Issuu on Google+

L29_10_QIM_EXPRESSÕES UTILIZAÇÃO DE QUADROS INTERACTIVOS MULTIMÉDIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS EXPRESSÕES (Formação Contínua de Professores acreditada pelo CCPFC) Formadores / Tutores João Conde / Filipa Fidalgo

"Objecto de Aprendizagem"

9º ANO DE ESCOLARIDADE

Objecto de Aprendizagem de apoio a trabalho interdisciplinar Educação Visual / Matemática / Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação no 9º Ano de Escolaridade. O"Projecto de Quiosque para o Jardim da Escola" torna-se uma viagem ao mundo dos volumes, onde os conhecimentos e experiências das várias áreas curriculares disciplinares se entrecruzam tendo em vista o desenvolvimento das competências dos alunos. Organizado sob a forma de mini-jogos e actividades, o Objecto de Aprendizagem permite uma aprendizagem interactiva e lúdica.

Formanda Ecp_1287 – Isabel Martins isabel.martins@abc.edu.pt

Escola Básica e Secundária Passos Manuel, Lisboa


ENQUADRAMENTO PROJECTO DE QUIOSQUE PARA O JARDIM DA ESCOLA 9º ANO EDUCAÇÃO VISUAL Os quiosques são símbolos característicos de Lisboa, datando os mais antigos do séc. XIX. Muitos já desapareceram, porém podem ainda encontrar-se quiosques por toda a cidade. Ao longo do tempo, a forma dos quiosques tem sido repensada, afastando-se mais ou menos dos modelos originais, vindo até a incluir funções antes inexistentes, como seja a publicidade. Localizados estrategicamente em praças, avenidas e ruas de grande movimento e integrando-se em jardins, os quiosques de jornais, bares ou informativos, pontuam a cidade com o seu colorido e sendo catalisadores dos espaços, permitem-nos usufruir deles de um modo humanizado. No 9º Ano de escolaridade, o Projecto de Quiosque para o Jardim da Escola tem como finalidade o desenvolvimento da capacidade de intervenção dos alunos no seu envolvimento próximo, designadamente nas suas relações com a defesa do património. Formalmente, o recurso à realização de projectos responde à necessidade do adolescente de entrar em relação com o mundo, permitindo-lhe ligar-se à vida real e desenvolver o seu sentido social, contribuindo para o seu crescimento pessoal. Partindo de volumes geométricos simples, os projectos são apresentados com vistas (cubo envolvente sistema europeu) na escala 1:50, representações axonométricas isométricas e modelos tridimensionais à escala 1:20. Nas opções tomadas pelos alunos procura-se desenvolver a sua autonomia e responsabilidade na elaboração e prossecução dos seus planos pessoais.

PLANIFICAÇÃO / GUIÃO DE "OBJECTO DE APRENDIZAGEM" PROJECTO DE QUIOSQUE PARA O JARDIM DA ESCOLA É na primeira fase do Projecto de Quiosque para o Jardim da Escola que se integra o 'Objecto de Aprendizagem' constituído pelo presente flipchart. O objectivo educativo específico que persegue é o desenvolvimento de competências gerais e a facilitação do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos para os quais os alunos têm pouca apetência e que sendo da Matemática - "Circunferências e Polígonos" e "Espaço"- podem interdisciplinarmente ser desenvolvidos com vantagem conjuntamente com os de Educação Visual. Interdisciplinarmente com a área disciplinar de Introdução às Técnicas de Informação e Comunicação, os alunos irão posteriormente analisar o quiosque que projectarem e determinar a sua área e volume aplicando as respectivas fórmulas com o auxílio do programa Excel.


VIAGEM AO MUNDO DOS VOLUMES PÚBLICO ALVO Alunos do 9º Ano do Ensino Básico.

RESULTADOS A ATINGIR Levar ao desenvolvimento de competências e à aquisição de conhecimentos.

COMPETÊNCIAS DE EDUCAÇÃO VISUAL A DESENVOLVER COMUNICAÇÃO Entender o desenho como um meio para a representação expressiva e rigorosa de formas. Conceber formas obedecendo a alguns princípios de representação normalizada.

ELEMENTOS DA FORMA Compreender a geometria plana e a geometria no espaço como possíveis interpretações da natureza e princípios organizadores das formas. Conceber projectos e organizar com funcionalidade e equilíbrio os espaços bidimensionais e tridimensionais. Compreender através da representação de formas, os processos subjacentes à percepção do volume. Compreender a estrutura das formas naturais e dos objectos artísticos, relacionando-os com os seus contextos.

CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL COMUNICAÇÃO Elementos visuais na Comunicação. Códigos de comunicação visual.

ESPAÇO Representação do espaço.

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA CIRCUNFERÊNCIAS E POLÍGONOS Polígonos inscritos, polígonos regulares. Áreas de polígonos.

ESPAÇO Sólidos geométricos. Áreas e volumes de sólidos. No final os alunos devem ser capazes de: Identificar volumes (revisão / consolidação de aprendizagens anteriores - Matemática / Educação Visual e Tecnológica / Educação Visual) Planificar volumes (revisão / consolidação de aprendizagens anteriores - Matemática / Educação Visual e Tecnológica / Educação Visual) Calcular a aresta lateral de pirâmides e a geratriz de cones (Matemática / Educação Visual) Planificar geometricamente uma pirâmide (Matemática / Educação Visual) Calcular a área de volumes (Matemática) Calcular o volume de volumes (Matemática) Compreender o trabalho que serão solicitados a fazer em Excel (Matemática / Educação Visual / Introdução às Técnicas de Informação e Comunicação)

AVALIAÇÃO A avaliação tem lugar ao longo do "Objecto de Aprendizagem" através do envolvimento nas actividades interactivas propostas.


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA Nesta página estão definidas as três zonas funcionais de todas as páginas - cabeçalho, corpo da página e rodapé. Sendo a página de entrada, os títulos, subtítulos e todo o texto necessário ocupam o corpo da página. O título do trabalho, bem como a maioria das imagens deste Objecto de Aprendizagem, foram criadas com o programa PhotoLine 16.1 (http://www.pl32.com/) ou com o Photoshop CS2 (http://www.photoshop.com/). É feita hiperligação para a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade. No rodapé destacam-se o botão para as Notas do Browser que é uma imagem a foi adicionada a respectiva acção e onde se colocou um rótulo e o botão que permite prosseguir página a página. Este é uma imagem que faz parte do rodapé, tendo-se colocado uma "Figura" transparente por cima, na qual foi feita a hiperligação.

Em todas as páginas estão definidas as três zonas funcionais cabeçalho, corpo da página e rodapé. O cabeçalho funciona como se de um índice se tratasse, e é constituído por uma imagem única sobre a qual foram colocadas "Figuras" tornadas transparentes, cada uma delas com a hiperligação para a respectiva página. Esta estratégia facilitou muito o trabalho pois feito o cabeçalho, posicionadas as "Figuras" e estabelecidas as hiperligações, tudo foi copiado em bloco para todas as outras páginas (excepto as duas últimas, uma por ser um índice e a outra que é o final do trabalho). A Maria (http://www.meez.com/wonderfulmeez) e o Manel (http://www.meez.com/manelmaria) foram criados para ser protagonistas em Educação Visual - na lições na disciplina de Educação Visual na plataforma Moodle da Escola Básica e Secundária Passos Manuel (http://moodle.abc.edu.pt/course/view.php?id=26) e em outros objectos multimédia utilizados com os alunos.

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

PÁGINA


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

A partir desta página o botão para as notas do Browser que é uma imagem onde foi adicionada a respectiva acção e se colocou um rótulo e o botão de refrescamento da página, feito da mesma maneira, por uma questão de funcionalidade passaram a integrar o cabeçalho. O espaço do rodapé ficou assim integralmente reservado às hiperligações exteriores. Para melhor orientação dos utilizadores, também a partir desta página, a respectiva hiperligação no cabeçalho fica ocultada por uma "Figura" translúcida. Nesta página estão as ferramentas de que os alunos vão precisar, que são imagens onde foi adicionada a respectiva acção. Foi feito um local para testar as ferramentas e inclusivamente para experimentar a utilização da "tinta mágica", pelo que subjacente à "caixa" amarela se encontra um texto.

Siga sempre as instruções, pois só assim atingirá os objectivos dos jogos e actividades!

Nesta página estão "sobrepostas" mas em camadas diferentes duas imagens do "Álbum" feito a partir de uma imagem de um livro proveniente da internet onde se adicionaram as fotos. Na camada superior encontra-se a imagem que inclui as fotografias dos volumes na envolvente que os alunos devem identificar. Na camada central o "Álbum" tem o que supostamente seria o verso das fotografias, vistas à transparência, razão pela qual as palavras foram postas "invertidas". A formiga (ficheiro gif que veio da internet) aparece aqui pela primeira vez. É uma personagem que pouco tem a ver com esta história... a sua presença em sítios "escusos" destina-se a surpreender e suscitar o riso dos alunos. A "lupa" não é proveniente de um recurso, tendo sido integralmente construída. É constituída por uma imagem recolhida na internet e uma outra feita no Photoline, trabalhadas com a "Tinta mágica" para obter este efeito. No final tudo foi agrupado e colocado na camada superior. Como planeado, no espaço do rodapé foi feita a hiperligação exterior, neste caso para a plataforma Moodle da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, disciplina de Educação Visual, Lição Volumes 1 - Introdução.

Os volumes estão em todo o lado... mas sabe realmente os seus nomes? No Álbum de Fotografias alguém colou as legendas aleatoriamente. Ponha cada legenda junto da fotografia que lhe corresponde. Se tiver dúvidas, utilize a "lupa mágica" que permite ver à transparência, pois o nome do volume encontra-se escrito no verso de cada uma das fotografias...

PÁGINA


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

Esta página é animada com um exercício de conectores / recipientes. A proveniência das molduras é a internet, tendo-se pretendido apelar ao sentido de tradição dos quiosques de Lisboa. Às fotos dos quiosques, que foram feitas pelos alunos, foram adicionadas umas "molas" que ajudam a tornar mais realista a situação criada. A hiperligação desta página faz-se para uma apresentação PowerPoint que, de forma simples e despretensiosa, mostra algumas das fotografias feitas pelos alunos no corrente ano lectivo.

Nos tradicionais Quiosques de Lisboa que conhece também há volumes... e não são poucos! Coloque as suas fotografias nas molduras certas.

O objectivo desta página é mostrar aos alunos como um problema que parece complexo - construir as maquetas dos quiosques - pode ser tornado simples, com um pouco de engenho. Pretendendo-se mostrar pormenores de fotografias, a forma de resolver o "problema" que esta página colocava foi resolvida da seguinte maneira: As fotos grandes encontram-se todas na camada inferior. Ao clique na foto pequena - a preto e branco - a correspondente foto grande passa para a camada superior. Embora a foto grande tenha um botão vermelho e diga "FECHAR" para que pareça um slide-show como se encontra normalmente na internet, efectivamente quando se clica na foto grande a acção despoletada é o "refrescamento" da página, pelo que a foto regressa à camada inferior. A hiperligação remete para um documento pdf que ilustra uma exposição na escola de Projectos de Quiosques de alunos de um ano lectivo anterior.

Observe as maquetas dos Projectos de Quiosques realizados pelos seus colegas. Clique em cada um deles para ver os detalhes da sua construção.

PÁGINA


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

Nesta página os alunos sucessivamente têm que arrastar figuras/ imagens de "dentro" de uma caixa, com o objectivo de construir uma planificação de um prisma hexagonal, havendo um temporizador proveniente de um recurso que contribuirá para aumentar a competição entre estes. A animação foi contruída com o programa Poly (http://www.peda.com/poly/). A caixa é composta de duas partes, estando ambas na camada central. A parte da frente da caixa está acima de todas as figuras/imagens que constituem a planificação do prisma, de modo a criar a ilusão de que estas estão dentro. A função da formiga que está escondida "dentro" da caixa é... lançar a confusão suscitando risos e gritos... No rodapé da página está a hiperligação para um sítio na Internet que os alunos podem consultar e de onde podem fazer o download de inúmeras planificações. Paper Models of Polyhedra

Na realização do seu Projecto de Quiosque para o Pátio da Escola vai realizar várias planificações de volumes. Observe a planificação do prisma hexagonal. Não é a única, pois há outras formas de planificar o mesmo volume. Ponha o relógio a contar e... retire as peças da caixa e faça uma planificação do prisma hexagonal (de forma idêntica à proposta ou outra). No final, ponha o relógio em pausa e tire uma fotografia para que possa comparar o seu tempo com o dos seus colegas!

Sendo os alunos solicitados a utilizar o Teorema de Pitágoras, ao clique na "etiqueta" feita com texto, esta é ocultada revelando a fórmula que é uma imagem. A hiperligação permite aceder à Ficha onde os alunos deverão anotar os cálculos.

No seu Projecto de Quiosque para o Pátio da Escola, para realizar algumas planificações de volumes necessitará de fazer cálculos prévios. Faça o cálculo da aresta lateral desta pirâmide. Todos os cálculos devem constar da FICHA PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS PIRÂMIDE QUADRANGULAR RECTA

que lhe foi fornecida. No final, entregue a Ficha. Pista: são necessários dois Teoremas de Pitágoras... Se não se lembra do teorema de Pitágoras, clique na etiqueta "Teorema de Pitágoras"...

PÁGINA


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

Esta tarefa - representação da Planificação da Pirâmide - será, em princípio, para ser realizada por mim. O desenho do quadrado dada a medida do lado não se encontra explicado em lado nenhum (nem mesmo na Ficha dada por mim previamente - FICHA PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS - PIRÂMIDE QUADRANGULAR RECTA ) pelo que habitualmente suscita algumas dúvidas... Assim o vídeo ganha relevância pois pode ser visto infinitas vezes, parado e revisto etc.. Por opção, anexou-se o vídeo ao flipchart pois assim não se fica dependente da internet para o visionar. Porém ele está também alojado no YouTube, encontrando-se a respectiva hiperligação para janela própria no rodapé. Desenho do quadrado dada a medida do lado (Vídeo colocado no YouTube) Para auxiliar na realização da construção geométrica, esta encontra-se na camada inferior já feita. Para a tornar menos visível foi colocado na camada central um "filtro branco" feito com uma Figura tornada quase transparente. Ao clique fica oculta pelo que permite aumentar ou reduzir o grau de visibilidade da construção. No final pode "refrescar-se" a página para que se volte a ver completamente a construção. A parte superior da planificação - a pirâmide propriamente dita encontra-se na página PLANIFICAÇÃO DE PIRÂMIDE 2, a que se acede pelo botão no rodapé. As hiperligações permitem aceder à plataforma Moodle, disciplina de Educação Visual, Lição Volumes 2 - Planificação de volumes e a um sítio da internet onde, entre outras coisas interessantes para os alunos, há várias animações de construções geométricas http://www.geometricas.net/.

PLANIFICAÇÃO DE PIRÂMIDE 1 No seu lugar procure realizar a planificação da pirâmide da FICHA

O desenho da planificação da pirâmide propriamente dita encontra-se explicado na Ficha dada por mim previamente -

PLANIFICAÇÃO DE PIRÂMIDE 2 Continue a fazer a planificação da pirâmide da FICHA PLANIFICAÇÃO DE

FICHA PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS - PIRÂMIDE QUADRANGULAR RECTA, pelo que a sua construção torna-se mais simples.

Utiliza-se o mesmo dispositivo da página anterior - um "filtro branco" feito com uma figura tornada quase transparente - para ocultar/mostar a construção que está na camada inferior. As hiperligações logicamente conduzem aos mesmos sítios.

PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS PIRÂMIDE QUADRANGULAR RECTA

à medida que é feita no quadro. Nesta página constroi-se a base quadrada, dada a medida do lado (4 cm). Se tiver dúvidas pode ver o vídeo. Quando terminar, clique no botão do rodapé para ir para a página seguinte: PLANIFICAÇÃO DE PIRÂMIDE 2.

SÓLIDOS - PIRÂMIDE QUADRANGULAR RECTA .

Nesta página constrói-se a planificação da pirâmide propriamente dita, tal como está descrito na Ficha

PÁGINA


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

Sob o quadrado e o triângulo encontram-se as respectivas fórmulas das áreas, visíveis utilizando a "tinta mágica", pelo que na camada superior se encontram estas figuras estando outras na camada central, para que o quadrado e o triângulo nunca "desapareçam" completamente. No rodapé são feitas hiperligações para um sítio na internet onde se encontram excertos do Manual de Educação Visual adoptado, e foram anexados ao flipchart o Formulário de Matemática e um exemplo da Folha de Cálculo que os alunos vão fazer.

endo realizado a maqueta do seu Projecto de Quiosque para o Pátio da Escola, vai agora calcular a sua área total. Trabalho Interdisciplinar Matemática / Educação Visual / ITIC Utilize o formulário fornecido pela sua professora de Matemática e na aula de ITIC construa uma folha de cálculo em Excel semelhante ao exemplo dado. Calcule agora a área da pirâmide. Escreva as fórmulas necessárias sob as figuras. Não sabe? Use a "tinta mágica" nas figuras e vai ter uma surpresa... ou várias! Meça as figuras com a régua e faça as contas com a máquina de calcular.

Nesta página encontra-se um exercício de recipientes em que a única fórmula que pode ser colocada no pin é a certa. Para "animar" este exercício, às imagens das fórmulas foi adicionado um som (a sua imagem de suporte foi tornada transparente e associada) pelo que as fórmulas erradas gritam quando clicadas... No rodapé são feitas hiperligações iguais às da página anterior.

Tendo realizado a maqueta do seu Projecto de Quiosque para o Pátio da Escola, vai agora calcular o seu volume total. Trabalho Interdisciplinar Matemática / Educação Visual / ITIC Utilize o formulário fornecido pela sua professora de Matemática e na aula de ITIC construa uma folha de cálculo em Excel semelhante ao exemplo dado. Calcule agora o volume do prisma. Mas primeiro coloque no pin a fórmula certa. Se não sabe qual é, clique nas fórmulas que elas "dizem-lhe"...

PÁGINA


FUNCIONALIDADES / FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PÁGINA

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS (Notas do Browser)

Nesta página, utilizando os instrumentos de medida e cálculo disponibilizados, é solicitado aos alunos que calculem a área e o volume de um prisma hexagonal. No rodapé são feitas hiperligações para um sítio na internet onde se encontram excertos do Manual de Educação Visual adoptado, e foi anexado ao flipchart o Formulário de Matemática.

Tendo realizado a maqueta do seu Projecto de Quiosque para o Pátio da Escola, vai agora calcular o seu volume total. Trabalho Interdisciplinar Matemática / Educação Visual / ITIC Utilize o formulário fornecido pela sua professora de Matemática e na aula de ITIC construa uma folha de cálculo em Excel semelhante ao exemplo dado.

A presença das formigas que parecem ter vindo do Jardim da Estrela, proporcionará falar-se sobre as virtualidades do trabalho árduo e continuado de que este animal é símbolo...

Calcule agora a área e o volume do prisma hexagonal que constitui este Quiosque. Meça as figuras com a régua e faça as contas com a máquina de calcular. Pista: Para saber a área do hexágono, comece por calcular a área do triângulo... quantos triângulos pode inscrever no hexágono? O índice faz parte da imagem do fundo da página, sobre a qual foram colocadas figuras transparentes que fazem a hiperligação para cada uma das páginas.

Na página de fecho, o botão no rodapé permite regressar ao início do Objecto de Aprendizagem.

Pode voltar para qualquer das páginas ou prosseguir para o fim, pelo botão no rodapé.

PÁGINA


Digitally signed by Isabel Martins Reason: Sou a autora do documento Location: Lisboa, Escola Secundรกria com 2ยบ e 3ยบ Ciclos Passos Manuel / isabel.martins@abc.edu.pt Date: 2010.12.18 16:49:59 Z


VIAGEM AO MUNDO DOS VOLUMES