minerais.

80% a 90% alimentos crus Este seria o segundo ponto mais importante em um cardápio detox, o primiero ser vegano, ou seja zero produtos de origem animal e sendo um cardápio rico em vegetais, estes deveriam ser consumidos na sua grande maioria crus.

Baixo em produtos de soja Deveria ser usado apenas molho de soja Daimaru e tempê de todos os produtos de soja, mas Tofu poderia mas muito pouco.

Zero enlatados, zero alimentos processados, zero conservantes, zero corantes, zero glutamato de monossódio, zero acidulantes, zero adoçantes Acho que nem precisa explicar, precisa?

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 9

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Pós operatórios Junto e após quimioterapias Uma vez a cada 2 meses Junto com terapias holísticas Posso fazer o detox todo dia? Após ingestão de longos prazos de medicamentos Feriados prolongados Sempre que o corpo pedir Claro que quanto mais embasado você estiver, melhor, procurem um bom profissional de nutrição para lhe orientar. Meu irmão que é Médico me disse quando eu queria fazer medicina, médicos estudam doenças e remédios, se você quer entender de saúde faça nutrição. Existem os nutrólogos que neste caso é uma perfeita união entre medicina e nutrição. Uma semana detox a cada dois meses, não me parece uma frequência que irá trazer complicações para sua saúde e entre uma semana detox e outro procure melhorar sua dieta aos poucos. Posso fazer todos os dias da minha vida? Sim, mas com orientação profissional. Por vários motivos, não existem muitos estudos científicos que comprovem que uma dieta detox possa ser conduzida como estilo de vida. Os alimentos de uma dieta detox não estão disponíveis em todas as cidades do Brasil. Sendo assim importar alimentos para poder viver uma dieta de maneira integral pode vir a ser um problema complexo com consequências econômicas, ecológicas e nutricionais graves.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 10

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Melhora do trânsito intestinal para pessoas com intestino preso Sensação de leveza nos intestinos Melhora do sono Maior sensibilidade espiritual, mais sensitivo Melhora do humor Maior nível de energia Melhora na pele Melhora do odor corporal Melhora no desempenho sexual

Dor de cabeça nos primeiros 3 dias . Intestino solto para pessoas que já tem tendência. Gases. Contrações e Dores no abdômem. Hipersensibilidade, você fica meio chorão.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 11

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Recentemente a renomada revista National Geographic lançou um artigo sobre a importância de se desintoxicar, não somente a importancia mas a necessidade, o artigo deixa bem claro que nosso corpo acumula toxinas desde o momento da formação do feto até o leito de morte. As diferentes formas de transporte de líquido em nosso corpo que salva nossas vidas mas também se tornou em uma transportadora de toxinas e está o tempo todo se intoxicando e tentando se livrar destas toxinas simplesmente pelo fato de que um meio de maior concentração transporta partículas para um meio de menor concentração e como vivemos em um mundo poluído intoxicar é fato. Nossa pele, o simples ato de respirar, comer, tudo isso é uma forma de colocar impurezas dentro de nosso corpo, não deveria ser assim mas estamos disperçando poluentes no meio ambiente desde a revolução industrial, as grandes guerras foram verdadeiros acidentes ambientais. Conheço intimamente uma família que mora na Europa que um dos seus ancestrais fez uma fortuna tão grande com produtos químicos para a segunda gerra mundial que já são quatros gerações desta família que se beneficiam das riquesas acumuladas com a criação de armas químicas. Na matéria sobre "Os químicos que vivem em nós" existe uma parte que me chamou muito a atenção, ela relata que os exames para realmente saber a fundo de qual toxina estamos sofrendo são caríssimos e o pior não é qualquer laboratório que tem a tecnologia para fazer os exames. A revista pagou os exames de um voluntário e chegou em resultados assustadores e pelo que eles acreditam a grande parte da população está intoxicada dos mesmos elementos químicos. Pelo simples fato de que estes elementos químicos estão presentes no plástico das mamadeiras de nossos filhos, nos produtos de limpeza, nos produtos de beleza, nos alimentos, nas tintas usadas de nossas casas, nos isolantes térmicos usados para transportar alimentos enfim em quase tudo que o homem toca ele tem a capacidade de criar algo que irá destruir a saúde de seus próprios filhos.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 12

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Nosso corpo é uma máquina trituradora, o que ela não absorve não necessariamente elimina. O processo de acúmulo de toxinas é uma tentativa de evitar que nosso organismo tenha que ficar lidando com estas toxinas na corrente sanquínea o tempo todo, o que o corpo não sabe eliminar a tendência é acumular no tecido adiposo em nosso corpo. Nossa barrinquinha tem um papel fundamental na sobrevivência. O primeiro sintoma que meus clientes sentem quando estão fazendo o detox, pela primeira vez é dor de cabeça, significa que algumas destas toxinas estão saindo do tecido adiposo, a famosa gordurinha localizada e entrando novamente na corrente saquínea gerando assim efeitos colaterais. Como uma dieta detox se baseia em um cardápio rico em fibras e rico em anto-oxidantes, as toxinas são eliminadas. Ou seja as toxinas se prendem aos anti-oxidantes e como o trânsito intestinal está acelerado, elas acabam saindo do corpo. Logo em seguida vem a sensação de bem estar depois de 3 dias de detox.

Veja este documnetário incrível: http://clica-aqui.com/Venenoestaamesa/

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 13

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Por que se desintoxicar? Estamos intoxicando nosso corpo todos os dias, o tempo todo.

Como? Com uma dieta, rica em anti-oxidantes, fibras, minerais e vitaminas, baixa em calorias, proteínas e gorduras saturadas. Livre de agrotóxicos, preparada com alimentos frescos, orgânicos e crus.

Quando? Uma semana a cada dois meses.

Reserve uma semana Detox e seja feliz! www.DetoxemCasa.com.br

Artigo original http://clica-aqui.com/Quimicosemnos/

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 14

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

...em nossa web e receba nossa revista todos os meses gratuitamente.

Este é um exemplar gratuito. Envie para seus amigos e nos ajude a melhorar o mundo a partir do espaço da casa que todos amam, a cozinha.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 15

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Adoro abordar este tema, amo minhas filhas e todos sabem disso, pois falo delas o tempo todo. Gosto de compartilhar as últimas novidades na alimentação delas, para ajudar pais e mães que buscam melhorar a dieta dos filhos e muitas vezes não sabem como ou aquelas famílias que gostariam de conduzir uma dieta viva para os filhos mas sentem se inseguros.

Valentina está cada vez mais travessa, está naquela fase que não pode tirar os olhos que apronta todas. Fala pelos cutuvelos, dá notícia de tudo. Sua dieta continua igual aos últimos meses. Na verdade não mudou muito desde 1 ano e 3 meses foi quando incorporou esta forma de se alimentar e tem estado nela desde então. Tomou seu primeiro picolé na praia o que partiu meu coração, pois na verdade foi sua primeira refeição industrializada e com açucar, este crime ocorreu na cidade de Itaoca-ES quando todos os primos estavam na praia e ela quis provar um picolé. Eu claro não aceitei, mas a mãe achou melhor deixar ela provar para evitar traumas mairoes. Então minha estratégia foi assim deixa ela provar de baixo do sol, como ela dava uma lambida com sua lingua absurdamente pequinita a cada 2 minutos, quem mais tomou picolé foi a mão da mãe. Foi uma tristeza, mas de certo modo me ajudou a criar novas receitas de picolés para oferecer a Valentina quando ela quizesse se sentir parte do grupo". O que me impressiona é a felicidade da família em cima do ocorrido eles achavam a coisa mais linda do mundo e me olhavam com cara de : -Tá vendo! Ela amou!

Olívia assumiu a maior idade alimentar, escolhe o que quer, como quer, quando quer, e quando vê. Então o segredo é esconder. Mas como eu sou o único que acredito nisso, Olivia prova de tudo. Tentei ao máximo evitar certas situações mas no caso da Olivia eu já não tinha mais como relutar. Olivia mora na Espanha com sua mãe, que não é vegetariana, ela passa as tardes com os avós que não são vegetarianos. Sendo assim esperar que ela seja seria quase impossível. Agora eu estou tendo conversas com ela mais diretas, quando ela está comendo algo que tenha carne e me oferece e eu explico que não como, ela me vez umas perguntas do tipo você é louco, carne é para comer, nossa fico muito chocado, mas tenho que assumir que não posso querer tudo da minha forma principalmente se não posso estar com ela todos os dias. Diga se de passagem que estar longe dela é uma das piores dores que já senti e sinto todos os dias. Estar longe de um filho é sem dúvida uma das piores coisas que já me ocorreram. Convivo com Olivia muito pouco, no total são 40 dias a 60 dias por ano. Minha capacidade de decidir sobre a alimentação dela é muito pequena o que torna a dor da distância ainda maior. Ela ainda toma suco verde todos os dias e a mãe é uma pessoa muito especial que faz de tudo para que mesmo que parecida com as outras crianças consiga ser muito melhor, pois a frequência e a quantidade são bem menores que a maioria. o que me traz um pouco de paz.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 16

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Vídeo receitas no Youtube com mais de 800mil visitas Caso você tenha uma conta no Youtube, siga este procedimento para ser avisado quando adicionar-mos novos vídeos em nossa conta. a) Entre com seus dados de acesso, usuário e senha da sua conta do Youtube na web do google. b) Visite nossa web: http://www.youtube.com/comidaecologica c) Clique no botão indicado acima

Suco Verde com a Olivia http://clica-aqui.com/VideocomOlivia/

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 17

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Recheio do medalhão

Ingredientes 200g de couve flor sem os talos, somente as árvores 1 pitada de sal 1 Suco de meio limão 1 pitada de levedura de cerveja em flocos (opcional) 1 colher de chá de maionese de castanha de caju (próxima receita)

Forma de preparo Triture todos ingredientes no processador até que a couve flor fique com aparência de grãos de arroz.

Maionese de castanha de caju crua 1 copo de castanha de caju crua sem sal (tipo w1 exportação) 1/2 copo de água de coco 1 pitada de sal 1 dente de alho 1 suco de meio limão

Forma de preparo Triture todos ingredientes no liquidificar e coloque em uma bisnaga para decorar o prato. Fatias de tomatinho cereja para decorar.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 18

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Personal Chef Estes pratos eu fiz na casa de um cliente que atendo no Rio de Janeiro a quase dois anos, normalmente uma semana por mês. Uma das formas que mais gosto de trabalhar são as consultorias privadas. As vezes gasto 2h para fazer uma salada.Eu sento, corto os vegetais com toda a calma do mundo, crio molhos, provo novos sabores inimagináveis, coloco toda minha energia na receita que está sendo trabalhada. Quando fico na casa de um cliente por 15 dias, não consigo repetir nenhum prato e todos são criados no dia, no momento. Nunca segui um cardápio nestes 10 anos de "cruzinha viva". Realmente me sinto abençoado por Deus, por ter recebido este dom de misturar vegetais e sair pratos realmente divinos. Sempre falo que o mérito não é meu, pois quem criou estas texturas, sabores e cores, não fui eu. Apenas misturei. 95% das vezes acerto, mas por se tratar de um serviço tão exclusivo, posso me dar o luxo de errar(as vezes passa um pouco na pimenta ou em outra especiaria), mas sempre tenho tempo de corrigir. Alias meus erros quase sempre são nas pimentas. Gosto tanto que acabei perdendo a sensibilidade e sempre tenho que ficar perguntando se está forte. A melhor maneira quando o cliente não gosta é não levar minhas 34 variedades de pimentas . Realmente me sinto nas nuvens quando estou criando pratos, testando cortes e formas de trabalhar com os tantos vegetais que existem neste país abençoado. Me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Sinto que tenho o melhor de todos os trabalhos. O mais legal é quando uma, duas ou três famílias contratam o serviço de personal chef. Fica um preço bem atraente e a energia da família como um todo melhora, pois a alimentação viva tem este poder de trazer a tona sentimentos bons e ruins .No final de 2 ou 3 dias sempre fica os sentimentos bons, pois é neste momento que as pessoas começam a sentir os benefícios da desintoxicação que esta alimentação promove( por ser rica em minerais, fibras e antioxidantes). Sempre trabalho com alimentos funcionais a fim de optimizar os resultados.

http://saber-mais.com/PersonalChef/

www.DetoxemCasa.com.br

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 19

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Fatores decivos e conhecidos pela ciência que favorecem a formação de câncer de próstota: - Dietas ricas em gorduras - Pessoas com ICM acima de 10% - Consumo de carne vermelha - Dietas ricas em proteínas, mesmo de peixes e ainda mais agravante peixes gordurosos. Um estudo sobre os hábitos alimentares de 12.395 americanos Adventistas do Sétimo Dia, demonstrou uma redução de 70% no risco de câncer de próstata nos homens que consumiram leite de soja mais do que uma vez por dia (29). O que não ficou claro no estudo foi se a redução do consumo de leite bovino foi mais importante que o aumento do consumo de leite de soja. Embora o suplemento de selênio não teve efeito sobre o cancro da pele, no final do ensaio, uma análise dos 457 homens que receberam suplementação apresentaram uma incidência significativamente menor de cancro da próstata do que os 470 homens que receberam um placebo (com um tempo médio de acompanhamento de mais de 7 anos) Estudos epidemiológicos têm mostrado que os homens que consomem regularmente chá verde têm uma menor incidência de câncer de próstata (57-59). Estudos epidemiológicos têm demonstrado que o consumo de frutas e vegetais com alto teor de fenólicos correlaciona-se com a diminuição da mortalidade por câncer. Um estudo com 47.894 homens, constatou que o consumo de frutas como morango e tomate, cru ou em forma de molhos reduziu significativamento a formação de câncer de próstata. Homens que consumiram mais 10 porções por semana tiveram 35% menos cancro em comparação com os que consumiram menos de 1,5 porções por semana.

Artigo completo: http://clica-aqui.com/Prevencaocancer

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 20

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

A melhor maneira de receber nossas novidades no momento, está sendo nosso Podcast. Vamos sempre adicionar pelo menos um arquivo de audio por semana. Normalmente o assunto mais comum é a Nutrição Ecológica e dicas de saúde. Quando o assunto é Nutrição, eu tento passar uma visão ecológica de um assunto que conheci no meu curso de nutrição e que acho importante e pertinente estar levando até você nosso leitor. Vou apresentar o fato e dar uma abordagem mais ecológica. Quando o assunto for uma Dica saudável, quase sempre estarei relacionando algum fato da nutrição e de como poderão assim recuperar quando necessário a sua saúde geral. a) Facebook Adicione nossa canal no Facebook para receber avisos de que lançamos um novo arquivo de audio. Nossa web no Facebook é: http://www.facebook.com/comidaecologica b) Sound Cloud Nosso canal no SoundCloud http://soundcloud.com/comidaecologica/ c) iTunes Atualizações instantâneas no iTunes: Basta você baixar o programa iTunes e clicar neste link: http://saber-mais.com/PodcastiTunes/ Última atualização Suicídio x Anti-depressivos http://saber-mais.com/AntiDepressivoSuicidio/ Documentário http://saber-mais.com/DocumentarioAntidepressivos/

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 21

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Bola de energia Um super snack para um super dia de trabalho… Sempre que organizo um Detox levo minhas Energy Balls comigo e sirvo elas para meus clientes na semana Detox como um lanche entre as refeições principais. Estas Bolas de Energia nada mais são que uma perfeita combinação entre estes ingredientes:

- Frutas secas Elas servem para dar sabor as trufas detox, elas ajudam a dar liga junto com as nozes que serão a base deste que é um dos lanches mais poderosos que preparo. Minha irmã perdeu 6kg em 3 meses, apenas trocando os lanches por estas barrinhas de cereias ecológicas em forma de trufas. Ela continuou a se alimentar exatamente como se alimentava a única diferença foi que ela passou a adicionar estes lanches entre suas refeições.

- Nozes As nozes tem um papel de dar liga a mistura e tornar a mistura um pouco mais proteica. As nozes tem muita gordura, uma gordura boa, mas quando combinada com as frutas secas geram um perfeito veículo de nutrientes.

- Super Alimentos Uma super energy ball não poderia levar este nome se não fosse os super alimentos, adicionamos, Spirulina, Clorela, camu-camu, pólem, goji berries, mirtilo, grama-de-trigo e outros alimentos super poderosos que irão saciar sua fome entre 2 e 3 horas, uma pequena bolinha será o suficiente para te satisfazer até a próxima refeição.

- Super ervas Adicionamos também ervas diuréticas, ervas que cortam a fome, ervas que aumentam de volume 30x em contato com o suco gátrico do estômago, ervas estimulantes e ervas ricas em substâncias nutracêuticas que irão atuar como verdadeiras proteções contra doenças crônicas. Além claro de saciar elas ajudam no transito intestinal pelo alto teor de fibras. Entre em contato com nossa gerente de produção ela vai te dar mais detalhes sobre este segredo de nosso Detox e você poderá pedir quantas quiser. Entregamos em todo Brasil. Elas duram meses na geladeira e podem ser levadas e consumidas no trabalho com a maior discrição. São embaladas individualmente e você pode escolher a função da sua Energy Ball, se ela será para perda de peso ou energética.

Ana Paula (32) 88875581 (32) 4101-1571

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 22

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Estamos organizando pela primeira vez um festival, um encontro dos maiores líderes da alimentação viva no Brasil para apresentarmos as diferentes formas de conduzir a alimentação viva. Será um momento único, a estrutura é totalmente preparada para grandes eventos. Teremos uma piscina de água, passeios, banhos de cachoeiras, aulas de culinária, palestras, aulas de yoga, terapias holísticas de todos os tipos, tem novidade por vir, inscreva-se e garanta sua vaga!

www.FestivalEcologico.com.br

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 23

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Você andou passando dos limites e comendo mais do que está habituada (e, o pior, pratos que não está acostumada)? A ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar, assim como enlatados, contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo – que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles. Resultado: células inflamadas, resistência baixa, cansaço, pele opaca e peso extra. “O corpo elimina naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina. Só que às vezes o acúmulo dessas substâncias é tão grande que é preciso dar uma forcinha fazendo uma dieta desintoxicante”, diz a nutricionista Isabel Jereissati, responsável pela área de nutrição do Spa Casas Brancas, em Búzios (RJ). Por isso, nada melhor do que começar essa faxina no organismo. Além de dar uma afinada nas formas, você ainda combate o inchaço e diminui a celulite. Nesta reportagem, você encontra dez soluções práticas (e deliciosas) para incluir no dia a dia. Tem tempero para a salada que ativa o metabolismo e desincha, frutas que promovem uma desintoxicação e farinha para colocar o intestino na linha. Preparada? 1. Evite industrializados Na desintoxicação, até mesmo a versão light dos molhos industrializados deve ser eliminada do cardápio, pois tem grande quantidade de sódio e gordura. Fique com os temperos naturais. “O vinagre de maçã (evite o vinagre sempre) e o de limão, por exemplo, trazem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, deixando o organismo mais ativo contra as toxinas. Já o azeite de oliva lubrifica o intestino, otimizando a eliminação dessas ‘sujeiras’, e ainda acelera as funções metabólicas”, diz Lizandri Rangan, coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do Hospital Leforte, em São Paulo. (troque o azeite de Oliva por azeite de linhaça)

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 24

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

2. Experimente a farinha de banana verde A nova febre nas lojas de produtos naturais favorece a flora intestinal. A fama tem a ver com o tipo de amido, que chega intacto ao intestino e produz substâncias que alimentam as bactérias benéficas e formam uma barreira contra as intrusas. Com isso, os nutrientes são bem absorvidos e você espanta a fome. Use a farinha de banana verde no lugar da tradicional, no preparo de pratos como bolo e torta. (Frutas verdes deve ser evitado na semana Detox, mesmo a farinha de banana verde, escolha sempre frutas maduras, bem maduras a digestibilidade é muito melhor.) 3. Aposte em frutas cítricas A turma da acerola, kiwi, caju, limão e laranja, por meio de um composto chamado limonoide, faz com que o fígado libere mais toxinas do organismo. “Esse efeito pode ser conseguido com a fruta consumida in natura ou usada no preparo de peixes (nunca use peixe em uma semana Detox), sucos ou saladas”, avisa a nutricionista Isabe Jereissati. 4. Coma alimentos crus Pelo menos 50% (Pelo menos 80% o ideal seria 100%) do prato de uma refeição deve ter opções frescas e cruas. “Dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e água”, explica Lizandri Rangan. 5. Coloque uma folha de couve no cardápio Na salada, no suco ou refogada, ela estimula as enzimas que neutralizam as toxinas. “Vale lembrar que a verdura ainda é rica em vitaminas do complexo B, que facilitam o metabolismo da proteína, do carboidrato e da gordura”, completa Lizandri. As folhas verdes são muito importantes, coloque muitas folhas de couve, principalmente em forma de sucos verdes, nunca repita a mesma folha verde por 2 dias seguidos.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 25

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

6. Tome chá de hibisco A bebida ajuda a reduzir a retenção de líquido. De quebra, ainda potencializa a queima da gordura, pois combina vitamina C, cálcio e antocianina. Faça assim: coloque 1 col. (chá) de hibisco em 1 xíc. (chá) de água quente e abafe por cinco minutos. Depois, coe e beba em jejum no café da manhã. Tome outros chás diuréticos vai potencializar ainda mais a perda de peso, nunca use o mesmo chá por dois dias seguidos. Varie com Graviola, Jambolão, Cavalinha, Cana do Brejo. O chá de hibiscus é melhor tomar gelado, coloque três colheres de sopa em uma jarra com água por 8h. Depois coe e beba. 7. Beba muito líquido Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Aqui, vale água, chá ou suco natural, sopa e até alimentos aquosos, como melancia, melão, alface e pepino. Quando se consome uma dieta de alimentos crus e muita fruta, você não vai precisar beber 2litros de água como manda o protocolo, você vai perceber que vai precisar muito menos de água que em uma dieta com alimentos cozidos. 8. Invista em chá verde com gengibre Ele acelera o processo de desintoxicação e o metabolismo. A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, dá a receita: ferva por três minutos 1 pedaço (3 centímetros) de gengibre em 1 litro de água, desligue o fogo, acrescente 3 col. (sopa) de chá verde e abafe por 15 minutos. Coe e beba ao longo do dia. Nunca deixe as folhas do chá verde mais que 5 minutos em água quente, o ideal é 3 minutos. Marcados precisamente no relógio, depois disso ele passa a ser mais maléfico que benéfico. Uma vez mais não consuma nenuma chá ou folhas verdes mais que 2 dias consecutivos.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 26

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

9. Adicione maçã e brócolis à dieta Eles amenizam os estragos causados pelas toxinas. “Tanto a maçã quanto o brócolis são boas fontes de antioxidantes, que evitam a formação dos radicais livres e diminuem os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer”, diz Lizandri Rangan. Adicione muitos vegetais novos que não está acostumado a ingerir, seu corpo vai agradecer e irá aproveitar ainda mais os nutrientes. Vegetais novos na dieta é como shampoo novo, o cabelo adora. 10. Consuma fibras Encontradas na farinha de trigo, no macarrão e no arroz integral, elas varrem as toxinas para fora do organismo. Além disso, favorecem o bom funcionamento do intestino, outro que ajuda nessa limpeza. Não consuma gluten, não consuma lactose, não consuma, farinhas refinadas. Ao consumir frutas e vegetais crus sua cota de fibra vai estar mais que batida. Não se preocupe em ingerir fontes de fibras vazias, como granolas e cereais matinais ricos em fibras, você não vai precisar, e ainda pode estar pasando da sua cota de fibras e prejudicando a absorção de nutrientes, consuma vegetais e folhas verdes nos sucos de frutas, estas são fibras ricas em nutrientes, muito diferentes de uma arroz integral ou uma farinha de trigo que é pobre em vitaminas em anti-oxidantes.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 27

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Gostaria de anuncia que nosso DVD Suco Vivo agora está liberado para acesso, você poderá assistir quase todos os capítulos em nossa página web gratuitamente. Liberamos o acesso ao nosso DVD pelo fato que de vendemos todas as 5.000 cópias que fizemos. Quando eu fiz o pedido na gráfica para mais um pedido, achei que seria melhor liberar o acesso ao DVD e focar em criar outro material com receitas de saladas, pratos quentes, sopas e pratos mais elaborados. Acho que o suco vivo é a forma mais importante de começar a mudar de dieta, é a ténica mais fácil de se obter sucesso quando o assunto é melhorar a alimentação. As dicas dos vídeos podem salvar a vida de muitas pessoas nos ajude a divulgar enviando o link do nosso site para seus amigos e parentes. Sendo assim basta acessar nossa página web:

www.ComidaEcologica.com.br Clique no menu na parte inferior SOCIAL ou clique no ícone do DVD que está em todas as páginas. Pedimos uma doação de R$10 para que possamos criar outro DVD gratuito.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 28

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

Paraty - RJ

Rio de Janeiro

AMOQC - Associação de Moradores do

Feira orgânica e cultural da Glória

Quilombo Campinho da Independência

CONTATO:

CONTATO: Fabio ou Vagner

http://feiraorganicadagloria.wordpress.com/

Telefone: (21) 9589-2514 Feira do Flamengo Petrópolis - RJ

Às terças na Praça José de Alencar, esquina

APOP - Associação dos Produtores

das ruas Marquês de Abrantes e São

Orgânicos de Petrópolis

Salvador.

CONTATO: Paulo Aguinaga Telefone: (24) 2259-2045 / (24) 9848-9088

Feira de Botafogo Todos os sábados na Praça Joia Valansi, na

Teresópolis

Rua Muniz Barreto, em frente ao nº 448.

Associação Agroecológica de Teresópolis Assentamento Fazenda Alpina

Feira do Catete

CONTATO: Rosangela (21) 8858-8304

Às quintas na Praça do Poeta, na Rua do

flordelotus_rosangela@hotmail.com

Catete, esquina com a Silveira Martins.

http://tereagroecologica.blogspot.com/ Feira da Cobal do Humaitá Magé

Todos os dia na Rua Voluntários da Pátria,

COPAGÉ - Cooperativa dos Produtores de

448. Todos os dias.

Magé CONTATO: Gilbeys ou Rui

Casimiro de Abreu

(21) 8728-6367 / (21) 8593-5574

Agrojardim

Nova Iguaçu

CONTATO: Jaime

CONTATO: Luiz

Telefone: (22) 2778-1779 / (22) 9987- 0660

Telefone: (21) 3794-7960 / (21) 9147-8872

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 29

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

FETAG

Igreja Johrei Center

Federação dos Trabalhadores na

Belford Roxo, as sextas.

Agricultura

CONTATO: paulouniverde@hotmail.com /

CONTATO: Ezaquiel ou Cristovam

Márcia (21) 8548-9262

Telefone: (21) 2626-3497

Alzenir (21) 8894-4716

Rede Ecológica

Igreja Johrei Centrer

CONTATO: miriaml@radnet.com.br

Mesquita, aos sábados e no 2° domingo de

(21) 2295-2576

cada mês.

www.redeecologica.org

CONTATO: paulouniverde@hotmail.com / Márcia (21) 8548-9262

SER ORGÂNICO

Alzenir (21) 8894-4716

CONTATO: João Pimenta Telefone: (21) 9355-5288 / Iraci (21) 9148-9283

Feira orgânica do itanhangá Estrada da Barra da Tijuca nº 1990, na

Feira do Cempes

Barra da Tijuca.

Ilha do Fundão, todas as quintas das 11:00 às 14:00 CONTATO: João Pimenta Telefone: (21) 9355-5288 Iraci (21) 9148-9283

Anuncie sua feira em nossa revista eletrônica gratuitamente www.atencaoaocliente.com.br

UNIVERDE - Cooperativa de Agricultura Familiar e Produtos Orgânicos

Enviamos para mais de 110mil pessoas.

Igreja Messiânica - Nova Iguaçu, aos sábados.

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 30

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.


Ano 2 - Edição 4

"Daniel Francisco de Assis...Expert em Alimentação Viva" 31

Copyright © 2012 Comida Ecológica. Todos os Direitos reservados ao UNIVERSO.

Revista Ecológica 004  

Revista gratuita do Projeto Comida Ecológica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you