Page 1

Dezembro de 2010

Edição Especial (re)cria de Portas Abertas e outras Festas

Rua do Compromisso, 50, 8000-252 289880701 / 939895572


Indice »(re)cria de Portas Abertas ûSeminário “Abrir Portas à Inclusão” - Seminário -Workshop’s Temáticos -Flash Mob RAllPE -Peça de teatro “Uma porta cigana” Pág. ûAnimação Comunitária no Acampamento do Cerro do Bruxo Pág. ûActividades no Agrupamento Vertical Dr. José Neves Júnior Pág. ûActividades na EB1 de Santa Bárbara de Nexe Pág. ûActividades no Parque da Pontinha - Atelier de Reciclagem - Danças e Cantares Pág. ûActividades na Eb1 da Bordeira Pág. » Festa de Natal da AAPACDM Pág. »Festa de Natal com o projecto @ventura Pág. »Actividades R@dicais Pág.

Maria André Costa - Coordenadora do Projecto Olá outra vez! Esta é uma edição especial dedicada a todas as iniciativas que aconteceram no mês de Dezembro — Portas Abertas e as várias Festas de Natal. Foi um mês estonteante de acontecimentos, festas e animações comunitárias. O projecto esteve de Portas Abertas à comunidade envolvente dando a conhecer o que fazemos diariamente com as crianças, jovens e famílias que acompanhamos. Desenvolvemos actividades nas escolas EB1 de Santa Bárbara, Eb1 da Bordeira e EB2/3 Dr. Neves Júnior, no acampamento Cigano do Cerro do Bruxo e em espaços públicos da cidade de Faro. Destacamos o grande evento que foi o Seminário “Portas Abertas para a Inclusão”, no dia 11 de Dezembro, no auditório das Gambelas, que envolveu os projectos do Algarve na sua organização. Participaram cerca de 100 pessoas que terminaram o dia em beleza assistindo à peça de teatro “A Porta Cigana” da autoria da Natasha Marjanovic e a companhia de teatro “Palco de Chocolate”. Destacamos também o Flash Mob uma coreografia montada pelos jovens dos projectos de Algarve que mobilizaram as ruas no dia 11 de Dezembro e se juntaram mais tarde ao público do Seminário. Daremos conta ainda de todas as Festas de Natal em que o projecto (re)cria esteve envolvido e ainda das actividades no âmbito das colónias de férias. Espero que se divirtam a ler estas páginas, tal como nos divertimos no meio de tanta animação e agitação. Boas Leituras!!!

Ficha Técnica

Co-Financiado por:

Coordenação de Edição e Design: Sónia Florinda e Susana Rebocho Supervisão : Maria André Costa Colaboradores: Formandos da UFP da AAPACDM,

Consórcio:


(re)cria de Portas Abertas à Comunidade 11 a 15 de Dezembro Seminário “Abrir Portas à Inclusão” - 11 de Dezembro O seminário “Abrir Portas à Inclusão”, promovido pela RALLPE - Rede Algarvia de Projectos Escolhas, teve como objectivo a reflexão sobre as práticas de promoção da inclusão social. Este evento esteve inserido na iniciativa do Programa Escolhas - ”Escolhas de Portas Abertas”, cuja finalidade é a divulgação dos projectos a nível local e próprio Programa Escolhas, a nível nacional. Contamos com a participação de vários oradores em áreas como a Psicologia Positiva, a inclusão de Imigrantes, a cultura da comunidade cigana, entre outras. Da parte da tarde tivemos vários Workshops: 

Dança Criativa

Escolher Intervir pela Positiva

Desporto pela Inclusão Social Orçamento Participativo Crianças e Jovens

 

Os sons do corpo Teatro do oprimido

Conhecer o Povo Cigano

O encerramento foi feito pela Senhora Alta Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural, Dra. Rosário Farmhouse.

A cultura Cigana em Teatro! Neste dia aconteceu ainda a Peça de teatro “A Porta Cigana”, da autoria da companhia de teatro “Palco de Chocolate”, da nossa querida amiga Natasha. Retrata a vida da comunidade cigana e a sua cultura. No Público estiveram presentes membros da comunidade cigana de Faro,

Flash Mob — Jovens Mobilizam Algarve

Os nove projectos do Algarve prepararam durante semanas uma coreografia, para apresentação conjunta: cada projecto ensaiou um grupo de crianças e jovens e no dia 11 de Dezembro partiram dos vários locais de origem dançando nas ruas das suas cidades. para a grande apresentação. Esta viagem foi realizada com dois autocarros que partiram das duas “pontas” do Algarve: Lagoa, com o projecto Agarr’a Onda e Vila Real de Santo António com o projecto Escolhas Vivas, e foram apanhando os restantes projectos. A grande actuação, já com os 100 jovens foi no Parque da Pontinha em Faro e, depois, no Seminário, para o público aí presente. Digamos que foi o momento alto do dia, que não podei ter terminado de melhor forma: com a energia e alegria contagiante de mais de 100 crianças e jovens Escolhas!

2


Animação Comunitária no Acampamento do Cerro do Bruxo - 12 de Dezembro Desta feita a Festa foi com a nossa comunidade cigana do Cerro do Bruxo., cheia de animação e alegria. Juntámos todas as famílias do acampamento e o grupo de dança “Estrelas do Cerro do Bruxo” apresentou a sua coreografia ensaiada nos últimos tempos. Aconteceu ainda um pequeno concerto do grupo “Os Cálá” e cantaram e tocaram para um público super entusiasta e participativo. Tivemos também modelagem de balões para júbilo de todas as crianças presentes. Depois das apresentações seguiu-se o lanche e a festa de aniversário de uma das crianças.

Actividades no Agrupamento Vertical de Escolas Dr. José Neves Júnior - 13 de Dezembro Atelier de Reciclagem Neste atelier foram criadas bolas de natal para enfeitar as árvores da escola e uma árvore de Natal. Para a realização deste trabalho utilizámos garrafas de plástico para as bolas e copinhos de plástico para a árvore.

3


Actividades no Agrupamento Verticas de Escolas Dr. José Neves Júnior Acção de Sensibilização “Internet Segura” As crianças e jovens utilizam cada vez mais a Internet, são os seus maiores utilizadores, tendo acesso a uma inacabável fonte de informação que lhes amplia horizontes. A Internet tem implicações positivas mas também negativas na sua formação, sendo este um aspecto que preocupa pais e educadores. Com esta acção pretendeu-se sintetizar um conjunto de informações de alerta e ajuda que permita às crianças e jovens utilizarem a internet em segurança e agirem adequadamente em situação de risco.

Karaté Aula aberta de dança Com o objectivo de desenvolver a criatividade como elemento de auto-expressão e levar o aluno a aguçar o gosto pela arte foram dinamizadas aulas de dança abertas a várias turmas.

O karaté promove o respeito pelos outros, os bons costumes em relação ao meio ambiente, o equilíbrio, o incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como o medo, a desconfiança, a preguiça, a indecisão, empenho e dedicação . Todas estas razões nos pareceram mais do que suficientes para levarmos algumas turmas a praticar esta modalidade.

Workshop Graffiti Graffiti é considerado, nos dias de hoje, como uma arte e não uma destruição. Os alunos mostraram bastante interesse por este tipo de arte, o que nos levou a convidar o Dário a mostrar algumas técnicas e grafitar uma parede da escola com um desenho ela-

Realizou-se pelas 17h00, um Lanche Comunitário de Pais & Filhos, seguindo-se o Encontro com sumo — uma Acção de Sensibilização sobre “Poupança, Endividamento e Gestão do Orçamento Doméstico”, da responsabilidade da Deco Algarve, destinado a pais e encarregados de educação e comunidade escolar e no geral. Tiveram cerca de 30 participantes 4


Actividades EB 1 de Santa Bárbara de Nexe - dia 14 de Dezembro Neste dia a alegria e a diversão foram as convidadas de honra da festa na EB1 de santa Bárbara de Nexe. No período da manhã foram dinamizadas algumas actividades, tais como as pinturas faciais que foram, mais uma vez, o júbilo das crianças. Os jogos tradicionais caminharam sempre ao lado da brincadeira. Para embelezar a escola e comemorar a quadra que se aproximava, o Natal, fizemos uma árvore de natal com material reciclado, nomeadamente rolos de papel higiénico, todos deram o seu contributo e o resultado foi admirável. Aproveitando a presença da c@minet abordámos alguns dos benefícios e perigos da utilização da internet. Depois seguiu-se o almoço e algum descanso, pois aproximava-se a derradeira prova física, uma caminhada, com o lema “??????”. Tinha como objectivo angariar alimentos para um cabaz de Natal. Para dinamizar estas actividades contámos com a ajuda de alguns jovens da UFP da AAPACDM. A todos eles muito obrigado pela colaboração.

Pinturas Faciais

Jogos Tradicionais

Atelier de Reciclagem

C@minet Caminhada

5


Actividades no Parque da Pontinha - dia 15 de Dezembro Para dar a conhecer o nosso projecto à comunidade em geral, dinamizámos um atelier de reciclagem no Parque da Pontinha e convidámos duas turmas da EB1 de São Luis para participarem nesta actividade. Criámos uma ávore de natal com rolos de papel higiénico e um cenário alusivo à quadra se se aproximava. Depois fomos presenteados pela actuação do grupo musical “ Calé Calon” e do grupo de dança “Estrelas do Cerro do Bruxo”. Por fim fizemos um largada de balões, em que estes levavam um mensagem, escrita por cada um dos miúdos participantes na actividade.

Actividades na EB1 da Bordeira - dia 15 de Dezembro Fechamos as portas com as actividades na EB1 da Bordeira. Durante a tarde os alun@s desta escola divertiram-se à “brava”, criámos um cenário, alusivo à época que se aproximava, fizemos jogos tradicionais e uma largada de balões, que foi o rejubilo de todos.

6


Festa de Natal AAPACDM

A AAPACDM realizou no dia 18 de Dezembro a festa de Natal. Esta realizou-se no grande auditório da Universidade das Gambelas. O espectáculo decorreu durante toda a tarde e foram várias as actuações que presentearam todo o publico. A apresentação esteve a cargo do Carlos, que contou com uma preciosa ajuda , o Dinis e a Ana Sofia, dois formandos da UFP. No final das actuações foram distribuídos presentes a todas as crianças presentes na festa e seguiu-se um lanche confeccionado e servido também por alguns formandos da UFP.

Festa de Natal no projecto @ventura O projecto @ventura convidou-nos para a sua festa de natal. Este convite foi muito bem recebido e aceite. Levámos a actuação do nosso grupo de dança “Estrelas do Cerro do Bruxo” e aproveitámos para juntar o grupo de jovens que estiveram no acampamento em Olhão. Este reencontro foi bastante emocionante, uma vez que, apesar de só terem estado juntos uma semana, criaram-se laços que não se esqueceram. Acabando esta festa por ser um “dois em um”.

7


Uma @ventura r@dical na Zona Aventura Nós, formandos da UFP da AAPACDM, pedimos ao projecto recria para irmos fazer actividades radicais. O projecto atendeu ao nosso pedido e no dia 19 de Dezembro partimos para a Zona Aventura. Logo de manha fomos para Salir com o senhor João(motorista da AAPACDM) e quando chegamos a Salir estava à nossa espera um senhor chamado Paulo que fez uma pequena explicação de todas as actividades que iríamos realizar. Na zona da parede de escalada, ele referiu alguns cuidados a ter e pediu a colaboração de alguns formandos para a realização desta actividade, pois tem que ficar uma pessoa a segurar a corda, enquanto a outra faz a escalada, no mesmo local explicou o funcionamento e regras de segurança para a funicular. De seguida fomos conhecer o sitio para almoçarmos e formámos os grupos. Depois seguimos para o campo onde iríamos fazer o Paintball, ai falámos de todas as regras de segurança para que ninguém sofresse nenhum acidente. Foi um dia muito bem passado, apesar do frio, divertimo-nos muito e queremos lá voltar. Hugo e Susana

Esta é uma noticia que não aconteceu nem no âmbito do (re)cria de Portas Abertas nem das festas de Natal, queremos dar-lhe destaque, devido ao contexto em que surgiu - Projectos de Iniciativa

A viagem ao Porto Somos um grupo de jovens da formação profissional da A.A.P.A.C.D.M. que decidiu fazer uma viagem ao porto. Para arranjarmos dinheiro para realizar a viagem vendemos rifas, fizemos e vendemos bolos. Partimos Sábado, dia 20 de Novembro de 2010 pelas às 6:00 e após longos Km chegámos ao Porto às 17:30 da tarde. Fomos recebidos por um grupo de um projecto escolhas “Pular a Cerca”, que nos falaram de várias maneiras de angariar dinheiro, para projectos jovens. Jantámos e fomos dar uma volta na zona ribeirinha, onde nos divertimos muito e depois fomos a uma discoteca. Dormimos num infantário desactivado e emprestado pelo projecto do Porto. No domingo fomos comer uma francezinhas ao restaurante o “Capa Negra”. Fomos passear a Vila Nova de Gaia passámos em cima da ponte do metro fomos ao El corte inglês. Na segunda-feira fizemos as malas e fomos a uma escola onde nos ofereceram o pequeno-almoço, comemos e abalamos rumo ao Algarve. Foi uma experiencia que gostaríamos de voltar a repetir. Dinis e Henrique

8

EdicaoEspecial  

Edição Especial (re)cria de Portas Abertas e outras Festas