Page 56

FOTOS TATYANA ANDRADE

Meio Ambiente

Não é de hoje que Ilhabela encanta seus visitantes. Prova disso é a frase que Américo Vespúcio disse quando esteve de passagem por aqui: “Se realmente existisse um paraíso na Terra, certamente estaria muito próximo a esta região”. Bem, passaram-se muitos e muitos anos desde a chegada de Vespúcio, mas sua frase se encaixa perfeitamente com a cena que hoje pode ser observada. Considerado um santuário ecológico, com natureza exuberante, praias de águas cristalinas, cachoeiras, piscinas naturais e tudo isso temperado com muito verde da Mata Atlântica. Localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é o único município arquipélago marinho brasileiro. O arquipélago de Ilhabela possui área territorial de 348,3km² (IBGE) e suas principais ilhas são as de São Sebastião (a maior e onde está localizada a área urbana do município), dos Búzios, da Vitória e dos Pescadores, abrangendo, ainda, 12 ilhotas, entre elas os das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas. Com 337,5 km² (IBGE) de área, a Ilha de São Sebastião enconstra-se separada do continente pelo Canal de São Sebastião - cujo nome original é Canal de Toque-Toque - e possui perto de 120 quilômetros de orla costeira, onde estão localizadas 42 praias principais. O Parque Estadual de Ilhabela compreende uma área de 270,03 km², o que equivale a 77,6% do território do arquipélago, abrigando a maior porção insular da Mata Atllântica em todo o planeta, reunindo flora e fauna exuberantes, além de centenas de cachoeiras e dezenas de trilhas cortando a floresta. Ao todo, 84% do arquipélago é coberto pela Mata Atlântica, a maior abrangência dentre os municípios brasileiros. 56 Cidade&Cultura

Clima O clima da região é subtropical com presença de massas de ar quente e fria simultaneamente bem distribuídas ao ano, com temperaturas médias de 22 e 23 graus.

Hidrografia É composta pelos seguintes rios e ribeirões: Perequê, do Cego, da Toca, de Água Branca, do Zabumba, da Corrida, da Laje, Bonete, das Enchovas, dos Castelhanos, da Riscada e do Poço.

Ilhabela/SP  

Revista cultural de Ilhabela

Ilhabela/SP  

Revista cultural de Ilhabela