Page 59

FOTOS TATYANA ANDRADE

Faces de Ilhabela a Prefeitura de Ilhabela em parceria com o Parque Estadual apresenta a mostra “Faces de Ilhabela”, montada no antigo Fórum na Vila. ao todo são cinco salas com exposições que retratam história, meio ambiente e cultura do arquipélago. a primeira sala, denominada “Fragmentos do Tempo”, apresenta uma parte do acervo do Instituto Histórico, Geográfico e arqueológico de Ilhabela, inclusive os restos mortais do “Homem do Sambaqui”, que viveu no arquipélago há dois mil anos. Na sala “Caminhos da Mata” é possível conhecer parte dos atrativos naturais do Parque Estadual de Ilhabela. asala “Povo e Tradição” mostra a comunidade tradicional caiçara e seus costumes. Na sala “Bichos do arquipélago” está uma amostra da rica fauna do município. a sala “Mata” fala sobre a Mata atlântica que cobre o arquipélago. Vale a pena conferir!

Conscientização Este é o tema que hoje norteia a maioria das atividades realizadas dentro do Parque das Cachoeiras, que abriga também a sede da Secretaria Municipal do Meio ambiente, localizada dentro da antiga Usina Térmica que abastecia o município até o final da década de 60. Vem sendo visitado por muitas escolas de dentro e de fora do município e convidam o visitante a fazer uma viagem pela biodiversidade da Mata atlântica, incluindo passeios pelas trilhas e visitas às cachoeiras.

Parque Municipal das Cachoeiras É a primeira Unidade Municipal de Preservação de Ilhabela e faz parte de um projeto que prevê uma série de ações promovidas pelo poder público municipal em parceria com o Governo do Estado, que tem como objetivo minimizar os efeitos do preocupante crescimento e desenvolvimento da região. Tendo como principais vilões a ocupação desordenada e a especulação imobiliária, a preservação de Ilhabela deixou de ser uma preocupação apenas política para se tornar tema de discussão entre a sociedade, que viu sua população saltar de 13 mil para mais de 26 mil habitantes em apenas 15 anos e que sabe, sobretudo, que a cidade não tem condições estruturais para continuar crescendo neste ritmo.

Ilhabela 59

Ilhabela/SP  
Ilhabela/SP  

Revista cultural de Ilhabela