Issuu on Google+

Nº12 NOV/DEZ 2008

PROGENTE

Balanço Anual: PROGEN sobe mais uma vez no ranking Gazeta Mercantil

O

ano de 2008 foi mais um marco na história da PROGEN: a empresa passou a atuar no mercado internacional, desenvolvendo projetos em Cuba, México, Libéria e Ucrânia; o faturamento cresceu 100% em relação a 2007; projetos importantes, como o de Itabira-MG (VALE), foram finalizados com sucesso; novas empresas tornaram-se clientes e novas unidades de negócio foram abertas.

E

m Outubro deste ano, o jornal “Gazeta Mercantil” divulgou a 32ª edição de seu anuário, que avalia o desempenho de 10 mil companhias e as classifica a partir da análise de seus balanços financeiros. No “Balanço Anual 2008 Gazeta Mercantil”, a PROGEN subiu mais uma vez no

Para comemorar estas conquistas, a PROGEN lhe convida, junto a 01 acompanhante, para a Confraternização de Final de Ano 2008. Confira a data em seu escritório e divirta-se! Escritório*

ranking: foi classificada como a 4ª empresa no setor Serviços/Construção: Engenharia/ Consultorias - em 2007 havia ficado em 7º lugar no setor. Vale esclarecer que houve um erro da Gazeta na publicação deste ano, que divulgou a PROGEN em posição e setor errados: 6º lugar no setor Serviços/Construção: Engenharia/Edificações Comerciais

e Residenciais. Infelizmente, ao perceber o equívoco, o anuário já estava nas bancas e, para minimizar o problema, o jornal Gazeta Mercantil, do dia 30 de Outubro de 2008, publicou uma errata com o posicionamento correto da PROGEN. Agradecemos e parabenizamos a todos os colaboradores pelo excelente desempenho da PROGEN no último ano!

Horário

Local

Belo Horizonte 29/11/2008 sábado

Data

21h

Clube da AABB

Salvador

05/12/2008 sexta-feira

21h

Maison Berton

Vitória

05/12/2008 sexta-feira

21h

Clube Italo Brasileiro/Ilha do Boi

São Paulo

12/12/2008 sexta-feira

21h

Espaço Onix

Natal

13/12/2008 sábado

20h

Hotel Barreira Roxa

* No caso dos grupos-tarefa, verificar com o gerente de implantação do projeto.


QUIZ

TÁ EM CASA

P

ara a última edição de 2008, preparamos um “TÁ EM CASA Especial”.

Plataforma de gás da PETROBRAS é 100% modelada em 3D pela PROGEN na região Nordeste

Como sempre, apresentamos os novos contratos conquistados pela PROGEN ao longo do último bimestre, entretanto, não poderíamos deixar de mostrar, com mais detalhes, alguns grandes sucessos que marcaram este ano. Cada um deles em uma fase, mas todos motivo de muito orgulho para a empresa: Itabira, Natal e Óbregon (México) são as cidades protagonistas de três histórias que marcaram 2008 na PROGEN.

Novos Projetos Cliente MHAG SERVIÇOS E MINERAÇÃO Local Jucurutu-RN

Escopo Projeto Básico, Projeto Detalhado e Gerenciamento da Implantação das instalações para produção de 1,2 milhões de toneladas por ano de pellet feed (pelotas de minério de ferro) na Mina do Bonito Equipe PROGEN envolvida no Projeto SIRI 1

Cliente AÇOS VILLARES Local Pindamonhangaba-SP

Cliente PETROBRAS Local Cidade-RN

Cliente CIMENTO LIZ Local Vespasiano-MG

A ESPERANÇA invadirá o Natal da PROGEN em todo o Brasil. 2

Escopo Projeto Básico para adequação do sistema de utilidades da Usina de Pindamonhangaba

Escopo Projeto Detalhado para análise e adequação das sapatas do vaporduto do Vale do Aço

Escopo Projeto Básico e Projeto Detalhado para instalação do sistema de moagem vertical MC4 em Vespasiano

A

PROGEN iniciou em Junho de 2008 o desenvolvimento do Projeto Detalhado da Plataforma Marítima de SIRI 1, da PETROBRAS, em Natal-RN, UN RNCE/ATP-M DP. Trata-se de uma nova plataforma tipo “caisson” para extração de gás natural na costa do estado Rio Grande do Norte. Uma equipe técnica formada por 10 profissionais vem trabalhando no projeto, sob coordenação da Gerente Regional, Márcia Paiva, que ilustra a satisfação da PETROBRAS com o trabalho - “É um projeto que vem repercutindo de forma bastante positiva em todos os níveis e setores do cliente, e não somente em Natal”, afirma. Além da expertise da PROGEN na área de óleo e gás, um fator vem sendo fundamental para este sucesso: o fato de ser um detalhamento totalmente desenvolvido com ferramentas de au-

“A partir do PDS foram extraídas plantas de layout dos diversos níveis e uma vista em perspectiva da instalação, bem como documentos para fabricação, atendendo sempre aos comentários recebidos da PETROBRAS” – Márcia Paiva, Gerente regional Natal-RN.

tomação de projetos, mais especificamente o PDS (Plant Design System), um caso pioneiro na PETROBRAS/UN-RNCE/ATP-M DP, tanto na operacionalização da ferramenta quanto na administração remota dela. Parte da equipe atuou na filial PROGEN em Natal (modelagem total e apoio de TI) e parte em São Paulo (administração do software e apoio de TI), com os sistemas totalmente integrados, graças à sólida estrutura de TI existente na PROGEN. O sucesso deste trabalho consolidou o uso das ferramentas de automação para a PETROBRAS-Natal e o trabalho para o detalhamento de mais uma plataforma, SIRI 2, já está em andamento. Parabéns a todos por mais esta conquista!

A SOLIDARIEDADE invadirá o Natal da PROGEN em todo o Brasil 3


TÁ EM CASA

PROGEN é elogiada pela VALE por atuação de 7 anos na região de Itabira

D

urante aproximadamente 7 anos, a PROGEN manteve uma equipe de colaboradores alocada na cidade de Itabira, interior de Minas Gerais, que atuou num contrato com a VALE, cliente da PROGEN há mais de 10 anos. Foi uma grande experiência na prestação de serviços de Gerenciamento de Implantação de diversos empreendimentos da mineradora na região.

Conheça as minas onde a PROGEN atuou

Brasil

BA

Minas Gerais

ES

S. Gonçalo Rio Abaixo Sabará

Congo Soco

Brucutu Água Limpa

Barão Cocais Nova Lima

Rio Piracicaba Catas Altas

Feijão

Fazendão

Brumadinho

Alegria

Itabirito

Timbopeba Ouro Preto Minas que a PROGEN atuou

Ferrovia Centro-Atlântica

Fábrica Nova Mariana

Estrada de Ferro Vitória-Minas MRS Logística

Comemoração de 5 anos da Gerência de Engenharia de Implantação da VALE (Gaens) em Agosto de 2005

Andrade

GO/SP/RJ

O trabalho foi gerenciado por Renato Rocha, gerente de projetos da PROGEN, e os resultados foram muito positivos para a VALE, que contou com a PROGEN, inclusive, para estruturar uma nova gerência na região.

Itabira

Belo Horizonte Itabira

No início de Outubro, a PROGEN completou suas tarefas neste contrato e, com isto, mais um capítulo de sua história com a VALE foi escrito. No início dos trabalhos, a PROGEN contava com uma equipe de 45 colaboradores, tendo chegado a um pico de 220 profissionais. Foi gerenciada pela empresa, ao longo destes anos, uma carteira de quase 1 bilhão de Reais em investimentos e mais de 15 milhões de HH’s.

Cauê Conceição

Fábrica Congonhas RJ

RJ

RJ

Palavra do cliente “Findado o nosso contrato de gerenciamento, gostaria de registrar os meus sinceros agradecimentos à equipe PROGEN pela grande parceria firmada ao longo dos últimos anos, e que de forma competente e altamente profissional, contribuiu para auferirmos os nossos resultados frente a gestão de implantação dos empreendimentos de engenharia na nossa área de abrangência.”

“Encerramos em outubro/08 o contrato de gerenciamento junto a PROGEN. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a toda equipe da PROGEN pela dedicação e pelo desempenho durante a execução do mesmo. Vivemos neste contrato um período de transição com a criação da nossa gerência e a parceria da PROGEN foi muito importante para estruturação de nossa área.”

Clairton Luiz Andrade Drumond

Jacintho Alvares

Gerente de Planejamento e Gestão de Empreendimentos (GAGES) - Vale

Gerente de Área de Projetos Correntes Ferrosos (GAPCF) - Vale

Fonte: http://www.mges-brasil.org/portugues/territorio/situacoes/itabira01.htm

Planta de minério de ferro da ARCELORMITTAL começa a operar com sucesso

Palavra do cliente

O

“Sirs: For me is a pleasure to inform that we have some material on tripper yard, my congratulations to your team, without your help there were not successful. Thanking your Technical support I glad to share together this memories. My best wishes from Obregon, Franco”.

Superando as dificuldades encontradas ao assumir um projeto que já estava em andamento ao ser contratada pela ARCELOMITTAL, a PROGEN realizou serviços de gerenciamento de construção para a conclusão da construção civil e montagem eletromecânica de uma planta de beneficiamento de minério de ferro em Ciudad de Obregon e reforma e ampliação de instalações portu-

“Senhores, Para mim é um prazer informar que nós já temos algum produto final em nosso pátio de embarque. Minhas congratulações à sua equipe, sem o seu suporte não teríamos tido sucesso. Obrigado pelo seu suporte técnico, estou muito feliz em compartilhar com vocês estas memórias (fotos enviadas da Usina). Meus melhores desejos de Obregon, Franco”.

mesmo sucesso que ocorre nos trabalhos da PROGEN realizados no Brasil, também ocorre no exterior. Um bom exemplo disso foi o Volcan Project, no México, divulgado na edição número 9 da PROGEN News.

4

árias em Guaymas (Oceano Pacífico). O contrato com a ARCELLORMITTAL iniciou-se em 22 de Abril de 2008 e foi finalizado em 30 de Setembro de 2008, com a entrega de um complexo com capacidade de produção de 2,5

milhões de toneladas/ano de minério de ferro, que já entrou em operação. Para vencer este desafio, a PROGEN contou com 7 profissionais: a equipe do Planejamento ficou fixa no México por todo este período e os outros colaborado-

res ficaram mobilizados ora em Obregon, ora em São Paulo, com foco no atendimento às necessidades do contrato. Esta flexibilidade foi fundamental para o cumprimento dos prazos e a qualidade dos trabalhos, que resultou na satisfação do cliente.

Volcan Project - Equipe PROGEN Coordenação do Projeto

Custos

Luiz Fernando Martins Carlos Antonio Hernadez Torres

Antonio Clementino Ferreira

Planejamento e controle

Fábio Silva Prado Maikiela Sasso Zandoná

Tubulação

Luís Guillermo Kost

Elétrica e Instrumentação/ Automação Controle

Mecânica

Wanderson José de Oliveira

Nilton José do Nascimento

Francisco Javier Salazar (Franco), da ARCELORMITTAL.

5


SUA VEZ

NOSSA ÁREA

Integração da equipe é fundamental

Elétrica: uma equipe movida por experiência e dedicação

N

D

emer Moscon é o entrevistado desta edição do SUA VEZ. Formado em Engenharia Mecânica pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), passou por empresas como Aracruz Celulose e Papel, Odebrecht, além de consultorias como Guimar e Concremat. Atualmente ele é o Gerente Regional da PROGEN Vitória e ressalta a importância de uma equipe integrada.

PROGEN NEWS (PN): Quais foram seus primeiros trabalhos na PROGEN? Nemer Moscon (NM): As primeiras atividades que desenvolvi na PROGEN foram em 2002, no Pará, cidade de Monte Dourado, para a CADAM - Caulim da Amazônia. Fui convidado, na época, pelo Gerente do Contrato, Arthur Ferreira dos Santos. A Experiência foi incrível, participei de vários projetos de expansão como: Spray Dryer, Filtro de Mangas, Silos e projetos no exterior. Atuar no Pará foi um grande desafio devido ao que se chama de “Efeito Amazônico”.

NM: Iniciei as atividades em 2008 como Gerente Regional e os principais desafios foram: dar continuidade ao trabalho do Arthur F. dos Santos, respeitado profissional e de altíssima qualidade técnica/gerencial; conquistar novos contratos, como com Chocolates Garoto, VALE (em São Luis) e Odebrecht; e formar um grupo de colaboradores dedicados e focados no negócio.

PN: Depois da experiência no Pará, você foi direto para Vitória ou passou por algum grupo-tarefa?

No mês de Outubro, os colaboradores da filial Vitória foram convidados para a 1º Caminhada com a Família PROGEN Vitória. O objetivo da atividade foi proporcionar um momento de lazer e descontração aos colaboradores e familiares, o que melhora a integração no ambiente de trabalho e a união da equipe.

NM: No final de 2004 retornei a Vitória, quando a filial da PROGEN estava sendo implantada e, naquele momento, recebi um Nemer Moscon em canteiro de obras da PROGEN em 2002. convite para ir para o grupo-tarefa de PN: Quais as perspectivas para a região Niquelândia, em Goiás, atuar nos projetos da nós próximos anos? VOTORANTIM. NM: Vitória será a “bola da vez” nos próxiDa música Brega (Pará) para o Sertanejo mos anos devido à expansões de grandes (Goiás), “aí vamos nós”. mineradoras como VALE e SAMARCO, sideAtuei como Coordenador de Campo em Nirúrgicas como ArcelorMittal, empresas de cequelândia. Após a implantação das obras no lulose como Aracruz Celulose e Papel e a PEfinal de 2005, retornei para minha cidade naTROBRAS. Também futuros empreendimentos tal , Vitória , para assumir os departamentos estão por acontecer na região... de Mecânica/Estrutura Metálica e Tubulação. A PROGEN VITÓRIA começa o ano de 2009 com confiança, estamos mobilizados na execução e PN: Em sua opinião, quais foram os prinnos resultados de nossos projetos, com objetivos cipais desafios ao assumir a gerência da e responsabilidades claramente definidos. filial?

Amor, solidariedade e esperança:

estes ingredientes farão parte do Natal da PROGEN em todo o Brasil 6

epois de conhecermos os departamentos de Processo Químico, Mecânica, Qualidade, Instrumentação e Engenharia Econômica, chegou a hora de sabermos um pouco sobre o departamento de Elétrica da PROGEN, que atua na última fase do desenvolvimento de um projeto. O gerente do departamento na matriz, Adriano Antonio da Costa, formado na especialidade Engenharia Elétrica (com ênfase em Eletrotécnica) pela Escola de Engenharia Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, há 25 anos, já atuou, durante todo este tempo, em diversas áreas da indústria: petroquímica, química, mineração, farmacêutica, industrial, de saneamento e de energia. É ele quem nos conta, agora, a rotina de sua equipe.

PROGEN News (PN): Qual a estrutura do departamento de Elétrica? Adriano (A): Hoje o departamento da Elétrica conta com 8 engenheiros, 17 projetistas, 6 desenhistas e 1 estagiário.

PN: Como você se sente como líder desta equipe? A equipe é bem integrada? A: Ser líder da Elétrica é um grande prazer. Hoje conseguimos ter uma equipe tecnicamente experiente e com grande afinidade, o que é muito importante. Trabalhamos ao longo de 9 anos para chegarmos neste ponto. Quero lembrar, neste momento, de uma pessoa fundamental: o Dorival Carlos (nosso eterno amigo) - um companheiro que ajudou muito na construção desta equipe, inclusive, na

formação de novos projetistas que entraram na PROGEN como desenhistas e hoje desenvolvem um trabalho de grande qualidade.

PN: Como é o seu dia-a-dia do departamento? A: Como todo departamento, nosso dia-a-dia é corrido. Como estamos na ponta final do cronograma (somos a última especialidade a atuar num projeto), temos sempre a luta contra o tempo, mas esta é a rotina em qualquer empresa. Aliás, sem desafios, nosso trabalho seria monótono. Porém, a dedicação dos nossos colaboradores ameniza qualquer problema!

PN: Qual é o papel do departamento de Elétrica em um projeto? A: A Elétrica é a responsável pelos projetos de iluminação; aterramento contra choques provocados por correntes elétricas em estruturas (normalmente) não condutoras de energia; suprimento de energia normal e de emergência para máquinas (motores, aquecimento, transportadores, etc.); proteção contra descargas atmosféricas; sistema

de comunicação e informática; proteção catódica; transformação de energia; co-geração; proteção de sistemas; classificação de áreas; estudos de viabilidade, entre outros.

PN: Há diferenças no processo de trabalho para diferentes áreas da indústria, por exemplo: mineração, farmacêutica, petroquímica? A: Sim. Cada caso tem suas particularidades. Na área química e petroquímica, por exemplo, temos um refinamento maior em controle: é preciso mais proteção devido ao tipo das instalações, que têm algumas áreas de grande perigo, inclusive.

PN: Gostaria de fazer mais alguma consideração ou contar uma curiosidade sobre o departamento? A: Sim. Como curiosidade temos a presença de nosso “engenheiro-poeta”, Tonico, e o fato do Kleber Nunes, atualmente coordenador de projetos, ter começado como nosso desenhista, antes de se formar engenheiro, há alguns anos. São dois motivos de orgulho.

Neste ano, o Natal da PROGEN terá um SABOR ESPECIAL em todo o Brasil.

AGUARDE! 7


SAIBA DISSO

Ações garantem a saúde e integridade aos trabalhadores

O

assunto Segurança do Trabalho é bastante freqüente em unidades industriais, como as de nossos clientes. Diversas ações são desenvolvidas com foco na prevenção de acidentes de trabalho. Independente do mercado de atuação, todo tipo de organização expõe seus colaboradores a riscos à saúde e por isso devem preocupar-se em minimizar, ao máximo, a quantidade deles. O Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, possui duas Normas Regulamentadoras, NR-9 e NR-7, que estabelecem a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todo empregador, de dois programas: PPRA e o PCMSO. Mas o que é isso?

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais O PPRA é um Programa que tem como objetivo definir um plano de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Fundamentalmente, o PPRA visa preservar a integridade dos trabalhadores por meio da prevenção de riscos, e isto significa: antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos existentes e que venham a ser introduzidos no ambiente do trabalho.

PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde O PCMSO é um Programa que tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores, bem como realizar diagnóstico precoce de doenças relacionadas às funções desempenhadas na empresa ou geradas pelo ambiente de trabalho. Ele envolve o acompanhamento freqüente da saúde dos colaboradores por meio de: • Exames Médicos Obrigatórios (Admissional, Periódico, Retorno ao Trabalho, Mudança de Função e Demissional); • Exames Complementares; Para a elaboração do PCMSO é considerada uma escala pré-estabelecida, também por uma Norma Regulamentadora (NR-4), de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Esta escala varia de 1 a 4.

Em qual grau de risco se encaixa PROGEN? A PROGEN possui risco 2, por estar enquadrada na atividade econômica: 71.12-0-00 - Serviços de Engenharia. Nossos profissionais da área de Segurança e Meio Ambiente são responsáveis por todas as ações relacionadas a esta questão.

Tipos de Riscos – Geralmente, dividem-se os riscos de um ambiente de trabalho da seguinte forma: Físicos

Químicos

Biológicos

Ergonômicos

Acidentes

Ruídos

Poeiras

Vírus

Esforço físico intenso

Arranjo físico inadequado

Vibrações

Fumos

Protozoários

Levantamento e transporte manual de peso

Máquinas e equipamentos sem proteção

Radiações ionizantes

Névoas

Fungos

Exigência de postura inadequada

Iluminação inadequada

Radiações não ionizantes

Neblinas

Parasitas

Controle rígido de produtividade

Eletricidade

Gases

Bacilos

Frio Calor Pressões anormais Umidade

Imposição de ritmos excessivos

Probabilidade de incêndio ou explosão

Vapores

Jornada de trabalho prolongada

Ferramentas inadequadas ou defeituosas

Substâncias compostas ou produtos químicos em geral

Monotonia e repetitividade

Animais peçonhentos

Trabalho em turno e noturno

Outras situações do risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes

Outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico

Tabela retirada do PPRA da PROGEN São Paulo, disponível para consultas na INTRANET.

Expediente

A PROGEN NEWS é uma publicação bimestral destinada aos colaboradores da PROGEN

Conselho Editorial: Bianca Carbone Amodeo, Celso Dutra, Dorival Crepaldi, Eduardo Barella, Elon Guimarães, Maria Cláudia Lima e Rita Lacroce Projeto Gráfico: Landini Design + Comunicação - 11 2858 0550 • Periodicidade: bimestral • Tiragem: 1600 exemplares

Para sugestões, críticas e opiniões, escreva para news@progen.com.br

8


PN 12