Issuu on Google+

REINO PLANTAE OU METAPHYTA


O esquema abaixo representa, em duas situações diferentes, uma estrutura que promove a entrada de ar no interior da planta. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o nome da célula destacada pelo asterisco e um local onde tal estrutura pode ser encontrada em abundância na planta:

a. Lenticela/folhas b. Pneumatóforo/caules jovens c. Célula estomática/esclerênquima d. Célula oclusiva/esclerênquima e. Célula-guarda/epiderme das folhas


2. O esquema representa um experimento em que plantas semelhantes foram colocadas em tubos, com igual quantidade de água, devidamente vedados para evitar a evaporação. A planta do tubo A foi mantida intacta; a do tubo B teve suas folhas totalmente cobertas por uma camada de vaselina. Cada tubo mostra o nível da água no início do experimento (Ni) e no final (Nf). a) Por que os níveis da água ficaram diferentes nos tubos A e B? b) Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina? c) Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossíntese?


3. Foi realizado um experimento com o objetivo de verificar o efeito da intensidade luminosa sobre a massa de carboidratos produzida e armazenada por determinada espécie de plantas, mantida em um ambiente com temperatura constante. Os resultados obtidos foram os seguintes (unidades arbitrárias):

a) No quadriculado impresso na folha ao lado, desenhe um gráfico que mostre a relação entre a intensidade luminosa e o armazenamento de carboidrato. b) Indique a posição provável do ponto de compensação fótico, ou seja, o valor de intensidade luminosa em que as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.


4. A figura esquematizada abaixo representa um corte transversal de caule, cujo crescimento é devido exclusivamente à atividade do meristema apical. Indique a correspondência sequencial correta: 1. epiderme 2. córtex 3. floema 4. xilema 5. Parênquima a. 1 - c , 2 - a , 3 - d , 4 - b , 5 - e b. 1 - c , 2 - a , 3 - e , 4 - d , 5 - b c. 1 - c , 2 - a , 3 - d , 4 - e , 5 - b d. 1 - c , 2 - b , 3 - d , 4 - e , 5 - a e. 1 - b , 2 - c , 3 - d , 4 - e , 5 - a


5. Analise as afirmativas abaixo relacionadas com o transporte nos vegetais. I. A seiva bruta é conduzida das raízes até as folhas através dos vasos lenhosos. II. Os vasos liberianos pertencem ao xilema. III.A seiva bruta circula pela casca do caule, enquanto a seiva elaborada circula mais internamente. IV.A condução da água, das raízes para cima, depende da força de sucção das células das folhas. V. A seiva bruta circulante nos vegetais é constituída de água, sais minerais e principalmente açúcares e aminoácidos. VI. Nos vasos liberianos, uma célula comunica-se com a outra através das placas crivadas. Estão corretas: a. I, III e V b. II, V e VI c. III, IV e VI d. I, IV e VI e. II e III apenas


6. Existem certos insetos (pulgões) que se alimentam de substâncias elaboradas pelos vegetais. Para obtê-las, introduzem uma tromba sugadora em órgãos vegetais, principalmente nas folhas. Para sugar as substâncias de que necessitam, devem atingir com a tromba: a. O esclerênquima b. O xilema c. O floema d. O meristema e. O colênquima 7. O gás carbônico e o oxigênio estão envolvidos no metabolismo energético das plantas. Acerca desses gases pode-se dizer que: a) o oxigênio é produzido apenas à noite; b) o oxigênio é produzido apenas durante o dia; c) o gás carbônico é produzido apenas à noite; d) o gás carbônico é produzido apenas durante o dia; e) o oxigênio e o gás carbônico são produzidos dia e noite.


8. Considerando a morfologia e a fisiologia de células e órgãos vegetais, assinale o que for correto. 01. Minerais absorvidos do solo pelas raízes podem ser encontrados nas células do xilema das raízes, do caule e das folhas. 02. Moléculas de água absorvidas do solo participam, nos cloroplastos das células do parênquima foliar, de reação da fotossíntese. 04. Carboidratos produzidos nas células do parênquima foliar podem ser armazenados em parênquimas das raízes. 08. Carboidratos produzidos nas células do parênquima foliar podem ser encontrados no floema. 16. Moléculas de gás carbônico entram no mesofilo pelos estômatos e chegam ao parênquima clorofiliano das folhas, onde participam de reações da fotossíntese. 32. Absorvida do solo pelas raízes, a água é transportada até as folhas pelas traqueídes que constituem o xilema e o floema. 64. Células do cilindro central dos caules em estrutura secundária apresentam intenso metabolismo e sintetizam hormônios.


9. Assinale o que for correto sobre os diversos tecidos vegetais. 01) O colênquima é formado por células vivas, cujas paredes são constituídas de celulose, pectina e lignina. 02) O conjunto formado por súber-felogênio-feloderme constitui o tecido de revestimento denominado de periderme. 04) Nas folhas, o parênquima paliçádico e o parênquima lacunoso (ou esponjoso) são formados por células clorofiladas, portanto, com capacidade de realizar fotossíntese. 08) Em órgãos completamente desenvolvidos, as células que transportam as seivas do xilema e do floema são, respectivamente, células mortas e células vivas. 16) Os tecidos meristemáticos originam novas células devido a sua grande capacidade de dividir-se por meiose.


10. Escrevendo-se que durante a etapa fotoquímica da fotossíntese houve: I. fotólise da água II. redução do NADP a NADPH III. fotofosforilação do ATP que passa a ADP IV. desprendimento de oxigênio Foi cometido erro: a) na I e na II b) na III apenas c) na II e na III d) na II, na III e na IV e) na II apenas


histologia vegetal