Issuu on Google+

Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011

PLANO ANUAL DE INGLÊS

ANO LECTIVO 2010/2011

EB1/PE DA PENA FUNCHAL

Docente: Hélder Cândido Martins Calisto


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011

Fundamentação: Relativamente a este ponto devo informar que esta planificação visa contribuir para uma melhor compreensão de toda a comunidade educativa, abrindo aqui um espaço de inteiramento dos objectivos propostos para o ensino do Inglês, onde procurarei atingir satisfatoriamente as metas aqui sugeridas. Neste ano lectivo, procurarei dar possibilidade à criança de criar e ter iniciativas, para que seja possível uma autonomia sempre desejada para os nossos alunos. Privilegiarei a oralidade como elemento central de todo este processo e deixarei que os alunos se expandam livremente tendo em conta o respeito pelo próximo, cultivarei a responsabilidade individual e colectiva e o gosto pela língua estrangeira (Inglês). A planificação anual servirá de meio auxiliar fundamental sendo que uma das suas principais características, será a flexibilidade. Alterarei temas consoante a necessidade de os adaptar às situações reais dos meus alunos de modo a retirar

um

aproveitamento

pedagógico

de

todos

os

acontecimentos,

festas

ou

factos.

Terei sempre ao longo do ano lectivo uma linha orientadora, (EDU-LE) para os diferentes temas abordados e constantes das suas recomendações e propostas, o que me permitirá actuar de uma forma concisa perante os alunos. Todo o meu trabalho corresponderá a uma selecção ponderada de estratégias, meios e de materiais que a escola tenha disponíveis, sejam possíveis de preparar ou adquirir. A Língua Estrangeira não é nem um complemento, nem um extra! É uma ferramenta de desenvolvimento, um instrumento na formação de um quadro de competências fundamentais para a vida! envolve a implementação de um sistema de avaliação continuada e mutuamente construída – pelos docentes e pelas crianças – o Portefólio(*).

Abrir caminho também para uma “nova educação”, nomeadamente, através do Portefólio, acompanhar a sua evolução na aquisição de uma nova língua, através de processos de auto-avaliação, que lhe irão serão propostos. Visará sobretudo proporcionar aos alunos a possibilidade de constatar a sua própria evolução de uma forma motivante. O Perfil de saída, ao fim do quarto ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, deverá corresponder ao nível A2 como descrito no Quadro Europeu Comum de Referência nos aspectos. A Língua Estrangeira como a) Área Curricular Disciplinar e como b) Actividade de Enriquecimento do Currículo , nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A Actividade de Enriquecimento do Currículo , é feita com grupos de alunos e é facultativa, privilegia contextos de entusiasmo e de favorecimento das componentes afectivas que condicionam a aprendizagem das Línguas Estrangeiras. Todos os âmbitos de aprendizagem devem ser agradáveis à criança, mas neste caso, com componentes


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011 reforçadas de criação de condições para que a motivação possa acontecer e que a criança, através da Língua Estrangeira, aceda à consciência de si e do outro, num processo de crescimento saudável.

Área Curricular Disciplinar educa escolarizando, é feita em contexto de turma, desenvolve privilegiadamente a consciência linguística individual, A LE (Língua Estrangeira Inglês), neste âmbito, suporta vertentes de transversalidade mas prevê o enfoque nas componentes linguísticas

Nível a atingir pelos alunos: O Nível 1, terá em conta o predomínio das competências da oralidade: escuta, resposta e iniciativa da comunicação. Devem ser dinamizadas actividades e estratégias que proporcionem contextos facilitadores do desenvolvimento destas vertentes e que garantam, simultaneamente, ao docente, os níveis de progressão das aprendizagens O Nível 2, terá em conta o predomínio das competências da leitura e da escrita. Do ponto de vista do domínio fonético, a criança agirá por repetição, no que concerne ao primeiro nível. No segundo, acrescerá a sua capacidade de associar o grafema ao fonema, o que pressupõe o desenvolvimento de actividades de acuidade sonora e visual que preparem, de forma lúdica e atractiva, esta fase mais profunda do acesso à competência linguística: a da leitura e da escrita.

Portefólio(*) A valorização da autonomia da criança, os meios empregues pelo professor para orientar o aluno na construção dessa autonomia e o conseguir consagrá-la como espaço de conquista implica uma dinâmica de construção do conhecimento que nenhum outro instrumento de avaliação – para estas faixas etárias – até hoje atingiu! O Portefólio divide-se em três partes: a biografia, o passaporte linguístico e o dossiê. A biografia apresenta o aluno e dá-o a conhecer aos seus pares, ao docente e ajuda-o a aperceber-se de algumas das suas transformações ( a altura, a idade, o peso, por exemplo). É uma espécie de cartão de visita em que


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011 alguns elementos adequados à faixa etária em questão devem ser considerados: o acesso ou não à escrita (Pré-escolar e 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico) e, em consequência, a necessidade de recorrer a componentes mais visuais – imagens, desenhos, colagens). O passaporte linguístico representa uma evolução contínua da dinâmica da aprendizagem do aluno – nos seus aspectos de progressão e, às vezes também, de estagnação. É, por isso, uma referência fundamental para o professor e uma permanente “montra” construída de auto-avaliação das metas a atingir e dos progressos realizados pelo aluno. Pode conter informações relativas às anteriores aprendizagens dos alunos - na Língua Estrangeira - quer formais, quer informais e que dão conta do prazer em aprender Línguas que a criança experimenta. Organiza-se com a ajuda da elaboração de grelhas que digam respeito às competências consideradas – Compreender (compreensão do oral e leitura); Falar (interacção oral e produção oral) e Escrever (escrita) – e ao modo como o aluno melhor aprendeu – em grupo, em pares ou individualmente, e através de que actividades melhor adquiriu conhecimentos ou progrediu nas suas aprendizagens. Estas grelhas devem obedecer ao ethos de cada grupo devendo o docente elaborá-las contendo estes itens mas com um critério quer estético, quer de progressão, em função de cada grupo. O dossiê contém uma compilação selectiva de documentos, da responsabilidade da criança e responde, desse modo, ao desejo de criar contextos de responsabilidade e de pertença, relativamente aos seus trabalhos. Deve ser uma espécie de “radiografia” construída, pelo aluno, relativamente ao trabalho desenvolvido e uma resposta acerca do modo como se relaciona com as tarefas propostas. A monitorização do docente deve ser periódica e atenta. Incluir ou retirar um elemento do dossiê pode revelar aspectos importantes acerca do modo como a criança está a interagir, apreender, evoluir!

In Orientações do projecto EDU-LE

Guião (*) 2º ANO Consolidação e alargamento do vocabulário leccionado no ano lectivo anterior; Iniciação à escrita do vocabulário apresentado. Saudações

Hello, Goodbye, Good Morning, Good Afternoon, Good Night, I am…/My name is…

Animais

Fish, dog, cat, lion, elephant, snake, duck, mouse, pig, monkey, zebra, rabbit, cow, bee, butterfly, camel, giraffe, penguin, bear, …

Cores

Blue, yellow, black, green, red, orange, pink, purple, grey, white, brown.

Números

One, two, …ten…one hundred

Família

Mother, father, brother, sister, grandmother, grandfather


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011 Corpo Humano Face, eye, nose, mouth, ear, fingers, belly, leg, foot Comida

I like/I don’t like…chocolate, hamburger, fish, sweets, cake, milk, ice-cream, bananas, oranges, pizza, cookies, soup, apple, yoghurt …

Natureza

Sun, moon, stars, sea, tree, flowers, clouds, river, rainbow, mountains…

Roupa

Jeans, dress, t-shirt, boots, sweater, shorts, shoes, tennis, socks, blouse …

Brinquedos

Car, train, doll, book, bike, teddy, ball

Opostos

Yes/no, Happy/sad, big/small, fast/slow, good/bad, stop/go, hot/cold …

Datas Festivas

Happy Birthday, Merry Christmas, Father Christmas, Christmas tree, balls, angel, bells, star, presents,…

3º ANO Saudações

Pequenos diálogos de apresentação

Sala de Aula

Vocabulário da sala de aula Frases usadas no âmbito da sala de aula Pergunta e resposta ( Is this …? Yes, it is./No, it isn’t.)

Corpo Humano Vocabulário Números

Do número 0 até 9000

Pronomes Pessoais

I, you, he, she

Casa

Vocabulário My house is …/ I live in…

Tempo

Estações do ano / Meses do ano / Dias da semana What’s the weather like?

Preposições

In, on, under

Datas Festivas

Revisão e alargamento de vocabulário leccionado nos anos anteriores.


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011 4º ANO Inglaterra /EUA Informações gerais sobre a Inglaterra e os EUA Saudações

Diálogos de apresentação

Sala de Aula

Vocabulário da sala de aula Frases usadas no âmbito da sala de aula Pergunta e resposta ( Is this …? Yes, it is./No, it isn’t.)

Corpo Humano Vocabulário Tempo

Revisão da material leccionada no ano anterior Horas

Preposições

In, on, under, between, behind, above, next, in front, on the left, on the right.

Profissões

Vocabulário Vocabulário – acções I can…/ I can’t…

Nacionalidades Where are you from? I’m from… Textos

Exploração de pequenos textos

Datas Festivas

Revisão e alargamento de vocabulário leccionado nos anos anteriores. (*)

Os conteúdos programáticos poderão ser adaptados (abreviados ou aumentados) consoante a dinâmica e a estrutura mais adequada à realidade de cada Aluno/Turma.

(*)

Guião de

estruturas linguísticas:

Hello! My name is…What’s your name?

Introdutions

How are you? Fine, thanks! And you? Fine, thanks. Goodbye! Wh questions: What´s your favourite colour? My favourite colour is…

Colours What colour is this? It’s ...

What number is this? It’s number... How many pencils are there?

Numbers


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011 Animals

It’s a lion… How many elephants? What is it? Is it a rhino? What’s your favourite animal? Do you like chicken?

Food

I like chicken./ I don’t like eggs.

I’ve got a red head…

Human body/face

Who’s got yellow legs? How many fingers have you got? Is it in the bedroom? It’s in the kitchen.

House

Where’s the teddy bear? How many windows has it got?

I’m waring a red skirt. What is he wearing?

Clothes

What are you wearing? I’m /He’s/She’s wearing... What colour are his trousers? Who’s got blue shoes?

Actions

Jumping, climbing…

Weather

What´s the weather like? It´s ….

Prepositions

In, on, under…

Family

Have you got a ...? Who is she/he? She/he is my…

Feelings Daily routine Time Other’s

How do you feel? I feel happy… Present simple to describe daily routine: He gets up... Telling the time: What time is it? It’s ten o’clock. It’s half past one


Professor Hélder Calisto Ano Lectivo 2010/2011

(*) Os conteúdos linguísticos poderão ser adaptados (abreviados ou aumentados) consoante a dinâmica e a estrutura mais adequada à realidade de cada Aluno/Turma.


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Inglês 2º Ano Curricular Temas - Saudações; - Partes do dia; - Estados do Tempo; - Estações do ano; - Informações pessoais (família e amigos); - Objectos/Linguagem da sala de aula; - Cores; - Formas; - Sons da língua; - Alfabeto (as vogais); - Os meus favoritos; - Números até vinte; - Animais domésticos versus animais selvagens; - Operações de matemática simples; - Passatempos (desportos); - Directrizes; - Festividades.

Competências - Desenvolver atitudes positivas perante universos culturais diferentes; - Facultar aos alunos um conhecimento básico da Língua Estrangeira, que numa fase posterior poderá ser utilizado em prol de uma melhor competência linguística; - Estimular o interesse pela aprendizagem do inglês como uma língua estrangeira; - Promover a assimilação de conteúdos programáticos através da aplicação de uma metodologia lúdico didáctica que se enquadre com os interesses dos alunos; - Insistir na produção oral, através de canções, melodias, rimas, jogos e imagens; - Treinar a audição para alguns aspectos da fonética inglesa recorrendo a melodias; - Assimilar frases e expressões, facultadas

Actividades/Estratégias - Audição de histórias; - Realização de jogos de palavras; - Utilização de jogos de pergunta/resposta; - Identificação de objectos; - Reprodução de sons, palavras e frases simples através da audição de CD áudio e do próprio professor; - Fomentação de actividades que promovam a interacção oral; - Sequencias numéricas; - Enumerações; - Realização de contagens crescentes e decrescentes; - Completar padrões; - Realização de puzzles; - Realização de jogos didácticos, no computador; - Interagir em jogos (TEAM); - Realização de jogos de associação/operações de matemática simples; - Participar em jogos com suportes visuais; - Produzir composições visuais; - Visualização de filmes; - Realização de actividades de TPR; - Produção de trabalhos de recorte e colagem; - Participar e interagir em jogos de

Inteligências

Linguística

Lógico – matemática

Espacial

Cinestésica

Material - Gravador; - CDs; - Imagens/ Gravuras; - Cartões; - Cartazes; - Televisão; - DVDs; - Fichas de trabalho; - Material reciclável; - Material de desgaste (cores, cola etc.); - Computador; - Jogos interactivos; - Material individual do aluno; - Material de Educação Física; - Dicionário.

Avaliação - Auto – avaliação; - Observação directa; - Grelhas de avaliação;


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 pelos jogos; - Conferir ao aluno práticas de interacção no contexto social da sala de aula, através de trabalhos realizados em grupos, - Consciencializar para a protecção do meio ambiente;

acção; - Utilização de movimento no ensino de canções; - Action – rhymes; - Realização de pequenas dramatizações; - Action - rhymes; - Audição de canções; - Reprodução de canções; - Realização de jogos musicais; - Participar em trabalhos de grupo e de pares; - Realização de diálogos e roleplay; - Utilização de jogos de pergunta / resposta; - Elaboração de projectos colectivos; - Resolução de fichas de trabalho; - Realização de jogos memória; - Elaboração de diários de aprendizagem; - Utilização de material reciclado; - Descrições; - Construção de maquetas; - Realização de jogos em grupo, com interacção em diálogos e roleplays; - Construção de uma “Secret box”; - Realização de actividades de intercâmbio.

Musical

Interpessoal

Intrapessoal

Naturalista

Espiritual


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Inglês 3º Ano Curricular Temas - Saudações; - Objectos/Linguagem da sala de aula; - Os sons da língua; - Descrição de pessoas (família e amigos); - Profissões; - Espaços da escola; - Wh – questions; - Pronomes pessoais; - Likes and dislikes; - Favoritos (Alimentação); - Números até cinquenta; - Dias da semana; - Estados do Tempo; - Estações do ano; - Meses do ano; - Vestuário; - Informações pessoais; - Alfabeto; - Formas; - Sentimentos; - Corpo humano; - Directrizes; - Festividades.

Competências - Desenvolver atitudes positivas perante universos culturais diferentes; - Facultar aos alunos um conhecimento básico da Língua Estrangeira, que numa fase posterior poderá ser utilizado em prol de uma melhor competência linguística; - Estimular o interesse pela aprendizagem do inglês como uma língua estrangeira; - Promover a assimilação de conteúdos programáticos através da aplicação de uma metodologia lúdico didáctica que se enquadre com os interesses dos alunos; - Insistir na produção oral, através de canções, melodias, rimas, jogos e imagens; - Compreensão de instruções simples; - Treinar a audição para alguns aspectos da fonética

Actividades/Estratégias - Audição e leitura de histórias; - Realização de jogos de leitura/escrita; - Realização de roleplays; - Utilização de jogos de pergunta/resposta; - Identificação de objectos; - Reprodução de sons, palavras e frases simples através da audição de CD áudio e do próprio professor; - Decifrar palavras cruzadas; - Descriminação de sons; - Fomentação de actividades que promovam a interacção oral; - Sequenciações numéricas; - Enumerações; - Realização de contagens crescentes e decrescentes; - Realização de operações matemáticas e problemas lógicos; - Realização de puzzles; - Realização de jogos didácticos, no computador; - Interagir em jogos; - Jogos de associação; - Realização de experiências; - Interagir em jogos;

Inteligências

Linguística

Lógico – matemática

Material - Gravador; - CDs; - Imagens/ Gravuras; - Cartões; - Cartazes; - Televisão; - DVDs; - Fichas de trabalho; - Material reciclável; - Material de desgaste (cores, cola etc.); - Computador; - Jogos interactivos; - Material individual do aluno; - Material de Educação Física; - Dicionário.

Avaliação - Auto – avaliação; - Observação directa; - Grelhas de avaliação;


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 inglesa recorrendo a melodias; - Assimilar frases e expressões, facultadas pelos jogos; - Conferir ao aluno práticas de interacção no contexto social da sala de aula, através de trabalhos realizados em grupos, - Consciencializar para a protecção do meio ambiente;

- Participar em jogos com suportes visuais; - Produzir composições visuais; - Visualização de filmes/teatros de fantoches/sombras chinesas etc.); - Realização de maquetas. - Realização de actividades de TPR; - Produção de trabalhos de recorte e colagem; - Realização de roleplays; - Participar e interagir em jogos de acção; - Utilização de movimento no ensino de canções; - Action – rhymes; - Realização de pequenas dramatizações; - Utilização da linguagem corporal. - Action - rhymes; - Audição de canções; - Reproduzir canções; - Realização de jogos musicais; - Participar em trabalhos de grupo e de pares; - Realização de diálogos e roleplays; - Utilização de jogos de pergunta / resposta; - Elaboração de projectos colectivos; - Utilização de meios informáticos; - Realização de trabalhos de

Espacial

Cinestésica

Musical Interpessoal


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 pesquisa.

- Resolução de fichas de trabalho; - Realização de jogos memória; - Elaboração de diários de aprendizagem; - Utilização de meios informáticos; - Elaboração de projectos individuais; - Realização de trabalhos de pesquisa. - Utilização de material reciclado; - Descrições; - Construção de maquetas; - Classificação de espaços geográficos; - Realização de projectos relacionados com a Natureza. - Realização de jogos em grupo, com interacção em diálogos e role-plays; - Construção de uma “Secret box”; - Realização de actividades de intercâmbios.; - Realização de actividades que promovam a cidadania (TEAM);

Intrapessoal

Naturalista

Espiritual


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Inglês 4º Ano Curricular Temas - Saudações; - Objectos/Linguagem da sala de aula; - Estados do Tempo; - Estações do ano; - Meses do ano; - Informações pessoais; - Orientação no espaço; - Os sons da língua; - Alfabeto; - Números até cem; - Numerais ordinais até dez; - O espaço e os astros; - Meios de transporte; - Descrição de pessoas e lugares; - Wh – questions; - Pronomes pessoais (sing/plural); - Verbos to be, to have, to like; - Preposições de lugar; - Itenerários; - Rotina diária; - Acções (Present continuous); - A fantasia e o sonho; - Dias da semana; - Provérbios (TEAM); - Directrizes; - Festividades.

Competências - Desenvolver atitudes positivas perante universos culturais diferentes; - Facultar aos alunos um conhecimento básico da Língua Estrangeira, que numa fase posterior poderá ser utilizado em prol de uma melhor competência linguística; - Estimular o interesse pela aprendizagem do inglês como uma língua estrangeira; - Promover a assimilação de conteúdos programáticos através da aplicação de uma metodologia lúdico didáctica que se enquadre com os interesses dos alunos; - Insistir na produção oral, através de canções, melodias, rimas, jogos e imagens; - Compreensão de instruções simples; - Treinar a audição para alguns aspectos da fonética inglesa recorrendo a melodias; - Assimilar frases e expressões, facultadas pelos

Actividades/Estratégias - Audição e leitura de histórias; - Realização de jogos de leitura/escrita; - Realização de roleplays; - Utilização de jogos de pergunta/resposta; - Identificação de objectos; - Reprodução de sons, palavras e frases simples através da audição de CD áudio e do próprio professor; - Decifrar palavras cruzadas; - Descriminação de sons; - Fomentação de actividades que promovam a interacção oral; - Sequenciações numéricas; - Enumerações; - Realização de contagens crescentes e decrescentes; - Realização de operações matemáticas e problemas; - Realização de puzzles; - Realização de jogos didácticos, no computador; - Interagir em jogos; - Jogos de associação; - Realização de experiências; - Participar em jogos com suportes visuais; - Produzir composições visuais; - Visualização de filmes/teatros de fantoches/sombras chinesas

Inteligências

Linguística

Lógico – matemática

Espacial

Material - Gravador; - CDs; - Imagens/ Gravuras; - Cartões; - Cartazes; - Televisão; - DVDs; - Fichas de trabalho; - Material reciclável; - Material de desgaste (cores, cola etc.); - Computador; - Jogos interactivos; - Material individual do aluno; - Material de Educação Física; - Dicionário.

Avaliação - Auto – avaliação; - Observação directa; - Grelhas de avaliação;


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 jogos; - Conferir ao aluno práticas de interacção no contexto social da sala de aula, através de trabalhos realizados em grupos, - Consciencializar para a protecção do meio ambiente;

etc.); - Organização geográfica, - Realização de maquetas. - Realização de actividades de TPR; - Produção de trabalhos de recorte e colagem; - Realização de roleplays; - Participar e interagir em jogos de acção; - Utilização de movimento no ensino de canções; - Action – rhymes; - Realização de pequenas dramatizações; - Utilização da linguagem corporal. - Action - rhymes; - Audição de canções; - Reproduzir canções; - Realização de jogos musicais; - Participar em trabalhos de grupo e de pares; - Realização de diálogos e roleplays; - Utilização de jogos de pergunta / resposta; - Elaboração de projectos colectivos; - Utilização de meios informáticos; - Realização de trabalhos de pesquisa.

Cinestésica

Musical Interpessoal


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 - Resolução de fichas de trabalho; - Realização de jogos memória; - Elaboração de diários de aprendizagem; - Utilização de meios informáticos; - Elaboração de projectos individuais; - Realização de trabalhos de pesquisa. - Utilização de material reciclado; - Descrições; - Construção de maquetas; - Classificação de espaços geográficos; - Realização de projectos relacionados com a Natureza. - Realização de jogos em grupo, com interacção em diálogos e role-plays; - Construção de uma “Secret box”; - Realização de actividades de intercâmbio.

Intrapessoal

Naturalista

Espiritual


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Inglês 2º Anos - Actividades de Enriquecimento Curricular Temas - Saudações; - Partes do dia; - Estados do Tempo; - Estações do ano; - Objectos/Linguagem da sala de aula; - Identificação pessoal; - Os seus gostos e preferências; - Sentimentos; - Eu e os outros; - Amizade; - Espaços da escola; - Descrições; - Biblioteca. - Festividades.

Competências - Desenvolver atitudes positivas perante universos culturais diferentes; - Facultar aos alunos um conhecimento básico da Língua Estrangeira, que numa fase posterior poderá ser utilizado em prol de uma melhor competência linguística; - Estimular o interesse pela aprendizagem do inglês como uma língua estrangeira; - Promover a assimilação de conteúdos programáticos através da aplicação de uma metodologia lúdico didáctica que se enquadre com os interesses dos alunos; - Insistir na produção oral, através de canções, melodias, rimas, jogos e imagens; - Treinar a audição para alguns aspectos da fonética inglesa recorrendo a melodias; - Assimilar frases e expressões, facultadas pelos jogos; - Conferir ao aluno práticas de interacção no contexto social da sala de aula, através

Actividades/Estratégias - Audição de histórias; - Realização de jogos de palavras; - Utilização de jogos de pergunta/resposta; - Identificação de objectos; - Reprodução de sons, palavras e frases simples através da audição de CD áudio e do próprio professor; - Fomentação de actividades que promovam a interacção oral; - Sequenciações numéricas; - Enumerações; - Realização de contagens crescentes e decrescentes; - Completar padrões; - Realização de puzzles; - Realização de jogos didácticos, no computador; - Interagir em jogos; - Realização de jogos de associação; - Participar em jogos com suportes visuais; - Produzir composições visuais; - Visualização de filmes; - Realização de actividades de TPR; - Produção de trabalhos de recorte e colagem; - Participar e interagir em jogos

Inteligências

Linguística

Lógico – matemática

Espacial

Cinestésica

Material - Gravador; - CDs; - Imagens/ Gravuras; - Cartões; - Cartazes; - Televisão; - DVDs; - Fichas de trabalho; - Material reciclável; - Material de desgaste (cores, cola etc.); - Computador; - Jogos interactivos; - Material individual do aluno; - Material de Educação Física; - Dicionário.

Avaliação - Auto – avaliação; - Observação directa; - Grelhas de avaliação;


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 de trabalhos realizados em grupos, - Consciencializar para a protecção do meio ambiente;

de acção; - Utilização de movimento no ensino de canções; - Action – rhymes; - Realização de pequenas dramatizações; - Action - rhymes; - Audição de canções; - Reprodução de canções; - Realização de jogos musicais; - Participar em trabalhos de grupo e de pares; - Realização de diálogos e roleplay; - Utilização de jogos de pergunta / resposta; - Elaboração de projectos colectivos; - Resolução de fichas de trabalho; - Realização de jogos memória; - Elaboração de diários de aprendizagem; - Utilização de material reciclado; - Descrições; - Construção de maquetas; - Realização de jogos em grupo, com interacção em diálogos e role-plays; - Construção de uma “Secret box”; - Realização de actividades de intercâmbio.

Musical

Interpessoal

Intrapessoal

Naturalista

Espiritual


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Inglês 3º e 4º Anos - Actividades de Enriquecimento Curricular Temas - Saudações; - Objectos/Linguagem da sala de aula; - Estados do Tempo; - Estações do ano; - Meses do ano; - Alfabeto da amizade; - Clube de Inglês (países, línguas, viagens); - Fantasia e sonhos; - Solidariedade e suas expressões; - As instituições; - Culinária; - Ambiente; - Biblioteca. - Festividades.

Competências - Desenvolver atitudes positivas perante universos culturais diferentes; - Facultar aos alunos um conhecimento básico da Língua Estrangeira, que numa fase posterior poderá ser utilizado em prol de uma melhor competência linguística; - Estimular o interesse pela aprendizagem do inglês como uma língua estrangeira; - Promover a assimilação de conteúdos programáticos através da aplicação de uma metodologia lúdico didáctica que se enquadre com os interesses dos alunos; - Insistir na produção oral, através de canções, melodias, rimas, jogos e imagens; - Compreensão de instruções simples; - Treinar a audição para alguns aspectos da fonética inglesa recorrendo a melodias; - Assimilar frases e expressões, facultadas pelos jogos; - Conferir ao aluno práticas

Actividades/Estratégias - Audição e leitura de histórias; - Realização de jogos de leitura7escrita; - Realização de roleplays; - Utilização de jogos de pergunta/resposta; - Identificação de objectos; - Reprodução de sons, palavras e frases simples através da audição de CD áudio e do próprio professor; - Decifrar palavras cruzadas; - Descriminação de sons; - Fomentação de actividades que promovam a interacção oral; - Sequenciações numéricas; - Enumerações; - Realização de contagens crescentes e decrescentes; - Realização de operações matemáticas e problemas; - Realização de puzzles; - Realização de jogos didácticos, no computador; - Interagir em jogos; - Jogos de associação; - Realização de experiências; - Participar em jogos com suportes visuais; - Produzir composições visuais; - Visualização de filmes/teatros de fantoches/sombras

Inteligências

Linguística

Lógico – matemática

Espacial

Material - Gravador; - CDs; - Imagens/ Gravuras; - Cartões; - Cartazes; - Televisão; - DVDs; - Fichas de trabalho; - Material reciclável; - Material de desgaste (cores, cola etc.); - Computador; - Jogos interactivos; - Material individual do aluno; - Material de Educação Física; - Dicionário.

Avaliação - Auto – avaliação; - Observação directa; - Grelhas de avaliação;


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 de interacção no contexto social da sala de aula, através de trabalhos realizados em grupos, - Consciencializar para a protecção do meio ambiente;

chinesas…;; - Organização geográfica, - Realização de maquetas. - Realização de actividades de TPR; - Produção de trabalhos de recorte e colagem; - Realização de roleplays; - Participar e interagir em jogos de acção; - Utilização de movimento no ensino de canções; - Action – rhymes; - Realização de pequenas dramatizações; - Utilização da linguagem corporal. - Action - rhymes; - Audição de canções; - Reproduzir canções; - Realização de jogos musicais; - Participar em trabalhos de grupo e de pares; - Realização de diálogos e roleplays; - Utilização de jogos de pergunta / resposta; - Elaboração de projectos colectivos; - Utilização de meios informáticos; - Realização de trabalhos de pesquisa.

Cinestésica

Musical Interpessoal


Professor Hélder Calisto

Ano Lectivo 2010/2011 - Resolução de fichas de trabalho; - Realização de jogos memória; - Elaboração de diários de aprendizagem; - Utilização de meios informáticos; - Elaboração de projectos individuais; - Realização de trabalhos de pesquisa. - Utilização de material reciclado; - Descrições; - Construção de maquetas; - Classificação de espaços geográficos; - Realização de projectos relacionados com a Natureza. - Realização de jogos em grupo, com interacção em diálogos e role-plays; - Construção de uma “Secret box”; - Realização de actividades de intercâmbio.

Intrapessoal

Naturalista

Espiritual


Planificação Anual