Issuu on Google+

O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 01


Transparência e interatividade

Índice

10

Infraestrutura

Assinatura da ordem de construção do CRJ

O vereador Professor Léo criou site, perfis do orkut e facebook, além do twitter, para se comunicar com a população Para aproximar as ações do nosso mandato ao povo cachoeirense, desenvolvemos atividades na internet para dar transparência e prestar conta em tempo real dos acontecimentos. Para tanto, criamos o site www.vereadorprofessorleo.com.br; três perfis no Orkut; e dois no Facebook. Com essas medidas, pudemos ouvir sugestões, críticas e elogios. O importante foi manter o contato direto e continuarmos acessíveis a todos que, de alguma forma, precisaram nos acionar. Ao vereador cabe, como função precípua, r? ereado v m u fiscalizar os atos do Poder Executivo. Isso faz O que significa dizer que todas as ações da prefeitura devem estar sob o olhar atento do parlamentar, pois é ele quem faz a fiscalização e julgamento das contas da prefeitura; se ela está aplicando bem os recursos; ou se há irregularidades em contratos de forma geral. Além disso, o vereador tem o papel de legislar. É atribuição do parlamentar criar leis de interesse local. No caso do vereador Professor Léo, por exemplo, três exemplos ilustram bem essa atividade: criou a lei que proíbe ouvir música no celular ou qualquer outro tipo de aparelho no modo alto falante, através da campanha ‘Não seja o DJ do ônibus’; a lei que proíbe que a prefeitura contrate para trabalhar em cargos de comissão quem seja ‘ficha suja’; e a cobrança por tempo fracionado nos estacionamentos. A Câmara Municipal tem, portanto, papel fundamental para o bom funcionamento do município, garantindo que os atos do prefeito e seus secretários sejam fiscalizados e atendam o interesse coletivo.

Nos adicione @vereador_leo

/VereadorProfessorLeo

prof_leo_10@hotmail.com

Professor Leo

04 07

Educação

Aulão pré Ifes e Enem: Iniciativa que deu certo

Cultura

Apoiando os principais eventos culturais

Fale com o vereador: (28)3526-5601 (28)9883-7488 Ligue e agende uma visita ou uma palestra www.vereadorprofessorleo.com.br

TIRAGEM: 5.000 EXEMPLARES | COLIGAÇÃO: VAMOS AVANÇAR, CACHOEIRO - PT, PDT, PRB, PTB, PSL, PTN, PHS, PV, PRP, PSDB, PT DO B | CNPJ: 16.030.573/0001-06 COLIGAÇÃO: CACHOEIRO NO CAMINHO CERTO, PT - PTB | CNPJ: 15.992.635/0001-90

02 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200


editorial Chegamos ao quarto ano de mandato superando expectativas e objetivos. Não foi fácil. Continuar em sala de aula e exercendo a função de vereador foi um desafio enorme, mas de vitória em igual proporção. E descobri que ter paciência e perdoar são características fundamentais para chegar vivo ao final de mais uma jornada. Muitas vezes, sozinhos em nossos posicionamentos, tivemos que ceder. Fomos traídos por pessoas próximas. Tentam o tempo inteiro nos derrubar. É como a história de Sadraque, Mesaque e Abednego, que foram jogados em uma fornalha, por não se curvarem diante de um deus imposto pelo sistema. Estamos na fornalha, nesse momento. Mas cremos que assim como os três se livraram, a figura do quarto homem, que só eles conseguiram enxergar, também vai nos levar à vitória. Com fé em Deus, o seu apoio, de sua família e seus amigos, vamos continuar trabalhando e contribuindo para consolidar a democracia. Nosso mandato não recebe ajuda financeira de empresários ou grandes empresas. É democrático e popular. Venha caminhar conosco e nos ajude a derrubar gigantes. A hora é essa. Vamos à luta, prontos para mais uma vitória. Dar continuidade a mudança e a revolução de mente, de postura e de atitude. Conto com você!

biografia Nascido no dia 05 de Janeiro de 1974, em Cachoeiro de Itapemirim, Leonardo Pacheco Pontes, mais conhecido como Professor Léo, vem se destacando como a voz da juventude, da cultura e da educação pública na Câmara Municipal. Suas raízes o remetem ao distrito de Conduru, berço da sua família e onde seus pais nasceram, especificamente, à Usina São Miguel, onde trabalhavam e moravam. Quando Léo veio morar na sede do município, junto com a sua mãe e a irmã mais velha, instalou-se no bairro Zumbi, onde viveu por toda infância, desde o nascimento até sua mudança, ainda na adolescência, para o bairro Santo Antônio, onde residiu por aproximadamente 20 anos. Ainda cedo começou a trabalhar, e nos mais variados tipos de serviço. De engraxate a entregador de jornal, de vendedor de picolé a office-boy, de comerciário a operário da indústria de calçados. Em 1994, inicia-se uma nova etapa na vida daquele proletário padrão, quando este ingressa no curso de História da antiga “Faculdade de Filosofia e Letras Madre Gertrudes de São José”, momento esse que se confunde com o início de sua trajetória política. A partir daquele momento, Léo passou a dedicar-se com mais afinco a leitura de títulos marxistas, apaixonando-se cada vez mais pela História das revoluções socialistas do século XX, assim como da incipiente organização dos trabalhadores no século anterior. Desde então, o graduando e jovem sonhador Léo veio intensificando suas atividades políticas, seja na Pastoral da Juventude Católica, no Centro Acadêmico de História da FAFI - São Camilo, na presidência do Diretório Central dos Estudantes da mesma instituição, na campanha da lendária chapa “Indignação” pela disputa na eleição da Casa do Estudante, entre outras movimentações dignas da força de uma Liderança que inconscientemente ali surgia. Após a conclusão do curso, o agora Professor Léo passara a lecionar História em várias escolas, entre públicas e privadas, sempre defendendo a Educação como política de inclusão e de ascensão social, porque para ele, parafraseando Kant, “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 03


educação

Oito anos de Aulão do Enem

Professor Léo apoia UAB

Iniciativa do vereador Professor Léo começou quatro anos antes de ser eleito e permaneceu durante seu mandato

H

á oito anos, o vereador Professor Léo pensou em uma maneira de auxiliar e incentivar alunos da rede pública e particular municipal de ensino a fazerem a prova do Enem. Com a “cara e a coragem”, Professor Léo convidou amigos professores e então começaram a fazer o ‘Aulão do Enem’. A iniciativa consiste no seguinte: no segundo semestre de cada ano, Professor Léo e seus amigos professores dão um intensivão de aulas e dicas para que os estudantes consigam bons resultados no Enem. As aulas são gratuitas e acontecem aos finais de semana.

Aulão preparatório para IFES e Enem

O vereador Professor Léo sempre reforçou a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pólo Cachoeiro para o avanço da educação no país. Ele participou de aulas inaugurais, onde teve a oportunidade de conversar com os alunos e também ouvir dos representantes da instituição suas principais demandas. O vereador Professor Léo também chegou a estudar na UAB, aproveitando a oportunidade para fazer um curso de pós-graduação.

Passe livre para os estudantes

Os alunos matriculados no nono ano da rede municipal de educação tiveram a oportunidade de participar, todos os sábados, durante três meses, nos últimos dois anos, das aulas preparatórias para o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em polos diferentes. Essa foi uma proposta feita desde o primeiro ano de mandato do vereador Professor Léo e contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação. As aulas foram oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da gerência de Gestão Escolar, com o objetivo de incentivar os alunos que estão terminando o nono ano nas escolas da rede a prosseguir os estudos. Ao todo, foram disponibilizadas 400 vagas, que foram preenchidas por estudantes da rede que aderiram voluntariamente.

O vereador Professor Léo apresentou ao governador Renato Casagrande (foto/esquerda) a reivindicação de passe livre para os estudantes de Cachoeiro de Itapemirim. Dos R$ 87 milhões que são destinados a Ceturb, Professor Léo quer que 5% seja repassado para Cachoeiro, a fim de financiar o passe livre para os estudantes. 04 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200


educação

Um mês inteiro só para os estudantes Enquanto vereador, o Dia do Estudante foi comemorado com ações durante todo o mês de agosto

O

Dia do Estudante é comemorado no mês de Agosto. Em virtude da data, o vereador Professor Léo realiza uma série de ativades, como, por exemplo, palestras, homenagens, seminários, eventos culturais, entre outros. Nos dois últimos anos de seu mandato, o vereador promoveu diversas ações, com a temática do estudante, fomentando a cultura e a informação para os alunos de Cachoeiro.

Audiências Públicas e seminários

Debater temas e apresentar propostas de melhorias

Em seu mandato, o vereador Professor Léo promoveu audiências públicas para debater temas relevantes, como, por exemplo, ‘Desafios da política educacional de inclusão de alunos especiais’, bem como outros temas envolvendo juventude e estudantes. Também participou de seminário em escolas e faculdades, debatendo reforma política, o impacto do uso de drogas nas medidas socioeducativas, entre outras. Confira alguns momentos.

Calendário unificado dos professores O vereador Professor Léo apresentou Projeto de Lei (PL) para unificar o calendário dos professores em Cachoeiro. Segundo ele, a intenção é que os professores da rede pública municipal, estadual, particular e do Ifes tenham o mesmo cronograma de trabalho.

VI Seminário de História

Professor Léo participou no Centro Universitário São Camilo, da abertura do VI Seminário de História, cujo o tema abordava o “Crescimento e Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo”. Na oportunidade, Professor Léo aproveitou para rever amigos e colegas de profissão e falar sobre sua atuação na Câmara.

Ensinando como funciona a Câmara

O vereador Professor Léo ensinou aos alunos, através de visitas, como funciona a Câmara e quais as funções de um vereador. O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 05


educação

IFES ganha curso de engenharia mecânica

Meia entrada para professores

O vereador Professor Léo foi até Brasilía reivindicar o curso junto ao então Ministro da Educação, Fernando Haddad

O

curso de Engenharia Mecânica, no campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi pauta de reivindicação do vereador Professor Léo junto ao então Ministro Fernando Haddad (Foto/direita). Professor Léo foi até Brasília, onde apresentou a Fernando Hadad a reivindicação de diversos estudantes e pais de alunos. Este ano, o Ifes abriu processo seletivo para iniciar o curso em Cachoeiro. As inscrições podem ser feitas on-line.

O vereador Professor Léo apresentou projeto de lei, que institui desconto de 50% na entrada/ingresso em eventos, em favor de professores do município. “Antes, apenas professores da rede municipal eram beneficiados com essa lei. A nossa iniciativa foi para que os educadores de outras redes públicas e privada tenham o mesmo direito, uma vez que todos trabalham igualmente para a construção deste país e merecem tratamento igualitário”, afirma Léo.

Ministrando palestras para os estudantes O vereador Professor Léo foi convidado e participou de diversas palestras para estudantes. Ele abordou temas diversos, entretanto, o mais recorrente foi sobre a função do vereador. Escolas municipais públicas e particulares receberam Professor Léo. Alunos de várias faixas etárias, desde 5 anos até 30, puderam conhecer um pouco mais do que faz um vereador, ou, então, o posicionamento do Professor Léo sobre a temática específica abordada em cada evento, durante esses pouco mais de três anos de mandato.

06 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200


CULTURA

Iniciativas que dão valor à cultura

Artesãos mostram suas demandas

O vereador Professor Léo apresentou Projetos de Lei e apoiou eventos culturais, na intenção de fortalecer e incentivar ações nesse sentido

O

vereador Professor Léo apresentou Projeto de Lei que visa valorizar os artistas locais. A iniciativa prevê que a prefeitura contrate artista de Cachoeiro para tocar em evento em que houver bandas ou músicos de renome nacional. Além disso, Professor Léo apoiou eventos de todo o tipo, como balé, underground cristão, encontro de bandas, entre outros.

Professor Léo recebeu, no gabinete da Vice-Presidência, um grupo de artesãos de Cachoeiro, que formam uma associação organizada no município. Trouxeram algumas demandas ao vereador, que também preside a Comissão de Cultura da Casa.

Homenagem aos músicos O vereador Professor Léo homenageou músicos durante seus quatro anos de mandato. A última homenagem foi ao grupo de samba Projeto Feijoada, pelo reconhecido trabalho que vem desenvolvendo no município e região sul do Estado.

Apoio a escritores de Cachoeiro O vereador Professor Léo participou do lançamento do livro que conta a história do músico cachoeirense Arnoldo Silva. Além disso, o vereador promoveu na Câmara o lançamento do Livro de José Pontes Schayder: Como se tem escrita a história do Espírito Santo.

O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 07


investimentos

R$ 1,8 milhão para merenda escolar

OP: iniciativa que deu certo

Novos investimentos colocaram fim ao biscoito, leite e canjiquinha na merenda. Agora é refeição de qualidade

S

e multiplicarmos a verba aplicada pelo número de alunos, veremos que Cachoeiro de Itapemirim investiu, com recursos próprios, R$ 1.612.380,00, ante o valor de R$ 1.587.516,00 enviado pelo governo federal. Mas o montante de recursos reservados pela prefeitura para a área é ainda maior. Chega à casa de R$ 1.850.000,00.

Novo posto de saúde para o bairro Jardim Itapemirim

O vereador Professor Léo participou das plenárias do Orçamento Participativo (OP) e destaca o sucesso da iniciativa do prefeito Carlos Casteglione.

Mandato petista em sintonia

O vereador Professor Léo atuou, durante os quatro anos, em sintonia com o mandato do prefeito Carlos Casteglione. Juntos, desenvolveram ações que valorizam a educação, cultura, juventude, esporte e as demais áreas de Cachoeiro.

Mais benefícios para produtores

Reivindicação antiga do vereador Professor Léo e da comunidade a nova unidade de saúde do bairro Jardim Itapemirim foi construída pela prefeitura, com recursos do governo estadual. O espaço garante atendimento médico e odontológico gratuito a moradores de cinco bairros. A unidade foi projetada dentro de novo padrão arquitetônico, que atende às normas da Anvisa, e é mais ampla que o antigo posto de saúde do bairro. 08 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200

Quarenta e sete produtores assinaram contratos para fornecer alimentos para escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim. Juntos, eles vão vender cerca de R$ 192 mil para a prefeitura.


investimentos

Obra de drenagem em Jardim Itapemirim

Apoio e presença nos distritos

O prefeito Carlos Casteglione investiu em infraestrutura para pôr fim aos alagamentos em Cachoeiro

O

s moradores do bairro Jardim Itapemirim já comemoram o início da obra de drenagem e pavimentação da rua Joaquim Geraldo Farias, solicitada pela comunidade por meio do Orçamento Participativo (OP2010). Com a drenagem, a prefeitura dá continuidade aos investimentos que vêm sendo feitos para diminuir os riscos de alagamento em Cachoeiro.

O prefeito Carlos Casteglione, além de investir, participou dos eventos promovidos nos distritos de Cachoeiro, como, por exemplo, a cavalgada em Burarama.

Depois de 25 anos muro é construído

Uniforme escolar de graça para alunos de escolas municipais

Comprometida após a queda de um barranco, há mais de 25 anos, a rua Gladistone Rubim, em Cachoeiro de Itapemirim, voltou a ficar transitável para veículos. A prefeitura entregou o muro de contenção do trecho, escolhido pela comunidade por meio do Orçamento Participativo (OP). O trecho fica no bairro Sumaré.

Carisma e apoio popular

Os alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim passaram a receber da prefeitura novos uniformes para o ano letivo de 2012. O prefeito Carlos Casteglione teve a iniciativa de contratar a confecção das roupas padronizadas. Todos os estudantes matriculados em escolas da rede usam o mesmo uniforme, identificado com a logomarca da prefeitura. Cada aluno matriculado recebe duas blusas e uma bermuda.

Por onde tem passado, Carlos Casteglione tem recebido o carinho e o apoio da população.

O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 09


infraestrutura

Veja quais são as principais propostas

Investimentos no bairro Zumbi

Fim do monopólio do transporte coletivo, pista olímpica e programa de combate às drogas são algumas propostas de trabalho

O

vereador Professor Léo pretende lutar pelo fim do monopólio do transporte coletivo urbano de Cachoeiro, já que em 2015 se encerra o contrato de concessão entre a prefeitura e a empresa autorizada a explorar o serviço. Outra situação que Professor Léo pretende batalhar junto ao Poder Executivo municipal e estadual é na construção de uma pista olímpica, projeto este que já está em curso, visando as olimpíadas de 2016. Professor Léo também quer propor a criação de um Fundo Municipal da Juventude, para que seja possível colocar em práticas as Políticas Públicas de Juventude (PPJ). Além disso, o vereador acredita que é possível a criação de uma secretaria ou subsecretaria para cuidar de ações e iniciativas para o público jovem. Um programa específico contra as drogas também é projeto de Professor Léo. A intenção é criar mecanismos de combate e prevenção. Confira mais propostas em www. vereadorprofessorleo.com.br.

Prefeitura asfalta 8 ruas no bairro Campo Leopoldina

O bairro Zumbi recebeu diversos investimentos. Desde infraestrutura, até reformas de escolas, praças e construção de áreas de lazer.

Reforma no PA Paulo Pereira

O prefeito Carlos Casteglione reformou o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes. Com isso, os cachoeirenses passaram a ter mais conforto e os profissionais melhores condições de trabalho.

Depois de 7 anos ponte é reaberta

Fim da lama e do excesso de poeira em oito ruas do Campo Leopoldina, em Cachoeiro de Itapemirim. As obras de pavimentação, conduzidas com recursos próprios do município. O vereador Professor Léo levou a solicitação da comunidade e o prefeito Carlos Casteglione iniciou o investimento jamais feito para aquela comunidade. Agora, a maioria das ruas recebe asfalto. 10 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200

Sete anos interditada, a ponte de pedestre do bairro Aquidaban foi reformada e está reaberta aos moradores e comerciantes da região. A obra foi uma das prioridades do prefeito Carlos Casteglione.


infraestrutura

Mais de 40 escolas reformadas e ampliadas

CAPS-AD no combate ao crack

O prefeito Carlos Casteglione, além de entregar novas unidades, melhorou as escolas de Cachoeiro

O

número é expressivo: mais de 40 escolas, das 90 existentes hoje na rede municipal de ensino, foram reformadas ou receberam algum tipo de melhoria nos últimos três anos e seis meses. Esses são os dados divulgados pela Secretaria de Educação (SEME).

Desde que assumiu o seu mandato como vereador, Professor Léo identificou um problema: o abandono do CAPS AD de Cachoeiro. Começou, então, a solicitar à prefeitura diversas intervenções. O resultado foi o melhor possível. Em funcionamento desde o início de fevereiro, o Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPS-ad) é referência em Cachoeiro de Itapemirim no atendimento para recuperação de dependentes químicos. Em funcionamento desde o início de fevereiro, o Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPS-ad) é referência em Cachoeiro de Itapemirim no atendimento para recuperação de dependentes químicos.

O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 11


legislativo

Ficha Limpa também em Cachoeiro

Contra o aumento de salário

Vereador Professor Léo apresentou projeto para que a prefeitura contrate apenas ficha limpa para trabalhar

A

companhando a tendência nacional, o vereador Professor Léo apresentou o projeto de lei que proíbe de ocupar cargo em comissão na Administração Pública Municipal e no Poder Legislativo Municipal aquele que sofrer condenação transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado. A iniciativa tem como objetivo a ampliação da área de incidência da “Ficha Limpa”, melhorando, assim, tanto a imagem dos Poderes como o próprio serviço público.

Reivindicação feita e atendida

O vereador Professor Léo foi contra o aumento de salário dos vereadores. O projeto de lei determinava que o salário fosse equivalente a 50% dos vencimentos dos deputados estaduais, como prevê a Constituição. Professor Léo sempre se posicionou contra e manteve seu posicionamento. O salário dos vereadores está congelado até 2017.

Redução de despesas da CMCI Durante seu mandato, o vereador Professor Léo participou de diversas ações que visam diminuir as despesas da Câmara de Cachoeiro (CMCI). Entre elas, a redução das diárias em 73,5%; limitação no uso do telefone; redução no consumo de combustível de veículos; e energia da Casa de Leis.

Aprovou reajuste para servidores O vereador Professor Léo (PT) esteve em reunião com o vice-governador e presidente do PT no Espírito Santo, Givaldo Vieira (foto/direita), em Vitória, no Palácio Anchieta, onde apresentou o pedido para reformar a estrada que dá acesso a FDCI, Faccaci e Ifes. Professor Léo entregou abaixo assinado referente a esse assunto. Esse ano, o governo anunciou a duplicação do trecho e as obras já estão acontecendo. 12 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200

Durante seu mandato, o vereador Professor Léo aprovou reajuste salarial para os servidores públicos de Cachoeiro. No cálculo do reajuste acumulado nos últimos três anos, o acréscimo chega a 28,51%. No tíquete, também novo aumento: o valor era R$ 360 em 2009, passou para R$ 422 em 2011 e agora é de R$ 480.


legislativo

Atendendo público e fiscalizando obras

Campanha que virou lei

Com o gabinete de portas abertas, Professor Léo pôde atender diversas demandas. Fora da Câmara, percorreu obras para fiscalizar o andamento dos trabalhos

O

gabinete do vereador Professor Léo mantém as portas abertas para atender o público. Reivindicações diversas, por pessoas de segmentos diferenciados, tiveram acesso ao Professor Léo e apresentaram suas demandas. Muitas puderam ser atendidas, outras ainda tramitam e algumas não eram de competência do vereador, mesmo assim, auxiliou na resolução dos problemas, dando orientações. Além disso, Professor Léo participou de mutirões de limpeza e percorreu a cidade fiscalizando obras. O vereador também foi ao encontro da comunidade, para ouvir dela, dentro de suas casas, quais eram suas reais necessidades. Confira alguns momentos:

A Câmara de Cachoeiro aprovou por unanimidade o projeto do vereador Professor Léo que regulamenta a utilização de aparelho sonoro no modo altofalante dentro dos ônibus no município. Com isso, fica proibido, por exemplo, ouvir música alta nos celulares. A demanda partiu da sociedade e foi abraçada por todos os vereadores.

Pedido de melhoria em rodovia

O vereador Professor Léo (PT) esteve em Soturno, distrito de Cachoeiro, onde participou de uma vistoria junto a engenheira do DER-ES, Daniela de Almeida, e Tatiana Madi, buscando alternativas para minimizar o alto índice de acidentes de trânsito na rodovia com sentido a Vargem Alta, principalmente, no trecho chamado de “Curva do caixão”. “Tenho amigos e alunos que já sofreram acidente grave nessa rodovia. A gente quer apenas que a instituição responsável tenha conhecimento e nos apresente uma possível mudança”, comentou Professor Léo. O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200 > 13


juventude

Centro de Referência da Juventude

R$80 mil para pista de skate

Projeto apresentado pelo vereador Professor Léo ao prefeito Carlos Casteglione está em execução

O

Centro de Referência da Juventude (CRJ) foi a ‘menina dos olhos’ do vereador Professor Léo. Um sonho antigo: transformar a Praça de Fátima, na avenida Beira Rio, num verdadeiro espaço de produção cultural, formação profissional e entretenimento para os jovens cachoeirenses. Nesse sentido, Professor Léo apresentou ao prefeito Carlos Casteglione o projeto do CRJ. No início, Professor Léo havia viabilizado junto a então deputada federal Iriny Lopes, recursos de emenda parlamentar para dar início às obras. Mas a prefeitura abraçou a causa e tocou o projeto do vereador. Foram revitalizados banheiros, setores administrativos e o tradicional Circo da Cultura. O investimento foi de R$ 265.157,43. Há, também, previsão de estúdio musical e a disponibilização de som próprio, para que o Circo da Cultura possa receber eventos musicais regularmente.

Representantes dos skatistas de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram no gabinete do prefeito Carlos Casteglione, com o vereador Professor Léo, para apresentar proposta da nova pista de skate, a ser construída no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça de Fátima. Os skatistas manifestaram sua opinião, detalhando o modelo ideal para atrair etapas de campeonatos estaduais e nacionais, incentivando ainda mais a prática desse esporte. O vereador apresentou em 2011 emenda de R$80 mil para reforma da pista de skate.

Participação no Downhill

Alteração prevê reduzir de 65 para 60 anos direito a gratuidade em ônibus O direito à gratuidade no transporte coletivo para idosos poderá ser alterado, em Cachoeiro. Está tramitando na Câmara Municipal um projeto de lei que reduz de 65 para 60 anos a idade mínima para ter esse benefício. A mudança atende o que diz no Estatuto do Idoso. O vereador autor da proposta, Professor Léo (PT), disse que foi procurado por representantes da categoria e atendeu o pleito. “Eles nos mostraram o estatuto e a lei municipal. Entendemos que a reivindicação procedia e era plausível. Com isso, elaboramos a proposta e protocolamos na Casa. Agora é aguardar ir à votação, mas acredito que o plenário irá aprovar por unanimidade”, comentou Professor Léo. 14 > O MANDATO - VEREADOR PROFESSOR LÉO 13.200

O vereador Professor Léo apoiou todos os campeonatos de Downhill que aconteceram em Cachoeiro. A iniciativa foi dos próprios atletas. “É louvável quando os jovens são os protagonistas de suas próprias histórias, correm atrás e conseguem o que querem. Nós apenas manifestamos apoio e damos suporte da maneira que é possível. O mérito é todo deles“, comentou Professor Léo.



pag3