Page 1

AMRT

ENTIDADE PROMOTORA

Newsletters PROJETO SAI DO BAIRRO CÁ DENTRO - EDIÇÃO Nº15, JUNHO’12 | TRAVESSA DE VINHA, Nº172B, R/C DTº - CATUJAL | TLF: 219419233

OUTROS DESTAQUES  A nossa personalidade: Ana Catarina Lopes  Castelos de Risco  Campanha Banco Alimentar  Dia de Africa  Centro de explicações e Desporto & Saúde  Dia Mundial da Criança

Aniversário Junta de Freguesia de Unhos No passado dia 1 de Maio celebrouse o 2º Aniversário da Junta de Freguesia de Unhos com uma Sessão Solene realizada na Escola EB 2.3 do Alto do Moinho. Esta celebração visou comemorar 821 anos de existência e acima de tudo comemorar todas as conquistas até hoje conseguidas. Todos os autarcas presentes foram unânimes nas preocupações associadas á proposta de Lei 44/XII que prevê a extinção de Freguesias e ainda reforçaram a importância de as colectividades e sociedade civil se solidarizarem com os municípios. A sessão encerrou com a entrega da Medalha da Freguesia, atribuída pela Junta de Freguesia às colectividades, atletas e Escola do Alto do Moinho.

Seguiu-se uma visita à Exposição de Artesanato e venda de Gastronomia de Cabo Verde instalada na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Catujal. Ainda neste local foi visitada a exposição Gentes e Lugares de Unhos, dos jovens fotógrafos Irina Patrícia Santos, de 11 anos, e Celso Mateus, de 12. Estes jovens participaram nas oficinas de fotografia promovidas pelo Centro UNESCO, A casa da terra, com o apoio da Associação de Melhoramento Recreativo do Talude, no âmbito do projecto Sai do Bairro Cá Dentro.

Guerra dos Polegares No dia 4 de Maio o Projeto Sai do Bairro Cá Dentro efetuou uma ação de sensibilização sobre prevenção rodoviária, alertando os condutores para não enviarem SMS enquanto conduzem. A ação de sensibilização consistiu na distribuição, aos condutores, de um folheto de sensibilização para os perigos de enviar SMS durante a condução, e um kit condução livre de polegares, fornecido por a Do Something. A nossa ação de sensibilização não se realizaria se não fosse com o apoio da PSP de Sacavém que efetuou a paragem dos condutores de forma segura. Efetuamos ainda uma parceria com o projeto Projetar Lideranças (Apelação), que cobriu a captação de imagem e fotografia para uma melhor divulgação. Foi um sucesso! O nosso obrigado a todos por a ajuda e participação.

N E W S L E T T E R S

-

P R O J E C T O

S A I

D O

B A I R R O

C Á

D E N T R O


P Á G I N A

A nossa Personalidade

2

“Vamos fazer com que um dia seja diferente dos outros dias.”

Olá como te chamas? Olá. Chamo-me Ana Catarina. Qual a tua idade? Tenho 22 anos. O que sentiste quando te foi proposto seres a nova Monitora SBCD? Eu gosto muito da ideia, dos objetivos e das atividades do projeto e também já tinha participado em algumas dessas atividades. Tendo em conta que gosto muito de trabalhar com crianças e jovens e as funções da monitora passam muito por esse contato, nomeadamente em atividades de ocupação de tempos livres, durante o verão, fiquei mesmo muito contente. Qual a ideia que tinhas a cerca do projecto SBCD? Sabia que o projeto tinha mais de 18 anos e que começou para melhorar as condições de vida (estradas; água; luz;…) dos moradores do Bairro do Talude. Mais tarde foi sentida a necessidade de criarem atividades para

os jovens do bairro e atualmente, com o Projeto “Sai do Bairro Cá Dentro” foi aberto um pólo da associação fora do bairro o que permite uma maior interação entre os jovens, tanto do Talude, como de todo o Catujal. Já tinhas algum contato com o projecto? Sim. Já participava em algumas atividades, quer através da JMV (por exemplo: explicações de português) quer de forma individual (visitas domiciliárias). Sabemos que também fazes parte da JMV, será que consegues gerir a tua função nas duas organizações? Para além de fazer parte do grupo de jovens – Juventude Mariana Vicentina, também dou catequese, há cerca de 8 anos, pelo que, sempre tive de fazer uma gestão rigorosa do meu tempo, até para conciliar com os estudos e a vida pessoal (família e amigos). Agora, estando a trabalhar aqui no projeto, tenho de me organi-

zar melhor e tendo em conta que estarei muito presente durante o verão e as outras atividades (JMV; Catequese; Faculdade) entretanto, têm uma pausa de 2 meses, penso que será mais fácil. Estás no projecto há menos de um mês, pelo que gostaríamos de saber quais as tuas expectativas? Desde já espero que esta minha passagem pelo projeto corra bem e que aprenda muito com todos vocês. Acredito que vou ter muitas experiências enriquecedoras e que também vai ser muito bom para a minha formação pessoal e profissional, já que o curso onde estou – Serviço Social – está diretamente relacionado com este tipo de projeto. Espero ainda ter um bom contributo para o constante progresso do “Sai do Bairro Cá Dentro”. Uma mensagem para a comunidade? Vamos fazer com que um dia seja diferente dos outros dias. Vamos aproveitar os momentos que temos e vamos divertir-nos juntos!

Castelos de Risco No passado dia 21 de Maio, o Projeto Sai do Bairro Cá Dentro, participou mais uma vez, na atividade final dos Castelos de Risco. Fomos um grupo de 20 jovens, que unidos pela vontade de participar e de vencer, tentámos mais uma vez entre um e outro jogo, lidar com as dificuldades de cada um e apoiar-nos, para que o nosso dia fosse bem passado. De acordo com o plano das atividades que nos foi entregue, tentamos juntos descodificar o mapa e os sítios onde se encontravam “instalados” os jogos, para que chegássemos a horas de forma a concentrarmo-nos no jogo. No primeiro jogo ouve algum stress entre os participantes, mas depois de uma conversa em equipa, conseguimos ultrapassar as dificuldades e enfrentar juntos os desafios propostos. Conseguimos realizar todos os jogos, mas a nossa maior vitória foi sem dúvida a participação do grupo SBCD na atividade final dos Castelos de Risco.

N E W S L E T T E R S FINANCIADO POR:

CO-FINANCIADO POR:

-

P R O J E T O ENTIDADE PROMOTORA:

S A I PARCEIROS:

D O

B A I R R O

C Á

D E N T R O


P Á G I N A

3

Dia Mundial da Criança O Dia Mundial da Crianças foi comemorado pela primeira vez dia 1 de Junho de 1950. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: Afecto, amor e compreensão; Alimentação adequada; Cuidados médicos; Educação gratuita; Proteção contra todas as formas de exploração; Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. O Projeto Sai do Bairro Cá Dentro, em parceria com a Escola EB1, JI do Catujal, preparou um Workshop de Dança Africana (Kizomba e Kuduro) com o Professor Cazuza ( Bailarino Profissional ). No período da tarde, e fora do âmbito escolar organizou um torneio de futsal constituído por equipas mistas e ainda, com os mais novos, a pintura temática de um mural alusivo ao Dia da Criança.

Dia de Africa No dia 25 de Maio celebrou-se o dia de Africa, e nós no Projeto SDCB não nos ficámos atrás! Efetuamos uma oficina sobre géneros musicais e tipos de dança dos PALOP’s (Paises Africanos de língua oficial Portuguesa), onde os nossos jovens tiveram hipótese de descobrir um pouco mais sobre as origens e diversidade de algumas das músicas e danças africanas. Tivemos ainda a hipótese de presentar os nossos jovens com uma exposição de algum artesanato oriundo dos PALOP’s. Finalizamos a celebração com uma iguaria de Cabo Verde, cuscus com leite, divinal!

N E W S L E T T E R S FINANCIADO POR:

CO-FINANCIADO POR:

-

P R O J E T O ENTIDADE PROMOTORA:

S A I PARCEIROS:

D O

B A I R R O

C Á

D E N T R O


P Á G I N A

4

Centro de Explicações e Desporto & Saúde No dia 8 de Junho terminou mais um ciclo do Centro de Explicações e Desporto & Saúde. Estas atividades envolveram cerca de 39 jovens com idades entre os 8 e 15 anos. O Centro de Explicações decorria 5 vezes por semana com as disciplinas de Português, Matemática e Inglês. E só foi possível com a colaboração dos seguintes voluntários: Rui Fialho, Liliana Silva, Cátia Alcobia, Carla Tomé e mais recentemente Mariana, Luís e Fradique. Quanto ao Desporto & Saúde, esta actividade, era ministrada pela Treinadora Paula Santos, e decorria 2 vezes por semana (3ª e 6ªfeiras) com equipas de Sub-10 e Sub-12. Esta iniciativa também só foi possível com o apoio dos atletas Mário Monteiro, Yuren Semedo, Jailson e Jilson Gonçalves que, na 3ª Geração foram eles alvo de formação na modalidade desportiva- Basket. A todas estas pessoas um agradecimento muito especial, pois sem elas não seria possível levar a cabo estas atividades. Iremos retomar novamente em Setembro, pelo que estejam atentos!

Campanha Banco Alimentar Nos dias 26 e 27 de Maio foram feitas as recolhas de alimentos nos vários Supermercados, para o Banco Alimentar. O projeto Sai do Bairro Cá Dentro no dia 27, Domingo, efetuou das 9h às 22h, a recolha de alimentos no LIDL da portela em Sacavém. Foi desafiante, mas sempre vale a pena participar nestas campanhas.

“Gostaria de dizer que apoiassem mais os Projetos Locais e que se envolvessem! “

Não perca a Próxima O Projeto Sai do Bairro Cá Dentro vem por este meio informar que estão abertas inscrições para as Atividades de Verão – OTL 4Ever, até dia 15 de Junho. Assim sendo, será necessário que todos os jovens frequentadores do Projeto venham manifestar o seu interesse em participar nas actividades, devendo trazer os seguintes documentos: Autorização dos Encarregados de Educação, Cópia do Cartão de Contribuinte, Cópia do Cartão de utente. Informamos ainda que devem estar atentos às inscrições para a Praia da Junta de Freguesia de Unhos. Até lá, façam favor de ter uma boa vida!

N E W S L E T T E R S FINANCIADO POR:

CO-FINANCIADO POR:

-

P R O J E T O ENTIDADE PROMOTORA:

S A I PARCEIROS:

D O

B A I R R O

C Á

D E N T R O

Newsletter_edicao_15_Junho  

Newsletter Projeto Sai do Bairro Cá Dentro, edição nº 15 Junho 2012