Page 1

Relat贸rio de Atividades

2011


Janeiro Janeiro


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Recife - PE FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Reunião de planejamento estratégico FOCO: Equipe do CASA DA CRIANÇA reunida para planejar ações para 2011 A equipe de coordenação nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA se reuniu, em 18 de janeiro, para realizar o planejamento das principais ações em 2011. Obra - Na ocasião, foram confirmadas as ações nas três novas instituições beneficiadas, nas cidades de Cuiabá, Belém e Manaus, todas elas com atuação no tratamento e prevenção do câncer infantojuvenil. O Projeto CASA DA CRIANÇA está aguardando a finalização da primeira etapa de obra, por parte das instituições, para formalizar os cronogramas de atuação. Cia dos Anjos - Para 2011, o Programa Cia dos Anjos fortalecerá a atuação tanto em Pernambuco, quanto em outros estados. O objetivo é ampliar as parcerias nas instituições atendidas pelo Programa. Neste ano, será realizado trabalho para intensificar as ações do Programa na creche Lar de Clara, humanizada em 2007, e no centro de atendimento a jovens Núcleo Social Nassau, humanizado em 2004. No Recife são beneficiados os abrigos Casa de Carolina, Casa da Vovó Geralda, Casa da Madalena e Casa da Harmonia; as creches Lar Esperança e Lar dos Pequeninos de Jesus. Em Alagoas, o Cia dos Anjos beneficia o Centro de Recuperação e Educação Nutricional de Alagoas (CREN-AL) e a Associação de Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (APALA), humanizada em 2003. Em Aracaju, a instituição beneficiada pelo Cia dos Anjos é o Abrigo Sorriso, humanizado pelo CASA DA CRIANÇA em 2003. Prêmio Brasil Social - Também foram realizados os cronogramas para realização da terceira edição do Prêmio Brasil Social e a quinta edição da Revista Brasil Social. Será desenvolvido trabalho específico para captar recursos e fortalecer a realização do Prêmio, que ficou programada para ser realizada no segundo semestre de 2011, desde que haja patrocínio para viabilidade. Instituto Constelação - Sendo oficializado o comodato da edificação da Casa de Carolina para os fundadores do Projeto CASA DA CRIANÇA e empresários José Aécio Fernandes Vieira e João Mendonça (Fundadores do Instituto Constelação), o CASA DA CRIANÇA irá realizar ação para reformar o espaço com o objetivo de atender crianças e jovens de comunidades pobres de Boa Viagem e crianças dos abrigos de Pernambuco. O Instituto Constelação irá atuar unindo competências, oferecendo educação complementar e fomentando o desenvolvimento profissional de jovens atendidos por projetos sociais como Núcleo Social Nassau, Ária Social e Orquestra Criança Cidadã.

AÇÕES 2011 OBRAS: Manaus: G.A.C.C. Belém: Associação Colorindo a Vida Cuiabá: Hosp. do Câncer do Mato Grosso Rio de Janeiro: Treinamento AMAZONAS

PARÁ

CE PB PE SE

MATO GROSSO DF

SP

RJ

AL

Q’ALEGRIA Fortaleza: Instituto do Câncer João Pessoa: Hosp. Napoleão Laureano Recife: Hosp. do Câncer Maceió: Hosp. do Açúcar Viabilizar: Cuiabá, Brasília e São Paulo CIA DOS ANJOS Aracaju: - Abrigo Sorriso - Abrigo Isabel Abreu Recife: - Casa da Madalena - Casa da Vovó Geralda - Casa da Hamonia - Lar Esperança - Lar dos Pequeninos de Jesus - Núcleo Social Nassau - Lar de Clara Maceió: - Apala - CREN INSTITUTO CONSTELAÇÃO: Recife


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Recife - PE FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Reunião com Consulado do Japão no Recife FOCO: Apresentar o Projeto CASA DA CRIANÇA para busca de novas parcerias A coordenação nacional do CASA DA CRIANÇA se reuniu com a equipe do consulado do Japão, no Recife, em 26 de janeiro. Durante o encontro, foram apresentados os resultados do Projeto em 2010 e as instituições que são beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos. O objetivo da reunião foi buscar parcerias para manutenção física das unidades atendidas em Pernambuco. Foi solicitada proposta de apoio ao Núcleo Social Nassau para viabilizar a cobertura e arquibancada da quadra poliesportiva, e reforma da creche Lar Esperança, no bairro da Muribeca. Fruto deste encontro surgiu a possibilidade de viabilizar uma reforma para a creche Lar Esperança localizada na Muribeca, que atende cerca de 100 crianças. O Projeto CASA DA CRIANÇA fez esta indicação pela dificuldade de levar voluntários a uma instituição localizada em área de difícil acesso.

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Apresentação do novo modelo de acompanhamento do atendimento às crianças FOCO: Visita aos abrigos apoiados pelo Programa para apresentação de novo documento para acompanhamento das atividades A coordenação do Programa Cia dos Anjos desenvolveu novo modelo de formulário para acompanhar as crianças beneficiadas com as parcerias conquistadas. O formulário foi entregue em todos os abrigos parceiros de Cia dos Anjos – Casa de Carolina, Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia. A equipe de gestão de cada instituição fica responsável pelo preenchimento do formulário, que será avaliado mensalmente pelo Cia dos Anjos. O objetivo deste formulário é realizar um acompanhamento mais personalizado das particularidades de cada criança, o que proporciona acompanhar tanto a presença, quanto o desenvolvimento da criança em cada uma das atividades oferecidas por voluntários do Programa Cia dos Anjos. Além de acompanhar dados do desempenho escolar, quadro clínico da criança e identificação da situação familiar (quantidade de irmãos, tempo de abrigamento, etc.).


Fevereiro Fevereiro


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Recife - PE

colégio

PROGRAMA CIA DOS ANJOS Lançamento da campanha de Volta às Aulas no Colégio Motivo FOCO: Segunda ação da campanha Aluno Consciente beneficia unidades atendidas pelo Cia dos Anjos Em 03 de fevereiro, o Programa Cia dos Anjos lançou a campanha Volta às Aulas – Aluno Consciente no Colégio Motivo. Nesta ação, os alunos do Motivo doam material escolar (novos ou usados) para serem entregues a crianças beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos. Esta é a segunda ação da campanha Aluno Consciente no Colégio Motivo, iniciada no Dia das Crianças de 2010, criada com o objetivo de beneficiar crianças das instituições atendidas pelo Programa Cia dos Anjos e conscientizar os alunos do Motivo sobre a importância da participação em ações de responsabilidade social.

Jaboatão dos Guararapes - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Cônsul do Japão visita a creche Lar Esperança FOCO: Fortalecimento do atendimento em instituições beneficiadas pelo Cia dos Anjos No dia 03 de fevereiro, a equipe do CASA DA CRIANÇA, representada por Patricia Chalaça, Lavínia Petribú e Elizabete Moreira, promoveu a visita da equipe do consulado do Japão no Recife, representado pelo Cônsul Akira Suzuki, Takeshi Konno e Kátia Aruta, à creche Lar Esperança. O objetivo do encontro foi apresentar as instalações da creche, visando o apoio do Consulado para viabilizar a reforma da instituição. O Cônsul se sensibilizou com as necessidades e a carência da instituição, e solicitou a viabilização de nova edificação e a realização de orçamento para dar início à parceria. Eduardo Vieira, Cristina, Elizabete, Lavínia e Patricia com Socorro Araújo (Pref Jaboatão) e equipe do consulado do Japão

Jaboatão dos Guararapes - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Ampliação da parceria com HOPE Otorrino FOCO: Atendimento médico para crianças beneficiadas pelo Cia dos Anjos No dia 04 de fevereiro, foi confirmada a ampliação da parceria com as médicas Savana Pereira e Danielle Alcântara, do Hope Otorrino, para atendimento às crianças dos abrigos Casa da Harmonia e Casa da Vovó Geralda. Desde 2009, as médicas são parceiras do Programa Cia dos Anjos, realizando atendimento voluntário na área de otorrinolaringologia para as crianças da Casa de Carolina e da Casa da Madalena.

OTORRINO


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Aracaju - SE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Parceria com Unimed FOCO: Atendimento médico para crianças beneficiadas pelo Cia dos Anjos O Programa Cia dos Anjos de Aracaju firmou parceria com a Unimed para atendimento das crianças acolhidas provisoriamente no Abrigo Sorriso. A parceria envolve a realização de todos os tipos de exames laboratoriais, oferecidos pela Unimed, para as crianças do abrigo. O Abrigo Sorriso atende cerca de 70 crianças órfãs, vítimas do abandono e maus-tratos. Em 2003, a instituição recebeu a humanização do CASA DA CRIANÇA em seus 48 ambientes.

São Paulo FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Encontros com patrocinadores nacionais em São Paulo FOCO: Reuniões estratégicas para apresentar os resultados de 2010 Entre os dias 08 e 10 de fevereiro, a presidente fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA, Patricia Chalaça, esteve em São Paulo com Lavínia Petribú, gerente nacional e Milton Santos, assistente de vendas da Revista Brasil Social, para apresentar os resultados de 2010 aos patrocinadores nacionais do Projeto. A equipe do CASA DA CRIANÇA se reuniu e apresentou às empresas patrocinadoras nacionais, Amanco, Eliane, Fabrimar, Celite e Siemens, o relatório completo com os resultado da atuação em 2010 e com as principais metas para os próximos anos. O Projeto CASA DA CRIANÇA também visitou a Editora MOL, que produz a Revista Sorria, com o objetivo de propor parceria para a produção de uma nova publicação do CASA DA CRIANÇA.

André Zechmeister e Ana Paula, da Roca Brasil; Regiane Batista da Cerâmica Eliane, durante a reunião com Lavínia Petribú, Patricia Chalaça e Milton Santos do CASA DA CRIANÇA.

Lavínia e Patricia com Yazmin Trejos, da Amanco.

Coordenação do CASA DA CRIANÇA com equipe da Editora MOL.

Marcio Rigato, da Siemens, entre Lavínia, Patricia e Milton.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reunião com professora de italiano voluntária FOCO: Firmar parceria para beneficiar as crianças atendidas através do Cia dos Anjos A coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, recebeu, em 16 de fevereiro a visita da professora de italiano, Rose Acioly. Na ocasião, foi firmada parceria para atender, voluntariamente com aulas do idioma Italiano, as crianças dos abrigos atendidos pelo Cia dos Anjos no Recife: Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda, Casa da Harmonia e Casa de Carolina. Para buscar esta parceria, foi levado em consideração o alto índice de adoção de crianças brasileiras para a Itália, observado a partir do destino de adoção de algumas crianças acolhidas em abrigos atendidos pelo Programa Cia dos Anjos.

Cuiabá - MT UNIDADE BENEFICIADA Atualização da franquia social de Cuiabá FOCO: Realização de treinamento e atualização da franquia para novos participantes No dia 21 de fevereiro, a coordenação nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA realizou treinamento para atualização da equipe de franqueados sociais em Cuiabá. O grupo de franqueados é composto por Leila Ayoub Malouf, Neili Bumlai Grunwald, Emili Ayoub Giglio, Michel Daud Ayoub Sobrinho, Vagner Giglio e Alan Ayoub Malouf. Estes profissionais coordenam voluntariamente a humanização do Ambulatório Infantil do Hospital de Câncer de Mato Grosso e mobilizam parceiros voluntários para participar da ação. Marcelo Souza Leão, Alan Ayoub Malouf, Patricia Chalaça, Neili Ayoub Grunwald, Michel Ayoub Sobrinho, Emili Ayoub Giglio, Lavínia Petribú e Vagner Giglio.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Cuiabá - MT UNIDADE BENEFICIADA Lançamento de nova unidade beneficiada em Cuiabá FOCO: Novo projeto de humanização no Hospital de Câncer de Mato Grosso O Projeto CASA DA CRIANÇA lançou, no dia 22 de fevereiro, a humanização do ambulatório de oncologia pediátrica do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Esta ação, terceira em Cuiabá e 34ª no Brasil, conta com o apoio dos Parceiros Máster Instituto Ronald McDonald e Cimento Nassau, com o colaborador Pizza Hut – Ceará/Paraíba e com os Patrocinadores Nacionais Amanco, Araforros, Brasilit, Celite, Cerâmica Eliane, Cimento Nassau, Esmaltec, Fabrimar, Florense, Sicmol e Siemens, que doam todo o material necessário à reforma, transformando os ambientes em locais muito mais confortáveis e divertidos para crianças em tratamento contra o câncer. O evento foi um sucesso de mobilização e reuniu arquitetos, designers, artistas Coordenação nacional e franqueados do plásticos, entre outros profissionais voluntários. Estiveram presente a coordenação Projeto CASA DA CRIANÇA com a nacional do CASA DA CRIANÇA, Patricia Chalaça, Marcelo Souza Leão e Lavínia Petribú; primeira-dama do estado, Roseli Barbosa Francisco Neves do Instituto Ronald McDonald; João Castilho Moreno, presidente da Associação Matogrossense de Combate ao Câncer, e a vice-presidente do Hospital de Câncer, Suely Santos Araújo; Roseli Barbosa, primeira-dama de Mato Grosso, além dos franqueados sociais Vagner Giglio, Emili Ayoub Giglio, Leila Ayoub Malouf, Neili Bumlai Ayoub Grunwald, Michel Daud Ayoub Sobrinho, Alan Ayoub Malouf. O pequeno Natan Santos Gonçalves, de 09 anos, sabe bem como um ambiente humanizado alivia o desconforto do tratamento contra o câncer. “O que eu gosto mais é da brinquedoteca, porque quando eu estou fazendo quimioterapia, eu brinco, jogo vídeo-game e isso faz o tempo passar rápido”, conta.

Natan com sua mãe e uma das médicas que o acompanha Hospital de Câncer

Patricia Chalaça fala aos convidados na noite de lançamento da humanização.

Arquitetos, construtores, empresários e imprensa local prestigiaram o lançamento

Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Coordenação nacional do CASA DA CRIANÇA; Francisco Neves do Instituto Ronald; João Castilho Moreno e Suely Araújo do Hospital de Câncer e franqueados do Projeto em Cuiabá.

Criança sendo atendida na ala de quimioterapia do Hospital de Câncer de Mato Grosso, recebe a visita dos animadores durante coletiva de imprensa para lançamento da ação.

Atendimento O Hospital de Câncer de Mato Grosso é responsável por mais de 75% dos atendimentos a crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico no estado, dos quais 90% são pelo Sistema Único de Saúde. A obra de humanização beneficiará 112 crianças e adolescentes entre zero e 17 anos. Por dia, cerca de 20 crianças são atendidas para consultas e quimioterapia ambulatorial. Destas, cerca de 15 permanecem internadas. CASA DA CRIANÇA em Cuiabá Em Cuiabá, a primeira instituição beneficiada pelo CASA DA CRIANÇA foi o Abrigo Bom Jesus, em 2003. A obra dos 1.200 m², no valor de R$ 1.100.000,00, beneficiou diretamente 150 crianças, entre dois e 14 anos. A segunda atuação em Cuiabá foi a humanização do Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital do Câncer, realizada em 2006.

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Parceria com Doutores da Alegria leva crianças à prévia do Bloco Miolo Mole FOCO: Pré-carnaval para as crianças beneficiadas pelo Cia dos Anjos No domingo, 27 de fevereiro, a crianças atendidas nos abrigos Casa de Carolina, Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda foram convidadas para participar da prévia do Bloco Miolo Mole, realizado pelos Doutores da Alegria Recife. As crianças, beneficiadas através do Programa Cia dos Anjos, participaram da festa com direito a fantasia, orquestra de frevo e cantores pernambucanos. Este foi o oitavo ano do “Bloco do Miolo Mole – O bloco mais bobo do mundo!”, realizado pelos Doutores da Alegria Recife, organização da sociedade civil sem fins lucrativos dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana.


Marรงo Marรงo


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Fortaleza - CE Q’ALEGRIA Implantação do Q’Alegria em Fortaleza FOCO: Ampliar a tecnologia do Q’Alegria em outros estados do Brasil No dia 1º de março, o vice-presidente do Projeto CASA DA CRIANÇA, o arquiteto Marcelo Souza Leão, esteve em Fortaleza para se reunir com a diretoria do Hospital do Câncer do Ceará. O objetivo da visita ao Hospital foi firmar parceria para aplicação da tecnologia do Q'Alegria no Hospital do Câncer, mantido pelo Instituto do Câncer do Ceará. Tecnologia Social - O Q’Alegria é uma tecnologia social desenvolvida pelo escritório de arquitetura Marcelo Souza Leão & Chalaça Associados para melhorar o atendimento a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Sua metodologia foi cedida, sem fins lucrativos, ao CASA DA CRIANÇA com o objetivo de disseminar este conceito em todo território nacional.

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reunião com Superintendência Estadual de Atendimento à Crianças e ao Adolescente FOCO: Aproximação com governo do estado de Pernambuco No dia 03 de março, a coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, visitou a Superintendência Estadual de Atenção à Criança e ao Adolescente (SEACAD), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco (SEDSDH). Elizabete foi recebida pela assistente da coordenação de Medidas Protetivas do SEACAD, Cláudia Souza e realizou a apresentação do Projeto CASA DA CRIANÇA e do Programa Cia dos Anjos. O objetivo é manter o contato com o governo do estado de Pernambuco para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Maceió - AL PROGRAMA CIA DOS ANJOS Novas parcerias em Maceió FOCO: Ampliação do Cia dos Anjos em Alagoas O Programa Cia dos Anjos firmou parceria com o empresário Jimmy Thorp Neto, proprietário de 03 postos de combustível em Maceió. Com a parceria, o veículo da Associação de Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (APALA) será abastecido com 03 tanques de combustível por mês nos postos Millenium, auto Posto Clean Car e Amélia Rosa. A casa de apoio à criança com câncer mantida pela APALA foi humanizada pelo CASA DA CRIANÇA em 2003 e tem capacidade para atender cerca de 360 pacientes por ano, oriundos de cidades do interior do estado de Alagoas.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Aulas de balé no Ária Social FOCO: Meninas da Casa de Carolina participam da seleção As meninas que moram provisoriamente no abrigo Casa da Carolina participaram, no dia 18 de março, da seleção para participar das aulas de balé na Escola de Dança e Arte Ária Social. Quatro meninas foram selecionadas e irão participar das aulas que acontecem semanalmente na sede do Ária Social. O Ária Social é parceiro do CASA DA CRIANÇA desde 1999, oferecendo aulas de dança e artes para crianças beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos. Em 2009, o Ária Social foi uma das organizações homenageadas pelo Prêmio Brasil Social, pelo importante trabalho de inclusão social através da arte.

Manaus - AM UNIDADES BENEFICIADAS Visita à Manaus para acompanhar obra da instituição beneficiada pelo CASA DA CRIANÇA FOCO: Acompanhar atividades da franquia de Manaus De 21 a 23 de março, a gerente nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, esteve em Manaus para acompanhar a obra da casa de apoio do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM). A instituição receberá a humanização do CASA DA CRIANÇA, logo após a primeira etapa de obra física for concluída. A casa de apoio do GACC-AM atenderá crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, juntamente com seus familiares, oriundos de cidades do interior do Amazonas e outros estados da região Norte. As obras de humanização em instituições de atendimento a crianças e adolescentes Lavínia em visita à obra com a equipe do com câncer são realizadas em parceria com o Instituto Ronald McDonald, Parceiro GACC-AM, franqueadas em Manaus e Máster do CASA DA CRIANÇA desde 2004, no cenário de atendimento às instituições representante do Instituto Ronald McDonald. que acolhem crianças em tratamentyo contra o câncer.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Rio de Janeiro - RJ FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Projeto CASA DA CRIANÇA no Rio de Janeiro FOCO: Fortalecimento e construção de novas parcerias De 28 a 29 de março, a coordenação nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, representada por Patricia Chalaça, Marcelo Souza Leão e Lavínia Petribú, esteve no Rio de Janeiro para realizar reunião de planejamento anual com o Parceiro Máster Instituto Ronald McDonald. Na ocasião, foi apresentado o relatório com os resultados da parceria em 2010 e planejamento 2011. A equipe do Instituto esteve representada por Francisco Neves, superintendente; Roberto Mack, gerente geral; Cláudia Lossio, gerente de projetos; Suéllen Gomes, mobilização social; Alice Natalizi, projetos e Carla Lettieri, projetos.

Reunião na sede do Instituto Ronald.

Visita ao Grupo Cultural Afroreggae Ainda no Rio de Janeiro, Marcelo, Patricia e Lavínia, a convite do Grupo Cultural Afroreggae, visitaram as unidades na Vila Cruzeiro e no Morro do Alemão, juntamente com grupo de empresários interessados em formar a primeira Franquia Social do CASA DA CRIANÇA na cidade.

Sede da nova unidade do Afroreggae na comunidade da Penha.

Militares mantém a segurança dos moradores da comunidade.

Patricia, Marcelo e Lavínia com empresários e equipe do Afroreggae.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Entrega das doações arrecadadas na campanha Aluno Consciente – Volta às aulas.

colégio

FOCO: Novos materiais escolares para crianças beneficiadas pelo CASA DA CRIANÇA No dia 30 de março, o Projeto CASA DA CRIANÇA, através do Programa Cia dos Anjos, realizou a entrega de kits escolares doados por alunos do Colégio Motivo. Foram doados mochilas, livros, cadernos, lápis, canetas e outros materiais para complementar o material escolar das crianças da creche Lar Esperança, beneficiada pelo Cia dos Anjos. Inúmeros livros didáticos e de literatura infantojuvenil foram doados e irão compor o acervo da biblioteca da instituição. Materiais de uso coletivo, como lápis de cor, massa de modelar, giz de cera, foram destinados à coordenação pedagógica da instituição, e itens de uso pessoal, como mochilas e cadernos, foram doados diretamente às crianças. Com esta doação, mais de 90 crianças foram beneficiadas. Esta é a segunda ação da campanha Aluno Consciente no Colégio Motivo, iniciada no Dia das Crianças de 2010, que tem como objetivo beneficiar crianças das instituições atendidas pelo Programa Cia dos Anjos e conscientizar os alunos do Motivo sobre a importância da participação em ações de responsabilidade social.

Recife - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Cia dos Anjos recebe doação do Hotel Nannai Resort FOCO: Roupa de cama e banho para instituições atendidas pelo CASA DA CRIANÇA No dia 30 de março, o Programa Cia dos Anjos recebeu uma doação de mais de 900 peças de cama e banho do Nannai – Resort Muro Alto. O Hotel destinou toalhas de mão, rosto e banho, lençóis, cobertores, fronhas, travesseiros e roupas infantis, que foram doados para as instituições beneficiados pelo Cia dos Anjos: os abrigos Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda, Casa da Harmonia e Casa de Carolina; as creches Lar dos Pequeninos de Jesus, Lar Esperança; a Escola de Dança e Arte Ária Social e o centro de atendimento a crianças e jovens Núcleo Social Nassau.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Cuiabá - MT UNIDADES BENEFICIADAS Primeira reunião de arquitetos em Cuiabá FOCO: Reunião de planejamento da humanização Em 31 de março aconteceu em Cuiabá a primeira reunião com os profissionais de ambiente voluntários envolvidos na humanização do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Durante o encontro, os profissionais apresentaram os projetos de arquitetura e receberam o cronograma da humanização, elaborado pelos franqueados sociais voluntários do CASA DA CRIANÇA. No total, 16 ambientes serão humanizados no Ambulatório Pediátrico do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Esta é a segunda ação que o CASA DA CRIANÇA realiza no Hospital, em 2006 foi humanizado o Setor de Oncologia Pediátrica, beneficiando milhares de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.


Abril Abril


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de alimentos não-perecíveis FOCO: Arrecadação beneficiou instituições atendidas pelo Cia dos Anjos. No dia 1º de abril, o Projeto CASA DA CRIANÇA recebeu 400 quilos de alimento não perecível, arrecadados pelo bloco de carnaval “Os Netinhos do Vovô”, fundado em 2007 pelo empresário Hortêncio Luiz de Almeida. Os alimentos foram encaminhados para instituições beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos em Pernambuco. As creches Lar Esperança, Lar dos Pequeninos de Jesus e Lar de Clara, além da escola de dança Ária Social, recebeu, cada uma delas, cerca de 100 quilos de alimento.

O bloco «Os Netinhos do Vovô» é formado por clientes da Feijoada do Vovô, do empresário Hortêncio Luiz de Almeida.

Representantes das creches Lar Esperança e Lar dos Pequeninos de Jesus recebem a doação. Aluno do Ária Social com doação de alimentos do Vovô Hortêncio.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Atividades culturais para crianças beneficiadas pelo Cia dos Anjos FOCO: Desenvolver a coordenação motora e levar às crianças a oportunidade de acesso a uma atividade artística. No mês de abril, as crianças do abrigo público Casa de Carolina retomaram as aulas na escola de dança e arte Ária Social. As aulas acontecem em turno oposto ao escolar e, além do balé, as meninas recebem aulas de reforço escolar, participam de contação de histórias e das aulas de artes. O Ária Social - Escola de Dança e Arte é parceiro do Projeto CASA DA CRIANÇA desde 1999 oferecendo aulas de dança e artes para as crianças atendidas nos abrigos que fazem parte da rede do Programa Cia dos Anjos em Pernambuco. Em 2009, o Ária Social participou do Prêmio Brasil Social e foi a instituição vencedora na categoria de Arte e Cultura.

Deborah Priston, coordenadora pedagógica do Ária, com suas alunas.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Reunião com Parceiro Máster Cimento Nassau FOCO: Apresentação dos resultados do CASA DA CRIANÇA. A presidente fundadora do CASA DA CRIANÇA, Patricia Chalaça e a gerente nacional Lavínia Petribú, estiveram reunidas com a diretoria da empresa Cimento Nassau, representada pelo superintendente Paulo de Tarso; Tâmara Andrade, gerente coorporativa de negócios e Neide Marques, presidente do Núcleo Social Nassau. A reunião aconteceu no dia 05 de abril e teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto em 2010 e as novas metas do CASA DA CRIANÇA para o ano de 2011. Parceria Máster – A Cimento Nassau é patrocinadora do CASA DA CRIANÇA desde 1999, doando cimento para todas as obras realizadas. A empresa também investe no Projeto através da doação de recursos financeiros, possibilitando sua expansão para todo o Brasil.

RECIFE - PE

Home Center

FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Reunião com diretoria do Home Center Ferreira Costa FOCO: Propostas para novas ações em parceria. A coordenação nacional do CASA DA CRIANÇA se reuniu com a diretoria do Home Center Ferreira Costa, no dia 14 de abril, para apresentar as novas ações do Projeto para 2011. O objetivo foi propor novas formas de atuação em parceria da empresa com o CASA DA CRIANÇA. A Ferreira Costa é parceira do Projeto CASA DA CRIANÇA e do Programa Cia dos Anjos realizando ações de divulgação e apoiando campanhas de doação em beneficio das instituições atendidas em Pernambuco.

Loja da Ferreira Costa no Recife.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE RELACIONAMENTO COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Apoio do CASA DA CRIANÇA na divulgação do I Prêmio Aliança FOCO: Parceria com Aliança Empreendedora. O Projeto CASA DA CRIANÇA apoiou a divulgação do 1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, realizado pela Aliança Empreendedora. A marca do CASA DA CRIANÇA foi incluída nas peças de comunicação da premiação e divulgada em toda a rede de contatos do Projeto: mailing, redes sociais e site. O Prêmio Aliança tem como objetivo identificar, valorizar e premiar microempreendedores (com faturamento anual de até R$ 240.000,00) que sirvam de exemplo para o Brasil pelo seu trabalho e que contribuam para a inclusão e o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades. Além de novos clientes e parceiros, os empreendedores comunitários podem ganhar até R$7.000,00 para investir em seu negócio. Aliança Empreendedora – A Aliança Empreendedora é uma organização social sem fins lucrativos que apóia o empreendedorismo de pessoas e comunidades como ferramenta para sua inclusão e desenvolvimento econômico e social sustentado, contribuindo para reduzir a pobreza, desigualdade e promover melhorias na qualidade de vida de públicos e comunidades de baixa renda.

RECIFE - PE

colégio

PROGRAMA CIA DOS ANJOS Entrega do cartão Aluno Consciente para estudantes do Colégio Motivo FOCO: Apresentação dos resultados da campanha e agradecimento aos alunos pela participação. Os estudantes do Colégio Motivo que participaram da campanha de Volta às Aulas, receberam no dia 27 de abril o cartão de Aluno Consciente. A carteirinha foi entregue a todos os alunos que participaram da campanha, que arrecadou material escolar para crianças da creche Lar Esperança, instituição beneficiada pelo Programa Cia dos Anjos.

A coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, participou da entrega e apresentou os resultados da mobilização. A carteira de Aluno Consciente é uma forma de agradecer e estimular a participação das crianças, desde cedo, em ações de solidariedade. Beneficiada – A creche Lar Esperança atende cerca de 110 crianças e adolescentes, em horário oposto ao escolar. Na creche, as crianças têm acesso a atividades educativas complementares e a 04 refeições diárias, em cada turno.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Renovação da parceria com dentista voluntária FOCO: Tratamento odontológico de qualidade para crianças e adolescentes em situação de abrigo. No dia 28 de abril, a dentista voluntária, Maria José Martins, renovou a parceria com o Programa Cia dos Anjos para continuar o atendimento às crianças do abrigo público Casa de Carolina. Desde 2009, a dentista é parceira do Cia dos Anjos realizando atendimento odontológico de prevenção e tratamento contra a cárie. O atendimento é realizado em sistema de rodízio, a cada mês, cinco crianças recebem tratamento dentário completo. Até o momento, 19 crianças já receberam o tratamento completo.

Maria José Martins e Lavínia Petribú, gerente nacional do CASADA CRIANÇA em visita à Casa de Carolina


Maio Maio


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Aulas de dança e cultura regional para as crianças do Recife FOCO: Desenvolver a coordenação motora e levar educação artística para as crianças. Desde maio, as crianças dos abrigos públicos Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia passaram a ter aulas de dança popular como o professor Adriano, voluntário do Programa Cia dos Anjos. Por conta do período de festas juninas, o tema do primeiro mês de aula foi o forró. Além das aulas práticas, as crianças também têm acesso a informações gerais sobre a cultura regional e a origem dos ritmos que aprendem. Após o São João, o ritmo programado é o frevo.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reforma da Creche Lar Esperança FOCO: Promover melhores instalações para o atendimento das crianças da comunidade da Muribeca. No dia 14 de maio a equipe do escritório Marcelo Souza Leão & Cahalaça arquitetos associados apresentou o projeto de arquitetura da creche Lar Esperança para equipe do Consulado do Japão no Recife. O projeto foi feito voluntariamente pela equipe do escritório e faz parte da ação apoiada pelo Programa Cia dos Anjos para realização da reforma na estrutura física da creche Lar Esperança.

A creche atende cerca de 110 crianças da comunidade da Muribeca.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Visita aos abrigos beneficiados pelo Cia dos Anjos no Recife FOCO: Acompanhar o atendimento às crianças Nos dias 19 e 20 de maio, a coordenação do Programa Cia dos Anjos realizou visita de rotina aos abrigos públicos que fazem parte da sua rede. Foram visitados os abrigos Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia, localizados nos bairros da Madalena e Casa Amarela, e Casa de Carolina, localizado em Boa Viagem. Juntos, os abrigos atendem mais de 100 crianças órfãs, vítimas de maus tratos e em situação de acolhimento institucional temporário. As visitas são realizadas periodicamente e tem como objetivo acompanhar o andamento das atividades realizadas pelos parceiros voluntários. Além disso, é importante ouvir das instituições quais são as áreas que necessitam de mais apoio para melhorar o atendimento às crianças. Lavínia Petribú, gerente nacional do Casa da Criança, Elizabete Moreira, coordenadora do Cia Municipalização – Os abrigos mantidos pelo Governo de Pernambuco estão dos Anjos e Viviane Wanderley, diretora da Casa de em fase de transição para a municipalização, ou seja, serão administrados Carolina. pelos respectivos municípios. Esta é uma ação de grande importância e que deve melhorar o atendimento às crianças, já que com a municipalização, o número de crianças em cada instituição diminui. As crianças e adolescentes também não devem mais sair de suas cidades de origem, o que favorece a convivência familiar e comunitária.

Da esq. para dir., Elizabete Moreira com Elizabete Queiroz, diretora da Casa da Madalena; Simone Medeiros, assistente social, e Nadja Malta, diretora da Casa da Harmonia; e com Viviane Sybaldi, diretora da Casa da Vovó Geralda.

RECIFE - PE FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Estudantes produzem vídeo sobre marketing social e usam case do CASA DA CRIANÇA FOCO: Apresentar o caso de sucesso das ações de marketing que envolvem o CASA DA CRIANÇA. O Projeto CASA DA CRIANÇA recebeu, no dia 20 de maio, a visita das estudantes Gabriela Florêncio e Priscilla Câmara Lima, concluintes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco. As alunas estão produzindo um vídeo documentário sobre Marketing Social e escolheram a trajetória do Projeto para ilustrar o trabalho de conclusão do curso. O objetivo do trabalho é mostrar que grandes marcas se preocupam sim com o incentivo social e como elas podem se beneficiar disso. As filmagens aconteceram na sede da coordenação nacional e contou com depoimentos da gerente nacional Lavínia Petribú e da coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira.


Junho Junho


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

CUIABÁ - MT UNIDADE BENEFICIADA Inauguração de humanização no Hospital de Câncer de Mato Grosso FOCO: 17 novos ambientes para o atendimento humanizado de crianças e adolescentes com câncer Um misto de alegria e emoção conduziu a cerimônia de inauguração da humanização da ala pediátrica do Hospital de Câncer de Mato Grosso, realizada na manhã do dia 08 de junho. Após quatro meses de intensa dedicação, as crianças em tratamento de câncer podem usufruir de 17 ambientes mais aconchegantes e divertidos, graças ao Projeto Casa da Criança, aos 33 arquitetos, designers e paisagistas, além do apoio de patrocinadores locais e nacionais. Segundo uma das franqueadas do Projeto Casa da Criança em Mato Grosso, Emili Ayoub Giglio, além de beneficiar as crianças, a iniciativa propaga o bem. “É uma alegria muito grande entregarmos esse trabalho tão bonito que, desde o início, me mostrou a importância de arregaçar as mangas e poder partilhar desta emoção ao ver o resultado. É muito mais que um trabalho voluntário, é uma entrega”, ressaltou.

Profissionais de ambiente, coordenação nacional e franqueados sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA.

Presente em 16 Estados, o Projeto Casa da Criança está em sua terceira ação em Cuiabá e a 34ª no Brasil. O Abrigo Bom Jesus foi a primeira instituição atendida em Mato Grosso, em 2003 e, em 2006, foi a vez da enfermaria do Hospital de Câncer. Esta segunda fase, já no ambulatório, foi lançada no dia 22 de fevereiro. “Cada um participa com o que faz de melhor, doando seu tempo e seu talento, por isso é um projeto mágico”, frisou a presidente do Projeto Casa da Criança, Patrícia Chalaça. O Hospital de Câncer tem um fluxo grande de atendimentos. Cerca de 57% deles são de pacientes do interior de Mato Grosso e outros Estados. Para o presidente da Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AACC-MT), João Castilho Moreno, a iniciativa vai influenciar positivamente nos tratamentos. “Este, sem dúvida nenhuma, é um dia muito especial, porque são ambientes lúdicos que transmitem carinho e aconchego para amenizar o sofrimento causa por esta doença”.

João Castilho Moreno, presidente da AACC-MT sob o olhar atento dos profissionais de ambiente.

Além de Emili Giglio, a franquia do Projeto Casa da Criança em Cuiabá é composta por Vagner Giglio, Michel Daud Ayoub, Alan Ayoub Malouf, Leila Ayoub Malouf e Neili Bumlai Ayoub Grunwald. “Fazer um ato de amor é muito bom para quem promove e para quem recebe, melhor ainda é quando fazemos junto com a nossa família”, destacou Vagner Giglio, que também agradeceu aos profissionais envolvidos na elaboração dos ambientes.

A franqueada social, Neili Grunwald com o animador do evento.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Humanização que faz a diferença - Na avaliação de Waldir Pereira, que acompanha o filho João Gabriel (cinco anos) no tratamento de câncer desde janeiro deste ano, a humanização do local faz a diferença. “Acredito que fica mais fácil, porque as crianças se alegram, se divertem mais e esquecem um pouco a doença, além de ajudar na recuperação”, analisou. A inspiração veio das próprias crianças. “Procuramos transmitir a alegria que é inerente à infância para fugir desse sentimento de dor e angústia”, afirmou o arquiteto Rodrygo Esteves que, junto com Camila Maluf, assinou a Circulação e o Posto de Enfermagem da ala pediátrica. “Tudo foi pensado para que tanto as crianças como os acompanhantes tenham pensamentos bons e abstraiam o problema que enfrentam no cotidiano”, explicou o arquiteto Jhonny Rother, responsável pela sala de Enfermagem. Parceiros - A ação do Projeto Casa da Criança ocorre graças ao apoio dos Parceiros Máster, Instituto Ronald McDonald e Cimento Nassau, e às empresas patrocinadoras nacionais, que doam o material necessário para a obra. São elas: Cerâmica Eliane, Fabrimar, Araforros, Siemens, Florense, Amanco, Celite, Sicmol, Da Fonte Advogados, Esmaltec e Brasilit; além do colaborador Pizza Hut CE/PB. O Projeto contou também com os seguintes patrocinadores locais: Emily Atual, Buffet Leila Malouf, Pau e Prosa Comunicação e Mercatto Comunicação Total. Placas da recepção.

As placas de ambiente e da recepção são de caráter permanente e divulgam as empresas Patrocinadoras Nacionais em todos os ambientes humanizados pelo Projeto CASA DA CRIANÇA.

Placas de ambiente.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Neutropenia2

Neutropenia1 Sala de reunião

Sala de procedimentos

Serviço social

Enfermaria


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Consultório 1

Consultório 3

Psicologia

Posto/Circulação

Sala do Farmacêutico

Consultório 2


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Intercâmbio entre alunos do Núcleo Social Nassau e do Ária Social FOCO: Promover a aproximação entre jovens artistas das instituições apoiadas pelo Cia dos Anjos. O Programa Cia dos Anjos promove integração entre as organizações sociais que fazem parte da sua rede. No dia 14 de julho, o Programa viabilizou a ida dos alunos do Núcleo Social Nassau ao espetáculo Lua Cambará, promovido pelo Ária Social Escola de Dança e Arte. Os 50 jovens assistiram à apresentação, que aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, acompanhados por Neide Marques e Liana Maia. O espetáculo é produzido e encenado pelo grupo profissional de dança do Ária Social. Os jovens do Núcleo Nassau saíram entusiasmados e emocionados pelo contato próximo com a arte da dança e do canto, expressões que também desenvolvem, entre as atividades desenvolvidas no Núcleo.

Cena do espetáculo Lua Cambará, foto de Sebastião Lucena.

A experiência é muito importante para que os jovens percebam que com empenho, esforço e comprometimento, é possível alcançar grandes realizações.

ARACAJU - SE PROGRAMA CIA DOS ANJOS São João para as crianças do Abrigo Sorriso FOCO: Diversão e valorização da cultura local para crianças acolhidas provisoriamente. O Programa Cia dos Anjos em Aracaju realizou, no dia 22 de junho, um arraiá para as crianças do Abrigo Sorriso. A festa contou com quadrilha, brincadeiras e comidas típicas, tudo feito com muito carinho para levar alegria aos pequenos, que moram provisoriamente na instituição.

Em Aracaju, o Cia dos Anjos é coordenado pelos franqueados sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA Rui Carvalho, Conceição Machado e Mônica Dantas, que também foram responsáveis pela realização da humanização do Abrigo Sorriso, em 2003, e do setor de oncologia infantil do Hospital João Alves Filho, em 2006.

Capacitação - O treinamento na metodologia do Programa Cia dos Anjos foi realizado em Aracaju, entre os dias 22 e 26 de novembro de 2010, e tem contribuído com novas ações e parcerias em benefício das crianças.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE INTERCÂMBIO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Reunião com representante do Fundo Cristão FOCO: Buscar ações de parceria e fortalecimento de ambas as organizações No dia 29 de junho, a gerente nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, esteve reunida com Ricardo Muniz, assessor de projetos do Fundo Cristão para Crianças. Durante a reunião, foram trocadas experiências de ambas organizações na atuação com crianças em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Cristão solicitou a reunião para apresentar o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), localizado em Fortaleza (CE), e para uma possível ação conjunta de reforma do espaço. No CDI será oferecido creche para crianças de até quatro anos e oficinas de capacitação em desenvolvimento comunitário para jovens e seus familiares. Fundo Cristão - A organização desenvolve intervenções articuladas e com o envolvimento de doadores, parceiros, governo, famílias, comunidades e sociedade, com a finalidade de promover o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de crianças, adolescentes e jovens, através da participação ativa desses atores. Uma de suas principais ações é o Programa de Apadrinhamento, que estabelece e fortalece o relacionamento entre as crianças e seus doadores (padrinhos e madrinhas). Entre os parceiros do Fundo Cristão estão a Visão Mundial, a Plan International, a Coca-Cola e a Natura.


Julho Julho


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de brinquedos da loja Ri-Happy Shopping Recife FOCO: Contribuir com momentos de lazer das crianças de abrigos parceiros do CASA DA CRIANÇA A loja Ri-Happy do Shopping Recife é a mais nova parceira do Programa Cia dos Anjos. A primeira doação de brinquedos coletivos proporcionou às crianças dos abrigos públicos que fazem parte da rede de instituições beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos momentos de ludicidade e alegria.

Crianças da Casa da Harmonia se divertem com brinquedos da Ri Happy.

Entrega do certificado de empresa socialmente responsável para Nelson Neves, gerente da Ri Happy Shoppin Recife.

A franquia da marca firmou parceria para realizar doações periódicas de brinquedos para as crianças atendidas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Visita de acompanhamento no abrigo Casa da Harmonia FOCO: Acompanhar as atividades das crianças nas instituições da rede do Cia dos Anjos A coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, realizou, no dia 05 de julho, visita para acompanhamento das crianças acolhidas nos abrigos mantidos pelo Governo de Pernambuco, Casa da Harmonia, Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda. O objetivo foi atualizar as fichas de atendimento das crianças acolhidas e obter informações sobre as principais necessidades da instituição para que novas parcerias sejam mobilizadas. Para o Cia dos Anjos, é fundamental acompanhar o desenvolvimento das crianças, tanto na área de saúde, quanto nas atividades extracurriculares que elas participam. Elizabete Moreira com equipe da Casa da Harmonia.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE UNIDADES BENEFICIADAS Visita ao estande do Núcleo Social Nassau na XII Fenearte FOCO: Acompanhar as realizações das unidades beneficiadas pela metodologia do CASA DA CRIANÇA Os resultados do Núcleo Social Nassau são motivo de orgulho para os Patrocinadores Nacionais do Projeto CASA DA CRIANÇA que, juntos, em 2004 construíram e humanizaram esta instituição. No mês de julho, os alunos do Núcleo participaram pela quinta vez da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A 12ª edição da feira aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife.

Parte do estande na Fenearte.

O estande do Núcleo, a cada ano, inova apresentando técnicas e peças, como esculturas em papel reciclado com textura trabalhada em fibras naturais, flores, cascas de cebola e de alho. As esculturas remetem ao histórico da cultura e vivência local, com destaque para as bonecas “Heroínas de Tejucupapo”. Também são elaborados produtos inspirados na cultura negra e arte sacra, considerando o contexto cultural e religioso da localidade.

A Fenearte é uma ação que faz parte do Programa de Artesanato de Pernambuco (PAPE) e tem como objetivo valorizar e difundir nossa riqueza cultural e potencializar o crescimento dos artesãos. Além de expositores pernambucanos e brasileiros, representantes de 35 países, distribuídos em mais de 5 mil expositores, confirmam que esta é a maior feira do segmento na América Latina. A instituição – O Núcleo Social Nassau atende 260 jovens socialmente desfavorecidos, na faixa etária entre 07 e 24 anos, do distrito de Tejucupapo e entorno, em Goiana (PE). Estes jovens frequentam o Núcleo em horário oposto ao horário de sua frequência na escola pública. Estruturado em módulos, o Núcleo contempla as oficinas de escultura em papel reciclado, pintura, dança, música, informática e formação cidadã. No espaço, são também desenvolvidas atividades de esportes, havendo ainda uma biblioteca de apoio às atividades escolares. O Núcleo Social Nassau recebe apoio do CASA DA CRIANÇA através do Programa Cia dos Anjos, que realiza doações de produtos e mobilização de parcerias para contribuir com o atendimento aos jovens.

Escultura das Heroínas de Tejucupapo.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Atualização da parceria com Hospital da Aeronáutica FOCO: Planejamento de novas ações do Cia dos Anjos No dia 12 de julho, a coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, se reuniu com a nova diretoria do Hospital da Aeronáutica no Recife. O objetivo do encontro foi dar continuidade à parceria com a Aeronáutica e planejar novas ações em benefício das crianças atendidas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE Q’ALEGRIA Expansão do Q’Alegria FOCO: Visita ao IMIP para viabilização do Q’Alegria No dia 12 de julho, a gerente nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, esteve no setor de oncologia pediátrica do IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) para dar continuidade às ações de implantação do Q'Alegria. A visita teve como objetivo conhecer mais detalhadamente sobre o atendimento no hospital e analisar o espaço destinado à quimioterapia infantojuvenil, onde será instalado o ambiente do Q'Alegria. IMIP – Fundado em 1960, o IMIP é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

Lavínia com Bessy Veiga e Silvia Rissin da Fundação Alice Figueira.

O Q'Alegria é uma metodologia inovadora, criada por Marcelo Souza Leão & Chalaça arquitetos associados, fundadores do Projeto CASA DA CRIANÇA, com o objetivo de melhorar o tratamento de quimioterapia para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Sala onde será implantado o espaço Q’Alegria.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Visita de acompanhamento nos abrigos Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda FOCO: Acompanhar as atividades das crianças nas instituições da rede do Cia dos Anjos A coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, realizou, no dia 14 de julho, visita para acompanhamento das crianças acolhidas nos abrigos Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda, mantidos pelo Governo de Pernambuco. O objetivo é atualizar as fichas de atendimento das crianças acolhidas e obter informações sobre as principais necessidades da instituição. No mesmo dia, Elizabete realizou visita ao abrigo Lar do Neném, localizado próximo às Casas da Madalena e da Vovó Geralda, que também acolhe crianças vítimas do abandono e/ou maus-tratos.

Elizabete com coordenadora da Casa da Vovó Geralda.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reunião com engenheira para planejar reforma da creche Lar Esperança FOCO: Melhoria nas instalações da instituição apoiada pelo Cia dos Anjos No dia 25 de julho, a gerente nacional do CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, acompanhou a visita da engenheira Mônica Fragoso à creche Lar Esperança. A reforma da creche foi aprovada através de edital do Consulado do Japão, voltado para o apoio de instituições de atendimento a crianças, que deverá financiar a reforma da ala destinada às salas de aula e biblioteca. O Projeto CASA DA CRIANÇA viabilizou a inscrição da creche no edital, bem como desenvolveu o projeto arquitetônico. Apesar de não ter recebido a intervenção arquitetônica através da sua rede de arquitetos voluntários do Projeto CASA DA CRIANÇA, o Lar Esperança, desde 2009, faz parte da rede de instituições Cristina Rodrigues, coordenadora do Lar Esperança; beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos, que mobiliza parcerias Lavínia; Eduardo Vieira, empresário apoiador da creche e Mônica. para melhorar o atendimento às crianças. Hoje, a creche atende cerca de 110 crianças e adolescentes, filhos de catadores de materiais recicláveis moradores da comunidade da Muribeca, onde funcionava o lixão do município de Jaboatão dos Guararapes.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reunião com arte-terapeutas FOCO: Retomar parceria para atender instituições da rede Cia dos Anjos A gerente nacional do CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, e a coordenadora do Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, receberam no dia 26 de julho a visita das arte-terapeutas Tânia Vargas e Márcia Accioly. O objetivo da reunião foi retomar a parceria com o Cia dos Anjos para realizar atividades de arte-terapia com os funcionários dos abrigos atendidos pelo CASA DA CRIANÇA. As atividades são uma grande oportunidade para os cuidadores desenvolverem atividades artísticas e praticar o auto-conhecimento, o que gera resultados na melhoria do atendimento às crianças.

Equipe dos abrigos beneficiados pelo Cia dos Anjos realizam oficinas de arte-terapia em 2008.

Em 2008, as arte-terapeutas realizaram oficinas com os funcionários do abrigo Casa de Carolina. Com a renovação da parceria, o objetivo é atender os quatro abrigos públicos beneficiados pelo Cia dos Anjos, são eles, Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda, Casa da Harmonia, além da Casa de Carolina.


Agosto Agosto


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Visita aos abrigos Casa da Harmonia e Casa da Vovó Geralda FOCO: Acompanhamento das atividades nas instituições beneficiadas No dia 12 de agosto, a coordenadora do Programa Cia dos Anjos esteve nos abrigos Casa da Harmonia e Casa da Vovó Geralda para acompanhar o desenvolvimento das crianças nas atividades voluntárias que elas participam. Para o Cia dos Anjos, é fundamental acompanhar o desenvolvimento das crianças, tanto na área de saúde, quanto nas atividades extra-curriculares oferecidas pelos voluntários da rede do Programa.

RECIFE - PE Q’ALEGRIA Visita ao IMIP FOCO: Implantação do Q’Alegria No dia 16 de agosto os arquitetos Marcelo Souza Leão, vice-presidente do Projeto CASA DA CRIANÇA, e Lavínia Petribú, gerente nacional, estiveram no IMIP para dar continuidade às ações de implantação do espaço Q'Alegria. Eles estiveram reunidos com a diretoria da instituição para acertar detalhes do projeto arquitetônico da sala de quimioterapia, onde serão instalados os equipamentos do Q'Alegria.

RECIFE - PE INTERCÂMBIO COM INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR Reunião com representantes da Criança Viva FOCO: Aproximação com outras instituições do terceiro setor No dia 19 de agosto, o Projeto CASA DA CRIANÇA recebeu a visita de representantes da organização sem fins lucrativos, Criança Viva, de João Pessoa (PB). Alex Amorim, Alessandra Martins e Rosângela Moraes participaram da reunião com Lavínia Petribú e Elizabete Moreira, do Projeto CASA DA CRIANÇA. A reunião teve como objetivo apresentar o trabalho de ambas as instituições para buscar formar de realizar ações em conjunto.

Representantes da ong Crianças Viva na sede do Projeto CASA DA CRIANÇA.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reunião com presidente do Núcleo Social Nassau FOCO: Ações do Programa Cia dos Anjos no Núcleo Social Nassau ? Lavínia Petribú, gerente nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, e Elizabete Moreira, coordenadora do Cia dos Anjos, estiveram reunidas com Neide Marques, presidente do Núcleo Social Nassau para desenhar as novas ações voluntárias a serem implementadas na instituição, através do Programa Cia dos Anjos. O objetivo é que as crianças e jovens do Núcleo sejam beneficiadas com as parcerias do Programa Cia dos Anjos.

? Entre as ações em andamento, estão a campanha de arrecadação de roupas e calçados junto com alunos do ensino médio do Colégio Motivo; a participação dos recreadores da Cia do Riso em eventos do Núcleo Social Nassau e a consultoria em nutrição, com material cedido pela coordenadora do Cia dos Anjos para ser aplicado na cozinha da instituição e junto aos familiares das crianças e jovens atendidos.

Lavínia, Elizabete e Neide na sede da Nassau.

Parcerias firmadas: ? Colégio Motivo - Campanha Aluno Consciente: doação de roupas e calçados para adolescentes; ? Cia do Riso: recreação em eventos no Núcleo Social Nassau; ? Nutrição: doação de material de apoio para a cozinha do Núcleo Social Nassau.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Início das aulas de reforço escolar FOCO: Ação de apoio à educação das crianças da Casa da Harmonia A estudante de direito, Maria Clara de Oliveira, passou a integrar a rede de parceiros voluntários do Programa Cia dos Anjos no Recife. No dia 29 de agosto ela deu início às aulas de reforço escolar para as crianças acolhidas provisoriamente no abrigo Casa da Harmonia. Maria Clara dará aula de reforço escolar semanalmente, atendendo a todas as crianças em idade escolar acolhidas no abrigo.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE

colégio

PROGRAMA CIA DOS ANJOS Campanha Aluno Consciente - Dia das Crianças FOCO: Mobilizar alunos do Colégio Motivo em campanha de doação de presentes

No dia 29 de agosto, Lavínia Petribú e Elizabete Moreira estiveram com a coordenadora geral do ensino fundamental do Colégio Motivo, Arlene Ribeiro, para lançar a campanha Aluno Consciente – Dia das Crianças. A campanha é voltada para os alunos do ensino fundamental e tem como objetivo arrecadar brinquedos para crianças da rede de instituições beneficiadas pelo Cia dos Anjos.

A campanha Aluno Consciente leva alegria e esperança para crianças de comunidades carentes e crianças acolhidas temporariamente em abrigos. Arlene Ribeiro entre Lavínia e Elizabete. Este é o segundo ano de realização da campanha no Colégio Motivo que, além do Dia das Crianças, já realizou ações no Natal e na época de Volta às Aulas. Em 2010 a campanha Aluno Consciente – Dia das Crianças foi um sucesso e arrecadou mais de 300 presentes, que foram distribuídos entre as crianças atendidas nos abrigos Casa de Carolina, Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda, além das creches Lar Esperança e Lar dos Pequeninos de Jesus.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Visita à Creche Brasil FOCO: Conhecer novas instituições para desenhar futuras parcerias A gerente nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, e a coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, realizaram visita à Creche Brasil, que atende 75 crianças carentes do bairro do Ipsep, no Recife. A instituição, fundada em 1997, é mantida através de doações e oferece 05 refeições diárias para as crianças, além de ensinar noções básicas de higiene e proporcionar cursos para os familiares. O objetivo da visita foi conhecer melhor a instituição para saber a melhor forma de realizar apoio através do Programa Cia dos Anjos. O CASA DA CRIANÇA realiza visitação em instituições de atendimento a crianças como forma de conhecer a realidade das crianças em situação de vulnerabilidade social da região metropolitana do Recife, a partir dessas informações o Projeto pode realizar um planejamento de atuação em parceria com novas instituições.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Reunião com coordenação do ensino médio no Colégio Motivo

colégio

FOCO: Nova campanha em parceria com Colégio Motivo A coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, esteve reunida no dia 31 de agosto com Sérgio Ribeiro e Liana Feldman, representantes do Colégio Motivo para lançamento da campanha Aluno Consciente com alunos do ensino médio. O objetivo da campanha é arrecadar roupas e calçados para crianças e jovens atendidos pelo Núcleo Social Nassau, instituição construída pelo CASA DA CRIANÇA em parceria com a empresa Cimento Nassau, em 2004. O Núcleo, localizado na comunidade de Tejucupapo, município de Goiana (PE), atende cerca de 300 crianças e jovens, entre 07 e 24 anos, em horário posterior ao escola. A instituição oferece oficinas de escultura em papel reciclado, pintura, dança, música, informática e formação cidadã.

Cartaz utilizado na campanha de doação lançada no Colégio Motivo.


Setembro Setembro


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

GOIANA - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Abertura da Semana da Pátria no Núcleo Social Nassau FOCO: Parceria com instituições de atendimento a crianças e jovens O Projeto CASA DA CRIANÇA, através do Programa Cia dos Anjos, participou do evento de abertura da Semana da Pátria promovido pelo Núcleo Social Nassau, no dia 1º de setembro. O evento é voltado para os jovens da comunidade de Tejucupapo, município de Goiana (PE) e contou com jogos educativos, brincadeiras e sorteio de bicicletas. O CASA DA CRIANÇA contribuiu levando para o evento uma cama elástica, diversos brinquedos e os recreadores da Cia do Riso, organização parceira do Cia dos Anjos. Núcleo – O Núcleo Social Nassau atende, em horário oposto ao escolar, 260 jovens socialmente desfavorecidos, de 12 e 24 anos, do distrito de Tejucupapo e entorno, em Goiana (PE). Estruturado Neide Marques, presidente do Núcleo; Lavínia Petribú, em módulos, o Núcleo contempla as oficinas de escultura em gerente nacional do Casa da Criança e Elizabete papel reciclado, pintura, dança, música, informática e formação Moreira, coordenadora do Cia dos Anjos. cidadã. No espaço, são também desenvolvidas atividades de esportes, havendo ainda uma biblioteca de apoio às atividades escolares. Além da humanização, o Núcleo também recebe apoio do Projeto CASA DA CRIANÇA através do Programa Cia dos Anjos, que contribui com doação de produtos e mobilização de parcerias para contribuir com o atendimento aos jovens.

Além das atividades culturais e educativas, o evento contou com uma cama elástica e muitas brincadeiras levadas pelos recreadores da Cia do Riso.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Fortalecimento de parceria com Aeronáutica do Recife FOCO: Mobilização de parcerias para melhorar atendimento às crianças Elizabete Moreira, coordenadora do Programa Cia dos Anjos, realizou, no dia 15 de setembro, uma apresentação sobre o Programa para médicos e dentistas da Aeronáutica no Recife. O objetivo desta ação é ampliar o engajamento dos profissionais nas ações voluntárias e otimizar o atendimento oferecido às crianças das unidades beneficiadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA.

FORTALEZA - CE Q’ALEGRIA Visita ao Instituto do Câncer do Ceará para implantação do Q’Alegria FOCO: Expansão do Q’Alegria No dia 19 de setembro, a gerente nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, esteve em Fortaleza para iniciar a montagem do espaço Q’Alegria no Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Além disso, Lavínia se reuniu com a equipe do ICC para realizar os últimos ajustes para o evento de inauguração do espaço que atenderá crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. O ICC é referência no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa em cancerologia no Norte e Nordeste do Brasil. A instituição mantém a Escola Cearense de Oncologia (ECO), a Casa Vida - casa de apoio criada pela Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará e o Hospital do Câncer do Ceará, que realiza em média 20 mil atendimentos mensais. Lavínia e Paulo Pepino, franqueado do Casa da Criança em Fortaleza, com equipe do ICC.

Montagem do equipamento do Q’Alegria.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

ARACAJU - SE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Visita da coordenação do Cia dos Anjos em Aracaju FOCO: Fortalecimento do Programa Cia dos Anjos Os estudantes da escola Gente Miúda, no bairro São José, conheceram, no dia 22 de setembro, a campanha Aluno Consciente, que incentiva a doação de brinquedos. A ação comandada pelo Cia dos Anjos irá beneficiar 53 crianças em situação de vulnerabilidade, risco ou abandono, de zero a seis anos, acolhidas no Abrigo Sorriso - unidade de execução de Medida Protetiva da Fundação Renascer. É a primeira vez que a campanha acontece em Sergipe e a idéia principal não é que os estudantes comprem brinquedos novos, mas que compartilhem um dos seus ao doarem para quem não tem. “Essa campanha atinge dois propósitos: lançar a semente da responsabilidade social no coração dos alunos das escolas particulares e levar alegria e sonhos no Dia das Crianças aos que estão no abrigo Sorriso”, explicou Elizabete Moreira, coordenadora geral do projeto sediado em Pernambuco.

Elizabete Moreira e Conceição Prado em reunião com a presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, e equipe.

A diretora da escola Gente Miúda, Marta Suzana Campanha Alves, destacou que esse ano a unidade de ensino tem trabalhado com os alunos o resgate dos valores, a exemplo do respeito ao próximo independente de raça ou condição social. “Esse projeto se encaixa na proposta da escola. No ano passado já desenvolvemos uma ação semelhante, mas com o Casa da Criança esse trabalho se torna mais amplo”, disse Marta Suzana, acrescentando que os 200 alunos, com idades entre quatro meses a dez anos, participarão do Aluno Consciente.

Apresentação da campanha para os alunos do Gente Miúda. Antônia Menezes, diretora-presidente da Fundação Renascer, agradeceu a ação e disse estar satisfeita em receber a coordenadora Elizabete para efetivar a mais uma ação. “Essa campanha tenta resgatar na criança no adolescente e na própria família o conhecimento de uma outra realidade. É um chamado à sociedade para reconhecer que sua participação, enquanto voluntária e parceira, nessas ações, é de extrema importância. Ao mesmo tempo, o Projeto consegue implantar uma cultura diferenciada no contexto escolar, onde esses estudantes experimentam a solidariedade com aqueles menos favorecidos”, destacou a diretora-presidente.

Exemplo de folder utilizado para divulgação da campanha.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

Instituição beneficiada - O abrigo Sorriso foi a primeira instituição beneficiada pelo CASA DA CRIANÇA em Aracaju. A unidade foi humanizado em 2003 através do trabalho conjunto dos franqueados sociais, arquitetos voluntários e empresários parceiros do Projeto. É através da mobilização desses franqueados que ações como a campanha Aluno Consciente vêm acontecendo. Os profissionais e franqueados sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA Rui Almeida, Conceição Prado e Mônica Dantas têm trabalhado na expansão do Programa Cia dos Anjos em Aracaju, conquistando parcerias que melhorem o atendimento oferecido a crianças em situação de vulnerabilidade social. Além do Gente Miúda, o Cia dos Anjos implementou diversas parcerias em Os franqueados do CASA DA CRIANÇA, Aracaju: na área de Saúde, o dentista Gustavo Prado; a Unimed, na realização Conceição Prado e Rui Almeida, com Elizabete de exames laboratoriais; a Medical na doação de material odontológico; em Moreira e a diretora do Gente Miúda, Marta Suzana Campanha Alves. oftalmologia, o Hospital de Olhos e o Instituto Visão. Na área de Arte e Cultura, aulas de dança na Academia Passo a Passo e aulas de artes com as artistas plásticas Leila Duarte e Monica Schineider. Para o Lazer das crianças, a Casa Alemã fornece tortas e o Buffet Karina Lucas doa a decoração, doces e salgados para os aniversariantes do mês. Além desses, a Tok Cosméticos doa, mensalmente, produtos de higiene pessoal para as crianças do Abrigo Sorriso.

MACEIÓ - AL PROGRAMA CIA DOS ANJOS Fortalecimento do Cia dos Anjos em Maceió FOCO: Mobilização de parcerias para melhorar atendimento às crianças A coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, esteve em Maceió para fortalecer as ações de parceria e lançar a campanha Aluno Consciente. A campanha foi lançada para que estudantes de escolas particulares possam se envolver em ações de responsabilidade social desde cedo. Em Maceió, o colégio parceiro será o Santa Úrsula e serão beneficiadas as crianças atendidas no CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) de Maceió.

Elizabete com o coordenador geral do Colégio Santa Úrsula, Álvaro Farias Leal; Layze Veloso do Cren Maceió e as coordenadoras Carmem Lúcia Camerino e Sara Simões Brito.

A mobilização do Cia dos Anjos na cidade acontece graças ao apoio das franqueadas sociais em Maceió, as arquitetas Patrícia Ramalho e Káthia Oliveira, que coordenaram a humanização da Associação do Movimento de Amparo à Infância (Amai), em 2001; da Associação de Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), em 2003 e do ambulatório de oncologia pediátrica Ronald Vasco Jr., em 2006.

A campanha Aluno Consciente é um sucesso no Colégio Motivo, no Recife, e já está em sua terceira edição. Graças à mobilização dos alunos, foram arrecadados brinquedos, roupas, calçados e material escolar para crianças de instituições da rede do Cia dos Anjos em Pernambuco.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

FORTALEZA - CE Q’ALEGRIA Segundo Q’Alegria inaugurado vai beneficiar crianças e adolescentes com câncer no Ceará FOCO: Melhor atendimento para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer Crianças e adolescentes de Fortaleza que estão em tratamento contra o câncer ganharam um novo aliado contra a doença. É o espaço Q'Alegria, lançado no dia 29 de setembro na Ala de Oncologia Pediátrica do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Com esta ação serão beneficiadas as 360 crianças e adolescentes que atualmente estão em tratamento no Hospital do Câncer do ICC. O espaço implantado no ICC tem capacidade para atender 06 pacientes de uma única vez. São seis equipamentos individuais que proporcionam um momento de entretenimento durante o tratamento da quimioterapia. O equipamento é composto por: mesa flex, para suporte de Laptop, livros, cadernos, etc; TV para acesso a canais televisivos e uso de jogos eletrônicos; suporte lateral para equipamentos de DVD e/ou jogos eletrônicos, controles, fone de ouvido; pontos de iluminação em LED, possibilitando o uso de diferentes cores para a cromoterapia. A metodologia do Q'Alegria foi desenvolvida por Marcelo Souza Leão & Chalaça, arquitetos associados, e cedida, sem fins lucrativos, ao Projeto CASA DA CRIANÇA com o objetivo de disseminar este conceito em território nacional. Uma ação inovadora que proporciona uma melhor qualidade no tratamento do câncer infantojuvenil. Esta é o segundo espaço do Q'Alegria inaugurado no Brasil, o primeiro foi implantado em dezembro de 2010, na Ala de Oncologia Pediátrica do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa (PB).

Marcelo Souza Leão e Patricia Chalaça, fundadores do CASA DA CRIANÇA e criadores da metodologia inovadora do Q’Alegria, que tem como objetivo melhorar o tratamento de quimioterapia em crianças e adolescentes.

“O Q'Alegria agregou um valor extraordinário em relação à qualidade da assistência aos pacientes durante o tratamento oncológico. Realmente esse projeto conseguiu o que era impossível: unir o tratamento quimioterápico fatigante e estressante, principalmente para uma criança, com entretenimento, magia, diversão e alegria, como diz o próprio nome do projeto”, afirma Danielle Soares, enfermeira do Hospital Napoleão Laureano.

A implantação do Q' Alegria no ICC é a quarta atuação do Projeto CASA DA CRIANÇA em Fortaleza, a qual aconteceu graças à empresa parceira Pizza Hut - CE/PB. As demais ações aconteceram no Abrigo Tia Júlia (humanização em 2002), Lar Amigos de Jesus (construção e humanização em 2006) e Centro Pediátrico do Câncer (humanização em 2010).

Marcelo, Patricia e Lavínia Petribú, gerente nacional do CASA DA CRIANÇA, com os franqueados sociais em Fortaleza, Augusto Souza, Paulo Pepino e João Mendonça.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

As crianças usando os equipamentos. Chegada das crianças.

Lavínia com os franqueados Isabel Fiqueiredo e Augusto Souza.

Marcelo, Patricia e João Mendonça, franqueado e parceiro máster do Q’Alegria.

O franqueado Paulo Pepino e Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará que prestigiou a cerimônia de inauguração. Coordenação nacional do Casa da Criança, franqueados sociais, equipe do ICC e parceiro máster do Q'Alegria: todos reunidos para transformar o sonho em realidade.


Outubro Outubro


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de roupas para alunos do Ária Social FOCO: Parcerias para doação de produtos para rede de instituições do Cia dos Anjos No dia 07 de outubro, a coordenadora do Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, e a gerente nacional do CASA DA CRIANÇA, Lavínia Petribú, estiveram no Ária Social para realizar a entrega de roupas doadas pelo Memorial Solidário. Mais de 200 peças de roupas novas foram entregues ao Ária Social. Com os itens, a instituição realizará um bazar beneficente, vendendo os itens a preços simbólicos para arrecadar fundos para a própria instituição. Parceiros - O Hospital Memorial e seu braço social Memorial Solidário são parceiros do Programa Cia dos Anjos realizando doação de produtos para as crianças e adolescentes das instituições beneficiadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS CASA DA CRIANÇA e parceiros promovem entrega de presentes no Dia das Crianças

colégio

FOCO: Doação de brinquedos para crianças beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos Com apoio do Colégio Motivo, o Projeto CASA DA CRIANÇA realizou, no dia 11 de outubro, a entrega de presentes para as mais de 200 crianças atendidas através do Programa Cia dos Anjos. Graças ao apoio do Motivo, as crianças dos abrigos públicos Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia (mantidos pelo Governo de Pernambuco) e das creches Lar Esperança e Lar dos Pequeninos de Jesus, ganharam novos brinquedos e puderam comemorar o seu dia com muita alegria. No total, foram mais de 300 itens doados pelo Motivo, através da campanha Aluno Consciente, que tem como objetivo despertar a solidariedade desde cedo, com ações que envolvam crianças e adolescentes de escolas particulares. Apoio - A RiHappy Brinquedos Shopping Recife também participou da ação do Dia das Crianças. A loja doou carrinhos de boneca, caminhões e brinquedos coletivos destinados aos três abrigos públicos, mantidos pelo Governo de Pernambuco, que fazem parte da rede de instituições beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos: Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

A alegria das crianças da creche Lar Esperança ao receber os presentes.

A interação entre alunos do Motivo e do Lar Esperança.

Os representantes do Motivo que participaram da entrega no Lar Esperança e no Lar dos Pequeninos de Jesus, com Elizabete Moreira e a coordenação do Lar dos Pequeninos.

A alegria das crianças do Lar dos Pequeninos de Jesus.

Entrega na Casa da Harmonia. Os representantes do Motivo na Casa da Madalena, onde ajudaram a entregar os brinquedos doados pela RiHappy. Entrega na Casa da Vovó Geralda.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de produtos da loja C&A Conde da Boa Vista FOCO: Parcerias para doação de produtos para rede de instituições do Cia dos Anjos O Projeto CASA DA CRIANÇA recebeu, no dia 26 de outubro, nova doação de produtos da C&A. Foram mais de 250 itens entre roupas, calçados e acessórios. A parceria, firmada desde 2009 com o Programa Cia dos Anjos, beneficia centenas de crianças e adolescentes de 06 instituições atendidas pelo CASA DA CRIANÇA.

Elizabete Moreira, coordenadora do Cia dos Anjos, com Vânia Célia da loja C&A Conde da Boa Vista.

RECIFE - PE INTERCÂMBIO COM INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR Parceria com orquestra Criança Cidadã FOCO: Ações de intercâmbio e fortalecimento junto a outras organizações sociais No dia 31 de outubro, a presidente fundadora do CASA DA CRIANÇA, Patricia Chalaça e a gerente nacional, Lavínia Petribú, estiveram na sede da Orquestra Criança Cidadã para planejar novas ações de parceria com o Projeto CASA DA CRIANÇA.

ORQUESTRA

CRIANÇA

CIDADÃ


Novembro Novembro


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de roupas dos alunos do Colégio Motivo para jovens do Núcleo Social Nassau

colégio

FOCO: Beneficiar crianças e adolescente da comunidade de Tejucupapo, município de Goiana. No dia 03 de novembro, o Programa Cia dos Anjos promoveu a entrega de doações de roupas doadas por alunos do Colégio Motivo através da campanha Aluno Consciente. A campanha foi voltada para alunos do ensino médio, com o objetivo de arrecadar roupas, femininas e masculinas, para os jovens atendidos no centro de educação e capacitação profissional, Núcleo Social Nassau. Durante a manhã do dia 03, a coordenadora do Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, a gerente nacional do CASA DA CRIANÇA e a psicóloga do Colégio Motivo, Liana Feldman, foram recebidas pela presidente do Núcleo, Neide Marques, e realizaram a entrega das doações. O Núcleo, localizado em Tejucupapo (Goiana, Pernambuco) foi construído e humanizado pelo CASA DA CRIANÇA em 2004. A instituição atende mais de 250 crianças e adolescentes, oferecendo oficinas de artes, música, reciclagem, entre outras atividades.

Liana Feldman entrega as doações arrecadada na campanha Aluno Consciente.

Liana visitou as instalações e as atividades do Núcleo Social Nassau acompanhada de Neide Marques, Lavínia Petribú e Elizabete Moreira.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de roupas para crianças acolhidas em abrigos públicos estaduais FOCO: Beneficiar crianças acolhidas provisoriamente em abrigos do estado de Pernambuco Em 03 de novembro, a coordenadora do Programa Cia dos Anjos, Elizabete Moreira, acompanhou a entrega das doações de vestuário infantil recebidas pela loja C&A Conde da Boa Vista. As roupas, calçados e acessórios infantis foram destinadas às crianças dos abrigos públicos, Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia, além das creches Lar Esperança e Lar dos Pequeninos de Jesus.

Da esquerda para direita, Elizabete entrega as doações na Casa da Harmonia, Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda.

MACEIÓ - AL PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de brinquedos para crianças do Cren Maceió FOCO: Beneficiar crianças acolhidas provisoriamente em abrigos do estado de Pernambuco O Programa Cia dos Anjos de Maceió entregou, no dia 08 de novembro, os presentes arrecadados por alunos do Colégio Santa Úrsula, através da campanha Aluno Consciente. Os estudantes se mobilizaram e arrecadaram brinquedos para as crianças atendidas pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN).

As crianças do Cren recebendo os presentes.

A campanha Aluno Consciente foi lançada, em Maceió, no mês de setembro e faz parte das ações de fortalecimento do Cia dos Anjos na cidade. A mobilização do Programa em Alagoas acontece graças ao apoio das franqueadas sociais em Maceió, as arquitetas Patrícia Ramalho e Káthia Oliveira, que coordenaram a humanização da Associação do Movimento de Amparo à Infância (Amai), em 2001; da Associação de Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), em 2003 e do ambulatório de oncologia pediátrica Ronald Vasco Jr., em 2006.

Menina atendida pelo Cren com sua caixa cheia de brinquedos.


Dezembro Dezembro


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA Reunião da coordenação nacional do CASA DA CRIANÇA com Nassau FOCO: Apresentação dos resultados das ações do CASA DA CRIANÇA No dia 12 de dezembro, a presidente fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA, Patricia Chalaça, e a gerente nacional, Lavínia Petribú, estiveram reunidas com a diretoria do Núcleo Social Nassau. Na ocasião, foi entregue ao superintendente da Nassau, Paulo de Tarso Veloso, o relatório com os resultados das atividades realizadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em 2011. Durante a reunião também foram debatidos as ações de parceria para o ano de 2012. Parceria Máster – A Cimento Nassau é patrocinadora do CASA DA CRIANÇA desde 1999, doando cimento para todas as obras realizadas. A empresa também investe no Projeto através da doação de recursos financeiros, possibilitando sua expansão para todo o Brasil.

JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Bazar Solidário no Ária Social FOCO: Apoio a instituições beneficiadas pelo Cia dos Anjos Nos dias 13 e 14 de dezembro aconteceu no espaço de dança e arte Ária Social, o Bazar Solidário de final de ano. O evento aconteceu graças à mobilização do Programa Cia dos Anjos e do apoio do parceiro Memorial Solidário, que doou roupas e acessórios femininos. As peças foram vendidas a preços populares e, todo o valor arrecadado, será revertido para o Ária Social, que atende mais de 300 crianças e jovens de comunidades pobres de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo cursos de balé, canto, percussão, aulas de informática e reforço escolar.

Danilo Hojas, produtor técnico do Ária Social com Elizabete Moreira e Lavínia Petribú, do Projeto CASA DA CRIANÇA.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Entrega de presentes para a festa de Natal das crianças beneficiadas pelo CASA DA CRIANÇA FOCO: Ações que beneficiam crianças socialmente vulneráveis do Recife Na quarta-feira, 14 de dezembro, Elizabete Moreira, coordenadora geral do Programa Cia dos Anjos realizou a distribuição dos presentes de Natal para crianças de instituições beneficiadas pelo CASA DA CRIANÇA. Os brinquedos, arrecadados através da campanha Aluno Consciente do Colégio Motivo, foram entregues para as crianças dos abrigos públicos Casa da Madalena, Casa da Vovó Geralda e Casa da Harmonia, e para as crianças atendidas na creche Lar dos Pequeninos de Jesus.

Elizabete Moreira com diretora da Casa da Madalena e representante da Cia do Riso.

A entrega dos presentes também contou com o apoio dos recreadores da Cia do Riso, parceiros do Projeto CASA DA CRIANÇA.

A felicidade de um dos alunos do Lar dos Pequeninos de Jesus.

As crianças das Casas da Harmonia e da Vovó Geralda fizeram uma grande festa para receber os brinquedos.

RECIFE - PE PROGRAMA CIA DOS ANJOS Doação de roupas da C&A Conde da Boa Vista FOCO: Parcerias para doação de produtos para instituições da rede do Cia dos Anjos No dia 16 de dezembro a loja C&A – Conde da Boa Vista realizou mais uma entrega de peças de vestuário e acessórios para o Projeto CASA DA CRIANÇA, através de parceria firmada com o Programa Cia dos Anjos. A instituição beneficiada com esta doação foi a creche Lar Esperança, localizada na comunidade da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. A creche, dirigida por Cristiana Rodrigues, atende mais de 150 crianças e adolescentes socialmente vulneráveis. Elizabete Moreira com Cristina Rodrigues (centro) e equipe da C&A.


CEARÁ / PARAÍBA

ORDESTE

ASSESSORIA


www.projetocasadacrianca.org.br

Rua Dr. Raul Lafayette, 191 - sl. 1401 Boa Viagem - Recife - PE | CEP: 51021-220 Tel: (81) 3467.9968 / 3463.4821

Relatório de Atividades 2011  

Relatório das ações realizadas pelo Projeto Casa da Criança em 2011.

Advertisement