Issuu on Google+

Boletim Digital NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

O nosso obrigado ... A todos os que colaboraram connosco para que fosse possível realizar a nossa Festa de Natal, nomeadamente: Figueiredo & Irmãos, Lda (Pastelaria Galegos) Queijadinha Dom Vasco Lino da Silva

Nádia Santana À mãe da Daniela Leu, Violeta Leu e à mãe do César Eusébio, Rosário Simões Agradecemos também a colaboração da voluntária Ana Sobral durante a elaboração da peça de teatro, bem como ao Nuno Antunes pela representação da mesma. À Micaela Ablum da associação MUSA pela participação em diversos Workshop’s. À Verónica da Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém pela dinamização de uma sessão com os nossos jovens.

Alteração de Equipa A Equipa Técnica do Projeto sofreu algumas alterações, sendo que temos um novo Dinamizador Comunitário (Ricardo Ferreira) e uma nova Monitora CID (Ana Soraia Custódio).


Construção do Cenário

O cenário foi pensado e construído em conjunto com os participantes do À Priori E5G e duas voluntarias que se disponibilizaram para ajudar tanto na realização do cenário como no próprio teatro em si. Aquando do término do cenário, começámos os ensaios. O cenário foi feito de raiz pelos participantes do Projeto À Priori E5G, participando seis jovens.

Centro de Inclusão Digital No Espaço CID foram realizadas atividades para enriquecer os conhecimentos dos participantes do À Priori E5G no que diz respeito à informática. Élhes pedido para realizarem várias atividades e trabalhar com vários programas, tal como Word e Powerpoint,


Almoço de Convívio Durante as férias de Natal, levamos alguns participantes do Projeto para experimentarem o sabor de uma baguete pela primeira vez.

Espaço Educação, Empregabilidade e Empreendedorismo

Já estamos a desenvolver atividades na Escola Secundária/ 3º CEB Poeta Al Berto. A temática abordada insere-se essencialmente no âmbito do empreendedorismo. Em parceria com um grupo de jovens da escola, estamos em fase de criação de uma Associação de Estudantes. A primeira lista está criada, a Reunião Geral de Alunos marcada e o processo em marcha!


Sessão sobre Interculturalidade Foi realizada uma sessão de um programa de esclarecimento sobre Interculturalidade por parte da Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém para crianças e jovens participantes.

As sessões consistem na abordagem à diferença cultural e étnica na tentativa de minimizar as diferenças entre pares dando a conhecer as diversas culturais no seio do projeto À Priori E5G

Desporto

É importante mencionar que muitos dos participantes do Projeto, praticam Desportos Extracurriculares, nomeadamente no Andebol Clube de Sines.


Teatro À Priori E5G vai à Santa Casa da Misericórdia de Sines Realizou-se no passado dia 18 de dezembro a festa de natal da Santa Casa da Misericórdia de Sines. Nesta iniciativa, o Projeto À Priori E5G dinamizou um breve teatro, com seis participantes diretos do projeto. Intitulado “Não te esqueces de mim?”, esta peça original tinha como objetivo sensibilizar os espetadores para as atuais relações entre avós e netos e para a importância do relacionamento intergeracional. A peça foi um sucesso e os nossos participantes foram muito elogiados!

Centros de Mesa O Projeto À Priori E5G realizou um vasto conjunto de centros de mesa, conjuntamente com os Espaços Séniores do concelho de Sines, para utilização no almoço convívio dos trabalhadores da Câmara Municipal de Sines. Este evento, que ocorreu no dia 20 de Dezembro de 2013, foi um importante momento de divulgação do trabalho dos participantes do Projeto À Priori E5G junto da comunidade, para além de um momento de trabalho em rede articulado que reforçou os laços institucionais entre estas duas entidades!

Elaboração de Curriculum Vitae (CV) No âmbito da atividade CID3E, os participantes do Projeto À Priori E5G elaboraram o seu próprio curriculum vitae, onde foram sensibilizados para a importância de construir o seu próprio documento de apresentação profissional aquando conclusão do seu ciclo de estudos. Deste modo, através do acesso à página institucional do CV Europass, disponível em https:// europass.cedefop.europa.eu/editors/pt, os participantes criaram diferentes currículos e revelaram interesse por diferentes áreas laborais!


Página 5

Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais

O Programa de Prevenção de Violência em meio escolar / Bullying decorreu no primeiro período deste ano letivo, foram acompanhadas sete turmas de 4º ano, com um total de 141 alunos. O Programa consiste na consciencialização do Bullying na escola bem como dotar os alunos de estratégias para agir num caso de Bullying.

Decoração de Natal Tendo em conta que estávamos em época natalícia, também nós Projeto À Priori E5G enfeitamos as nossas instalações. Todos os participantes do Projeto ajudaram


Volume 1, Edição 1

Concurso Postal de Natal Foi solicitado aos participantes do Projeto À Priori E5G para darem azo à sua imaginação e criarem de raiz o seu próprio Postal de Natal. Após a conclusão dos postais, lançamos no site do Facebook do Projeto (https:// www.facebook.com/projecto.apriori) um pequeno desafio. Pedimos então às pessoas no geral para votarem no postal que mais gostassem e esse seria o postal de Boas Festas 2013 do nosso Projeto.

Festa de Natal O Projeto À Priori realizou no passado dia 21-12-2013, uma pequena festa de Natal para todos os participantes que frequentam as nossas instalações e toda a comunidade em si. Houve um pequeno lanche convívio, música e muita animação.

Página 7


Página 4

Oficina das Artes No âmbito da Oficina das Artes, acontece na Escola da Artes de Sines a Oficina de Construção do Som. Atividade esta que consiste na construção de instrumentos musicais com material reciclado. O objetivo é também incutir o espírito de responsabilidade e trabalho de equipa e produz em todos os que participam o gosto pelas artes despertando o interesse para um concerto experimental a decorrer no mês de Maio de 2014.

Dinamizador Comunitário O Dinamizador Comunitário, o segundo, neste projeto, já contou com dois desafios por parte do Programa Escolha. Na tentativa de estreitar a relação com os pais dos participantes foram convidadas mães para lerem contos dinamizando atividades no próprio Projeto em articulação com participantes e seus familiares. O Dinamizador, Ricardo Ferreira, considera “já ter adquirido importantes competências” para o seu cargo no À Priori E5G.


Página 5

Bem Vindo 2014 “Como Monitora CID espero que 2014 seja um ano de sucessos ao nível das competências informáticas. Espero que neste novo ano consiga formar o maior números de participantes a nível informático, e que acima de tudo haja uma boa relação entre a monitora e os participantes.”


Boletim Digital À Priori-E5G - Nov. Dez. 2013