Page 37

203

aponta Moran (2003), torna possível alcance considerável de discentes e de atividades na graduação ou no aperfeiçoamento de profissionais. Tal característica da educação online vai ao encontro das condições existentes no estado do Pará, especificamente na formação de professores, considerando sua extensão territorial, pois Ela é utilizada em situações onde o presencial não dá conta, ou levaria muito tempo para atingir um número grande de alunos em pouco tempo, como por exemplo, quando precisamos capacitar milhares de professores em serviço, que não possuem nível superior. É difícil organizar cursos presenciais simultaneamente para 7 mil professores. O uso de videoconferência, Internet e sala de aula permitiu que USP,PUC-SP e UNESP realizassem essa tarefa recentemente, a distância, em todo o Estado de São Paulo.(p.39)

Por outro lado, encontramos no Estado do Pará condições que ampliam a heterogeneidade tecnológica, pois o acesso ou infraestrutura suficiente para possibilitar a acessibilidade aos recursos da Internet ainda não atendem todo o estado, embora possamos perceber o esforço do Governo do Estado do Pará na implantação do NAVEGAPARÁ39 - Programa de Democratização do Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação – como elemento de inclusão social por meio de uma rede digital que futuramente poderá garantir homogeneidade

tecnológica

ao

acesso

da

população

paraense

e

consequentemente das instituições de ensino superior para promoverem educação online como podemos identificar no mapa40 de implantação das infovias41 do referido programa.

39

Lançado em outubro de 2007, o projeto interliga por meio de internet de alta velocidade, os principais órgãos da administração do Governo do Estado do Pará , viabilizando ações de teleeducação, tele-negócios e inclusão digital.Para maiores informações consultar: http://www.navegapara.pa.gov.br/ 40 Disponível em http://www.navegapara.pa.gov.br/?q=infovias, acesso 10/04/2010. 41 Interligação do Estado a partir da interligação dos principais órgãos públicos (inclusive das prefeituras), a partir de convênio para utilizar 1.800 quilômetros de fibra óptica da Eletronorte. As infovias são uma rede macro de transmissão, da qual é necessário baixar o sinal para que esta rede se transforme em serviços públicos.

Saberes e práticas docentes na EAD  

Relata a experiência dos docentes do curso de Matemática a distância da UEPA

Saberes e práticas docentes na EAD  

Relata a experiência dos docentes do curso de Matemática a distância da UEPA

Advertisement