Page 1

Relatório de Atividades

Janeiro 2008 Planejamento Estratégico

Recife - PE

O Projeto Casa da Criança inicia o ano marcado por reuniões de planejamento estratégico a fim de traçar caminhos para alcançar as metas e objetivos esperados em 2008. Neste mês de janeiro, a equipe da Coordenação Nacional formada por Patrícia Chalaça (presidente/fundadora), Lavínia Mata e Petribú (gerente nacional de franquia), Marcelo Souza Leão (vice-presidente, fundador), Laura Cavalcanti (coordenadora de comunicação), Robson Henrique (designer gráfico), Arthur Paes (financeiro) e Alberto Moreira (consultor financeiro) reuniram-se com o objetivo de fazer uma avaliação do ano de 2007 e planejamento das ações no ano de 2008, dentre as quais visitas aos Patrocinadores e Parceiros do Projeto, articulação do Programa Cia dos Anjos Mobilização de Parcerias, acompanhamento de franquias sociais e obras, dentre outras atividades.

ASSESSORIA


Relatório de Atividades

Fevereiro 2008 Recife - PE

13 de fevereiro

PROGRAMA CIA DOS ANJOS PROGRAMA NO ABRIGO PÚBLICO CASA DE CAROLINA FOCO: Entendimento das 03 partes (Casa da Criança, FUNDAC e Casa de Carolina) no desenvolvimento do Cia dos Anjos

Participaram da reunião Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú (do Projeto CASA DA CRIANÇA), Inalda Pessoa e Teresa Cesse (do abrigo Casa de Carolina) e Vera Barros (da FUNDAC). O principal objetivo desta reunião foi formalizar o início das atividades a serem desenvolvidas no ano de 2008, pelos voluntários do Programa Cia dos Anjos no abrigo Casa de Carolina. Dentre elas: arteterapia para os funcionários, inglês com o colégio ELC, balé com a escola Ária Social, e assessoria da Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA.

Patrícia Chalaça, Vera Barros, Inalda Pessoa, Teresa Cesse e Lavínia Petribú

Recife - PE

Recife - PE

14 de fevereiro

PROGRAMA CIA DOS ANJOS PROGRAMA NO ABRIGO PÚBLICO CASA DE CAROLINA FOCO: Acordo sobre função/horário/objetivo de dentista voluntária na Casa de Carolina

Participaram da reunião Lavínia Petribú e Patrícia Chalaça (do Projeto CASA DA CRIANÇA) Inalda Pessoa, Teresa Cesse, Eurídice Barreto (dentista contratada do abrigo), Roberta Lobo (dentista contratada do abrigo) do abrigo Casa de Carolina, além de Marcela Moura (dentista voluntária). Os objetivos da reunião eram ajustar / formalizar, conjuntamente com a equipe de dentistas contratadas pelo abrigo e a direção, o início da atividade a ser desenvolvida pela dentista voluntária Marcela Moura. Ficou acordado que a dentista voluntária, irá atualizar o histórico de tratamento de cada criança. Quanto ao horário da dentista voluntária, ela estará presente na Casa de Carolina nas segundas-feiras das 14:00h às 17:30h.

13 de fevereiro

PROGRAMA CIA DOS ANJOS PROGRAMA NO ABRIGO PÚBLICO CASA DE CAROLINA FOCO: Oferecer arte-terapia aos funcionários do abrigo.

As arte-terapeutas Tânia Vargas e Márcia Accioly compareceram ao abrigo Casa de Carolina para discutir as questões específicas ao módulo de arteterapia a ser desenvolvido com os funcionários. As voluntárias em potencial, tiveram a oportunidade de apresentar à diretoria do abrigo sua proposta de trabalho, que objetiva melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários do abrigo, aliviando o estresse do cotidiano.

Marcela Moura, Eurídice Barreto, Tereza Cesse, Patrícia Chalaça, Lavínia Petribú e Inalda Pessoa.


Relatório de Atividades

Fevereiro 2008 Recife - PE

14 de fevereiro

COMUNICAÇÃO - Planejamento Interno REUNIÃO DA REVISTA BRASIL SOCIAL FOCO: Consultoria de empresa especializada Executiva Press - 2008

Participaram da reunião Patrícia Chalaça, Laura Cavalcanti, Lavínia Petribú (do Projeto CASA DA CRIANÇA) e Fabiana Galvão (da Executiva Press). O objetivo da reunião foi oficializar o serviço de consultoria no ano de 2008 da empresa especializada em produtos editoriais e assessoria de imprensa, Executiva Press. A Executiva Press tem uma equipe especializada em edição, reportagem e editoração de publicações e estará envolvida com o projeto gráfico, o levantamento de dados, a redação, revisão e edição até a finalização da revista BRASIL SOCIAL.

João Pessoa - PB

19 de fevereiro

ASSESSORIA DA COORDENAÇÃO NACIONAL ÀS FRANQUIAS SOCIAIS

REUNIÃO NO HOSPITAL NAPOLEÃO LAUREANO FOCO: Alinhamento do planejamento das ações do Casa da Criança em parceria com o Instituto Ronald

Reunião com o Instituto Ronald McDonald- IRM (Francisco Neves e Cláudia Lóssio), Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA (Patrícia Chalaça, Lavínia Petribú e Marcelo Souza Leão), Franqueadas Sociais João Pessoa (Ana Fernanda Cunha, Kainara Pessoa e Sandra Moura) e representantes do Hospital Napoleão Laureano (instituição que atende a crianças e adolesecentes em tratamento do câncer, a qual foi selecionada para ser beneficiada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA neste ano de 2008).

Representantes do Projeto CASA DA CRIANÇA, do Instituto Ronald McDonald, do Hospital Napoleão Laureano e da organização Donos do Amanhã.

Apesar do foco principal deste encontro ser a atuação do Projeto em João Pessoa, foram abordados assuntos referentes a outras cidades que também são referência no atendimento ao câncer infanto-juvenil, das quais Fortaleza-CE (sobre a Associação Peter Pan - estaremos realizando visita à obra de sua nova sede com o intuito de avaliarmos o andamento da obra, momento em que poderemos definir nossa forma de participação) e Cuiabá-MT (Hospital do Câncer do Mato Grosso, o qual estará nos encaminhando informações atualizadas quanto às suas necessidades para que um novo projeto arquitetônico seja desenvolvido). Outros assuntos relevantes foram os esclarecimentos das metas do IRM em relação às indicações das instituições a serem beneficiadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA: Francisco Neves (superintendente do IRM) pontuou como prioridade o atendimento às crianças em tratamento. A preocupação do Projeto CASA DA CRIANÇA é atender as necessidades do IRM ao mesmo tempo que garantir que as obras realizadas nas instituições indicadas pelo mesmo sejam de real impacto na vida das crianças portadoras de câncer e continuem preenchendo os vazios geográficos do ciclo: hospital, ambulatório, casa de apoio.


Relatório de Atividades

Fevereiro 2008 Recife - PE

20 de fevereiro

PROGRAMA CIA DOS ANJOS REUNIÃO DE DIAGNÓSTICO DA CASA DE CAROLINA

Fortaleza - CE

28 de fevereiro

CADASTRO DE INSTITUIÇÃO INTERESSADA EM SER BENEFICIADA

VISITA À ASSOCIAÇÃO PETER PAN

FOCO: Entrega do documento “Diagnóstico dos Resultados - Casa de Carolina”

FOCO: Possibilidade de beneficiar a associação com uma ação do Projeto CASA DA CRIANÇA

Foi realizada reunião no abrigo Casa de Carolina por Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú (do Projeto CASA DA CRIANÇA), e Inalda Pessoa (diretora) e Augusta Linhares (pedagoga) (da Casa de Carolina). O principal objetivo da reunião foi o acompanhamento do andamento do Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias dentro do abrigo Casa de Carolina. O Projeto CASA DA CRIANÇA desenvolveu o documento “Diagnóstico dos Resultados” para avaliar aspectos positivos e negativos do abrigo público Casa de Carolina a fim de serem traçadas metas claras e objetivas para que a implantação do Programa Cia dos Anjos neste abrigo seja eficiente, sustentável e contínua.

E m v i s i t a à Associação Peter Pan, Patrícia Chalaça e Marcelo S o u z a L e ã o (presidente e vicepresidente do Projeto CASA DA CRIANÇA) tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição que atende crianças menos favorecidas portadoras de câncer, objetivando avaliar a possibilidade de realizar a humanização desta edificação.

Recife - PE

20 de fevereiro

PROGRAMA CIA DOS ANJOS REUNIÃO EM CASA DE CAROLINA FOCO: Apresentação das arte-terapeutas aos funcionários do abrigo Casa de Carolina.

Momento em que as arte-terapeutas Tânia Vargas e Márcia Accioly apresentaram sua proposta de trabalho aos funcionários da Casa de Carolina. Lavínia Petribú (do Projeto CASA DA CRIANÇA) fortaleceu a apresentação ao lado de Inalda Pessoa (diretora do abrigo Casa de Carolina) e Teresa Cesse (coordenadora do abrigo). Arte-terapeutas Tânia Vargas e Márcia Accioly apresentam proposta de trabalho voluntário aos funcionários da Casa de Carolina


Relatório de Atividades

Fevereiro 2008 Fortaleza - CE

28 de fevereiro

FORTALECIMENTO DE PARCERIAS VISITA À PIZZA HUT E CASA DO MENINO JESUS

Fortaleza - CE

28 de fevereiro

FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA REUNIÃO COM FRANQUIA SOCIAL DO CEARÁ

FOCO: Fortalecimento da parceria com a Pizza Hut

A visita à Pizza Hut fez parte das atividades de fortalecimento de parcerias, tendo em vista que a Pizza Hut está colaborando através de campanha de arrecadação em seus restaurantes em Fortaleza. A iniciativa visa a arrecadação de R$1 por conta paga pelos clientes dos restaurantes a serem reaplicados no Programa Cia dos Anjos e custeio administrativo da Coordenação Nacional. Patrícia Chalaça reuniu-se com os colaboradores em um dos restaurantes para evidenciar a importância da campanha e o que o Projeto está conseguindo realizar via essa iniciativa.

Patrícia Chalaça, Marcelo Souza Leão, João Mendonça, Paulo Pepino e Augusto Souza (Franqueados Sociais do Projeto no Ceará) em vários momentos da visita à Fortaleza.

No restaurante Pizza Hut.

FOCO: Planejamento estratégico junto aos Franqueados Sociais do Ceará

Aproveitando o momento, foi conferida homenagem à gerente da loja por ter sido a loja a arrecadar mais contribuições de seus clientes, sinal de real envolvimento e comprometimento com a campanha por parte da equipe de funcionários daquele restaurante. Após encontro no restaurante, foi realizada visita à Casa do Menino Jesus onde os colaboradores Pizza Hut puderam comprovar uma construção do Projeto CASA DA CRIANÇA além de observar o atendimento prestado pela instituição às crianças portadoras de câncer e como tem sido bem-mantida a estrutura física da unidade. Em visita à Casa do Menino Jesus, última inauguração no Estado do Ceará.

A reunião objetivou a apresentação pela Coordenação Nacional do Projeto Casa da Criança do Programa Cia dos Anjos a ser aplicado no Estado do CE), do planejamento das ações do Projeto Casa da Criança em Fortaleza-CE e de proposta de trabalho do Projeto, a nível nacional, no ano de 2008.


Relatório de Atividades

Março 2008 Recife - PE

03 de Março

PROGRAMA CIA DOS ANJOS

Os aniversários dos meses de janeiro a março das crianças do abrigo Casa de Carolina, foram comemorados em uma festa única na casa de festas infantil Brinkaki, em Recife-PE, no dia 06 de março. Compareceram à festa, que tinha o tema do Peter Pan, as crianças do abrigo Casa de Carolina, parte do corpo de funcionários do abrigo, e membros da Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA. A iniciativa faz parte da implantação do Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias no abrigo Casa de Carolina, visando o melhor atendimento às crianças abrigadas pela instituição. As crianças se divertem na festa dos aniversariantes do mês no BRINKAKI.

São Paulo - SP

11 a 14 de Março

estreitamento da relação da diretoria da empresa com a Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA. Foram efetuadas reuniões com as empresas BM&F (Bolsa de Mercados e Fundos), Celite, Fabrimar, Eliane, Amanco e Siemens, momento em que foram entregues Relatório de Atividades, Relatório de Retorno de Imagem, Clipping Anual Jornalístico, e CD com matérias e apresentação virtual do Projeto CASA DA CRIANÇA.

Em visita à Amanco, c o m K a t i a Prachthäuser (Diretora de Recursos Humanos) e Marise Barroso (Diretora Corporativa de Marketing).

Em visita à Siemens, com Ariane Herek (Internal Communications) e Elaine Mattioli (Gerente Geral de Recursos Humanos).

FORTALECIMENTO DE PARCERIAS ENCONTRO DO PATROCINADOR NACIONAL FOCO: Visita à BM&F, Amanco, Siemens, Celite, Fabrimar e Eliane

Durante a semana de 11 a 14 de março, Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú reuniram-se com empresas Patrocinadoras Nacionais do Projeto CASA DA CRIANÇA a fim de prestar contas das ações realizadas durante o ano de 2007 em prol dos menores desfavorecidos socialmente no Brasil. Este encontro representou também um momento de fortalecimento da parceria e

Em visita à BM&F, com Maria Luiza Dória (Diretora de Responsabilidade Social).


Relatório de Atividades

Março 2008 Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú compareceram à feira ExpoRevestir, uma das maiores no segmento da Construção Civil, a fim de prestigiar as empresas Patrocinadoras Nacionais participantes.

Poços de Caldas - MG

17 a 18 de Março

ASSESSORIA DA COORDENAÇÃO NACIONAL ÀS FRANQUIAS SOCIAIS

VISITA DE MARCELO SOUZA LEÃO AO GALPÃO DAS ARTES FOCO: Análise da instituição a ser atendida pelo Projeto Casa da Criança em Minas Gerais

No estande da Cerâmica Eliane com:

Marcelo Souza Leão (vice-presidente e fundador do Projeto) esteve em Poços de Caldas-MG para analisar, in loco, a instituição pré-selecionada a ser beneficiada neste ano (Galpão das Artes - espaço destinado à profissionalização de crianças e jovens da população de baixa renda), ajustar questões relacionadas ao projeto proposto, bem como direcionar o grupo de Franqueados Sociais referente ao desenvolvimento geral do Projeto CASA DA CRIANÇA nesta cidade.

Edson Gaidzinski, Presidente

Cristiane Peyrot Rosso, Marketing

Douglas Delamar Alves, Gerente Comercial

Rogério Longoni de Souza

Marcelo Souza Leão e crianças atendidas pelo Galpão das Artes almoçam na instituiçaõ.

No estande da CELITE com Diana Servera da Fabrimar, e Eric Deuber, da CELITE.


Relatório de Atividades

Março 2008 Recife - PE 18 de Março PROGRAMA CIA DOS ANJOS REUNIÃO COM FETRACAN (Federação das Empresas de Transportes e Cargas do Nordeste)

Recife - PE

19 de Março

ASSESSORIA DA COORDENAÇÃO NACIONAL ÀS FRANQUIAS SOCIAIS

REUNIÃO COM FRANQUIA SOCIAL PB

FOCO: Possibilidade de parceria para Cia dos Anjos e Casa de Carolina

A essência do Programa Cia dos Anjos é a mobilização da sociedade em prol de uma instituição de atendimento a crianças e adolescentes menos favorecidos com ações e parcerias contínuas e sólidas. Com este intuito, são realizadas periodicamente visitas e reuniões com parceiros em potencial. Integrantes da Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA reuniram-se com o presidente da FETRACAN (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste), Sr. Newton Gibson, a fim de apresentar o Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias e discutir uma possível parceria para o abrigo Casa de Carolina, localizado na mesma cidade que a Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, e, potencialmente, para outras instituições já atendidas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA localizadas em outros estados. A possível parceria visa o usufruto dos centros de lazer da FETRACAN pelas crianças e adolescentes, como uma forma de sair da rotina e ter acesso a um lazer diferenciado periodicamente. Além disso, seriam prestados serviços de saúde e educação às crianças, tal qual são oferecidos aos membros da FETRACAN e das comunidades carentes que já atendem.

Sr. Newton Gibson (presidente da FETRACAN) em reunião com Lavínia Petribú e Laura Cavalcanti (do Projeto CASA DA CRIANÇA).

Franqueadas Sociais Ana Fernanda Cunha, Sandra Moura e Kainara Pessoa com Lavínia Petribú.

FOCO: Rever principais pontos da Franquia Social do Projeto Casa da Criança com a Franquia PB

A reunião teve a participação de Lavínia Petribú (gerente nacional de franquias do Projeto) e Laura Cavalcanti (coordenadora de comunicação do Projeto), juntamente com Ana Fernanda Cunha, Sandra Moura e Kaynara Pessoa (Franqueadas Sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA na Paraíba). O objetivo central da reunião foi repassar os pontos principais da Franquia Social com as Franqueadas para esclarecer a atuação em 2008. Em João Pessoa – PB será humanizada a ala infantil do Hospital Napoleão Laureano, obedecendo aos padrões de segurança e ambientação recomendados para pacientes jovens em tratamento do câncer. O lançamento da humanização está previsto para o segundo semestre de 2008, com finalização prevista ainda para o segundo semestre.


Relatório de Atividades

Março 2008 Recife - PE

25 de Março

PROGRAMA CIA DOS ANJOS REUNIÃO COM POSSÍVEIS VOLUNTÁRIAS PARA CASA DE CAROLINA FOCO: Apresentar o Programa Cia dos Anjos às voluntárias e avaliar a possibilidade de participação das mesmas. Lavínia Petribú e voluntárias em reunião na sede do Projeto CASA DA CRIANÇA.

O Programa Cia dos Anjos continua crescendo no abrigo Casa de Carolina. Foi realizada mais uma reunião com possíveis voluntárias da área de saúde para integrar o grupo de voluntários do Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias. Estiveram presentes as voluntárias: Carolinne Pinheiro (terapeuta ocupacional), Anna Paula Aça (concluinte em Terapia Ocupacional) e Ana Paula Pacheco (voluntária no abrigo Casa de Carolina há 03 anos na área de Relações Públicas).

Recife - PE

27 de Março

PROGRAMA CIA DOS ANJOS COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA NA CASA DE CAROLINA Aconteceu a comemoração de Páscoa do abrigo Casa de Carolina quando membros da Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA foram conferir as festividades que contaram com a fala do Frei Marcos, além de lanche especial, ovos de páscoa, presentes para as crianças. Foi também uma oportunidade de convidar os voluntários do Programa Cia dos Anjos para visitar as crianças e prestigiar a festa.

Recife - PE

28 de Março

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE IPOJUCA-PE FOCO: Apresentar edificação construída pela prefeitura de Ipojuca-PE

Neste encontro, realizado na sede do Projeto CASA DA CRIANÇA, o Secretário de Educação do município de Ipojuca-PE, Romero Sales, apresentou a edificação construída para atender em sistema de creche, crianças até 07 anos de idade e oferecer a edificação ao Projeto para que assuma a gestão desta unidade. Romero Sales, Secretário de Educação de Ipojuca-PE, Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú.

Recife - PE

31 de Março

FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA PALESTRA DE MARCELO ESTRAVIZ FOCO: Palestra de Marcelo Estraviz sobre captação de recursos

Marcelo Estraviz, diretor de capacitação da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), esteve em Recife-PE realizando palestra para os Fellows Ashoka do Nordeste sobre o tema captação de recursos. Patrícia Chalaça (fellow Ashoka) e Lavínia Petribú conferiram a palestra e aproveitaram para fazer networking com outros representantes de organizações sem fins-lucrativos que compõem a rede de Fellows Ashoka no Nordeste. Marcelo estraviz confere palestra no Ginásio Pernambucano em Recife.


Relatório de Atividades

Abril 2008 Recife - PE

Salvador - BA 01 de abril

FORTALECIMENTO DE PARCERIAS VISITA DE MEMBROS AVINA BRASIL FOCO: Conhecer a estrutura física da sede nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA

Luiz Bouabci e Elenice Tamashiro, representantes da ASHOKA no Brasil, realizaram visita à sede do Projeto CASA DA CRIANÇA em Recife-PE para conhecer a estrutura da sede nacional da organização. Lavínia Petribú, Patrícia Chalaça, Luiz Bouabci e Elenice Tamashiro

Salvador - BA

02 de abril

ESTUDO EDUCAÇÃO INFANTIL VISITA À CRECHE E ABRIGO AMAC FOCO: E s tudo do a tendi mento ( q ua l i da de e administração) do abrigo e creche AMAC

Foram realizadas visitas à creche e abrigo AMAC (Associação Mensageira do Amor Cristão) ambos reformados pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em 2003, com o intuito de conferir o atendimento prestado pela instituição tanto às crianças que freqüentam em regime de creche, quanto ás crianças abrigadas. Esta visita fez parte do estudo de educação infantil para posterior elaboração do Núcleo de Educação Infantil do Projeto CASA DA CRIANÇA em Ipojuca-PE.

02 de abril

iNTERCÂMBIO COM OUTRAS ONGS VISITA AO NACPC FOCO: Visita à organização referência no tratamento a crianças socialmente desfavorecidas portadoras de paralisia cerebral

Foi realizada visita ao NACPC com o intuito de atualização do conhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição às crianças e adolescentes menos favorecidos acometidos de Paralisia Cerebral. O Projeto CASA DA CRIANÇA atende a crianças com Paralisia Cerebral através da reforma, em 2006, do abrigo EAPE, em Fortaleza-CE, em 2004, do abrigo Tia Júlia. Dra. Daniela Caribé, Dra. Daniela Matsuda, Dr. Pedro Guimarães, Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú.

O NACPC apóia as unidades vizinhas da AMAC (tanto a creche quanto o abrigo), também reformadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em 2003, fornecendo os mesmos serviços pedagógicos, de saúde e ainda alimentação.

Funcionária do NACPC distribui pão para as crianças da creche AMAC parte do apoio prestado à creche pelo NACPC.

Lavínia Petrib e Patrícia Chalaça, com crianças, diretoras e corpo diretivo da AMAC.


Relatório de Atividades

Abril 2008 Salvador - BA

03 E 04 de abril

FORTALECIMENTO / AGREGANDO CONHECIMENTOS 5º CONGRESSO GIFE

Brasília - DF

15 de abril

ESTUDO EDUCAÇÃO INFANTIL VISITA À CASA DO CANDANGO

FOCO: Agregar conhecimentos a respeito dos temas mais relevantes atualmente no 3º Setor

Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú compareceram ao 5º Congresso GIFE em Salvador-BA que reuniu cerca de 600 lideranças nacionais e internacionais, para discutir o tema “Experiências Locais, Transformações Globais” passando pela legitimidade e sustentabilidade do investimento social privado. Aproveitaram o momento para fazer networking com importantes organizações do terceiro setor e estreitar relacionamentos com as que já são parceiras do Projeto, como a AVINA. Patrícia Chalaça e Lavínia Mata com representantes da AVINA e na chegada ao GIFE.

Recife - PE

10 de abril

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL REUNIÃO COM PREFEITO DE IPOJUCA / VISITA À OBRA FOCO: Gestão própria do Projeto CASA DA CRIANÇA em unidade de Educação Infantil

Durante a visita ao gabinete do Prefeito de Ipojuca e à obra de construção da creche em Ipojuca, foi discutida a implantação de uma gestão compartilhada entre a prefeitura de Ipojuca e o Projeto CASA DA CRIANÇA do Núcleo de Educação Infantil, creche cujo prédio está sendo construído pela prefeitura. Estiveram presentes Patrícia Chalaça (presidente e fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA), Marcelo Souza Leão (vice-presidente e fundador do Projeto CASA DA CRIANÇA) e o Dr. Pedro Serafim (Prefeito do município de Ipojuca-PE). Dr. Pedro Serafim e comitiva, com Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça.

Patrícia Chalaça com lúcia Flecha de Lima (diretora da creche) e no pátio com Irmã Mônica e crianças.

FOCO: Análise do atendimento (qualidade e administração) prestado na creche

Patrícia Chalaça visitou a creche Casa do Candango, em Brasília-DF, a qual foi reformada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em 2000 a fim de realizar estudo de atendimento prestado tendo em vista a gestão compartilhada do Núcleo de Educação Infantil (NEI) em Ipojuca-PE, na qual o Projeto terá um papel significativo.

Recife - PE

28 de abril

PROGRAMA CIA DOS ANJOS REUNIÃO COM DIRETORIA CASA DE CAROLINA FOCO: Analisar avanços e dificuldades da implantação do Programa Cia dos Anjos no abrigo Casa de Carolina

Em reunião na sede do Projeto CASA DA CRIANÇA, a diretora do abrigo Casa de Carolina, Inalda Pessoa, e a coordenadora do abrigo, Teresa Cesse, expuseram a evolução do Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias dentro do abrigo. Foram relatados os avanços na integração da equipe, na formação de parcerias com empresas e entidades para a prestação de serviços às crianças, dentre outras conquistas, além de revisto o Manual Programa Cia dos Anjos – Mobilização de Parcerias a fim de esclarecer maiores dúvidas por parte da direção do abrigo.


Relatório de Atividades

Maio 2008 Maceió - AL

01 a 02 de maio

RELACIONAMENTO COM INSTITUIÇÕES ATENDIDAS LAVÍNIA PETRIBÚ VISITA INSTITUIÇÕES EM ALAGOAS FOCO: Apresentar proposta de implantação do Programa Cia dos Anjos

Lavínia Petribú, gerente nacional do Projeto, visitou instituições previamente atendidas pelo Casa da Criança em Alagoas a fim de verificar seus estados de conservação e atendimento bem como expor às gestões destas instituições o Programa Cia dos Anjos – Mobilização de Parcerias (o qual pretendemos implantar em todas as instituições atendidas com reforma física pelo Projeto). Em visita à AMAI, reformada em 2001, com equipe da instituição.

Maceió - AL

01 a 02 de maio

ESTUDO EDUCAÇÃO INFANTIL / INTERCÂMBIO COM OUTRAS ONGS

LAVÍNIA PETRIBÚ VISITA CREN E ESTRELA DO MAR Com os diretores da creche Estrela do Mar - potencial beneficiada pelo Projeto.

F O C O : A n a l i s a r atendimento e trabalho de reeducação alimentar Crianças preparam comida com a ajuda de nutricionista no CREN.

Lavínia Petribú realizou também visita ao CREN (Centro de Reeducação Nutricional) e creche Estrela do Mar a fim de saber mais sobre o trabalho realizado pela organização e sua possível implantação no Núcleo de Educação Infantil em Ipojuca-PE.

Lavínia Petribú ladeada por funcionária da APALA, reformada em 2003, e Patrícia Ramalho (Franqueada Social do Projeto em Alagoas).

Recife - PE

05 de maio

PROGRAMA CIA DOS ANJOS

REUNIÃO COM VOLUNTÁRIOS CIA DO RISO No ambulatório do Ronald Vasco Jr. do Hospital do Açúcar, reformado em 2007, com a coordenadora.

FOCO: Discutir andamento da ação voluntária no abrigo Casa de Carolina

Foi realizada reunião de acompanhamento do trabalho voluntário para o abrigo Casa de Carolina realizado pela Cia do Riso, como parte do Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias. Participaram da reunião Lavínia Petribú, Júlio Silva (diretor da Cia do Riso) e dois outros membros da organização voluntária.


Relatório de Atividades

Maio 2008 Recife - PE Poços de Caldas - MG 15 de maio EVENTOS DO CRONOGRAMA CASA DA CRIANÇA LANÇAMENTO REFORMA GALPÃO DAS ARTES

22 de maio

FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA REUNIÃO COM PRONTO! COMUNICAÇÃO

FOCO: Apresentar a ação do Projeto em Minas Gerais no ano de 2008 para os arquitetos e empresários da região

No dia 15 de maio, 120 arquitetos, decoradores, empresários e representantes do poder público em Minas Gerais, prestigiaram o Lançamento de mais uma ação do Projeto CASA DA CRIANÇA. Durante o evento, os Franqueados Sociais do Projeto em Minas apresentaram a ação e a instituição a ser beneficiada. A Franqueada e integrante do Conselho Nacional, Isabel Figueiredo, apresentou o Projeto em nome da Coordenação Nacional. Também falaram Ricardo Vieira Costa, em nome dos Patrocinadores Locais, Salma Neder, em nome do Prefeito Sebastião Navarro e Dona Gláucia Carneiro em nome do Galpão das Artes. Ao final do evento, de 33 ambientes a serem reformados, 27 foram selecionados pelos arquitetos voluntários, mostrando um forte envolvimento com a causa social. A ação, que reformará o Galpão das Artes, (instituição que atende adolescentes de comunidades carentes de Poços de Caldas no horário posterior à escola, além de desenvolver programas de apoio às famílias dos jovens), está sendo coordenada pelos Franqueados Sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA, Luciana Dabdab, Alexandre Senna, Pedro Ponce e Cida Duarte.

Franqu eados Soci ais do Projeto em Minas Gerais com a representante do Conselho e Franqueada Izabel Figueiredo no Lançamento.

FOCO: Firmar parceria de consultoria a nível nacional com agência de publicidade

Foi realizada reunião com a agência de comunicação e publicidade PRONTO! Comunicação, sediada em Recife-PE, a qual firmou parceria com o Projeto CASA DA CRIANÇA. Participaram da reunião Patrícia Chalaça (presidente e fundadora do Projeto), Lavínia Petribú (gerente nacional de franquias do Projeto) e Lucas Afonso (diretor da Pronto Comunicação).

Recife - PE

27 de maio

RELACIONAMENTO COM INSTITUIÇÕES ATENDIDAS CAFÉ DA MANHÃ NO LAR DE CLARA Sílvia Marques, do Lar de Clara, ladeada pelos diretores da PLAN no Brasil.

FOCO: Prestigiar nova parceria formada entre a creche e a PLAN

A fim de prestigiar o trabalho da creche Lar de Clara, cuja nova sede foi reformada e inaugurada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em 2007, Lavínia Petribú (gerente nacional de franquias) e Laura Cavalcanti (coordenadora de comunicação), compareceram a um café da manhã oferecido na própria creche. O objetivo do evento era apresentar a nova parceria estabelecida entre a instituição e a Plan (uma organização não-governamental sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento comunitário centrado na criança e no adolescente), que possibilitará o atendimento a mais 60 crianças na creche.


Relatório de Atividades

Maio 2008 Recife - PE

29 de maio

RELACIONAMENTO COM INSTITUIÇÕES ATENDIDAS VISITA AO ABRIGO DA FUNDAC-PE NA MADALENA FOCO: Conhecer nova proposta de abrigamento

Recentemente, algumas crianças do abrigo público Casa de Carolina foram realocados para outro abrigo no bairro da Madalena, também em Recife-PE, a fim de viabilizar o que está definido no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) como “casa-lar”, uma forma de abrigamento mais acolhedora e menos massificada, onde as crianças vivem em situação mais similar a um lar. Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú, do Projeto CASA DA CRIANÇA visitaram a instituição a convite da FUNDAC a fim de conhecer a casa onde parte das crianças do abrigo Casa de Carolina estão sendo transferidas. Lavínia Petribú com criança do abrigo da FUNDAC na Madalena.

Recife - PE

29 e 30 de maio

AGREGANDO CONHECIMENTO ENAPA (Encontro Nacional de Apoio à Adoção) Waleska Menezes do abrigo Tia Júlia confere palestra durante evento.

FOCO: Obter maior conhecimento a respeito do processo de adoção no Brasil

Tendo em vista o envolvimento com abrigos (através das reformas realizadas e do Programa Cia dos Anjos), o Projeto CASA DA CRIANÇA participou de evento para agregar conhecimento ao processo de adoção. O objetivo do evento foi de viabilizar um espaço para organizar uma mobilização em torno da situação da criança e adolescente institucionalizados a fim de fortalecer uma nova cultura de adoção no Brasil.

Patrícia Chalaça com funcionárias da FUNDAC no abrigo para meninas a partir de 12 anos.

Lavínia Petribú e Patrícia Chalaça com diretora do abrigo, Beth e diretora da FUNDAC, Raquel Barros, no abrigo para crianças a partir de 07 anos de idade.

Participaram do evento Patrícia Chalaça (presidente e fundadora do Projeto) e Lavínia Petribú (gerente nacional de franquias do Projeto).


Relatório de Atividades

Junho 2008 Recife - PE Recife - PE

03 de junho

ESTUDO EDUCAÇÃO INFANTIL REUNIÃO NO LAR DE CLARA FOCO: Obter conhecimento de materiais e equipe para composição de um centro educacional infantil

Participaram da reunião , Sônia Gonçalves, diretora da creche Lar de Clara, Sílvia Marques, diretora de captação da creche e Patrícia Chalaça, presidente e fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA, e Lavínia Petribú, gerente nacional do Projeto. O Lar de Clara foi reformado pelo Projeto entre 2006 e 2007. Sílvia Marques, Sônia Gonçalves, Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú.

10 de junho

COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO INTERNO REUNIÃO COM PRONTO! COMUNICAÇÃO FOCO: Diagramação da revista BRASIL SOCIAL

Reunião realizada na sede do Projeto CASA DA CRIANÇA para a definição do projeto editorial da revista BRASIL SOCIAL, que será mais limpo e moderno, de acordo com a consultoria prestada pelo diretor da PRONTO!, Lucas Afonso.

Recife - PE

10 de junho

COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO INTERNO REUNIÃO COM EXECUTIVA PRESS FOCO: Fechamento da revista BRASIL SOCIAL

Reunião realizada na sede do Projeto CASA DA CRIANÇA para a definição da pauta final e diagramação da revista BRASIL SOCIAL, de acordo com a consultoria prestada pelas diretoras da EXECUTIVA PRESS, Fabiana Galvão e Karlla Barbosa. Crianças do Lar de Clara.

Recife - PE Recife - PE

03 de junho

11 de junho

PROGRAMA CIA DOS ANJOS REUNIÃO COM DIRETORAS DA FUNDAC-PE

INTERCÂMBIO COM OUTRAS ONGS VISITA A INSTITUIÇÕES ATENDIDAS PELA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

FOCO: Conhecer o trabalho da Santa Casa de Misericórdia

Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú (do Projeto CASA DA CRIANÇA) efetuaram visita a duas instituições mantidas pela Santa Casa de Misericórdia em Recife-PE acompanhadas por Frederico Da Fonte, empreendedor social. O objetivo da visita foi de conhecer o trabalho desenvolvido. Patrícia Chalaça, Lavínia Petribú, Frederico da Fonte e crianças da Santa Casa em Olinda-PE.

FOCO: Analisar, juntamente com a instituição responsável pelo abrigo Casa de Carolina, a FUNDAC, a implantação do Programa Cia dos Anjos no abrigo

Na sede do Projeto Casa da Criança foi realizada reunião entre o Projeto Casa da Criança (Patrícia Chalaça e Lavínia Petribú), a FUNDAC (Vera Barros, Raquel Brandão e Edilene) e o abrigo Casa de Carolina (Inalda Pessoa e Teresa Cesse). O objetivo principal foi expor o trabalho de implantação do Programa Cia dos Anjos no abrigo público gerido pela FUNDAC, bem como apontar medidas necessárias para o melhor funcionamento do Programa no abrigo, de modo que as ações dos voluntários sejam eficientes e bem coordenadas pela gestão do abrigo, tornando-se independente do Projeto CASA DA CRIANÇA.


Relatório de Atividades

Junho 2008 Recife - PE

11de junho

FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA REUNIÃO COM MÔNICA AYUB - CASA COR (PE) FOCO: Exposição institucional do Projeto na Casa Cor – PE e firmar parceria de doação de produtos para instituição do Projeto Casa da Criança

Mônica Ayub, coordenadora da CASA COR em Pernambuco apresentou proposta de doação de material de construção e decoração para o Projeto Casa da Criança redirecionar a instituição que julgar necessário. Trata-se do conceito “zero desperdício” quando tudo é reaproveitado após a mostra de arquitetura. Além disso, a coordenação do evento disponibiliza um espaço para divulgação institucional do Projeto Casa da Criança.

Recife - PE

18de junho

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL REUNIÃO COM EDUARDO BELO DO COLÉGIO MOTIVO FOCO: Possibilidade de parceria com o colégio para gestão pedagógica do Núcleo de Educação Infantil

Foi realizada reunião com Eduardo Belo, diretor do Colégio Motivo, para apresentar ao mesmo o projeto do Núcleo de Educação Infantil de Ipojuca, o qual está em análise para ser gerido pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em parceria com a Prefeitura de Ipojuca, a fim de averiguar a possibilidade de parceria/consultoria para a área pedagógica do Núcleo.

Poços de Caldas - MG

21 de junho

EVENTOS DO CRONOGRAMA CASA DA CRIANÇA CAFÉ DA MANHÃ DOS OPERÁRIOS FOCO: Fidelizar os colaboradores para com a ação do Projeto em que estarão trabalhando

No dia 21 de junho ocorreu no Galpão das Artes, em Poços de Caldas-MG, o Café da Manhã dos Operários, evento realizado pelos Franqueados do Projeto em Minas: Luciana Dabdab, Alexandre Senna, Cida Duarte e Pedro Ponce. O Café da Manhã dos Operários é um evento previsto no cronograma do Projeto Casa da Criança, que tem por objetivo envolver os funcionários da obra com o Projeto CASA DA CRIANÇA.Crianças)q ue serve para a sensibilização de todos envolvidos na ação de reforma. Colaboradores assistem à apresentação do Projeto Casa da Criança.

Recife - PE

26 de junho

FORTALECIMENTO DO PROJETO CASA DA CRIANÇA REUNIÃO NO PALÁCIO DAS PRINCESAS FOCO: Apresentar e convidar a primeira dama de Pernambuco ao evento CASA COR 2008

Participaram da reunião Patrícia Chalaça, presidente do Projeto, Lavínia Petribú, gerente nacional do Projeto, Mônica Ayub, coordenadora da Casa Cor em Pernambuco, e a primeira dama, Renata Campos. A reunião foi realizada com o intuito de oficializar convite para comparecimento ao Casa Cor pela primeira dama bem como para informar que a instituição beneficiada pela mostra Casa Cor este ano será o Projeto Casa da Criança.


Relatório de Atividades

Junho 2008 Recife - PE 30 de junho PROGRAMA CIA DOS ANJOS ANIVERSÁRIO DO MÊS CASA DE CAROLINA Foi realizada mais uma festa dos aniversariantes do mês do abrigo público Casa de Carolina no buffet infantil BRINKAKI, com roupas para os aniversariantes doadas pela grife YEP e presença dos palhaços da Cia do Riso para ajudar a animar a festa!

As crianças do abrigo público Casa de Carolina brincam, riem com os palhaços da Cia do Riso e se divertem no Brinkaki.

São Paulo -SP

30 de junho

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VISITA LAVÍNIA PETRIBÚ À SEDE DO CREN FOCO: Averiguar a possibilidade de implantar um programa de reeducação nutricional no Núcleo de Educação Infantil em Ipojuca

O objetivo da visita foi conhecer mais detalhadamente o funcionamento desta instituição, bem como ver a possibilidade de implantar a metodologia desenvolvida em algumas instituições já beneficiadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA e no Núcleo de Educação Infantil em Ipojuca-PE.


Relatório de Atividades 2008  
Advertisement