Issuu on Google+

Newsletter

Eventos II Forúm de Engenharia de Produção Empresa Júnior de Engenharia de Produção

www.projet.ufop.br

1ª Edição, Ano 2012

Posicionamento da Marca Nova Logo

A

Projet organizou, entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2011, o II Fórum de Engenharia de Produção da Escola de Minas/UFOP. Nesse evento, adotou-se o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da Engenharia de Produção”. Houve circuito técnico-científico, workshops, exposições culturais, palestras e mesas redondas, no intuito de estimular a integração e ampliar os conhecimentos do curso nas suas áreas de atuação. Os debates agregaram conhecimentos sobre o papel do profissional da Engenharia de Produção em pesquisa e desenvolvimento. Ademais, destacou-se também a importância de novas tecnologias em empresas, instituições públicas e universidades. A Projet realiza o Fórum a cada dois anos, portanto, não percam o de 2013!

A

Projet participa do JEWC 2012

Projet atua no mercado há mais de 10 anos e vem passando por amadurecimento de competências e cultura interna. Sua marca se fortaleceu e a empresa ocupa agora posição sólida. Sendo assim, para difundir essa nova imagem perante seus clientes, a empresa passou por um posicionamento de marca. Na busca de um logotipo inovador e único, o resultado foi a adição de dois dados, ambos com todas as faces iguais a seis. Estes representam que na Projet todo cliente, colaborador e membro terá sempre o sucesso como uma certeza.

O

Junior Enterprise World Conference (JEWC), maior evento do planeta na área das empresas juniores, foi realizado entre os dias 6 e 10 de agosto na cidade de Paraty- RJ. Os participantes foram convidados a aprimorar suas experiências e conhecer diferentes culturas do mundo empreendedor, colocando-se lado a lado empresários seniores e jovens. O escopo dessa realização foi aproximar pessoas que, apesar da distância cultural, compartilham dos mesmos pensamentos e ambições. Alguns membros da Projet participaram do evento, em que tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o contexto de cada EJ com renomados palestrantes. O evento teve como tema: ‘One world, one network’.

Logo Social

V

isando firmar a postura de responsabilidade social da empresa júnior, viu-se necessária a criação de um novo sinal distintivo. Nesta trilha, foi imaginada uma marca que envolvesse o logotipo da Projet com algumas modificações que remetessem ao papel extensionário. Ainda, buscou-se demonstrar a preocupação com a comunidade em torno da UFOP, através de campanhas solidárias. Pensando nisso, a Diretoria de Marketing criou a logo social, em que duas pessoas seguram os dados “símbolos” da empresa, ilustrando que a Projet está disposta e comprometida a dar suporte à sociedade local.

Capacitação Gestão de Projetos

N

Projet Solidária Faça parte desta corrente, aqueça com solidariedade!

A

Projet – Empresa Júnior de Engenharia de Produção - e o CAEPRO – Centro Acadêmico de Engenharia de Produção - realizaram a 2ª Campanha do Agasalho. Toda a comunidade acadêmica foi convidada a contribuir com a iniciativa, que se estendeu do dia 10 de abril até o dia 25 de maio. Com sucesso de adesão de alunos e professores, foram arrecadadas mais de 100 peças. Todas elas foram encaminhadas para o Grupo Assistencial Auta de Souza, que nos seus 25 anos de existência beneficiou diretamente mais de 6.500 pessoas.

2ª C DO AM AG PAN AS H Fa AL A ça HO aqu par t eça

e com dessa soli corr dar e ied nte, ade !

um ambiente global cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas vêm apresentando a necessidade de serem cada vez mais ágeis e organizadas. Sendo assim, elas vêm buscando formalização e aprimoramento na condução de seus projetos. Nesse contexto, o Gerenciamento de Projetos aparece como estrutura de indelével relevância. A Projet, sempre atenta às necessidades do mercado, inova e traz credibilidade para o cliente ao implementar práticas empenhadas na condução integrada dos projetos, provendo acompanhamento ágil e eficiente. Além do mais, a implantação das boas práticas contribui para o alinhamento dos objetivos dos projetos com as intenções estratégicas da organização e aumenta a satisfação dos clientes, pois

aperfeiçoa a capacidade e qualidade das entregas. Internamente, capacita seus membros e colabora na disseminação de informações acerca dos diversos projetos da Empresa Júnior.

Curso de Plano de Negócios para Capacitação dos Membros

F

oi ministrado pelo professor Wellington Tavares do CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância- nos meses de novembro e dezembro de 2011, o curso de Plano de Negócios, na intenção de ensinar aos membros da Projet a definição e análise das principais variáveis do negócio, como um empreendedor pode sintetizar suas ideias e planejar de forma mais eficiente um negócio. A ideia é que mais cursos sejam ministrados aos membros da Projet a fim de aprimorar as ferramentas implementadas na empresa e levar aos nossos clientes serviços de alta qualidade.


Mérito Acadêmico "A Projet, oferece oportunidade ímpar de o aluno vivenciar a aplicação dos conceitos da Engenharia de Produção e desenvolver habilidades pessoais, sociais e profissionais que são grandes diferenciais na hora de se conseguir estágios, intercâmbios e futuramente um bons empregos. Existem grandes exemplos de que a Projet, além de qualificar pessoas para o mercado de trabalho, apresenta em seus quadros dois dos melhores alunos de Engenharia de Produção da Escola de Minas. Desde o processo seletivo, os alunos vêm desenvolvendo habilidades que certamente serão úteis em processos seletivo. É com satisfação de seus membros e ex-membros que a Projet parabeniza os aprovados em seus processos. “Porque ser Júnior, no Brasil, é ser gigante pela própria natureza".

ESTÁGIOS: Daniel Araujo – “Sou estagiário em Excelência Operacional na Samarco Mineração. No precesso seletivo passei por uma prova online, dinâmica de grupo, teste psicológico, entrevista com o gestor e exames médicos. Na entrevista, haviam 7 concorrentes. A experiência na Projet foi um diferencial pra mim, em relação a esses concorrentes, e foi, inclusive um dos temas da entrevista. Para quem está interessado em tentar um estágio, seja sempre transparente para que a vaga com seu perfil venha até você.” Laysa Santos – “Sou estagiária do PCM (planejamento, controle e manutenção) da Vale. No processo seletivo passei por 5 etapas: triagem de currículos, provas online, dinâmica de grupo, painel e entrevista com o gestor. O trabalho realizado na empresa júnior me deu experiência profissional e conhecimento do ambiente empresarial, e foi muito importante para que eu conseguisse a vaga. Uma dica para o processo seletivo é nunca mentir, ser proativo e saber aceitar a opinião dos outros sobre o assunto.” Nayara Souza – “Sou estagiária na área de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente na Novelis, em Ouro Preto. No processo seletivo, passei por seleção de currículo, entrevista, dinâmica em grupo e exame médico. Na dinâmica, haviam 6 candidatos. O fato de eu já ter participado do processo de seleção da Projet me ajudou, pois já sabia como me comportar durante o processo. A minha dica para quem for passar por algum processo de seleção é a de ouvir seus companheiros, mostrar sua opinião sem se impor e não forçar um personagem, pois nunca se sabe o perfil que o gestor busca para a vaga.” Renan Silva – “Sou estagiário de planejamento, controle e manutenção da Vale. Para conseguir a vaga passei por triagem de currículo, prova online, dinâmica de grupo, painel com gestor, entrevista individual e exame médico. A experiência adquirida numa empresa júnior com certeza foi um diferencial, e uma dica que eu posso dar para o processo seletivo é o preparar-se, procurando informações sobre ele, praticando fala em público, mantendo boa postura, ouvindo com atenção o condutor, e respondendo com clareza o que foi perguntado.”

Mateus Santana – “Fui aprovado no programa de mobilidade, com possibilidade de duplo diploma, na École des Mines de Douai, França. O processo seletivo contou com quase 50 candidatos, e era composto por uma prova de matemática, física e química, em inglês, e entrevista com os franceses. Portanto, além do francês, é necessário ter conhecimento intermediário da língua inglesa para conseguir ser aceito nesse programa. Fiquei sabendo desse programa por um dos membros da Projet, quando passava pela sala da empresa.” Ana Cláudia – “Fui aprovada nos processos seletivos do CAINT da UFOP para ir à Universidade de Reutlingen, e pelo programa Ciência sem Fronteiras, ao Rensselaer Polytechnic Institute nos EUA. Acabei indo para a Segunda intituição. Para o processo seletivo, tive que fazer a prova do TOEFL e escrever 2 ‘essays’ para enviarem para a universidade. O processo chega a ser exaustivo quando organizanado documentos, estudando pra provas e escrevendo as ‘essays’. Mas no finl, toda a ansiedade é compensada. Acredito que a empresa júnior incentiva a liderança e atividades além da sala de aula, e a Projet, especificamente, propicia um ambiente de estudos aos membros, que auxilia na hora de enfrentar seus concorrentes.” Rafaela Reis – "Fui aprovada pelo programa do governo “Ciência sem Fronteiras” para a Universidad de Jáen na Espanha. Acredito que a Projet me fez crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal. E participar da empresa me fez querer sempre buscar mais, novos caminhos, assim como esse intercâmbio. O convívio com membros tão determinados na busca de novos desafios fez com eu quisesse ser assim também." Iasmin Luiza – Eu obtive a aprovação no programa "Ciência Sem Fronteiras" para a Universidade de Zaragoza situada na Espanha. Como o processo seletivo não conta com provas de conhecimentos gerais, e no caso da Espanha e Portugal, também não se realizam provas de proficiência em línguas, creio que além das notas acadêmicas eles examinam o curriculo lattes. Neste pode-se visualizar a determinação do aluno em realizar atividades extra classe, como estágios, cursos e a participação em entidades acadêmicas. Neste contexto, a atuação em empresa Júnior transparece a proatividade do aluno. E mesmo que não seja a intenção do aluno fazer intercâmbio, a Projet ajuda no crescimento pessoal e profissional dele.

Escolha ser Júnior!

A

Projet é a Empresa Júnior de Engenharia de Produção mais antiga de Minas Gerais, a primeira de Ouro Preto a se federar a FEJEMG- Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais- e a se confederar a Brasil Júnior. Fundada em outubro de 1999, vem se consolidando de forma emblemática no mercado de Ouro Preto e região através da realização de projetos a baixo custo e com alta qualidade. A EJ é formada por alunos do curso de Engenharia de Produção do Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto-MG, que passaram por processo seletivo bem semelhante aos de grandes corporações, com o escopo de agregar valores aos candidatos e oportuniza-los a terem experiência em participar desse tipo de seleção. Fique atento às nossas redes sociais e ao nosso site, para não perder essa oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional.

INTERCÂMBIO: Yã Grossi – “Participei e fui aprovado no mesmo programa do Mateus Santana, e irei para a mesma faculdade que ele. Em relação à empresa júnior, acredito que a Projet me colocou em situações que desenvolveram meu crescimento pessoal e profissional, e foram essas habilidades bem desenvolvidas que transformaram esse processo seletivo em mais uma vitória em minha vida.”

P

Agradecimentos

rimeiramente gostaríamos de agradecer ao nosso Departamento, DEPRO, que tem nos apoiado muito no desenvolvimento e amadurecimento de nossa EJ. Ademais, dispensamos gratidão aos professores e técnicos-administrativos da Ufop, que sempre se prontificam a nos atender quando precisamos e principalmente, aos membros da Projet, colaboradores que fazem desta EJ uma grande empresa.


Newsletter