Page 1

Relat贸rios de Atividades 2007


O Relatório de Atividades Anual, enviado aos Parceiros, Patrocinadores Nacionais e Colaboradores, é o resultado das ações realizadas a cada ano pelo Projeto CASA DA CRIANÇA. As atividades descritas cronologicamente neste relatório envolvem diferentes ações para a continuidade e impacto do Projeto CASA DA CRIANÇA, a exemplo de atividades de fortalecimento da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA, de comunicação, de eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto, de participação de concursos do terceiro setor, dentre outras. As ações desenvolvidas demonstram que o Projeto CASA DA CRIANÇA vem ampliando as atividades e contribuindo efetivamente para possibilitar a melhoria na vida das crianças e adolescentes socialmente desfavorecidos do nosso país.


São Paulo 23 de janeiro Encontro do Patrocinador Nacional 2007 O Encontro do Patrocinador Nacional 2007 foi realizado no showroom da CELITE em São Paulo. Estiveram presentes nesse encontro Patrícia Chalaça (Presidente e Fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA), Lavínia Mata (Coordenadora Nacional de Franquias Sociais do Projeto), Alberto Morreira (Diretor Financeiro do Projeto), Éric Deuber (CELITE), Raquel Almeida e Carla Lima (ELIANE), Cristiane Toledo (FABRIMAR), Leda Vaz FLORENSE), Dário Spinosa (SICMOL), Celso Estrella (ACCOR) e Sandra Leise (Revista CASA E MERCADO). O encontro possibilitou o conhecimento mais profundo das ações do Projeto CASA DA CRIANÇA, as quais vao além das reformas físicas de ambientes e construções de unidade que beneficiam as crianças e os adolescentes socialmente desfavorecidos do nosso país, como demonstrou Patrícia Chalaça em sua explanação sobre os impactos sociais do Projeto nas 19 cidades atendidas de 17 estados brasileiros.

Representantes dos Patrocinadores Nacionais reunidos no showroom da CELITE.

Também foi entregue o material de retorno de imagem contendo o relatório de atividades, peças de comunicação, matérias jornalísticas (impressas e digitalizadas) e exemplar da revista BRASIL Social I e Especial Maceió-AL. O grande momento do encontro foi a contextualização do livro entregue em formato digital do “Impacto do Patrocinador Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA.”

Desde 1999 contribuindo com o Projeto CASA DA CRIANÇA.

Desde 2003 mudando a cara do Brasil junto ao Projeto CASA DA CRIANÇA.

Relatório de Atividades

Janeiro 2007

Patrocinadores Nacionais e Parceiros presentes no Encontro:

Desde 1999 contribuindo com o Projeto CASA DA CRIANÇA. Em 2007 se torna colaborador direto do Programa Cia dos Anjos, elaborado pelo Projeto. Colaborando com o Projeto CASA DA CRIANÇA desde 1999.

Colaborou com o Projeto CASA DA CRIANÇA de 2001 a 2007.


Recife - PE 05 de março Reunião na FUNDAC (Fundação da criança e do adolescente do estado de PE) A reunião ocorreu na própria sede da FUNDAC com a presença de integrantes do Projeto CASA DA CRIANÇA (Patrícia Chalaça, Fundadora e Ana Cicília Monteiro), do abrigo Casa de Carolina (Inalda Pessoa, Diretora e Maria Elizabete de Queiroz Barros, Coordenadora) e da FUNDAC (Raquel Brandão, Diretora protetiva, Eva Sette, Assessora e Vera Barros - Supervisora). Nesta ocasião foi apresentada, pelo Projeto CASA DA CRIANÇA à FUNDAC, a proposta de trabalho a ser desenvolvida através da parceria com a empresa Ticket para realizar o treinamento ao abrigo Casa de Carolina através do Programa Cia. dos Anjos. Foi entregue o contrato entre o Projeto CASA DA CRIANÇA e a FUNDAC, objetivando fortalecer o compromisso do Governo do Estado com o abrigo Casa de Carolina e o Projeto CASA DA CRIANÇA que pretende implantar o Programa Cia. dos Anjos no abrigo sem custos para o Estado.

Recife - PE 06 de março Lançamento da Revista Brasil Social

Fortaleza - Sol, mar e projetos sociais Ação Saúde - Médicos na guerra contra a desigualdade

Revista BRASIL Social II

São Paulo - SP 14 de março Reunião com Instituto Accor

Relatório de Atividades

Março 2007

Criada no ano de 2006, a Revista Brasil Social lança a sua 2ª edição, mantendo o objetivo de fomentar o interesse e conhecimento das questões relacionadas ao Terceiro Setor, bem como divulgar as ações do Projeto CASA DA CRIANÇA em âmbito nacional.

Entrevista com Bill Drayton Líder da Ashoka

Reunião realizada no Instituto Accor em São Paulo, onde estiveram presentes a Sra. Carla Beira e o Sr. Celso Estrella (do Instituto Accor), Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão (do Projeto CASA DA CRIANÇA). Esta reunião aconteceu para uma melhor compreensão da dimensão das organizações do Projeto CASA DA CRIANÇA e do Instituto Accor, sendo possível compreender as quatro empresas que fazem parte do Instituto Accor (Accor Hotels, Accor Services, Ticket e GRSA) tendo como empresa parceira do Projeto Casa da Criança, a Ticket. Ficou acordado que o treinamento do Programa Cia. dos Anjos, que será desenvolvido com o apoio que está sendo recebido da empresa Ticket, será aplicado não apenas no abrigo Casa de Carolina, mas em todas as unidades do Estado de Pernambuco (o Núcleo Social Nassau, creche Lar de Clara e abrigo Casa de Carolina). O Instituto Accor, oferecerá um complemento de patrocínio para que o treinamento possa ser aplicado também ao abrigo público Tia Julia, de Fortaleza-CE.


São Paulo - SP 14 de março Showroom Eliane S/A Encontro entre Patrícia Chalaça, Marcelo Souza Leão (do Projeto CASA DA CRIANÇA), o diretor de marketing da empresa Eliane, Sr. Márcio Moura, o representante da empresa em Recife, o Sr. Douglas Dela Mar e a gerente nacional de especificações, a Sra. Ana Paula Grando. Este encontro foi de grande importância, momento em que foram apresentadas as ações desenvolvidas no marketing do Projeto CASA DA CRIANÇA. Houve um grande interesse por parte da Eliane, que desenvolve um trabalho no mercado norte-americano, em divulgar a revista Brasil Social II. Mobilizando as empresas fortes que representam a Eliane, que poderiam estar custeando a revista nos EUA, podendo as ações do Projeto CASA DA CRIANÇA estar sendo divulgadas em outros países.

Jantar Eliane S/A Jantar oferecido pela empresa Eliane S/A Revestimentos Cerâmicos no restaurante “Brasil a Gosto” em São Paulo aos seus principais revendedores. Foi distribuida para cada um dos presentes um exemplar da Revista Brasil Social II e o livro dos Impactos Sociais da Eliane no Brasil. Dentre os presentes estavam, da Eliane, o Sr. Antônio Carlos Loução, Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão do Projeto CASA DA CRIANÇA, e o arquiteto Márcio Maza, que já participou da reforma de uma unidade em São Paulo pelo Projeto CASA DA CRIANÇA.

São Paulo - SP 15 de março Foi realizado um encontro no estande da Fabrimar na FEICON entre Patrícia Chalaça, Marcelo Souza Leão (do Projeto CASA DA CRIANÇA), Mauren Carneiro e Ana Cristina Leite para falarem sobre a franquia social de Manaus.

Patrícia chalaça e Erick Deuber (CELITE). Diana Servera (FABRIMAR), com Patrícia Chalaça, Marcelo Souza Leão (Projeto Casa da Criança) e Paulo Lucietto (FABRIMAR), ao centro.

Relatório de Atividades

Março 2007

Reunião com possíveis Franqueados Sociais de Manaus - AM

Reuniões nos estandes da FEICON: Fabrimar, Celite, Iquine, Sil, Quartzolit

Reunião realizada no estande da Fabrimar com a Sra. Diana Servera, Sr. Kevin e Sr. Paulo, todos da Fabrimar. Foi entregue todo o material novo sobre o Projeto CASA DA CRIANÇA, como a revista Brasil Social II e o manual de captação; Reunião no estande da Iquine com o gerente de marketing da empresa, Sr. Alan de Oliveira Souza. Reunião realizada no estande da Celite com o Sr. Erik Deuber, onde foi apresentado o novo livro da Celite com os impactos sociais no Brasil, constando uma página inteira sobre o Projeto CASA DA CRIANÇA; No estande da Sil fios e cabos elétricos ocorreu um encontro com o Sr. Pedro Paulo Santos, gerente comercial da empresa, onde foi entregue o material do Projeto CASA DA CRIANÇA ; Encontro no estande da Quartzolit com a Sra. Sandra Gregório.


São Paulo - SP 15 de março Encontro com Franqueados Sociais de Fortaleza - CE Estiveram presentes o franqueado social de Fortaleza, Paulo Pepino e Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão. Foi apresentado por Paulo Pepino um material completo da unidade Casa do Menino Jesus, de atendimento a crianças com câncer em Fortaleza que foi inaugurada em dezembro de 2006. Esta unidade foi construída pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em parceria com o Instituto Ronald McDonald. Outros assuntos foram tratados neste encontro, tais como o lançamento da campanha Pizza Hut em Fortaleza.

Reunião com Franqueados Sociais Reunião entre Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão do Projeto CASA DA CRIANÇA, com Luciana Dabdab, franqueada social de Poços de Caldas e Patrícia Rodovalho, franqueada social de São Paulo. Este encontro serviu para colocar em pauta as perspectivas do próximo FNICS (Fórum Nacional da Indústria da Construção Social), assuntos importantes como, planejamento de custos, gerenciamento das mesas, direcionamento das pautas, etc. Luciana Dabdab, Marcelo Souza Leão, Patrícia Chalaça e Patrícia Rodovalho.

Reunião com Representantes da Panasonic Almoço com o vice-presidente da empresa Panasonic, Sr. Ichiu Shinohara e o diretor administrativo regional, Sr. Iuquio Ashibe. Também estiveram presentes neste encontro franqueadas sociais em treinamento de Manaus, Mauren Carneiro e Ana Cristina Leite, e Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão (do Projeto CASA DA CRIANÇA).

Recife - PE Café da Manhã Hotel Atlante Plaza Foi realizado um café-da-manhã em parceria com a rede Pontes Hotéis, para reunir os 80 profissionais de ambiente, representantes das construtoras, patrocinadores nacionais e locais e parceiros envolvidos na nova sede do Lar de Clara. Durante o evento as franqueadas sociais, Cristina Melo e Sílvia Marques, falaram sobre a importância desta ação do Projeto CASA DA CRIANÇA. Também tomou a palavra Frei Rinaldo, que acompanha desde o início esta iniciativa, unindo todos num momento de fé, lembrando de sua responsabilidade com o social e da recompensa em participar doando seu tempo, talento e produtos. Representando a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, município onde está localizada a nova sede do Lar de Clara, estava presente Edna Gomes.

Relatório de Atividades

Março 2007

27 de março

27 de março Reunião entre FUNDAC Garanhuns e Projeto Casa da Criança Reunião realizada na Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, onde estiveram presentes Patrícia Chalaça (Presidente fundadora), Marcelo Souza Leão (vice-presidente), Lavínia Mata (Gerente de franquia social) e Ana Cicília Monteiro (Assessoria) do Projeto. Da FUNDAC Recife, Ana Célia Cabral de Farias (diretora presidente), Raquel Correa de Araújo (Diap/FUNDAC Recife), , Maria Zélia Herculano (FUNDAC Garanhuns), Maria Inês Sales (Coordenadora do colegiado - CEAC Garanhuns) e Mirtes Nunes Vieira dos Santos (Comdica Garanhuns). Também esteve presente Pietra Costa (Home Center Ferreira Costa). O objetivo da reunião era apresentar o Projeto Casa da Criança à atual presidente da FUNDAC-PE e averiguar a possibilidade de apoio a um abrigo em Graranhuns-PE.


Fortaleza - CE 03 de abril Lançamento da Campanha Pizza Hut Foi realizado, no restaurante Pizza Hut do Hotel Oásis Atlântico Imperial, o lançamento da campanha em parceria com as lojas Pizza Hut de Fortaleza e João Pessoa em prol do Projeto CASA DA CRIANÇA. Com esta campanha, todos os clientes dos restaurantes da Paraíba e Ceará terão a opção de adicionar automaticamente o valor de R$ 1,00 (um real) a sua conta, permitindo mais uma vez que a sociedade tenha um meio de participar do Projeto CASA DA CRIANÇA. Irmã Conceição Dias com as crianças da Casa do Menino Jesus, reformada em 2006, em Fortaleza-CE.

Franqueados Sociais de Fortaleza-CE: Paulo Pepino, João Mendonça, Isabel Figueiredo e Augusto Souza. Patrícia Chalaça (ao centro).

Fortaleza - CE 03 de abril Reunião entre Projeto Casa da Criança e Abrigo Público Tia Júlia Reunião realizada no abrigo público Tia Julia com o objetivo de apresentar a parceria com a empresa TICKET para a implantação do Programa Cia dos Anjos. Nesta reunião estavam presentes Patrícia Chalaça, Valeska Menezes (Assistente Social do abrigo público Tia Julia) e Isabel Figueiredo (Franqueada Social do Ceará).

Isabel Figueiredo e Patrícia Chalaça com funcionárias do abrigo.

João Pessoa - PB 12 de abril

Reunião com Franqueada Social de João Pessoa

Maceió - AL 17 de abril Reunião com Secretaria de Saúde de Alagoas

Relatório de Atividades

Abril 2007

Visita de Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão (da Coordenação Nacional do Projeto Casa da Criança) para realizar reunião com a franqueada social de João Pessoa, Sandra Moura. Visita à unidade que será beneficiada (ala infantil do Hospital Napoleão Laureano) com objetivo de definir o cronograma de atuação do Projeto CASA DA CRIANÇA.

Estavam presentes nesta reunião Dr.César (responsável pela equipe de alta complexidade da Secretaria de Estado), Dr. João (responsável pelo Programa de Atenção ao Câncer na Secretaria de Estado), Roberto Mack e Vanusia (ambos do Instituto Ronald Mc Donald), Patrícia Ramalho (Projeto CASA DA CRIANÇA), Rosa e Márcia (Casa de apoio APALA, atendida em 2003 pelo Projeto CASA DA CRIANÇA). Esta reunião teve como principal objetivo divulgar o Projeto Casa da Criança como uma organização que vem contribuindo com o atendimento ao câncer infantil desde 2003 em Alagoas. O Instituto Ronald Mc Donald seu Parceiro que detém conhecimento sobre o cenário do câncer infantil no país e a Apala representando unidade que acolhe estes pacientes, objetivaram nesta reunião aproximar a Secretaria de Saúde a esta realidade, para que haja uma união de forças entre todos e assim possa haver uma melhor qualidade do atendimento a crianças e adolescentes com câncer no Estado. Ao mesmo tempo, foi solicitado apoio para credenciar a Ala Ambulatorial de Quimioterapia do Hospital do Açúcar (construído em 2006 pelo Projeto CASA DA CRIANÇA), ao SUS (Sistema único de Saúde).


Maceió - AL 18 de abril

Reunião no Hospital do Açúcar Objetivo: fortalecer o atendimento às crianças em tratamento de câncer no Estado e garantir o trabalho do ambulatório construído em Maceió-AL. Nesta reunião estavam presentes: a Diretoria do Hospital do Açúcar; Roberto Mack e Vanusia (do Instituto Ronald Mc Donald); Patrícia Chalaça, Marcelo Leão e Patrícia Ramalho (do Projeto CASA DA CRIANÇA); e Rosa (da APALA).

Maceió - AL

Representantes do Instituto Ronald e Projeto Casa da Criança se reúnem com a direção do Hospital do Açúcar.

18 de abril

Entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares O Projeto CASA DA CRIANÇA, representado em Maceió por Káthia Oliveira, Patrícia Ramalho e Maria Regina Gonçalves, levou o prêmio Zumbi dos Palmares na categoria Ação Social pela sua atuação na área de arquitetura-social no Brasil. Em Maceió o Projeto CASA DA CRIANÇA inaugurou a terceira unidade sendo esta última uma ala de quimioterapia no Hospital do Açúcar. Um júri seleto composto por jornalistas, médicos, políticos, empresários e colecionadores de arte, escolheu – dentre 30 indicados (pré-selecionados na redação da revista) – os vencedores da primeira edição do Troféu Zumbi dos Palmares, entregue pela revista Salada Magazine no último dia 18 de abril no Hotel Meliá. Dentre ONGs, entidades e profissionais liberais, dez projetos receberam a honraria, habilitados a receber este prêmio por desenvolver atividades de alcance social, cultural ou levar a marca alagoana além fronteiras. Foram premiadas pessoas e entidades nas áreas de Educação, Moda, Ação Social, Turismo, Cultura, Saúde, Gourmet, Business, Comunicação e Arquitetura. Patrícia

Recife - PE

Dia Accor por um Mundo Melhor Foi realizado o evento “Dia Accor por um Mundo Melhor” no abrigo Casa de Carolina. O objetivo foi desenvolver ações sociais em prol de crianças e jovens carentes gerando momentos de recreação e educação, distribuição de alimentos e outros produtos.

Crianças comem, assistem a teatrinho e à apresentação de dança e canto.

Relatório de Atividades

Abril 2007

21 de abril

Chalaça (presidente e fundadora do Projeto) e as Franqueadas Sociais de Alagoas (Káthia Oliveira e Patrícia Ramalho) recebendo o Prêmio.

O evento reuniu representantes da Accor no Recife, seus filhos, representantes do Projeto CASA DA CRIANÇA, da AUÇUBA (Organização não governamental sem fins lucrativos que filmou o evento) e alguns membros do Ária Social (que realizaram apresentação de canto e dança para as crianças). Este tipo de integração faz parte da proposta do Programa Cia dos Anjos, do qual a Ticket (empresa do grupo Accor) é colaboradora.

24 de abril

Reunião com Primeira Dama de Pernambuco Reunião de Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão com a Primeira Dama do Estado de Pernambuco, Renata Campos. Este encontro teve como principais objetivos apresentar o Projeto CASA DA CRIANÇA e oferecer ao Governo do Estado de Pernambuco, uma Parceria para implantação do Programa Cia dos Anjos neste Estado, através de tecnologia social própria que irá gerar melhor qualidade física (arquitetônica) nas unidades públicas e melhor qualidade no atendimento às crianças e adolescentes do Estado nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer arte e cultura. O início desta Parceria visa à implantação do Programa no abrigo público Casa de Carolina, sem custos para o Estado, fruto da Parceria com a TICKET (empresa do Grupo ACCOR).


Teresina - PI 22 de maio Acompanhamento da obra do Lar de Maria Lavínia Mata (Gerente Nacional das Franquias Soaiais) esteve em Teresina para acompanhar a obra Lar de Maria. Neste momento houve vários encontros com engenheiros, arquitetos, construtores, no intuito de direcionar as ações, bem como otimizar a obra. Aproveitando a oportunidade de estar na referida cidade, Lavínia concedeu entrevistas para rádio e televisão, fomentando, desta forma, que a sociedade Piauiense mobilize-se ainda mais com esta ação.

Lavínia de Petribú, Ivna Gadelha (franqueada), Carmem Campelo (diretora do Lar de Maria), Saiki Filho (Engenheiro da obra), Julio Medeiros (franqueado), Magali (tesoureira do Lar de Maria), Andrade Junior (franqueado) e Ligia Veras (franqueada).

Recife - PE 30 de maio Visita dos Franqueados Sociais e Coordenação Nacional ao Ária Social e ao Núcleo Social Nassau

Núcleo Social Nassau: Visita ao Núcleo Social Nassau. O escopo desta visita foi conhecer o trabalho mantido pelo grupo Nassau em prol das crianças e adolescentes desfavorecidas da região. Os Franqueados puderam observar oficinas de fabricação de papel reciclado, produção de caixas com este material e ainda de esculturas também feitas a partir do papel reaproveitado dos sacos de cimento e outros materiais. Influência à rede da franquia social no atendimento ao jovem: com estas visitas houve grande motivação, por parte dos Franqueados Sociais, no atendimento aos jovens de baixa renda. Os jovens narraram como suas vidas mudaram depois de serem beneficiados pelo Projeto. Assim, podemos constatar o benefício que projetos sociais como estes trazem para toda a sociedade. Jovens que viviam na rua há 5 anos, após integração ao Ária Social, hoje pensam em cursar universidade.

Relatório de Atividades

Maio 2007

Ária Social: Visita da equipe da Coordenação Nacional e dos franqueados sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA ao Ária Social. Esta visita teve como finalidade mostrar a consultoria prestada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA à formação daquela instituição, assim como constatar o admirável e eficiente trabalho desenvolvido pela equipe do Ária Social com os adolescentes participantes do Projeto. Houve a apresentação de canto e dança dos adolescentes beneficiados, todas as pessoas presentes a esta apresentação ficaram encantadas com o trabalho social desenvolvido pelo Ária Social.

Franqueados Sociais reunidos na frente da academia Ária Social

Franqueados Sociais observam alunos do Núcleo trabalhando nas oficinas


Maracaípe - PE 31 de maio Convenção Nacional do Projeto Casa da Criança Estiveram presentes, na Convenção Nacional do Projeto CASAS DA CRIANÇA de 2007, toda a Coordenação Nacional e os Franqueados Sociais representantes do Projeto CASA DA CRIANÇA de Teresina, Belém, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Cuiabá, Florianópolis e Poços de Caldas. Neste momento, teve-se a oportunidade de: Avaliar os resultados obtidos nestes oito anos de trabalho dedicados a crianças e adolescentes socialmente desfavorecidas em todas as esferas do Projeto CASA DA CRIANÇA; Atualização de aspectos administrativos referentes à profissionalização da sede nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, localizada em Recife; Planejamento das obras a serem realizadas nos anos 2008 e 2009. Foram reforçadas as necessidades nos diferentes tipos de atendimento à criança e ao adolescente e ainda foram propostas novas atuações visando um maior impacto social; Fortalecimento da atuação do Projeto CASA DA CRIANÇA na área da educação - Foi estabelecido conjuntamente com as franquias do Projeto CASA DA CRIANÇA um investimento social na área de educação para os próximos anos. A região do Nordeste será prioridade.

Da esquerda para a direita: Isabel Figueiredo (CE), Lílian Almeida (PA), João Mendonça (CE), Fátima Petrola (PA), Lóide Bonina (BA).

Franqueado do Ceará, Paulo Pepino e Franqueada Ana Paula Isensee de Santa Catarina (Blumenau).

Relatório de Atividades

Maio 2007

Programa Cia dos Anjos – será implantado o Programa Cia dos Anjos em 2007 em 05 unidades, das quais 04 no Estado de Pernambuco (abrigo público Casa de Carolina, Ária Social, Núcleo Social Nassau e Lar de Clara) e 01 no Ceará (Abrigo público Tia Júlia). O Programa será iniciado com o treinamento que acontecerá no mês de julho em Recife. Neste período serão capacitados funcionários das unidades. Este treinamento, viabilizado através da parceria firmada com a Ticket Serviços, do grupo ACCOR, possibilitará a troca de experiências entre as equipes de funcionários das diferentes instituições.

Franqueados dos estados de Sergipe, Ceará, Poços de Caldas, e João Pessoa assistem às palestras. Acima: Ana Paula Isensee (SC) e Lóide Bonina (BA).


Pontezinha - PE 16 de junho Pintando o Sete – Lar de Clara Foram reunidas crianças, filhas de arquitetos e construtores que participaram da reforma da nova sede do Lar de Clara, no sábado dia 16 de junho, para mais um Pintando o Sete. O Pintando o Sete é um evento que ocorre em todas as obras realizadas pelo Projeto Casa da Criança e proporciona um momento de integração das crianças com a causa social. Estiveram presentes arquitetos, construtores, numa bela ação solidária liderada pelas crianças. A mídia registrou este evento, resultando em matéria televisiva (NE TV – Rede Globo) disponível em nosso site. 19 de junho Inauguração do Lar de Clara

A creche, que já funcionava em um espaço em Piedade, atendendo a 112 crianças e 35 adolescentes, agora, com a nova sede em Pontezinha, município do Cabo, poderá atender a 350 crianças e adolescentes menos favorecidas da Região Metropolitana do Recife com aulas e atividades em ambientes adequados e estimulantes, além de possibilitar uma maior variedade de atividades educativas inclusive para os pais das crianças que vão à creche. A iniciativa foi liderada pelas arquitetas Cristina Melo, Wanuyre Berardo e Virginie Marques e pela advogada Sílvia Marques.

Relatório de Atividades

Junho 2007

A nova sede do Lar de Clara, creche atendida pelo Projeto CASA DA CRIANÇA, foi inaugurada no último dia 19, numa solenidade que marcou o final de 10 meses de obras.

Teresina - PI 23 de junho Pintando o Sete – Lar de Maria O Lar de Maria, casa de apoio a crianças com câncer em Teresina, recebeu as crianças filhas de arquitetos, construtores e outros participantes, para o evento promovido em todas as reformas: Pintando o Sete. O Lar de Maria será a 30ª unidade atendida pelo Projeto CASA DA CRIANÇA; a ação está sendo coordenada pelos Franqueados Sociais de Teresina, Ivna Gadelha, Júlio Medeiros, Raimundo Andrade e Lígia Veras.


Recife-PE 17, 18, 19 de julho Treinamento do Programa Cia dos Anjos Foi realizado o Treinamento Programa Cia dos Anjos - Mobilização de Parcerias que tem por objetivo mobilizar a iniciativa privada para oferecer serviços gratuitos às crianças e adolescentes das unidades atendidas pelo Projeto Casa da Criança em todas as regiões do Brasil. O Programa visa capacitar as equipes de profissionais das unidades para promover um melhor atendimento às crianças e adolescentes através da captação de parcerias que visam proporcionar a manutenção física da unidade e serviços de atendimentos complementares nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, arte e cultura.

Relatório de Atividades

Julho 2007

O treinamento aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho, em Recife, no Hotel Vila Rica (patrocinador do evento junto à CANAL 1), e teve como participantes 04 unidades de Pernambuco: o abrigo público Casa de Carolina (reformado em 1999), o Núcleo Social Nassau (unidade construída em 2004), o Lar de Clara (unidade reformada em 2007) e o Ária Social (programa que recebe consultoria do Projeto CASA DA CRIANÇA) e 01 unidade do Ceará a unidade governamental Abrigo Tia Júlia (reformado em 2002).

O Treinamento foi viabilizado através da parceria com a Ticket Serviços do Grupo ACCOR, Brasil.


Idiomas & Interc창mbio


Recife - PE 06 de novembro Evento ACCOR Patrícia Chalaça (presidente do Projeto CASA DA CRIANÇA) e Lavínia Petribú (gerente Nacional das Franquias Sociais) estiveram presentes no evento da ACCOR em Recife. Momento em que Carla Beira, diretora do Instituto ACCOR, apresentou a proposta do Programa “Dia ACCOR por um mundo melhor”, como também outras ações sociais desenvolvidas pelo grupo ACCOR e referendou a importância da ação do Projeto CASA DA CRIANÇA e do orgulho em ser parceiro-colaborador deste Projeto. Este evento contou com a presença de diversos parceiros e colaboradores do referido grupo.

Olinda - PE 07, 08 e 09 de novembro Encontro de líderes-parceiros AVINA Nordeste

Grupo de Líderes Parceiros reunidos.

Relatório de Atividades

Novembro 2007

Entre os dias 07 e 09 de novembro aconteceu em Olinda (PE) o Encontro de Líderes-parceiros AVINA Nordeste. O Projeto CASA DA CRIANÇA foi representado pela sua presidente e fundadora, Patrícia Chalaça, e por Lavínia Petribú, Gerente nacional das Franquias Sociais. A AVINA contribui para o desenvolvimento sustentável da América Latina, incentivando a construção de laços de confiança e parcerias frutíferas entre líderes sociais e empresariais, articulando agendas de ação compartilhadas. O objetivo principal do encontro foi proporcionar espaços de diálogo entre os parceiros, buscando socializar, entre os parceiros, as experiências de cada um em ações compartilhadas. Foram apresentadas duas experiências de projetos dirigidos por líderesparceiros em Pernambuco, o Programa de Centros Experimentais de Ensino Médio (CEEM) do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação, organização fundada pelo líder-parceiro Bruno Silveira, e PRÓ-RECIFE, cooperativa de catadores de material reciclável apoiada e assessorada pelo PANGEA, organização dirigida pelo líder-parceiro Antônio Bunchaft. O objetivo da visita foi compartilhar a abordagem estratégica e as experiências em ações compartilhadas de cada um deles.

Visita ao Pró-Recife: criado por um ex-catador de lixo que se tornou líder-parceiro AVINA.

A AVINA é uma organização que apóia líderesparceiros na América Latina e suas organizações sem fins-lucrativos. Patrícia Chalaça é líderparceira AVINA desde 2004.


Teresina - PI 13 de novembro 30ª unidade inaugurada: Lar de Maria Em 13 de novembro foi inaugurada a 30ª unidade do Projeto CASA DA CRIANÇA, o Lar de Maria, casa de apoio a crianças com câncer, reunindo importantes figuras da sociedade Piauiense, como o Prefeito Sílvio Mendes. Esta é a segunda ação realizada pelo Projeto no Estado (em 2004 foi inaugurado o Lar da Criança Maria João de Deus, que acolhe crianças vítimas de maus-tratos). Após ser erguida pela RFCC-PI (Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí), a nova sede, indicada pelo Instituto Ronald Mc Donald (Parceiro Máster do Projeto no combate ao câncer infanto-juvenil), recebeu o apoio do Projeto CASA DA CRIANÇA para realizar a humanização da ala infantil (uma área de 800 m²), além de contribuir com produtos necessários à realização das demais alas através da sua rede de patrocinadores e empresas parceiras. O novo Lar de Maria passa a ter capacidade para hospedar 48 crianças e seus acompanhantes, além de atender a 200 crianças em tratamento de câncer, triplicando o número de atendimentos e oferecendo apoio aos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

Arquitetos presentes na Inauguração

Recife - PE 20 de novembro Reunião com Franqueada Social de João Pessoa A franqueada social de João Pessoa, Sandra Moura, esteve na Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, em Recife, para reunir-se com Patrícia Chalaça e Lavínia Petribu. Neste encontro foram abordadas as questões relacionadas à humanização da ala infantil do Hospital Napoleão Laureano – PB, a exemplo do cronograma e direcionamento geral referente a esta ação a ser lançada no início do ano de 2008.

Relatório de Atividades

Novembro 2007

Ambientes humanizados pelo Projeto CASA DA CRIANÇA

Recife - PE 20 e 21 de novembro Fortalecimento do Programa Cia dos Anjos Foi apresentado por Lavínia Petribu (gerente Nacional do Programa Cia dos Anjos), acompanhada por Simone Avellar (assessora da presidente) e Laura Cavalcanti (Coordenadora de Comunicação), no abrigo público Casa de Carolina, em Recife, o Programa Cia dos Anjos aos funcionários desta unidade. Momento em que foi transmitido o conteúdo do Manual Cia dos Anjos – Mobilização de Parceria, com o objetivo de disseminar este Programa a todos aqueles que lidam com as crianças atendidas no abrigo. Após este encontro, os funcionários estarão realizando reuniões internas para dar inicio as atividades propostas neste Programa: mobilização de parcerias nas áreas de saúde, educação, lazer, arte e cultura, capitação de produtos e manutenção.


Teresina - PI 05 de dezembro Festa das Crianças no Lar de Maria Momento de muita emoção: as crianças atendidas na Casa de Apoio ao tratamento de câncer, Lar de Maria, conhecem as novas instalações. A obra desta nova sede foi executada pela própria instituição, ficando o Projeto CASA DA CRIANÇA com a humanização de uma área de 800 m². O colorido e a ludicidade dos ambientes emocionou a todos os presentes, dentre eles os franqueados sociais de Teresina, colaboradores, construtores e voluntários.

Recife - PE 06 de dezembro Reunião com a Ticket

Recife - PE 07 de dezembro Mobilização de Parcerias Estão sendo realizadas reuniões com voluntários da área de saúde, a exemplo de dentistas, que começarão o atendimento às crianças do abrigo Casa de Carolina no mês de dezembro, como proposta descrita no Manual Cia dos Anjos – Mobilização de Parcerias.

Relatório de Atividades

Dezembro 2007

Patrícia Chalaça reuniu-se com Lais da ACCOR em Recife – PE, momento em que foram entregues o Relatório de Atividades do Projeto CASA DA CRIANÇA e um CD de apresentação do trabalho desenvolvido no ano 2007, fruto da parceria com a TICKET.

Fortaleza - CE 08 de dezembro Comemoração 01 ano Construção Casa do Menino Jesus Para comemorar um ano da construção da Casa do Menino Jesus, em Fortaleza, os franqueados sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA, Paulo Pepino, Isabel Figueredo, André Verçosa, João Mendonça e Augusto Souza, juntamente com a irmã Maria Conceição Albuquerque organizaram uma missa para celebrar esta data. Após este momento de agradecimento às ações do Projeto, houve uma festa com as crianças para comemorar o Natal, momento em que os franqueados puderam constatar a excelente conservação das dependências da Casa do Menino Jesus construídas e reformadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA. Crianças comemoram o aniversário de 01 ano da construção da nova casa.

Relatório de Atividades 2007  
Advertisement