Issuu on Google+

16 – Mateus 17 – Nuno

22 – Rodrigo

8ª D


Doença sexualmente transmissível (ou DST) ou infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação de uma categoria de patologias conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contacto sexual.

O uso de preservativo tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir a sua disseminação.


VIH/SIDA Clamídia Gonorreia ou blenorragia Herpes genital

Hepatite B Vírus do Papiloma Humano-HPV Sífilis

Infecções por tricomonas


Corrimentos abundantes amarelados ou esverdeados na vagina ou pénis. Mau-cheiro nos órgãos genitais. Comichão ou vermelhidão na vagina ou no pénis. Feridas na vagina, pénis ou ânus. Dores durante as relações sexuais.


A Sida, síndrome da imunodeficiência adquirida é uma doença provocada pelo VIH, Vírus da Imunodeficiência Humana. O VIH como vírus que é, possui uma enzima transcriptase reversa que substitui o seu genoma no genoma humano das células infectadas, tornando-as produtores de mais vírus VIH. Mas o que faz o VIH tão mortífero não é o facto de fazer isto mas sim o facto das células-alvo serem principalmente os linfócitos T4, que são os leucócitos que orientam e coordenam todas as defesas do sistema imunitário.


Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil e permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns do seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual activa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.


http://www.apf.pt/index.php?area=001&mid=007&sid=000&ssid=000


SEXUALIDADE-PRINCIPAIS_IST_-_GRUPO3