Issuu on Google+

E S T E

M A T E R I A L

É

D E M A I S !

1

Canudo não serve apenas para beber líquidos. No mundo artístico é um material versátil e moderno, podendo ser utilizado para compor cortinas, bijuterias, porta-lápis, bichinhos...

4

a criatividaesenvolver Objetivos: D a coordena ínio lógico, de, o racioc sual. vi o çã ep rc e a pe ção-motora to com do: Artesana Tema aborda caundinhos : Ciências nhecimento Áreas de co ogias, Lingua ol cn Te as Naturais e su ogias ol cn Te as s e su gens, Código

Foto dos passos: Rogério Andrade

7


1 Bichos de papel com canudos Para o leão, costure uma seqüência de 10 canudos dobrados ao meio. Fixe atrás do papel com cola quente. Aumente ou diminua a quantidade de canudos para compor outros bichos. 2 Cartões Recorte um pedaço de papel colorido com 6 cm x 15 cm. Dobre ao meio e decore, compondo desenhos com pedaços de canudos.

2

3

3 Ábaco Recorte um pedaço de papel cartão com 20 cm x 12 cm. Corte 10 pedaços de canudos nas cores: azul, rosa, verde, vermelho e amarelo. Passe a agulha pelo fio de náilon e entre na lateral do papel, deixando 2 cm de margem na parte superior. Costure o centro dos canudos azuis. Entre com a agulha do outro lado da peça para costurar. Deixe 4 cm de distância e costure as próximas seqüências de canudos, seguindo o mesmo processo. 4 Capa de caderno Recorte canudos coloridos e componha os desenhos desejados na capa do caderno, utilizando cola quente para fixar. 5 Marcador de página Alinhe 5 canudos na mesa e prenda um dos lados com fita adesiva. Corte 1 m de linha grossa para bordar e passe por cima e por baixo dos canudos. Retorne alternando a posição dos fios. Siga este procedimento para entrelaçar toda a peça.

5

6

6 Porta-retrato Recorte o papel cartão com o tamanho desejado. Usando cola quente, fixe pedaços de canudos coloridos para formar a moldura. Cole a foto no centro. 7 Porta-lápis Recorte os canudos e a embalagem de leite ao meio. Fixe os canudos na embalagem, usando cola quente. 8 Colar Corte pedaços de canudos coloridos com 1 cm cada. Usando linha e agulha, costure um canudo no sentido vertical e outro horizontal. 9 Bichos de biscuit com canudos Modele os bichinhos com a massa de biscuit e insira pedaços de canudos para compor as patas, orelhas, focinhos, cauda e detalhes. Pinte os olhos, bigodes e boca com a caneta hidrográfica preta.

8

9

PROFESSOR SASSÁ 13


E S T E

M A T E R I A L

É

D E M A I S !

Cortina

Materiais: Canudo plástico • Linha de pipa nº 10 Coats Corrente • Bolinhas plásticas • Agulha de costura • Bastão de madeira com 52 cm, pintado na cor desejada

1

2

4

5

14 PROFESSOR SASSÁ

Passo a passo 1 Para cada tira da cortina, corte 1,5 m de linha e passe-a pela agulha. Corte 5 canudos ao meio. Aproveite e corte 50 pedaços de canudo com 5 cm cada. 2 Coloque 1 bolinha plástica na ponta da linha e dê um nó para prender. Insira 1 pedaço de canudo cortado ao meio. 3 Depois, passe a agulha pelo centro de 5 menores. 4 Repita os passos 2 e 3, para compor mais nove seqüências de canudos. 5 Amarre a linha no bastão de madeira para dar acabamento. Repita os mesmos procedimentos para compor mais 14 fios, deixando o mesmo espaço entre eles no bastão.

Foto de abertura: Cacá Bratke Foto dos passos: Hélio Norio

Dicas: - O tamanho do bastão poderá variar de acordo com a medida da porta ou janela a ser decorada com a cortina. - Dependendo da idade dos alunos, o professor deverá manusear a agulha de costura.


E S T E

M A T E R I A L

É

D E M A I S !

Pulseira Materiais: Canudos nas cores: rosa e branco • 2 pedaços de linha para bordar Coats Corrente na cor rosa, com 80 cm cada • Agulha de costura sem ponta • Tesoura sem ponta

Passo a passo 1 Corte 16 pedaços de canudo de cada cor, com 3 cm cada. 2 Una as linhas, reserve 5 cm em um dos lados e dê um nó. 3 Passe a agulha num dos fios e coloque os canudos, alternando as cores. 4 Depois, coloque a agulha no outro fio. Costure, inserindo-a de cima para baixo e de baixo para cima dos canudos. 5 Não puxe muito a linha para que a peça fique com o caimento adequado. Amarre e corte o excesso das linhas. Dica: Varie no tamanho dos canudos para compor outros modelos de pulseiras.

PROFESSOR SASSÁ 15


Canudo