Page 43

Guia Didático

Como trabalhar com o Caderno de Atividades? Como você vai ver, os Cadernos de Atividades são complementares aos Cadernos de Estudo. Eles têm a função de aplicação dos conhecimentos e dos instrumentos trabalhados nestes últimos cadernos, reforçando os objetivos da formação vinculados ao desenvolvimento das competências profissionais. Como bem indica o nome, eles têm apenas uma apresentação seguida de um conjunto de atividades. Para utilizá-los adequadamente, observe os pontos especificados a seguir:



As atividades propostas são, na maioria, diferentes daquelas propostas no Caderno de Estudo.



Em geral, as atividades são do tipo abertas e complexas, e as respostas não são precisas como nas atividades fechadas dos Cadernos de Estudo. Assim, você deve ficar atento tanto ao comentário quanto à pontuação apresentada no final da maior parte das atividades.



Utilize a pontuação referida como uma indicação de valor em pontos de cada um dos elementos que compõem a tarefa. Trata-se de uma orientação para que você possa saber a importância que os autores do material atribuem a cada elemento incluído na sua resposta, facilitando sua auto-avaliação.



Observe também que as atividades em equipe constituem característica dos Cadernos de Atividades, embora existam atividades individuais. Essas atividades estarão destacadas com um ícone e apresentarão as instruções e os comentários dirigidos à equipe. Portanto, para fazer algumas das atividades, você vai precisar trabalhar com sua equipe de referência. Para isso, será necessário que você, juntamente com a equipe, planeje, distribua, realize e consolide as distintas tarefas da atividade.



No Caderno de Atividades é introduzido um novo ícone que representa a atividade em grupo, composto por dois remadores. Quando os dois ícones de atividade (individual e em grupo) estiverem aplicados na mesma questão, significa que parte do exercício é individual e parte é em grupo.



Em algumas atividades, você vai precisar procurar informações nos registros da escola, além de documentos nas secretarias estaduais e/ou municipais de Educação. Também terá de entrevistar pessoas dos diferentes segmentos da comunidade escolar.



Para a realização das atividades em equipe, é fundamental que o grupo tenha especificado com muita clareza quem vai fazer cada parte da atividade e em que prazo. Para isso, provavelmente será necessário que um dos membros da equipe faça o registro de cada reunião, especificando o que foi decidido e a data de seu próximo encontro. É igualmente importante a escolha de um coordenador para cada trabalho que será realizado.s



Para um melhor aproveitamento, não espere pelos colegas. Tome a iniciativa de procurálos e demonstre sua disposição para acertar o primeiro encontro de trabalho.



Veja que há certa heterogeneidade na natureza e na quantidade das atividades propostas nos Cadernos de Atividades em função do módulo, embora todos os cadernos tenham estimado um tempo total nunca superior a 12 horas. Somente o

como estudar

45

1GD  

Guia Didático

Advertisement