Page 1

Relat贸rio

de

Atividades

2015


02.FEVEREIRO Café da manhã com os arquitetos e patrocinadores no CAVIVER (Fortaleza/CE) Lavínia Petribú, Gerente Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, esteve presente no café da manhã com a participação de arquitetos e patrocinadores na obra do CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver Esperança Renascer), em Fortaleza. O CAVIVER vem ampliando signicativamente o número de crianças em atendimento. Fundado em 2002 pela Dra. Islane Verçosa, a ONG já teve mais de 9 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 500 cirurgias de catarata em crianças. A realização desta obra que se concretiza com o apoio do CASA DA CRIANÇA proporciona o espaço adequado para que cada vez mais crianças tenham a chance de VER A ESPERANÇA RENASCER. São mais de 50 arquitetos divididos em 30 ambientes bem planejados e projetados para atendimento ambulatorial e cirúrgico.


02.FEVEREIRO Reunião com a Franquia Social de Aracajú (Aracajú/SE) Em fevereiro, Elizabete Moreira, coordenadora do Programa Cia dos Anjos, realizou visita a Franquia Social Projeto Casa da Criança - Aracaju, levando apoio aos arquitetos franqueados Rui Carvalho e Conceição Prado , para atualização do andamento das parcerias conquistadas, após realização do treinamento Metodologia Programa Cia dos Anjos.


03.MARÇO Cia da Alegria anima as crianças da Creche Lar Esperança (Jaboatão dos Guararapes/PE)

Há anos a Cia do Riso, vem mantendo parceria com o Projeto Casa da Criança e reservou um dia inteiro de atividades desenvolvidas por palhaços junto às crianças atendidas pelo Clube de Mães e Creche Lar Esperança – Muribeca(PE), levando muita alegria para as crianças que interagiram alegremente com a ludicidade focada no respeito as diferenças.


04.ABRIL Programa Cia dos Anjos e Faculdade dos Guararapes (Jaboatão dos Guararapes/PE) Parceria entre o Programa Cia dos Anjos e a Faculdade dos Guararapes benecia mais de 150 crianças e adolescentes do Clube de Mães e Creche Lar Esperança na Muribeca. O Projeto Interdisciplinar Comunitário (PIC) desenvolvido pela Faculdade junto às diversas Graduações (Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Nutrição e Enfermagem) e seus Coordenadores (Profª Andrea Coelho e Profº Rodolfo Pio), teve como objetivo preparar os graduandos para novas exigências do mercado de trabalho, que avalia a capacidade empreendedora, a proatividade e a consciência sobre a importância da inclusão social.

Grupo de crianças menores, desenvolvendo exercícios para descoberta do corpo com as Psicólogas

Muita energia e alegria, na criação de desenhos espontâneos e coloridos pelas crianças

Elizabete do Programa Cia dos Anjos acompanhando os trabalhos do Professor Rodolfo Pio com os graduandos de Educação Física e as crianças da Muribeca


05.MAIO Programa Cia dos Anjos e Faculdade dos Guararapes (Jaboatão dos Guararapes/PE) A instituição Clube de Mães e Creche Lar Esperança foi selecionada pela Faculdade dos Guararapes pelo reconhecimento do benefício oferecido à mais de 150 crianças da comunidade que vivem abaixo da linha de pobreza, além de estar localizada no mesmo município da faculdade.

Surpreendente aula de ciências sobre o corpo humano, apresentada por alunos de enfermagem, e as crianças manusearam os órgãos produzido com silicone colorido tornando a aula extremamente lúdica

Liderados pela Profª Andrea Coelho graduandos de Pedagogia e Nutrição realizaram visita à creche Lar Esperança na Muribeca

Alunas de Nutrição realizaram medição e pesagem das crianças para avaliação do parecer nutritivo


05.MAIO

Diversidade lúdica e esportiva

As diversas graduações ofereceram lanche às crianças

Através da interdisciplinaridade as crianças aprenderam brincando

Graduandos de psicologia e pedagogia, Disponibilizam material e observam a escolha das crianças

Após a medição e pesagem, as crianças participaram da elaboração do lanche juntamente com as nutricionistas

Graduandos de psicologia e pedagogia na brinquedoteca avaliam desenvolvimento cognitivo através da ludicidade


06.JUNHO Atendimento odontológico na Creche Lar Esperança (Jaboatão dos Guararapes/PE) O Clube de Mães e Creche Lar Esperança, por um dia, foi transformado em Odontoclínica Pediátrica pelos militares da Odontoclínica da Aeronáutica do Recife (OARF) com equipamentos de tecnologia de ponta e atenção especial dos prossionais envolvidos na ação, como o pessoal técnico responsável pela montagem dos equipamentos, a equipe de segurança montada no entorno da creche, os prossionais em odontopediatria, em especial a Ten Andrea Negreiros, no qual tivemos o privilegio de tê-la no comando da organização do evento e que sempre esteve empenhada em atender esta comunidade. Não poderíamos deixar de ressaltar a participação ativa do Cel Jose Teólo, diretor da OARF.


06.JUNHO

Complementação da triagem para iniciar atendimento

Vídeo aula sobre escovação correta

O escovódromo facilitou aprendizado de uma boa escovação

Procedimentos realizados de acordo com as necessidades de cada criança

Cel Dent Jose Teófilo tranquiliza crianças durante atendimento

A expectativa do atendimento ocorre em clima de alegria e afetividade


06.JUNHO Palestras para as gestantes na Creche Lar Esperança (Jaboatão dos Guararapes/PE) Graduandos de Enfermagem da Faculdade dos Guararapes desenvolveram trabalho de orientação às mães gestantes do Clube de Mães e Creche Lar Esperança - Muribeca (PE). Realizaram palestras e apresentaram vídeos sobre a importância da alimentação para a mãe gestante e para as crianças. Tema abordado também sobre a importância da amamentação, as posições corretas para uma boa amamentação, como proceder em caso de engasgo, cuidados com higiene para evitar assaduras e os benefícios dos exames ginecológicos preventivos. Houve grande interação entre mães e grupo de enfermagem diante das diversas perguntas, esclarecendo dúvidas que carregavam sem respostas.


07.JULHO Crianças de abrigos e creche assistem à espetáculo da Disney (Recife/PE) Numa parceria com o Projeto Casa da Criança, a renomada produtora de eventos Opus Promoções, com larga experiência em promover espetáculos em todo Brasil, dedica atenção especial a pessoas de baixa renda, direcionando uma cota de ingressos de suas apresentações para que este público também tenha acesso ao mundo cultural. Com este gesto a produtora visa tornar acessível os espetáculos, a inclusão sociocultural de crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social e o estímulo à criação de futuras plateias. Os projetos desenvolvidos somente nos dois últimos anos já levaram mais de 33.500 pessoas ao teatro. Esta oportunidade sensacional foi compartilhada com mais de 120 crianças e adolescentes do Clube de Mães e Creche Lar Esperança e Abrigos Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda, que vivem abaixo da linha de pobreza, as quais caram deslumbradas com o mundo da fantasia ao assistirem o espetáculo Disney Live 2015.


07.JULHO Visita à Esquadra de Treinamento das Forças Navais de Autodefesa do Japão (Recife/PE) Em comemoração aos 120 anos de amizade Japão-Brasil, as crianças do Clube de Mães e Creche Lar Esperança foram convidadas para conhecer a Esquadra de Treinamento das Forças Navais de Autodefesa do Japão, evento inesquecível para as crianças atendidas por esta instituição. Importante ressaltar ainda que, graças a parceria entre o Consulado do Japão e o Projeto CASA DA CRIANÇA, em fevereiro de 2013 foi construída a primeira etapa da nova sede do Clube de Mães e Creche Lar Esperança.


08.AGOSTO Reunião com o Diretor de Ginásio de Esportes (Recife/PE) Em reunião realizada com o Professor Paulo Cabral, diretor do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Programa Cia dos Anjos, através de Elizabete Moreira, conduziu uma proposta de atendimento esportivo às crianças e adolescentes atendidos pelas instituições parceiras do Projeto Casa da Criança.

Fafire desenvolve ações nos abrigos (Recife/PE) A FAFIRE, sempre atuante na parceria com o Projeto Casa da Criança, procura desenvolver atividades lúdicas e educativas junto às crianças e adolescentes dos abrigos Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda, com a participação de alunos de Pós-Graduação em Psicopedagogia orientados pela Mestra Sandra Batista.


08.AGOSTO CASA DA CRIANÇA realiza ação de reforma em escola do Cabo de Santo Agostinho (PE)

O PROJETO CASA DA CRIANÇA, a convite da empresa 2ALIANÇAS (Parceira Máster nesta ação), realizou um trabalho de análise das necessidades da infância e juventude da região do Engenho Santo Estevão, quando identificada a grande carência da Escola José Clarindo Gomes, o que fez gerar esta ação de reforma em parceria com empresas para contribuir com esta Escola, proporcionando-lhe sanar problemas relacionados à falta de estrutura física. O projeto arquitetônico desenvolvido e a obra realizada teve como premissa, ampliar o número de salas de aula, ampliar os banheiros e espaços de convivência aos alunos, possibilitando, prioritariamente, a regularização do atendimento, desativando os anexos considerados improvisados e não adequados ao atendimento escolar, bem como regularizar os turnos escolares, sendo o turno da noite, a partir da reforma, destinado exclusivamente a cursos aos jovens e adultos.


08.AGOSTO Somou-se a decisão de intervir nesta edificação, o fato desta Escola ter tido uma excelente resposta ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela CONCESSIONÁRIA ROTA DOS COQUEIROS (Parceiro Máster nesta ação), que desenvolve um programa social denominado “Programa Via Escola” desde o ano de 2012 em escolas dos Municípios de Jaboatão dos Guararapes/PE e Cabo de Santo Agostinho/PE, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da educação básica de qualidade destas escolas públicas. O Programa Via Escola combina o Programa de Formação Continuada e ações de Mobilização Política para construir um pacto pela educação com os Municípios Parceiros, garantir a permanência dos estudantes nas escolas e o desenvolvimento de competências nas áreas de leitura e escrita.


09.SETEMBRO Doações para a Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda (Recife/PE) Tatiane Henry e sua lha Soa desenvolveram ação de voluntariado junto à rede de relacionamentos, conseguindo arrecadar alimentos básicos, como também itens preferidos pelas crianças, os quais foram compartilhados entre os abrigos Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda.

Doações para a Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda (Recife/PE) As doações arrecadadas pela campanha Aluno Consciente, desenvolvida pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em parceria com o Colégio Motivo, foram compartilhadas entre as crianças abrigadas na Casa da Madalena e Casa da Vovó Geralda. O Colégio é parceiro do Programa Cia dos Anjos desde 2010, realizando várias campanhas, beneciando 10 instituições e mais de 700 crianças socialmente desfavorecidas.


09.SETEMBRO "Pintando o 7" no CAVIVER (Fortaleza/CE)

Aconteceu no CAVIVER, em Fortaleza(CE), o Pintando o 7. Um evento nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA que ocorre nas instituições antes de serem inauguradas, permitindo plantar a semente da solidariedade nas crianças filhas dos arquitetos, construtores e patrocinadores, para que no futuro elas dêem continuidade a ações sociais para a construção de um Brasil melhor. As crianças são livres para desenhar e pintar as paredes para que fiquem com um lindo colorido. O CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer) é uma ONG (Organização não governamental), cujo objetivo é diagnosticar, tratar e reabilitar crianças carentes com baixa visão.


09.SETEMBRO Ação de voluntariado da Ernst & Young (EY) nos abrigos públicos (Recife/CE) A Ernst & Young (EY) desenvolve anualmente uma ação de voluntariado denominada "Connect Day", a qual conta com a participação dos seus colaboradores em todo Brasil. Este ano, pela primeira vez, a ação foi estendida ao Recife e foram desenvolvidas atividades lúdicas e educativas junto às crianças e adolescentes desfavorecidos socialmente. O Projeto CASA DA CRIANÇA, organização selecionada no Recife a participar deste evento, indicou duas instituições a serem beneficiadas: Abrigo Casa da Madalena e Abrigo Casa da Vovó Geralda. Um dos colaboradores da EY, Arthur Notaro, conseguiu uma doação de frango junto a industria Frango Natto, que chegou em momento bastante oportuno, devido ao déficit de abastecimento nos dois abrigos.


10.OUTUBRO Dia das Crianças (Recife/PE) Através do Programa Cia dos Anjos, o Projeto CASA DA CRIANÇA realizou uma mobilização para doação de brinquedos através da campanha Aluno Consciente desenvolvida em parceria com o Colégio Motivo (Recife/PE) em comemoração ao Dia das Crianças, beneciando mais de 700 crianças. Este é o sexto ano consecutivo que o Colégio Motivo realiza doação através da solidariedade de seus alunos. Fruto da Campanha Sabor Social realizada nas lojas da Pizza Hut CE/PB, o Programa Cia dos Anjos atua mobilizando ações em busca de empresas para contribuírem nas áreas de saúde, educação, esportes, arte e cultura nas mais de 15 instituições beneciadas pelo Programa nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Abrigo Casa da Madalena

Abrigo Casa da Vovó Geralda

Creche Lar Esperança


10.OUTUBRO

Creche Lar de Clara

Creche Lar dos Pequeninos de Jesus

SOS Mão Criança Home Center

Os funcionários da Ferreira Costa inspirados pela missão de solidariedade desenvolvida pela empresa em que trabalham, desenvolveram campanha de arrecadação de alimentos e roupas usadas e zeram pessoalmente a entrega da doação ao Clube de Mães e Creche Lar Esperança na Muribeca, que atende mais de 160 crianças.

Coordenadores de educação da Escola Frei Miguelinho, situada no município que deu origem ao nome da escola, acompanharam alunos e juntos desenvolveram durante todo o dia diversas atividades, alguns deles vestidos a caráter durante a teatralização de historinhas do imaginário infantil. Aproveitaram a oportunidade para comemorar o Dia da Criança levando ainda lanche e brinquedo para cada criança atendida pela Creche Lar Esperança.


11.NOVEMBRO Reunião Rejane Marques (Recife/PE) Elizabete Moreira e Lavínia Petribú receberam no Projeto Casa da Criança, a visita dos diretores do abrigo Rejane Marques, que presta atendimento a crianças e adolescentes com sequelas neurológicas, vítimas de abandono e maltrato.

Reunião UNINASSAU (Recife/PE) UNINASSAU rma parceria para conquista de espaços para desenvolvimento de estágio nas graduações de Assistência Social, Psicologia e Nutrição junto as instituições parceiras do Projeto Casa da Criança.


11.NOVEMBRO Inauguração CAVIVER (Fortaleza/CE) Lavínia Petribú, Gerente Nacional do Projeto CASA DA CRIANÇA, esteve presente na inauguração de mais uma instituição beneficiada em Fortaleza, o CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver Esperança Renascer), que possui um significativo trabalho voluntário desenvolvido desde 1991 pela Dra Islane Verçosa, a qual se propõe a diagnosticar e diminuir o alastramento da cegueira de crianças desfavorecidas socialmente do Ceará e do Brasil. A reforma contou com a participação de 60 arquitetos e decoradores voluntários distribuídos em 31 ambientes reformados. Esta é a quinta instituição beneficiada pelo CASA DA CRIANÇA no Ceará. Em 2002 atuou no Abrigo Tia Júlia, em 2006 no Lar Amigos de Jesus, em 2010 no Centro Pediátrico do Câncer e em 2011 foi implantado o Q’Alegria no Instituto do Câncer do Ceará.

Dra. Islane Verçosa, diretora do CAVIVER, com os Franqueados Socias (CE)

Arquitetos e decoradores voluntários que participaram da ação de reforma do CAVIVER.


11.NOVEMBRO Alguns ambientes reformados:

Brinquedoteca - Déborah de Araújo

Sala de Lentes e Pré-Exames Larissa Barbosa

Reabilitação - Juliana Hissa, Josafá Neto, Eduardo Romel, Zaira Mendes

Recepção - Ana Caroline C. Uchoa, J.F Dimitri, Ramiro Mendes

Acuidade Visual - Beatriz Saboia, Ana Carolina Leite

Circulação - Priscilla Ximenes, Naiana Lima


12.DEZEMBRO Ação de Natal da Vitarella (Jaboatão dos Guararapes/PE) Funcionários da Vitarella/Jaboatão selecionaram o Clube de Mães e Creche Lar Esperança - Muribeca (PE) e promoveram uma confraternização de natal junto as crianças atendidas pela instituição, que além de presentes, receberam doação de alimentos com itens de fundamental importância devido ao grande número de atendimento.

Ação de Natal da Votorantim (Recife/PE) Os funcionários do grupo Votorantim - Regional Nordeste, organizaram uma confraternização de nal de ano criativa e humanitária. Com base na listagem com nome e idade das crianças acolhidas pelo abrigo público Casa da Madalena, cada funcionário apadrinhou uma criança neste natal de forma que ganhassem roupas, sapatos, kit de higiene pessoal, toalhas e brinquedos.


12.DEZEMBRO Ação de Natal dos funcionários da Faculdade dos Guararapes (Jaboatão dos Guararapes/PE) Funcionários da Faculdade dos Guararapes (PE) desenvolveram entre si uma campanha de arrecadação de alimentos destinados ao Clube de Mães e Creche Lar Esperança que está localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes, onde funciona a faculdade. A FG disponibilizou ônibus para que as crianças e os gestores recebessem a doação de alimentos, como também participassem de uma série de atividades lúdicaeducativas realizadas na quadra, culminando o evento com a distribuição de presentes pelo Papai Noel e lanche para as crianças.

Resultado das doações: Alimentos, fraldas e produtos de higiene pessoal

Papai Noel diverte as crianças e distribui presentes

Em meio à inúmeros compromissos, o reitor da FG, Pierre Lucena, também participou da confraternização de Natal


12.DEZEMBRO Ação de Natal da Ernst & Young (Recife/PE) Equipe de funcionários da Ernst & Young (EY) - Recife (PE) promoveram um natal cheio de surpresas para as crianças do abrigo Casa da Madalena. Além de oferecer um variado café da manhã, as crianças receberam roupas e sapatos novos para as festas de nal de ano.”


12.DEZEMBRO Home Center

Campanha Natal Solidário da Ferreira Costa (Recife/PE) O grupo de instituições apoiado pelo Projeto Casa da Criança, a exemplo de anos anteriores, vivenciou um Natal muito feliz ao ser beneciado mais uma vez com a campanha Natal Solidário desenvolvida pelas lojas Ferreira Costa Imbiribeira(PE) e Tamarineira(PE). O sentimento de responsabilidade social permanece vivo no coração dos funcionários desta cadeia de lojas ao estimular a participação dos clientes e a receptividade da campanha, ao realizar o sonho através de cartas com o pedido das crianças

Creche Lar Esperança

Abrigo Lar Rejane Marques

Instituto SOS Mão Criança

Lar dos Pequeninos de Jesus


www.projetocasadacrianca.com.br

APOIO EM COMUNICAÇÃO

CEARÁ / PARAÍBA

Relatório de atividades 2015  
Advertisement