Page 41

te ao canal de São Sebastião. Hoje funciona a Secretaria de Cultura, que possui salas com amostras de artesanato e rodas de farinha.

Cadeia antiga

Antiga Casa de Câmara e Cadeia Em estilo eclético, foi declarada Patrimônio Histórico no ano de 2001. Atualmente abriga o Museu de História Natural de Ilhabela.

apesar de vermos resquícios de grades e portões das celas, a cadeia do arquipélago nunca teve como “hospede” um preso de alta periculosidade. Estamos falando de 1914, época dourada em que as cadeias ficavam lotadas de presos que tomavam uma “biritinha” a mais. após o fechamento da cadeia, esse monumento histórico recebeu muitas entidades como a Câmara Municipal, Diretran, entre outros, e antes de virar museu, funcionou como a Delegacia da Mulher, até 1993.

FOTOS TATYANA ANDRADE

Cadeia

Fazenda Engenho D’água

Fazenda Engenho D’água Localiza-se a menos de 3km do centro da cidade, no bairro de Itaguanduba. Construiu-se no final do século XVIII, em 1785, e foi um dos maiores produtores de açúcar, aguardente, café e arroz de todo o município. Foi tombada pelo Condephaat como Patrimônio Histórico no ano de 1945. É impressionante suas dimensões e o local privilegiado onde foi construída.

Ilhabela 41

Ilhabela/SP  
Ilhabela/SP  

Revista cultural de Ilhabela