Page 40

Guia Didático

interagir com outros colegas, por meio de correspondência, telefone, fax, rádio comunitário, visitas, e- mail ou outros meios de comunicação existentes na sua localidade. Como já informado neste Guia, além do estudo individual você terá oportunidades de realizar trabalhos em equipe e encontros presenciais, nos quais poderá exercitar outras habilidades vinculadas ao estudo coletivo. Todos os gestores têm uma série de compromissos que se acrescentam àqueles exigidos no dia-a-dia de suas atividades profissionais. Por isso, é importante que você crie seus próprios horários de estudo, conciliando esse tempo com as atividades profissionais, o lazer os compromissos e interesses familiares. Por isso, é recomendável: estabelecer um tempo mínimo de estudo diário, sem deixar acumular tudo para o final das etapas de estudo, distribuir bem seu tempo e estudar diariamente, por algumas horas. Se não for possível para você preparar um programa de estudo diário, não deixe que o intervalo entre um estudo e outro seja maior do que dois ou três dias. Mesmo que seja por uns minutos, dedique um pouco de seu tempo ao estudo de modo sistemático; não espere dispor de uma sessão longa para retomar sua tarefa. Isso ajuda a sistematizar a aprendizagem e cria o hábito de ler e estudar. Aqui vão algumas dicas para você obter os melhores resultados nesta empreitada. Quais as dicas para um estudo produtivo?



Planeje seus horários e escolha o local de estudo para que não aconteçam interrupções, que prejudicam sua concentração.

  

Se possível, faça seus estudos sempre no mesmo horário.



Procure manter uma pasta, prateleira ou gaveta para organizar, em local próprio, seus objetos pessoais.



Procure otimizar seu tempo.

Escolha lugares silenciosos, arejados, bem iluminados, agradáveis. Tenha sempre à mão os materiais instrucionais do curso: o Guia Didático, o Guia de Implementação, os Cadernos de Estudo e de Atividades, além de outros recursos indispensáveis a seu trabalho, como: um caderno para anotações pessoais, textos referentes à legislação, livros e/ou revistas, artigos para leitura complementar, dicionário, relação de endereços para contato com o tutor etc.

Esta etapa de preparação e organização do espaço físico é importante para iniciar seus estudos. A outra etapa refere-se à utilização do tempo dedicado ao estudo propriamente dito. Você tem, certamente, experiência em fazer cursos e estudar. Cada um de nós tem estilos diferentes de aprendizagem e de estudo. Como sugestão, são apresentados alguns procedimentos para aproveitar melhor o seu tempo disponível. O estudo é um hábito; uma vez escolhido o espaço e organizado o seu material, dê início a seus trabalhos.

42

como estudar

1GD  

Guia Didático