Page 1

Boletim Digital À Priori E5G Janeiro/Fevereiro 2014


Página 1

Boletim Digital À Priori E5G

Oficina das Artes

O Projeto À Priori E5G, em parceria com a Escola das Artes, tem dinamizado sessões de criação de instrumentos e brinquedos musicais, com a ajuda do professor Carlos Guerreiro do grupo “Gaiteiros de Lisboa”. Esta oficina é importante para o desenvolvimento das suas competências musicais e da criatividade.

Com o objetivo de manter sempre os jovens do projeto ocupados são realizadas várias atividades diariamente, como por exemplo trabalhos manuais em papel cenário com tintas e pinceis como foi o caso desta atividade em foi criado um painel com pinguins.

Oficinas de Educação

“Foi uma atividade divertida e engraçada.” Jorge Semedo


Página 2

Boletim Digital À Priori E5G

Devido ao interesse dos jovens nos desenhos animados em que aparecem estas personagens e visto serem muito divertidas, cada jovem escolheu como fazer o seu minion para colocar em papel cenário os “minions” do nosso projeto.

Dia dos Namorados

“Gostei de fazer os minions, foi muito divertido porque os bonecos também são assim” Nelson Martins

Aproveitando o tema da data, os jovens do projeto participaram na construção de um cartaz sobre o dia dos namorados onde expressaram o que sentiam sobre o amor.

“A atividade foi muito interessante, tal como é o tema do amor e esta data também.” Érica Semedo


Boletim Digital À Priori E5G

Animação da Leitura e Escrita Descritiva

“Para chamar a atenção do leitor, coloque uma frase interessante ou uma citação do bloco aqui.”

A leitura literária, a leitura de histórias e contos e as oficinas de escrita são instrumentos privilegiados para a criação de hábitos de leitura e, simultaneamente, preciosos auxiliares para o desenvolvimento da compreensão leitora/escrita. A atividade Animação da Leitura e Escrita Criativa, conta com a participação mensal de 182 participantes diretos e indiretos. No mês de janeiro e, logo após, o período de interrupção letiva, reforçaram-se as competências pessoais e sociais no que diz respeito às questões dos comportamentos de risco em contexto escolar, através da leitura interpretativa do livro “A Menina Gigante”, deixando na turma uma banda desenhada, escrita pelos alunos, acerca das relações interpessoais assertivas.

Legenda que descreve a imagem ou gráfico. O mês de fevereiro,

assinalando, o mês da Internet Segura, contou com um atelier de escrita criativa em que os alunos construíram cartazes apelativos com cuidados a ter na utilização do computador e da internet de forma segura.

Página 3


Página 4

Boletim Digital À Priori E5G

Internet Segura

“Eu gostei da atividade, aprendi como mexer no computador em segurança.” Daniela Leu

No passado mês de Fevereiro os participantes do Projeto À Priori E5G trabalharam muito o tema da Internet Segura.

Empreendedorismo Na escola

Decorreram durante o passado mês sessões com a turma do 8ºB, procurando estimular as competências empreendedoras destes alunos. A sessão final foi dedicada à criação e apresentação de projetos a ser dinamizados pelos alunos no estabelecimento escolar.


Boletim Digital À Priori E5G

Página 5

Desafio Segurança na Internet

No âmbito do desafio do programa escolhas para o mês de Fevereiro com o tema “segurança na internet”, o dinamizador comunitário do projeto À Priori, Ricardo Ferreira realizou nas escolas básicas nº 1, 2 e 3 de Sines e de Porto covo sessões sobre cuidados e precauções que os jovens devem ter com o uso da internet.

“Foi muito interessante realizar este desafio do Programa Escolhas, uma vez que nunca tinha dinamizado atividades com tantos alunos e em contexto escolar.” Ricardo ferreira


Boletim Digital À Priori E5G

Aniversário do Projeto

“O aniversário foi bom, todos gostaram e divertiram-se. É sempre bom comer Pizza e estar com tantos colegas que já andam no projeto quase desde sempre.” Cláudio Correia

Página 6


Página 7

Boletim Digital À Priori E5G

Construção de Máscaras de Carnaval

Os jovens do projeto tiveram a oportunidade de conhecer uma técnica diferente para a construção de máscaras, resultado da parceria com o Centro de Artes de Sines. Utilizaram pratos de diversos materiais, tintas e fita cola para delinear os espaços, não deixando nenhum em branco. O resultado foi original.

Desenho em movimento e estático

No âmbito da parceria com o Centro de Artes de Sines os jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o desenho sem e com movimento. Aprenderam também a desenhar o corpo feminino e descobriram diversas formas artísticas de o representar.

“Foi muito difícil desenhar o corpo mas depois a Liliana ajudou-nos e ficou bem mais fácil. Agora já conseguimos desenhar mais facilmente qualquer corpo.” Ricardo Silva


Página 8

Boletim Digital À Priori E5G

Apoio na Aprendizagem da Língua Portuguesa

Tal como na anterior geração do projeto, continuamos a apoiar os participantes na aprendizagem da Língua Portuguesa, sendo esta ainda uma grande lacuna que os jovens apresentam. Assim, apostamos na inovação e na aprendizagem através de programas específicos e de técnicas diferentes e mais motivadoras.

Mudanças no projeto À Priori

“Com a mudança de mobiliário o projeto ficou muito melhor, com mais espaços diferentes e mais confortável. Gostei muito de ajudar porque foi para ficar melhor.” Jorge Semedo


Página 9

Boletim Digital À Priori E5G

Apoio ao Estudo

Oficina +Cidadania

Com base na visualização de um PowerPoint sobre os direitos e os deveres do cidadão, e após o debate sobre o tema, realizaram um questionário onde aplicaram o que aprenderam.


Página 10

Boletim Digital À Priori E5G

Desporto e Lazer

Quintas feiras entre as 14h e às 17h, sendo entre as 14h e as 15h apenas por marcação. Acompanhamento Familiar

“Tem sido muito importante o apoio do projeto para evolução do meu filho na escola, e até em casa. Com a ajuda da equipa conseguimos trabalhar em conjunto para que tudo corra pelo melhor. No projeto ele sente-se bem e eu também porque sei que não anda por aí a fazer asneiras e que está com pessoas formadas e preocupadas com ele, que me informam do que é preciso e me ajudam em coisas que sozinha não ia conseguir.” Mãe de participante do projeto


Página 11

Boletim Digital À Priori E5G

Atualização de e-mails da equipa técnica do projeto

Coordenadora— daniela.vilhena@apriori.pt Monitora CidNet— soraia.custodio@apriori.pt Mediadora juvenil— susana.alexandrino@apriori.pt Dinamizador comunitário— ricardo.ferreira@apriori.pt

Atualização do horário das atividades em sede de projeto

Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira — 15h às 20h Terça-feira e quinta-feira — 9h às 13 e das 15h às 20h Sábado — 9h às 16h

Durante o período de férias da Páscoa o projeto funcionará de segunda a sexta entre as 9h e as 17h. Para além das atividades regulares teremos muitas surpresas para os participantes: Ida à Kidzania… torneios desportivos… Programa sobre Igualdade de Género, entre muitas outras novidades.


Pรกgina 12

Boletim Digital ร€ Priori E5G

Boletim Projeto À Priori E5G  

Janeiro/Fevereiro de 2014