Issuu on Google+


LIXO

Um dos maiores problemas das comunidades urbanas, é o LIXO que produzem . Este lixo que é depositado em aterros sanitários(quando existem,), degrada a natureza , polui o lençol freático , os córregos , o mar , a paisagem. Precisamos transformar este “pecado” em virtude , e que o lixo nos ajude a resolver outros problemas , tais como : desemprego , limpeza pública , entupimento das galerias , enchentes . O primeiro passo será incutir na população o programa dos 3 R’s , que é sintetizado por : REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR 1- REDUZIR : Precisamos reduzir a utilização de produtos que degradem a natureza , as garrafas chamadas “pet” de refrigerante , quando criadas , deram ás industrias uma mobilidade imensa , pois , a partir dessa criação o processo produtivo foi dinamizado , encurtando uma cadeia extensa de produção que se traduzia da seguinte forma : produção, engarrafamento , distribuição , recolhimento de vasilhames, limpeza das garrafas . Ao encurtar a cadeia produtiva as empresas obtiveram lucros imensos , que se refletiram até na eliminação de vagas, criando desemprego nessas etapas de produção : recolhimento de vasilhames e limpeza . Precisamos incentivar nas industrias o retorno á utilização dos vasilhames retornáveis de vidro que duram eternamente se bem conservados . 2- REUTILIZAR : As mesmas garrafas que ao serem jogadas na natureza provocam degradação do meio ambiente e levam centenas de anos para se degradarem ,servem às comunidades carentes para confecção de artesanato ,nas comunidades rurais são utilizadas para armazenar produtos agrícolas , dando assim uma novo uso a este material nocivo ao homem . Existe até um mecânico que inventou uma “lâmpada” feita com essas garrafas , e que apareceu na televisão há poucos meses atrás. A reutilização de materiais que degradam a natureza é uma


boa opção para preservação da mesma , quando reutilizamos economizamos duas vezes . 3- RECICLAR : Praticamente todos os materiais que jogamos fora e não damos valor podem e devem ser reciclados , a mesma garrafa PET que já serviu para os dois outros RR’s , com sua fragmentação e um novo processo de transformação da massa em fios serve para a confecção de tecidos com os quais se fazem roupas . Uma forma bem inteligente de se aproveitar um material que causa tantos danos à natureza , de forma tão indelével . Podemos assim transformar um problema em solução, criando empregos com os recursos originados nesta transformação . Na natureza nada se perde , nada se cria , tudo se transforma , essa lei tão antiga criada por LAVOSIER ,deve ser admitida como uma das principais regras para a sustentação do meio ambiente . Como a natureza viva que não se perde mas se transforma em bens e materiais novos o lixo quando totalmente reciclado transforma-se em uma receita segura para o município que pode, através dessa receita, criar empregos.

O problema do lixo não se resume em sua coleta e seleção. Existem programas de coleta seletiva de lixo, que não funcionam, pois ,obrigam as pessoas a separar o lixo em suas moradias e depois leva-lo até um local de recolhimento, o que é inviável, pois ninguém tem disposição para todo o processo. A única maneira é encurtar esse processo, corta-lo ao meio, em que o agente causador do lixo só seja responsável pela primeira etapa ou seja a seleção do lixo. Para isso a colaboração das donas de casa e das empregadas domésticas é fundamental.


PROPOSTA Precisamos da colaboração do comércio e da comunidade. Com o advento do “Real” as pessoas passaram a ir com muito mais freqüência aos supermercados e mercearias, com isso recebendo muitas sacolas plásticas de embalagens das compras, tanto é verdade que inventou-se uma sacoleira para guardar esse grande volume, o puxa-saco. Essas sacolas sairiam do comércio, com uma tarja correspondente ao lixo que será reciclado, por exemplo: L. ORGÂNICO - BRANCO L. TÓXICO - VIOLETA PLÁSTICO – VERMELHO PAPEL – AZUL VIDRO – VERDE METAL – AMARELO

Com as tarjas nas sacolas seria mais fácil separar o lixo nas moradias e entrega-lo para coleta já separado. O lixo reciclado seria recolhido por caminhões normais o que evitaria a compra ou a utilização de caminhões com prensa hidráulica, que prensam todas as categorias de lixo indistintamente, misturando vidro a papel higiênico e lixo orgânico, contaminando todo o lixo e inviabilizando sua reciclagem.

L. TÓXICO

PLÁSTICO

PAPEL

VIDRO

METAL

Com esse caminhão, dotado das separações coloridas , o recolhimento se processaria de forma que ao chegar à Usina de Reciclagem, dispensaria as esteiras ou mesas rolantes dotado de ímãs que são usados para separação do lixo . O lixo estaria limpo e pronto a ser vendido para as industrias.

Os aterros sanitários não serão tão exigidos com a criação deste programa.


Nos Estados Unidos , o recolhimento é feito por categorias em dias alternados , exemplo :

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo

...................... ....................... ...................... ...................... ....................... ....................... ......................

Metais – Ferro/Alum. Papel Vidro Plásticos Orgânicos / Tóxicos/Papel Hig*. Móveis/ Eletrodomésticos* Não tem coleta

 Orgânicos / Tóxicos / Papel Higiênico – São Materiais não recicláveis , que na realidade serão os únicos materiais a serem depositados em aterros sanitários .  Móveis / Eletrodomésticos - Devido ao seu poder aquisitivo alto os cidadãos americanos , não reformam seus móveis nem consertam eletrodomésticos , simplesmente jogam fora compram outros . Os pneus de seus carros são revendidos para outros países . Neste estágio de desenvolvimento e de conscientização a utilização de caminhões com prensa hidráulica são utilizados , pois, prensam só uma categoria de lixo .


PROGRAMA LIXO LIMPO Uma pesquisa se faz necessária. Saber quais as quantidades de lixo, e as qualidades que são produzidos por cada moradia. Exemplo:

,

LIXO ORGÂNICO

5 Kg

PAPEL

3 Kg

METAL

2 Kg

PLÁSTICO

2,5 Kg

VIDRO

1,5 Kg

LIXO TÓXICO

0,5 Kg

O LIXO assim tratado será um produto limpo e pronto para se transformar em MATÉRIA PRIMA , agregada de valor potencial no mercado consumidor .O Vidro por exemplo é um material que pode ser processado centenas de vezes a partir do que é descartado pelo homem .


PROGRAMA L LIXO M P O AUTOR : RENATO SAITER FERREIRA ARQUITETO E URBANISTA CREA 7703


Comprovação FOTO

01

FOTO 02


FOTO 03

FOTO 04


Este programa precisa de uma comprovação que efetive suas virtudes e confirme como ideal para o problema do lixo . Temos duas empresas dispostas a financiar esta comprovação através de apoio financeiro e logístico .

CARREFOUR - SACOLAS C/TARJA DADALTO - CAMINHÕES PARA RECOLHIMENTO

Senhor Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos. Se me das fortuna, não me tires a razão. Se me das o sucesso, não me tires a humildade. Se me das humildade, não me tires a dignidade. Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim. Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo. Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso. Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo. Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza. Se não me deres o êxito, da-me forças para aprender com o fracasso. Se eu ofender ás pessoas, da-me coragem para desculpar-me e se as pessoas me ofenderem, da- me grandeza para perdoa-las. Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim. — Mahatma Gandhi



Projeto Programa Lixo Limpo