Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES – ICHCA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

ANDREIA SIQUEIRA TEIXEIRA HAMONNA MELO DE OLIVEIRA JAINY NASCIMENTO DE LIMA JOYCE PRISCILLA PEREIRA ALVES

PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

MACEIÓ, OUTUBRO DE 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES – ICHCA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

ANDREIA SIQUEIRA TEIXEIRA HAMONNA MELO DE OLIVEIRA JAINY NASCIMENTO DE LIMA JOYCE PRISCILLA PEREIRA ALVES

PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

Trabalho requisitado pelo Prof. Msc. Ronaldo Ferreira de Araújo da disciplina Informática aplicada à Biblioteconomia II do terceiro período do curso de Biblioteconomia como obtenção de parte da nota do período mencionado.

MACEIÓ, OUTUBRO DE 2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------1 2 OBJETIVO ---------------------------------------------------------------------------------------------2 3 PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS-UFMG -----------------------------------------------------------------------------3 4 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC- MG) -------------------------------------11 5 PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL BIBLIOTECA PE. ALBERTO ANTONIAZZI (PUC- MG)------------------------------------13 6 PÁGINA PRINCIPAL DA (PUC- MG) ------------------------------------------------------------15 7 PÁGINA PRINCIPAL DA BIBLIOTECA DA (PUC- MG) ------------------------------------16 8 INTERFACE DO CATÁLOGO ONLINE PERGAMUM DA (PUC- MG) ------------------17 9 INTERFASE DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA (PUC- MG) ------------------------------------------------------------------------------------------------18 10 PUC MINAS NAS REDES SOCIAS ------------------------------------------------------------19 11 TWITTER----------------------------------------------------------------------------------------------20 12 REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------22


1

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar a importância das tecnologias 2.0 nas bibliotecas universitárias e como elas facilitam o atendimento ao público. No mesmo serão enfatizadas duas bibliotecas, sendo uma pública e uma privada. Aqui serão destacadas a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e a Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, sendo respectivamente a primeira um exemplo de universidade pública e a segunda um exemplo de faculdade privada. Esta tecnologia que pode ser definida como evolução dos produtos e serviços da internet já é bem aplicada em ambas às instituições sendo a interatividade com o usuário 2.0 seu principal foco de trabalho, pois antes da mesma a integração com o usuário se restringia apenas ao balcão e ao atendimento manual. Tanto no Sistema de Bibliotecas da UFMG quanto no da PUC Minas a interface da página disponível na web é de fácil utilização, porém não estão bem explícitos os ícones das redes sociais mais utilizadas pela população brasileira como, por exemplo, facebook, twitter, you tube etc. Porém esta mesma se utiliza destas tecnologias para oferecer melhor e maior atendimento ao público.


2

OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo esclarecer conceitos e dúvidas a respeito da web 2.0 e principalmente de como as universidades estão se utilizando dessas tecnologias para se beneficiar e para interagir com o usuário, tornando assim o vínculo com o mesmo mais estreito não levando em consideração as barreiras físicas que a internet permite em sua interatividade diminuir. Foram analisadas as seguintes ferramentas: twitter, you tube, facebook e a possibilidade da existência de bibliotecas eletrônicas, digitais, virtuais entre outras nas instituições pesquisadas.


3

PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é o centro responsável pela administração e competência informacional da instituição, como também pelo ensino, extensão e pesquisa. Está à frente também da administração das bibliotecas setoriais espalhadas pelo campus. O sistema é composto de 27 bibliotecas, destacando-se as dez maiores: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Letras, Direito, Faculdade de Educação, Biblioteca Central, Faculdade de Ciências Econômicas, Engenharia, Medicina, Arquitetura e Centro Pedagógico. O quadro de funcionários do sistema de bibliotecas da universidade é composto por, aproximadamente, 286 funcionários de apoio administrativo e 124 bibliotecários incluindo a bibliotecária responsável pela direção do sistema, Maria Elizabete de Oliveira Costa. Tendo ainda como vice-diretora Belkiz Inez Rezende Costa. Seu acervo é de aproximadamente 725.000 exemplares computados em 2007, sendo estes de diversas áreas do conhecimento. Deste acervo fazem parte coleções especiais, destacando-se a de escritores mineiros; a coleção de obras raras como correspondências e fotografias do século XVI ao século XX e textos de filosofia patrística editados em latim e grego num total de 392 volumes. O sistema de bibliotecas atende não só aos estudantes da própria instituição, mas também a comunidade como um todo. Seu volume de empréstimos domiciliares anual é de 500.000 exemplares para cerca de 70.000 usuários. Com a evolução da tecnologia, sabe-se que cada vez mais as instituições, principalmente no que se diz respeito à educação e informação, é imprescindível a capacitação dos profissionais da informação. A biblioteca capacita seus funcionários e bibliotecários buscando qualidade na prestação de serviços a comunidade em geral.


4

No tocante a facilidade que a instituição disponibiliza ao usuário pode citar a interface da página que é de fácil compreensão aos diferentes tipos de públicos no que diz respeito ao nível de conhecimento do usuário como também na preocupação em acessibilidade. Outro exemplo positivo de acessibilidade é o fato da página na internet ter um link próprio para portadores de necessidades especiais, dando ênfase aos deficientes visuais que podem se beneficiar de gravações de livros como também de agendamentos e disponibilização de leitores para livros que ainda não possuem gravação de áudio. Exemplo, aliás, que deveria ser copiado em todas as instituições, afinal a função das bibliotecas é disseminar informação e conhecimento. Ainda na página inicial do lado esquerdo da tela encontra-se um menu onde o usuário terá total compreensão de como navegar pela página da instituição. Na barra menu encontra-se o link produtos e serviços que polpa o tempo do usuário em saber o que a biblioteca oferece. A mesma disponibiliza vários serviços, mas podemos destacar alguns bem úteis, como: circulação de materiais, empréstimo entre bibliotecas, empréstimo rápido, biblioteca 24 horas entre outros. Ainda há no centro da página uma barra que indica as notícias da biblioteca para a comunidade utilizadora do sistema. Do lado direito a barra acesso rápido onde estão destacados o catálogo on line da Rede Pergamum, apoio aos usuários do portal capes da UFMG e a biblioteca digital de teses e dissertações. Através da Rede Pergamum todas as bibliotecas do campus estão conectadas entre se e o usuário tem a opção de escolher se quer pesquisar por biblioteca ou por todas juntas facilitando o empréstimo e até mesmo a reserva do material solicitado. Abaixo interface da página da instituição.


5

Página inicial do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Como se pode ver à esquerda a barra de Menu, no centro a de notícias e do lado direito a barra acesso rápido.


6

Interface do catálogo on line do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Um benefício utilizado pela rede é o lembrete da devolução do suporte emprestado ao usuário em forma de e-mail, a fim de lembrá-lo da devolução evitando atrasos e multas.


7

Interface do Portal CAPES da UFMG.

O Portal CAPES UFMG oferece em sua página notícias relacionadas exclusivamente ao portal. Oferece também links que facilitam ao usuário o encontro dos produtos oferecidos pelo mesmo. Os dois destacados na página são Atendimento Via Chat e Periódicos. Neste mesmo portal é oferecida a comunidade o CAPES WEBTV, que como sugere o próprio nome é uma TV na web direcionada apenas para instituições e para a comunidade acadêmica com o intuito de difundir notícias do próprio portal.


8

PORTAL CAPES WEBTV

Na UFMG a CAPES WEBTV estรก instalada na Biblioteca Central, no Campus Pampulha.


9

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG.

Como se pode notar a interface da página é bem dinâmica e de fácil utilização, disponibilizando ainda interatividade virtual entre usuário e instituição, deixando assim os utilizadores do sistema cada vez mais próximo da figura do bibliotecário. Porém no que se diz respeito às tecnologias da web 2.0, não foram destacadas na página da biblioteca os ícones das principais redes sociais, que é algo que está sendo utilizado para estreitar cada vez mais os laços entre usuário e biblioteca como instituição. Através da pesquisa foi constatado que há disponível na rede contas como Orkut, facebook, twitter, you tube etc. Que por sua vez são oficiais, criados pela instituição e ainda outros criados por acadêmicos.


10

Pรกgina da UFMG na rede social Facebook.

8.991 pessoas curtiram; 1.069 estรฃo falando sobre isso; 4.354 estiveram na pรกgina da rede social.


11

Pรกgina da UFMG na rede social Twitter.

4.115 tweets; 108 seguindo; 39.619 seguidores


12

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC Minas)

A PUC Minas está presente em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, Poços de Caldas (Sul), Arcos (Centro-Oeste), Serro (Alto Jequitinhonha) e Guanhães. A comunidade acadêmica da PUC Minas reúne 63.528 estudantes (47.434 na graduação, 8.391 na especialização, 833 no mestrado, 267 no doutorado, 23 em curso sequencial e 6.580 distribuídos entre cursos de aperfeiçoamento, atualização e capacitação), 1.833 professores e 2.351 funcionários. São 108 cursos de graduação, 19 cursos de mestrado e 08 de doutorado, além de 319 cursos de especialização (entre os a distância, presencial e presencial modular).

Missão

Promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a formação humanista e científica de profissionais competentes, que tenha como base valores da ética e da solidariedade e compromisso com o bem comum, mediante a produção e disseminação das ciências, das artes e da cultura, a interdisciplinaridade e a integração entre a Universidade e a sociedade.

Princípios • Fidelidade à doutrina cristã e respeito aos princípios da Igreja Católica, em seu compromisso missionário para com a educação superior. • Promoção do bem comum e da dignidade da pessoa humana. • Promoção da formação solidária, interdisciplinar e humanística, orientada por uma perspectiva ética, cristã e católica, respeitadas a autonomia universitária e a liberdade acadêmica. • Compromisso com a inclusão e a justiça social. • Integração e pluralismo na articulação e nas concepções de ensino, pesquisa e extensão, respeitados os projetos pedagógicos e as diretrizes fixadas pelos órgãos


13

de deliberação superior. • Valorização do mérito acadêmico.

Valores

• Igualdade – de valor dos seres humanos e garantia de igualdade de direitos entre eles. • Liberdade – de criação, de expressão do pensamento e de produção de conhecimento. • Autonomia – capacidade de formular leis em liberdade e se reger por elas. • Pluralidade – expressão de igualdade e diferença entre pessoas, iguais porque humanas e diferentes porque singulares. • Solidariedade – adesão à causa do outro, fundada no respeito mútuo e na interlocução entre sujeitos da sociedade. • Justiça – orientada pela igualdade de direitos e pelo respeito às diferenças.

Visão

Ser uma instituição católica de educação cada vez mais reconhecida pela capacidade de gerar conhecimento e inovações, bem como promover a inclusão social e consolidar alianças nacionais e internacionais, atuando nas diversas áreas de conhecimento com eficiência, com agilidade e com adequada dimensão em sua estrutura

acadêmico-administrativa,

qualidade e sustentabilidade.

assegurando

a

sua

contemporaneidade,


14

PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL BIBLIOTECA PE. ALBERTO ANTONIAZZI – PUC MINAS

A Biblioteca da PUC Minas foi criada em 1963 e, hoje, abriga um dos melhores acervos do Estado de Minas Gerais, integrando projetos nacionais de serviços e de redes de bibliotecas, como a Rede Antares e o Comut. No processo de automação, a Biblioteca evoluiu de soluções isoladas para um sistema único, que contempla desde a formação do acervo até o empréstimo, possibilitando aos seus usuários o acesso da própria residência, via Internet, para consultas, reserva de livros, identificação e pesquisa sobre o acervo disponível. A biblioteca possui auditório com recursos multimídia e seu acervo é composto por cerca de 200 mil livros, além de periódicos, videoteca, hemeroteca, CD-ROMs, apostilas, mapas, normas e catálogos técnicos, artigos e teses. Oferece, ainda, serviços como empréstimo entre bibliotecas, circulação de sumários, cursos de pesquisa e normalização, orientação bibliográfica, além de visitas orientadas e atividades culturais.

A Biblioteca da PUC Minas possui 52.712 usuários inscritos, sendo: • 42.065 Alunos de graduação • 143 Alunos de dois cursos • 20 Alunos de cursos sequenciais • 623 Alunos de cursos de tecnologia • 4.438 Alunos de pós-graduação • 228 Alunos de graduação virtual • 2.558 Professores • 1.987 Funcionários • 312 Alunos do Sistema Arquidiocesano • 224 Ex-alunos • 114 Bibliotecas externas.


15

Sistema de Bibliotecas PUC Minas

Frequência

Frequência

Média Diária

Total

1.400.764

12.663

2.307.990

1.388.484

746.427

12.101

2.787.946

2009

1.976.110

1.285.584

6.855

1.672.620

2010

2.026.384

1.386.702

6.432

1.568.829

2011

1.128.719

1.255.365

5.348

1.125.494

Ano

Empréstimos

Renovações

2007

1.843.824

2008

Dados de Novembro de 2011.


16

PรGINA PRINCIPAL DA PUC MINAS

Na parte superior temos o link para a pรกgina oficial da Universidade na Rede Social Facebook


17

PÁGINA PRINCIPAL DA BIBLIOTECA DA PUC MINAS

Nesta página temos opções de Pesquisa ao Acervo, Periódicos Eletrônicos, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital de Produções Científicas e Renovação e Reserva.


18

INTERFACE DO CATÁLOGO ONLINE PERGAMUM DA PUC MINAS


19

INTERFACE DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA PUC MINAS


20

PUC MINAS NAS REDES SOCIAS

Facebook : 8.419 Pessoas Curtiram 321 Falaram sobre a Universidade


21

Twitter: 967 seguidores 747 Twittes


22

REFERÊNCIAS

Disponível em: <http://www.facebook.com/ufmg> Acesso em: 03 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.twitter.com/ufmg> Acesso em: 03 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.bu.ufmg.br/> Acesso em: 28 de setembro de 2012. Disponível em: <http://www.pucminas.br/> Acesso em 01 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.facebook.com/pucminasoficial> Acesso em: 02 de outubro de 2012. Disponível em: <https://twitter.com/pucminasbr>

Ebook  

Trabalho Ronaldo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you