Page 1

Relatório de Atividades

Janeiro - 2006

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais MACEIÓ - AL (19 e 20 de Janeiro) Visita de acompanhamento realizada em 19 e 20 de Janeiro. Estava em fase final a obra da construção do Ambulatório de Oncologia do Hospital do Açúcar. O ambulatório é o local onde as crianças e adolescentes recebem a quimioterapia, é uma continuidade do trabalho realizado em 2003, quando o Projeto CASA DA CRIANÇA reformou a Casa de Apoio APALA, que acolhe crianças vindas do interior do Estado para tratamento. Esta unidade foi totalmente construída (edificação de 500,00 m²) pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em parceria com o Sinduscon-AL que doou a mão de obra e a rede de Patrocinadores Nacionais e Locais. Neste local as crianças e adolescentes recebem tratamento quimioterápico, atendimento médico, acompanhamento social e psicológico, e realizam atividades complementares educacionais e lúdicas. Esta é a terceira unidade de atuação do Projeto CASA DA CRIANÇA na cidade de Maceió, sendo a primeira realizada em parceria com o Instituto Ronald McDonald no combate ao câncer infantojuvenil.

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Fevereiro - 2006

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais BLUMENAU - SC (01 e 02 de Fevereiro) Centro Educacional Infanto-Juvenil São Roque. Realização da obra de agosto de 2005 a abril de 2006. Atendimento a crianças em sistema de creche e adolescentes no horário oposto a escola para atividades complementares. A instituição que anteriormente dispunha de 400m² de área construída, foi ampliada para 1.300m² de área. Abaixo fotos da visita de supervisão da obra, realizada por Marcelo Souza Leão, coordenador nacional de obras (vice-presidente do Projeto) em 02 de Fevereiro de 2006:

Marcelo Souza Leão (ao centro) ao lado dos Franqueados Sociais de Blumenau: Adalberto Silva, Roberto Reichert, Vilma Karsten e Ana Paula Isensee.

Ana Paula Isensee (franqueada Social Blumenau) na obra e, ao lado detalhe de uma das fachadas.

Ambiente em fase de acabamento.

Fortalecimento da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA – Reunião com Parceiros e Patrocinadores

Relatório de Atividades – ano 2006


São Paulo – SP (01, 02 e 03 de fevereiro). Dias 01e 02 de fevereiro Patrícia Chalaça realizou visita a: • •

• •

BM&F - Maria Luiza - Fortalecimento da parceria com a BM&F (Momento que foi entregue o relatório financeiro 2005 da rubrica patrocinada pela BM&F, com respectivas notas fiscais e apresentação da Atuação 2006 do Projeto CASA DA CRIANÇA); CITIBANK - Maria Oliviere – Primeira visita a este banco que atua no social através do Citiesperança e Citigrup, um atende através de iniciativas dos próprios funcionários e o outro atende a atividades do Instituto do próprio banco. Possível parceiro para o Cia. dos Anjos através de envolvimento por cidade junto aos colaboradores do banco; BOVESPA - assessor da Presidência - Primeira visita. Apresentação geral do Projeto; CORAL –Camila Morales – Primeira Visita. Evidenciou que houve troca de diretoria, e dificuldades em aprovar o material.

São Paulo – No dia 03 de fevereiro Patrícia Chalaça realizou visita juntamente com Marcelo Souza Leão a: • •

ALCANTARA MACHADO – Toninho e Jéferson - Assuntos sobre o FNICS – Fórum Nacional da Indústria da Construção Social 2006 (fora de São Paulo) e 2007 na FEICON; PREFEITURA DE SÃO PAULO - Lúcia Fáviro e Gleuda - Pretendem atender a 312 unidades com idades entre 06 e 24 anos, pós-escola, e ainda atender o Núcleo de Proteção (atende adolescentes em conflito com a Lei), 13 unidades – 980 jovens. Troca de experiência e avaliação de meios colaborativos. O Projeto CASA DA CRIANÇA sempre explicitando seu papel de contribuir com as políticas públicas não por via dos partidos e sim pela causa, o que vem permitindo uma nova visão entre as unidades atendidas dos diferentes Governos.

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais BELÉM - PA (07 e 08 de fevereiro) Esta unidade que tem como mantenedora o Governo do Estado do Pará, é um exemplo concreto de união entre Primeiro, Segundo e Terceiro Setor. Influenciando políticas públicas, o Projeto CASA DA CRIANÇA, solicitou ao Governo do Estado do Pará que realizasse a capacitação dos funcionários da Instituição para receberem o abrigo com suas novas instalações e atividades desenvolvidas. O Projeto CASA DA CRIANÇA, por sua vez, se responsabilizou em realizar a reforma física, incluindo uma ampliação da área edificada com a construção do Centro de Reabilitação, permitindo beneficiar um maior número de crianças, pois além de atender as do abrigo (crianças especiais - órfãs vítimas do abandono e ou maus tratos) o Centro de Reabilitação permitirá integrar ao atendimento mais de 300 crianças e adolescentes da comunidade, portadores de necessidades especiais, que moram com suas famílias e também precisam do tratamento.

Em 08 de fevereiro – Visita de Patrícia Chalaça (Fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA) a obra do EAPE junto com a Vice Governadora do Pará Valéria Pires e as franqueadas sociais - PA.

Relatório de Atividades – ano 2006


Grupo de Franqueadas sociais, Patrícia Chalaça e Valéria Pires (vice-governadora do Pará)

Patrícia Chalaça com Roberta Frigeri (Franqueada Social-PA)

Nestas fotos, detalhes da estrutura da coberta.

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais TERESINA - PI – (09 e 10 de Fevereiro) Visita em 09 e 10 de Fevereiro para acompanhar o atendimento da unidade reformada em 2004 e inaugurada em março de 2005, o abrigo Lar de Maria João de Deus, do Governo do Estado do Piauí.

A seguir imagens do arquivo do Projeto CASA DA CRIANÇA: 2005. Crianças do abrigo Lar Maria João de Deus antes de receberem a casa reformada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA:

Relatório de Atividades – ano 2006


Ambientes da Instituição antes da Intervenção

Antes da reforma: Patrícia Chalaça e Ivna Gadelha visitam a Cozinha e o Refeitório.

Abaixo fotos da instituição já reformada na visita de acompanhamento realizada em 09 de fevereiro/2006:

Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão (Fundadores, presidente e vice-presidente respectivamente) ao lado das crianças na casa de boneca. Ao lado Professora em sala de aula.

Relatório de Atividades – ano 2006


No mesmo dia, Patrícia Chalaça com Ivna Gadelha (Franqueada Social-PI) e funcionária da unidade no pátio central. Ao lado, criança em sala de aula.

Ivna Gadelha e Patrícia Chalaça na recepção do abrigo. Ao lado, Patrícia no berçário.

Ainda em Teresina, em 09.02, em reunião com a presença do Instituto Ronald McDonald, foi confirmado o apoio do Projeto CASA DA CRIANÇA à Casa de Apoio Lar de Maria C.A.C.C. Esta instituição está construindo uma nova edificação e o Projeto CASA DA CRIANÇA fará a humanização da área de atendimento às crianças e adolescentes em tratamento ao câncer (área aproximada de 800 m²).

Ivna Gadelha (Franqueada Social do Projeto CASA DA CRIANÇA, Patrícia Chalaça, Marcelo Souza Leão e Carmem (diretora da Casa de Apoio Lar de Maria.

Relatório de Atividades – ano 2006

À direita: Andrade Júnior (Franqueado Social do Projeto CASA DA CRIANÇA), Roberto Mack e Vanúsia Castro (Instituto Ronald McDonald).


Abaixo fotos da instituição que será beneficiada, o Lar de Maria em visita realizada anteriormente a esta reunião por Patrícia Chalaça e Patrícia Mayer (consultora do Projeto CASA DA CRIANÇA):

Patrícia Chalaça e Patrícia Mayer (Assistente do Projeto) com crianças na casa de apoio

Chalaça com Jaqueline que se recupera de uma mutilação do membro inferior ouvindo música sertaneja e sorrindo o riso da infância... Uma lição de vida!

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais PORTO ALEGRE – RS (15 a 17 de fevereiro) Foi confirmado, em reunião realizada em 17 de fevereiro, o atendimento a Clínica Esperança, abrigo este de crianças órfãs, vítimas do abandono e / ou maus tratos e portadoras do vírus HIV. A instituição está em fase de análise legal (recebimento de RGI do imóvel, certidões da entidade...) e, paralelamente, o grupo de franqueados sociais estão consolidando as parcerias necessárias à implantação do Projeto, a exemplo da mão-de-obra e passagens aéreas (necessárias ao acompanhamento das obras por parte da coordenação nacional), assim que confirmado, realizaremos o lançamento do Projeto. A unidade está concluindo a construção de uma nova edificação e o Projeto fará o acabamento e humanização do abrigo (850,00m² de área).

Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça (fundadores, vice-presidente e presidente respectivamente do Projeto CASA DA CRIANÇA), em reunião no Abrigo Clínica Esperança.

Relatório de Atividades – ano 2006

Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça com os Franqueados Sociais de Porto Alegre Mário César Sperb e Tanara Manea.


Foto da obra que está sendo construída pelo próprio abrigo, o qual Projeto CASA DA CRIANÇA fará o acabamento e humanização. A construção fica ao lado do abrigo que pode ser visto da obra.

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Março - 2006

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA – Inauguração CUIABÁ - MT (23 e 24 de março) Obra realizada no período de agosto de 2005 a março de 2006 (660 m² de área). A Ala de Pediatria Oncológica do Hospital do Câncer do Mato Grosso ganhou espaços lúdicos, aconchegantes e funcionais, inaugurados em 24 de março de 2006.

Ala onde as crianças estavam antes da reforma

Abaixo a unidade reformada:

Grupo de arquitetos que realizaram o trabalho. Ao lado uma mãe com sua filha conhecendo a nova Ala de internação (ao fundo as arquitetas responsáveis por este ambiente).

Patrícia Chalaça com Emily Ayoub (Franqueada Social-MT). Roberto Mack (Instituto Ronald McDonald), Patrícia Chalaça com criança atendida, arquiteta de Cuiabá e Marcelo Souza Leão.

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Abril - 2006

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais VITÓRIA - ES (04 de abril) Esta visita foi realizada por Marcelo Souza Leão que participou de reuniões com profissionais interessados na franquia social do Projeto. Foi indicada a unidade pelo Instituto Ronald McDonald, e realizada vistoria das unidades de câncer na cidade de Vitória: duas casas de apoio (uma atende a crianças outra adolescentes) e o Hospital. As visitas foram realizadas por Marcelo juntamente com Tânia (assistente social), Patrícia (arquiteta), Renato (engenheiro) e duas diretoras da ACCACI. Foi identificado que a ACCACI (Casa de apoio) tem grande poder mobilizador, tendo já arrecadado em campanhas próprias R$ 410.000,00 quatrocentos e dez mil reais investidos na compra do terreno; de 2001 a 2005 captou para a obra com o recurso do McDia Feliz R$ 1.800.000,00; em 2006 firmou parceria com o Governo do Estado no valor de R$ 900.000,00 para conclusão das obras (acabamento), valor este que será disponibilizado de acordo com etapas da obra. Mobilização: conseguiram junto a poucos fornecedores descontos especiais dentre eles: CELITE, FABRIMAR, VIDROMINAS, e ATLAS. Para 2ª etapa da obra já possui caixa R$ 367.000,00 para compra do mobiliário. O Projeto CASA DA CRIANÇA identificou que esta instituição não precisa da nossa mobilização, que deve ser focada a outra unidade mais carente e ressalta o quanto é positivo identificarmos outras ações articuladas. Quanto à visita realizada ao Hospital, foi identificado que este se encontra em transição, pois o Governo está realizando o projeto para construção do novo hospital, que levará pelo menos 3 anos para sua conclusão. Atualmente o ambulatório encontrasse em péssimas condições de funcionamento, todos os ambientes, inclusive as salas de atendimento estão com umidade, às paredes com mofo e principalmente a sala de quimioterapia. O Projeto CASA DA CRIANÇA sugeriu que Tânia entrasse em contato com a direção do hospital e com a construtora que esta realizando a casa de apoio para reformarem rapidamente as salas de atendimento. Sugerimos ainda que utilizassem um produto da empresa 3M que é usado nas paredes com umidade vindas da base, que é o caso. É de extrema importância que seja primeiro dado a oportunidade do tratamento e na seqüência o acolhimento, neste caso o processo se inverteu, porém foram conduzidos a dedicarem-se efetivamente a essas melhorias no Hospital.

Relatório de Atividades – ano 2006


Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais MACEIÓ - AL (05 de abril) Visita de acompanhamento à obra realizada em 05 de abril. Esta visita foi realizada por Marcelo Souza Leão que participou de reuniões com as franqueadas sociais, com a diretoria do Hospital do Açúcar e ainda com a Construtora responsável pela obra. Abaixo, fotos das fachadas já com revestimento:

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Inauguração BLUMENAU - SC (11 de abril) O Centro Educacional Infanto-juvenil São Roque abriu as portas ao público mostrando o resultado da reforma. Abaixo, fotos de alguns ambientes no dia da inauguração 11 de abril:

No momento da inauguração Patrícia Chalaça, ao lado dos Franqueados Sociais: Adalberto Silva, Vilma Karsten, Victor Faria, Ana Paula Isensee e Roberto Reichert.

Relatório de Atividades – ano 2006


Continuação dos ambientes inaugurados em BLUMENAU - SC (11 de Abril)

Berçário

Biblioteca e sala de computação

Lactário

Comunicação

Relatório de Atividades – ano 2006

Sala de aula

Sala de aula

Brinquedoteca


Realização da Revista BRASIL SOCIAL Criada com objetivo de fomentar o interesse e conhecimento das questões relacionadas ao Terceiro Setor, bem como divulgar as ações do Projeto CASA DA CRIANÇA em âmbito nacional. O primeiro exemplar foi produzido no período de Janeiro a Março, sendo publicado em Abril deste ano, com tiragem de sete mil exemplares e futuras edições previstas a serem publicadas semestralmente. Eventos diversos Porto Alegre – RS (19 de abril) Leilão de Ovos de Avestruz - Criado com intuito de mobilizar a sociedade de Porto Alegre, foram leiloados ovos de avestruzes pintados por representantes de diversas classes (empresários, artistas plásticos, médicos, arquitetos, dentre outros) onde a renda será revertida para a obra da Clínica Esperança.

Dentre os participantes, Daniela Mercury (na foto com Mário Cezar Sperb – Franqueado Social – Porto Alegre). A direita, os Franqueados Sociais de Porto Alegre no dia do Evento com os Ovos produzidos ao fundo (arquiteto Mário Cezar Sperb, empresária Tanara Manea e também arquiteto, Carlos Alberto Peixoto).

Fortalecimento da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Convenção Nacional Recife – PE (26 a 28 de abril) Realizada nos dias 26, 27 e 28 de Abril, em Maracaípe-PE, com a participação dos Franqueados Sociais do Projeto, representando todas as cidades onde atuamos e a equipe que compõe a Coordenação Nacional. Contamos ainda com a presença do Sr. Francisco Neves (superintendente do Instituto Ronald McDonald) o qual palestrou sobre o combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil. A Convenção Nacional é um momento de suma importância ao desenvolvimento do Projeto, onde a integração e as trocas de experiências permitem o fortalecimento do Projeto a cada ano, através de sugestões a serem acrescidas a Franquia Social do Projeto CASA DA CRIANÇA, avaliação dos Impactos em cada uma das cidades e nacionalmente permitindo a construção conjunta das atividades a serem implementadas a cada ano.

Na Convenção também são apresentadas às ações que a Coordenação Nacional estará desenvolvendo ao longo do ano vigente para conhecimento por parte dos Franqueados Sociais

Relatório de Atividades – ano 2006


das ações em território nacional, a exemplo: Cia dos Anjos, Manual de Atendimento ao Câncer Infanto-Juvenil, Fórum Nacional da Indústria da Construção Social, Comunicação e Eventos, Imprensa, etc. Enfim, é um momento de amadurecimento e fortalecimento para toda a família do Projeto CASA DA CRIANÇA.

Sr. Francisco Neves - Superintendente do Instituto Ronald McDonald palestrando

Franqueados Sociais no momento da Convenção 2006

Momentos de troca de experiências em atividades externas:

Andrade Júnior (PI), André Verçosa (CE), Fátima

Carla (PE), Ana Paula (SC), Rosana (SC), Roberta

Petrola (PA), Ledada Oliveira (SP), Emily Ayoub Lavínia (PE), Aninha, Kainara Sandra foi Implementação Tecnologia COMMUNIS - Durante (PA), a Convenção Nacional do eProjeto, (MT) e Vagner Giglio (M). Moura (PB), Roberto e Paulo Pepino proferido treinamento do Programa Communis, uma tecnologia digital, (SC) ferramenta de (CE). imensa importância para o avanço da comunicação virtual em tempo integral a nível nacional.

Relatório de Atividades – ano 2006


Acima, Henrique da empresa FACILIT que doou ao Projeto CASA DA CRIANÇA o Sistema Communis.

Filmagem da campanha nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA (VT) - Ainda no período da Convenção, foi realizada a filmagem do VT Nacional do Projeto, o qual será veiculado pela televisão (campanha que está sendo produzida).

Gravação do VT Nacional - os franqueados representam suas cidades através da camisa com a respectiva bandeira do Estado.

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades – ano 2006

Maio - 2006


Fortalecimento da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA – Núcleo de Tecnologia RECIFE - PE (maio de 2006) Realização da VI Edição da Franquia Social do Projeto CASA DA CRIANÇA O Núcleo de Tecnologia Social do Projeto CASA DA CRIANÇA aprimorou a Franquia Social, um KIT disponibilizado aos franqueados Sociais contendo: livro da Franquia Social, Manual de Comunicação Visual, Cd aplicativos, Cd jurídico, Cd de jornalismo. Baseado neste material, as franquias sociais desenvolvem suas atividades em âmbito nacional seguindo os mesmos conceitos e linguagem. Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA – Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais ARACAJU - SE (09 de maio) Confirmado apoio do Projeto CASA DA CRIANÇA ao Hospital Governador João Alves Filho que terá humanização da Ala Infantil Oncológica. A definição ocorreu em reunião realizada em 09/05 em Aracaju-SE com a presença de Marcelo Souza Leão, momento em que houve uma visita ao Hospital e foram realizadas reuniões com franqueados sociais deste Estado. A área a ser trabalhada possui 200m².

Fotos do Hospital no estado atual

Também foi realizada visita ao Abrigo Cristo Redentor, que está sob análise para ser a próxima unidade a ser atendida pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em Aracaju.

Acima Marcelo Souza Leão com os arquitetos Franqueados Sociais de Aracaju Rui, Leila e Káthia.

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA – Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais

Relatório de Atividades – ano 2006


JOÃO PESSOA – PB (09 de maio) Em visita realizada por Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão, acompanhados pela Franqueada Social deste Estado, Sandra Moura, foi confirmado apoio do Projeto CASA DA CRIANÇA ao abrigo de meninas órfãs, vítimas do abandono e/ou maus tratos (Abrigo Dom Ulrico), em reunião realizada nesta cidade.

Refeitório atualmente

Detalhe das meninas almoçando

Atual Dormitório

Banheiro das meninas

Terreno, para casas lar

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais

Relatório de Atividades – ano 2006


FORTALEZA - CE (19 de maio) Registro do atual estágio da construção da Casa de Apoio do Menino Jesus. Esta “Casa de Apoio” oferece atendimento a crianças e adolescentes, bem como suas famílias, quando as crianças recebem alta hospitalar e precisam permanecer na cidade para a continuidade do tratamento de quimioterapia. A obra que está sendo erguida tem 1.600,00m² de área. Abaixo fotos da obra que está sendo realizada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em Parceria com o SINDUSCON-CE (Sindicato da Indústria da Construção - Ceará)

Fotos aéreas da obra

Detalhe da preparação para a concretagem de uma das vigas (forma)

Participação em Seminários Congressos e Feiras - GIFE CURITIBA - PR (24 a 26 de maio) Patrícia Chalaça participou do Congresso GIFE realizado em Curitiba. Nesta oportunidade realizou reunião com troca de experiência com Clóvis Borges, fundador Presidente do SPVS (Sociedade de Pesquisa e Vida Selvagem), uma organização Social que atua no meio ambiente. Teve a oportunidade de encontrar Célia Cruz da Ashoka e David Boristain – escritor americano do livro "Como mudar o mundo" que traduz o empreendedorismo social dos fellows Ashoka. (Patrícia Chalaça é fellow Ashoka).

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Lançamento RECIFE - PE (31 de maio)

Relatório de Atividades – ano 2006


Realizado o lançamento do Projeto CASA DA CRIANÇA, momento de envolvimento com arquitetos, construtores e empresários. A unidade a ser beneficiada é o Lar de Clara, a qual oferece atendimento Infanto-juvenil em sistema de creche, e a adolescentes no horário oposto a escola para atividades complementares. A instituição ganhou um terreno em Pontezinha, Município do Cabo, assim a atual sede será transferida para esta área de 1.500,00 m², O projeto atual contempla: consultório médico e odontológico, 10 salas de aulas (desde o maternal até a 4ª série), sala de reforço escolar, sala para alfabetização de adultos, biblioteca, sala de contos e leitura, sala de dramatização, brinquedoteca, oficina de artes, pintura, escultura, artesanato e papel reciclado, dentre outros.

Visitando a atual sede do Lar de Clara: Patrícia Chalaça, ao lado das Franqueadas Sociais Sílvia Marques e Wanuyre.Berardo.

Abaixo alguns momentos do Lançamento em 31 de maio, na loja da empresa Patrocinadora Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA desde 1999: FLORENSE-

Público presente no evento: arquitetos, decoradores, empresários, construtores, patrocinadores locais e nacionais, dentre outros.

Detalhe do banner (padrão 1,25x3,37), no qual consta as logos dos parceiros, Patrocinadores Nacionais, Colaboradores e Apoio institucionais, presente em todos os Relatório de Atividades eventos.

Relatório de Atividades – ano 2006

Patrícia Chalaça, Tatiana Marques (cerimonial) e, em segundo plano as franqueadas Recife (Sílvia Marques, Cristina Melo, Wanuyre Berardo e Virginie Junho - 2006 Marques.


Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais FLORIANÓPOLIS – SC (12 de junho) Iniciada a obra da Sociedade João Paulo II, a qual oferece atendimento a crianças em sistema de creche e adolescentes no horário oposto a escola para atividades complementares. A obra possui 750m² de área.

Fotos da obra em 12/06

Marcelo Souza Leão, Ana Paula Isensee em reunião.

Visita realizada por Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão com a Irmã Neves – fundadora da instituição João Paulo Segundo.

A direita, Patrícia Chalaça, Irmã Neves, Cristina Piazza e Juliano Ambini (ambos franqueados deste Estado), Marcelo Souza Leão, Ana Paula Isensee (franqueada Bumenau) reunidos analisando detalhes operacionais da obra

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Aniversário das unidades reformadas

Relatório de Atividades – ano 2006


POÇOS DE CALDAS - MG (13 de junho) Comemoração do primeiro ano de reforma do Centro de Educação Infantil Rouxinol Crianças da creche participando da comemoração do primeiro ano da reforma. Festa organizada pelos Franqueados Sociais desta cidade que comemoraram este momento junto com muitos dos patrocinadores, construtores e arquitetos.

A tão esperada hora do “parabéns”!

Fortalecimento da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Treinamento RECIFE - PE (14 a 16 de junho) Treinamento da Franquia Social - Realizado no Recife (Grand Hotel Dorisol) para profissionais das cidades de Teresina, João Pessoa, Recife e Aracaju. O Treinamento da Franquia Social é realizado anualmente e tem como objetivo treinar e capacitar equipes que após avaliação passam a representar o Projeto CASA DA CRIANÇA como Franqueados Sociais nos diferentes Estados. Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA – Pintando o Sete BELÉM - PA (15 de junho) Pintando o Sete, no EAPE - Evento que faz parte do cronograma oficial do Projeto criado com intuito de fomentar / despertar a consciência social nas crianças, as quais estas normalmente são filhos e sobrinhos dos arquitetos, decoradores, patrocinadores locais e nacionais. Acontece normalmente quinze dias antes da inauguração da instituição.

Relatório de Atividades – ano 2006


Grupo de arquitetos, artistas plásticos e convidados que participaram deste evento.

Arquiteto com sua filha

As crianças orgulhosas dos seus desenhos

Alegria da criançada

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA – Inauguração BELÉM - PA (29 de junho) INAUGURAÇÃO - Inaugurada a obra realizada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA no Abrigo EAPE (Espaço de Acolhimento Provisório Especial).

Sala de Fisioterapia antes da reforma

Relatório de Atividades – ano 2006

Sala de Fisioterapia reformada


Dormitório das meninas antes da reforma

Na piscina construída para tratamento fisioterápico. Marcelo Souza Leão, Patrícia Chalaça com as franqueadas sociais Conceição Barbosa e Roberta Ferreira

Dormitório das meninas reformado

O banheiro das crianças.

No momento da Inauguração:

Grupo de Arquitetos que realizaram a obra do EAPE com Franqueadas Sociais-PA (Beth, Fátima, Lílian, Roberta e Conceição), Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão.

Relatório de Atividades – ano 2006


Patrícia Chalaça, Lílian Almeida, Roberta Ferreira, Fátima Petrola e Elizabeth Grunvald (Franqueadas Sociais-PA) e Valéria Pires Franco (Vice-Governadora do Pará).

Vilmos Grunvald (Secretário Especial de Produçao do Estado do Pará), Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça e Valéria Pires Franco (Vice-governadora do Estado do Pará).

* O Projeto CASA DA CRIANÇA não possui vínculo político e nem pretende cumprir o papel do Estado, mas acredita que é através da união entre organizações do terceiro setor, setor privado e governamental que construiremos mais rapidamente um Brasil mais justo.

Primeiro plano: Marcelo Souza Leão, Patrícia Chalaça, Fátima Petrola e Roberta Ferreira Segundo plano: Paulo Pepino, Lavínia Petribú, Elizabeth Grunvald, Mário César Sperb, Lilian Almeida, Conceição Pinto (franqueada Belém) e Rosana Cervo

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Setembro - 2006

Fortalecimento da Rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Reunião de Planejamento Estratégico RECIFE – PE (04 de Setembro) REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO Projeto CASA DA CRIANÇA Foi realizada em 04 de Setembro a reunião de Planejamento Estratégico com a equipe da Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA: Patrícia Chalaça (Presidente), Marcelo Souza Leão (Vice-Presidente), Lavínia da Mata (Gerente de Franquias Sociais), Alberto Moreira (Diretor Administrativo Financeiro), Carla Melo (Assistente Técnica) e Ana Cicília Monteiro (Assessora da Presidência). Participaram ainda as Franqueadas Sociais do Projeto: Ivna Gadelha (Franqueada Social Teresina e Assessora no Programa Cia dos Anjos) e Isabel Figueiredo (Franqueada Social Fortaleza e integrante do Conselho Consultivo). Dentre os assuntos tratados entre a equipe, foram avaliadas as competências centrais do Projeto CASA DA CRIANÇA e os fatores críticos de sucesso dentro de cada uma dessas competências, avaliando em cada uma delas o impacto social e a parte relacionada à gestão e logística de comunicação e custos operacionais, para que possamos melhor desenvolver as ações em 2007. Também foram avaliados os pontos fortes e fracos, onde para cada competência do Projeto CASA DA CRIANÇA foi identificada sugestões e oportunidades para que possamos melhorar cada uma dessas ações. Com base nessa análise das competências centrais bem como dos pontos fortes e fracos e das sugestões que surgiram no decorrer da reunião, foi traçado um direcionamento de objetivos e metas de 2007 a 2009 quando o Projeto CASA DA CRIANÇA completará 10 anos.

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Inauguração FLORIANÓPOLIS – SC (12 de Setembro) INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS A creche Sociedade João Paulo II, obra com 750 m², foi devolvida à comunidade totalmente reformada em 12 de setembro. Esta atuação ocorreu com apoio dos franqueados sociais: Cristina Piazza, Rosana Cervo, Juliano Amboni. e Ana Paula Isensee, franqueada de Blumenau que atuou diretamente contribuindo com a equipe de Florianópolis. Estiveram presentes no evento prestigiando o Projeto: arquitetos, decoradores, patrocinadores nacionais e locais, construtores e demais convidados. A mão de obra foi viabilizada pelo SINDUSCON-SC. O IAB-SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil) teve grande participação nesta ação. Estiveram presentes os fundadores do Projeto CASA DA CRIANÇA Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão.

Relatório de Atividades – ano 2006


Imagens dos preparativos para a Inauguração:

Patrícia ao lado de Ana já em clima de emoção

O casal de arquitetos Célia e Rodrigo, montando a casinha de boneca realizada juntamente com os alunos de designer

A arquiteta Ariane Rosa que adotou 03 espaços, limpa pessoalmente um dos seus ambientes.

O casal de arquitetos Sabbi, nos últimos retoques na biblioteca “Cantinho do saber”, que para tal receberam muitos livros de doação.

Nas fotos a seguir momentos de muita emoção na inauguração da Creche.

A franqueada Social Florianópolis, Cristina Piazza, agradecendo a participação de todos.

Relatório de Atividades – ano 2006


Grupo de arquitetos e Franqueados Sociais confraternizam.

Sérgio Oliva (apoio franquia social), Cristina Piazza (franqueada social), Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça (Fundadores do Projeto) e os demais franqueados sociais Ana Isensee, Rosana Cervo e Juliano Amboni

A Patrícia Chalaça com a Irmã Neves (Diretora da Creche).

A seguir, alguns ambientes após a reforma: Espaços lúdicos e coloridos.

Sala de Música

Relatório de Atividades – ano 2006

Sala Maternal II


Sala Maternal I

Participação em Seminários, Congressos e Feiras. RECIFE – PE (12 a 16 de setembro) LAR DE CLARA PARTICIPA DA 5ª FICONS 2006 Apoiado pelo SINDUSCON-PE (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco) o Lar de Clara e o Projeto CASA DA CRIANÇA participaram da 5ª- FICONS - 2006, Feira Internacional de materiais, equipamentos e serviços da construção civil, evento que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 12 a 16 de setembro. Nesta oportunidade, foi evidenciado o projeto de reforma e ampliação da nova sede do Lar de Clara, através da ação do Projeto CASA DA CRIANÇA em Pernambuco neste ano de 2006. Foram divulgados (através de banners e material distribuído) os patrocinadores nacionais, locais, apoios e construtoras másters. Vários destes patrocinadores, que também estavam expondo, nos cumprimentaram pela participação.

Foto do Stand do Lar de Clara / Projeto CASA DA CRIANÇA na FICONS 2006

Relatório de Atividades – ano 2006


Eventos diversos FORTALEZA – CE (13 de Setembro) CAFÉ DA MANHÃ SINDUSCON O SINDUSCON-CE (Sindicato da Indústria da Construção Civil), nosso patrocinador desde a primeira unidade reformada em Fortaleza (em 2002), ganhou o prêmio de Responsabilidade Social 2006 e esteve confraternizando com os construtores associados na obra do Menino Jesus em um café da manhã ocorrido no dia 13 de Setembro, momento em que recebeu uma homenagem da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Para nós, que fazemos o Projeto CASA DA CRIANÇA foi muito significativo participar deste evento, junto aos construtores de Fortaleza e franqueados sociais do Projeto. A seguir, algumas fotos do evento:

Os franqueados Sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA Fortaleza: Izabel Figueiredo, João Almeida, Paulo Pepino, Augusto Souza, Carlos Fujita (Presidente do SINDUSCON-CE), Roberto Sérgio (Vice Presidente do SINDUSCON) e André Verçosa (franqueado do Projeto).

Parte do público presente

Relatório de Atividades – ano 2006

Acima: Carlos Fujita (Presidente do SINDUSCON-CE) recebendo o prêmio de responsabilidade social concedido pela CBIC

Maquete da nova sede da Casa do Menino Jesus


Augusto Souza (franqueado do Projeto) em meio a construtores

Participação em Seminários, Congressos e Feiras. RECIFE – PE (13 a 15 de setembro) SEMINÁRIO NORTE-NORDESTE sobre GESTÃO CONTÁBIL E JURÍDICA NO TERCEIRO SETOR O Projeto CASA DA CRIANÇA, na pessoa do Diretor administrativo financeiro, Alberto Moreira, participa do I Seminário Norte-Nordeste sobre Gestão Contábil e Jurídica no Terceiro Setor, de 13 a 15 de Setembro de 2006, no Hotel Best Western Manibu. O objetivo deste Seminário é orientar os profissionais que atuam no Terceiro Setor para as novas exigências fiscais, jurídicas e de gestão estratégica e financeira dessas entidades, tendo como público alvo: diretores, tesoureiros, contadores, advogados, dirigentes, administradores e demais profissionais que atuam ou desejam atuar em organizações do Terceiro Setor. Participaram como palestrantes importantes nomes das áreas jurídicas e contábeis, dentre eles: Dr. Sérgio Monello (com o tema: Organização Jurídica das Entidades Beneficentes – Estatutos e Regimentos); Dra. Marli Borges (com o tema: Imunidade e Isenções no terceiro Setor e Captação de Recursos para Projetos Sociais); Ivan Pinto e Alexandre Chiaratti (com o tema: As Obrigações Contábeis das Entidades sem Fins Lucrativos). Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais JOÃO PESSOA – PB (15 de Setembro) REUNIÃO NO ABRIGO DOM ULRICO Reunião com a Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA (Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão), Franquia Social – PB (Sandra Moura, Kainara Pessoa e Ana Fernanda Cunha), a diretoria do abrigo Dom Ulrico e o Juiz da Vara da Infância e da Juventude deste Estado, Dr. Fabiano Moura de Moura. A junção dessas três partes foi no sentido de expor o interesse comum de cada. O Juiz representando os direitos da infância e da juventude do Estado da Paraíba, o abrigo Dom Ulrico com interesse no amparo as crianças que hoje acolhe, e o Projeto CASA DA CRIANÇA que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes desfavorecidas no Brasil. O principal objetivo da reunião foi o entendimento das partes e a conscientização da diretoria do abrigo Dom Ulrico, que conjuntamente com a reforma e proposta da construção das seis “Casas Lar” viriam inovações da parte administrativa da instituição, já que toda a concepção do acolhimento estava sendo mudada.

Relatório de Atividades – ano 2006


A reunião foi extremamente virtuosa, ficando o Projeto CASA DA CRIANÇA solidário a contribuir com a formação de um modelo gestor, e o Juiz da Vara da Infância e da Juventude também comprometido em acompanhar todo o processo para que cada uma das três partes interessadas estivesse ali reunida unindo forças para que seja possível desenvolver uma melhor forma de atender as crianças do abrigo, as quais são vítimas de abandono, maus tratos e órfãs. Os diretores do abrigo se comprometeram em desenvolver um plano de captação de recursos para garantir a sustentabilidade do abrigo, bem como analisar quadros de funcionários e atividades a serem oferecidas as crianças. A seguir, fotos da reunião:

Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Lançamento ARACAJÚ – SE (27 de Setembro) LANÇAMENTO DA UNIDADE ARACAJÚ Os 18 ambientes do Setor de Oncologia Infantil do Hospital Governador João Alves Filho, em Aracaju, serão humanizados através da ação do Projeto CASA DA CRIANÇA. Esta é mais uma

Relatório de Atividades – ano 2006


atuação do Projeto no setor de atendimento ao câncer infanto-juvenil, em parceria com o Instituto Ronald McDonald. O lançamento desta ação, em 27 de setembro, contou com a presença dos parceiros, patrocinadores nacionais e locais, construtores, arquitetos, funcionários do Hospital e forte presença da mídia televisiva e escrita. Prova do sucesso desta ação foi a “adoção“ de todos os ambientes antes mesmo de ser iniciado o evento. Os arquitetos iniciam seus trabalhos em 30 de outubro. A seguir, fotos do evento: Lançamento da Unidade Aracaju.

Kátia Fontes apresenta a planta geral da unidade

Rui Almeida comenta sobre a ação do Projeto (ambos Franqueados Sociais Aracaju)

Rui Almeida (franqueado Aracaju) e Lavínia Mata (Gerente de Franquias Sociais) em meio aos funcionários do Hospital e da UTRisos (equipe voluntária de palhaços que leva alegria e cor a meninada do Hospital

Relatório de Atividades – ano 2006


FLORIANÓPOLIS – SC ( 24 de Setembro) FESTA DAS CRIANÇAS DA SOCIEDADE JOÃO PAULO II Momento de alegria e descontração na festa oferecida às crianças desta creche. Além dos franqueados sociais, também estiveram presentes nesta comemoração alguns participantes da reforma: arquitetos, construtores, patrocinadores, familiares das crianças, dentre outros.

Crianças festejando na nova área de lazer.

Criançada em uma das salinhas de aula...

... e no novo banheiro colorido.

Participação em concursos relacionados ao Terceiro Setor SÃO PAULO - SP ( 20 de Setembro) VISITA DA FOLHA DE SÃO PAULO E FUNDAÇÃO SCHWAB COM PATRÍCIA E MARCELO A UNIDADE EM SÃO PAULO No dia 20 de Setembro, foi realizada visita à creche Santo Antônio, mantida pela LIGA das Senhoras Católica, no Bairro da Saúde em São Paulo, unidade reformada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em 2002. Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão (fundadores) apresentaram a Instituição acompanhados de equipe jornalística da Folha de São Paulo e da Fundação Suíça Schwab: Pamela Hartigan (Diretora Executiva da Fundação Schwab), Marlene Peret (Redação da Folha de São Paulo) e Patrícia Trudes (Editora de Suplementos da Folha de São Paulo). O momento foi interativo, pôde-se conhecer uma outra realidade de instituição atendida não vinculada ao poder público como Casa de Carolina, que é de responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco.

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Outubro - 2006

Eventos Diversos FORTALEZA – CE (04 de Outubro) JANTAR BENEFICENTE EM PROL DA CASA DO MENINO JESUS A Casa Menino Jesus realizou, em 04 de Outubro de 2006, um Jantar Beneficente no buffet La Maison Dunas, em prol da conclusão das obras da nova sede. Esta ação do Projeto CASA DA CRIANÇA contempla a construção da Casa de Apoio Menino Jesus e envolvem cerca de 100 profissionais da arquitetura e decoração, bem como 50 construtoras participantes do SINDUSCONCE, 10 patrocinadores nacionais e 40 patrocinadores oficiais. Esta obra é mais uma atuação do Projeto CASA DA CRIANÇA em parceria com o Instituto Ronald McDonald no atendimento a crianças e jovens em tratamento ao câncer infanto-juvenil. A arrecadação foi integralmente doada a Irmã Conceição da Casa do Menino Jesus, a qual está destinando recurso diretamente para aquisição de alguns produtos necessários a obra que não haviam sido doados. Abaixo, algumas fotos do Evento:

A alegria do grupo de Franqueados sociais de Fortaleza: Augusto Souza, André Verçosa, Izabel Figueiredo, Paulo Pepino e João Mendonça. Ao fundo, banner das empresas que apóiam nacionalmente o Projeto CASA DA CRIANÇA: parceiros, patrocinadores nacionais, colaboradores e apoios.

Parte do público presente (aproximadamente 400 pessoas prestigiaram este evento; dentre arquitetos, construtores, patrocinadores nacionais e locais, empresários e mídia)

Relatório de Atividades – ano 2006


Flagrante de alegria e descontração: Paulo Pepino (Franqueado do Projeto) e a Irmã (diretora da Casa do Menino Jesus).

Participação em Seminários, Congressos e Feiras. GOIÂNIA – GO (12 de Outubro) FÓRUM NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO SOCIAL (FNICS) – REALIZADO NO XVIII CONGRESSO DE ARQUITETOS DO BRASIL. Neste ano, a convite do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), o FNICS – Fórum Nacional da Indústria da Construção Social teve participação no XVIII Congresso de Arquitetos do Brasil. Este congresso é promovido pelo IAB e organizado pelo Departamento de Goiânia - Goiás do IAB, cidade que acolhe o Congresso 2006. Esta participação gerou oportunidade de levar o conhecimento do Fórum aos profissionais de todas as regiões do país. A mesa do FNICS foi composta por: Patrícia Chalaça (arquiteta fundadora do Projeto CASA DA CRIANÇA); Renato Rocha, Arquiteto e Urbanista, Vice-Presidente do IAB; Ruy Ohtake, Arquiteto e Urbanista, Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos – SP; Júlio Medeiros, Arquiteto e Urbanista, Franqueado Social do Projeto CASA DA CRIANÇA no Piauí. O II Fórum Nacional da Indústria da Construção Social acontecerá em 2007.

.

Da esquerda para direita: Renato Rocha, Ruy Ohtake Julio Medeiros e Patrícia Chalaça.

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Novembro - 2006

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais RECIFE – PE (20 de Novembro) ACOMPANHAMENTO DA OBRA CRECHE LAR DE CLARA Visita de acompanhamento da obra realizada em 20 de Novembro por Lavínia Mata (Gerente da Franquia Social do Projeto CASA DA CRIANÇA). Momento em que foi observado o andamento da obra e realizada reunião com franqueados.

Sala

Operários da construtora Santo Antônio

Operários no canteiro de obras

Relatório de Atividades – ano 2006

Lavínia Mata (Gerente nacional de franquia sociais do projeto CASA DA CRIANÇA), Paula (engenheira voluntária) e Cristina Melo (franqueada)


ARACAJÚ – SE (29 de Novembro) REUNIÃO NO ABRIGO CRISTO REDENTOR Reunião com a Coordenação Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão, as Franqueadas Sociais – SE Leila Albuquerque e Mônica Gusmão, a Vice-presidente do abrigo Cristo Redentor Antônia Valkiria Menezes de Oliveira e o administrador Charles Mecias Santos. A reunião teve como objetivo a análise da Coordenação Nacional do Projeto junto ao abrigo Cristo Redentor diante da indicação da franquia de Aracajú para receber a reforma do Projeto CASA DA CRIANÇA.

Entrada do Lar infantil Cristo Redentor

Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça (fundadores do Projeto CASA DA CRIANAÇA), Mônica e Leila (franqueadas-SE) e as crianças do abrigo.

Relatório de Atividades – ano 2006

O atual estado do quarto das meninas

A dedicação das funcionárias do abrigo


Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Inauguração ARACAJÚ – SE (29 de Novembro) INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE ARACAJÚ O Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital João Alves Filho foi inaugurado em 29 de Novembro pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em parceria com o Instituto Ronald McDonald. Foram criados espaços bem planejados, equipados e confortáveis para o atendimento das crianças e adolescentes, transformando 20 ambientes graças ao empenho de cerca de 70 profissionais de arquitetura e decoração, construtores e empresas da área, a exemplo das salas de quimioterapia, enfermarias, berçários, banheiros, recepção, circulação, estar (sala de TV), sala de recreação, consultório, dentre outros, beneficiando cerca de 400 crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado de Sergipe que são atendidas pelo hospital por mês. Esta atuação ocorreu com apoio dos franqueados sociais: Káthia Fontes, Leila Pires, Mônica Dantas, Mônica Gusmão e Rui Almeida. Estiveram ainda presentes e prestigiando o Projeto: arquitetos, decoradores, patrocinadores nacionais e locais, construtores e demais convidados. A mão de obra foi viabilizada pelo Cosil e Sólida Engenharia. Estiveram presentes os fundadores do Projeto CASA DA CRIANÇA Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão e representando o Instituto Ronald McDonald a Sra. Janete Leiroz.

Sala de recreação

Berçário do riso

Intercâmbio da rede do Projeto CASA DA CRIANÇA - Assessoria da Coordenação Nacional às Franquias Sociais FORTALEZA - CE (30 de Novembro) VISITA DE MARCELO SOUZA LEÃO A OBRA DA CASA DO MENINO JESUS Visita de Marcelo Souza Leão a obra da Casa do Menino Jesus para reunião com os franqueados sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA, Augusto Souza, André Verçosa, Isabel Figueiredo, Paulo Pepino e João Mendonça, para definição da data de inauguração da instituição, pois diante de imprevistos que ocasionaram alguns atrasos a obra, que estava marcada a inauguração para o dia 08 de Dezembro, foi acordado que seria no dia 13 de Dezembro.

Relatório de Atividades – ano 2006


Relatório de Atividades

Dezembro - 2006

Participação em concursos relacionados ao Terceiro Setor SÃO PAULO - SP (06 de Dezembro) ENTREGA DO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2006 REALIZADO PELA FOLHA DE SÃO PAULO E FUNDAÇÃO SCHWAB A Fundação SCHWAB escolheu nove finalistas dos 153 inscritos para o concurso do Empreendedor Social 2006, entre eles Patrícia Chalaça, fundadora presidente do Projeto CASA DA CRIANÇA. O concurso, organizado pelo segundo ano no Brasil e realizado em 30 países, busca o autor de idéias inovadoras que ajudem à comunidade. A Folha de São Paulo e a Fundação SCHWAB realizaram a entrega da premiação da segunda edição do prêmio Empreendedor Social 2006 no dia 06 de dezembro em um evento realizado no Masp (Museu de Arte de São Paulo) para convidados, além da cerimônia de premiação, os finalistas foram homenageados no evento. O grande vencedor da noite foi o dentista Fábio Bibancos da Rosa do projeto social A Turma do Bem que transforma a fisionomia de crianças e jovens carentes com graves problemas bucais. Patrícia Chalaça e os demais finalistas receberam certificado e tiveram seus trabalhos publicados em um especial do jornal Folha de São Paulo do dia 07/12/2006.

Patrícia Chalaça recebe homenagem das mãos de Mário Montovani. Fotos: André Porto

Relatório de Atividades – ano 2006

Fábio Bibancos, vencedor do prêmio, fala durante a solenidade. Fotos: André Porto


Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto - Inauguração FORTALEZA – CE (13 de Dezembro) INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE FORTALEZA A Casa do Menino Jesus foi inaugurada no dia 13 de Dezembro. Devido aos graves problemas, a antiga casa foi demolida e uma nova casa foi totalmente construída através de doações de produtos e serviços. Hoje a Casa do Menino Jesus possui 1.800 m² distribuídos em dois pavimentos e 73 ambientes graças ao empenho de 94 profissionais de arquitetura, de mais de 50 construtoras e mais de 90 patrocinadores nacionais e oficiais, além de um grande número de patrocinadores de ambientes. A solenidade de inauguração foi realizada na Secretaria de Ação Social (SAS) de Fortaleza e contou com a presença dos Franqueados Sociais da cidade, André Verçosa, Augusto Souza, Izabel Figueiredo, João Mendonça e Paulo pepino; dos arquitetos, artistas plásticos e decoradores; do superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves; dos fundadores do Projeto CASA DA CRIANÇA Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão e integrantes da Coordenação Nacional do Projeto, Lavínia Mata, Carla Melo e Ana Cicília Monteiro; e da Irmã Conceição Dias e Irmã Aurimar de Andrade Silva que cuidam das crianças e adolescentes da casa. A partir de então as crianças e jovens em tratamento terão a sua disposição suítes, ambulatórios, farmácias, recepção, jardim, área de apoio, lavanderia, sala de voluntários, capela, briquedoteca, biblioteca, sala de TV, refeitório e cozinha conjugados, banheiros e praça de recreação, entre outros, beneficiando cerca de 1.000 crianças e adolescentes em tratamento ao ano.

Suíte Suíte

Suíte

Relatório de Atividades – ano 2006

Refeitório


Eventos que fazem parte do calendário nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA - Festa das Crianças FORTALEZA – CE (22 de DEZEMBRO) FESTA DAS CRIANÇAS DA CASA DO MENINO JESUS Festa para receber as crianças, seus familiares e amigos e para conhecerem as novas instalações da unidade Casa do Menino Jesus que oferece atendimento a crianças e adolescentes, bem como suas famílias, quando as crianças recebem alta hospitalar e precisam permanecer na cidade para a continuidade do tratamento de quimioterapia. A festa contou com a apresentação de um circo, com palhaços, malabaristas, contorcionistas, etc. As crianças com seus acompanhantes foram trazidos num trenzinho com a Turma da Mônica, com muita alegria na recepção, era contagiante a satisfação e admiração das crianças ao ver a nova Casa do Menino Jesus. Foram recepcionados pelo Papai Noel e pela presença dos franqueados, patrocinadores, construtores, a maioria dos arquitetos, os voluntários da Casa e uma boa parte da comunidade. A Irmã Conceição agradeceu de joelhos, ficando difícil conter as lágrimas nesse momento. O cardápio foi direcionado as crianças, com picolé, pipoca, batata frita e pizza, e as crianças também receberam presentes do Papai Noel e da Casa do Menino Jesus. Foi uma festa muito bonita e emocionante.

As crianças indo para a Casa do Menino Jesus no trenzinho, juntamente com os franqueados (na frente) e as Irmãs. Fotos: Paulo Wilson

A alegria das crianças na festa

Relatório de Atividades – ano 2006

As crianças assistindo a apresentação do circo

Lanches distribuídos para as crianças

Relatório de Atividades 2006  
Advertisement