Page 1

Nº7 JAN/FEV 2008

RAIO X

Um novo ciclo, um novo olhar

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para frente... Tudo vai ser diferente!

O

poema acima, de Carlos Drummond de Andrade, reflete exatamente o sentimento que temos ao início de cada ano. Parece simples, mas se pararmos para pensar, muita coisa vem à tona e diferentes sentimentos se manifestam. Com os veículos de comunicação não é diferente. A cada ciclo que se completa, um no-vo olhar é lançado, com novas pautas, ilustrações, idéias e reflexões.

A PROGEN News comemora seu primeiro ano de vida. Estamos na sétima edição com o sentimento de estarmos informando e integrando pessoas que fazem parte de um mesmo todo chamado PROGEN. O foco é o mesmo, uma publicação direcionada aos colaboradores, que mostra o que acontece em nossa empresa, aponta conquistas, revela competentes profissionais e traz imagens do dia-a-dia. Entretanto as energias se renovam, o projeto gráfico se moderniza, as pautas se ampliam e, acima de tudo, a vontade de fazer um trabalho melhor, a cada edição, cresce.

A renovação também se reflete na maior participação do leitor. A grande novidade desta edição é a criação de um endereço eletrônico, feito especialmente para você, colaborador da PROGEN, contribuir com opiniões, críticas e sugestões sobre o que gostaria de ler no PROGEN News.

Desejamos a todos um ótimo ano. Com muita saúde, alegrias e conquistas!


TÁ EM CASA

SUA VEZ

Rumo à Libéria

Fazendo as malas

N

Joaquim Farinha será o gerente do projeto denominado Libéria Iron-Ore Project. Formado em Engenharia Civil pela UNICAMP (Universidade Federal de Campinas), Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pós-graduado em Gestão de Empreendimentos pela mesma instituição, foi entrevistado pela PROGEN News e mostrou que as perspectivas para o desenvolvimento deste trabalho são ótimas. Confira!

esta primeira edição do ano, a PROGEN News apresenta o primeiro contrato internacional da PROGEN, que será realizado em parceria com a OCI (Odebrecht Construction Inc.) na Libéria, país localizado no continente africano. Além dos principais dados do contrato, mostraremos um pouco deste país nada conhecido por nós brasileiros, no qual equipes de profissionais PROGEN passarão muitos dias de trabalho durante o ano de 2008.

Serra Leoa

Libéria Capital Nacional Atuação da PROGEN

Guiné Costa do Marfim

Principais cidades Fronteira

Capital

Yekepa

Monróvia

Monte Bomi

Língua oficial

Monróvia

Gbargan

Inglês

Buchanan

PN: Em sua opinião, o que significa para a

PN: Qual o grande desafio deste trabalho,

PROGEN este contrato? JF: Este contrato é o início da internacionalização da PROGEN. Hoje em dia, as empresas que buscam a liderança em seus segmentos precisam se tornar globais. Este é o caminho.

bem como sua perspectiva com esta experiência? JF: O grande desafio é recuperar a infra-estrutura existente. A planta operou entre os anos de 1982 e 1993. Com as duas guerras civis que aconteceram no país, não foi reativada até hoje. Nosso trabalho será proporcionar a infra-estrutura necessária para sua reativação e aumento na capacidade de produção. A perspectiva é ótima, conviver com outras culturas abre nossa visão. Já atuei em países como Argélia, Tunísia, Peru, Marrocos, Colômbia e Chile. Você passa a enxergar o mundo de vários ângulos, o que ajuda muito em nosso crescimento profissional e pessoal.

PN: Sabemos que dia 12 de janeiro, a primei-

Governo

República

Oceano Atlântico

Presidente

Ellen Johnson-Sirleaf Área Total

Terra Livre

111 369 km²

A

População (2006)

3 042 004 Expectativa de vida

39,65 anos Moeda

“É uma experiência diferente, pois geralmente fazemos projetos para construir algo novo e não recuperar uma estrutura degradada. Acredito que será um trabalho dinâmico, porque o prazo é curto. A ida ao local é sempre interessante, é outra cultura, muito diferente da nossa.”

Harper

Curiosidades

Libéria (do latim, “Terra Livre”) foi fundada no século XIX por escravos libertos dos Estados Unidos, os quais foram mandados de volta à África pois, segundo alguns setores da população da época, os negros não seriam capazes de se integrar a sociedade norte-americana.

´ O primeiro nome de uma pessoa é,

A guerra civil de 1989-2003 provocou destruição das infra-estruturas e fuga dos investimentos estrangeiros do país.

´ Entre os liberianos Mulçumanos, o aperto

geralmente, sua religião. Ex: Cristão, Mulçumano. Já o último nome é o nome da família.

ra equipe PROGEN embarcou para a Libéria. Quem compõe esta equipe e qual o foco desta primeira viagem? JF: A equipe é composta por Seiji Taira, engenheiro de estruturas metálicas, Paulo Sérgio da Fonseca, projetista de civil e eu, gerente do projeto. Faremos, nesta primeira visita ao complexo, um levantamento da situação atual e, em um segundo momento, faremos o projeto de recuperação da infra-estrutura existente na mina, ferrovia e porto.

Seiji Taira Engenheiro de Estruturas Metálicas

´ Mãos dadas entre pessoas do mesmo sexo é algo cordial entre amigos.

Dólar liberiano Religião

40% cristãos 40% animistas 20% muçulmanos

Apesar de não ser auto-suficiente do ponto de vista alimentar, a economia da Libéria é baseada na agricultura, sobretudo no plantio de arroz, mandioca, café e cacau. O país possui jazidas de minério de ferro, mas o setor de exportação do minério sofreu consideravelmente em resultado do golpe de estado de 1980. O novo governo da Libéria, eleito em Janeiro de 2006, pretende reconstruir a danificada economia nacional.

2

“Esta é minha primeira experiência internacional, da qual tentarei tirar o melhor proveito para minha carreira. Estou levando uma experiência adquirida na filial Salvador com clientes como BRASKEM e PETROBRAS. A dificuldade do idioma atrapalha um pouco. Será um intenso trabalho de campo, muito interessante para o meu currículo.”

de mãos deve ocorrer apenas entre pessoas da mesma idade. Entre duas pessoas de diferentes idades ou sexo, a pessoa mais jovem ou a mulher deve fazer uma reverência à outra.

´ Visitas devem sempre aceitar quando é oferecida uma comida, mesmo que apenas provem.

´ Não provar

Cliente ARCELOR MITTAL. Local Libéria - mina de minério de ferro na cidade de Yekepa, porto em Buchanan e ferrovia ligando ambos.

a comida é considerado um insulto.

Previsão de HH’s 1ª fase: 12 000 - 2ª fase: em definição. pa

Região de Yeke

Escopo Primeira fase: Estudo Conceitual, Estimativas de Investimento e Projeto Básico para recuperação de infra-estrutura de planta de produção de ferro e expansão da mesma. Segunda fase: Projeto Detalhado para expansão da mina, ferrovia e porto, que tem como objetivo aumento na produção de minério de ferro para 25 milhões de toneladas por ano.

Paulo Sérgio da Fonseca Projetista Civil

3


PROGENTE

A grande família festeja 2007 e brinda por 2008 Mais uma vez as Confraternizações de Final de Ano dos escritórios da PROGEN foram um sucesso.

São Paulo

Vitória Túnel do tempo E para relembrar os 20 anos da PROGEN, confiram as fotos da 1ª Festa de Confraternização da empresa, um churrasco realizado na cidade de Cajati (SP), em 1987!

Em São Paulo uma banda animou os colaboradores no Espaço Armazém até de madrugada. Os colaboradores de Vitória aproveitaram a noite na Ilha do Boi para dançar e se divertir.

Belo Horizonte Natal Em Belo Horizonte a noite foi uma festa.

Salvador

A Confraternização em um dia de sol tornou o final de semana dos colaboradores de Salvador mais especial.

4

Em Natal um jantar uniu ainda mais os colaboradores. Vejam mais fotos das Festas de Confraternização dos escritórios da PROGEN no site: http://picasaweb.google.com.br/progen00

5


NOSSA ÁREA

POR AÍ

A coleta seletiva é uma vitória Reciclar e economizar, Agora é a vez de Vitória: a filial iniciou a Coleta m 2007 a PROGEN iniciou a Campanha Seletiva neste mês, em parceria com a ASCAE “Qual o Seu Papel?”, que, desde então, por que MARE (Associação dos Catadores de Materiais promove uma série de ações que beneficiam ao Recicláveis de Vitória-ES), que contou com a Meio Ambiente e à Comunidade. não? Uma destas ações é a Coleta Seletiva, realizada sempre em parceria com empresas de reciclagem sérias, as quais possuem licença para descarte de material no aterro sanitário e são focadas em oportunidades de trabalho para famílias carentes.

Não jogue nenhum tipo de lixo no mar, nos rios e lagos.

Esta ação foi iniciada na matriz da empresa em maio do ano passado, junto ao Projeto Curumim, e trouxe, além de consciência socioambiental, práticas de coleta seletiva na vida pessoal dos colaboradores, redução no desperdício de papel e copos plásticos, valor aos kits de final de ano feitos com papel reciclado descartado pela PROGEN, entre outros resultados positivos.

Recuperar caixas de papelão e embalagens de papel contribui para que diminua o corte de árvores, responsáveis pela captação do gás metano e purificação do ar.

implantação de coletores específicos no escritório e a palestra do diretor da Associação, um ex-catador de lixo de rua, que hoje é um empreendedor. Os catadores da ASCAMARE, que recolhem o material na PROGEN, são capacitados com treinamentos sobre organização, reciclagem, higiene e segurança, o que valoriza o produto do trabalho e gera renda para as famílias.

Os escritórios de Belo Horizonte, Salvador e Natal serão os próximos. Em breve a Coleta Seletiva será uma ação corporativa da PROGEN. Afinal, este é o nosso papel!

Vale lembrar os 3Rs da coleta seletiva

Reutilizar 100kg salva a vida de, pelo menos, sete árvores.

Os 3 Rs para controle do lixo são Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzindo e reutilizando se evitará que maiores quantidades de produtos se transformem em lixo. Reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reutilizar.

Use sempre vasilhas retornáveis.

Reutilizar Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. Exemplos: reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para plantar ou fazer brinquedos; reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário; aproveitar folhas de papel rasuradas para fazer blocos de anotações; etc.

Escolha, sempre que puder , vasilhame de vidro no lugar de plástico, Tetra Pak ou alumínio. Não esbanje guardanapos, lencinhos de papel, papel higiênico ou outros.

6

Reduzir

Reciclar

Reduzir o lixo implica em reduzir o consumo de tudo o que não é realmente necessário. Exemplo: rejeitar embalagens plásticas e isopor, preferindo o uso das de papelão, que são recicláveis, não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.

Reciclar consiste em fazer coisas novas a partir de materiais usados. O processo contribui na recuperação natural do meio ambiente, pois economiza os materiais e a energia usada para fabricação, reduz o volume do lixo, a poluição e a contaminação. Mais da metade da produção industrial é reciclável.

PROGEN na TV

N

o dia 30/11/2007 a equipe de gravação em virtude de problemas no metrô de São Paulo do Jornal Rede TV News, da REDE TV, que entraram no ar na última hora. esteve na PROGEN São Paulo para elaboração de matéria sobre a relação enJá na cidade de Vitória, a TV tre homens e mulheres na enGAZETA, afiliada da REDE )PNFOT.VMIFSFT OB&OHFOIBSJB genharia. GLOBO na região, escolheu a PROGEN para protagoniA pauta surgiu em virtude de zar uma matéria sobre Jovens uma pesquisa divulgada pelo Aprendizes. Sindicato dos Engenheiros do )PNFOT Estado de São Paulo, que consA equipe de filmagem estatou uma maioria de 80% de teve no escritório no dia homens para 20% de mulheres, 12/11/2007 e a matéria foi .VMIFSFT aproximadamente, no setor. exibida no programa EM MOVIMENTO, em 17/12/2007. Alguns colaboradores foram enSó na filial Vitória contamos trevistados, mostrando como se com 05 jovens aprendizes, aldá esta relação no dia-a-dia, suas guns deles entrevistados pela características e dificuldades. emissora. De forma corporaA matéria, que seria exibida no próprio dia da grativa já são 16 estudantes de Ensino Médio integrando nossas equipes. vação, acabou indo ao ar no sábado, 01/12/2007,

80% 20%

QUIZ

São Paulo: 454 anos No dia 25 de janeiro São Paulo comemora 454 anos. É uma das poucas cidades das quais se sabe onde exatamente foi fundada: uma escola erguida pelos jesuítas numa colina afastada do litoral e quase inacessível para quem vinha pelo mar. Agora tente descobrir as respostas de algumas outras curiosidades sobre a Terra da Garoa:

1. Qual a língua mais falada em São Paulo nos seus dois primeiros séculos de vida? (a) Português (b) Latim (c) Tupi

2. São Paulo tem a segunda maior frota de? (a) Automóveis (b) Helicópteros (c) Trens

3. Na Faculdade de Direito, do Largo São Francisco, estudaram: (a) Castro Alves (b) Álvares de Azevedo (c) Fagundes Varela

E não perca! Nas próximas edições vamos descobrir fatos e curiosidades sobre as outras cidades onde a PROGEN está presente. Se você sabe de algum dado curioso nos mande sua sugestão para

news@progen.com.br. Aguardem!

7


SAIBA DISSO

Estas são as siglas da vez!

E

m nossa última edição do ano de 2007, estreamos, nesta seção, a matéria “Para entender as letrinhas”, que tem como foco esclarecer de forma objetiva, porém com fontes acadêmicas, algumas siglas que fazem parte do universo da engenharia e gerenciamento de projetos. Desta vez, vamos falar de conceitos relacionados à SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE, os quais trazem melhorias na qualidade do projeto e no desempenho operacional da instalação, além de diretrizes para o gerenciamento dos riscos.

HAZard OPerability Analysis ou HAZard OPerability Study (Estudo de Perigos e Operabilidade -

Análise Preliminar de Riscos

tradução da norma P4.261 da CETESB, 2003).

Muitas pessoas não sabem, mas APP e APR são a mesma técnica, muito difundida no Brasil, de identificação de riscos e perigos presentes numa instalação. O foco principal da APP/APR é a identificação de vazamentos de produtos perigosos.

Consiste na realização de uma revisão da instalação, a fim de se identificar os perigos potenciais e problemas de operação, por meio de uma série de reuniões, durante as quais uma equipe multidisciplinar discute metodicamente o projeto, seus processos e o modo operacional da instalação. Método de destaque internacional para identificação de riscos, trazido pela cultura das empresas multinacionais, possui numerosas variações, sendo considerado uma exigência de muitos clientes da PROGEN. O HAZOP tem como foco principal a busca por falhas de instrumentos, equipamentos e dispositivos de detecção e controle.

Esta Análise pode ser realizada na fase inicial de desenvolvimento de um novo processo, desde o projeto conceitual até o detalhado, ou mesmo em unidades já em operação; o que permite, neste caso, a realização de uma revisão dos aspectos de segurança existentes.

Fontes http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/riscos/estudo/etapas_identificacao.asp DE CICCO, Francesco, FANTAZZINI, Mario Luiz. A identificação e análise de riscos. Revista Proteção Suplemento especial n.2, Novo Hamburgo, n.28, abril, 1994b. LEES, F. P. Loss prevention in the process industries. 2 ed. 1996. Elizabeth Nunes Alves – Dpto. de Segurança e Meio Ambiente – PROGEN.

Confira as respostas do Quiz

1

Qual a língua mais falada em São Paulo nos seus dois primeiros séculos de vida? (C): Da sua fundação até o século XVIII, a maioria de seus habitantes falava a língua geral tupi.

2

São Paulo tem a segunda maior frota de? (B): Talvez devido ao seu trânsito caótico e congestionado, São Paulo tem a segunda

Expediente

maior frota de helicópteros, superada apenas por Nova York.

3

Na Faculdade de Direito, do Largo São Francisco, estudaram:

Todas as alternativas: Por sediar, no século XIX, um dos únicos cursos de Direito (o outro era em Recife), São Paulo atraía os filhos de grande parte das elites imperiais; alguns dos quais tornaram-se autores clássicos da literatura brasileira.

A PROGEN NEWS é uma publicação bimestral destinada aos colaboradores da PROGEN

Conselho Editorial: Armando Macedo, Bianca Carbone Amodeo, Eduardo Barella, Ellon Guimarães, Maria Cláudia Lima, Milena Brichesi e Rita Lacroce • Projeto Gráfico: Landini Design + Comunicação - 11 4082 1290 • Periodicidade: bimestral • Tiragem: 1500 exemplares

8

PN 07  

O poema acima, de Carlos Drummond de Andrade, re- indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. D...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you