Page 1

SAIBA DISSO

Para entender as letrinhas

F

ornecimento de pacotes, EPC, EPCM. Muitos estão acostumados a ouvir estes termos, seja na área técnica, na comercial ou até mesmo na área administrativa da PROGEN. A missão da PROGEN diz: “Atuamos na prestação de serviços de engenharia, gerenciamento e fornecimento de pacotes, sempre na busca da excelência nos resultados”. Engenharia todos nós reconhecemos facilmente, afinal muitos estão envolvidos no desenvolvimento de Projetos Conceituais, Básicos e Detalhados para nossos clientes.

TURN-KEY Chave na mão Fornecimento de todos os serviços de Engenharia, Suprimentos e Construção. A unidade é entregue pronta para operar.

Suprimentos é todo o processo de compra e acompanhamento da entrega de equipamentos, materiais e serviços, compreendendo as fases de: qualificação de fornecedores, tomada de preços, análise comercial, escolha do fornecedor, follow up, diligenciamento e inspeção da entrega.

Nº 6 Gerenciamento também é um conceito fácil de ser entendido, inclusive temos os famosos grupos-tarefa, que ficam nas obras por conta das atividades de gerenciamento de implantação de determinados projetos. Mas o que significam estes pacotes? Chegou a hora de você entender mais sobre eles!

EPC Engineering, Procurement and Construction Fornecimento de todos os serviços envolvidos: Engenharia, Gerenciamento, Suprimentos e Construção, sendo as compras feitas pela consultoria em nome do cliente.

EPCM Engineering, Procurement and Construction Management

Fornecimento dos serviços de Engenharia, Suprimentos, e Gerenciamento. Já a Construção é feita por terceiros e as compras feitas pelo próprio cliente.

Novembro/Dezembro 2007

PROGENTE

Integrando os colaboradores

Mais um ano de trabalho, o primeiro dos próximos 20

D

esde julho deste ano, entrou em vigor uma nova programação de boas-vindas aos novos colaboradores da PROGEN, o PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO, que acontece nos mesmos moldes na matriz e nas filiais da empresa. Com conteúdo institucional, apresentado pelas áreas de Comunicação e Marketing, Recursos Humanos e Qualidade, a atividade tem como principal intuito familiarizar o novo colaborador com o novo local de trabalho, ajudando-o na melhor compreensão sobre a empresa onde ele trabalha, sua missão, práticas e políticas.

É

hora de comemorar mais um ano de trabalho. E de comemorar, também, os 20 anos da PROGEN. Estamos crescendo no mercado, adquirindo novos clientes e fornecendo pacotes EPCM e EPC cada vez maiores. E você é essencial para estas conquistas. Portanto, convidamos você, colaborador PROGEN, e um(a) acompanhante especial, para a Confraternização de Final de Ano PROGEN, que ocorrerá no mês de dezembro na matriz, nas filiais e em alguns grupos-tarefa.

No dia 16 de outubro essa ação se expandiu: aconteceu o primeiro PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO fora das instalações da PROGEN. Realizado na AVON, em São Paulo, teve a participação de 10 colaboradores PROGEN que estão alocados na empresa, fazendo gerenciamento de obra. Expediente

A PROGEN NEWS é uma publicação bimestral destinada aos colaboradores da PROGEN.

CONSELHO EDITORIAL: Armando Macedo, Bianca Carbone Amodeo, Eduardo Barella, Elon Guimarães, Maria Cláudia Lima, Milena Brichesi e Rita Lacroce • Produção: Landini Design + Comunicação - 11 4082 1290 • Periodicidade: bimestral • Tiragem: 1.500 exemplares.

8

progen2_B.indd Spread 1 of 4 - Pages(8, 1)

O resultado foi muito positivo: os colaboradores foram muito receptivos com a equipe que fez a apresentação e ficaram mais motivados a trabalhar na empresa.

Confira os dias das comemorações de cada escritório PROGEN: Salvador 01/12 Vitória 07/12 Belo Horizonte 08/12 São Paulo 14/12 Natal 14/12 Maiores informações: Intranet e área de Comunicação e Marketing em São Paulo. Pessoal dos grupos tarefa: Informações com os Gerentes de Implantação.

1

03.12.07 16:33:37


RAIO X

NOSSA ÁREA

Uma parceria que faz bem à natureza e à comunidade

Colaboradores muito especiais

E

ocê está acostumado com a seção “NOSSA ÁREA” falando de uma disciplina específica da PROGEN. Mas nesta edição o assunto será outro: falaremos de um programa corporativo, que tem ligação com todas as disciplinas, e que está se iniciando, com foco nos portadores de necessidades especiais (PNE).

m nossa edição comemorativa “20 anos”, já apresentamos a Campanha “Qual o Seu Papel?”, bem como o trabalho do Curumim, que produziu nossos brindes de final de ano - em breve, todos os colaboradores receberão seus kits. Nesta seção “RAIO X” destacamos os bons resultados da parceria PROGEN | Projeto Curumim, que teve início em maio deste ano. Aos poucos a consciência socioambiental disseminada na PROGEN está se refletindo no cotidiano dos colaboradores,

que, por exemplo, mobilizam-se para conseguir doações, praticam a coleta seletiva em suas residências, e transmitem para a sociedade o valor da preservação dos recursos naturais. Por outro lado, as crianças do Projeto Curumim agradecem o apoio, com gestos como a distribuição de “Biscoitos da Luz”, feitos por seus familiares participantes do projeto, aos colaboradores da PROGEN alocados na matriz.

V

C

onheça aqui um pouquinho de um dos participantes do Programa de Integração Especial, Roger Dall’Onder. Roger tem 33 anos e foi o primeiro colaborador portador de necessidades especiais a ser contratado pela PROGEN. Ele fez cursos de desenho técnico e AutoCad. Em 2008 iniciará a faculdade de ciências da computação, área na qual pretende atuar no futuro.

Este programa começa com a contratação de PNE e investimentos no treinamento e desenvolvimento destes, e tem tudo para crescer na empresa.

Confiram as fotos! Uma das ações já realizadas foi a Programa de Integração Especial com deficientes auditivos em São Paulo. Neste caso específico, a atividade foi feita de forma diferenciada para três colaboradores – Celso Eduardo Tucci, Roger Dall’Onder e Samuel Satilite - os quais relataram satisfação com a iniciativa e, sobretudo, com o aprendizado que obtiveram sobre a empresa. Outra importante ação prevista será a realização de um curso de libras, oferecido pela PROGEN, que será realizado no escritório da matriz, fora do horário de expediente. As inscrições serão anunciadas em breve.

Presente Dia dos Pais: crianças do Projeto Cur umim fazem cartão e presenteiam seus pais com camisas doadas pela PROGEN

Matriz, algumas filiais e grupos-tarefa já contam com colaboradores portadores de nanismo ou de deficiências auditivas, visuais, físicas e motoras. Nossa intenção é, não só proporcionar esta convivência em nossos escritórios, mas também levar este programa para as unidades de nossos clientes.

im

os ao Projeto Curum

Brinquedos doad

O primeiro contratado

Em 2006, depois de trabalhar por quatro anos como fiscal de provas nos Correios, fez sua inscrição no CIEE (Centro de Integração Empresa e Escola), órgão que o encaminhou para a PROGEN São Paulo. Roger então conquistou uma vaga no Arquivo Técnico da empresa, disciplina na qual trabalhou por mais de um ano. Em Agosto de 2007, ele foi promovido para trabalhar na disciplina de Processos Químicos, na qual atua com correção de material e fluxogramas. O colaborador afirma gostar desta função, embora o trabalho seja mais difícil do que o anterior.

Quadro de PNE na PROGEN:

Festa de Dia das Crianças realizada

com a entrega das doações PROG

EN

oradores PROGEN

Roupas e sapatos doados pelos colab

Retirada de papel na PROGEN São

2

progen2_B.indd Spread 2 of 4 - Pages(2, 7)

Paulo

s de Comunicação, RH

Colaboradoras das área

e Qualidade com Roger,

Samuel e Celso.

SÃO PAULO

6

VITÓRIA

4

SALVADOR

2

NIQUELÂNDIA

1

OURILÂNDIA DO NORTE

1

E as contratações continuam. Fiquem atentos às vagas anunciadas na página principal da intranet da PROGEN!

7

03.12.07 16:33:44


RESPOSTA QUIZ

POR AÍ

Veja as respostas do QUIZ da PROGEN

GCAP Natal 2007

Quem criou a 1 figura do Papai Noel? Resposta (D): Clement Clarke Moore escreveu um poema em 1822 no qual descrevia um senhor feliz, vestido em roupas de pele e trazendo um saco cheio de brinquedos. Em 1881 o cartunista Thomas Nast publicou um desenho, em preto e branco, baseado nessa descrição do poema. O vermelho virou a cor oficial de Papai Noel em 1931, quando Haddon Sundblom criou uma campanha publicitária para uma famosa marca de refrigerantes.

primeiro Natal foi 2Ocomemorado em:

Resposta (A): Nenhum cristão sabe com exatidão quando Cristo nasceu. Na tentativa de transformar o Cristianismo em uma religião tão forte quanto o paganismo, o imperador Constantino converteu o antigo “dia do nascimento do Deus Sol” no “dia do nascimento do Filho de Deus”. Por isso, desde o ano 353, o 25 de dezembro é aceito como o Dia do Natal.

inventou 4Quem o panetone?

Resposta (C): Diz uma lenda que o panetone foi criado no ano 900, em Milão, Itália. O padeiro Tone criou o pão para impressionar uma garota. Sua cobertura, além de gostosa, lembrava a cúpula de uma igreja. Começou a fazer sucesso e as pessoas passaram a pedir o pani-di-Tone (pão de Tone) o que deu origem a panetone.

5Quem inventou o champagne?

Resposta (A): A bebida foi inventada em 1695 pelo monge Dom Pierre Pérignon (1639-1715). Pérignon, que vivia no norte da França e era cego, aperfeiçoou a arte de fazer vinho branco a partir de uvas tintas. Um dia, ele resolveu trocar as tampas de madeira para lacrar as garrafas, por uma rolha seca. O dióxido de carbono produzido durante a fermentação da bebida, que antes se dissipava pelos poros da antiga tampinha, ficou aprisionado dentro da garrafa e, assim, formaramse bolhas. O nome do vinho espumante surgiu quando ele se tornou popular na cidade de Champagne, no nordeste da França.

enfeitou uma das primeiras árvores de Natal? 3Quem

Resposta (B): Uma das versões para o uso do pinheiro é de que permanece verde mesmo no inverno. O pinheiro começou a fazer parte da tradição cristã graças a Martinho Lutero. Em 1510, encantado com a beleza dos pinheiros iluminados pelo brilho da lua e das estrelas, resolveu levar uma árvore para casa. Para ilustrar como teria sido a noite em que Jesus nasceu, iluminou-a com velas para representar as estrelas.

6

progen2_B.indd Spread 3 of 4 - Pages(6, 3)

A

PROGEN foi convidada a participar do último Encontro Técnico do GCAP – Grupo de Coordenação de Automação de Projetos, promovido pela PETROBRAS e realizado entre os dias 23 e 26 de outubro na cidade de Natal-RN. Equipes internas da PETROBRAS, fornecedores de softwares e de engenharia falaram sobre suas atuações no que diz respeito às ferramentas de automação de projetos de engenharia, bem como as novidades deste mercado. Para prestigiar a participação da PROGEN no evento, a equipe de colaboradores da filial Natal foi convidada a

6

assistir à apresentação da empresa, realizada pela Diretoria e Equipe de 3D | PDS, representadas por, respectivamente, Eduardo Barella e Roberto Silva.

O que significa Réveillon?

Resposta (B): Revéllion é uma palavra de origem francesa, que corresponde à primeira pessoa do plural do verbo se réveiller (que significa “despertar-se”). Sua tradução literal seria “nos despertemos”. Ela dá nome à ceia servida nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, mas também é usada para designar um jantar que acontece tarde da noite em qualquer época do ano.

O pessoal que marcou presença no evento: √ Breno Farias da Silva √ Clécido Kennedy Rocha Gomes √ Egle Correia de Oliveira √ Eisten da Silva Maia √ Fábio Barbosa Benício de Abreu √ Flávio Augusto de Amorim Andrade √ Francisco Wenzel de Souza

√ Hervânio Junior Faustino Veloso √ Márcia Dantas do Ó Paiva √ Moacir José de Oliveira Sobrinho √ Paulo César dos Santos Caetano √ Rosemary Silva de Oliveira √ Rosiane Silva deOliveira

3

03.12.07 16:33:48


QUIZ

Veja se realmente você sabe tudo sobre o Natal e Ano Novo

SUA VEZ

Rubens Goebel: é bom b estar entre amigos Uma passagem marcante

Em um projeto tipo grupo-tarefa com uma multinacional, o nosso contraparte tinha o costume de grampear, no canto das cópias dos desenhos comentados, bilhetes escritos em um pedaço de papel. Todos os meses tinham intermináveis discussões porque as cópias comentadas voltavam para ele sem os bilhetes.

1. Quem criou a figura do Papai Noel? (A) Clement Clarke Moore (B) Thomas Nast (C) Haddon Sundblom (D) Todas as anteriores

2. O primeiro Natal foi comemorado em: (A) 25 de dezembro de 353 (B) 25 de dezembro de 1822 (C) 25 de dezembro de 1881

3. Quem enfeitou uma das primeiras árvores de Natal? (A) Júlio Armentano (B) Martinho Lutero (C) Papa Pio X (D) São Francisco de Assis

4. Quem inventou o panetone? (A) Bauducco (B) Visconti (C) Tone

5. Quem inventou o champagne? (A) Pierre Pérignon (B) Conde de Saint-Simon (C) Jean Baptiste Debret

6. O que significa Réveillon? (A) Alegrar-se (B) Nos despertemos (C) Feliz 1º de Janeiro

4

progen2_B.indd Spread 4 of 4 - Pages(4, 5)

R

ubens é o novo gerente regional do escritório PROGEN de Belo Horizonte. Aqui ele fala um pouquinho de sua vivência na empresa e perspectivas com este novo desafio.

Sua história com a PROGEN

Conheci o Orlando na época da extinta Paulo Abib Engenharia S.A., onde atuei por quinze anos, uns bons anos atrás, quando ele ainda trabalhava na também extinta Paranapanema. Fui apresentado ao Barella já na PROGEN, em São Paulo, quando começamos, eu, o Antonio Carlos (Caco) e o José Roberto, a prestar serviços de engenharia. Iniciei na empresa em setembro de 2004, para assumir o departamento de estruturas metálicas. Aceitar não foi uma decisão difícil porque eu sabia que trabalhar na PROGEN seria continuar a trabalhar com inúmeros antigos colegas e amigos que lá já estavam. Depois de executar projetos como o da Nova Moagem da CBA em Alumínio, o da MERIAL, o da CABOT, o da MINERAÇÃO TABOCA, entre outros, em janeiro de 2006, vim para Belo Horizonte para gerenciar um grupo tarefa para a OUTOTEC TECNOLOGIA BRASIL, para desenvolver o Projeto Itabiritos. Na ocasião, tive o desafio de montar uma equipe de 55 pessoas para detalhar um projeto complexo, gerenciado por uma multinacional e sem conhecer o mercado mineiro. Em julho de 2007, quando o projeto da MBR já estava praticamente concluído, por decisão da diretoria passei a ser Gerente Regional da PROGEN em Belo Horizonte. Achei um interessante desafio assumir a gerência de um escritório com 140 pessoas e vários projetos em andamento.

O Departamento d e Comunicação e M arketing da PROG pediu autorização EN do colaborador Anto n io Carlos Drumond Si para a divulgação lva de seu nome na en trevista feita com Goebel. Achamos v Rubens álido compartilhar a res posta dele com voc Passados aproximadamente um ano e meio de projeês: to, ele me chamou na sala dele. Estava completamente “É muito legal re irado, querendo o bilhete que ele tinha certeza de ter lembrar de fatos passados e marca de nossas vidas. Ja grampeado na cópia do desenho, e informou que não ntes mais poderia deix a aprovaria mais nenhum desenho enquanto não o enr d e autorizar, principalmente, por ter sido relata contrássemos e devolvêssemos a ele. do de maneira tã detalhada por esta o pessoa fantástica , qu e ti ve a felicidade d Voltei para a nossa equipe com o desenho na mão e conviver e conhec e er, tanto na área fui direto falar com o Toninho (Toninho Drumond da p rofi ss io nal como na pess Hoje o Rubens nã oal. PROGEN de Vitória), explicando a situação e queo é somente um co le ga d e tr abalho, eu o tenh como da minha fa rendo saber onde ele tinha colocado o bilhete, que o mília, ele é com ce rt eu sempre pedia para tomar cuidado. ez a o meu maior irmã (quase 2 metros d o e altura!). O Toninho, com a sua calma natural, abriu a gaveta inferior da sua escrivaninha, que estava totalmente repleta de pedaços de papéis de todos os tamanhos e disse: - Pode escolher!

Obrigado pela soli citação, pois assim pude reviver este parabéns pela m passado e atéria.”

Na gaveta estavam muito bem guardados todos os bilhetes escritos por um ano e meio pelo nosso contraparte.

Perspectivas para o próximo ano no escritório de BH Implantar o Sistema de Gestão Integrado Qualidade e Ambiental; Iniciar projetos utilizando os softwares de automação PDS, PDMS, SPPID, SPI e SPEL; Aumentar a penetração no mercado local; Executar novos contratos maiores e mais complexos; Aumentar o efetivo e, conseqüentemente, o faturamento.

5

03.12.07 16:33:53


PN 06  

Fornecimento dos serviços de Engenharia, Suprimentos, e Gerenciamento. Já a Construção é feita por terceiros e as compras feitas pelo própri...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you