Page 49

Efeitos

já considerado um dos maiores compositores brasileiros, soube enxergar naquele momento o que provaria ser a vocação de Campos do Jordão, a de conjugar concertos e recitais com atividades de formação e cursos paralelos ministrados pelos próprios artistas convidados para apresentarem-se nos concertos. O décimo festival contou com a inauguração do Auditório Cláudio Santoro e com cursos específicos para maestros, declarados por A. H. Cunha Bueno, então secretário de cultura do Governo do Estado de São Paulo. Mais de trinta anos se passaram e hoje o festival tem um público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos, já passaram muitos maestros, solistas

fotos Desirée furoni

Em 1976, por decisão do maestro, o concerto de encerramento foi realizado ao ar livre, na Praça Jaguaribe, no dia 31 de julho, com a Abertura 1812 de Tchaikoviski. Para os efeitos sonoros da música, foram utilizados dois canhões do exército e os sinos da igreja. Na edição seguinte em 1977, foram selecionados 200 bolsistas que receberam 152 horas-aulas e mais 54 horas de aulas-concertos, e foram executadas 120 obras de 51 compositores. Foi marcado também pelo falecimento de seu idealizador Luís Arrobas Martins. No ano seguinte, por determinação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o festival passou a se chamar “Festival de Inverno de Campos do Jordão – Dr. Luís Arrobas Martins”.

Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo Foi criada pela Secretaria de Estado da Cultura em 1989, com o intuito de resgatar as tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos de 1930 e 1970. Com formação bastante singular, a Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos únicos. Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo, que criou o repertório fundamental e ajudou a transformá-la numa das poucas com esse formato no mundo. A Orquestra Jazz Sinfônica, desde sempre, tem participação garantida no Festival de Inverno de Campos do Jordão Luiz Arrobas Martins.

Campos do Jordão 49

Campos do Jordão/SP  

Revista Cultural da cidade de Campos do Jordão

Campos do Jordão/SP  

Revista Cultural da cidade de Campos do Jordão