Page 1

relatรณrio anual

2017


sumรกrio


somos nós ........................................... 4 missão, visão e valores .................... 6 mensagem do fundador .................. 8 nossa equipe .................................... 10 destaques da nossa história ........ 12 número que orgulham ................... 14 o ano de 2017 .................................. 16 dispostos a inovar ........................... 22 prevenir é a melhor opção ............ 24 transparência e resultados ........... 26 como nos organizamos .................. 30 quem acredita em nós ................... 31

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARCA texto Samuel Prado diagramação Bruno Viana e Luíza Gancho edição Ricardo Lauricella


somos nรณs


O CIES Global é uma organização inovadora sem fins lucrativos e de gestão, com a expertise para atendimento médico especializado em unidades móveis e mobilizáveis de saúde. Ao fundar a organização no ano de 2008, o gastroenterologista Roberto Kikawa começou a cumprir sua promessa ao pai que, em seu leito de morte, pediu para que o filho se tornasse um médico dedicado, que olhasse nos olhos das pessoas e as auxiliasse na prevenção de doenças. Em 10 anos de atividades, o CIES Global já beneficiou pacientes em vários estados do país, com projetos como a Carreta da Saúde e diversas políticas públicas. Atualmente, expande os pontos de atendimento contínuo no estado de São Paulo (interior e capital), em Santa Catarina, no estado da Georgia, nos Estados Unidos, e se prepara para atender em países vizinhos, na América do Sul, e na Nigéria.

5


missão Atender à necessidade de saúde integral do ser humano com qualidade, tecnologia e agilidade no conceito de tratar, educar e prevenir.

visão Ser reconhecido mundialmente como o melhor atendimento móvel do mundo

valores Trabalho em equipe com humildade; servir as pessoas com respeito e equidade; integridade e transparência na prestação de contas. Esses valores compõem o DNA do Amor. 6


20

7


mensagem do fundador Caros amigos, Após superar os desafios apresentados pelo ano anterior, 2017 foi o ano da expansão. Vi o CIES passar por momentos em que houve grande exigência de todos os profissionais envolvidos para que as oportunidades fossem aproveitadas.

Logo em março, lançamos o primeiro programa de unidades móveis itinerantes com especialidades médicas do Brasil. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Doutor Saúde atendeu mais de 25 mil pessoas nos nove meses de atividade em 2017.

Oportunidades essas que lutamos com muita dedicação para cumprir a missão de levar atendimento de saúde integral e com qualidade nos conceitos de tratar, educar e prevenir.

O acesso a médicos especialistas com viés preventivo beneficia os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões em que moram, mantendo o cuidado constante de saúde, evitando grandes deslocamentos e maior gasto de tempo.

Mais uma vez o DNA do Amor se fez presente e garantiu os resultados além do esperado. Os principais deles estão apresentados nas páginas a seguir deste relatório. Alguns, faço questão de destacar aqui.

8

Novas cidades do Interior do Estado de São Paulo receberam a nossa equipe para reduzir o tempo de espera na fila de consultas, exames e cirurgias.


Mais uma vez o DNA do Amor se fez presente e garantiu os resultados além do esperado Em Sorocaba, foram 12.042 pacientes atendidos; em Rio Claro, 2.779 cidadãos foram beneficiados; em Santa Bárbara d’Oeste, levamos saúde para 2.728 pessoas que precisavam do nosso serviço. Todas essas conquistas exigiram um time qualificado que também acompanhou a expansão. E é a esse time que agradeço. Finalizamos o ano com 238 colaboradores celetistas do CIES Global, 65 prestadores de serviço e 163 médicos parceiros. Ao final de um ano com tantas atividades, já estávamos nos preparando para a celebração dos 10 anos da organização. Mas essa e muitas outras conquistas serão contadas na edição de 2018. Que Deus abençoe a todos nós e até o próximo encontro. Roberto Kunimassa Kikawa


presidente Roberto Kikawa diretor médico assistencial Kengi Itinose diretora clínica Mary Simono diretora administrativa Vanide da Silva diretor adjunto Carlos Nomoto gerente de comunicação e marca Ricardo Lauricella gerente de relações governamentais Richard Blumel gerente financeiro Cláudio Paiva gerente de enfermagem Sheila Sassine gerente de recursos humanos Solange Boim Colomina

nossa equipe 10


11


2008 O médico gastroenterologista Roberto Kikawa reúne-se com a Assembleia Geral da Associação Beneficente Ebenézer e aprovam o início das atividades do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). O lançamento da primeira Carreta da Saúde marca o início das atividades.

2011 Prêmio Empreendedor Social do Ano 2011, da Ernst&Young.

2010 Roberto Kikawa é vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010, realizado pela Fundação Schwab e Folha de São Paulo. Roberto é convidado a participar da Ashoka Empreendedores Sociais, organização internacional sem fins lucrativos com foco em empreendedorismo social. O CIES começa a receber apoio de instituições como a Sitawi Finanças do Bem, organização social de interesse público para soluções financeiras destinadas a empreendimentos com impacto social. 12

Criação da Van da Saúde, unidade móvel que permitiu acesso a áreas montanhosas.

2012 Roberto Kikawa recebe prêmio Doutor Cidadão, da Associação Paulista de Medicina. Criação do Box da Saúde: unidade mobilizável construída com estruturas de contêineres passam a ser utilizadas em ações que exigem maior período de atuação do CIES no local.


2013 Início do programa Hora Certa Móvel. O CIES assina convênio com a Prefeitura de São Paulo e inicia atendimento contínuo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os que precisam de exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade nas arenas constituídas por unidades móveis e mobilizáveis do CIES de diferentes tipos.

2016 Lançamento da nova marca da organização: CIES Global, que faz jus ao fato de a organização já ter deixado de ser um projeto, para ser algo perene. Além de facilitar a memorização, o novo nome facilita a internacionalização da ONG. Início do atendimento do Programa Médico Preventivo (PMP) em Atlanta (EUA), em uma Carreta de Saúde. O PMP visa empoderar o paciente com informações sobre o estado atual de saúde e as predisposições para doenças futuras, como as cardiovasculares.

destaques da nossa história 13


nĂşmeros que orgulham 14


Receitas*

*em reais

Número de Colaboradores

Número de Médicos

15


O ano de 2017


cies

GLOBAL

17


Lançamento e início das operações do programa Doutor Saúde, no mês de março em São Paulo.

A partir de 2017, o CIES Global passa a ser certificado pelo Ministério da Saúde como Entidade Beneficente na Área da Saúde (CEBAS).

O programa com viés preventivo oferece atendimento médico especializado, em unidades móveis de saúde, que atuam em rodízio em todas as regiões da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas mais periféricas.

Mais de 25 mil pacientes foram beneficiados até o final do ano.

12 CARRETAS

ENTREGUES

Somada às arenas do programa Hora Certa Móvel, o CIES

VASCULAR

encerrou o

OFTALMOLOGIA

ano com

SAÚDE DO HOMEM TOMOGRAFIA Capela do Socorro

22

locais de atendimento na capital paulista.

COLOPROCTOLOGIA DERMATOLOGIA GASTROENTEROLOGIA SAÚDE DA MULHER ÔNIBUS DA OFTALMOLOGIA SAÚDE DO IDOSO SAÚDE DO TRABALHADOR ODONTOLOGIA

18


Expansão da atuação do CIES Global para o interior.

SOROCABA

Início das operações nas cidades de Sorocaba (Saúde em Dia), Rio Claro (Mais Saúde) e Santa Bárbara d’Oeste (Zera Fila).

RIO CLARO

SANTA BÁRBARA D’OESTE

Por meio dessas parcerias, o CIES Global conseguiu promover cuidados de saúde para 17.549 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do Estado de São Paulo. 19


HORA CERTA MÓVEL

638.056 pacientes São Paulo | SP

DOUTOR SAÚDE

25.147 pacientes São Paulo | SP

PROGRAMA SAÚDE EM DIA

12.042 pacientes Sorocaba | SP

PROGRAMA MAIS SAÚDE

2.779 pacientes PROGRAMA ZERA FILA

Rio Claro | SP

2.728 pacientes PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE MUNICIPAL

nosso impacto em 2017

Santa Bárbara d’Oeste | SP

15.718 procedimentos PROGRAMA MÉDICO PREVENTIVO

Joinville | SC

17.860 pacientes Marietta | EUA 20


mais de 1,5 milhĂŁo de pessoas beneficiadas em 9 anos

684.526

333.201 263.433

51.225

quantidade de atendimentos por ano 21


dispostos a inovar !

Doutor Saúde

Com uma proposta ousada e que valoriza a prevenção, iniciamos a operação do programa Doutor Saúde, em 2017. Nele, unidades móveis conhecidas como Carretas da Saúde são equipadas para oferecer atendimento médico especializado em todas as regiões da cidade de São Paulo. As carretas atuam em forma de rodízio periódico permitindo a população ser atendida de forma contínua e com menor deslocamento. Além das consultas e exames especializados na carreta, todos os pacientes recebem orientações sobre a situação atual de saúde e da predisposição para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial, por meio do Programa Médico Preventivo.

!

Desafios

Outro destaque para o programa Doutor Saúde é que ele permitiu ampliar a linha de cuidado do modelo de atendimento do CIES Global para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paulista. Isso só foi possível porque conseguimos superar os desafios de uma mudança na gestão da cidade. Os resultados do Hora Certa Móvel, implantado em 2013, mostrou que o sistema CIES, além de viável, merecia apoio para expansão. 22

A inovação faz parte da razão de ser do CIES Global. Está em nossa missão. Somente com ideias, planejamento e processos inovadores, uma organização é capaz de superar os desafios e se manter sustentável e socialmente responsável no m undo atual. !

Tecnologia

Um pensamento inovador perpassa todos os âmbitos e se reflete também na tecnologia. Em busca do melhor atendimento móvel para nossos pacientes, implantamos o sistema Stop and Go - em parceria com a Fleximedical e Vicky - que facilita ainda mais a movimentação das unidades. A primeira aplicação ocorreu na unidade móvel de Saúde do Idoso, lançada em novembro pelo programa Doutor Saúde. Nela, há um sistema hidráulico responsável por elevar e abaixar com segurança a estrutura fechada, utilizando-se para isso um controle remoto sem fio que controla os quatro pistões do box.


Com isso, não é mais necessário o emprego de um caminhão tipo munk (com gancho) para elevar a unidade ao veículo que irá transportá-la e para colocá-lo no solo. Um caminhão simples e com custo menor, do tipo “toco”, pode ser utilizado para movimentar a unidade. As portas laterais também são abertas eletronicamente, minimizando a mão de obra e riscos de acidentes.

“Essa tecnologia garante maior agilidade para a instalação e retirada do contêiner. Assim, o CIES mantém sua característica de levar atendimento de saúde para qualquer comunidade. O sistema também permite redução de custo com locação de equipamento e de tempo. E o recurso pode ser aplicado para melhorar o atendimento aos nossos pacientes ou investimentos em novas unidades, por exemplo”, explicou o Coordenador de Inovação do CIES Global, Jorge Abud. e Abud.

23


prevenir é a melhor opção O Programa Médico Preventivo (PMP), desenvolvido pelo CIES Global, visa empoderar o paciente para que ele possa acompanhar e gerenciar a sua própria saúde.

?

Como

No PMP, os pacientes percorrem um circuito de exames como de acuidade visual, de glicemia, aferição da pressão arterial e outros que permitem avaliar a condição atual de saúde e predizer riscos de doenças que poderão acometer o paciente nos próximos anos.

?

Por que

O programa visa diminuir o índice de mortes no mundo (68%*), as quais são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, como cardiovasculares (do coração e vasos sanguíneos), respiratórias, câncer e diabetes. *Organização Mundial da Saúde (OMS). 2016. 24


20 ?

mil atendimentos

realizados no PMP

Onde

Atualmente, o Programa Médico Preventivo beneficia pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que são encaminhados para as unidades do programa Doutor Saúde, na cidade de São Paulo. O atendimento particular de valor acessível está disponível também na clínica do CIES Global em Vila Carrão, Zona Leste da capital. Nos Estados Unidos, a Carreta da Saúde percorre a cidade de Marietta e região, no estado da Geórgia, oferecendo também o PMP a todos os cidadãos americanos e imigrantes que desejam acompanhar o estado de saúde de forma rápida e eficaz.

Com mais de 20 mil atendimentos realizados, o Programa Médico Preventivo empodera o paciente por meio de orientações e cuidados com valor acessível. O PMP também oferece ao CIES Global um vasto conjunto de dados que podem ser usados para estudos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas de todo o mundo e diminuir o número de mortes por doenças crônicas não transmissíveis.

mortes por 100 000 pessoas

TOP 10 CAUSAS DE MORTE MAIS COMUNS EM PAÍSES DE RENDA MÉDIA ALTA NO MUNDO ** ** fonte: World Bank Group

25


transparĂŞncia e resultados 27


transparĂŞncia do patrimĂ´nio

3.707.663,43 3.707.663,43

12

28


nossos resultados financeiros

29


como nos organizamos

30


quem acredita em nós

Organização criadora do Fórum Econômico Mundial reconhece o CIES Global em inovação tecnológica, social e possibilidade de replicação.

Assessoria Jurídica

Parceira que viabiliza doação de óculos para os pacientes

Certificação e Networking

Certificação e Networking

Parceria de equipamentos médicos de alta tecnologia

Oferece e-mails corporativos, backup em nuvem e verba para campanhas de links patrocinados

Apoiador para networking e capacitações para globalização e escalonamento

Parceria com a Universidade Duke (EUA) com laboratório para desenvolvimento de projetos inovadores

Empréstimo para implantação e desenvolvimento de projetos sociais

Fornece software de gestão integrada ERP sem custos

Construção de unidades móveis e modulares avançadas de saúde

Projeto, construção e manutenção de unidades móveis e modulares avançadas de saúde

R

Construção de carretas adaptadas para atendimento em Saúde

31


(11) 5571-8017

Relatório Anual de Atividades do CIES Global - 2017  

O CIES Global apresenta os principais destaques do ano de 2017 nesta publicação. Leia a mensagem do fundador, Roberto Kikawa, alguns depoime...

Relatório Anual de Atividades do CIES Global - 2017  

O CIES Global apresenta os principais destaques do ano de 2017 nesta publicação. Leia a mensagem do fundador, Roberto Kikawa, alguns depoime...

Advertisement