Page 1

GINÁSTICA LABORAL E REEDUCAÇÃO POSTURAL NA EMPRESA Adelany Maria de Melo Rodrigues dos Santos Suellen Pamella Gomes


APRESENTAÇÃO A vida do homem moderno, notadamente nos grandes centros urbanos, está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego. Essas situações expõem o individuo a níveis elevados de tensão e estresse. Ao mesmo tempo, o mercado têm voltado suas discussões para a influência positiva e os diversos benefícios do investimento na saúde e qualidade de vida do profissional (funcionário) junto aos objetivos de crescimento da empresa. Com isto garante qualidade em prestação de serviços e produtos bem como no processo de produção e execução de serviços. A Ginástica Laboral é mais uma ferramenta disponível dentro da ergonomia desenvolvida em uma empresa, no sentido de prevenir as doenças ocupacionais, contribuindo para melhoria do desempenho de seus funcionários. Hoje, produzir mais e melhor, sem desenvolver danos à saúde dos trabalhadores, não se trata de uma utopia. Se tomarmos como exemplo os modelos de empresas estrangeiras, é cada vez maior o número de adeptos que descobrem, nos Programas de Ginástica Laboral, um meio eficaz e saudável de reduzir os casos dessas doenças ocupacionais. Como o próprio nome sugere a Ginástica Laboral, se caracteriza por uma atividade desenvolvida no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, através de exercícios que vão compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam sendo solicitadas.


JUSTIFICATIVA Baseando-se na premissa de que o homem passa parte de sua vida ativa envolvido com o trabalho, o Projeto de Ginástica Laboral e Reeducação Postural nas Empresas se torna necessário para que ações sejam desenvolvidas a fim de que diminuam os efeitos causados pelo desempenho inadequado das atividades laborais. Consiste basicamente em aulas/exercícios de aquecimento músculo-esquelético, alongamento, resistência muscular localizada e fortalecimento, que muitas vezes vem de encontro com reeducação postural e refinamento da coordenação motora.

OBJETIVOS - Sensibilizar o trabalhador da importância da ergonomia em seu dia-a-dia; - Identificar através de avaliação, as disfunções posturais; - Orientar posicionamentos mais adequados para o trabalho; - Prevenir o L.E.R /D.O.R.T., o grande campeão de afastamentos dos empregados das empresas; - Recomendações de ergonomia para o trabalho em diversas posições; - Reduzir efetivamente os distúrbios músculo-esqueléticos.


SELEÇÃO DE RECURSOS -

Palestra de conscientização; Avaliação Postural individual; Apreciação do ambiente; Implantação de ginástica laboral; Relatório de acompanhamento; Encaminhamento ao médico caso haja necessidade.


AÇÕES - Pode ser aplicada em toda empresa ou em áreas críticas de trabalho; - A participação do trabalhador deve ser opcional, no entanto estará participando de palestras de sensibilização; - Como sugestão, a prática das atividades laborais poderá ser aplicada no meio da jornada de trabalho com o objetivo de prevenir a fadiga muscular, num tempo mínimo de 5-10 min ou mais, conforme a necessidade; - Atividade de pouca exigência física. Essas Atividades podem ser divididas basicamente em: - Ginástica Preparatória ou de Aquecimento: realizada antes de iniciar o trabalho. São executadas para preparar as estruturas que serão solicitadas durante as tarefas dentro da empresa. - Compensatória ou de Pausa: São atividades realizadas em pequenos intervalos durante o expediente. Elas têm o objetivo de compensar as estruturas que estão sendo utilizadas no processo produtivo, diminuindo as tensões do trabalho repetitivo, posturas erradas, proporcionando ao indivíduo condições de perceber seu corpo, suas condições físicas e psicológicas. - Ginástica de Relaxamento ou Final de Expediente: Como o próprio nome já sugere, são atividades realizadas ao término das atividades do funcionário dentro da empresa. Seu objetivo maior é aliviar a sensação de cansaço e tensão muscular, e proporcionar uma integração social no ambiente de trabalho.


BENEFICIOS À SAUDE - Diminuição na fadiga muscular; - Melhora da condição física geral, social (melhora nos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho) - Correção nos vícios posturais; - Melhora na disposição do trabalhador ao iniciar e ao retornar ao trabalho; - Diminuição de patologias e casos de L.E.R /D.O.R.T.; - Redução nos níveis de estresse e tensão geral.


BENEFÍCIOS E RETORNO À EMPRESA - Diminuição no número de acidentes de trabalho de 20-25%; - Redução nos gastos com serviços médicos; - Diminuição de faltas ao trabalho por motivo de doenças de 10-15%; - Diminuição na rotatividade de funções favorecendo a especialização; - Aumento na produção e lucro das empresas em mais de 5%; - Aumento de satisfação do empregado no ambiente de trabalho; - Turnover diminuído de 10-15% Desenvolver um programa de Ginástica Laboral na empresa é perceber que um todo é feito de partes, as quais se interagem para uma construção do sucesso. É tomar parte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária onde a preocupação maior seja a busca de uma vida melhor para todos.


Ft. Adelany Santos: Email: ade_mm@hotmail.com Telefones: 92196264

Ft. Suellen Pamella: Email: paminhagomes@hotmail.com Telefones: 99683014

Ginastica Laboral em Empresas  

Fisoterapeutas Adelany Santos e Suellen Pamella