Issuu on Google+

P

R

O

G

R

A

M

A

-

P

E

A

- Programa de Educação Ambiental “Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente!” Apresentação do programa ENSINO AMBIENTAL LEI 9795 DE 1999 Página 2

PROPONENTE E OBJETIVOS PEA Página 4

CONSIDERAÇÕES E APRESENTAÇÃO Página 2

CONTEÚDO METODOLOGIA E AVALIAÇÃO Página 5

JUSTIFICATIVA MISSÃO E COMPOSIÇÃO PEA Página 3

Janeiro de 2012 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO PEA Página 10

CONTEÚDO CARTILHA - Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente! Página 6

COMPETÊNCIAS E PARCERIAS Página 7

BENEFÍCIOS PARA ENVOLVIDOS Página 8

CONTATOS COM CONSULTORIA LOCAL Página 11

INSTITUTO CHICO MENDES NA MÍDIA Página 10

FINANCIAMENTO E CUSTO Página 9

Educação Ambiental

indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, mas esquecemos que nossa dependência da natureza continua.

Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, e foi proposta em 1.999, no Brasil, tendo como objetivo disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e sobre sua preservação e utilização sustentável.

"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido à transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais, como sociais, desenvolvendo, no educando, as habilidades e as atitudes necessárias para dita transformação."

É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente, devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis No Brasil, a Educação Ambiental assume uma e modalidades do processo educativo, em caráter perspectiva mais abrangente, não restringindo seu formal e não formal.” olhar à proteção e ao uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta A educação ambiental tenta despertar, em todos, a de construção de sociedades sustentáveis. Mais consciência de que o ser humano é parte do meio do que um segmento da Educação, é a Educação ambiente. Ela tenta superar a visão em sua complexidade e completude. antropocêntrica, a qual fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a A educação ambiental tornou-se lei em 27 de importância da natureza, da qual é parte Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação integrante. Desde muito cedo, na história Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação humana, para sobreviver em sociedade, todos os Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental CHICO MENTES

"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as interrelações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e com a ética, as quais conduzem para a melhora da qualidade de vida.”

1


P

R

O

G

R

A

M

A

CONSIDERAÇÕES INICIAIS ! A Educação Ambiental é de fundamental importância para trilharmos novos caminhos na formação de cidadãos comprometidos com a vida. Por mais competentes que sejamos, o que mais enriquece uma instituição é a possibilidade de planejar, coordenar e executar um trabalho em parceria.

D

E

E

D

U

C

A

Ç

Ã

O

Cla!ce Santos Soares Presidente

An#éa Monteiro Diretora Pedagógica

M

B

I

E

N

T

A

L

Art. 1º da Lei nº 9.795 de abril de 1999

importância da aplicação da EA como ação básica e indispensável para alcançarmos comportamentos corretos de preservação do meio e da vida.

"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."

Desenvolvemos pesquisas, em todo território nacional, buscando evidenciar as maiores carências para a aplicação da EA. Os resultados da pesquisa demonstraram que, mesmo após doze anos do decreto da lei 9.795/99, a qual institui a Política Nacional de Educação Ambiental, ainda falta disponibilização de metodologia e de material didático a um grande número de escolas públicas e privadas, para a aplicação da EA formal no cotidiano da escola, assim como atividades que venham complementar ações já existentes.

Não há nada mais gratificante do que a solidariedade e a cooperação à Os Parâmetros frente de ações transformadoras da Curriculares Nacionais qualidade de vida da nossa PCN - sugerem que o população. tema meio ambiente seja de cunho transversal.

Saudações verdes,

A

Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção. Trata-se de processo pedagógico participativo e permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo, à sociedade, a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

Buscando colaborar para a mudança desse quadro e com focando a disseminação de práticas socioambientais responsáveis, o INPRA – Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, desenvolveu o PEA Escola – Programa de Educação Ambiental - para sua aplicação em parceria com as secretarias de educação, diretorias pedagógicas e instituições públicas e privadas que apoiam a responsabilidade socioambiental e que têm a sensibilidade e a consciência da importância e urgência dessa ação.

     Atividades  previstas  

Capacitação  de  coordenadores   pedagógicos  e  de  docentes  do  ensino   Aquele que pratica a fundamental  para  aplicação  do  PEA  nas   educação ambiental, no escolas.  Impressão  de  material  didático   âmbito de ensino, é conhecido como para  o  aluno  “Cartilha  Cuidar  do  Meio   Educador ambiental e não Ambiente  Depende  da  Gente”.  Repasse   necessariamente trata-se do  Módulo  de  Atividades  para  os   de um professor. professores  e  avaliação  do  programa. Qualquer indivíduo da sociedade pode-se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas ligados. Logo, conforme a aplicação do PEA - Programa de Educação Ambiental, os professores podem se tornar Multiplicadores da Educação Ambiental também junto às famílias, trazendo mais consciência ambiental à comunidade com as ferramentas contidas na capacitação que eles recebem por conta da adesão do estado, da prefeitura ou de entidades particulares como já vem acontecendo desde o início do PEA.

     Resultados  Esperados   Sustentabilidade  e  formação  de  uma   nova  geração  de  indivíduos  com  uma   maior  conscientização  social  e   ambiental  para  assegurar  a  qualidade   de  vida  em  nosso  país.

Apresentação - PEA A Educação Ambiental tem sido uma ferramenta eficaz, inovadora e transformadora para a formação de gerações socioambientais responsáveis, o que nos leva à grande caminhada pela sustentabilidade do planeta, reconhecendo a 2

Apresentação do PEA 2012


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

À

O

Justificativa

Missão do PEA

A educação é um processo contínuo, base essencial para a interferência na mudança de condutas. Quando se promove a construção do embasamento conceitual, independentemente da faixa etária com que se pretenda trabalhar, como processo concebido “sob e sobre” o cotidiano vivencial, utilizam-se diversas técnicas para que se cumpra o que se propõe.

Com o tema "Cuidar do Meio Ambiente depende da Gente", juntamos forças para enfrentar os desafios relacionados à questão ambiental nas comunidades. A maioria dos problemas ambientais tem origem nos fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e éticos. Assim, a educação é uma grande aliada na busca de novos caminhos e na formação de um novo cidadão comprometido com a vida.

M

B

I

E

N

T

A

L

Composição do PEA

O PEA é fruto de pesquisas realizadas junto a várias comunidades, onde foram observadas suas necessidades mais proeminentes. Justificamos a escolha de trabalharmos com a educação fundamental por estarmos cientes de que educando o cidadão ou cidadã, na sua formação de base, formaremos pessoas comprometidas com a causa ambiental. Além disso, encontramos, nas crianças, propagadores e multiplicadores de responsabilidade ambiental, respaldadas O Instituto Internacional de Pesquisa e pelo conhecimento de temas como valores Responsabilidade Socioambiental Chico humanos, direitos, diferenças, cuidados, Mendes - INPRA - organizou uma proposta drogas, tipos de poluição, fontes de recursos de trabalho para oferecer, a órgãos públicos e naturais e seus cuidados, destinação de a empresas privadas, uma oportunidade de resíduos, água, fontes de energias, relações formação, abordando assuntos pertinentes ao ecológicas, alterações globais, cotidiano escolar e às suas relações com os biodiversidades, dentre outros temas problemas contemporâneos. relevantes presentes no material didático. A Lei 9.795/99 institui a Política Nacional de Educação Ambiental e tornou obrigatória a inserção da Educação Ambiental no currículo de forma transversal, em todos os níveis e modalidades de ensino. Cabe, às prefeituras municipais, através das Secretarias de Educação, tornar esta decisão possível e eficaz, implementando ou ainda melhorando a Educação Ambiental no sistema de ensino, exercendo com responsabilidade sua função social.

Professores durante a capacitação do PEA

Dessa forma, além da educação convencional e das práticas não formais, torna-se necessária a inclusão da educação socioambiental de maneira formal. A justiça social e o uso racional de recursos naturais devem permear todos os segmentos da sociedade e ser encarados como obrigação moral inserida em um contexto elevado de respeito à vida e à cultura da paz.

A

O PEA é composto de: O Programa tem como missão: •

• •

valorizar e difundir a cultura de responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, melhorando sua qualidade de vida; estimular sua aplicabilidade; dotar as organizações, comprometidas com a questão ambiental, com material e com ações para a consciência ambiental através da educação; multiplicar cidadãos e cidadãs comprometidos com a preservação ambiental de forma sustentável; desafiar a criatividade em relação a novos projetos.

Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental CHICO MENTES

• • •

capacitação dos professores; módulo de atividades para os professores; material didático: cartilha "Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente" e cartilha de Avaliação Divertida; avaliação semestral do programa.

O Programa de Educação Ambiental é reconhecido internacionalmente através do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA.

3


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

Ã

O

A

M

B

I

E

N

T

A

L

Poema para um seringueiro Os cabelos de uma queda d’água A dignidade das veias de látex A melodia de todas as árvores A natureza que ao algoz não se vende. Ah, essa tua presença Chico Mendes! (Autor desconhecido)

Proponente

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA - é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, de personalidade jurídica e de direito privado, regida por estatuto e por disposições legais pertinentes, sob CNPJ de número 07.001.150/0001-69. Mantém sedes administrativas no Paraná, à Rodovia PR 506, 2617, Borda do Campo, Município de Quatro Barras (APA do IRAÍ) na Região 4

Metropolitana de Curitiba, e no Estado de São Paulo, Rua Kaoru Oda, 80, Jardim das Vertentes, São Paulo Capital. O Instituto tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e com a proteção ambiental, com a promoção humana e com a inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. O Instituto Chico Mendes, eleva o nome de um defensor pioneiro destes princípios, Francisco Alves Mendes Filho.

Objetivos - PEA Geral - Difusão da cultura da responsabilidade socioambiental através da educação. - Formação de multiplicadores para aplicação do PEA através de metodologia teórica e prática, com ênfase nos parâmetros curriculares nacionais, interdisciplinaridade e transversalidade. - Envolvimento ideológico de alunos no ensino fundamental. Específico - Desenvolvimento de ações de capacitação de multiplicadores e distribuição de material didático para promoção da Educação Ambiental formal através do PEA – Programa de Educação Ambiental - nas escolas de ensino fundamental.

Apresentação do PEA 2012


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

À

O

A

M

B

I

E

N

T

A

L

Conteúdo e metodologia Mais do que uma ação ambiental, é necessária uma ação pedagógica muito bem projetada, logisticamente adequada e com uma cerimônia de abertura que fortaleça o objetivo do programa junto à população beneficiada: alunos e familiares.

- Termo de aceite e compromisso: acordo celebrado entre o Inpra e a Secretaria de Educação onde são determinadas as competências e responsabilidades das partes, dando início à implantação do projeto.

- Capacitação: oficina de 08 horas para capacitação dos multiplicadores (coordenadores pedagógicos e docentes) tem como finalidade uma sensibilização sobre os temas abordados e a construção do cronograma de aplicação do programa de acordo com a realidade local e grade curricular de cada município

- Módulo de atividade: material de apoio aos coordenadores / professores. O módulo orienta sobre o desenvolvimento dos temas da cartilha e sugere atividades direcionadas às disciplinas de português, matemática, ciências, geografia e história.

- Cartilha 1 “Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente”: material didático para os alunos, abordando 18 temas desenvolvidos de maneira lúdica, em linguagem universal, respeitando as características de todo o território nacional, com temas abrangentes e interligados.

- Cartilha 2 “Avaliação Divertida”: material de avaliação que busca dar ferramenta e suporte aos professores capacitados e multiplicadores dos conceitos socioambientais, sendo de suma importância para os alunos fazerem uma autoavaliação de todo o processo, sob supervisão de seus professores responsáveis.

Avaliação dos resultados • Avaliação dos resultados: Cartilha 2 “Avaliação Divertida”, como já foi citado, será destinada para cada aluno que participar do programa, através da qual será elaborado o parecer final do projeto. Para cada ação, é possível estabelecer diferentes meios de avaliação. Entretanto a avaliação conta também com métodos considerados de praxe com a utilização de questionários, os quais são subdivididos em: • Subjetiva: promover e demonstrar a necessidade de ações que visem à conscientização e à responsabilidade socioambiental, agregando valor e reconhecimento às instituições envolvidas. • Objetiva: demonstrar, através de ações efetivas, a preocupação com o planeta e a humanidade através da promoção da Educação Ambiental. • Aplicação de formulários. * Sendo aplicado como educação ambiental formal, o programa será avaliado de forma sistemática com os professores, através da ferramenta de questionários de amostragem enviados para cada unidade escolar, objetivando o levantamento dos índices de aproveitamento dos conceitos aplicados.

Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental CHICO MENTES

5


C

L

U

B

E

D

A

S

E

Q

U

Ó

I

A

Conteúdo da Cartilha 1 Todo o material utilizado pelo Instituto Chico Mendes (INPRA) é totalmente projetado por especialistas em diversas áreas, aproveitando o que de melhor há em didática, comunicação visual, atividades lúdicas, linguagem e conteúdo adequado.

Cartilha 1 - Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente A cartilha é composta dos seguintes conteúdos 1. Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente (remete à reflexão sobre a questão ambiental de maneira integrada, pincelando todo o conteúdo a ser abordado em forma de introdução)

2. Valores Humanos (um resgate dos sentimentos puros, que resultam em boas práticas e em pessoas de melhor convívio) 3. Conhecendo Nossos Direitos (trata de elencar os direitos universais aos quais todos deveriam estar cientes) 4. Uns Com Mais, Outros Com Menos (maneira sutil, mas indagativa, de apresentar as desigualdades tão presentes em nossa sociedade)

5. Cuidando de Nós Mesmos (conteúdo que aborda a importância da higiene e dos cuidados pessoais) 6. Nossa Diversidade (uma abordagem especial sobre a afro-descendência e sobre as populações tradicionais brasileiras) 7. Drogas Tô Fora (aborda as origens e os malefícios causados pelo uso de substâncias entorpecentes, mencionando também as drogas lícitas)

8. Meio Ambiente (trabalha a nova visão sobre a questão ambiental) 9. Tipos de Poluição (menciona os diversos tipos de poluição e ilustra suas consequências) 10. De Onde as Coisas Vêm? (trata da origem das coisas e dos processos produtivos) 11. Para Onde as Coisas Vão? (ilustra os destinos, trabalhando a gestão de resíduos sólidos e de efluentes líquidos, assim como de resíduos de diversas categorias)

12. Energia (demonstra as diferenciações entre as matrizes energéticas) 13. Relações Ecológicas (sensibiliza para as integrações e especificidades entre seres e o ambiente) 14. Os Perigos Para a Natureza (aborda os riscos que ameaçam a biodiversidade, explicitando os riscos de extinção) 15. Alterações Globais (chama a atenção para o quanto alteramos o planeta e para as consequências climáticas e de sobrevivência decorrentes dessas mudanças)

16. Muitas Vidas Diferentes (trata da distribuição dos biomas brasileiros, demonstrando suas principais características ecológicas) 17. Atitudes - O Que Podemos Fazer (motiva e mobiliza para as alternativas em buscarmos um mundo melhor, remetendo, a cada leitor, a sua corresponsabilidade )

18. Jogos (exercícios de fixação do conteúdo trabalhado, buscando uma correlação entre os temas)

6

Apresentação do PEA 2012


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

Ã

O

A

M

B

I

E

N

T

A

L

Competências e parcerias Uma ação deve ser bem elaborada com clareza nas competências de cada envolvido no programa. Assim sendo, mais de um milhão de alunos já foram beneficiados e isso foi uma semente plantada em mais de um milhão de famílias!

COMPETÊNCIAS INPRA

COMPETÊNCIAS SECRETARIA

• Implantação, coordenação e execução do Programa de Educação Ambiental – PEA.

• Assinar o termo de compromisso para aplicar o programa durante o ano letivo.

• Capacitação de multiplicadores.

• Fornecer dados estatísticos da educação do município para a formação das parcerias.

• Confecção e distribuição de material de apoio: cartilha Cuidar • Disponibilizar os multiplicadores do Meio Ambiente Depende da para serem capacitados na Gente. oficina de 08 horas aula. • Confecção da cartilha Avaliação • Disponibilizar espaço físico e Divertida para cada aluno. logístico para realização das capacitações. • DVD Interativo Chiquinho. • Cessão de módulo de atividade.

• Receber e distribuir o material didático e de apoio.

• Avaliação do programa através de questionários de amostragem. • Devolver os formulários de avaliação de aplicação do programa devidamente preenchidos para elaboração do relatório final.

Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental CHICO MENTES

ALGUNS PARCEIROS EM NOSSOS PROJETOS Moto Honda da Amazônia, Thomson Multimídia, Sebrae, Gerdau, Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Tropical Hotel, North Shopping STN – Sistema de Transmissão Nordeste, Ultrafértil, Governo do Estado do Ceará, Famem – Federação dos Municípios do Maranhão, Prefeitura de Itiatinga - CE, Prefeitura de Maranguape – CE, Prefeitura de Caucaia – CE, Prefeitura de Guaiuba – CE, Prefeitura de São Gonçalo - CE, Prefeitura de Maracanau- CE Prefeitura de Cubatão - SP, Prefeitura da Ipojuca PE, Prefeitura de Quatro Barras – PR, Prefeitura de São Luís – MA, Colégio Marista Paranaense, Prefeitura de Suzano - SP, Prefeitura de Embu das Artes - SP, Prefeitura de Cubatão - SP, Prefeitura de Teresópolis - RJ, Prefeitura de Petrópolis - RJ, Grupo Petrópolis - RJ etc.

Imagine como seria se tornar parte de um time de vencedores que já ajudou mais de 1 milhão de alunos em todo pais! Faça parte! A hora é agora!

7


C

L

U

B

E

D

A

S

E

Q

U

Ó

I

A

Benefícios Secretaria / Patrocinador Quem promove uma ação também merece receber os benefícios que condizem com a reação natural das leis que regem o universo. Para cada boa ação, recebe-se inúmeras boas reações. Essa é a Lei Universal. Além dos objetivos socioambientais que por si só justificariam os investimentos num programa como este, a equipe de criação está comprometida a relacionar, de forma expressiva, a marca das instituições com os objetivos do programa.

Páginas pertencentes ao município / estado Como é um programa municipal ou estadual, o INPRA também tem uma visão de que o contato dos órgãos governamentais com a população é de vital importância para o real cumprimento da democracia. Assim sendo, foram criadas 4 páginas internas que são destinadas a isso. Na parte interna da Cartilha 1, há 4 páginas dedicadas ao município / estado, sendo que o conteúdo ficará a cargo da secretaria do meio ambiente e da educação, sob a supervisão do Exmo. Sr. Prefeito ou do Exmo. Sr. Governador. Como exemplo, pode-se apresentar: mapa da localização do município, área, população, significado do nome, data de aniversário, origens da colonização, da fundação e da ocupação territorial assim como populacional, hino municipal, atividades econômicas, projetos ambientais, bandeira, brasão, datas ecológicas e de interesse local, cultura, folclore entre outros conteúdos pertinentes e de escolha do contratante.

Mais benefícios

8

Patrocínio cooperado com personalização do material didático (cartilha) com logomarca na capa e anúncio institucional na 4ª capa do(s) patrocinadores;

• Veiculação de logomarca • Cessão do direito de uso • Cessão do direito de uso em nosso site oficial – do selo de Município do selo de Instituição www.institutochicomende Integrado à Educação Incentivadora da s.org.br; Ambiental (município); Educação Ambiental (patrocinador).

Apresentação do PEA 2012


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

À

O

A

M

B

I

E

N

T

A

L

Financiamento Todo investimento na população é um investimento com total retorno, tendose em vista que se cria um orgulho local em relação aos seus governantes e às empresas que participam de ações positivas e necessárias como o PEA.

ITENS ENVOLVIDOS NO VALOR FINAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEA Reunião com prefeito e secretários municipais de educação e de meio ambiente para a análise do programa e formação de parcerias. Levantamento dos dados do censo escolar do município. Desenvolvimento de software para aplicação em artes gráficas referente a insumos didáticos. Desenvolvimento do Encarte Especial e Arte Final. Digitalização e gravação dos insumos didáticos digitais. Confecção de insumos didáticos e cartilha “Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente” para cada aluno do ensino fundamental. Confecção de cartilhas para docentes. Confecção e insumo didático para avaliação do andamento do programa: cartilha “Avaliação divertida” por aluno. Produção e entrega de número necessário de CD ROM Interativo replicável, por escola. Produção e entrega de número necessário de UM CD ROM de módulos de atividades. Oficinas de orientação e qualificação de gestores - execução do programa nas escolas.

Relatório conclusivo elaborado em parceria com o corpo docente que apontará os benefícios alcançados com a aplicação do Programa PEA.

Custo operacional Os valores giram em torno de um custo mensal para cada aluno, totalizado nos itens detalhados acima, em função também da quantidade de professores a serem capacitados em oficinas de 80 em 80 docentes, distância entre a Sede do INPRA (região metropolitana de Curitiba-PR), quantidade de alunos do 2º ao 7º ano, translados, hospedagens entre outros. Dependendo do acordado, os professores poderão receber erários em relação às horas-aula de capacitação realizada junto ao INPRA, além do respectivo certificado de conclusão. O valor médio de custo por aluno gira em torno de R$20,00 por aluno, por mês, multiplicado pelo período de 7 meses de aplicação do PEA, desde a assinatura do Termo de Aceite e Compromisso até o Relatório Final. Como no caso do Grupo Petrópolis (Petrópolis-RJ), entre outros casos, há a possibilidade de a prefeitura fazer acordos de patrocínios com empresas que terão benefícios fiscais com o município, conforme as leis em vigor, sendo uma parceria de sucesso com vários cases de sucesso no país.

Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental CHICO MENTES

9


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

Ã

O

A

M

B

I

E

N

T

A

L

Cronograma Como todo programa bem executado, há a necessidade de prazos bem estipulados, visando ao bem cumprir de todas as ações que resultarão em uma sociedade melhor preparada para agir com responsabilidade socioambiental.

INPRA na mídia Instituto Socioambiental Chico Mendes sensibiliza professores PARCERIA Instituto Socioambiental Chico Mendes e Grupo Petrópolis sensibiliza professores de Petrópolis e Teresópolis (RJ) Por Fernanda Dorta   O Instituto Socioambiental Chico Mendes sensibilizou no mês de outubro   (10 e 11), em Petrópolis e Teresópolis (RJ), cerca de 100 educadores (as) das redes municipais de ensino.

10

A ação faz parte do lançamento do PEA Programa de Educação Ambiental oferecido pelo Grupo Petrópolis através do Projeto Área de Mobilização Ambiental (AMA), em parceria com o Instituto Socioambiental Chico Mendes, e as Prefeituras e Secretarias de Educação e Meio Ambiente.

vivem próximas das unidades onde ocorre a captação de água para a fabricação das bebidas do Grupo Petrópolis, ressalta Juliana”.  

O Programa é composto por módulos de apoio ao professor e materiais ecopedagógicos como cartilha socioambiental De acordo com a Analista de sobre mudanças climáticas, Meio Ambiente do Grupo resíduos sólidos, consumo Petrópolis em Teresópolis, responsável, entre outros, Juliana G.S. Eduardo, o além de e um CD contendo Programa pretende atender jogos interativos e uma 500 crianças de cada avaliação divertida para município a partir de 2012. trabalhar o nível de “Além de investir no aprendizagem do aluno. r e fl o r e s t a m e n t o e   recuperação dos recursos De acordo com o hídricos, o Projeto AMA coordenador da ONG vem unindo força para Instituto Chico Mendes, fortalecer a educação Leverci Silveira Filho, todo ambiental de crianças que conteúdo da cartilha e dos

CDs interativos foi criado para ser aplicado à grade curricular do ensino fundamental dos municípios contemplados pelo Projeto AMA.   “A proposta pedagógica do material foi elaborada a fim de trabalhar a educação ambiental também na perspectiva inclusão  digital, afirma.   Participação   Além da entrega do material didático, os educadores puderam refletir o Programa de Educação Ambiental a partir das necessidades que os municípios da região serrana do Rio de Janeiro vêm enfrentando desde o desastre ambiental ocorrido no início do ano.     “Plantamos uma semente no coração dos educadores e

temos certeza de que a educação ambiental nas escolas irá florescer muitos diálogos para a transformação social na região”, complementa o arteeducador João Bello, facilitador da oficina de sensibilização oferecida durante o lançamento do programa.   Em novembro, o Programa de Educação Ambiental será lançado em Rondonópolis (MT)   e Boituva   (SP), onde também estão instaladas as fábricas do grupo Petrópolis.

Apresentação PEA 2012


P

R

O

G

R

A

M

A

D

E

E

D

U

C

A

Ç

Ã

O

A

M

B

I

E

N

T

A

L

Imagine... Amanhã

Amanhã! Será um lindo dia Da mais louca alegria Que se possa imaginar Amanhã! Redobrada a força Pra cima que não cessa Há de vingar Amanhã! Mais nenhum mistério Acima do ilusório O astro rei vai brilhar Amanhã! A luminosidade Alheia a qualquer vontade Há de imperar! Há de imperar! R. Matriz 1234 Amanhã! Cidade, Estado CEP Está toda a esperança

como seriam todos os alunos satisfeitos por aprender sobre o meio ambiente, como seriam as famílias parceiras de seus filhos na busca de uma melhor qualidade de vida para elas e para seus sucessores, como seria um município unido em prol do Meio Ambiente. A hora é agora! Nós podemos mais!

CONTATOS COM CONSULTORIA LOCAL

Solicite uma visita de nossa consultoria:

Por menor que pareça Existe e é pra vicejar Amanhã! Apesar de hoje Será a estrada que surge Pra se trilhar Amanhã! Mesmo que uns não queiram Será de outros que esperam Ver o dia raiar Amanhã! Ódios aplacados Temores abrandados Será pleno! Será pleno! Guilherme Arantes - SP

www.institutochicomendes.org.br


Pea apresentação 20